Pílulas do Dia Seguinte
15/10/12 10:19Duas notícias esquentam o pós-GP…
A primeira é oficial, vem do site da Ferrari: Montezemolo revelando que vai encontrar Massa amanhã, em Maranello, para discutir o futuro. O amigo Lito Cavalcanti, jornalista muito bem informado, cravou na sexta que a renovação do brasileiro será anunciada justamente amanhã. A Ferrari, em princípio, desmentiu. Mas parece coincidência demais, não?;
A segunda vem da BBC. A respeitada rede britânica é mais uma a escrever que Vettel será companheiro de Alonso em 2014. O contrato, diz, já foi assinado. O que explicaria o porquê de a Ferrari ter “deixado escapar” Pérez. Acho difícil. Acho surpreendente. Mas a experiência nesse negócio de F-1 já me mostrou, alguma vezes, que quando começa a surgir muita fumaça, de muitos pontos diferentes da floresta, é melhor se preparar para o incêndio;
Outra da BBC, menos impactante, mas digna de nota: a emissora também crava que Hulkenberg, que está atualmente na Force India, e Esteban Gutierrez, da GP2, formarão a dupla da Sauber em 2013. Kobayashi estaria à procura de emprego, portanto. Má notícia para Bruno;
Sobre Hulkenberg, aliás, antes tarde do que nunca, minhas homenagens à ultrapassagem dupla do alemão sobre Grosjean e Hamilton, na 40ª volta do GP. A imagem é forte candidata ao clipe dos melhores momentos da temporada;
A Ferrari diz que não há motivos para pânico. E usa um argumento meio estranho para isso. “Não esqueçam que, das últimas cinco corridas, não disputamos duas”, disse Domenicali, referindo-se aos abandonos de Alonso na Bélgica e no Japão. Ok, é verdade. Mas o fato é que esses abandonos entram na conta, e a conta hoje é desfavorável ao espanhol. Mas a pior notícia para a Ferrari não está no passado. Está no presente: a Red Bull, hoje, tem um carro melhor;
Tem muita gente braba nos comentários ao post anterior por eu ter escrito que o comportamento de Massa, ao não partir pra cima de Alonso, foi “normal, compreensível, esperado”. Alguns acusam-me de compactuar com a anti-esportividade de Maranello. Outros, de estar comprado pela categoria. Não. Nem uma coisa, nem outra. Sou um dos primeiros a bater pesado quando há cheiro de marmelada. E a aplaudir quando uma equipe, como McLaren ou Red Bull, se nega a usar o rádio para alterar posições. Mas fato é que, nesta altura do campeonato, o “normal”, sim, é o jogo de equipe. E Alonso tem 209 pontos na tabela, lutando pelo título, contra 81 de Massa, em nono e lutando pela renovação. Anormal seria se o brasileiro ultrapassasse o companheiro;
(Em tempo: se isso acontecesse, eu o aplaudiria de pé. Acharia anormal, ficaria surpreso, mas aplaudiria);
Na MotoGP a briga pelo título está escancarada. Pedrosa venceu em Motegi e reduziu de 33 para 28 pontos a desvantagem para Lorenzo.
Não foi o Lito que deu esse furo, foi o Américo o próprio Lito falou no treino rs… Não sou chata, é que é importante da credito, aos profissionais que se preocupam em informa, apenas! Abs.
Também acho importante dar o crédito, tanto que dei. Você fez confusão, acho. O Américo deu o furo do Pérez na McLaren e, sim, falou sobre a renovação do Massa. Mas a informação de que o anúncio será na terça-feira é mesma do Lito.
Abs
O Lito cravou no final de 2009 que o Raikkonen iria pra Mercedes antes do Schumacher anunciar seu retorno. Gosto dele como comentarista, mas, como este, houve outros ‘furos’ que saíram pela culatra.
Sobre a renovação do Massa, sei não. Acho que se fosse pra renovar, já teriam feito.
Ok, desculpa.
A Ferrari é o cancer da F1.
seu fosse eu o felipe, já teria arrumado outra equipe, e aproveitaria esse gp para dar o troco no alonso em tudo que ele fez: ultrapassagens pelo rádio, no box e o escambau, e sairia de cabeça erguida dessa escuderia escrota. Desculpem, mas tenho nojo da ferrari como equipe de F1.
Fábio,
Parabéns pelo blog. Espero que você não se preocupe com comentários non sense. Sua posição acerca da atitude do Massa foi profissional, de um jornalista (dos bons, diga-se de passagem).
Você acha que o Vettel, sagrando-se tri-campeão, alcançará o nível dos tri-campeões do passado?
Em outras palavras: ser tri-campeão hoje vale a mesma coisa que ser tri-campeão nas décadas de 50, 60 e 70?
Nas estatísticas, sim, Vettel tem tudo para superar vários mitos.
Abs
Concordo, mas vc não respondeu a pergunta dele.
O tricampeão Vettel nunca poderá ser comparado com caras q correram contra carros iguais ou melhores do que os seus, como Piquet, Alonso e Schummi, e tampouco com Prost e Senna e Lauda, que pelo menos tinham adversários de verdade nas suas imbativeis MP4.
Vettel é o meninão mimado da F1, que chega pra ocupar o espaço do maior vencedor da história, no que se tornou o maior mercado da categoria, a Alemanha. E ele é bom, é ótimo, mas vai ser sempre isso, um meninão mimado no lugar e hora certa!
mas até agra tem se comportado como um campeão!
Renato, você pego a essência da pergunta… Às vezes acho que sou meio saudosista, mas a verdade é que me lembro que, até a década de 1980, ser tri-campeão era ma coisa do outro mundo!!! Quando o Prost foi bi seguido, em 85 e 86, foi algo supercometnado à epoca, pois tinha uns 20 anos que não acontecia.
Fico com a sensação que ser tri-campeão, ou mesmo bi-campeão de 1980 para trás era bem mais difícil que hoje…
Ou não… Afinal, o Alonso vem tentando já há bem tempo…
e quanto ao Bruno, Fábio. quais as suas chances?
vai ser lindo ver alonso e vettel mesma equipe
Fábio, vc acha que pode ter duas vagas na Toro Roso pois lá um piloto tá pior que outro?
Acho que a Toro Rosso vai apostar um pouco mais nesses dois.
Abs
Concordo com o Valter Durães. Se a empresa manda fazer, qualquer um (inclusive os que deram chilique) vão fazer. Por que ninguém nunca falou nada quando, por exemplo, Mika Salo deu a vitória pro Irvine aquela vez na Alemanha? Ou as tantas vezes que o Berger deixou o Ayrton passar?
Impressionante como tem gente que acha que entende de F-1 e tem atitudes assim.
Independente de ter brasileiro ou não: F-1 é jogo de equipe. Queiram ou não.
A única coisa que eu faria no lugar do Massa é tentar outro cockpit. Esta vaga na Renault é muito interessante, por mais que a equipe diga que já tem o contrato do Grosjean pronto.
Acho que é cada vez mais certo que o Bruno vai ficar a pé ano que vem. Muita gente boa e outros com grana querendo entrar.
A Ferrari está certa, não sei o motivo de algumas pessoas não entenderem essa questão. O mais importante de tudo isso é que o Vetel hoje tem um companheiro de equipe que tirou pontos do Alonso ontem e o Alonso não tem. Simples assim. Se nem para isso o Massa serviu a temporada inteira, ia justamente ontem passar, chegar em terceiro e tirar pontos do Alonso? Qual a dificuldade de entenderem isso meu Deus?
Oi Fábio, tenho a impressão de que os estilos de pilotagem de Massa e Alonso têm uma distância abissal. Quando um vai bem com o carro, o outro não. Nos últimos quatro GPs, Massa andou barbaridade, enquanto Fernando não conseguiu fazer render seu carro. Qual é sua análise?
Fabio, a BBC também cravou que o maniaco da primeira volta vai ter seu contrato renovado:
http://www.bbc.co.uk/sport/0/formula1/19941279
Sobrou a Catherham Fábio, bom para o Bruno?
Melhor do que a Hispania…
Abs
Bom dia Fabio
O pessoal é meio teimoso, ja postei aqui, que houve uma reunião entre Montezemolo e Alonso,onde Alonso deixou bem claro que gostaria que Massa renovasse, entendo ele que não via ninguem melhor no mercado,( claro que na verdade não quer ser incomodado),depois dessa reunião foi perguntado ao Alonso se ele teria influencia na contratação ou não de algum piloto,Alonso não teve duvidas respondeu que sim,ou seja Alonso influenciou sim, esta reunião foi no final de junho a data não me lembro.
Usando as palavras do montezemolo, onde mais ele iria encontrar uma galinha com a capacidade do massa.
Triste é o massa fazer esse papel de franguinho.
Nos últimos anos os carros vem sendo modificados a cada temporada. Os pneus também. Tudo por mais ultrapassagens e mais emoção. Por outro lado as pistas se tornaram mais estreitas. Isso não contradiz tudo?
De fato,o que aconteceu no último GP foi uma situação normal,com Alonso brigando pelo título e precisando somar o maior numero de pontos possível.” Anormal” foi Massa praticamente empurrando o Alonso e em uma corrida de velocidade, pilotar praticamente freando nas voltas finais.Fábio,caso Massa continue na Ferrari,você acredita que em 2013 o jogo começará zerado ou desde a primeira prova Massa atuará como escudeiro de Alonso?
Imagine o que diriam ose Massa estivesse disputando o título e o Alonso, sem chances no campeonato, fosse lá e passasse o brasileiro?
Bruno? ih esse ja foi embora faz tempo e ninguém percebeu.
Felipe Passa vai embolsar + 10 milhoes proximo ano, bom pra ele.
O Sebastião assinar com a Ferrari? Se for verdade, + 1 que também se vendeu pelo dinheiro e não pela vontade de marcar a história, + 15 anos nesse ritmo ele passaria o schumi facil.
O Koba sempre foi + “oba-oba” do que pilotagem, o Perez em 1 ano chegou abalou conseguiu + destaque e vazou pra Mclaren. Mas das opções do mercado, eu ainda o contrataria, piloto razoável.
Gostaria muito ver o Razia na Force India mas tá difícil.
Abs.
Fábio, você esta certo, “O Massa não poderia ultrapassar o Alonso nesta altura do campeonato”, faltou completar, “Nessa altura e em qualquer outra altura do campeonato”.
O Felipe dizer que demorou meio campeonato para entender os pneus, isso o colocaria entreo os piores principiantes, na F1 não tem bobo não, a verdade é que a Ferrari não teve carro vencedor esse ano ainda, as conquistas foram obra do acaso, muitos vencedores diferentes e alguns lances de sorte, muita sorte, que faz parte, o carro se encaixava melhor ao Alonso e com a evolução e modificações, passou se encaixar melhor ao Felipe, esta claro e é normal acontecer, sou contra a renovação do Felipe na Ferrari, vai ter o mesmo caminho de Rubinho,” escudeiro fiel “, depois vai ser tarde para se posicionar em outra equipe e disputar vaga com jovens talentos, com segundos e terceiros lugares a Ferari não vai ser campeã, Vettel já pode comemorar.
Fábio se não houvesse antecedentes na ferrari e que envolve o próprio Massa, realmente não haveria nada demais dele ceder a posição ou não ultrapassar o companheiro que ainda tem chances de titulo e ele não mais, por que cada ponto é importante, aliás Massa bem sabe que a diferença de 1 ponto faz!
Mas o problema é que a coisa se tornou corriqueira e todos sabem que Massa tem que ceder sempre a posição a Alonso e nem pode ultrapassa-lo.
O melhor mesmo era ele sair fora logo neste próximo ano, do que ficar esperando 2014, até por que se ele acha que ele vai para a Red Bull ele está esquecendo que a Red prioriza a sua base. Abs
Não seria melhor pra o Hulk permanecer na Force India ao inves de ir para a SAuber na proxima temporada. A equipe indiana esta franco crescimento e se comparado com a Sauber, parece ser mais constante e confiavel. A Sauber oscila muita entre um ano e outro e isso poderia ser prejudicial a ele
fábio;
em relação o jogo de equipes:
posto que o felipe estava muuuito mais rápido que o alonso e weber, não seria negócio deixar o massa passar para brigar com o weber e tentar ganhar pontos para o campeonato de construtores? Se ele não conseguisse, devolveria a posição para o alonso; se conseguisse, ganharia pontos para a ferrari e tiraria pontos da red bull…
Ou o campeonato de construtores não vale tanto assim para a ferrari?
Felipe Massa fez o que era necessario. O mesmo aconteceria caso fosse o contrario. A Ferrari fez isso em 2007 e não seria anormal se repetisse a dose esse ano.
Foi ate bem sutil a ordem e Massa andando desse jeito, vai estar ajudando Alonso.. e ele proprio
Ferrari trocou posições também em 2008 quando Raikkonen cedeu o segundo lugar no GP da China pro Massa.Mais essa os brasileiro fazem questão de esquecer.É mais legal inventar que Glock deixou Hamilton passar na última volta no Brasil ou que felipe Massa perdeu um campeonato porque Alonso mandou Nelsinho bater no muro em Cingapura.
Acho que a conversa no rádio do Massa com Rob Smedley foi mais ou menos pela linha:
Smedley: Alonso está mais lento. Melhor você aliviar um pouco.
Massa: Pô, se o Alonso tá mais lento, vou pra cima, que eu tou dependendo de bom resultado pra renovar.
Smedley: Você não está entendendo. Nesse caso, bom resultado é deixar ele na frente. Sossega aí que o Montezemolo chamou no rádio agora pouco e falou pra você ir comer uma pizza com ele na próxima terça-feira.
Massa: Oba, se vai terminar em pizza já tou garantido pro ano que vem…
Bom dia. Concordo com você, a atitude do Massa (diga-se falta de atitude) em não tentar ultrapassar o Alonso é normal, digna da Ferrari. Afinal um título mundial está em jogo. E uma renovação também. Manter-se corderinho é de bom tom. Não para o esporte.
Ao meu ver as chances do Alonso se resumem a 3 opções:
1-Corridas com chuva e pelo menos 2 vitórias do Alonso.
2-pelo menos 2 abandonos do Vetel
3-A ferrari descobrir alguma forma milagrosa de melhorar o carro.
e vc Fabio o que acha??
É para o Alonso só se chover mesmo, mesmo assim nem sei, o Vettel é craque na chuva.
se permite minha modesta opinião…
acho que o Alonso precisa regar melhor a plantação de coelhos dele*, para ver se eles crescem melhor até o final da temporada.
kkkkkkkkk
dá até pra ficar com saudade do galvão…
*
http://www.dihitt.com.br/barra/luis-roberto-diz-que-fernando-alonso-tem-plantacao-de-coelhos-em-casa
Olá Fábio, bom dia !!
Você acredita que dos traçados que teremos daqui em diante, a Ferrari possa equalizar a disputa, ou o carro dos “rubrotaurinos” ( essa eu peguei lá do Flavio Gomes ) está num patamar que será impossível alcançá-los ?? O que acha da declaração do Domenicalli dizendo que ele( Massa ) pegou o jeito do carro ( fazer render os pneus ), tipo…faltando 4 corridas para finalizar a temporada ??? ( Será que não havia “sabotagem” anteriormente ??? ) Abraço e continue com seu excelente trabalho.
tudo é possível, até a FIA intervir em favor da mafia italiana e do seu menino chorão!
estranho mesmo como só agora o carro ficou
rapido e com desgaste controlado …
andava mais que o chorão ……
Não existe sabotagem entre os carros da mesma equipe na F1, existe prioridade, no caso da ferrari se chama
Alonsantander.
No lugar de Hulkenberg entraria o Sutil? Ou o tempo dele de Force India já se foi?
Eu contrataria. Bom piloto.
Abs
SE VOCÊ TEM UM PATRÃO, E ELE MANDA VOCÊ FAZER UMA TAREFA DIFERENTE, OU MUDA-O DE SETOR, VOCÊ DESOBEDECE? ORA, SE A GENTE OBEDECE OLHANDO PARA AS CONTAS A SEREM PAGAS, PORQUE O FERRARISTA FARIA DIFERENTE? TEM HORAS QUE O EMPREGO VALE MAIS QUE ATOS DE HEROÍSMO POR UM BRASIL QUE ONTEM ACLAMAVA MASSA E HOJE JOGA TOMATES NO MENINO… VALE LEMBRAR O GRANDE NELSON PIQUET QUE, QUANDO PERGUNTADO POR MARCELO TAS SOBRE O POR QUE CORRIA NA F1, RESPONDEU EM ALTO E BOM SOM QUE ERA POR CAUSA DO DINHEIRO… E VOCÊ, TRABALHA POR HEROÍSMO, OU PORQUE TEM QUE PAGAR SUAS CONTAS?
É isso aí, Valter. Tem que levar em conta dinheiro na F1. Depois da renovação veremos.
Abraços.
Ele nao está num emprego, está num esporte… no esporte o que vale é a competição e buscar o topo. Ele não fez nem uma coisa nem outra.
O ESPORTE é o EMPREGO dele!
É de onde ele tira o próprio sustento e da família!
Como qualquer funcionário em qualquer emprego ele busca o topo, mas como em qualquer ramo de atividade, nem todos os trabalhadores têm perfil ou talento para chegar ao topo (ser campeão).
Ocorre que não assitimos às corridas para aprender como se mantém um emprego, mas para ver quem guia melhor um carro de corridas.
E os pilotos que lá estão se importam com o que você sente ao assistir uma corrida??
Amigo, TODOS estão lá para defender seus empregos, salários e carreiras!!
Ser campeão é o topo da carreira e todos TRABALHAM para isso, não para agradar a mim ou a você!
no começo nelson corria por prazer…assinou com brabham para ganhar merreca…depois q ser tornou tri campeao… passou a ser pela grana….
Mas, como ele mesmo disse, depois de se tornar tricampeão, ele não tinha mais nada a provar para ninguém!
Aí sim, ele passou a correr por prazer!!
Parabéns!!!
Pelo menos um me faz companhia na luta contra o pachequismo que impera nesse e em outros blogs por parte dos “comentaristas de futebol”!!
Só para acrescentar algo ao seu comentário: Será que algum de nós sai para trabalhar pela manhã para pagar as contas ou por “amor à pátria”??
Piloto de automóvel é profissão, tal como qualquer outra!
Ninguém está interessado como o Massa paga suas contas. Um campeão precisa mostrar muito mais.
Ruben, vc deve ser bem rico, não? Acorda cara! Deixa o Massa decidir como ele vai pagar a conta de luz, ou você vai se prontificar?
No dia que a equipe for dele e ele correr sozinho, de preferência bancando os próprios custos sem precisar de patrocínio, aí sim ele poderia mostrar esse “muito mais” a que você se refere, Rubens!!