Massa-2013
16/10/12 11:19Massa renovou com a Ferrari, como já imaginávamos, mas como apenas o colega e amigo Lito Cavalcanti cravou, na última sexta, no Sportv. Até a data do anúncio ele acertou: hoje.
O comunicado da equipe é dos mais sucintos que já vi: duas frases. Informa que é um contrato por apenas uma temporada, vencendo no final de 2013, e que ele será companheiro de Alonso. (Ah, vá…)
Imagino que Massa tenha suas razões para renovar. Mas não imagino quais sejam além de um bom salário e de pilotar para a mais mítica escuderia do automobilismo.
Porque, do ponto de vista esportivo, da competitividade, não há.
Não vejo motivos para acreditar que o Massa de 2013, dividindo equipe com Alonso, será diferente do Massa que dividiu equipe com Alonso em 2010, 2011 e 2012.
Em suma, parece-me sinal de pouca ambição.
Já escrevi aqui, algumas vezes, que uma mudança de ares seria uma boa para ele. Mesmo que para uma equipe menor. Às vezes, é preciso dar um passo atrás para tomar impulso e dar um salto à frente.
Ele preferiu ficar na mesma.
Discordo totalmente de você Fábio.
Ser piloto da Ferrari é o sonho de todos os pilotos do mundo.
O massa vive esse sonho a muito tempo. Ocupa uma posição pela qual muitos e muitos pilotos pagariam dezenas de milhões de US$ pra ocupar.
Já foi vice-campeão pela Ferrari e tem o reconhecimento da melhor equipe do mundo na forma de um contrato pelo qual receberá o que muitos e muitos pagam pra correr.
Não vejo nenhum retrocesso na decisão do Massa permanecer, pelo contrário, cavou mais uma chance de lutar pelo título. Ano novo, campeonato novo, vida nova.
Você trocaria a Ferrari por uma Sauber da vida?
Duvido. Nem você, nem nenhum piloto que se preze.
Clovis
O Fabio nao disse que houve retrocesso na decisão do Massa em ficar, o que foi debatido aqui é “se” um possivel retrocesso nao seria uma boa pra ele agora, mudança de ares, e do ponto de vista profissional, e até uma ambição, pq nao retroceder agora, fazer uma boa temporada em 2013 e buscar uma equipe de ponta em 2014?
Clovis, fala serio, vc acha que ano novo, temporada nova e que o Massa vai ter chance de lutar pelo campeonato? serio que vc acha isso?
Cara, ao lado dele está Alonso, capacidade o Massa até tem, mas isso nunca acontecerá com o Alonso ao lado dele
Fala serio…
Fabio, entendo sua frustação, que é a dos brasileiros em geral e dos que foram “mal” acostumados com Senna e Piquet. Massa é um ótimo, mas não excepcional como aqueles. Teve sua chance em 2008 de alcaçar outro patamar, mas a equipe lhe tirou o título, ao liberar sua Ferrari com o tubo de combustível ainda conectado, em Cingapura, quando liderava. Em 2009 , de novo azar, foi atingido pela mola do Barriquelo. Quando voltou em nível de competição em 2011, já havia outro galo no galinheiro. Agora , segundo o próprio Montezemolo, voltou ao nível de 2008, porém, talvez seja tarde demais. A Ferrari não vai permitir competição interna, nos moldes da McLaren ou RedBull.
Abraço
Essa é a oportunidade dele, estava muito em baixa e tem chance de mostrar que tem lenha pra queimar. Como mostrar isso? Andando perto do Alonso; não foi andando perto so Shumacher que ele conseguiu se estabelecer na F-1?
Nunca torci por este SEGUNDO piloto e, após a prova anterior, torcerei sempre contra.
Deixei de torcer para o Barrichello depois que ele permitiu, na reta final, que o Alemão passasse, por ordem da equipe, em uma prova da Suécia, se não me engano.
Na prova passada a Ferrari ORDENOU que o Massa NÃO passasse o Alonso. Será assim em 2013 também.
Que saudades do PIQUET e do SENNA. Jamais um destes dois iriam se curvar a uma equipe, seja ela qual fosse.
prova na suecia? isso talvez nos anos 60 ou 70.
A Suécia não tem Grande Prêmio desde 1978. Foi na Áustria em 2002.
mais uma viuva do Senna e Piquet
pelo jeito esse manja, prova na Suécia ?
ajeaheuaheuaheuahe, chorei aqui
Fábio, o Massa recebe salário de piloto “top de linha”. Você acredita que tenha tido uma redução do ordenado nesse novo contrato?
a formula pro massa eh a seguinte: um bom campeonato em 2013, de preferencia com pelo menos uma vitoria, pra sair da ferrari e ocupar o lugar do vettel na red bull.. ate pq com a saida dele pra ferrari em 2014, com o hamilton indo pra mercedes e o schumacher aposentando, alem do menino prodigio de 2012 (perez) indo pra mclaren em 2013, quem mais ocuparia o lugar de vettel na red bull? so’ depende de massa.. acho q agora as opcoes dele sao muito limitadas, seria pra ir a force india ou lotus (se a lotus tiver afim de trocar o maniaco da primeira curva ano q vem).. eh isso
Dizer que o Alonso é bom é chover np molhado. Daí a assumir que ele é ‘grande demais’ para o Massa, acho um exagero.
Aparentemente o trauma da Hungria foi superado e, sendo assim, antevejo ótimos embates. Óbvio que o Massa deverá manter-se rápido até o fim dessa temporada e se dedicar como um leão para a próxima. O que aconteceria se Massa suplantasse o Alonso de forma continua – não necessariamente tão contundente como a que sofreu em 2012 – mas suficientemente forte para que não houvessem mensagens de rádio tão ‘sugestivas’ quanto as desse ano?
Eu achei bom, assim teremos alguém para torcer pra chegar ao pódio e ele pode fazer uma boa temporada e sair pra RBR ou outra grande.
É fácil dar pitaco. O Massa não é criança e precisa pensar muito bem antes de se lançar em aventuras. Mesmo porque ele não esse ás que alguns imaginam.
Porque v., Fábio, não deixa a Folha e se lança em um “periódico” do Interior, com toda a ambição que não lhe faz falta!!!
Para ele o importante era continuar ganhando o dinheiro dele e dirigir um dos carros mais fantásticos do mundo. Dê-me isso como carreira e eu serei muito feliz.
Mas é claro que não irá disputar título. Não criem expectativas disso. Poderá sim, ganhar uma corrida e fazer podiums, mas se pensarmos que apenas 1 piloto dentre os 24 irão ganhar e ele estará em uma equipe que proporciona ele fazer isso, ele terá a possibilidade de fazer uma boa temporada, mostrando trabalho para partir para uma nova em 2014. Algo que ele não fez nesse ano.
Quanto a estar se tornando um “novo Rubinho”. Acho que isso não é verdade. O Rubinho sempre foi muito mais piloto que o Massa e a injustiça dentro da equipe sempre foi maior na época do Barrichello. E o Rubinho quando chegou nesse dilema saiu da Ferrari, enquanto o Massa implorou para ficar.
Acredito que a única semelhança é que será segundo piloto como o Rubens foi também e como ele mesmo já tinha sido em 2006 com o Schumacher e de 2010 em diante com o Alonso.
Fabio, concordo que o Massa nao tem muito o que disputar em 2013, a nao ser que abaixe um santo nele, mas qual piloto na historia recente da F-1 deu um passo atras para depois dar um salto a frente? Vide Kovalainen, Barichello, Trulli, Villeneuve, … todos esses correram em equipes de ponta e depois mudaram para equipes menores (e nunca mais viram a vitoria – exceto Rubens na BrawnGP).
Concordo contigo… pra que se preocupar com a torcida quando ela de escracha nas derrotas? Ele fez melhor em ficar mesmo…
hamilton…foi para a Mercedes Benz…q é inferior à McLaren hj.
Hamilton ainda nao pode ser julgado por sua atitude (mudanca), por isso nao eh bom exemplo. Quero saber de um bom exemplo do passado! Ainda estou esperando a reposta da minha pergunta: qual piloto na historia recente da F-1 deu um passo atras para depois dar um salto a frente?
E vai enterrar a carreira, quer apostar?
Fernando Alonso em 2008 saiu da Mclaren para a Renault. Dois anos depois virou o “dono” da Ferrari
Fábio, acho que até para um troca de ares a renovação é boa. Um 2013 bom do Massa, sem os problemas e inconsistências que enfrentou esse ano poderia garantir interesse até de uma equipe grande.
Reclamar de quê? Ja estava na cara essa renovação de contrato para 2013.
E não havia outro piloto à altura do brasileiro para substituir. Muitos outros pilotos se esquiram em correr para a Ferrari, pois, isso comprometeria a carreira profissional de um piloto que tem a ambição de vencer.
Chega à ser cômico, mas infelizmente, é assim que funciona, não na F-1, mas na Ferrari.
Vejo duas possíveis ideias que Massa possa ter. A primeira é a já batida, melhorar seu desempenho, tentando andar próximo do Alonso, ou seja, fazer uma temporada inteira igual ao seu fim de temporada atual para atrair as equipes para 2014. Como já disseram, hoje ele não atrai. Dificilmente seria contratado por alguma equipe competitiva. A outra solução seria muito difícil, mas não impossível. Começar descendo o sarrafo, quando está tudo indefinido, inclusive as ordens de pilotos. Se ele começar o ano na frende do Alonso, poderia argumentar que a equipe poderia pelo menos dar igualdade de condições. Poderia mostrar que pode brigar pelo título (como de fato já brigou e já foi primeiro piloto). É muito difícil, por outro lado o piloto tem que estar sempre procurando desafios, tem que ter ambição. Se ele realmente pretende iniciar o ano batendo Alonso, é uma grande ambição, mesmo que ele não tenha condições hoje de fazê-lo. Querer fazer pode ser um grande começo, principalmente se ele quiser de verdade.
Acho que quando começaram as negociações entre equipes e pilotos para 2013 Massa ainda estava muito mal. Dificilmente conseguiria uma boa vaga.
Talvez ele tenha optado por ficar mais um ano pela possibilidade de fazer uma temporada melhor do que em 2012 e, assim, conseguir para 2014 um cockpit melhor do que conseguiria para 2013. Talvez na própria Red Bull, que pode abrir duas vagas em 2014 se Vettel for para a Ferrari e se Weber pendurar o capacete.
Qual equipe menor queria o Massa ? Se não fosse isso ai… era ficar em casa pilotando fogão. Tomara que ele seja melhor piloto que o Alonso no ano que vem.
Olá,Fábio! E então? Na sua opinião em 2013 teremos o Massa de 2007/2008 ou o fiel escudeiro de D.Alonso das Astúrias?Você acha que o contrato foi renovado pelo mesmo valor?
Concordo.
Massa esta se tornando o novo Rubinho.
O próprio dono da ferrari não o respeita muito e até o chamou de galinha ao anunciar a renovação.
PIOR QUE O RUBINHO…ASPONE DA FERRARI. aspone não, galinha, morta.
Sabe Fabio você está correto na sua analise, bateu a síndrome de Rubinho, e agora vai continuar um Galo e um Pato na Ferrari, Bem se Ele quer continuar sendo 2ª sendo o fiel escudeiro do do Espanhol é problema dele , será somente mais um fiasco nacional, falta piloto com garra e ambição para ganhar, vou continuar a não perder meu tempo assistindo esse Barrichelo 2.
Já pensaram se o Alonso não ganhar o campeonato esse ano ? Aí o espanhol vai vir sedento ano que vem , e Massa vai ter que abrir mais ainda para o espanhol . Enfim , ele deve estar feliz com seus 10 milhões de Euros anuais .
sua opinião só seria válida se MAssa fosse um jovem piloto em ascensão, mas, ao contrário, ele já está em decadência e não faria sentido ir para uma equipe pequena e começar do zero… então ele, com razão, quer esticar ao máximo a boquinha da Ferrari para continuar competitivo (embora não podendo vencer) e melhorar o pé de meia…
Concordo com você.
Entendo, mas não concordo com o Fábio. Villeneuve fez exatamente isso e sumiu da F1. Barrichello idem. Acho que ele tem mais uma chance de mostrar que pode andar no mesmo ritmo de Alonso e tentar buscar uma vaga numa equipe grande em 2014. Só resta torcer pro Massa.
Acho que o Massa insistiu em renovar com a Ferrari para reconstruir a reputação de piloto rápido. Convenhamos, nenhuma equipe grande contrataria o Massa agora.
Acho que ele vai usar 2013 para tentar pilotar como está pilotando no final desta temporada e procurar uma equipe forte para 2014. Me parece que ele está pensando assim. Ou realmente é um apaixonado pela Ferrari como ele mesmo diz, são 7 anos na equipe.
Mas a verdade, só ele sabe.
Acredito na mesma teoria.
Também concordo, olhando para o ano que vem a equipe que parece ter vagas é a RedBull, já que Webber só renovou por mais 1 ano também e provavelmente pára. E ainda há a história de que Vettel pode ir justamente pra Maranello em 2014. Vamos ver no que vai dar…
Eu estava em Interlagos em 2008 quando Massa perdeu o campeonato por 1 ponto. Aliás, acompanhei a temporada naquele ano como fazia na época de Senna. Voltei a ver um verdadeiro talento nas pistas, brigando com outro, que é o Hamilton. Mas naquele ano, não foi Massa que perdeu, foi a Ferrari, com toda sua soberba, porém, incompetência. Chamadas para o box fora de hora, mangueira de abastecimento presa etc. Apesar disso, o cara soube driblar o “fogo amigo”, até ter sido dobrado pela chuva de Interlagos e uma ultrapassagem na última curva. Não sei se vocês leram a reportagem de Cristiano Da Matta após sua recuperação do acidente na Indy. Dali se pode extrair um fato: o piloto perde alguns décimos de velocidade após um acidente como o dele e o de Massa. Piquet já declarou isso. Leva-se tempo, muito treino e recuperação da autoconfiança para retornar à performance anterior. O que eu quero dizer é o seguinte: Massa sabe disso e está trabalhando para retomar sua pilotagem agressiva. Ficar na Ferrari é o melhor para o momento e para o futuro. Tem tudo de ponta e a Ferrari sabe que deve a ele aquele campeonato de 2008 jogado no lixo. Tem mais: Alonso precisa ser campeão neste ano ou no máximo em 2013 pela Ferrari, pois do contrário as peças do tabuleiro serão trocadas. Se Alonso não cumprir seu papel com a Ferrari até 2013, poderá ser uma ótima chance para o Massa voltar a brilhar em 2014, pois sem título, Alonso não fica na Ferrari em 2014, por ele mesmo ou por vontade da própria escuderia. Veremos.
Só não concordo que a Ferrari vá querer retribuir as kagadas de 2008 se Alonso não for campeão até 2013, talvez essa renovação seja um reconhecimento, haja vista a impressionante pressão da imprensa italiana para manda-lo embora antes mesmo do final desta temporada.
Também fico triste com a falta de respeito da maioria com relação ao Massa….no dia que ele for mais rápido, pontuar e ganhar mais corridas que o espanhol, com toda certeza ela passará a ganhar os 30mi de euros e Alonso os 10.
Valter, eu penso que o reconhecimento da lambança de 2008 está na renovação do contrato. 2014 poderá ser aberto sem 1º e 2º pilotos (caso o Alonso saia), mas com Massa dentro, brigando pela 1ª opção, como fez com o Raikkonen. Abs.
Seu comentário foi perfeito. Bem melhor estruturado que o do pseudo jornalista.
Depois daquele acidente pavoroso, ficou difícil se manter competitivo. No mais, Alonso é o melhor piloto da atualidade, o que complica ainda mais.
Fabio já sei como resolver o problema do Massa.É ele chegar sempre em segundo e esperar o Alonso quebrar ou bater.
Concordo com voce Fábio. Boa sorte ao Massa!
Infelizmente, para algumas pessoas como eu que tivemos a oportunidade de acompanhar grandes pilotos brasileiros e estrangeiros, a F1 não consegue despertar mais qualquer interesse. A qualidade dos pilotos piorou muito e já não temos grandes disputas, há muito tempo.
Fabio,
Concordo plenamente com você e digo mais: Ficou claro pra todo mundo que o presidente da Ferrari, quando disse que não colocaria “2 galos” no mesmo galinheiro, quis dizer que Massa não representa uma ameaça para Alonso para não dizer outra coisa.
Acredito também que a Ferrari só passou a dar um carro igual ao do Alonso para o Felipe a partir da segunda metade do campeonato, quando Alonso já abria uma diferença de 100 pontos. Agora sim, é interessante o Massa ir mais pra frente. Antes de abrir 100 pontos de diferença, o Massa poderia ter alguma esperança de disputar o campeonato, algo que a Ferrari não deseja, ou melhor, deseja sim, que o Alonso dispute o campeonato. Acrescento ainda que a patrocinadora principal da Ferrari deve ter selado com a escuderia a preferência por Alonso, ora, o banco é espanhol.
Portanto, concordo muito com você, quando fala em falta de ambição do Massa. Atualmente torço para o Vettel e Raikkonen, que são dois pilotos valentes que não aceitariam, e nem ninguém teria coragem, de falar pra um deles “Fernando is faster than you”…
Massa, que era nossa esperança, já não dá mais pra torcer. Já era!! Se “APEQUENOU”.
Nelson
Bom mesmo só para ele.Desde a morte de SENNA a safra foi só de bananas.
Na mesma quem vai ficar é o torcedor brasileiro. Massa segue os passos do Rubinho: conformado e muito rico.