Sobe e desce
16/10/12 09:26Não me canso de dizer que a coisa mais legal do blog é a interação com internautas que têm a acrescentar, que sabem discutir, que ajudam a movimentar este espaço.
O Alexandre Poletto Rodrigues entrou na onda dos gráficos e jogou no Excel a pontuação, prova a prova, dos principais pilotos e equipes nesta temporada.
Seguem as explicações, considerações e conclusões dele:
“Preparei estes dois gráficos que contam bem a história deste Mundial. O primeiro compara a pontuação acumulada de Vettel (SV), Alonso (FA) e Hamilton (LH). No segundo grafico, de Red Bull (RB), Ferrari (FE) e McLaren (MC).
Entre os pilotos, pode se observar o bom início do Hamilton, que depois estaciona com aquela sequência de problemas nos pit-stops, dá nova arrancada com as vitórias na Hungria e Monza, mas perde momentum nas últimas três provas.
Vettel começa fraco, e vai ganhando consistência ao longo da temporada. Já Alonso soube otimizar cada oportunidade de prova, mas a partir do inicio da segunda parte do campeonato perde momentum.
Entre as equipes, embora a Mclaren tenha sido o carro mais rápido da primeira parte, com 4 vitórias versus 3 das outras, não termina na liderança pelos problemas de pit mencionados e pelo ciclo negativo do Button. Começa bem a segunda parte, mas uma sequência de DNFs e resultados ruins nas últimas quatro provas a derrubam para o terceiro lugar. Sem dúvida, a grande decepção do ano.
A Ferrari teve de contar com a campanha oportunista do Alonso, devido às dificuldades do Massa, e não ficou longe da Mclaren. Terminada a fase oportunista do Alonso, a verdade de ser a terceira força emergiu.
A Red Bull teve um inicio meio trôpego, mas foi ganhando consistência ao longo do ano, após seus pilotos vencerem as dificuldades iniciais de entendimento dos pneus (que todos tiveram), e fez valer o trabalho de base feito por Newey seja na equipe (sempre bons pit stops), seja no fantástico desenvolvimento do carro.
Minha conclusão: se Alonso vencesse, seria merecido pelo poder de aproveitamento do que teve em mãos, e uma pilotagem perfeita. Se alguem o superasse seria ainda mais merecido.
O título estará nas mãos de um tricampeão merecido.”
Ótima análise, Alexandre. Obrigado.
Muito boa Análise do colega. Obrigado Fábio por permitir análises de pessoas comuns como nós mas com um intelecto magnifico para o assunto. Parabéns Alexandre!!!
Muito legal. Escreva mais, Alexandre.
a maior verdade deste campeonato é que ele nos apresentará o nomo Tri-campeão mundial e sendo Vettel será um tri limpinho e consecutivo, nos dando a certeza de que ele é o novo nome a ser batido!
Fábio, concordo com vc: é muito bom ler uma matéria bem feita e com comentários pertinentes por quem gosta e entende de automobilismo.
Desta forma, colaboramos e mantemo-nos bem informados com imenso prazer e aprendemos cada vez mais.
Parabéns a todos !
Impressionante ver o impacto do Felipe na equipe! A Ferrari ficou longe o campeonato inteiro da disputa por equipes ainda que com o lider do campeonato. É ai que vemos a importancia de um ‘segundo piloto’ na equipe. Quantos milhões não terão saído e ainda sairão por isso tudo?
Corretíssima sua observação Carlos.
Muito excelente a análise de Alexandre.
Essas estatísticas mostram o desempenho de cada equipe, piloto, corrida a corrida, etc.
Infelizmente para Fernando Alonso, não bastaria ser o melhor piloto do grid da atualidade.
Se tivesse um carro comparável ao das RBRs e McLarens, com certeza, se consagraria tricampeão mundial de F-1 antecipado faltando três ou quatro Grand Prix para o final da temporada.
Mas voltando ao assunto. Tanto Vettel ou Alonso podem conquistar o tricampeonato mundial de F-1. Depende muito do desempenho de ambos nos próximos quatro últimos Grand Prixs restantes.
Tricampeão merecido?
Sebastian Vettel ou Fernando Alonso?
Vettel: Bom piloto, técnico e muito rápido com um carro muito superior largando sempre na ponta.
Alonso: Arrojado, mais técnico nas pistas, sabe poupar equipamento nos momentos mais decisivos. Porém, tem um carro mais inferior em relação aos demais concorrentes.
E agora?
Vettel Soh largou na “ponta” e dominou a corrida no japão e na coreia e nas outras 13 etapas anteriores. Também acho o alonso melhor mas menosprezar o Vettel porque no momento ele tem um carro melhor. dando um exemplo pratico o GP de Spa que ele largou em 10 e terminou em segundo e ele nao tinha o melhor carro ate entao.
muito bom
Não podemos dispensar o efeito Grosjean!
Parabéns Alexandre pela contribuição!
Sem dúvida o título parece estar nas mãos de Vettel, a escala da RBR é muito ascendente, o que denota forte possibilidade de distanciamento na tabela em 1 ou 2 corridas, mas basta um probleminha no carro de Vettel e uma pilotagem impecável do Alonso para que as coisas voltem a ficar emparelhadas!
Mais merecido eu acho pra Vettel, que sofreu mais devido a problemas mecânicos, ademais, a Ferrari foi a equipe mais regular ao longo da temporada, não oscilou tanto em termos de rendimentos de pista para pista. Lembrando sempre que esse ano MAS não é comparativo pra ninguém né…coloquem o VET no seu lugar e vejamos se ele não faria parecido ou até melhor que ALO…
Acho que se o Vettel estivesse na ferrari e o Alonso na red bull, provavelmente o campeonato já teria acabado, com o Alonso com uns 350 pontos. É incrível a decadência da Ferrari sem Todt e cia.
FÁBIO, as equipes nanicas são tão inferiores como por exemplo a Minard a alguns anos?
A HRT é pior que a Minardi.
Abs
Foi exatamente na extinta escuderia Minardi, onde o espanhol Fernando Alonso teve sua estréia na temporada de 2001.
Alonson e Webber na ainda chamada Minardi
Vettel na renomeada Toro Rosso (ex-Minardi)
Essa equipe era sem duvida nenhuma importante para a F1 e por isso que tem q haver apoio as equipes nano/pequenas.
Fábio,
Só para lembrar é o Raikkonen que está na terceira colocação no campeonato e não o Hamilton como dá a enteder no gráfico.
Correto Horse. Raikkonen tem uma campanha de elevada regularidade, está no terceiro lugar, mas nunca foi de fato um desafiante ao titulo. Não venceu nenhuma prova, por isso não o considerei, assim como o Button que ganhou duas provas, mas também não foi desafiante factual.
“O título estará nas mãos de um tricampeão merecido.”.
Essa frase descreve tudo. Parabéns Alexandre.
Fabio tudo bem analisado pelo Alexandre.Só que analisando bem a Ferrari ela está sempre no pelotão da frente.Ainda é dificil dizer quem é o campeão.
Concordo, Rubone. Ainda tem muito pneu pra rodar.
QUE BELO COMENTÁRIO… GOSTEI MESMO DO TRECHO EM QUE FALA-SE QUE TEREMOS UM TRICAMPEÃO MERECIDO, POIS NÃO HÁ TRICAMPEÕES AZARÕES, SOMENTE GÊNIOS ALCANÇARAM ESSA MARCA. NÃO IMPORTA SE VETTEL SERÁ CAMPEÃO OU ALONSO; O QUE IMPORTA É QUE VEREMOS MAIS UMA VEZ A HISTÓRIA SER ESCRITA NO MUNDO DA VELOCIDADE. E QUE DEUS QUEIRA QUE NOVOS PILOTOS ENTREM NESSA LISTA FUTURAMENTE, ESPECIALMENTE OS BRASILEIROS.