Pílulas do Dia Seguinte
15/10/12 10:19Duas notícias esquentam o pós-GP…
A primeira é oficial, vem do site da Ferrari: Montezemolo revelando que vai encontrar Massa amanhã, em Maranello, para discutir o futuro. O amigo Lito Cavalcanti, jornalista muito bem informado, cravou na sexta que a renovação do brasileiro será anunciada justamente amanhã. A Ferrari, em princípio, desmentiu. Mas parece coincidência demais, não?;
A segunda vem da BBC. A respeitada rede britânica é mais uma a escrever que Vettel será companheiro de Alonso em 2014. O contrato, diz, já foi assinado. O que explicaria o porquê de a Ferrari ter “deixado escapar” Pérez. Acho difícil. Acho surpreendente. Mas a experiência nesse negócio de F-1 já me mostrou, alguma vezes, que quando começa a surgir muita fumaça, de muitos pontos diferentes da floresta, é melhor se preparar para o incêndio;
Outra da BBC, menos impactante, mas digna de nota: a emissora também crava que Hulkenberg, que está atualmente na Force India, e Esteban Gutierrez, da GP2, formarão a dupla da Sauber em 2013. Kobayashi estaria à procura de emprego, portanto. Má notícia para Bruno;
Sobre Hulkenberg, aliás, antes tarde do que nunca, minhas homenagens à ultrapassagem dupla do alemão sobre Grosjean e Hamilton, na 40ª volta do GP. A imagem é forte candidata ao clipe dos melhores momentos da temporada;
A Ferrari diz que não há motivos para pânico. E usa um argumento meio estranho para isso. “Não esqueçam que, das últimas cinco corridas, não disputamos duas”, disse Domenicali, referindo-se aos abandonos de Alonso na Bélgica e no Japão. Ok, é verdade. Mas o fato é que esses abandonos entram na conta, e a conta hoje é desfavorável ao espanhol. Mas a pior notícia para a Ferrari não está no passado. Está no presente: a Red Bull, hoje, tem um carro melhor;
Tem muita gente braba nos comentários ao post anterior por eu ter escrito que o comportamento de Massa, ao não partir pra cima de Alonso, foi “normal, compreensível, esperado”. Alguns acusam-me de compactuar com a anti-esportividade de Maranello. Outros, de estar comprado pela categoria. Não. Nem uma coisa, nem outra. Sou um dos primeiros a bater pesado quando há cheiro de marmelada. E a aplaudir quando uma equipe, como McLaren ou Red Bull, se nega a usar o rádio para alterar posições. Mas fato é que, nesta altura do campeonato, o “normal”, sim, é o jogo de equipe. E Alonso tem 209 pontos na tabela, lutando pelo título, contra 81 de Massa, em nono e lutando pela renovação. Anormal seria se o brasileiro ultrapassasse o companheiro;
(Em tempo: se isso acontecesse, eu o aplaudiria de pé. Acharia anormal, ficaria surpreso, mas aplaudiria);
Na MotoGP a briga pelo título está escancarada. Pedrosa venceu em Motegi e reduziu de 33 para 28 pontos a desvantagem para Lorenzo.
Só acho que a Ferrari poderia ter sido mais inteligente. Massa poderia ter passado Alonso e atacado Webber. Isso iria desgastar os pneus dos dois e permitir uma aproximação do Alonso. Aí Massa cederia a posição. Alonso podia ter terminado em segundo.
O Fabio, seria meio surreal, mas vá lá… vendo a corrida e vendo o ritmo do Massa, você não acha que seria possível, caso ele passasse o Alonso, ter ido para cima do Webber, e pressionando ele, o obrigasse a fazer mais um pit? E já que era pra fazer jogo de equipe, que devolvesse a posição para o Alonso depois? Na hora, achei que seria possível. E você?
Perfeito Fábio. Parabens pela lucidez do texto, o resto é jogar pra torcida! quanto ao desempenho do Alonso no final de semana, fiquei em dúvida se ele realmente, andou o que pode, ou se teve receio de disputar a posição com o Webber e “algo acontecer”! abçs!
Ou o Fernando Alonso vence na Índia, ou que pelo menos chegue na frente do Vettel, para pelo menos manter alguma esperança. O Vettel já pode ser considerado um virtual campeão, e ele já venceu pelo menos um quarto dos seus GPs disputados e deve ser o mais jovem TRICAMPEÃO, deixando o Fernando Alonso traumatizado com duas derrotas em relação a ele. O Felipe Massa deve renovar, mas o seu status na equipe continuará como segundo piloto de Alonso, e será que esse lance do Vettel em 2014 na Ferrari é verdade, só vendo para crer. Se o Bruno Senna sair da Williams eu acho que é fim de carreira, e só deve sobrar nanica para ele pilotar no ano que vem, seria melhor ele vir para Stock Car disputar a corrida do milhão.
Em tempo: estou percebendo que o Felipe Massa anda diferente. Mais concentrado, mais com a faca nos dentes. Como nos tempos da Sauber. Se eu estiver certo, ele já está com a cabeça em 2013. O que é pensar do melhor jeito possível.
Hoje, 15 de outubro de 2012 acho muito difícil o Vettel na Ferrari em 2014. Maranello não trabalha com dois pilotos de ponta. No mais, acredito que Alonso deve ter vetado a contratação do alemão. Pra mim, a renovação com Massa tem muito mais a ver com a falta de opções no mercado (embora eu acredite que eles podiam ter apostado num Hulkenberg).
Sobre os comentários da não ultrapassagem de Massa: então quem está chamando o brasileiro de frouxo no lugar dele faria diferente? Mesmo com iminência de renovar seu contrato por mais um ano com uma das maiores equipes da história do esporte? Sei, sei…
Para mim, o fato de Massa não ter ido para cima de Alonso indica que ele já renovou com o time, ou, se ainda não, tem grande esperança de fazê-lo.
Pergunta de leigo:
Fábio, da maneira que Massa vinha rápido, aliada à pequena diferença que Alonso tinha para Webber, não havia a possibilidade de Felipe ultrapassar o segundo colocado, e daí por diante enchuriçar-lhe a vida, provocando a aproximação da outra Ferrari, a do imperador, rei, ditador (como queiram) das Astúrias?
Caso a resposta seja sim, não seria mais esportivo e interessante para os “rossos” como equipe?
Caso seja não: a Ferrari pensa, em renovando o contrato com Massa, projetar um cockpit no qual o piloto possa dirigir de joelhos?
Eu acho que a Ferrari poderia ter arriscado, sim, mandar Massa pra cima de Webber. Mas não foi o que aconteceu…
Abs
Já que é para o Felipe ajudar os italianos poderiam por ele para ¨puxar¨ o Alonso no
vácuo em duas retas longas, uma podendo usar o DRS, acho que dava para chegar no
Webber
Essa é para quem acompanha à pouco tempo a F1. A utrapassagem de Hulkberger nesse fim de semana , me lembrou uma quase identica.
Barrichello a anos atrás utrapassando os irmãos alemaes. To certo Fabio?
Abraço
Fabio, vendo o tape da corrida cheguei a conclusão que se o Massa ultrapassasse o Alonso, ele alcançaria rapido o Webber… em uma disputa com este permitiria q o Alonso se aproximasse tambem e quen sabe passasse.. aí o Massa poderia devolver a posição… Oq vc acha? A Ferrari vacilou?
Fabio, vc acha possível o Raikkonen entrar no lugar do Massa? Dá uma olhada no site: http://www.whatwillkimidonext.com/
Eu ficaria surpreso. Acho que não.
Abs
Sei lá, estou torcendo para que o Kobayashi consiga uma vaga de piloto de testes na Red Bull no ano que vem, e na temporada de 2014 assumir uma das vagas.
É melhor ficar nos boxes, do que pegar uma dessas bombas disponíveis e ficar se arrastando.
Os mais rápidos são Vettel e Hamilton.
Fabio. Porque a Ferrari ainda precisa se comunicar com Massa quando este está mais rápido que Alonso.? Porque já não é automático para Massa? Não acha que o pessoal já avisa só para alfinetar quem vive criticando essa atitude da Ferrari.? Acho que já é uma espécie de piada. Não acredito que Massa já não saiba a lição de cor. Não acredito que a Ferrari acreditasse que Massa iria tentar passar Alonso.
Continuo achando a continuação de Massa na Ferrari completamente sem lógica. Possível é, mas é um erro grave para a equipe italiana. Se Massa assinar por mais um ano ainda complica mais sua possível passagem para uma outra equipe na mesma F1 em 2014. Encontrar uma vaga em 2014 pode ser mais difícil que este ano. Para que adiar essa mudança? A corrida de ontem já não foi suficiente para dizer que seu tempo na Ferrari acabou? A repentina saída de Hamilton criou uma sequência de vazios nas equipes que dificilmente se repetirá no fim de 2013. A mesma BBC diz que a RB afirma categoricamente que Vettel não sai. Os ingleses, mesmo a BBC, gostam muito de sensacionalismo. Para consumo interno para aumentar audiências em tempos de crise. Vettel é um cara inteligente e bem acessorado. Com a introdução dos motores turbo na F1 em 2014, a Renault tem as maiores chances de fazer o melhor motor da F1. Sair da RB para quê. Primeiro bater uns recordes, depois pensar em sair para não esquentar demais o banco. Alonso aceitaria perder corridas para Vettel? Duvido.
Fábio, Massa fazendo papel de fiel escudereiro de Alonso vai criar uma imagem ruim dos próximos pilotos brasileiros que um dia possa entrar na F1?
PRA MIM AS DUPLAS DE PILOTOS PARA O ANO QUE VEM VAI SER ESSA
RED BUL RACING 1-VETTEL 2-WEBBER
FERRARI 3-ALONSO 4-FELIPE MASSA
MCLAREN 5-BUTTON 6-PÉREZ
LOTUS 7-RAIKKONEN 8-GROSJEAN
MERCEDES 9-HAMILTON 10-ROSBERG
SAUBER 11-HULKENBERG 12-ESTEBAN GUTIERREZ
FORCE INDIA 13-PAUL DI RESTA 14-BRUNO SENNA
WILLIANS 15-MALDONADO 16-BOTTAS
STR 17-RICCIARDO 18-LUIZ RAZIA
AS NANICAS EU NÃO FAÇO A MENOR IDEIA
Tb acredito nesta configuracao pra 2013.
Na Force India o mais cotado é o Adrian Sutil.
Bruno Senna fora da categoria.
STR mantém a dupla dessa temporada.
Luiz Razia não entra, pelo menos como titular.
Luis Rocardo – o – o… vc entende mais dos produtos jequiti…
kkkkkkkkkk
Não viaja, não existe possibilidade do Razia ir pra STR… Primeiro que só entra la se for da Red Bull e segundo que os dois pilotos que estão la no momento são melhores que ele.
A BBC e o flamboyant Eddie Jordan dão como quase certo a maioria destes nomes acima. Depende se o Vettel ou o Alonso ganhem o campeonato (mais provavel o Vettel). As únicas possibilidades para o pobre Bruno (que de Senna tem quase nada) seriam as nanicas; O Razia teria chance com a Force India mas sofre forte concorrência do Sutil e do Alguersuari e Buemi. O Petrov está com um pé fora da Caterham e parece ser uma opção se ele achar patrocinador.
Concordo com o Eddie que o Grosjean deveria ser mandado embora (só está lá porque o Eric Boullier é o empresário dele e chefe da Lotus). O Vergne tb não mostrou para que veio:
RED BUL RACING 1-VETTEL 2-WEBBER
FERRARI 3-ALONSO 4-FELIPE MASSA
MCLAREN 5-BUTTON 6-PÉREZ
LOTUS 7-RAIKKONEN 8-GROSJEAN
MERCEDES 9-HAMILTON 10-ROSBERG
SAUBER 11-HULKENBERG 12-ESTEBAN GUTIERREZ
FORCE INDIA 13-PAUL DI RESTA 14-SUTIL/ALGUERSUARI/BUEMI
WILLIANS 15-MALDONADO 16-BOTTAS
STR 17-RICCIARDO 18-VERGNE
CATERHAM KOVALAINEN ??
MARUSSIA GLOCK CHILTON??
HRT DE LA ROSA SENNA??
eu nao acredito na volta de sutil para a force india,o bruno tambem nao sei mas a unica chance de ele continuar a disputar corridas de igual para igual na f-1 só na force india(as nanicas não são da f-1 e sim carros da gp2) eu acredito mais no razia na str porque o Christian Horner um dos chefes da rbr já disse que pretende um dia conta com luiz razia na str porque ele acha o razia um excelente piloto e que gostaria de dar experiencia pra ele na f-1 (pra quem sabe depois não seguir o mesmo caminho do vettel) e razia dificilmente voltara para a gp2 ano que vem (a mesma coisa o valsecchi campeão da gp2 e dificilmente se mantera na gp2) acredito tambem que os dois podem acabar nas nanicas como experiencia um exemplo disso é daniel riccardo que ano passado pilotou a hrt e hoje é piloto da str tudo pode acontecer nas equipes force india,str e as nanicas
Gente ontem, o Massa tinha que dar passagem, mas uma coisda eu digo; a Ferrari só tem dois carros no Grid, porque é do regulamento, pois o segundo piloto, só esta la para dirigi-lo, porque o Carro ainda não é por controle remoto.
Preferia ver o Massa na Sauber, e não na Ferrari, ai sim iriamos ter pazer de novos de assistir F!
Apenas uma reflexão para entendermos porque a Ferrari não morre de amores pelo Massa:
Na Red Bull dos pontos da equipe no campeonato Vettel fez 59% dos pontos e o Weber 41%,
Na Mclaren Hamilton fez 54% Button 46%,
Na Lotus Haikkonen fez 65% e Grosjean 35%,
Enquanto que na Ferrari que realmente parece ter apenas um piloto Alonso fez 72% dos pontos da equipe e Massa apenas 28%. O Massa conquistou apenas 20% dos ponttos que disputou.
Estes pontos no campeonato de construtores que vale uma grana para a equipe faz muita falta, a equipe na maior parte do campeonato sentiu que não podia contar com o Massa.
Agora no final da temporada na hora de assinar o contrato o cara reage….
Sei lá …
O destino de Massa foi traçado quando ele abriu pro Alonso na primeira vez, agora sua carreira só sobe na conta bancária, nos demais aspectos ela cresce como rabo de cavalo pra baixo, assim como Rubinho, Massa vai terminar mais cedo do que se imagina na Stock Car brzauca.
Fabio Seixas , eu tenho uma versão para dar palpite : Sauber está contratando Gutierrez, mexicano tequila saltitante, Hulkenberg da Force Indian noutro carro, esta é a melhor contratação
Mercedes , contratou Lewis Hamilton ,
uma exelente contratação , Hamilton vai
arrepiar em 2013 pode ter certeza.
Mac Laren ,perdeu duas vezes perdeu Hamilton, e contratou Peres Chapolin que não fez lá grande apresentação em 2012
Bateu GP Monaco , rodou Cingapura numa disputa com Lewis , vexame e Button xingou Kamui pelo acidente Coreia
que rodou lª volta . Ferrari tá com Alonso todo poderoso e manda e não pede , Massa é escudeiro sem igual , deve renovar sim …. eu acho
Você assistiu F1 este ano? Amilton não vai fazer milagre e Sergio foi a revelação de 2012, sempre andando forte com uma parada. Adeus Bruninho, só ganhou no cart do sitio do tio(quando era pequeno, culpa da família de não liberar o cara antes dos 18 anos). Felipe vai dar o atestado de obto quando assinar com a Ferrari Godfather, foi tarde!!! E Lonso que não ganha nada há 6 anosssssssssssss! Engraçado, o melhor piloto pra mim é quem ganha campeonato!
Eu concordo plenamente com o Samuel. Os estrategistas da Ferrari são muito ruins. Levando em consideração que perderam o título de 2010 por causa de uma parada idiota que deixou Alonso atrás do Petrov em uma pista onde é quase impossível ultrapassar. Agora mostraram que só pensam no imediato, não sabem ver mais longe. Se deixassem o Massa passar rápido pelo Alonso, ele poderia incomodar o Webber. Isso teria duas consequências: a primeira é que todo mundo que assiste e tem um mínimo de noção de F1 é que quando um piloto é ameaçado e passa a se defender, perde tempo e desgasta o carro. Sendo assim, poderia ser mais fácil para o Alonso encostar nos dois. Segundo; o Massa poderia ultrapassar e dar uma segurada no ritmo de prova. Depois de fazer seu papel, a Ferrari poderia chamar o Massa para fazer um pit stop de última hora, dando por exemplo, a desculpa que seus pneus estavam ruins. E Alonso poderia ter terminado a corrida em segundo lugar. Ou se preferirem, poderiam mais uma vez fazer o Massa ceder o lugar ao Alonso, e assim teriam os dois carros no pódio, o que seria ainda melhor para o mundial de construtores. Não concordo com o jogo de equipe, mas já que querem fazer, deveriam pelo menos fazer bem feito.
É uma boa estratégia a sua, Alexandre. Mas, convenhamos, o jogo de equipe da Ferrari é sempre unilateral. Cê acha que a Ferrari iria mexer com o brio do Alonso? O espanhol deixaria seu escudeiro passá-lo numa boa para atacar o Webber? Acho que não. A regra na Ferrari é: o escudeiro dá passagem, o escudeiro facilita a vida do primeiro piloto, nunca o contrário. Se fosse o Massa que estivesse disputando o campeonato com o Vettel, acho improvável que a Ferrari exigisse “jogo de equipe” do Alonso. Mesmo pq, pelo perfil do espanhol, acho que ele não aceitaria.
Já que o Massa vai renovar, vamos ver se ele toma vergonha na cara e bate de frente com o Alonso, bate roda com roda… pois sabe que será seu último ano (2013) em uma equipe de ponta…sua única chance!!
Quem bate roda com roda é estúpido! Agora se vc quer dizer que ele vai desafiar o Alonso, esquece! Ele vai renovar pra ser segundo. E digo mais, vamos ver qual sera a desculpa o ano que vem.
Não ouviu o chefão de ferrari. Ele vai ser o franguinho da equipe e nada mais.
A única chance para o Massa fazer alguma coisa é partir para cima do Alonso desde a primeira corrida! Início de campeonato não dá motivo para a Ferrari expor preferências.
Na prova de domingo justificava tirar o pé quando chegou no espanhol, mas no início do campeonato fica difícil de explicar.
Alonso quer sombra e água fresca, não quer outro Hamilton na vida pra lhe atazanar, quer companheiro cordeirinho que faça tudo por ele, um obreiro servil, no passado recente foi Nelsinho Piquet que até destruiu sua carreira ao bater propositadamente para lhe favorecer, agora o cordeirinho da vez é Massa, quando não servir mais será descartado sem dó e Massa assim como Rubinho dentro de pouco tempo vai acabar na Stock brazuca…
O Webber já tirou o pé ontem, na largada…jogo de equipe bem sutil…deixou o Vettel abrir!!Massa não fez mais que a obrigação e demorou dois anos e meio para entender como o carro funciona…primeiro com os Bridgestone agora com os Pirelli!! Fraquinho demais!!se eu fosse o dono da Ferrari, tinha contratado o Hulk!!
Fábio, seu blog esta um saco, logo que tento ver outras páginas de post, a Folha entra bloqueando as páginas para que eu me torne assinante, um saco, vamos procurar outro espaço mais acessível.
apoiado, estou com o mesmo problema
De fato… aparentemente nem ser assinante da UOL libera agora… se for isso mesmo é uma pena, Fábio, porque o blog é legal.
Concordo. Sempre lia alguns blogs aqui na folha e do fabio (uns dos meus preferidos) me divirto muito c comentarios mas agora c este limite, so tenho como opção ir p “concorrencia”
Fábio, vc sabe quanto ganha o estrategista da Ferrari ? Estou pensando em mandar um currículo pra eles, daqueles bem “tabajara” mesmo. Eu realmente não consigo entender como a equipe pôde ser tão burra em não deixar o Massa passar o Alonso. Já que ele estava mais rápido que o espanhol, porque não deixaram ele tentar se aproximar do Webber pra ver se conseguiria tomar a posição dele e depois fazer um trabalho de segurá-lo pro Alonso. Depois era só devolver a posição, isso sim seria jogo de equipe inteligente, mas se limitaram em deixá-lo atrás, pensamento pequeno desses estrategistas.
Samuel, falta combinar com Red Bull
To torcendo muito pra ver o Weber tirar o pé pro Vetel passar e ser campeão; vai ter muito chorão aqui de orelha baixa….
Bem, com Hulkenberg na Sauber, teremos Kobayashi na Force India? Se for, tanto melhor, Senna n tem feito absolutamente nada pra merecer um lugar digno na F1.
Qto ao único brasileiro q teremos na próxima temporada, o Massa, a q se pode atribuir seu desempenho nas últimas provas? N, n parece ser por conta de renovação, Massa já estava na degola a tempos… Será q agora q renovará com a ferrari o mesmo ainda argumentará que n existe clausula sobre sua posição de escudeiro do Alonso? Acho q isso nem precisa, ele n é de discutir as ordens de Maranello…
Fábio, acho que na verdade o carro da Ferrari deve ser avaliado mais pelas provas do massa do que do Alonso, que tira leite de pedra. Ou seja, na minha opinião a Red Bull esteve durante todo ano melhor que a Ferrari, o espanhol é que é descomunal e fez a Ferrari parcer melhor em alguns moemntos, concorda?
Chororô…
Eu concordo com você, mas também com outro comentário por aqui, no qual falaram que Massa demorou muito para entender o funcionamento do carro.
Se na Ferrari não podem ter dois galos no mesmo curral, Massa deve logo tomar uma decissão: ou é Pintinho ou é Galinha.
Acho que o MASSA-CRADO vai ser “pintinho”.
Ointinho acho que não pq um dia ainda pode virar galo, acho que é um galo veio, que um dia conseguiu alguma coisa e mandou no poleiro, mas hoje em dia fica feliz quando o galo forte sai e ele consegue coisa melhor, ou fica atras do galo bom seguindo para ver se sobra algum milhozinho para ele
O Alonso já teve uma experiência triste na McLaren com o Hamilton. Lá não tem essa coisa de favorecimento.
Ele jamais admitiria a presença de outro campeão mundial na Ferrari.
Boa tarde Fábio,
1 – Eu particularmente não acredito numa dupla Alonso – Vettel.
Creio ser bem mais provável (e possível) Alonso se aposentar no final do ano que vem, aí sim o alemão iria para a Ferrari em 2014.
Se o Alonso não se aposentar em 2013, Vettel e a Ferrari esperariam. Não tem pressa, ele é bem jovem ainda.
E não parece, mas Alonso já tem uns 200 GPs e mais de 10 temporadas na F-1.
Simplesmente para mim não faz sentido a Ferrari colocar dois pilotos deste nível competindo na equipe. Não é da filosofia dela.
2 – A que ponto a F-1 chegou. Kobayashi ficar a pé, procurando emprego, e correndo o risco de não competir em 2013. Fechem a F-1.
3 – Acho que Bruno até tem alguma chance na Force India. Tem que ver o que vai acontecer com a equipe daqui para a frente, com todos os problemas do dono lá.
Eu não vejo o Alonso perto da aposentadoria, mas de acordo com a reportagem abaixo, o Montezemolo concorda com parte do que você disse:
http://esporte.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2012/10/15/montezemolo-nao-contratara-vettel-para-evitar-dois-galos-no-mesmo-poleiro.htm
Também acho o fim da picada o Koba ficar de flanelinha…
Alonso se aposentar no final de 2013? Mas como se ele renovou até o final de 2016???
Você tá passando bem?
Eu explico.
Sei que o Alonso tem contrato até 2016.
Mas algumas vezes o Alonso deu a entender que talvez parasse quando/se conquistasse o tri-campeonato, que era o grande objetivo dele. Há chances de ele conquistar este ano claro, e também ano que vem.
Eu não ficaria de todo surpreso caso ele decida se aposentar no final de 2013. Ok, ele tem contrato e tal… mas sabe como é a F-1.
Imaginei justamente esta situação pelo fato que estão falando muito do Vettel em 2014, e que não acredito nos dois dividindo a mesma equipe.
Eu particularmente torço para ele ir mesmo até 2016.
Abs.
Respeito a sua opinião, mas acredito que o Alonso vá cumprir o contrato, agora sobre Vettel na Ferrari em 2014 seria muito interessante dois dos melhores do grid na mesma equipe mas talvez nenhum dos dois queira isso, enfim vamos ver como o Massinha se sai em 2013!
abs