Massa-2013
16/10/12 11:19Massa renovou com a Ferrari, como já imaginávamos, mas como apenas o colega e amigo Lito Cavalcanti cravou, na última sexta, no Sportv. Até a data do anúncio ele acertou: hoje.
O comunicado da equipe é dos mais sucintos que já vi: duas frases. Informa que é um contrato por apenas uma temporada, vencendo no final de 2013, e que ele será companheiro de Alonso. (Ah, vá…)
Imagino que Massa tenha suas razões para renovar. Mas não imagino quais sejam além de um bom salário e de pilotar para a mais mítica escuderia do automobilismo.
Porque, do ponto de vista esportivo, da competitividade, não há.
Não vejo motivos para acreditar que o Massa de 2013, dividindo equipe com Alonso, será diferente do Massa que dividiu equipe com Alonso em 2010, 2011 e 2012.
Em suma, parece-me sinal de pouca ambição.
Já escrevi aqui, algumas vezes, que uma mudança de ares seria uma boa para ele. Mesmo que para uma equipe menor. Às vezes, é preciso dar um passo atrás para tomar impulso e dar um salto à frente.
Ele preferiu ficar na mesma.
Ninguém se assuste se até o final do ano Massa acertar um muro e Alonso sair campeão!
Tem gente que gostia muitio ser pisado e ser tratado como o resto do cavalo do bandido!
Bom, parece claro que a renovação se deve a melhora de Massa na segunda metade do mundial e também da falta de pilotos com certa competência e experiência para guiar os carros vermelhos, os nomes disponíveis no mercado seriam apostas e pilotos como Raikkonen, Weber, Button, não querem se sujeitar a ser escudeiros de Alonso. Bom, o ano que vem Massa deve se superar ou ficará sem emprego em 2014.
Exercício de lógica:
1 – Montezemolo (Ferrari) não quer dois galos (Vettel) no mesmo poleiro.
2 – Ferrari contrata Massa.
3 – Portanto Massa não é galo.
4 – O que será Massa?
Acho que a Ferrari ficou sem opção… Contrato tampão e ela será uma das primeiras a anunciar seu segundo o ano que vem.
O mais engraçado é todos criticam o Massa sem antes observar quais as opções que há, pq vaga na Sauber convenhamos não é lá grandes coisas. Estão falando em dar um passo pra trás, na F1 de hj um passo pra trás significa q daqui a pouco o Massa terá d arrumar uns patrocinadores para continuar na categoria ou todos ae esqueceram o final agonizante do Rubimho que depois de anos d F1 estava nesta situação no final da temporada passada. Será q o Massa é louco, burro? Será q ele é ingênuo e não sabe q pra 2014 ele não estará lá? O Massa tem Maia tempo d F1 q todos noS q aqui comentamos, ele não é bobo e acredito q na temporada q vem será outro piloto, muito mais aguerrido até pela necessidade d galgar uma vaga no msm nível ou não tão inferior qnto a Ferrari, loucura é a Mc Lauren contratar Sérgio Perez, quem é este camarada, a primeira temporada com um pouquinho mais d destaque e pronto o cara tá na Mc Lauren, vejam as 2 ultimas corridas do cara… Ajuda aí gente!!! Ahhhh so para encerrar não se esqueçam daquela corrida forjada em 3008 q a FIA deveria ter anulado e não o fez em q o Alonso venceu, o Massa liderava e aproveitado o safity Car na pista foi para o pit enobfinalntodos sabem, com anulação daquela corrida o Masa seria o campeão 2008, mas parece q isso nós apagamo!!!
Entendo que o Felipe, não renovou só por DINEHIRO, afinal qual a equipe que iria contrata – lo? O Massa esta em uma equipe de ponta, e podera fazer um campeonato melhor em 2013. Na minha opinião foi a melhor opção, mesmo sendo essa de escudeiro.
A renovação é melhor do que parece. No ano que vem é possível que o Santander não tenha dinheiro para continuar patrocinando a Ferrari e o Alonso não continue sendo o indicutível número 1 sem a superioridade mecânica que agora tem.
Sinceramente, não sei como tem gente que consegue torcer para o Massa, juro, torço para qualquer um, mas para este cara não dá. O Barrichello, que era uma porcaria, perdeu para um cara que ganhou o título mundial 07 vezes. O Massa é o pau mandado do Alonso, que é um excelente piloto, sem dúvida, mas não é um Schumacher. Com isso chegamos a conclusão de que o Massa é AINDA PIOR que o Rubinho. Este Massa é RUIM, MUITO RUIM MESMO, ele é a prova de que na vida precisamos ter sorte também…e ele tem, só isso.
“Não queremos dois galos no galinheiro, diz Ferrari ao renovar com Massa”.
Alonso, claro, é um galo. E o Massa é o que?
Vc esta errado fabio ele deve ficar sim as boas vagas pelo que s eve so estaram disponiveis em 2015 e olha la ir para equipe pequena é fazer a besteira que o rubinho fez quando se encheu do schumi , acho que o massa para no final de 2013 e vai para yndi ganhar mais grana como o rubinho pois com ele esta com o bolso cheio
Fabio, mas um vez teremos só um piloto na formula 1 Bruno Senna, por que o Massa vai correr para o Alonso! E detalhe que sorrizinho amarelo dele! Será que teve que pagar para continuar!!KKKKK
Não gostei! Ele bem que poderia ter ido para Sauber!! Acho que todo mundo ficaria feliz!
Fábio, sei que há muita coisa para se passar, mas essa situação é possível?
Massa faz grande campeonato em 2013,
Vettel vai para a Ferrari,
Webber se aposente
Massa vai para a RBR e lidera a equipe
ao lado de algum jovem piloto.
Pode isso Fábio?
Massa ficou por que Alonso, quis.Outro piloto novato iria dar mais trabalho para dominar.Massa , já é um dominado.Aceitou reduzir seu salário, e terá mais 12 meses.Depois, só deus sabe.
Massa, se você ainda tiver um restinho de hombridade, em 2013 esqueça-se de que é o segundo piloto e dê tudo o que tem. Podem até te mandar embora, mas você vai recuperar o respeito que um dia teve dos fanáticos por automobilismo brasileiros.
Enquanto tiver SANTANDER bem grande estampado nos carros Ferrari, esqueçam qualquer chance para Zacarias.
Fábio,
Partindo do princípio de que é quase certo (99,99% de chances), de que o Massa não renova para 2014 e de que ele próprio sabe disso, você ainda acha que ele vai ser passivo, como nos anos anteriores, onde havia esperança de renovação??? Pode ser ilusão minha, mas acho que existe uma possibilidade muito maior, de vermos o Massa como em 2008 (ou melhor) no ano que vem, com a faca nos dentes… e dane-se o Alonso… até porque uma postura desta pode abrir mais portas em outras equipes de bom nível para 2014 (como uma McLaren, LOTUS e quem sabe uma RBR!!!). Concorda, ou acha imporvável???
amigão se Massa ameaçar passar Alonso, antes disso eles desligam o motor e não corre mais ou esqueceu o chute que eles deram no Rakoneim e o pagaram para ficar em casa jogando video game? Abs
Falou tudo esse bruno. O mercado agoratava fechado, esperar mais um ano e mudar. O massa na minha opniao foi muito lúcido no momento pq esta recuperado em sua forma e quando for sair da ferrarivai ser pela porta dafrente. Aposto uma rbr em 2014 pro massA
Bruno não parta desse princípio. esse e’o modus operandi ferrari, renova de ano em ano pra manter felipito na coleira dourada do time. Se ele rolar, abanar o rabinho, sentar, dar a patinha e não estragar os sofás de maranello com cavalinhos desenhados, eles renovam por mais um aninho, até lá os reporters colocam todos os outros pilotos do grid no lugar dele, e ele fica 8 milhões de dólares mais rico!!!!
Não consigo enxergar sentido nisso, pq ele estará sob contrato, poderia muito bem sair de boa e procurar outra equipe. Se ele ficar pq ele sacanearia as pretensões da Ferrari ?Ou vai me dizer que a Ferrari deixaria ele livre para competir com o Alonso? Se fosse outra equipe acredito que faria sentido, na Ferrari não acredito nisso
Concordo com vc. Neste momento é melhor ficar numa equipe de ponta e mostrar o que pode fazer do que ir pra uma equipe menor, considerando as vagas existentes não serem muito boas, quem sabe abrir a porta para algo melhor ainda. Vamos torcer, ele é um bom piloto.
Concordo com o Fonseca. Pode ser uma boa esse último ano de Ferrari, com o cara chutando o balde mesmo.
O Massa é muito rápido, basta lembrar os anos em que dividia a equipe com o Kimi.
Moçada pensem bem, F1 sem brasileiros sem ninguem pra torcer ou falar mal, seria muita chata não…. Salve MASSA FORZA!!!!!!!!!
A profissão de Zacarias Massa é piloto profissional de corridas. Assim sendo, ele chegou na categoria máxima, guia pela escuderia mais tradicional e recebe para correr, ao contrário de vários outros. Está claro que isso é tudo que importa para ele e os que o cercam (empresário, família, patrocinadores, etc). É uma pena que, uma vez mais, temos um poiloto brasileiro tão perto mas ao mesmo tempo tão longe de conseguir conquistar algo. O negócio é não perder tempo torcendo por vitórias do brasileiro, pois não vai acontecer. Nem perder tempo criticando-o, pois está claro que ele está conformadíssimo (talvez até feliz) como sendo super-segundaço piloto. Aos que ficaram tristes (como eu) de ver o descenco se jovem promessa veloz para capacho de Alonso e Ferrari, basta ignorar as atuações de Zacarias (assim como ele ignora as opiniões sobre sua performance).
Excelente Fonseca!!!
correto.
Concordo com seu post,e acrescento:”Triste geração que só viram campeões brasileiros em video.” Vai demorar para vermos outro.
O pior de tudo isso é que Massa nunca terá em 2013 um carro igual ao de Alonso. Se for mesmo piloto tampão, a Ferrari nunca lhe dará acesso aos segredos tecnológicos. A equipe nunca apresentará à Massa novos elementos aerodinâmicos ou mecânicos antes que estes sejam exaustivamente testados com Alonso. Só uma mínima parte. Hamilton é exemplo disso. Desde que houve dúvida de que se o piloto ficava ou ia, as portas da Mclaren se fecharam. Há quem diga na imprensa que Hamilton já não tem sequer acesso completo aos simuladores de corrida. Se eventualmente Alonso disputasse o título 2013, Massa nunca andaria para além do 6º lugar na tabela de pilotos, com corridas muito fracas. As chances de uma passagem para outra equipe se reduzem drásticamente. Não sei se Massa fez estas contas ou se já tem alguma promessa na manga. Se não tiver já este trunfo na manga, 2013 pode ser seu último ano na F1.
O Massa dependerá só dele , tomara que ele melhore para não ficar de novo como segundo piloto da Ferrari. Será que o piloto que tem mais patrocinio tem um carro melhor ? .Quais pilotos que tem pouco ou nenhum patrocinio na F1 ?
Vai continuar atrás do espanhol. Para o Alonso não há ninguém melhor…..
Ja dissemos aqui exaustivamente que isto era esperado, muito provavelmente a Ferrari terá um grande nome em 2014 ao lado de Alonso, enfim, até aqui nao há novidades
Mas nao bate uma indignação tremenda? digo como torcedor, ou será que só eu sinto isso?
Tudo bem que há um contrato a ser cumprido, a bolada nao deve ser magra, mas eu sinto pela falsidade, tipo em entrevistas o Massa explicar sua atuação como se tivesse as mesmas condições do Alonso.
Pra mim torcedor, é no minimo revoltante
Abçs
Concordo em gênero, nº e grau, Fábio!
Ambição zero! Quanto à competitividade, pode esquecer…vai ficar tudo na mesma! Ou os senhores se esquecem do passado: Dom Alonso não se cansa de dizer que nunca nenhum companheiro de equipe o superou em pontos em uma temporada de F1 e que o mesmo Alonso vetou uma possível parceria c/ Hamilton no time de Maranello? Por mais que esse tipo de parceria não seja muito comum na Ferrari…Uma possível mudança poderá sim ocorrer em 2014, já que o contrato do Massa foi renovado por mais um ano!
Hamilton, foi pra Mercedes uma equipe menor q a Mc Laren.
Para ganhar 100 milhoes!!!! Não esqueça
Depois desse assunto Massa e Ferrari, resta um outro assunto muito mais importante: O Gran Prix da Índia.
Então, veremos qual dos dois favoritos ao título mundial de F-1, vão conseguir abrir vantagem para o caminho rumo ao tri. Alonso ou Vettel?
Precisa andar bem forte para quem sabe andar de RBR ou Mercedes em 2014.
A falta de lógica venceu. Massa deve ter um tendência masoquista. A não ser que haja alguma possibilidade de Massa ir para a Red Bull em troca com Vettel. Webber se aposentava e a RB ficava com Massa numa fase de transição com um piloto mais novo junto com Massa. Não me parece minimamente possível, mas a lógica anda meio longe da F1 este ano. Tudo o resto é péssimo para a imagem de Massa e da Ferrari. O Brasil nunca teve um piloto na F1 que se possa considerar um barbeiro ao estilo Nakajima ou Salazar. Todos os pilotos brasileiros que passaram pela F1, vencendo ou não corridas e títulos, sempre foram bons pilotos que nunca causaram má imagem do esporte automóvel brasileiro. Alguns até dá dó que não tenham tido uma carreira longa para que pudessemos ver seus talentos se converterem em títulos. Já tivemos piloto campeão, bi campeão, tri campeão, vice campeão por 1 ponto, mas não lembro de de termos tido um piloto tampão. A meu ver uma humilhação que o país que tem 8 títulos mundiais não merecia passar. Da minha modesta e minúscula parte, a minha VAIA à Ferrari e seus patrocinadores.
“…mas não lembro de termos tido um piloto tampão”
Essa é a nova era do Brasil na F-1
“Às vezes, é preciso dar um passo atrás para tomar impulso e dar um salto à frente.”
Tipo… Hamilton?
Se for observar o mercado ele não teria onde correr, ou ficaria com um carro bom sendo coadjuvante, ou com um carro ruim sendo coadjuvante do mesmo jeito. Acho que o melhor que ele tem a fazer é ano que vem pilotar da forma como esteve no Japão e na Coréia, e tentar cavar uma vaga na RedBull já que Webber muito provavelmente se aposentará. A não ser que ele não queira mais nada com a F1.
Exatamente… é melhor ser um coadjuvante com desempenho confiável na Ferrari (para ganhar pontos em outras boas equipes) do que um Koba que pilota bem, mas devido ao desempenho irregular pode ficar a pé…
Juro que entendo a frustração dos que criticam essa decisão, eu também queria que fosse diferente, MAS não é…
Como já disse umas 3 vezes – e é só minha opinião -, o Massa tem que ser consistentemente rápido em 2013 para recuperar a moral visando mudar de ares em 2014… e uma vaga assim era a da Ferrari…
Em termos de probabilidade, é mais fácil a Ferrari ter um bom carro ou a Sauber??? Lembrando que a Mercedes patinou esse ano e duvido que isso ocorra novamente.
Exatamente…. tenho a mesma opinião… na boa, 2013 deve ser o ano da reconstrução da imagem do Massa perante as grandes equipes…
A probabilidade da Ferrari ser competitiva é bem maior do que da Sauber, por exemplo, que neste ano contou com uma Mercedes fraca, algo que não deve se repetir…
Assim, a única forma do Massa ter um desempenho consistente é correndo na Ferrari, já que não há vagas nas equipes maiores para 2013 – e, talvez, nem nas médias…
Também me frustra um pouco saber que dificilmente ele irá encarar o Alonso, mas se ele quiser vencer deve pensar em como ir para uma Red Bull da vida em 2014… e não será correndo pela Force India, não consigo engolir que isso seria possível…
sorry, achei que não tinha ido a msg anterior…
“Ele preferiu ficar na mesma.”, você encerra o post. E eu acrescento: como seu mentor intelectual, Rubinho Barrichello.
Abs,
Lessa
Amigos!
Lamento que a Sauber tenha se mostrado um bom carro apenas para circuitos de alta, assim como a Force India fez.
Estava com um palpite forte de que o Massa poderia voltar para a Sauber em 2013. Mas o carro do suíço empacou em circuitos mais complexos.
Concordo com a ideia da maioria dos companheiros. Massa vai buscar melhor desempenho, a fim de sonhar com uma equipe boa em 2014.
Espero que o patrício ganhe alguma corrida até o final do ano. O esporte brasileiro precisa disto, pois não temos pilotos jovens com potencial de assumir qualquer desafio em 2013.
E se Bruno Senna não for confirmado para 2013 em alguma equipe, vamos ter que nos conformar somente com um brasileiro no grid, ou seja, Felipe Massa.
Saiu no Autosport que é certo que ele estaria fora da Williams e que a única chance que ele teria em permanecer no grid em 2013 seria na Caterham, cujos pilotos (Petrov/Kovalainen) ainda não têm contrato para o ano que vem.