Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Massa-2013

Por Fábio Seixas
16/10/12 11:19

Massa renovou com a Ferrari, como já imaginávamos, mas como apenas o colega e amigo Lito Cavalcanti cravou, na última sexta, no Sportv. Até a data do anúncio ele acertou: hoje.

O comunicado da equipe é dos mais sucintos que já vi: duas frases. Informa  que é um contrato por apenas uma temporada, vencendo no final de 2013, e que ele será companheiro de Alonso. (Ah, vá…)

Imagino que Massa tenha suas razões para renovar. Mas não imagino quais sejam além de um bom salário e de pilotar para a mais mítica escuderia do automobilismo.

Porque, do ponto de vista esportivo, da competitividade, não há.

Não vejo motivos para acreditar que o Massa de 2013, dividindo equipe com Alonso, será diferente do Massa que dividiu equipe com Alonso em 2010, 2011 e 2012.

Em suma, parece-me sinal de pouca ambição.

Já escrevi aqui, algumas vezes, que uma mudança de ares seria uma boa para ele. Mesmo que para uma equipe menor. Às vezes, é preciso dar um passo atrás para tomar impulso e dar um salto à frente.

Ele preferiu ficar na mesma.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. joel belmonte fialho comentou em 20/10/12 at 18:44

    Falou e disse Massa em 2013 fantastico
    sugundo piloto de Alonso

  2. gauss comentou em 19/10/12 at 22:07

    Fabio, o maior erro do Massa é pisar sobre a própria alma.

    Não serei segundo piloto. Hoje, ele assume o ser.

  3. Felipe comentou em 18/10/12 at 10:26

    O massa tem suas razões, ele sente-se em casa na Ferrari, viveu a vida inteira lá.

    É um emprego como outro qualquer, se você se sente bem onde estar porquê sair.

    Se ele correr como no auge ele tem condições de estar de igual pra igual com Alonso.

  4. Sandro comentou em 17/10/12 at 21:16

    Dar um passo atras? Ir para aonde?
    Em tempos de pilotos pagantes, quem iria pagar 6 milhões de Euros por um ano de contrato? Massa fez certo acertar mais um ano com a Ferrari. Vai receber bem e ter a chance de apagar a imgem deste ano e preparar bem a retirada da F1 no final de 2013.

  5. junioR - Tubarão SC comentou em 17/10/12 at 18:01

    Fábio, vc teve acesso a alguma notícia de bastidor, em relação a uma possível volta do Lucas di Grassi para 2013.
    Abs.

    • Fábio Seixas comentou em 18/10/12 at 9:38

      Não. Mas acho difícil.
      Abs

  6. Pereira comentou em 17/10/12 at 16:30

    Afinal, como saber exatamente o que se passa pela cabeça do brasileiro?

    É tão impossível assim que Massa fique na Ferrari por ter ainda a esperança de bater Alonso?

    Isto é, assumem que Massa se sente da mesma maneira que os espectadores sobre a chance de fazer frente à Alonso.

  7. Lucas comentou em 17/10/12 at 13:29

    Na boa esse Fabio Seixas só fala asneira, bom pro Massa não é uma mudança de ares, bom pro Massa é estar em uma equipe competitiva.

    • Adalberto comentou em 17/10/12 at 18:20

      Concordo com vc Lucas, Um carro ruim nesta fase seria pior. Quanto ao seixas, passouo ano interiro depreciando o massa, com seus comentarios maldosos e suas previsoes catastroficas, mas errou…….. de noooooovo.

      • Anthony comentou em 18/10/12 at 11:32

        Acho q a acusacao mais grave que eu posso fazer ao Fabio Seixas por ter passado o ano interiro depreciando o massa eh a de total falta de originalidade: fez exatamente aquilo que fizeram praticamente todos os veiculos de imprensa do globo (eu disse “do”, nao “da”). Claro que, sendo brasileiro, faltou paixao e patriotismo ao blogueiro, por nao exaltar a performance do compatriota. Na mesma, eu nunca entendi porque o nosso noticiario economico fica falando que existe inflacao e insistindo que nao somos a maior economia do mundo. Ficar dando esse tipo de noticia catastrofica nao ajuda ninguem. Cade o espirito civico? Nao vem q cada vez que dizem q o brasil nao vai crescer o Eike Batista perde uma fortuna em valor de mercado das suas empresas? Temos que torcer pelo Eike tambem, gente, que, assim como o massa, eh apenas um brasileirinho q esta vencendo num mundo muito grande. A diferenca, eh q, por ja ser bilionario, o eike pode se dar ao luxo de fazer negocios apenas por esporte, enquanto o massa, que ainda nao passa de um pobre milionario, pratica o oposto…

    • Anthony comentou em 18/10/12 at 5:24

      Concordo com a parte onde diz que “bom pro massa” (pra qualquer piloto, alias) seria estar “numa equipe competitiva”. Logo, nao a ferrari, ja que la ele nao tem o direito de competir. Dizer q nao contrataria um vettel pq nao quer “dois galos..” eh a declaracao mais embaracosa q um chefe poderia dar, pq significa q aquele emprego depende da falta de competividade (seja por falta de capacidade ou de desejo de competir) do funcionario! Nao julgo as evidentes motivacoes para faze-lo, mas aceitar tal contrato, forcosamente, implica, assinar embaixo dessa declaracao.

  8. CarlosSP comentou em 17/10/12 at 11:38

    Mais um ano de vergonha, incompetencia e mediocridade!
    Infelizmente, hulk, sutil, di resta, koba.. E que eu saiba, a imprensa italiana confirma q nenhum piloto topou contrato de um ano capacho alonso, galinha x galo.
    Acho q supervalorizam o alonso, afinal ele ja mostrou q faz tudo sozinho.
    Uma grande derrota para o Brasil, sera mais um ano de humilhacao nas pistas.

    • Mauricio Alves comentou em 18/10/12 at 10:05

      Não pense dessa forma e você será mais feliz!
      F1 não tem esse negócio de “vergonha” ou “humilhação”. Os caras estão lá para fazer o TRABALHO deles, sem ficar perdendo tempo pensando no que acham ou deixam de achar os torcedores.

      Acompanho a F1 desde 1972 e já houveram períodos piores de entressafra de pilotos brasileiros na categoria e nem por isso eu deixei de acompanhar, porque eu gosto de corrida, não importa quem está lá na frente.
      O engraçado é que em outras épocas ninguém ficava nesse chororô ridículo!

      E não tem essa de “derrota para o Brasil”. Se fosse numa guerra, tudo bem! Mas isso é esporte! E um esporte onde os competidores não tem qualquer apoio direto do país para chegar onde chegaram! Isso não é seleção de futebol, que é bancada com nossos impostos para defender as cores do país!

      • CarlosSP comentou em 19/10/12 at 0:01

        Sou muito feliz, gosto demais da ferrari, mas manter o mediocre la foi um erro. Eu e 90% do staf ferrari pensa o mesmo. Quem articulou essa infelicidade foi o Nicolas, qual o iteresse da fia e do seu pai? Nao sei. O dinheiro ta la. Massa vai receber quase nada esse ano. Mediocre, pessimo piloto, vendido, incompetente. Temos a sorte de termos alonso. Vai pisar mais um ano no capacho, na galinha, no estupido. O bruno fora em 2013 o brasil nao tem representantes mais na F1, e isso definitivamente eh lastimavel..Formula um eh uma competicao sim, e tem humilhacao, derrotas, tristeza e principalmente gente que jamais deveria ter pisado la. O pior de todos eh um dos casos mais classicos!

  9. Eduardo Schmidt comentou em 17/10/12 at 11:31

    Discordo Fábio, ele iria pra qual time? Não existem vagas decentes…caso ele faça um bom 2013 tem chances de assumir um cockpit melhor, ademais terá 2013 inteiro pra negociar com RBR, Mercedes, Lotus…

  10. Roberto Farina comentou em 17/10/12 at 10:38

    Ele já havia deixado claro que não iria para uma escuderia de menor porte, a vaga que abriu na McLaren com a saida do Hamilton não deu certo, o mexicano chegou primeiro. Portanto a única chance em ficar em time grande foi a renovação com a Ferrari. Percebam que foi um ano somente e não dois, pura estratégia tapa buraco para a vinda do Vetel em 2014. O Massa garantiu, no portugues claro, o seu emprego por mais um ano

  11. Roberto Farina comentou em 17/10/12 at 10:37

    Ele já havia deixado claro que não iria para uma escuderia de menor, a vaga que abriu na McLaren com a saida do Hamilton não deu certo, o mexicano chegou primeiro. Portanto a única chance em ficar em time grande foi a renovação com a Ferrari. Percebam que foi um ano somente e não dois, pura estratégia tapa buraco para a vinda do Vetel em 2014. O Massa garantiu, no portugues claro, o seu emprego por mais um ano.

  12. Vitorio comentou em 17/10/12 at 10:28

    Penso que há momentos na carreira de qualquer profissional em que ele tem que fazer opções. O momento da sair da Ferrari, penso, era no começo desta temporada. Acho que poderia ter saído com mais cacife para o passo atrás e tomar embalo para saltos à frente. Agora penso que ele caiu na mesma esparrela que
    Barrichelo caiu. O que virá, só o tempo sabe.

  13. LELIS comentou em 17/10/12 at 10:22

    O problema, talvez, devido ao fraco desempenho do início da temporada, ficaria difícil alguma equipe se interessar por ele. Mas, concordo que o que ele fez foi carimbar a condição de coadjuvante. De nada agora vai adiantar fazer biquinho com os jornalistas, como foi em 2010, depois do “faster than you”.. Agora ele assumiu perante á todos. Como diz o ditado : Cada um dá o passo conforme a perna…

  14. Nielsen comentou em 17/10/12 at 10:18

    Acho que o primeiro piloto na Ferrari é definido à partir de resultados na pista. Vamos supor que o Massa termine bem a temporada este ano e que em 2014 dê uma bela arrancada logo no início do campeonato, somando mais pontos que o Alonso, creio que, naturalmente, a preferência da equipe será pelo brasileiro, pelo menos até uma possível reação do Alonso, que poderá ocorrer ou não. Acho que este ano o Massa foi inquestinável como segundo piloto pelos resultados medíocres que apresentou nas pistas, foi uma seleção mais que natural….

  15. Tito comentou em 17/10/12 at 10:06

    Por acaso ele tinha outras opções? Há alguma escuderia “menor” interessado nele?
    O que ele fez, na minha opinião, foi garantir emprego e ocupação pra o ano que vem. Faria o mesmo.

  16. Leandro Mesquita comentou em 17/10/12 at 9:57

    Eu ainda sou da seguinte opnião: é melhor ser reserva do Brasil do que titular do Iraque… Falta de ambição é outra coisa…

  17. Abdu Abed Abas comentou em 17/10/12 at 9:53

    O balão da Ferrari estava decolando e o Felipe pulou e se agarrou.

  18. Azevedo comentou em 17/10/12 at 9:51

    A vida de comentarista esportivo é uma baba……..depois que o fato acontece fica fácil dar opiniões né.

  19. ricardo pereira comentou em 17/10/12 at 9:46

    Fabio, tem uma votação na Gazzetta Dello Sport : A Ferrari confirmou massa para 2013:fez bem? Não 71% e sim 29%.Estranho ele dizer que a familia esportiva dele é a Ferrari!

    • CarlosSP comentou em 17/10/12 at 11:41

      Nao penso que sao so os italianos q pensam assim. O mundo inteiro que gosta da ferrari, aplaudiria de pe, o pe na bunda desse desgracado.

      • Adalberto comentou em 17/10/12 at 20:55

        Isto e Brasil neh, olha a educacao deste moco…….

      • Mauricio Alves comentou em 18/10/12 at 10:07

        Carlos, seu comentário é totalmente desnecessário, por agressivo que é.
        Se fosse eu o dono do blog, bloqueava seus comentários!

        • CarlosSP comentou em 18/10/12 at 23:52

          Que bom q vc nao eh nao? Tenho certeza q muitos compartilham da minha opiniao. Vc deve ser parente deste sujeito pra defender. So assim seria compreensivel

          • Adalberto comentou em 19/10/12 at 21:11

            Nao sou nao mas teho bom senso ..respeito as pessoa s e suas profissoe e limitacoes…

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).