Massa-2013
16/10/12 11:19Massa renovou com a Ferrari, como já imaginávamos, mas como apenas o colega e amigo Lito Cavalcanti cravou, na última sexta, no Sportv. Até a data do anúncio ele acertou: hoje.
O comunicado da equipe é dos mais sucintos que já vi: duas frases. Informa que é um contrato por apenas uma temporada, vencendo no final de 2013, e que ele será companheiro de Alonso. (Ah, vá…)
Imagino que Massa tenha suas razões para renovar. Mas não imagino quais sejam além de um bom salário e de pilotar para a mais mítica escuderia do automobilismo.
Porque, do ponto de vista esportivo, da competitividade, não há.
Não vejo motivos para acreditar que o Massa de 2013, dividindo equipe com Alonso, será diferente do Massa que dividiu equipe com Alonso em 2010, 2011 e 2012.
Em suma, parece-me sinal de pouca ambição.
Já escrevi aqui, algumas vezes, que uma mudança de ares seria uma boa para ele. Mesmo que para uma equipe menor. Às vezes, é preciso dar um passo atrás para tomar impulso e dar um salto à frente.
Ele preferiu ficar na mesma.
Massa quer dinheiro. Pouco importa resultados. Simples assim.
Mais do mesmo. Massa é mediocre e mero coadjuvante.
Nunca foi mais que isso e nunca será mais.
Pelo menos ganha um bom dinheiro até 2013 e depois vai para a Stock, fazer companhia para o Rubinho e cia.
O que Massa precisa fazer agora é um campeonato ao nível das ultimas corridas, assim poderá concorrer a uma vaga em uma equipe de ponta… talvez a red bull, já que vettel sairá. Ou até a Williams, com a sua ascendência como equipe, agora na equipe só falta piloto porque tanto o Maldonado e Senna não conseguem fazer jus ao equipamento que tem.
Meu Deus!!!!!
Estamos discutindo sobre o Massa, é isso????
Alguém já ouviu falar de um tal de Ayrton Senna? Ou Nelson Piquet??? Ou ainda um tal de Emerson Fittipaldi??? Isso só para falar de brasileiros.
E alguém, alguma vez na vida já ouviu dizer que algum desses listados acima teve que ficar implorando por uma vaga, seja na Ferrari ou qualquer outra equipe?
Cuidado com os ídolos que criam, pois eles refletem os liderados.
William, você não deve acompanhar F1… Senna implorou por uma vaga na Willians! E não foi o Bruno, foi o Ayrton mesmo.
–
–
Pelo sorriso amarelo de felicidade do “encosto”.. imagino a conversa…
–
Sr. Massa você continuara na equipe fazendo o que sempre fez…”lavando, secando e polindo” o carro de Fernando.
–
TORCER PARA UM MECENÁRIO FEITO O MASSA…..NUNCA MAIS !!!!!!!!!
O Massa fazer o que gosta e ganhar milhões me parece privilégio. Ainda faz parte da elite de pilotos do automobilismo mundial. Os suíços adoram o Massa, a Sauber poderia tê-lo contratado, mas preferiu ficar na Ferrari. Parabéns pro Massa.
Agora só falta o Bruno acerta para 2013.
De preferencia na Willaims, em segundo plano a Force India.
Tomara que Razia também condiga uma oportunidade mesmo em uma Marussia ou Cartheram.
Fabio, o que vc acha que o Kimi vai anunciar???Tem chance de ele ir para a Red Bul em 2013???
ACHO que é algum patrocinador.
Abs
Já anunciou.
Makia Racing. Grife finlandesa de roupas esportivas.
Você diz: “Imagino que Massa tenha suas razões para renovar. Mas não imagino quais sejam além de um bom salário e de pilotar para a mais mítica escuderia do automobilismo.” será que isso não quer dizer NADA?????? Será que já não é suficiente????Além de um carro BEM melhor dos que vc queria que ele fosse?
Seixas,de 0 a 10,qual o peso da opnião do Alonso nessa renovação?abs.
11.
Obrigado pela resposta,mas que e duro ter que ler isso é…Será que um dia voltaremos a ter um piloto na F1 que honra o que tem no meio das pernas?
Andre, isso acontecerá no dia em que o automobilismo no Brasil deixar de ser um esporte EXCLUSIVO de filinhos de papai mimados.
Infelimente isso nunca vai acontecer,Alberto.Estamos em um pais onde uma bateria de 15 minutos em um kart indoor (todo arrebentado diga se de passagem) custa em torno de r$70,00,tenho a maior dificuldade de encontrar 8 colegas aqui em Itu que estejam dispostos a pagar esse valor para mim conseguir fechar uma bateria.Olha o texto que o Lito Cavalcanti escreveu no final de 2011, copiei e colei um pedaço dele aqui :
Tudo bem, Lucas deve participar, como titular da equipe Peugeot, do novo Mundial de Endurance, nova denominação para o campeonato de protótipos. Os carros são extremamente sofisticados, carregam até mais tecnologia do que os F1, e segundo o piloto é muito similar em termos de guiada – mas ele ainda procura um lugar na F1. Esse sempre foi o sonho, o objetivo. E esteve muito perto de ser alcançado. Não lhe faltou talento, capacidade nem trabalho, mas lhe falta dinheiro.
Então, caríssimo leitor, pense bem e me responda: vale a pena você direcionar seu filho para esta carreira? O menino é rápido, concentrado, trabalhador e ama as corridas. OK. E você? Tem dinheiro para encarar os custos exorbitantes do kart; das categorias de acesso como a FRenault; da F3, que é absolutamente imprescindível na formação de um profissional; da World Series; da GP2? Tudo bem, você sabe que estamos falando de algo na casa dos cinco milhões de euros (caso tudo dê muito certinho), não sabe?
Pois bem. O menino abriu mão da adolescência para viver de pista em pista correndo de kart. Depois, perdeu a companhia dos amigos e dos primeiros namoros porque precisou se mudar para outro país a fim de se adestrar nas primeiras categorias. Já então, começou a sofrer as pressões de chefes de equipes, a responsabilidade de representar patrocinadores, caso os tenha tudo. Agora, está às portas da F1, possivelmente com um currículo altamente recomendável. Só falta arrumar uns 10 milhões de euros.
Diga lá: vale a pena? Não vale usar o Rubens Barrichello com o exemplo. Ele fez sua carreira, que por sinal foi e ainda é excepcional, em outros tempos e sobreviveu a estes tempos gananciosos.
Pergunte então ao Buemi, ao Alguersuari, ao Petrov, ao Liuzzi, ao d’Ambrosio, ao Bruno Senna ou ao di Grassi. Sabe o que eles vão dizer, sem sequer titubear? Ora, que pergunta. Claro que valeu. Sim, sempre, cada minuto. Afinal, é a F1. E igual à F1 não tem nada no mundo.
Deu pra entender o porque que automobilismo sempre será um esporte de filhinhos de papai mimados?
Se quiser ler o texto inteiro aqui vai o link(o texto e muito bom) http://blogdaggoo.blogspot.com.br/2011/12/no-mundo-cruel-da-f1-os-cifroes-falam.html
Alberto, esse não é um esporte barato em nenhum lugar do mundo. O problema não é o preço, é a falta de investimento em categoria de base. Exatamente o mesmo erro que comentemos no tenis, golf, esgrima, tiro e diversos outros esportes considerados “de elite”. São de elite no Brasil, nos EUA ou qualquer país europeu, mas nestes lugares há estrutura.
Não imagine que é barato andar de kart na Alemanhã porque não é, mas com investimento forte e sem roubalheira, aparecem Schumachers, Vettels e Sutils. Sempre filhos de famílias de classe média/alta. É a realidade, punto e basta!
Pessoal,
Por este motivo que destaquei a palavra EXCLUSIVO. Automobilismo é um esporte muito caro em qualquer lugar do mundo mas no Brasil quem não tem grana não tem NENHUMA CHANCE de tentar qualquer coisa, diferente do que acontece na Europa pois Schumacher, Hamilton e Raikkonen tinham condições financeiras menores do que muitos de nós(classe média comum), lá tem cara que paga do bolso e o cara que tem talento gente interessada bancando, aqui só tem o cara que pra chegar perto da F-1 tem que despejar alguns milhões de dólares do bolso, o outro não tem chance; o filtro SEMPRE é a grana e não o talento. Em tempo, o Di Grassi não tem grana pra entrar na F-1 mas já botou seus milhões do bolso também.
Não sei até que ano vai o contrato do Button. Mas ele está a vias de fato de sua aposentadoria, pode ser que Felipe Massa seja o piloto mais preparado em assumir esse papel, ou até mesmo o de Webber para 2014
Boa tarde Fabio
Mais uma vez aqui,fazendo comentario sorbre Massa na Ferrari em 2013, espero que seja a ultima ,falei pelo menos umas seis vezes que ele renovaria,por um desejo de Alonso , mas sempre fui ignorado, eu preferia que ele tivesse mudado, a Sauber seria bom , mas sabe como é dinheiro….fala mais alto, Maranelo só renovou porque não quer se indispor com Alonso, mas em 2014 Alonso vai ter que aceitar um novo companheiro não tem jeito.
Abs.
Fábio, continuar na Ferrari também é um passo pra trás pelos mesmos motivos que você colocou. Ele não será campeão pela Ferrari do mesmo modo que não seria pela Sauber. E acho que a Ferrari é um carro mais confiável que a Sauber para se mostrar um bom trabalho – apesar do Alonso. Não acredito no Massa na RBR, Maclaren e outras equipes top, mas quem sabe não seja com isso que ele esteja contando?
Concordo. Das equipes com algum tipo de potencial, a única que tem vaga é a Sauber e voltar para lá, na minha opnião, seria um retrocesso para Felipe. A Sauber está onde sempre esteve e penso ele não conseguiria nada muito relevante se pilotasse o carro suiço. Em uma temporada as coisas podem mudar, o contrato de Vettel com a RBR termina ano que vem e quem sabe? Acredito que Felipe Massa superou aquela fase negra de sua carreira e que, daqui para frente, alcançará melhroes resultados.
boa tarde fabio!!! respeito sua opinião, mas acho que esta na hora de você apoiar o Massa, você critica ele demais, da um tempo e para de bater no cara!
Mas ele esta certo, agora como vamos torcer pra um cara que vai ajudar o outro a ganhar é outro rubinho da vida…
O Massa da primeira metade da temporada não tinha como conseguir vaga em nenhum time grande. Se a performance dele durante todo o ano tivesse sido a mesma das últimas 5 corridas, ele poderia até ter tentar a vaga de Hamilton na McLaren ou a do Grosjean na Lotus, mas como reagiu muito tarde, a vaga na Ferrari já está excelente. Agora que ele parece ter entendido melhor os novos pneus Pirelli, pode fazer uma temporada melhor em 2013 e ai sim conseguir uma vaga melhor para 2014. Dada as circunstâncias, eu acho que a renovação foi ótima tanto para o Felipe como para a Ferrari.
A avaliação do Rafael me parece a mais acertada.
Diante da performance ruim do Felipe até o início da segunda metade do campeonato, é compreensível a dificuldade de entendimentos com outras equipes grandes. Assim, a Ferrari se transformou na momentânea melhor opção. Se em 2013, mesmo andando previsivelmente atrás do Alonso, os resultados obtidos forem convincentes novas possibilidades se abrirão. Torço pelo Felipe. Ser piloto de ponta não é nada fácil e ele é humano como eu, como você. Na história, são poucos os semideuses que surgem e, assim mesmo, de tempos em tempos.
Concordo com o Fábio, é importante, em tempos difíceis, saber dar um passo atrás para saltar à frente. Mas entendo que é exatamente o que o Massa deve fazer agora, ficando um ano mais na Ferrari. Com os últimos resultados, ele não tinha muito o que oferecer ou demonstrar para nenhuma outra equipe para querer contratá-lo para 2013. Ficar na Ferrari representa uma grande oportunidade para reconstruir seu nome, e abrir portas para 2014. Caberá a ele a difícil tarefa de administrar a competição interna com o Alonso, o “trabalho de equipe” quase que contratual, e apesar disso, encontrar novamente sua competitividade e brilhar na temporada 2013 desde o princípio, passando a ser uma opção clara para qualquer equipe média ou de ponta.
De minha parte, desejo sucesso a ele. É tempo de incentivo, não de críticas. Ele carrega nossa bandeira lá fora. Dificuldades todos temos, o importante é dar apoio para que ele possa reverter a curva negativa do passado recente. Lembrem-se que criticar à distância é fácil.
Força Massa, que Deus te dê inspiração e força para voltar ao nível que já vimos, no passado, em que é capaz de pilotar. Ouça as críticas, afinal somos todos no Brasil técnicos de futebol e especialistas em F1, filtre, absorva o que te melhora, e descarte a paixão, e toca a vida.
Acho que é falta de opção e não de ambição. Correr na F1 em equipe pequena é muito pior do que ser 2o piloto em uma grande equipe. Se tivesse a opção de ir para McLaren, RBR ou até mesmo na Lotus acho que iria, mas para times menores seria o fim de carreira já no próximo ano. Acredito que a vontade de andar em carro bom é maior do que o dinheiro…
Com as portas fechadas esse ano, parece razoável ele ficar mais um ano na Ferrari, tentar fazer um campeonato bom e já ir desde o início do ano que vem procurando para onde ir em 2014!
Concordo com quem defende a permanência por mais uma ano. Não há muitas vagas disponívels, além daquela da Sauber. E o Massa não anda lá em grande fase. Ficar onde está e tentar fazer uma temporada melhor no ano que vem pode abrir mais portas do que ele teria este ano.
woooooow, quantos comentários tentando desvendar o presente e o futuro do grande piloto Felipe Massa do Brasil!!!
Fico supreso e extremamente pacheco de tanto interesse!!!
Olha pessoal, eu não queria ser chato, mas vou falar, pq tá entalado na garganta:
FELIPE, um campeão como você nunca surgiu, e nunca surgirá, és um piloto único, inigualável!!!
Verdade, igual ao massa não mesmo. Virão melhores e piores.
Fábio, a história moderna da F1 não corrobora sua tese. Quem desceu, não subiu mais. Acho que seus leitores estão certos: a péssima campanha de 2012 inviabilizou sua ida para outra equipe de ponta. Assim, ele preferiu ser rabo de leão que cabeça de rato. A chance dele é a de imitar o Barrichello: usar táticas diferentes de uso dos pneus e paradas para, de vez em quando(deu certo sobre o Schumacher…), aparecer 2 ou 3 posições à frente e inviabilizar a ordem de ceder posição. Não acredito que com o atual engenheiro de pista, Rob Smedley, consiga.
Já era esperado, a Ferrari quer um cachorrinho bem treinado escoltando o espanhol malandrão, e o Felipe tem medo de se arriscar por novos territórios, uma típica e medíocre atitude covarde de ambos os lados, a equipe mostra mais uma vez o clima tenso e desconfortável que um novo piloto encontraria por lá e o piloto prova o quão conformado está com o emblema de escudeiro que lhe foi pregado na testa. A imagem mítica da Ferrari, construída ao longo de uma década pelo domínio de Schumacher vai aos poucos sendo desconstruída por pessoas vaidosas como Alonso, Domenicali e Montezemolo, o Massa é só uma peça com defeito no lugar errado, não é respeitado por mais ninguém dentro e fora da equipe, é compreensível pela falta de postura que demonstra, pela falta de vontade. Sempre vejo italianos e especialistas no mundo do automobilismo criticando a rigidez e a frieza dos alemães e inglêses, mas é o tipo exato de gerência que a Ferrari precisa novamente.
Fabio,
Ha ainda o anuncio do kimi…. Do http://www.whatwillkimidonext.com/. O que sera?
Alem disso, voce acredita que o Massa de 2008 faz frente ao Alonso atual?
Abs
É bem notório que este post coloca, lado a lado, dois grupos com opiniões diferentes. Primeiro, o grupo daqueles que consideram positiva a permanência de Felipe na Ferrari em 2013, e de outro lado, aqueles que acham isso prejudicial, como foi em 2010, 2011 e 2012, esta última até a primeira metade da temporada.
Peço um pouquinho da paciência de quem ler este comentário, pois será um pouco longo, mas procurarei ser bastante convincente.
Eu era do segundo grupo. Pensava que o futuro de Felipe certamente seria promissor, mas fora da Ferrari, e as constantes derrotas em pistas para Alonso pareciam provas irrefutáveis, afinal de contas seu companheiro é, atualmente, o piloto mais completo da atualidade. Defendi isso ferrenhamente, com unhas e dentes… até o GP da Coreia, quando eu pensei um pouquinho mais.
O desempenho de Felipe tem sido muito diferente do que ele apresentou na primeira etapa de 2012. Ouso dizer que é diferente até de 2010 e 2011. A razão é simples: Felipe finalmente compreendeu o funcionamento dos pneus Pirelli, e melhor, soube como aproveitá-los ao máximo. E isto trouxe aquela confiança que faz o piloto render 2, 3, 5 décimos de segundo por volta, ou até mais.
Quem assistiu atentamente a corrida viu o quanto Massa estava rápido, e não foi durante uma ou duas voltas. Em comparação a Alonso, ele foi mais rápido continuamente, a ponto de pressionar o espanhol e ouvir do seu engenheiro, Rob Smedley, que ele estava mais rápido que Alonso.
Aqui abro um comentário: a pressão de Felipe foi proposital, foi uma forma de responder àquela frase ouvida pelo rádio na Alemanhã, “Fernando is faster than you”. Nas entrelinhas Smedley disse “Fernando is slower than you”. Massa poderia ter se mantido numa distância confortável, mas pressionou Alonso, mostrou que estava melhor que o espanhol naquela pista. Poderia ter ultrapassado e ido à caça de Webber. Seguramente chegaria em segundo, novamente, mas como precisava ajudar seu companheiro a ser tricampeão, achou suficiente dar aos críticos um aviso: “Não estou morto!”.
Ainda faltam quatro corridas, mas desta vez não podemos achar que se Massa chegar ao pódio, foi por pura sorte, porque alguém quebrou ou Grosjean fez o favor de tirar da prova. Agora me parece bem diferente, é porque ele está renascendo, de verdade.
Se Felipe está mais confiante após entender e tirar o máximo do carro com os pneus Pirelli, e se na próxima temporada os carros terão poucas alterações mantendo os mesmos compostos, por que não acreditar que Felipe estará muito mais competitivo até mesmo na Ferrari? Que outra equipe de ponta ele poderia escolher? Não há vagas na RBR, nem McLaren. A Mercedes não estará tão forte a curto prazo, mesmo com Lewis Hamilton e Nico Rosberg por lá.
Defendo a permanência de Felipe na Ferrari, por todo a dedicação e pela relação que ele tem com Maranello, construída desde 2006. E agora por saber que ele está voltando a ser aquele piloto aguerrido de 2008.
Um abraço a todos!
Corrigindo vc, Massa tem dificuldades com compostos mais moles. Basta uma mudança de compostos de pneus na próxima corrida que tudo volta ao normal.
Olá, Pedro Paulo!
Entendo que isso não é mais problema para Felipe, pelo contrário, seu desempenho tem sido muito consistente com os diferentes pneus. Não é à tôa que ele melhorou muito o seu desempenho. Tanto é verdade que Felipe pressionou Alonso e fez uma das voltas mais rápidas usando compostos macios, neste caso os mais duros para a corrida em Yeongam.
Um abraço!
Sonhar não custa nada, meu amigo. Utilizaram os mesmos argumentos para defender o Rubinho na Ferrari e deu no que deu…. Ou Felipe passa o Espanhol, ou sua carreira acabou. Não dá mais para ficar fazendo jogo de equipe e ficar engando os brasileiros… Não dá mais para ser o Macunaíma da F1. Se estiver na frente não pode deixar o cara passar. Se estiver mais rápido, tem que passar. Só assim a F1 valorizará o Felipe Massa. Caso contrário, vem correr na Stock.
Com um cara antiético como o malonos em uma equipe igualmente antiética como é a ferrari acho isso impossível.
Mas torço muito para estar errado e morder a língua
É o seguinte: Se realmente Felipe Massa conseguiu assimilar a capacidade dos pneus da pirelli, conseguindo tirar melhor proveito volta a volta, obtendo melhores tempos do que Fernando Alonso, com certeza, a resposta para a reação da Ferrari do espanhol esteja no excelente acerto do carro de Felipe Massa.
O problema é que todo esse desempenho do carro de Massa fica registrado na telemetria. E com todas essas informações do carro do piloto número 2 da Ferrari, vão parar direto para os engenheiros do piloto número1 que farão configurações do carro do espanhol, entende?
E não fique surpreso se, daqui a um ou dois Grand Prixs, o espanhol conseguir colocar 0,5 segundo na classificação ou por volta em comparação ao brasileiro, porque futuramente, copiarão e configurarão melhor os dados obtidos do desempenho do carro do brasileiro. E Alonso sabe muito bem se adaptar a novas configurações fundamentais para o carro.
Infelizmente, é assim que funciona em uma equipe de F-1 que trabalha somente para um piloto. E teria sido muito melhor que Massa não tivesse renovado com a Ferrari e fosse para um outro time. Essa é a minha opinião.
Valeu?
Olá, Régis! Agradeço a paciência que você teve para ler meu comentário.
É verdade que a telemetria serve de parâmetro, tanto para Alonso, quanto para Massa. Mas ela não é suficiente para explicar a vantagem do espanhol. Alonso ainda é o melhor piloto da atualidade.
Não estou esperando que Felipe tenha melhor desempenho que Alonso, mas acredito que a diferença, que antes era de mais de 5 décimos de segundo, caia significativamente, como realmente tem sido. Em todos os treinos desta 2ª metade da temporada a diferença entre Alonso e Massa tem ficado na casa de 2 a 3 décimos de segundo nos treinos livres e classificatórios, e durante as corridas essa diferença tem sido mantida, por vezes até negativa contra Alonso.
Acho que Felipe em 2013 certamente será o segundo piloto, mas seu desempenho não será pífio como foi este ano, se forem confirmadas as alterações nos carros e a permanência dos pneus Pirelli. Um abraço!
Não sou fã do Massa, mas achei seu comentário muito sensato, ponderado e bem baseado. Vamos ver se o tempo confirma sua teoria. E embora não seja fã do Massa, tb não detrator dele, então tomara que vc esteja certo.
Fabio , concordo com tudo que vc falou … Bem sintetizado !!
Porém estou aqui pra vc tentar fazer alguma coisa a respeito de um erro que cometera com o rubinho . Não sei se vc percebeu que no podio de Suzuka tinha um banner no fundo do podio com o nome dos vencedores de todos os anos no circuito e em 2003 no lugar do Barrica me colocam o nome do Schumacher … Sacanagem !!! Faz um barulho ai , afinal de contas aquela foi na minha opiniao a maior do Rubinho na categoria !!! Abraço
Fábio o Massa tinha outras opções??? Acho que não ou ficaria esperando e daria em nada.
Que coisa F.Massa esta fazendo agora o mesmo papel que Rubens fez.É uma pena para o esporte, a Ferrari não é de boa recordação para os brasileiros.Seria bom se o Massa tivesse em outra equipe mesmo que menor,pelo menos seria o primeiro piloto em vez de segundo. E o Bruno eim Fábio será que ainda tem chances em alguma equipe pra 2013?
O que a Ferrari não entende é que a F1 nunca esteve tão em alta quando disputavam numa mesma equipe Senna e Prost. A disputa levanta a moral da F1. O jogo de bastidores só tem afastados os amantes da f1.
Não estaria tão sorridente. A Ferrari nunca demonstrou respeito por ele. Se fosse eu já teria saído de lá há muito tempo.
Claro que iria renovar.Quem na atual safra de pilotos de F1 se sujeitaria a ser mero coadjuvante, tendo de abrir a porta para o
Alonso passar, mesmo com condições e carro mais veloz como no Japão.
Trata-se do melhor segundo piloto que a Ferrari pode ter,ganha pouca, não reclama
e ajuda a meta principal que é o mundial de construtores.
Seu comentário é sensato, mas não é de todo correto.
A Ferrari procura um cara com a atitude do Massa, mas com a capacidade técnica e tática superiores.
Um segundo piloto perfeito seria um cara que chegasse em segundo, quando o ás espanhol chega em primeiro. Enfim, alguém que pudesse roubar mais pontos dos outros do que o maneta Felipe Massa consegue.
Piloto fraco, fraco, sempre foi fraco.
Felipe ganha pouco? ranking salários 2012 em euros:
Alonso: 30 milhões
Hamilton: 16 milhões
Button: 16 milhões
Massa: 10 milhões
Vettel: 10 milhões
Webber: 10 milhões
Rosberg: 10 milhões
Schumacher:8 milhões
10 mm, eu pilotava ate carrinho de rolemã…………
E com 10 milhões de euros no bolso, trabalhando na equipe mais tradicional do mundo, e pra viajar e dirigir um carro de F1 o ano todo, ele deve estar mesmo muito preocupado com a opinião dos críticos…
Bom essa novela já vi com o Rubinho, reclama, reclama, mas fica por dinheiro, não tem ambição, não tem pespectiva, apenas a grana como desenhado nos olhos do Tio Patinhas, exatamente como o Rubinho, mas fazer o q né, muita grana e pouca emoção, mais um mercenário do nosso esporte.