Comunicado oficial
19/10/12 03:00Horas após o sucinto anúncio da renovação do contrato com Massa, a Ferrari publicou em seu site um texto maior, mais festivo, com declarações do piloto e de Domenicali, o chefe da equipe.
Começa, é verdade, com uma tentativa tola de desmerecer o furo de reportagem de um jornalista brasileiro. Na sexta, dia 12, Lito Cavalcanti, do “SporTV”, revelara que o anúncio da renovação viria na terça, 16. Bem no alvo.
A Ferrari gasta três parágrafos para afirmar que “o anúncio só deveria acontecer na semana que vem, mas que ambas as partes decidiram segurar o touro pelos chifres e fazê-lo agora”. Um trocadilho infame com a Red Bull.
Tenta fazer-nos crer, ainda, que a renovação foi decidida na própria terça, em apenas uma conversa, em apenas uma sentada à mesa.
(“Ou você é ingênuo ou é jornalista. Decida agora”, me disse certa vez Fernando Vieira de Mello, meu primeiro chefe, numa bronca-didática de que jamais esquecerei. Tento seguir sempre no caminho da segunda alternativa.)
O mais interessante do texto, porém, é uma sutileza que vem logo abaixo. Porque tem implicações para o esporte.
São as frases de Massa.
A coisa começa assim: “Estou muito feliz por termos chegado a um acordo. A Ferrari é minha família nas pistas”.
Continua: “Por toda a minha carreira, pilotei carros com motores feitos em Maranello e não posso me ver pilotando nada diferente! Em primeiro lugar, quero agradecer ao presidente Montezemolo e a Domenicali, pela fé no meu trabalho e pelo apoio, mesmo nos momentos mais difíceis”.
E, para encerrar: “A equipe e os torcedores podem ter certeza de que farei tudo o que estiver ao alcance para ajudar a escuderia a atingir os objetivos que traçar”.
O primeiro problema é essa última frase. E tem tudo a ver, é intrínseco, com o segundo: o que ele não diz.
Na próxima temporada, Massa estará defendendo pelo oitavo ano a mais gloriosa equipe da história da F-1. Aque mais soma vitórias, poles, melhores voltas, títulos de Construtores e de Pilotos. O time de maior orçamento entre os 12 do grid de largada.
Mas não há, em nenhum momento, no anúncio, a palavra “campeão”. Ou “título”. Ou qualquer outra que, mesmo de longe, faça uma mínima referência a alguma modesta tentativa de batalhar pelo próximo campeonato.
Não. Massa _está escrito_ vai trabalhar no ano que vem para que a equipe alcance os objetivos que definir.
E até o cozinheiro do Cavallino, o restaurante do outro lado da via Abetone Inferiore, em Maranello, sabe o que isso significa.
Dia desses, um leitor, decerto jovem ou recém-chegado ao esporte, perguntou lá no blog se o Brasil já teve algum campeão na F-1.
Sintomático.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Depois dessas 3 temporadas, vocês não acham que soaria ridículo ele falar em ser campeão?
É óbvio que Massa e sua assessoria não quis dar pano pra manga para os críticos de plantão. Só isso. É óbvio que ele almeja, e por isso aceita ficar numa equipe como a Ferrari. Uma das poucas que lhe oferecem equipamento para tentar algo mais. Vai precisar de muita sorte, para que Alonso fique fora da disputa até os 2/3 do campeonato. Só então Massa tem alguma chance.
o massa deveria ter ido pra sauber….ano que vem sera o mesmo filme dos ultimos 3 anos…ou seja, mediocre!
Fábio, existe algum piloto brasileiro que pode vir a chegar em uma boa equipe (Red Bull, MacLaren, Ferrari) e que possa ter status de 1º piloto? Digamos em um espaço curto de dois anos? Daqui até 2014???
Eu acredito, com um pé atráz, no Felipe Nars….rs
Caro Fábio, na verdade precisamos deixar de ser tão passionais na F1, Massa demonstrou nestes últimos anos não estar no mesmo nível de pilotagem de Alonso, em razão disso entendo que nas pouquíssimas corridas que porventura ele venha a ter uma performance melhor que seu companheiro, a equipe dê preferência àquele que ordinariamente conquista os melhores resultados para equipe.
Respondendo a pergunta do leitor, o Brasil ja teve sim 8 campeonatos magnificos, com Emersom, Piquet e o Senna. Infelizmente agora não temos nenhum piloto disputando o titulo. O que é lamentavel para um pais que se acostumou a vitorias e conquistas nesse esporte
Quanto as desculpas esfarrapadas de Maranello e as suas mentiras já estamos acostumados!
Quanto ao senhor Massa não poderiámos esperar nada de diferente dele.
Em fim, 2012 não teremos nenhum piloto brasileiro no grid! ENTENDERAM? RSRSRSRS
Fabio, isso a gente já sabia faz tempo, aliás, 7 anos que ele está lá e só teve uma oportunidade que foi aquela corrida no Brasil, porque o Shummi ficou fora algumas corridas, mas foi só. O resto é a história que já vimos e continuaremos vendo. Se pra ele é mais importante ser piloto Ferrari mesmo sendo desprezado pelo companheiro e humilhado pela mídia e pelos torcedores, é uma pena, mas um novo campeão brasileiro vai demorar muito pra aparecer.
Bom dia Fabio
Não sei porque tanto espanto, não é novidade a Ferrari sempre trabalhou assim, só chamou atenção de jornalistas e torcedores porque nos ultimos anos envolveu pilotos brasileiros,Barriquelo e Massa, mas a vida toda foi assim . A Ferrari nunca aceitou briga dentro da escuderia , Montezemolo afirmou isso varias vezes, e reafirmo contrato acertado desde do final de Junho,sem furo de reporatagem sem nada de novo,assim é Maranello assim é a Ferrari
Abs
Minha nossa, será que é tão difícil enxergar que o Massa fez um ótimo negócio? É claro que provavelmente em 2013 ele vai correr pra ser escudeiro novamente, mas terá um bom carro. O que ele tem que focar agora neste momento, é fazer boas corridas e conquistar bons resultados para que em 2014 tenha a disposição um bom cockpit para sentar. Para 2013, o único bom cockpit a disposição era justamente este que ele irá sentar, o da Ferrari. Agora ele precisa recuperar a imagem de piloto veloz!
Sempre gostei do Felipe Massa. Acho ele um piloto arrojado, rápido, que não fica nada a dever a alguns campeões que passaram pela fórmula 1. Porém, sua postura submissa dentro da Ferrari, trabalhando para a equipe – entenda-se Alonso -, nos envergonha a nós brasileiros, que tivemos grandes pilotos dos quais nos orgulhamos. Um foi simplesmente o maior. Sinceramente preferiria ver o Massa nua equipe pequena, mas com dignidade, ou então fora da F1. Não merecemos tamanho vexame.
Virou um grande fantoche!
Não há mais nem o que falar, melhor coisa a fazer é esquecer que Massa defende o Brasil na F1. Não! Aboslutamente não! Massa defende os interesses da Ferrari na F1 e ponto. Esqueçam!
Acompanho a F1 desde 1976 e até hoje nunca vi um titulo de piloto brasileiro pela Ferrari; o que me estranha é algum piloto brasileiro que sonha com titulos querer ser piloto de um time desses. Se algum brasileiro almeija um titulo siga o caminho que Emerson, Piquet e Senna; porque titulo com a Ferrari só se derem a petrobras, bando de mecenários ferraristas.
O diagnóstico é simples: precisa acontecer um cataclisma ao estilo Eddie Irvine e Schumacher em 1999, quando o segundo deixou de largar umas 7 provas seguidas (acho) em virtude do acidente em Silverstone, para o Felipe Massa sonhar com um outro tipo de declaração.
No mais, só espero 2 coisas positivas de Felipe Massa em 2013:
1) que guie sua Ferrari como o fez no GP da Coreia do Sul;
2) que permaneça no top 5 na classificação de pilotos (se cumprir bem o item anterior).
Neu caro Fábio, que saudade do velho e saudoso Fernando Vieira de Mello, não?!
Muita. Faz uma enorme falta.
Abs
A questão maior que fica é que o Massa geralmente tem somente as 3 primeiras corridas do ano pra mostrar a que veio… e se ele não aproveitar essas corridas para colocar o primeiro piloto no bolso, parece que a partir daí a Ferrari ‘veta’ esse piloto para o restante da temporada….
Quando o presidente da Ferrari diz que não colocaria dois galos no mesmo poleiro se referindo ao Vettel, chamou o Massa de pintinho na melhor das hipóteses, não ? Eu cairia fora o quanto antes.
O Luca fala muitas coisas da boca para fora…
Mas pode ter certeza que em 2014, ele vai colocar lenha nessa fogueira…
Massa já não da para pintinho. É galinha mesmo… e das veias!!
A carreira do Massa terminou quando a mola do Rubinho lhe acertou, levou com ele todo arrojo e vontade de lutar por um título. A batida final de estaca foi deixar Alonso lhe passar a mando da equipe. O melhor que ele tem a fazer é se aposentar da F-1 no final do ano que vem e curtir a Stock brazuca do que ir se esfacelando aos poucos como fez Rubinho, melhor ser cabeça de bagre na Stock do que rabo de tubarão na F-1….
Terminou para você, vc quer dizer né ? Essa é a sua opinião pessoal…
Porém nas últimas provas, o massa mostrou que não terminou em nada a carreira dele…
É minha opinião sim. Ele só chegou no pódio no Japão porque o Alonso estava fora, senão estaria atras dele. Massa deve ganhar uns U$ 4 milhões por ano, então tá com o burro na sombra faz tempo, agora só nem acreditando em papai noel e nem Massa sonha em algum dia ouvir da Ferrari numa corrida “Fernando, Massa is faster then you”….
Q b*sta. Se o felipe fala sobre ser campeão iam enxer o saco do mesmo jeito. vide Rubens.
Enfim…
depois seu felipe massa não venha seguir os passos do barrichello tentando ser bom em alguma categoria movida a motor.
Já não segue pois Barrichello ainda tinha um ano de contrato com a Ferrari, e saiu por conta própria.
Fábio ao tentar entrar nos posts anteriores está dando acesso restrito e que preciso me cadastrar, se vai passar a ser assim infelizmente vais perder um leitor.
Desliga o ad-block, ou tenta em outro navegador que resolve (eu tenho problemas as vezes com o Chrome, mas nunca no Firefox ou Internet Explorer).
Mais simple. Passa o CCleaner e apaga todas as cookies e pronto. Assunto arrumado até entrar mais 30 vezes, ai passa de novo o CCleaner.
Depois da mãe Dinah, agora temos o #pailito
Fábio, como explicar um esportista que, desde criança quando inicia no kart, treina feito louco, vai para a europa disputar várias categorias, se prepara física e psicologicamente para ser campeão, mas de repente se contenta em ser apenas uma peça pequena de uma equipe que trabalha para que seu companheiro seja campeão?? Quero acreditar que ele esteja fazendo isso para tentar algo melhor em 2014…Abraço!
Ele está fazendo isso, mas parece que ele começou a melhorar a performance e as pessoas de fora por ex: na última corrida, já viram que claramente ele poderia ter tido melhores resultados… não fosse a Ferrari mandando ele se ‘segurar’…
É, Fábio, a verdade dói. Mas é realista – ele sabe que não pode bater o Alonso, três temporadas já mostraram isso. É até normal, pois se trata do mais completo piloto em atividade.
O Massa sabe que não tem lugar em cockpit de ponta a não ser na Ferrari, que está disposta a pagar o que nenhuma outra equipe média ou pequena se disporia. Massa é profissional e corre por dinheiro, assim como vc escreve por isso, eu trabalho por isso.
Talentoso ele é, afinal não seria piloto de F1, muito menos da Ferrari por tanto tempo. Quase foi campeão, mas caiu na armadilha de ter Alonso na equipe e caiu de desempenho na hora errada.
O problema é que não vemos um futuro brilhante pela frente. As novas safras de pilotos são cada vez menos talentosas e menos numerosas. Não temos tantos patrocinadores interessados (não como a PDVSA ou o Carlos Slim), não temos base e com a crise cada vez pior, o dinheiro fala cada vez mais alto.
Nós somos aquilo que escolhemos ser. Felipe fez a escolha dele já há algum tempo. O que me deixa perplexo são as declarações presunçosas dele se achando um dos 3 melhores da F1 atual. A falta de humildade desse camarada ante o desempenho pifio que apresenta é inédita pra mim nesses mais de 25 anos que acompanho a F1.
“Dia desses, um leitor, decerto jovem ou recém-chegado ao esporte, perguntou lá no blog se o Brasil já teve algum campeão na F-1.”
Se falar de Nelson Piquet, o jovem vai responder:” O Nelsinho? Fez besteira na F1 e foi pros EUA!!”
Senna:”Putz, esse entrou velho na F1, não vai ganhar nada!!”
Fittipaldi:”Hum, conheço sim, correu na Indy uns trinta anos atrás acho, depois veio aqui e pegou um milhão do governo pro neto!!”
Fabio,me desculpe,mas essa historia do Lito ja esta enchendo o saco.Que importancia tem para nos que gostamos de F1 o fato de que foi fulano ou ciclano que deu a noticia?Oque ele quer?Um trofeu?O jornalista que deu o “furo´´(sem trocadilho) se tornou mais importante do que a propria noticia…
Se você não entendeu, a coluna não é sobre o furo. Cito o caso para comentar a arrogância da Ferrari no comunicado e depois para analisar as declarações do Massa.
E ele não quer nada, nunca me pediu para ser citado. Mas talvez você não entenda que gentilezas acontecem.
Abs
Fabio, tenho o maior respeito por todos os jornalistas esportivos (os sérios), mas no entanto gostaria de saber se vc assiste os treinos livres no SporTV… a quantidade de asneiras que o Lito fala é cada vez maior, falo isso pois tenho um vasto conhecimento do automobilismo, não fui piloto por falta de grana, mas praticamente nasci em um kartodromo e tenho contato com automobilismo até hj… e a transmissão do SporTV chega a ser uma piada…
Eu sou do seguinte partido…
Vá até a sportv, converse lá com a área envolvida no programada, e mostre suas habilidades :)…
Amigão, não sou jornalista e não preciso do emprego dele, pois ja tenho o meu, sou muito bem remunerado e acoma de tudo feliz no meu ambiente de trabalho diga-se de passagem… Não tenho culpa se entendo mais da parte técnica do automobilismo que o Lito e com certeza mais do que você, que se contenta com toda aquela bobagem… Esse é o publico da F1 hoje em dias, meus pesames caro amigo leigo…
Eh impressionante a quantidade de asneiras que esse Senhor fala eh impressionante o que a falta de convivencia com o meio faz aos nossos pseudo jirnalistas especializados, infelizmente nao temo e teremos campeoes de F1 num futuro proxima , mas pelo menos estamos salvos com alguns jornalistas Brasileiros serios que cobrem a F1 la e vivem esse dia dia, o que nao eho caso do Lito e de muuuuitos outros que falam de mimimi e outras tonterias.
E serio que voce quer que este filhinho do corporativismo te responda? Sao todos iguais, meu caro. Raros sao os jornalistas que sempre tenham falado a verdade, que sempre souberam do que estavam falando ou que sejam diferentes dos torcedores. A GRANDE vantagem destes caras e’ saber escrever mediamente o portugues, isto quase todos eles sabem. Voce ja ouviu a voz do Fabio Seixas? Como pode um cara com esta voz estar a frente de um microfone de uma RADIO???!!!!! Nada contra a pessoa do cara, nem o conheco, embora ache-o pessimo jornalista por te-lo visto escrever, por exemplo, que a Nascar estava morrendo, isto ha’ anos e antes da crise que quase levou TODAS as montadoras americanas a falencia mas que nao quebrou a COITADINHA da Nascar. Para mim que vivo em outro pais posso dizer tranquilamente que o jornalista esportivo brasileiro esta’ entre os piores do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, nao tem essa de ZE’ dando opiniao, so’ quem ja’ esteve la e foi bom naquilo pra abrir a boca. Jornalista tem que ser reporter de campo e so’, ninguem precisa escutar opiniao de ZE’ mas no Brasil imperam os ZE’s amigos de outros ZE’s. Sai do Brasil ha’ muitos anos e as radios, as tvs e os jornais continuam quase que com os mesmos caras, nao e’ atoa que todos perdem audiencia ano apos ano. Sorte deles que a grande maioria dos brasileiros e’ feita de pessoas mais imbecis do que eles ainda. Mas esta e’ apenas minha opiniao de Ze’. Abraco
Fabio,não estava me refirindo exclusivamente ao seu post.Eu estou falando de como a imprensa brasileira de uma maneira geral tratou esse assunto,achei sim que deram importancia demais ao fato.
Eu acho que quem está dando importância demais é o leitor rs…
Fabio, admiro seu trabalho e este seu post está realmente muito interessante. Mas, em minha opinião, você foi arrogante e sarcástico com o colega “ANDRE DE ITU”. Creio que nem eu nem você possamos ter conhecimento suficiente sobre ele para afirmar que ele não entenda que “sutilezas acontecem”.
De fato, Lito Cavalcanti cravou com assertividade, foi realmente um furo. E ponto. Acabou-se aí, porque realmente os comentários dele na SporTV são de doer…
Grande abraço. LP
Caro Andre de Itu, perdeu a chance de ficar quieto… Lamentável…
Ok,Pedro.Essa é a SUA opnião,eu eu a respeito.
*e eu
FABIO O BRASIL SO VAI VOLTAR A SER COMPETITIVO QUANDO FOR UM PILOTO BRASILEIRO PRA MACLELAREN OU RED BULL. A POLITICA DELES EA MAIS CORRETA PARA UM ESPORTE DE PURA COMPETIÇAO !!!!
Ou um excepcional piloto brasileiro para a Ferrari que anda na frente do companheiro.
CONCORDO MAS NAO A INTERESSES FINANCEIROS, EM FORNECER UM MATERIAL E TRABALHA EM CONJUNTA PARA O FELIPE MASSA, ASSIM COMO NA ERA SCHUMACHER E RUBINHO.
Sintomático mesmo, Fábio! Se pensarmos mais profundamente, tem “crianças” na faculdade que nunca viram um título brasileiro na F-1, nem mesmo no ventre da mãe… Abraços.
Nem parece que somos daquele país que disputou quase 700 corridas, das quais venceu mais de 100.
O Brasil na F1 vem parecendo o meu querido Palmeiras.
Já foi grande e tem um passado glorioso, mas hoje em dia não serve pra nada além de ser figurante.
Perfeito! Tanto para a F1 quanto para o Palestra. Infelizmente…
O Palmeiras nunca deixará de ser grade, vocês são muito imediatista. A três meses diziam o gigante voltou, agora já não é mais grande… Mais respeito com o Maior Clube do Brasil. A mesma coisa acontece na F1, o Brasil tem história e em breve teremos um campeão, lembrem da Inglaterra que demorou bons anos sem ter um campeão, até aparecer o LH.
Tenho pena do “ser humano´´ Felipe,dinheiro é bom,MAS NÃO É TUDO.Sera que debaixo daquele capacete esta uma pessoa feliz? Não deve ser nada facil para ele,que por um lado se vê um homem bem sucedido financeiramente e por outro vê seus “sonhos esportivos´´indo pro ralo.
Andre, é evidente que o massinha não tem sonho esportivo. Ele só quer seguir correndo numa ferrari. E morando em Monaco, com un Yate quase na porta da varanda do Ap, deve ser muito feliz.
Agora bem, esse senhor deve entender que é um brasileiro público e conhecido, e o que ele fez é considerado uma porcaria por quase tudo mundo. Então que sinta o que nos pensamos dele.