Comunicado oficial
19/10/12 03:00Horas após o sucinto anúncio da renovação do contrato com Massa, a Ferrari publicou em seu site um texto maior, mais festivo, com declarações do piloto e de Domenicali, o chefe da equipe.
Começa, é verdade, com uma tentativa tola de desmerecer o furo de reportagem de um jornalista brasileiro. Na sexta, dia 12, Lito Cavalcanti, do “SporTV”, revelara que o anúncio da renovação viria na terça, 16. Bem no alvo.
A Ferrari gasta três parágrafos para afirmar que “o anúncio só deveria acontecer na semana que vem, mas que ambas as partes decidiram segurar o touro pelos chifres e fazê-lo agora”. Um trocadilho infame com a Red Bull.
Tenta fazer-nos crer, ainda, que a renovação foi decidida na própria terça, em apenas uma conversa, em apenas uma sentada à mesa.
(“Ou você é ingênuo ou é jornalista. Decida agora”, me disse certa vez Fernando Vieira de Mello, meu primeiro chefe, numa bronca-didática de que jamais esquecerei. Tento seguir sempre no caminho da segunda alternativa.)
O mais interessante do texto, porém, é uma sutileza que vem logo abaixo. Porque tem implicações para o esporte.
São as frases de Massa.
A coisa começa assim: “Estou muito feliz por termos chegado a um acordo. A Ferrari é minha família nas pistas”.
Continua: “Por toda a minha carreira, pilotei carros com motores feitos em Maranello e não posso me ver pilotando nada diferente! Em primeiro lugar, quero agradecer ao presidente Montezemolo e a Domenicali, pela fé no meu trabalho e pelo apoio, mesmo nos momentos mais difíceis”.
E, para encerrar: “A equipe e os torcedores podem ter certeza de que farei tudo o que estiver ao alcance para ajudar a escuderia a atingir os objetivos que traçar”.
O primeiro problema é essa última frase. E tem tudo a ver, é intrínseco, com o segundo: o que ele não diz.
Na próxima temporada, Massa estará defendendo pelo oitavo ano a mais gloriosa equipe da história da F-1. Aque mais soma vitórias, poles, melhores voltas, títulos de Construtores e de Pilotos. O time de maior orçamento entre os 12 do grid de largada.
Mas não há, em nenhum momento, no anúncio, a palavra “campeão”. Ou “título”. Ou qualquer outra que, mesmo de longe, faça uma mínima referência a alguma modesta tentativa de batalhar pelo próximo campeonato.
Não. Massa _está escrito_ vai trabalhar no ano que vem para que a equipe alcance os objetivos que definir.
E até o cozinheiro do Cavallino, o restaurante do outro lado da via Abetone Inferiore, em Maranello, sabe o que isso significa.
Dia desses, um leitor, decerto jovem ou recém-chegado ao esporte, perguntou lá no blog se o Brasil já teve algum campeão na F-1.
Sintomático.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Não vejo perspectivas de termos um campeão na F1. Acredito, fica muito difícil para um piloto brasileiro ser tratado em igualdade por um patrocinador estrangeiro, que normalmente, patrocina seus conterrâneos.
Ou o piloto demonstra muita, muita competência ou fica “amarrado” ao contrato. Já vimos isto antes.
Infelizmente, penso que tenhamos poucas empresas disponíveis ou mesmo interessadas para patrocinar um futuro campeão.
O lema é “somos o pais do futebol” (somos?!). Nunca fomos o pais do automobilismo, mesmo quando tivemos nossos grandes campeões.
As categorias que temos por cá ainda são muito “bairristas”.
Fábio, ainda ouso dizer , a cobertura automobilística que temos por cá é muito fraca, salvo pingados colunistas.
Abç…
Você tem razão sobre a cobertura jornalística.
Abs
Fábio;
e sobre sermos “o país do futebol”?
vc não acha que damos muito pouco valor aos outros esportes?
[]´s
Como mencionei acima, vangloriamo-nos apenas com o futebol. E o que este tem proporcionado ultimamente? Quais os últimos títulos. Por obrigação, não poderíamos perder nenhum deles. Apenas para a doce ilusão do povão, sem nenhum resultado relevante.
Tivemos um Pan-Americano no Rio, o que restou dele? Onde está o “legado” tão propagado pelos organizadore$?
Pista de ciclismo refeita. Parque Aquático Maria Lenk, um grande propagador da dengue. Autódromo do RJ destruído. Teremos agora a demolição do Parque Júlio de Lamare e do Célio de Barros (imposições da Fifa). Onde serão criados seus substitutos? Na zona oeste, provavelmente. E o fácil acesso a estes novos centros desportivos?
O futebol feminino tem trazido melhores resultados que o masculino. E quem se importa com isto?
Trouxemos algumas medalhas inéditas nos esportes olímpicos. Quem são estes ilustres desconhecidos?
Arthur Zanetti levou ouro nas argolas. Quem é ele mesmo?
Paraolimpíadas, nem pensar em falar.
Chega de desabafo…
Abçs…
Mauricio Alves voce esté de parabens com o seu comentário.E viva o Mensalão que todos amam.
Menos mal. Massa sabe que não há como esconder as condições nas quais essa renovação foi lavrada. Prefiro o discurso sincero de Massa do que o blablabla de Barrichello.
Amigo Fábio,
Gosto de ler seu blog, pois você é um jornalista inteligente e experiente.
Contudo, permita-me discordar de você neste caso.
O Massa fez o discurso possível.
Pois Alonso além do piloto excepcional que é, tem um patrocionador que é também é o maior patrocionador da equipe.
Ou seja, ele entra com a grana e com o talento.
Com base nestes dados, o que o Massa poderia dizer?
Além disto, o que aconteceria caso ele opta-se por trocar de equipe?
Andar no meio do grid, em equipes modestas?
Ou seja, Massa fez o que quitandeiro da esquina faz ao atender sua frequesia informando: “É o que temos, minha senhora”.
Abraços
A verdade é que o Massa com todo esse tempo testando desde a Sauber até hoje na Ferrari ,sabe tudo o motor.É lógico que não seria dispensado.Está mais para desenvolver o motor e assim dar apoio ao Alonso e a equipe.
É por isso que eu falo: Pra quê perder meu tempo torcendo por um cara que abdicou ao direito de vencer?
E na boa, pensei que barrichelizado jamais seria maior que seu inspirador, mas hoje vejo que estava subvalorizando a criatura. Nunca na F1 vi uma vassalagem tão nauseabunda.
E por que será que isso ocorre? Por dinheiro? Não creio. Ele já é rico e a ele e seus descendentes jamais faltará grana.
O cara pôde escolher palavra por palavra o que diria em seu “comunicado” e solta essa porcaria? “VENCER” ele abdicou até mesmo dos sonhos intangíveis
é uma vergonha para o automobilismo nacional. É melhor não ter ninguém do que ter um personagem deste como vitrine para os jovens pretendentes. Abs
sendo assim… a única chance do Massa chegar a frente do Alonso, é torcer pra haver um carro entre eles! Ou alguem pensa diferente?
Fábio Seixas,
Acredito que, o Piloto Felipe Massa , já demostrou a sua capacidade nas pistas.Ele
nunca me passou muita confiabilidade,
quanto a sua capacidade,para tornar-se um
Campeão pela F.1 Não o vejo, de maneira
competitiva. A competitividade, está no fato
de que o Empenho,e o Aprimoramento,
por vencer, deva ocorrer por sua parte.
Na minha visão, o Piloto já se sente realizado,por defender a sua Equipe de Cora
ção.Não tem maiores, ambições.
Estando, em um Mundo altamente competitivo, como o de hoje ,isso não deve, e não deveria ocorrer, na carreira de qualquer SER, muito menos ao de um
ESPORTISTA.
Obrigada. Eloisa
Me desculpe os mais otimistas, mais o Brasil esta acabado para a Fórmula 1, não há investimentos na área, o pouco que vemos é só a Globo que transmite, os pilotos querem chegar na Fórmula 1 como esta fazendo Bruno Senna por exemplo somente pra correr na Fórmula 1 sem nenhuma capacidade de evoluir apenas torcendo pra que tudo de certo e isso não basta.
Pelo menos não bastava há tempos atrás, Felipe Massa esta acabado é fato, não corresponde as expectativas, é de uma forma grotesca de Alonso o seu capacho, Alonso encosta e passa, Massa encosta e recebe ordem pra não passar, e o que é pior, aceita como se fosse o máximo dar passagem a Alonso ou por não passar, Alonso pra mim vai ficar na história por ser ótimo piloto sem dúvida, mais por ser igualzinho ou pior que Shumacher que nunca teve companheiros de equipe combatentes pra não deixar dúvida de tipo eu sou melhor e ponto.
Como comparar Alonso a Massa por exemplo, se Alonso fosse bom mesmo tinha ficado na Mclaren e ganhado de Hamilton ou então tinha dado de ombros para quem a Ferrari fosse contratar, diria a todos, se vier Vettel ótimo que vença o melhor, mais é o pior medroso de todos, sempre manipulou as equipes onde passou pra não correr riscos é o pior esportista possível, imaginem Ronaldo Fenômeno dizendo, não eu não quero Rivaldo na Copa de 2002 vai que ele mostra melhor futebol que eu, por isso sempre vai haver os Fenômenos e os que ganharam sob uma fumaça de dúvidas, porque é isso que os títulos de Shumacher e Alonso representam pra mim, porque a FIA nunca agiu enquanto Shumacher ganhava tudo quebrando todos os recordes possíveis e impossíveis como faz agora, quando os carros da RedBull saem na frente e logo vem um comissário pedindo pelo não mapeamento dos motores?
Isso pra mim é manipulação, prestígio e desprestígio como estamos acostumados a ver no Campeonatos Brasileiros por exemplo, quando a CBF suspendeu um jogo entre Flamengo e Atlético Mineiro, para dar tempo ao Flamengo se recuperar e jogar em melhor condição pra tentar impedir a ascensão do clube mineiro, e não me venham com balela sobre gramado.
E se jovens não sabem dos títulos brasileiros na Fórmula 1, não é atoa, vejamos o último tem mais ou menos 20 anos, quer dizer muitos meninos já nasceram depois.
A coisa ta tão feia que a Globo ao invés de cobrar atitude de quem deveria ter, fica comemorando 10 anos do título do fulano, 40 anos do título do ciclano, e todo mundo fica la babando ovo, e não percebe, que isso ao mesmo tempo de orgulho é motivo de vergonha pois nunca mais ninguém foi guerreiro de verdade e capaz de nos trazer um título depois da curva tamburello em Ímola, para nós brasileiros, a história na Fórmula 1 começou a acabar ali.
O Felipe Massa é um bom “segundo piloto”. Se conformou e agora não tem mais aspirações ao título. Se conformou em ser medíocre! Triste para o esporte e mais triste ainda para o Brasil.
Bem, pelo menos dessa vez o Massa está falando a verdade e já sabemos o que esperar dele pro ano que vem. Embora essa última frase dele não deixe de ser ridícula, ela está anos luz a frente do “se não pudesse correr pelo título me aposentaria”, como foi dito em anos anteriores…
Fica cada vez mais dificil torcer na F-1, o que reflete nas vendas de ingresso para o GP Brasil (vou deixar de ir pela segunda vez consecutiva, após sete GPS seguidos) e nas audiências da TV que também fez coro (espero que apenas isto) para a permanência do Massa, que se apresenta cada dia ou temporada uma decepção para o esporte, em especial a nós brasileiros.
Fábio, entendo que pós Senna, somente tivemos promessas que nunca passaram disto, e, a única vêz que poderíamos ter feito um Campeão na F-1, exatamente com o Massa a própria Ferrari jogou o título fora naquela troca de pneu e abastecimento desastrada em que ele saiu arrastando a mangueira de combustível e, ao final do campeonato faltou 1 pontinho. Desta forma, ser um eterno segundo piloto, ganhando o salário que ganham, acho que nem o Rubinho e nem o Massa podem reclamar de alguma coisa, muito pelo contrário, deveriam fazer o serviço e ficar de bico bem calado, além de sabermos que a grande maioria dos pilotos pagam para correr. Que fique com o status e a boa grana de pilotar uma Ferrari na F-1, mesmo como segundo piloto. Abraços.
Massa agora terá que ter uma postura tal qual usou na Coreia, mostranmdo que poderia passar o Alonso, mas não o fez pelo interesse da equipe, Rubinho as vezes fazia isso, tanto é que ele teve oportunidade de ir pra Mac Laren. Massa tem que usar a Ferrari como um trampolim para se transferir pra outra grande equipe onde possa realmente dispitar o campeonato,
Caro Fabio, ele tem outra opção melhor? O que você faria no lugar dele? Com certeza pilotar para a Ferrari é um dos melhores empregos do mundo…..
Claro que ele vai trabalhar para os objetivos da equipe, e os objetivos da ferrari claro é tornar 1 de seus pilotos campeão e o outro vice independente de preferências.
A Mclaren precisa tomar isso como exemplo.
Massa se apequenou. Com medo, não ousou mudar, fazer algo diferente, batalhar – para ser mais preciso, não quis ser homem. Ele poderia facilmente ter ficado com a vaga de Hamilton, uma vez que Perez, pelo bem ou pelo mal, não tem cabeça para a segunda volta: se não for arrojado desde a primeira volta, fica frustrado e acaba no pelotão intermediário. E Button já reclamou abertamente, no ultimo GP. Será que Perez foi a melhor escolha ou foi falta de vontade do Massa? Em qualquer cenário, o que se mostra claro é que Massa corre ano que vem e depois deve parar, já que ele “não se vê em scuderia com outro motor”. Infelizmente, o que sobra é um legado marcado por submissão, o que não é digno para a fama dos pilotos brasileiros, seja Emerson, Nelson, José Carlos, Ayrton. F1, para o Brasil, talvez em 2014.
Caro Fabio… Sou leitor assíduo do seu Blog. Gosto muito das suas colocações sobre os mais diversos temas… Mas nesse momento me permita discordar do que vc escreveu.
Claro que todos os que chegam a F1 chegam pra vencer. Incluindo nosso Felipe… Mas o que esta por trás eh simples…
O que ele falou se refere somente a uma coisa… Nas entrelinhas ele falou: “farei o possível para manter meu emrego no único lugar este ano que me aceitou”. Coisa perfeitamente óbvia no caso dele.
Isso não o desmerece e acho que o torcedor Pacheco_brasileiro tem de ser flexível e parar de querer que cada Brasileiro que chegue a F1 tenha de ser um Senna, ou um Piquet ou um Fittipaldi. Massa eh um excelente piloto. Dos melhores da categoria… Que já dispurou titulo mundial.. Portanto já escreveu sua historia na F1. Se não foi a de um campeão, foi sim muito digna.
Tenho certeza de que ele sabe o que tem de fazer no ano que vem… Tem de saber que é seu último ano de Ferrari e que tem de pilotar bem pra conseguir uma vaga numa equipe grande em 2014. E Permanecer fazendo o que mais gosta… Pilotar um F1. Pilotar para si mesmo e não para um bando de traidores que só admira quando convém.
Caro Fábio e amigos do blog, mesmo morando tão longe do nosso Brasil, tenho acompanhado diariamente as notícias e discussões promovidas pelo Seixas no dentro blog, muitos criticam o Massa por se submeter a uma situação de escudeiro do Alonso; que apesar de ser talvez o melhor piloto da atualidade não é digno de respeito (claro que ele sabia da tramóia de Cingapura), até minha avó ficou desconfiada do espanhol e me disse pra tomar cuidado com aquele rapaz hispânico e não torcer mais pra ele, como sou bom neto, segui imediatamente seus conselhos. Mas voltando ao Massa, outros torcedores acham que ele tomou a decisão certa em renovar o contrato com a Ferrari por mais um ano; e eu me incluo nesse grupo, apesar de não concordar com as declarações do Montezemolo a respeito do galinheiro da Ferrari, aquilo foi no mínimo deselegante, indiretamente ele colocou o Felipe na condição de galinha do malonso…..uma declaração muito infeliz. Continuo torcendo pelo Massa ainda mais agora, espero que ele tenha assinado esse contrato com objetivo de recuperar seu prestigio, assinar com alguma equipe de ponta em 2014 e aí sim mandar o Montezemolo tomar no cu…….., até que eu estava indo bem até aqui mas não deu pra segurar…..desculpem! Abraços a todos e em especial ao nosso querido Fábio Seixas que nos mantém informados sobre as ultimas da F1, além de abrir um canal de comunicação bem legal onde a gente pode trocar idéias e as vezes extravasar as nossas decepções e frustrações com esse esporte-negocio, ou vice-versa, chamado de Formula 1. Em tempo, para quem se interessar em conhecer a China um pouco mais, e do ponto de vista de quem vive aqui, vai aí uma dica: chinanaminhavida.zip.net! Vale a pena conferir.
Abs,
Mario
Era o esperado.
Agora aguarde a pachecada chegar descendo o pau no conteúdo da matéria!!
Eles não se conformam com o fato que piloto de corridas é um trabalhador como outro qualquer e que, nessas horas, quer mais é defender seu emprego!
Que nenhum deles esteve, está ou estará a “serviço da pátria”, para agradar (ou honrar, segundo os mais exaltados) o “povo do seu país”!!
Parabéns ao Felipe pela renovação. Que 2013 seja melhor que 2012!
Fabio, por que não vejo nenhum jornalista perguntar ao Massa: “Felipe, por que nos anúncios oficiais jamais é citada a palavra campeão?” Ou muito mais simples, perguntando direto e reto para o piloto: “você vai disputar o título mundial de pilotos em 2013? Sim ou não?” Eu acredito que ele seja, por contrato, proibido de dizer que quer o título de pilotos. Então alguém -jornalista, não ingênuo- deveria colocá-lo um pouco contra a parede? A maior audiência da Ferrari no mundo pela televisão é no Brasil, não falo como torcedor, mas como espectador brasileiro, não é justo!
E voce acha que os jornalistas vão perguntar isso para depois perderem a oportunidade de comer coxinha nas festas e eventos de fim de ano que o cara promove?
Eu acho que falta mais cobertura jornalística adequada, isenta. Não é possível deixarem de perguntar isso pra ele! Só ficam com conversinha abstrata, palavras positivas, mas não apontam o principal: qual a meta de 2013 do piloto? Título de piloto, de construtores apenas? Ou nenhum deles, ou atingir o Q2 o ano todo, ou o Q3 o ao todo, ou fica entre os 10 primeiros, não é possível a imprensa não fazer a pergunta pro cara. O ESPECTADOR brasileiro tem o direito de saber! Esse cara vai virar um Rubinho, coitado, na mão dos italianos q arranjam tudo sempre.
A DIFERENÇA DE RUBENS BARRICHELLO PARA MASSA É QUE RUBENS FICAVA INCOMODADO COM AS MARMELADAS DA FERRARI E MOSTRAVA AO MUNDO JÁ MASSA ACEITA DE BRAÇOS ABERTOS ESTE FATO RIDÍCULO DESTA EQUIPE E SE CONFORMA EM SER 2 PILOTO.
Mas um exemplo de como barrichello não tem carater…Se ele LEU a porra do contrato, se ele CONCORDOU COM OQUE ESTAVA ESCRITO ALI E ASSINOU tinha mais e que cumprir de boca fechada.A ferrari não colocou um revolver na cabeça dele e obrigou que ele assinasse,ASSINOU PORQUE QUIS. Então ele nao tinha o minimo de direito de vir na imprensa e colocar “a boca no trombone´´se fazendo de vitima.
E se alguma vez o Barrichello teve o direito de reclamar, o perdeu quando renovou contrato pela primeira vez (e renovou mais de uma vez!).
Ou era burro e não sabia ler contrato, ou aceitava as condições e depois vinha jogar pra galera com seu patético chororô.
É o que sempre digo: Ele é feliz assim? – Se é, beleza! Talvez para o Massa seja mais importante estar na equipe mais tradicional de F1 do que lutar por vitórias ou mesmo pelo campeonato.
Eu assistia F1 quando era criança, não entendia merda nenhuma porque assistia com minha irmã mais velha que também não entendia nada e não sei a real razão dela assistir. Hoje, acho que ela assistia por causa do Senna, não porque ele era bom, mas porque era bonito… mulheres… como culpá-las…?
Fato é que após a morte de Senna ela parou de assistir e eu também… afinal eu era criança e ficar quase duas horas sentada em frente a TV não era um atrativo para mim… ainda mais aos domingos, dia em que podia brincar com os primos e amigos.
Muiiiiiiitos anos depois comecei a namorar um rapaz viciado em F1 (assim como seu pai). E, obviamente, voltei a assistir. No começo nem gostava tanto e nem me empolgava tanto. Mas demorou pouquíssimo tempo para que eu me apaixonasse pelo esporte, mesmo ele sendo bem diferente dos tempos ditos “áureos” pelos mais antigos. Estudava administração na época e sempre fui viciada por estratégia e se tem uma coisa que F1 tem é estratégia. Foi o casamento perfeito! Hoje sou viciada em F1 e já consigo não falar tanta merda… no começo dava bola fora adoidado. Hoje, meu marido já reconhece meu talento para comentar F1 e também xingar os lixos de estratégia que algumas equipes praticam as vezes (ou sempre no caso de algumas…).
Onde quero chegar? Quero chegar ao ponto em que eu disse nesse texto imenso que gosto de F1. Para mim, não importa quem vença. Seja alemão, inglês, japonês ou mesmo brasileiro. Assisto pela emoção que a F1 me proporciona. Esporte inteligente. Claro que tem suas marmeladas e coisas que não concordamos, mas o mundo está cheio disso e temos que saber lidar com tais coisas.
Mas meu coração é brasileiro e gosto quando vejo um de “nossos” pilotos fazendo bonito, e se vencer, vou vibrar e muito! Mas não é isso que vai fazer eu assistir, gostar ou não gostar de F1.
Fábio Seixas você tem grande participação no meu vício… obrigada por nos proporcionar sempre seus posts com seus pitacos.
Quando era criança eu sonhava em correr de kart. Não competir, não seguir carreira, só correr mesmo, poder experimentar.
Nascido numa cidade de 4 mil habitantes no interior de Minas Gerais, nunca sequer vi de perto um kart até meus 17 ou 18 anos.
Hoje moro fora do Brasil e vejo como, mesmo para quem mora numa vila perdida nos Flanders, é tão fácil achar um kartódromo, coisa rara no Brasil.
Pena que no Brasil os pais preferem gastar dinheiro com cerveja do que com o hobby de seus filhos…
Fabio,
Na boa, acho que você realmente “pega no pé” do Massa. Primeiro é se ele renova ou não na Ferrari, se vai bem critica por que não passou Alonso, agora o cara renovou (que bom, pelo menos um brasileiro na F1) e você detona o cara….na boa, vai descansar, tirar ferias…seja menos amargo.
Está cheio de blog de jornalista-torcedor por aí… Não é o caso aqui, desculpe.
Abs
vc não torce pros pilotos brasileiros??? poxa, acho estranho quando por exemplo, o Massa faz uma boa corrida e quase não é comentado e/ou elogiado. Já o Hulkenberg, faz uma ultrapassagem (bonita) meio que na cagada, e vira a grande sensasão da corrida!
É verdade que não estamos numa safra boa de resultados na f1, mais pow, somos brasileiros, e isso é o que temos pra janta!!!
Não. Não torço pros brasileiros nem pros estrangeiros. Analiso todos da mesma forma. Com mais espaço para os brasileiros, por motivo de interesse do público. Isso se chama isenção.
Abs
e a sua quedinha pelo Vettel,Fabio?hehehe
Então voce nao poderia trabalhar na Veja…hehe
hummm… isenção…? E o Vettel?
O que tem o Vettel?
Massa prefere ser segundinho e ganhar milhões….Patrocinadores do SOBRINHO, o brasileiro que assiste a F1 desliga a tv ao ver nosso pilotos sendo apenas coadjuvantes, aliás eu já faço isso há muito tempo. RAZIA, NELSINHO, NARS estão dando sopa, que tal investir em quem realmente tem futuro, gana de vencer e não corra apenas pelo $$$$$$$
Realmente o dinheiro é tudo nesta vida; o Massa poderia ter ido para a Sauber que aliás tem um carro melhor que o da Ferrari, mas ele prefere ser o segundinho e ganhar milhões de dólares.
Está na hora dos patrocinadores do SOBRINHO analisarem que sem vitórias na F1, o brasileiro desliga a tv e vai passear, coisa que já faço desde que SENNA nos deixou órfãos. RAZIA, NELSINHO, NARS estão dando sopa, que tal investir em um deles…
Uma pena. Mas pelo salário, também iria. Ser o segundo da Ferrari, é ser considerado o melhor abaixo do primeiro, na principal categoria do automobilismo. Mas não deixaia de me esforçar para dá pressão no Alonso, embaralhando a cabeça dos dirigentes. Um abraço a todos.
Fábio, a frase não posso me ver pilotando nada diferente , é sinal que pode ser o último ano de Massa na F1?
Não necessariamente. Mas pode ser que ele tenha que reformular a frase no futuro.
Abs
Ele disse que nao se ve pilotando nada diferente de motores ferrari, a Sauber usa motores ferrrari.. O que pensei na hora foi, vai para a Sauber