Massa-2013
16/10/12 11:19Massa renovou com a Ferrari, como já imaginávamos, mas como apenas o colega e amigo Lito Cavalcanti cravou, na última sexta, no Sportv. Até a data do anúncio ele acertou: hoje.
O comunicado da equipe é dos mais sucintos que já vi: duas frases. Informa que é um contrato por apenas uma temporada, vencendo no final de 2013, e que ele será companheiro de Alonso. (Ah, vá…)
Imagino que Massa tenha suas razões para renovar. Mas não imagino quais sejam além de um bom salário e de pilotar para a mais mítica escuderia do automobilismo.
Porque, do ponto de vista esportivo, da competitividade, não há.
Não vejo motivos para acreditar que o Massa de 2013, dividindo equipe com Alonso, será diferente do Massa que dividiu equipe com Alonso em 2010, 2011 e 2012.
Em suma, parece-me sinal de pouca ambição.
Já escrevi aqui, algumas vezes, que uma mudança de ares seria uma boa para ele. Mesmo que para uma equipe menor. Às vezes, é preciso dar um passo atrás para tomar impulso e dar um salto à frente.
Ele preferiu ficar na mesma.
O ano de 2012 p/ Massa no geral é de dar pena.Saindo da Ferrari que equipe o contrataria? Mais um ano na Ferrari ,levando-se em conta as ultimas atuações, segundo ele mesmo, compreendendo melhor o funcionamento de pneus etc.(até que enfim), poderá ser mais combativo em 2013 inclusive contestador, tendo em vista não ter mais nada a perder por ser o ultimo ano de equipe.Para 2014 com a imagem recuperada, poderá tentar outra equipe competitiva.
Fabio Seixas,
Falar sobre o Piloto F.Massa, creio que tudo està absolutamente resolvido para ele.Sabendo, que corre pela Ferrari,há oito anos, acredito que ele, já deveria ter demonstrado como piloto, a sua Real capacidade, Ex. Poderia,além dos Grandes Prêmios, ter sido.campeão, pela F1.
Referindo-me, ao piloto exclusivamente, Com todos os meus respeitos , nunca o
visualizei como Bom piloto, mas sim, uma
boa pessoa. Acredito sim, que hoje a fómula
Fórmula 1, tem , jovens e promissores
Talentos.
Obrigada. Eloisa
Fabio, vc tem alguma informação sobre o Razia ? Existe a possibilidade dele assumir uma Force India ?
Ñ vi mais nada falando sobre ele.
Abço
Ele está no mercado, tentando. O problema é que tem muita gente fazendo o mesmo.
Abs
Espero que o baiano consiga uma vaga. Torço para ele. 🙂
Depende de que tipo de ambição estamos falando…..
Ambição esportiva ?
Ambição financeira ?
Ou mesmo ambição por ficar numa teórica tranquilidade, sem precisar enfrentar novas situações…..
Ambição de ser campeão. Afinal, para que mais voce estaria em uma das melhores escuderias da F1 se não para ser campeão? Eu me pergunto quanto vale o sonho do Massa…
Pessoal, acho que devemos aguardar para fazermos um prognostico sobre o futuro do FM na Ferrari. Podemos criticar sua falta de competência, de motivação, de garra neste ano. Mas sabemos que totalmente estúpido ele não e.
No inicio da carreira (obviamente com outro nível de motivação e foco), o mesmo Massa teve problemas com Peter Sauber por não dar passagem a, se não me falha a memória, Heidfeld ou Frentzen. Por que? Não tinha nada a perder.
Em 2013, nosso “amigo” Massa tem alguma chance de renovação para o ano posterior? Alguma perspectiva? Logo, o que ele tem a perder se der uma sacaneada na Ferrari?
Nao estou defendendo sua pilotagem, seu caráter ou capacidade. Só acho que a renovação de apenas um ano pode ter sido um tiro no pé. A equipe emitiu o sinal: “na falta de alguém melhor, vai você; mas não o queremos a partir de 2014”.
Nao me surpreendo se o FM quiser dar o troco a equipe que mais inimigos tem na F1, um ambiente sabidamente de trapaças, traições e trambiques. E nao faltara gente interessada em dar emprego (e suporte) ao FM se ele mostrar o mínimo de dignidade e garra (do lado de lá da mesa estão, pelo menos, Red Bull, McLaren e Mercedes). Aguardemos.
O Felipe Lento vai ser “MASSA-CRADO” por mais um ano!Medíocre esse Zacarias Tupiniquim !!!
Massa só renovou por que Alonso deixou, deixou até por que ele não é bobo e sabe que se fosse Perez que garantia ele teria que o menino não ia para cima dele.
A verdade que Massa não é bobo, se ele sair da Ferrari ele tem vai ficar sem salário, e além de que vai ter que arrumar dinheiro para levar!
E mais acredito eu que Massa não tem mais mercado na F1, vai ter que correr ano que vem de Stock, Rubinho já tá por aqui, só espero que ambos não recebam ordens de equipe por aqui também.
http://www1.skysports.com/formula-1/news/25460/8132812/How-The-F1-2013-Grid-Is-Shaping-Up
Vc viu essa lista da skysports? parece bem plausivel…
Faz uma sua a’i tb Fabio.
Vou fazer.
Abs
“A shame, but money talks”
A melhor definição que eu ja li sobre contratos de formula 1.
Importantente renovação… Weber tem seu contrato até 2013 também, vettel 2014… Se fizer uma boa temporada amo que vem e por estar na ferrari, uma equipe de ponta, acho que deve ir para uma das vagas na rbr já que vettel deve ir para ferrari e weber aposenta. Peres deve ser um fiásco… Não há pilotos bons o suficiente para concorrer com ele, alias só ficou na ferrari por isso. Se fosse para uma equipe menor, acho que seria pior. Agora só depende dele fazer uma temporado boa ano que vem. Alguns vão discordar do que digo, mas é a minha opnião.
É Fábio, exatamente assim, sem por nem tirar no seu comentário, tbm acho, sem ambição nenhuma, agora fica a critério do público se torce por ele ou não, se o público tiver um pouco de inteligência não torce, é perder tempo, já não torço pra ele a muito tempo.
Não vejo ele como esportista, mas sim como um funcionário que não tem ambição e nunca vai chegar no topo.
Para mim a ferrari blefa em dizer que vettel não vira em 2014 mas a ferrari é esperta fala assim porque sabe que massa ainda pode render e pode acontecer uma coisa que eu duvido muito mais que pode mudar os planos da ferrari que caso felipe brilhe no ano que vem e vire protagonista na temporada 2013 ai a ferrari vai ter que provalmente renovar com felipe para 2014 mas a ferrari pode mandar felipe embora mesmo com uma bela temporada em 2013 uma coisa eu posso afirmar o vettel um dia ainda pilotará a ferrari pode não se em 2014 ou 2015 mas de 2016 não passa ja que 2016 será o ultimo de alonso como piloto como ele mesmo falou ae a ferrari pode ta dando outra cartada que é a de Hulkenberg ir para a sauber a ferrari que tem uma parceria com a sauber pode fazer a mesma coisa que fez com felipe dar experiencia pra ele na equipe da sauber e depois que o grande astro da equipe se aponsentar (alonso) na epoca do felipe (schumacher) a ferrari por ele como o piloto da equipe e contratar um grande piloto pra fazer companhia para o “novato” hulkenberg na epoca do felipe (raikkonen) agora (vettel) a ferrari gostava muito do perez acabou perdendo e agora blindou o hulkenberg para não acontecer a mesma coisa que aconteceu com perez outro piloto da ferrari que nao podemos descartar é Jules Bianchi, piloto de testes da Academia de pilotos da Ferrari e é muito bom e rapido piloto so saberemos essa respostas a partir de 2014 o futuro deve trazer grandes mudanças para a maior categoria do automobilismo que é a f-1
Eu não acho que ele errou, se fosse para mudar de equipe que mudasse antes, agora depois dessa porcaria de temporada você acha que ele teria espaço em alguma equipe? Sair da Ferrari para ser primeiro piloto da Marussia seria um ganho?
Ele fez o certo, e se não for burro tentará fazer uma temporada decente no ano que vem para no fim da temporada tentar uma transferencia para uma Lotus, Sauber ou equivalente.
Acho que a frase é: “melhor ser segundo piloto da Ferrari (rico) e ter a chance de vencer provas, a ser o primeiro piloto da Hispania (pobre) e brigar apenas para estar no grid”. E não digo isso como demérito, tenho certeza que inúmeros hipócritas que hoje criticam o brasileiro, se estivessem lá, fariam exatamente a mesma coisa. E qual o problema ser menos veloz que Alonso? O espanhol é o melhor da atual F1! Deixem de ser ufanistas e assumam que não temos um cara tão rápido quanto ele. Preferem, DE VERDADE, ver Massa andando de Marussia e brigando pra se classificar?
Isso sem contar os acasos que só acontecem com quem está no lugar certo na hora certa. Lembram-se de Eddie Irvine em 1999? Pois é, Schumacher era primeiro piloto, tinha a equipe Ferrari inteira nas mãos e o irlandês inclusive já tinha dito que deixaria o time porque não queria ser somente um coadjuvante. Pois então, o alemão bateu no GP da Inglaterra, quebrou a perna direita e a equipe se viu obrigada a fazer de Irvine seu primeiro piloto. E ele só não foi campeão por um erro da própria equipe, que se “embananou” numa troca de pneus no GP da Europa, o que custou os dois pontos que decidiram o mundial a favor de Hakkinen.
Duvido que se Irvine estivesse numa Arrows ou Prost pudesse ter tido essa oportunidade. Se Massa estiver na Hispania, ou até mesmo na Force India ou Sauber, certamente não terá.
E enquanto os críticos ficam aqui batendo na atitude (ou falta de atitude) de Massa, Rubinho, Berger e outros “segundos pilotos”, estes todos estão vivendo do que mais gostam, que é dirigir um carro de corrida! Com os bolsos cheios e muito preocupado com a opinião de vocês…
Assino embaixo! RBR, McLaren, Lotus, Mercedes já fecharam com seus pilotos para 2013 e em alguns casos para 2014, 2015…
O Adriano está certo: que outra opção VIÁVEL teria o Massa?
Verdadeiro banho , parabens Adriano por mostrar sua visão , a maioria é hipócrita de falar que correria na sauber mas não daria passagem para o alonso,
Queria ver se fossem eles se iam escolher ficar no pódio de vez em quando ganhando ~12 Milhões ou ficar na sauber e ganhar ~2milhões
Acho q nem mesmo o mais hipocrita de nos todos (tomara q nao seja eu) diria q nao um salario na casa dos milhoes de US$ nao êh uma coisa supercool em praticamente qualquer trabalho do mundo. Mesmo assim, talvez eu desse o beneficio da duvida se alguem me dissesse q consideraria seriamente “mudar de ares” caso seu chefe declarasse publicamente que a razao pra nao contratar alguem pra posicao que voce ocupa consiste na competitividade, implicando que seu o job description consiste em ser ou incompetente ou servil. Talvez se trate de um hipocrita; mas tambem pode ser alguem de estomago fraco. Vai saber? Em todo caso, definitivamente nao eh da minha conta o q cada pessoa faz pra ganhar a vida (e confesso q mal posso conceber a vida de alguem q ganha um salario daquele), mas como fa de F1, sei la; prefiro os pilotos q correm pra vencer. E mesmo como fa brasileiro de F1, qdo eu digo q alguns compatriotas foram pilotos especulares, gostaria q as pessoas entendessem q me refiro ao talento daqueles pilotos, nao um adjetivo q aplico displiscentemente aos q nasceram no mesmo pais q eu (embora isso me obrigue a afirmar tambem q entre os melhores de todos os tempos tb tem um argentino). Mas cada um, cada um.
Quando nos brasileiros vamos deixar de torcer por pilotos e sim por equipes?
Quando teremos uma equipe brasileira disputando as maiores categorias do mundo, sem misturar futebol com automobilismo?
Será as respostas, NUNCA?
Diz ai Fabio o que vc acha?
Ainda estou esperando a resposta pra minha pergunta: qual piloto na historia recente da F-1 deu um passo atras para depois dar um salto a frente?
Hamilton está tentando. Raikkonen, de certa forma, também. Schumacher fez isso. Hill e Villeneuve tentaram. E mesmo que ninguém tivesse feito, acho que não seria motivo para não tentar.
Abs
De certa maneira tambem pode incluir o Grosjean nessa lista.
É verdade.
Grosjean foi dispensado é diferente
Fábio, esqueceu do seu amigo Barrichello.
É verdade. A Stewart foi uma aposta.
Abs
O américo teixeira do diario motorsport anunciou antes do lito ainda em agosto. lito, sim, cravou o dia.
Fábio, de repente ele não conseguiria se recolocar tão bem como ele conseguirá em 2014… concorda?
Parabens Massa, consegui mais um ano como franguinho no galinheiro da ferrari.
Discordo Fabio.
É melhor ser 2o piloto na Ferrari do que ser 1o piloto de uma equipe sem expressão.
Pense bem. Qum poderia hoje se opor ao melhor piloto da F1 na atualidade?
Vettel? Hamilton? Kimi? Perez?
Ademais é fácil “falar”, mas duvido que voce abriria mão de um bom salário numa grande empresa de comunicação, mesmo não sendo da equipe de ponta, para trabalhar num jornalzinho de bairro.
Francamente, sua opinião ressoa como factóide.
Com isso ele se consolida como o 2º melhor 2º piloto da scuderia
O esquema nao é nem pensar em 2013, mas sim, nestas ultimas corridas ja preparar 2014.
Concordo que nao acontecerá nada de diferente dos ultimos anos em termos de competitividade, por outro lado, a unico opção que teria seria uma Sauber (sem grana para investimentos), uma Force India que é uma incognita e só… Entao, melhor ficar na Ferrari (neste sentido) e pq nao começar a peita o Alonso em 2013 (sonho meu)
Ilusão pensarmos que os resultados virão em 2013, não virão pelo simples motivo que o Massa é um piloto pouco competitivo. Todos nós, seguidores da F1, nos acostumamos a torcer por gênios atrás do volante: Fittipaldi, Moco, Piquet e Senna. Do Rubinho prá cá, não apareceu mais ninguém, o Massa, se fosse realmente competitivo, teria tirado o time no final dessa temporada, porque , quem é bom na pista, também é bom com a carreira.
Pilotar um Ferrari pode ser o sonho de muitos pilotos, mas não podemos nos esquecer que o Senna e o Vettel nunca sentaram nesse cockpit.
Essa renovação só corrobora com a idéia de que ele está correndo atrás de uma boa aposentadoria.
Apenas penso que é difícil opinar, vez que o bolso (lotado de dolares) será o dele.
Concordo que desportivamente, não existem qualificações para o Massa.
O problema do Massa é que as principais equipes já ocuparam seus cockpits com campeões mundiais. A 2ª vaga dessas equipes, caso abra alguma, vai para promessas que não tiveram oportunidades em grandes equipes ao meu ver. Tipo, para as médias pq elas contratariam um Massa? Não vão ser campeãs, então qual o objetivo? Se a maioria delas tem que ter $$ para entrar? Só se ele, o que nunca ouvi falar ser sua principal característica, for um piloto com conhecimento técnico muito grande e trazer retorno no desenvolvimento do carro.
Para mim a ferrari blefa em dizer que vettel não vira em 2014 mas a ferrari é esperta fala assim porque sabe que massa ainda pode render e pode acontecer uma coisa que eu duvido muito mais que pode mudar os planos da ferrari que caso felipe brilhe no ano que vem e vire protagonista na temporada 2013 ai a ferrari vai ter que provalmente renovar com felipe para 2014 mas a ferrari pode mandar felipe embora mesmo com uma bela temporada em 2013 uma coisa eu posso afirmar o vettel um dia ainda pilotará a ferrari pode não se em 2014 ou 2015 mas de 2016 não passa ja que 2016 será o ultimo de alonso como piloto como ele mesmo falou ae a ferrari pode ta dando outra cartada que é a de Hulkenberg ir para a sauber a ferrari que tem uma parceria com a sauber pode fazer a mesma coisa que fez com felipe dar experiencia pra ele na equipe da sauber e depois que o grande astro da equipe se aponsentar (alonso) na epoca do felipe (schumacher) a ferrari por ele como o piloto da equipe e contratar um grande piloto pra fazer companhia para o “novato” hulkenberg na epoca do felipe (raikkonen) agora (vettel) a ferrari gostava muito do perez acabou perdendo e agora blindou o hulkenberg para não acontecer a mesma coisa que aconteceu com perez outro piloto da ferrari que nao podemos descartar é Jules Bianchi, piloto de testes da Academia de pilotos da Ferrari e é muito bom e rapido piloto so saberemos essa respostas a partir de 2014 o futuro deve trazer grandes mudanças para a maior categoria do automobilismo que é a f-1
MAIOR SALARIO DA F1… ISSO O FABIO NÃO COMENTA O Ron Dennis ja deve ta arrependido de ter dito no grande premio do Canada que o Hamilton se ‘quisesse permanecer na Mclaren teria que reduzir o seu salario a metade’ . Bem feito ao Ron Dennis , mesmo oferecendo o que a Mercedez ofereceu o Hamilton não ficou…. da proxima vez o Ron toma mais cuidado ao fazer este tipo de comentario em publico de um piloto do calibre do Hamilton… não se trata de Massa não…. parabéns Hamilton pela coragem… tenha um excelente final de temporada, quem sabe talvez campeao, e uma otima vida na Mercedez.
Não subestimem a força de milhões de dólares. Mais verdinhas dão tranquilidade.
É melhor ser primeiro piloto da Williams ou da Sauber pagando para correr ou ganhar um salário nível craque de futebol na Ferrari?
Mostrar ambição por outros valores $$$mostra que ele cresceu, mas perde-se o homem que arrisca. Veremos no ano que vem corridas razoáveis, nada mais.
Devido ao seu desempenho fraco nos últimos tempos, se recuperando apenas nas últimas corridas, sendo que ainda não convenceu, mas torço para que ele se mantenha no patamar que está. Acredito que seja melhor para ele continuar na Ferrari no ano que vem.
…até pq senão… restaria uma Sauber para ele. :/
Deu tudo certo como num roteiro de cinema, e agora só falta o Massa levar um 4 a 0 grande do Alonso, acima dos 100 pontos. E ano que vem deve começar uma nova boataria em relação ao próprio Massa para 2014. O Massa está completamente condicionado a pilotar pela Ferrari, mesmo ele sendo um subalterno, e quando ele sair poderá ser o fim de sua carreira.
Fábio,
sua opinião faz sentido, o Massa não vai brigar pelo título ano que vem porque o piloto pra isso é o Alonso. No entanto, ele pode continuar a crescente que ele vem apresentando e ter um bom campeonato em 2013. Se ele realmente entendeu melhor o carro e principalmente os pneus (antes tarde do que nunca) acredito que seja um bom sinal pra ele. Enfim, minha opinião é que com um bom ano em 2013 talvez ele não precise dar um passo para trás em 2014, mesmo que perca o lugar na Ferrari , se ele estiver competitivo é piloto suficiente pra sentar em qualquer equipe do grid.