Comunicado oficial
19/10/12 03:00Horas após o sucinto anúncio da renovação do contrato com Massa, a Ferrari publicou em seu site um texto maior, mais festivo, com declarações do piloto e de Domenicali, o chefe da equipe.
Começa, é verdade, com uma tentativa tola de desmerecer o furo de reportagem de um jornalista brasileiro. Na sexta, dia 12, Lito Cavalcanti, do “SporTV”, revelara que o anúncio da renovação viria na terça, 16. Bem no alvo.
A Ferrari gasta três parágrafos para afirmar que “o anúncio só deveria acontecer na semana que vem, mas que ambas as partes decidiram segurar o touro pelos chifres e fazê-lo agora”. Um trocadilho infame com a Red Bull.
Tenta fazer-nos crer, ainda, que a renovação foi decidida na própria terça, em apenas uma conversa, em apenas uma sentada à mesa.
(“Ou você é ingênuo ou é jornalista. Decida agora”, me disse certa vez Fernando Vieira de Mello, meu primeiro chefe, numa bronca-didática de que jamais esquecerei. Tento seguir sempre no caminho da segunda alternativa.)
O mais interessante do texto, porém, é uma sutileza que vem logo abaixo. Porque tem implicações para o esporte.
São as frases de Massa.
A coisa começa assim: “Estou muito feliz por termos chegado a um acordo. A Ferrari é minha família nas pistas”.
Continua: “Por toda a minha carreira, pilotei carros com motores feitos em Maranello e não posso me ver pilotando nada diferente! Em primeiro lugar, quero agradecer ao presidente Montezemolo e a Domenicali, pela fé no meu trabalho e pelo apoio, mesmo nos momentos mais difíceis”.
E, para encerrar: “A equipe e os torcedores podem ter certeza de que farei tudo o que estiver ao alcance para ajudar a escuderia a atingir os objetivos que traçar”.
O primeiro problema é essa última frase. E tem tudo a ver, é intrínseco, com o segundo: o que ele não diz.
Na próxima temporada, Massa estará defendendo pelo oitavo ano a mais gloriosa equipe da história da F-1. Aque mais soma vitórias, poles, melhores voltas, títulos de Construtores e de Pilotos. O time de maior orçamento entre os 12 do grid de largada.
Mas não há, em nenhum momento, no anúncio, a palavra “campeão”. Ou “título”. Ou qualquer outra que, mesmo de longe, faça uma mínima referência a alguma modesta tentativa de batalhar pelo próximo campeonato.
Não. Massa _está escrito_ vai trabalhar no ano que vem para que a equipe alcance os objetivos que definir.
E até o cozinheiro do Cavallino, o restaurante do outro lado da via Abetone Inferiore, em Maranello, sabe o que isso significa.
Dia desses, um leitor, decerto jovem ou recém-chegado ao esporte, perguntou lá no blog se o Brasil já teve algum campeão na F-1.
Sintomático.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Gente: pensem comigo. Você sabe que é um bom piloto; que pode sim alcançar vitórias na sua carreira (já alcançou vitórias antes); está em uma das melhore escuderias, sonho de muitos. Nos últimos tempos, por mais tentativas que faça para ter uma boa performance, os bons resultados não vêm. Consegue mais um ano como oportunidade para mostrar o que você acha que, no íntimo, pode fazer. Tem um concorrente fortíssimo, o melhor dos últimos tempos. O que você faria no lugar do Felipe Massa? Eu, de minha parte, torço para que ele supere as suas dificuldades e tenha um desempenho excepcional no ano de 2013. A resposta que ele tem que dar será unicamente nas pistas, o resto é blábláblá.
Falou tudo
Amigos boa tarde
Acho que é duro para nós brasileiros, que até 15 anos atrás tinhamos Senna, Piquet, Fittipaldi e que enchiamos nossa tela de domingo em ver eles ganharem uma corrida atrás da outra e decidir aonde iriam correr, ver essa submissão do Massa, Barrichelo, Senna ( sobrinho ) e outros que nem me lembro de citar nomes.
Vamos cair na realidade – o que é bom já nasce feito e só melhora.
Eu entendo o Massa, por que ele nao aceitaria ser o segundo piloto? Pra vir morar no Brasil, nesse pais desilgual, onde tem muita gente que rouba e nao vai preso (mensalão) e muito mais gente passando fome, e ele viria aqui pro Brasil pra sua linda terra natal ganhar um salarinho pago por outras categorias automobilisticos, pelo amor de Deus parem de falar mal do cara e deixa ele ser feliz sendo o segundo piloto da ferrari e ganhando seus milhoes de dolares por ano……
Vai assistir novelinha colgate-palmolive vai…
Sr. Junior D. Silva,
Sinceramente creio que, o Piloto Felipe Massa, não se vendeu, ao renovar o seu Contrato com a Ferrari. Ele queria permanecer em uma Equipe de Ponta, e conseguiu. Lá tem seus amigos,e essa é a Escuderia de seu Coração.Portanto,ele deve
estar feliz pelo feito.Uma coisa é certa,pelo
que li, sobre a F1.,também não lhe surgiram
outras opções. Obrigada Eloisa
Em toda parte existem pessoas que se vendem. Estão aí os mensaleiros e juízes (dois) do STF que não me deixam mentir.
Felipe Massa é apenas mais uma dessas pessoas.
O pai dele deveria ter-lhe dito “Ou você é piloto ou é mercenário”. Decida agora!
Já sabemos qual foi sua decisão…
Puifff… e vc é o gënio que descobriu obrigado.
Do seu ponto de vista quer dizer que todo trabalhador que recebe seu salário e não tem autonomia é mercenário. Quem acorda sem vontade de ir ao trabalho é mercenário? O QUE ELE FEZ PARA SER MERCENÁRIO… AJUDOU A SUA EMPRESA.
Nessa altura do campeonato se nao fala é criticado e se fala vira piada, é melhor ficar quieto mesmo porque apoio do pessoal daqui nunca vai ter. Só tem corneteiro.
mas ele faz por onde né… o cara se esforça. Muda de equipe… não de passagem pro Alonso… ande mais rápido ou ao menos incomode o cara… tranque a porta do banheiro dele quando ele estiver cagando… solte rojões no trailer dele na noite da corrida… sei lá cara. Faça alguma coisa pra incomodar o cara… não aceite ordens da equipe… seja demitido como o Kimi, e volte depois correndo competitivo em outro time! Atitude… o Massa não demonstra nenhuma. Como falar bem de um piloto desse?
Eu não dou apoio pessoal algum para alguem que não quer nada a não ser “querer ser o melhor segundo piloto “
O Massa está hoje vestido de cordeirinho.Amanha ele vai ser sempre o segundo,esperando o Alonso quebrar.Vai ganhar e ser campeão do mundo.Opa hoje estou sonhando.
Até que surja novamente um piloto brasileiro de verdade, o Massa está certo, afinal, pagando bem que mal tem?
Fabio, as vezes fico envergonhado em ler esse tipos de argumentos. Por exemplo, desse a lenha no Massa, que tem um emprego invejado por milhoes. e fala que ele se sujeita em ser o 2o piloto da ferrari. Vc por exemplo, eh o melhor reporte esportivo? se eh porque nao esta em um grande time? na quer ser o segundo jornalista? nem todos sao como o Senna, entao vamos respeitar a capacidade de piloto, que no momento eh o melhor que temos.
Uma pena por ele, pela sua falta de ambição e autoconfiança, deixando sua carreia cair numa curva descendente de pouca perspecitiva de vencer. Pelo Brasil, não canso de repetir, lastimar pelo fato de não existir um brasileiro campeão, é perda de tempo e uma afronta à lógica do esporte, afinal, um piloto representa sua escuderia, não seu país.
Osmar,
Penso que o Piloto, Felipe Massa, fez o melhor que pode durante esses sete anos. Nem sempre conseguiremos em nossas profissões SER O MELHOR SEMPRE. Quando
você se refere ao Fato, de Não Existir um Brasileiro Campeão ;Existe E. Fittipaldi, Tricampeão pela F.1, Nelson Piquet ,idem, e o Inesquecível Bicampeão da F1. Ayrton Senna . OK!!!!.
E agora,Brasil?a festa acabou,a luz apagou,
o povo sumiu,o domingo esfriou…
Nada demais … ele(Massa) está defendendo o lado dele. Eu faria o mesmo, se não tivesse apoio da equipe pra brigar pelo título. Está sendo pragmático, apenas …
Aí que falta faz o Ayrton Senna… Brasileiro e melhor piloto que já correu de fórmula 1.
Pau mandado, única coisa que tem que se dizer…
–
–
2009 Hungria…Sr. Massa toma uma “molada” na cara, perde 7% de seus reflexos e vira piloto de “Stock Car”. FATO !
–
2010 Alonso na Ferrari…R.I.P para Sr. Massa de agora em diante…vai ser funcionário de segundo escalão….
–
Epitáfio possível….. corri, não ganhei, coadjuvante agora sou !
us$ 16 MILHÕES ANUAIS
QUEM É O BOBO?
Fábio, Esse contarto da ferrari é a poesia dos ratos, a literatura dos vermes e o dicíonário dos perdedores. Há muito que estou longe da pátria mãe, mas fico de vermelho de vergonha por seres assim e a vergonha alheia é triste. Penso que todos os jornalistas sensatos deveriam parar de publicar uma linha sequer sobre esse rapaz mercenário. na verdade deveria ser proibido ele de usar a bandeira brasileira quando o piloto chefe não está na pista e ele consegue chegar ao pódio, tendo dupla cidadania deveria usar a bandeira Italiana, já que são os carcamanos de lá que lhe dão esse pedaço de papel sujo para assinar, assim estaria de verdade correndo pela ferrari, de corpo, alma, conta bancária e patriotismo. Não penso que um piloto de F1 corra por seu país, ele corre por ele próprio, mas qualquer esporte que hasteia a bandeira de um país aos vençedores tem obrigações morais com a nação que representa, não gosto de ver a bandeira de minha pátria erguida no pódio desse capacho. Eu e o Brasil não somos representados por um moleque prepotente que se submete a tamanha humilhação. Erga a bandeira Italiana, erga a bandeira da ferrari, erga uma bandeira com o brasão da familia massa, mas não use um pano sujo para desenhar a bandeira do MEU pais e coloca la sobre você, você não merece usa la, nós não merecemos que você à use!!!
Tenho defendido o Massa em muitos ataques que me parecem injustificáveis. Pela primeira vez vejo uma posição contrária consistente que me faz pensar que mudar de opinião talvez não seja tão mau…
Perfeito!!!
Parabéns por sua colocação Alfredo. Compartilho seus sentimentos, afinal não torço pela ferrari e sim pelo Brasil.
Alonso Santander
Senna o falido Nacional
Massa …
…. o banco do “A Praça é Nossa”?
E você aguardava algo diferente dessas declarações Fábio? Típico do Massa.
(“Ou você é ingênuo ou é jornalista. Decida agora”, me disse certa vez Fernando Vieira de Mello…”PRIMEIRO”: PARABÉNS AO SEU PRIMEIRO CHEFE POR ESSAS PALAVRAS; COM CERTEZA, NO SEU RAMO, NÃO EXISTE UM CAMINHO ALTERNATIVO – “SEGUNDO:”E, para encerrar: “A equipe e os torcedores podem ter certeza de que farei tudo o que estiver ao alcance para ajudar a escuderia a atingir os objetivos que traçar”. FELIPE MASSA CONSEGUIU, AO MEU VER, COM ESSA LASTIMÁVEL DECLARAÇÃO, confirmar FIELMENTE AQUILO QUE SEU PRIMEIRO CHEFE TENTOU PASSAR PRA VC COM RELAÇÃO AO: “OU VC É INGÊNUO, OU VC É JORNALISTA.”
Não esqueçam da frase do próprio Senna: a F1 é um grande negócio e o espectador é o maior ot…rio! Não esqueçam que Massa foi criado para ser o 2º piloto de Schumi, e assim o foi. A Ferrari descartou Schumi, e com a letargia de Kimi, Massa ganhou espaço. Talvez agora, psicologicamente, esteja se recuperando do acidente. Não esqueçam que o Alonso é tão falível e suscetível de acidentes como qualquer piloto, e nessa oportunidade, Massa volta aos planos como primeira opção. Se o B. Senna tivesse feito um baita campeonato, teria assumido o lugar do Massa, por causa dos negócios da FIAT no Brasil. Sem um brazuca competitivo, o mais competitivo assume esse assento.
Não foi o Senna quem disse isso. O cara não era um cínico, muito pelo contrário. Quem disse isso foi o Piquet…
Bom Fabio Seixas, mas pelo que leio nas colunas que voxê expressa sua opinião através de seu facebook e em muitos comentários, você até hoje não é jornalista e sim corneteiro.
Jornalista não pode expressar opinião?
Abs
poder expressar pode, mas queria que todos tivessem um veículo como esse teu nas mãos, porque parece nas matérias que eu leio que vc sempre toma partido, de a ou B , queria eu também poder, acho que assim vc entende pq acho que vc se excede, cornetar e ser pago deve ser bom demais.
Cara, acho que vc não sabe a diferença de um jornalista publicar uma matéria informativa e um blog ou coluna onde além de passar a notícia ele expõe sua opinião. Agora olha só os comentários aqui no blog, tem um mais acéfalo que o outro e pouco são de pessoas sentradas ou que sabe escrever. Se esses tem liberdade de expressar sua opinião sobre as notícias e são expostas aqui pq o dono do blog não pode ter a sua?
Caro David, cuidado ao se expor qdo faz uma crítica, vc acaba virando o alvo ao errar… vc disse: ” tem um mais acéfalo que o outro e pouco são de pessoas SENTRADAS ou que sabe escrever.”
Por favor, estude um pouco suas referências
http://www.dicio.com.br/centrado/
Um erro de digitação com distração e só! E desde quando somos alvos aqui? Que visão estranha hein? Ta caçando algo? Ou se doeu pelo que falei? Acho que mandar alguem estudar é muito arrogante da sua parte.
Se tem uma coisa que eu odeio e babaca corrigindo o português dos comentários dos outros.
Ta afim de ser professor pega umas aulas mas aqui se discute F1.
Babaca!!!!!
Acefalo(anencefalo nao?) sentradas sem comentarios…
Vc pode falar de quem?
Thiagão, você está confundindo jornalista com reporter, reporter reporta, jornalista usa o fato para informar. Por isso sou contra jornalista não precisar de diploma, existe um compromisso profissional em comentar um fato e levar ao público sem macular a verdade, mas se você quer a noticia sem opinião, leia o comunicado da equipe posto por reporteres!!!
Thiagão tu é chato! Que comentário ridiculo!
Acho que o importante de tudo isso é entendermos o que esta sendo publicado, opinado, etc. Se escreveram errado, pouco importa. Todos entenderam o que foi dito, mesmo com a ortografia ou concordância incorreta. E o mais importante, hoje sabemos que esse esporte esta sendo prejudicado por atitudes como essa. O Massa deveria mandar astear a bandeira da Ferrari no pódio e não a do Brasil quando ele chega lá. Ele corre não para um campeonato mundial de pilotos e sim para um campeonato de construtores para pilotos. A Ferrari não é mais uma equipe de verdade desde a morte do velho Enzo. Talvez seja por isso que pilotos como Piquet e Senna nunca correram por lá. Engraçado, ambos foram campeões mundiais. Ja Massa e Barrichello……Acho que não preciso dizer mais nada, mesmo se escrevi algo errado….
e quantos esses que acham que pq vc responde pra eles e viram teus amiguinhos e defensores um abraço(IRONIA É CLARO), porque também ficam naquela: “olha ele falou comigo me respondeu”
Como disse o amigo acima, a Ferrari nunca tratou um piloto brasileiro com respeito. A Ferrari se esquece que é dona da FIAT, e seu maior mercado é no Brasil. Teriamos que boicotar a marca Fiat, como eles boicotam os nossos pilotos…..Ela não nos respeito porque temos que comprar seu produtos?
ENtão, concordo com o seu comentário. Mas vou discordar num detalhe! A Ferrari não amarrou o Rubinho e muito menos o Massa para serem pilotos deles. Exite um contrato a ser assinado.Onde anbas partes tem que concordar! Porem se os pilotos brasileiros não brigam por seu direitos e não tem ambição de vencer. E sim de ganhar dinheiro! Ai ferrari faz o que quer!
Veja o Hamilton, ele buscar ganhar titulos, ser o melhor e não visou ou dinheiro!!!!
Sempre concordo em quase td que escreve, mas acho sim que tem um pequeno de componente de dinheiro na ida do miltinho p a mercedes, concorda?
Quando era o Barrichello quem lutava para continuar na categoria, eu lia por aqui que ele tinha o mérito de ter mantido o Brasil na F1, mesmo não tendo tido chances de títulos. Agora que é o Massa quem consegue se manter na maior equipe de F1, ele é um conformista que aceita qualquer coisa para estar lá.
Duvido que a imprensa australiana esteja escrevendo o mesmo sobre o Mark Webber.
Pelo menos o Rubinho queria vencer.
queria?
Sera? Massa pelo menos ja lutou por um campeonato… E o Rubens?
Comparar a situação do Webber na Red Bull com a do massa na ferrari é no mínimo ingênua.
A Red Bull é um equipe de verdade e o Webber teve condição de competir de igual para igual com o Vettel.
O massa não pode chegar nem perto do malonso a temporada toda.
Sempre a Ferrari tratou os pilotos brasileiros como meros coadjuvantes. E
Boa tarde Jurandir, o problema não são os pilotos brasileiros, mas sim qual piloto será o número 1 e o numero 2 na Ferrari, em suma, independente da nacionalidade, o melhor piloto será o número 1 e, o número 2, como todos sabemos, coadjuvante e companheiro fiel….rs…
Talvez porque os pilotos brasileiros que passaram pela Ferrari ultimamente foram coadjuvantes, ao menos na maior parte do tempo.
Perfeito Denilson.
“Dia desses, um leitor, decerto jovem ou recém-chegado ao esporte, perguntou lá no blog se o Brasil já teve algum campeão na F-1.” …este é o pior legado que a geração Rubinho/Massa deixa. Isto é algo para ser combatido e que as proximas gerações sejam guerreiras, competitivas, pois ser um banana vira-lata “racional”, pode trazer dinheiro e o prazer de guiar uma lenda, mas nunca será exemplo de esporte, muito menos bom exemplo para as futuras gerações.
Se o rapaz que usou a internet para perguntar isso, não usou para digitar em algum indexador “brasileiros campeões da F1” nas primeiras linhas aparece esse link
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_campe%C3%B5es_da_F%C3%B3rmula_1
E essa “preguiça” é culpa de Massa/Barrichello? Lucas de Grassi também pode ser culpado por não ter se mantido na F1 e se “acomodou” como piloto de testes e de outras categorias?!?!?
Por que não há críticas semelhantes a Gerard Berger quando esse ajudava Ayrton Senna?
pq Berger nao é brasileiro, simples assim
E o brasileiro gosta de levar vantagem em tudo certo !?!?!?!?!?! E dá-lhe “jeitinho ” ….
O Webber renovou com a Rede Bull e falou em ser campeão ? Foi muito criticado por isso? E se falou, é uma coisa pois na prática a coisa é diferente ……
Você deve estar brincando querer compara a situação do Webber na Red Bull com os capachos brasileiros na ferrari!!! Webber pode não ser o cara mais talentoso do grid, mas tem dignidade, coisa que os brasileiros que sentam naquele carro vermelho entregam quando assinam o contrato. Poha babar ovo de courinho é de ferrar!!!
Na prática é diferente porque o Vettel é mais piloto do que ele, mas sempre que possível o Weber tenta ser mais rápido que o companheiro e até vence algumas corridas……..
e eles chegaram até a colidir e sair ambos de uma corrida. Se acontecesse algo parecido na Ferrari, o 2º piloto (Massa) era fuzilado ainda dentro do cockpit
Nada importa..Um é 1o e o outro 2o e pronto ….
Do fundo do meu coração, eu achei lamentável a renovação do Massa com a Ferrari. de alguma forma eu torcia para ele criar culhões e abandonar a posição de capacho que agora, assumiu de vez. Todo mundo critica o Rubinho por ter sido o mesmo do Schumacher, mas gostando ou não, o cara foi muito mais que um bicampeão que há 06 anos não faz nada. Portanto, a posição do Massa é muito mais humilhante e medíocre, pois ele é o capacho de um cara que é só mais um.
O Alonso não é nem nunca foi esse gênio que apontam. O principal mérito dele é convencer tudo e todos de que o mundo gira ao redor dele. E é claro que, na Ferrari, isso casa perfeitamente.
Para quem ama e entende de automobilismo, é muito triste sim ver o Brasil ser arrastado para esse fundo de poço.
Vamos torcer para que os novos pilotos brasileiros venham a ter boas oportunidades na F1, e que, nunca sentem num carro vermelho.
Lígia, meus parabéns, você expressou exatamente tudo que penso e acredito ser verdade, Alonso é um menino mimado que leva milhões em patrocínio, e enquanto um brasileiro sentar na Ferrari sem ser o principal patrocinado, NUNCA esta equipe vai permitir que sejamos novamente campeões.
Assinou, leu o script e soltou no ar…Obrigações em forma de poesia em prol da gloriosa equipe. É o estilo Ferrari de competir. Ou se ajusta e reza o terço ou sai fora…É o famoso ruim com, pior sem ( para as duas partes…) Competitivo é o Sebonso, o Massa tem que ser é suficiente para os objetivos traçados, sempre um patamar a menos…
Agora quanto ao jovem que escreveu perguntando se o Brasl já teve um campeão na F1, é apenas uma amostra da famosa falta de memória o brasileiro, que é traço de nossa cultura mesmo e não apenas relativo a F1. Outros países tem museus e mais museus, produzem documentários etc sobre tudo o que é tema e que valorizam sua história e é parte integrante da educação familiar e formal. Pergunte a esse mesmo jovem e é bem capaz que nem passe por sua cabeça que o Brasil participou da II Guerra Mundial e isso para ser mais recente. No feriado do dia 7 de setembro, foram entrevistados jovens que sabiam que era feriado mas não sabiam o que se commorava. O próprio Emerson diz que sempre é lembrado e ele próprio disse que não foi o primeiro brasileiro na F1, que ninguém lembra de Chico Landi. Eu mesmo não lembro de Fritz d’Orey e Da Silva Ramos, nunca li nada sobre eles que foram citados por Emerson. O problema é mais embaixo e quem não conhece seu passado está destinado a cometer os mesmo erros …….
Antonio M, de uma olhadinha no meu blog e entre na página de pilotos brasileiros na F-1, tem alguma coisa sobre os pilotos que vieram antes do Emerson (Chico Landi, Fritz d’Orey, Da Silva Ramos, etc. http://www.f1gp4douglets.blogspot.com.br
Obrigado !!!
Valeu !!
Massa foi honesto. Lembro-me de como era patético o Barrichello, a cada início de temporada com a Ferrari, anunciando que brigaria pelo título. Com Schumacher! Massa ao menos assume a condição de segundo piloto e não tenta enganar ninguém. Para ser totalmente verdadeiro, só faltou dizer que a Ferrari lhe fez um favor…
Melhor o tempo em que a Fórmula 1 definia quem era o primeiro e quem era o segundo piloto. Aqui mesmo nesta página vi falar do Berger. Ele era bom, mas era oficialmente o segundo piloto. O Clay Regazzoni era também bom, na Ferrari, mas era o segundo piloto. E muitos outros. Hoje existe a hipocrisia de não se dizer quem é o segundo piloto, mas todo mundo sabe.
Se todos sabem como é o modus operandi da Ferrari, não vejo necessidade de procurar algo a mais nas palavras de Montezemolo, Domenicalli, Massa, Alonso, quem quer que esteja em Maranello.
Não quero desmerecer ninguém. Lito agiu como um “profeta”, parabéns! Todo jornalista procura por um furo de reportagem. Isso dá notoriedade e ainda mais credibilidade a quem já tem. Mas a Ferrari – assim como RBR, McLaren, Mercedes, até a HTR – se reserva ao direito de despistar especulações, ou até coisas que são verdades quase sacramentadas. Será que ninguém sabia que a renovação com Felipe era algo praticamente certo? Só não sabíamos quando isso ia ser anunciado. Lito disse (eu vi e ouvi no treino livre) e acertou.
Quanto a Massa, não procuro ver “algo nas entrelinhas” do que ele fala. Se você é um piloto que há três anos vem sendo superado por seu companheiro de equipe, com que argumentos você espera convencer as pessoas de que espera disputar vitórias e títulos? Alonso pode falar nisso, ele é o mais completo da atualidade. Ele tem argumentos para disputar o título até a última curva.
Massa, para quem ainda não entendeu o que ele disse, tem outra missão: se reafirmar como piloto, aquele que disputou a temporada de 2008 em alto nível. Primeiramente ele precisa ganhar confiança em si mesmo, aprender como funciona o comportamento dos pneus Pirelli, extrair o melhor do carro, para depois pensar em vitórias.
Ninguém pode dar um passo maior que a perna, e este é o caso de Felipe. Um abraço a todos!
Chistian, vc disse tudo, acho que deveria substituir o Fabio Seixas, esse cara fica todo dia criando especulacoes somente para depreciar o Massa, o que ele ganha com isso? pra mim ele nao e Brasileiro, eu que vivo f1 desde 72 nao consigo entender este rapaz, saber o que ele quer, ou sera que jornalismo e isso que tenta fazer? ele demitiu o Massa da Ferrari o ano todo…Quebrou a cara…agora fica fantasiando para justificar sua incopetencia..
Quer dizer que tentar ser isento significa não ser brasileiro? Cada uma…
Isento??? Como eu já escreví em outro comentário, devido a sua insistência em desestimular o interesse do espectador brasileiro pela F! quem vai acabar sem emprego é você. Veja como a imprensa italiana valoriza seus “ídolos”. Você está dando um tiro no pé.
Quer dizer que você acha que um jornalista tem que colocar seus interesses pessoas em primeiro lugar, em detrimento de passar a informação correta ao público?
Caro Adalberto, ja que voce vive e respira a F1 desde 1972, acho que você deveria convocar uma reunião do Board da Folha, pedir a cabeça do Fábio e se candidar ao cargo dele e ai sim nos mostrar toda a sua competencia.
Não concordo com algumas coisas ou precisa ser melhor esclarecida, a Ferrari sempre teve essa postura de previlegiar alguèm, para não ir tão longe, desde a época de Rubinho, tanto ele como Massa sepre estiveram a serviço de um capeão que já veio pronto, faz tempo que a Ferrari não fabica um campeão, e para bancar esse alto custo de estar roubando campeão feitos por outras equipes, não pode dar oportunidade aos outros por conta do retorno que é cobrado pelos grandes patrocinadores dos campeões, e agora já começa com a vinda de Vettel em 2014 e onde tem fumaça tem fogo, dizer sobre a capacidade do Rubinho e do Massa é bobagem, tem de sobra, o Massa dizer que demorou para entender os pneus, é uma desculpa de principiante, o que ele não entendeu foi o carro que foi feito para as caracteristicas do Alonso e agora com o desenvolvimento e atualizações se encaixou melhor para ele e tem que tirar o pé para não ultrapassar o Alonso, cansamos de ver e vamos continuar vendo, mas como se trata de emprego, eu, ele e qualquer um de nós queremos ficar onde paga melhor e como tudo na vida tem um preço, ele paga por isso obedecendo ordens, sobre ter chego tão perto do titulo em 2008, foi a unica oportunidade, não vai ter outra, o Kimi não estava nem ai com nada, é um vida boa, quando a Ferrari sentiu que não ia dar, resolveu dar força para o Massa e já era tarde ou muito apertado como foi, sobre os tres ultimos anos, a Ferrari não teve carro para ser campeã e esse ano tambem não tem, como sorte faz parte, o Alonso teve muita sorte de chagar onde chegou, muitos vencedores diferente, até Willians, alguma sorte na chuva e vantagem sobre a quebra dos outros, aposto todas as fichas que daqui até o fim do campeonato a vantagem do Vettel so aumenta se a sorte não cair no colo de novo, e a Mc Laren se aproxima muito.
Até 2030 ele aprende os pneus Pirelli e se reafirma como piloto, ai, ai… Isso é acessoria ou assessoria de imprensa?
O meu fica aí em Orlando fazendo sei lá o que vc que se diz muito Brasileiro e nao fala asneira do Massa côo vc diz eu acho e que vc tem e muita inveja do que o Massa conseguiu no automobilismo até agora sendo o próximo ano o 8 ano de piloto oficial da Ferrari vc acha que isso e fácil vc acha que na Ferrari tem algum idiota sendo a equipe mais vencedora em tidos o critérios da F1 , vitoria ,poles etc.. Chama esse outro agourento do Fábio Seixas e vão afogar as magias juntos e nao esqueçam de levar a bandeira do Brasil , que com toda essa bandalheira política do pais vc vem falar que o Massa nao e patriota vai enchumace gelo babaca ou melhor babacas.
Seu comentario aqui foi o melhor do ano até agora! Parabéns!
É phoda …