Comunicado oficial
19/10/12 03:00Horas após o sucinto anúncio da renovação do contrato com Massa, a Ferrari publicou em seu site um texto maior, mais festivo, com declarações do piloto e de Domenicali, o chefe da equipe.
Começa, é verdade, com uma tentativa tola de desmerecer o furo de reportagem de um jornalista brasileiro. Na sexta, dia 12, Lito Cavalcanti, do “SporTV”, revelara que o anúncio da renovação viria na terça, 16. Bem no alvo.
A Ferrari gasta três parágrafos para afirmar que “o anúncio só deveria acontecer na semana que vem, mas que ambas as partes decidiram segurar o touro pelos chifres e fazê-lo agora”. Um trocadilho infame com a Red Bull.
Tenta fazer-nos crer, ainda, que a renovação foi decidida na própria terça, em apenas uma conversa, em apenas uma sentada à mesa.
(“Ou você é ingênuo ou é jornalista. Decida agora”, me disse certa vez Fernando Vieira de Mello, meu primeiro chefe, numa bronca-didática de que jamais esquecerei. Tento seguir sempre no caminho da segunda alternativa.)
O mais interessante do texto, porém, é uma sutileza que vem logo abaixo. Porque tem implicações para o esporte.
São as frases de Massa.
A coisa começa assim: “Estou muito feliz por termos chegado a um acordo. A Ferrari é minha família nas pistas”.
Continua: “Por toda a minha carreira, pilotei carros com motores feitos em Maranello e não posso me ver pilotando nada diferente! Em primeiro lugar, quero agradecer ao presidente Montezemolo e a Domenicali, pela fé no meu trabalho e pelo apoio, mesmo nos momentos mais difíceis”.
E, para encerrar: “A equipe e os torcedores podem ter certeza de que farei tudo o que estiver ao alcance para ajudar a escuderia a atingir os objetivos que traçar”.
O primeiro problema é essa última frase. E tem tudo a ver, é intrínseco, com o segundo: o que ele não diz.
Na próxima temporada, Massa estará defendendo pelo oitavo ano a mais gloriosa equipe da história da F-1. Aque mais soma vitórias, poles, melhores voltas, títulos de Construtores e de Pilotos. O time de maior orçamento entre os 12 do grid de largada.
Mas não há, em nenhum momento, no anúncio, a palavra “campeão”. Ou “título”. Ou qualquer outra que, mesmo de longe, faça uma mínima referência a alguma modesta tentativa de batalhar pelo próximo campeonato.
Não. Massa _está escrito_ vai trabalhar no ano que vem para que a equipe alcance os objetivos que definir.
E até o cozinheiro do Cavallino, o restaurante do outro lado da via Abetone Inferiore, em Maranello, sabe o que isso significa.
Dia desses, um leitor, decerto jovem ou recém-chegado ao esporte, perguntou lá no blog se o Brasil já teve algum campeão na F-1.
Sintomático.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
O Brasil necessita com urgencia um piloto que ao menos traga alegria aos domingos assim como fazia Ayrton Senna
piloto e atleta que tinha orgulho da bandeira nacional e com seu gesto de campeão mostrou a milhares de jovens a terem orgulho do País e seus atletas, além de ser um dos melhores pilotos de todos os tempos que deixou seu legado e exeplo para o futuro dava orgulho e prazer ve-lo correndo mundo a fora que Deus sempre coida dele amém
O próprio Montezemolo chamou ele de frango, quando disse que só queria ter um galo no galinheiro.
E o pior é que ele tem razão, o Massa da no máximo pra um galinho garnizé.
O mais legal é saber que ele andou muito bem na Coréa… pois estava usando nova solução de escapamentos…. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkk
O Massa ter o contrato renovado com a Ferrari tá me lembrando o Stefan Johansson quando correu com as vermelhas em 1985.
Se o Massa começar melhor que o Alonso nas primeiras provas do ano que vem (é possível, basta ver os resultados da segunda metade do campeonato), vai reverter a máquina a favor dele na Ferrari. Se o carro estiver nas mesmas condições de agora, pode sempre beliscar pontos e pódios e não vai ter motivo para a Ferrari não apoiar a briga por um título. Aí teremos um brasileiro entre os 3 melhores na F1, e quero ver todos esses críticos mimadinhos (“saudades do senna bla bla bla”) que adoram falar do Massa engolirem os comentários e ficarem bem quietinhos.
Obrigado. Meu dia estava meio apagado, mas lendo esta piada melhorou mil por cento. Eu fiz o que você falou, vi os resultados da segunda metade do campeonato. E ele continua pior que o Alonso. Antes eram anos-luz. Agora são “anos-som” por assim dizer. Mas o brasileiro continua sem ver as luzes traseiras de um companheiro de equipe há 4 anos. Como disse o Fábio Seixas – ou você é ingênuo ou é jornalista. No caso, ou você é torcedor ou você é realista. O meu comentário iria limitar-se a uma linha que seria “pelo salário vale a pena a humilhação”. Mas lendo a piada bem na abertura dos comentários, não dá para se conter. Só o ufanismo desbragado de um torcedor para acreditar nisso. Para Massa fazer mais pontos que Alonso só existe uma solução – o espanhol bater e ficar no estaleiro metade do campeonato. E olha, se a Ferrari tiver um carro muito bom, ele volta na outra metade e ainda faz mais pontos que o brasileiro. Não que Massa seja tão ruim assim, embora seja. É que o asturiano é de outro planeta. Simples assim…
“anos-som” é muito bom…. hahahahahahahaah
Galvão Bueno não faria melhor…
kkkkkkkkkk Ricardo kkkkkkkkk
Massa tem que agradecer ao Gorsjean pelos pontos… kkkk
E na útima corrida estava usando carro com itens em teste… que deram certo.. kkkk
pare de ler apenas o globoesporte.com
Procure sites internacionais.
Pelo menos melhorou o dia do Antonio!
É irritante essas pessoas que falam o óbvio.
A ferrari sempre tem um primeiro e um segundo piloto, ou o massa pelo menos tem um baita emprego ou ainda todos sabem que ele não foi melhor que o malonso.
Pelo amor de deus. Não precisamos concordar com tamanha falta de esportividade. Não se trata de lamentar por um esportista Brasileiro mas sim por uma atitude anti-desportiva de uma equipe anti-ética.
O casamento malonso-ferrari se completam tanto no excesso de ego e na falta de ética que fica até ridículo em relação ao restante das equipes.
Aqui no blog nós devemos dar as nossas opiniões e a minha é que um campeonato onde se tem primeiros e segundos pilotos e muito chato. Melhor todos competindo com iguais condições dentro da equipe.
A F1 não é um time como muitos defendem. Pelo menos não no formato tradicional. Ela é um time quando se somam pontos dos seus dois pilotos para se saber qual é a melhor equipe do campeonato. Mas cada um dos pilotos tem todas as condições de vencer sem ajuda do seu companheiro com acontece por exemplo nas provas de ciclismo de estrada onde sem ajuda o grupo todo perde. Ou como acontece nos esportes coletivos como Futebol ou Vôlei. Tanto isso é verdade como o único campeonato que rende dinheiro é o de construtores. Parece que quando inventaram a categoria ja temiam por equipes como a ferrari.
Seria muito mais interessante se cada equipe desse realmente um carro igual ao seus dois pilotos e deixassem eles livres para competir, salvo quando um piloto estivesse matematicamente fora da disputa. Afinal o campeonato de construtores é que vale mais.
Sairia um campeonato limpo e com muito mais disputas.
Muito melhor para todos os envolvidos. Pilotos, equipes, patrocinadores e púbico.
Minha opinião apenas
desculpem o erro de digitação (e outros, se existirem) – onde saiu “restigiam” leia-se “prestigiam”
Repetindo um comentário que já fiz, Essa sua insistência em desestimular o interesse do espectador brasileiro pela F1 vai acabar deixando você sem emprego. Você está dando um tiro no pé. Veja como os jornalistas italianos e europeus em geral restigiam “seus” pilotos, por pior que sejam – e assim continuam vendendo mais e mais as suas revistas. Ou você quer ser um sucessor do Galvão Bueno que depois de tantos anos de trabalho virou até motivo para chacotas.
Prezado Levi,
A função do jornalista/cronista não é prestigiar; acredito que ele deve informar analisar e opinar embasado na sua experiência e conhecimento. Confesso que ultimamente poucas atitudes dos pilotos locais são dignas de “prestigio”, você pode até discordar das opiniões jornalísticas mas se o piloto faz bobagem tem que criticar, se vai no caminho certo tem que elogiar. O “prestigiar” e o “puxar o saco” andam muito próximos e se o jornalista precisar “prestigiar” para manter o emprego acho que ele esta na hora de “mudar de ares”
abraço
Como fã f1, nem sempre podemos escolher o melhor em termos de pilotagem, tenho certeza de que o contrato de Massa está vinculado ao banco Santhander que quer fugir da grave crise economica na Espanha, pois está investindo mais no Brasil em País solido com economia forte , moeda Real valorizada , seria um crime deixar Massa desempregado nos dias d hoje, ou será que ninguém observou este detalhe ? para a Ferrari é um exelente negócio , pois Santhander investiou pesado na Ferrari e o palpite deles vale muito mais nos dias de hoje , fica barato para Ferrari marca mundial , observem , graças Felipe Massa se deu bem, tá rico pode criar sua familia com conforto não é? abs Massa
Ao renovar com a Ferrari Massa abre mão de ser campeão em 2013 , a não ser que ele chegue muito à frente de Alonso na primeira metade do campeonato o que é improvável já que o espanhol além de levar o grande patrocinador da Ferrari tem também o carro projeto para seu estilo de pilota,r além de ser o melhor piloto da F1 atual, isso não quer dizer que não possa fazer uma boa temporada.
Mais do que sintomas, há constatações: a inveja é o que motiva as avaliações dos “grandes especialistas” em automobilismo. Cada comentário negativo demonstra o fracasso em suas vidas pessoais. Mais fácil falar dos outros. Mais fácil analisar e julgar os outros. Por que não comemorar uma renovação de contrato de um brasileiro que pouco (ou nenhum) apoio recebeu de seu país e de seus conterrâneos? O cara é piloto da maior equipe de F1 de todos os tempos por 7 anos e ainda tem gente que o considera “fracassado”. Estes são os grandes especialistas. São os mesmo que não entendem a motivação do Felipe em correr no carro mais cobiçado do mundo. Especialista em automobilismo ou especialista em inveja?
Caro João,
voce nasceu depois de 1993 não é??????
Também não viu que o seu Titonio botou o que tinha e o que não tinha também não é????
Alberto,
Sou de 1970, amigo. Acompanho o automobilismo desde os anos 80 e isto inclui o kart! Mesmo que no Brasil muitos restrinjam automobilismo a F1, Indy, Truck e Stock. Não entendi o que você quis dizer sobre o investimento do sr. Titonio em seu filho. É só assim que alguém vai pra frente, ou com Émerson, piquet, senna e Barrichello foi diferente? Quando vejo a forma negativa com que alguns analistas escrevem, sempre penso que o critico de restaurantes é um cozinheiro frustrado… O critico de cinema é um ator/diretor frustrado… O critico de literatura é um escritor frustrado… O critico de futebol é um jogador frustrado… O critico de automobilismo é… Entende?
Entendo,
Mas se você diz que “Cada comentário negativo demonstra o fracasso em suas vidas pessoais” e atribui as críticas a “inveja” e “frustração” como será possível criticar alguém??? Criticou, então é frustrado, tem inveja e pronto! Certamente você não leu meu comentário quando o Fábio noticiou a renovação do Massa, defendi e disse ainda que era uma oportunidade. Amigo, se você acompanha o Kart eu também, desde antes dos anos 80, já disse aqui que o Massa é um bom piloto mas vamos ser realistas: não foi o melhor da sua geração, o Titonio botou muita grana nele, chegou onde nem ele achou que iria chegar(graças ao Morini e ao Marcelo)….. enfim realidades e não negatividades. O cara é um vencedor, chegar e se estabelecer na F-1 é para poucos e ele conseguiu mas não é por isso que não se deve dizer o que acha ou não expor a realidade…. Vamos nos basear em argumentos, assim as análises ficam mais lógicas.
soh pra ver se eu entendi: o critico de jornalismo seria o q, seguindo esse raciocinio? Sempre pensei q se meu time contrata um cabeca de bagre, eu podia dizer isso, pq costumava compara-lo com seus pares, outros jogadores profissionais de futebol; nunca me passou pela cabeca q vc precisava ser o alex atala pra saber quando, num restaurante, o seu file vem passado. Nao sei se, para os jornalistas, eh mais facil falar da vida dos outros; mas com certeza, eu fico aliviado qdo entro numa pagina sobre automobilismo e encontro – ufa! – reportagens sobre o mundo das pistas e nao sobre a vida pessoal dos jornalistas (com todo o respeito, naturalmente). As motivacoes do Massa sao bastante compreensiveis e eu nao o chamaria o Massa de fracassado; ao contrario, ele eh extremamente bem sucedido em seus objetivos profissionais, nos quais disputar titulos ou colocar a prova seus limites como piloto (os objetivos normais dos atletas) sao secundarios. Qdo torco pros atletas do meu time, torco pra q eles vencam; se eles tambem ficam ricos com isso, otimo; mas na verdade, nao tenho nada com isso e ficaria muito chateado se soubessem q eles comecaram a receber dinheiro pra perder, mesmo q estivessem ficando ainda mais ricos com isso.