Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Vettel, o novo dono do Mundial

Por Fábio Seixas
14/10/12 04:47

Aconteceu: o Mundial tem novo dono.

Vettel comemora a vitória em Yeongam (Diego Azubel/Efe)


 

Vettel venceu o GP da Coreia do Sul, nesta madrugada, superou Alonso na pontuação e retomou o posto que já tinha ocupado por dois GPs nesta temporada. A liderança.

Foi sua quarta vitória neste ano, a terceira consecutiva. Mais: foi a 25ª da carreira. Com isso, Vettel supera Fangio e iguala os mitos Clark e Lauda. Apenas seis pilotos, em toda a história da categoria, venceram mais.

Webber foi o segundo, com Alonso logo atrás.

Massa fez uma belíssima prova, ficou em quarto. E só não foi ao pódio porque a Ferrari não deixou. Bruno cruzou em 15º.

Se a corrida não foi das melhores, a largada pelo menos foi das mais bonitas.

Vettel tomou a ponta, Webber emparelhou logo depois, talvez até fazendo um teatrinho, mas teve de tirar o pé na curva. Alonso superou Hamilton. Kobayashi tocou Button. E Grosjean, aleluia, não acertou ninguém.

O top 10 na primeira volta, Vettel, Webber, Alonso, Hamilton, Massa, Raikkonen, Hulkenberg, Grosjean, Pérez e Schumacher. 

Pelo rádio, Button chamou Kobayashi de “idiota!”. E os comissários, pelo visto, concordaram: drive-through para o japonês.

Lá na frente, Vettel e Webber aceleravam forte, mas não abriam tanto para a concorrência. Na décima volta, o alemão tinha 1s9 sobre o australiano, que estava 3s5 à frente de Alonso.

Na 14ª volta, Hamilton abriu os pits. Foi seguido por Hulkenberg, Grosjean, Schumacher, Vergne, Kovalainen…

Na 15ª, Webber, Massa, Raikkonen, Ricciardo e Bruno entraram. Na 16ª, Vettel e Alonso.

E nada mudou. Quase tudo na mesma.

O “quase” é por conta de Maldonado. Que, largando com os pneus mais duros, apostou numa estratégia de apenas uma parada e de repente apareceu ali no melê da ponta.

Ao fim da primeira janela de pits, o top 10 tinha Vettel, Webber, Alonso, Hamilton, Massa, Raikkonen, Maldonado, Hulkenberg, Grosjean e Schumacher,

Na 21ª, Massa foi bem: após se aproximar de Hamilton, deu o bote, colocou pela direita e conseguiu uma bela ultrapassagem.

Hamilton, então, ganhou outra encrenca: Raikkonen. E Yeongam assistiu, então, à melhor disputa da prova. Porque Raikkonen passou, mas Hamilton deu o troco logo depois, com muita categoria. O campeão de 2007 não arrefeceu o ritmo e continuou a perseguição ao campeão de 2008.

Foi isso por três voltas completas até que, na 27ª, Hamilton foi aos boxes abrir a segunda janela de pits.

Vettel? Continuava bem, obrigado. Na 30ª volta, tinha 8s3 sobre Webber, que mantinha 2s3 sobre Alonso.

A novidade era Massa, que vinha num ritmo muito forte, reduzindo a desvantagem para o companheiro. Na 29ª volta, cravou o melhor tempo da corrida até então.

Na 32ª volta, Grosjean parou. Na volta seguinte, Webber, Hulkenberg, Schumacher e Bruno. Pérez entrou an 34ª. Na 35ª, Vettel, Massa e Raikkonen.

Massa, então, encostou em Alonso. Com um ritmo muito forte, semelhante ao de Vettel.

Seria a forra? O dia do “Fernando, Felipe is faster than you”? Não, não foi exatamente o caso…

Na 39ª volta, veio o rádio: “Você não precisa ficar tão próximo de Fernando. Pode aliviar o ritmo. Você tem uma vantagem suficiente para o carro atrás”.

Normal. Compreensível. Esperado. 

Mas uma pena. Porque Massa tinha carro para lutar com os Red Bulls.

Com problemas de equilíbrio por todo o GP, Hamilton ainda fez um terceiro pit, a 12 voltas do fim. Despencou para décimo.

O top 10 na linha de chegada, Vettel, Webber, Alonso, Massa, Raikkonen, Hulkenberg, Grosjean, Vergne, Ricciardo e Hamilton.

Com o resultado, Vettel foi a 215 pontos. Alonso tem 209. Depois aparece Raikkonen, com 167: esquece.

No Mundial de Construtores, a Red Bull já faz as contas para fechar a fatura: tem 367, contra 290 da Ferrari. Pode selar a conquista daqui a dois GPs, em Abu Dhabi.

(E, tudo indica, será só o primeiro do ano…)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Rufus Rafael comentou em 15/10/12 at 8:05

    Fábio, quais são os 6 pilotos que venceram mais do que Vettel?
    Me lembrei de Schumacher, Prost, Senna e Alonso.
    Abs

    • Fábio Seixas comentou em 15/10/12 at 9:22

      Stewart e Mansell.

  2. Antonio Roberto macaé comentou em 15/10/12 at 6:49

    Todo castigo é pouco para Alonso e Ferrari. Eu jamais possuiria uma ferrari caso eu tivesse dinheiro…

  3. Zé Afonso comentou em 15/10/12 at 6:19

    Pra quem achava que o Alonso já era campeão, um tapa de luva. Pra quem acha que o espanhol tá fora da briga, recomendo que mude de idéia. Só sei que a temporada está fantástica. Ao Felipe Massa desejaria a vaga na Mclaren, mas já foi; então desejo mais sorte no início de 2013 para ele.

  4. Luiz Carenzi comentou em 15/10/12 at 5:34

    Boas!

    Pois é, demorou um pouco e muita gente engoliu muito sapo e muita tinta correu sobre o “caso” Massa! Observei muitos comentários espinafrando o Massa por muito tempo, até tu bloger, contudo nada como um dia atrás do outro e A VERDADE APARECE DA MELHOR FORMA, POR QUE O RENDIMENTO PÍFIO DO ALONSO E O MASSA COMPETITIVO? SERÁ QUE UM CERTO PILOTO PERCEBEU QUE NÃO VAI GANHAR UM CERTO CAMPEONATO E NÃO VAI SER “TRI”, MAS UM “GAROTO” QUE COMEÇOU OUTRO DIA VAI SER?, não porque ele seja o máximo ou suprassumo da pilotagem pelo contrário, o Vettel errou sozinho ontem, ganha porque tem carro e a equipe da todo o suporte! Alonso pode até ser campeão porem na minha modesta opinião o psicológico é fundamental tanto quanto um equipamento competitivo.

  5. Fred Maciel comentou em 15/10/12 at 4:54

    Fabio,
    Vettel na Ferrari? Comenta ai!
    http://www.bbc.co.uk/sport/0/formula1/19941541
    abs

  6. Andre Dias comentou em 15/10/12 at 4:32

    Radio da Ferrari: “Fernando, Felipe is faster… much faster than you”.
    Radio da Red Bull: “Weber, Felipe is faster than you. But don´t worry, Ferrari & Alonso are protecting your position”.

    A Red Bull deve ter enviado uma caixa de bons vinhos pro pessoal da Ferrari em agradecimento pelos pontinhos adicionais no campeonato de equipes.

    Nosso mundo é assim, injusto. Tivesse o compeonato comecado no meio do ano, Massa seria um dos pilotos mais celebrados do F1 e Alonso seria o excelente piloto que (tadinho) nao tem muita sorte.

  7. carlos comentou em 15/10/12 at 3:26

    Parece que o campeonato do
    Alonso foi Vetado.

  8. Gilles comentou em 15/10/12 at 3:00

    imagina se fosse o Nelsao recebendo aquela menssagem. Ia mandar o cara enfiar o radio na coreia do sul e detonava a princesa da asturia. Massa eh muito pior que o barrica foi. Impressionante. Tudo bem que ele leva milhoes pra casa mas imagina o que os filhos dele vao ver no futuro. Na casa do barrica nao deve ter TV nem internet e na do massa deve ta da mesma forma, afinal foi treinado pelo barrica.

  9. Marcel comentou em 15/10/12 at 0:24

    Normal. Compreensível. Esperado, para a medíocre Ferrari.

    Para McLaren e Red Bull: asqueroso, imundo, nauseabundo, nojento, repugnante, sórdido, sujo e torpe

    • samuel comentou em 15/10/12 at 9:50

      “Seria um campeonato bastante chato se apenas 12 pilotos lutassem por vitória e o resto ficasse só ajudando.”( Jason Button).

      é… devemos concordar com ele. De verdade hoje torço pro Alonso não ganhar este campeonato, porque se ganhar, não vai ser um campeonato legitimo, pois ele corre com dois carros, enquanto o Vettel com apenas um. o Vettel sim merece, este sim é lider por méritos próprios, e se o Massa não tivesse cedido uma posição para o companheiro, e tivesse passado ele ontem, a vantagem seria bem maior!

      • Eduardo comentou em 15/10/12 at 11:33

        Perfeito Samuel

  10. Ronaldo comentou em 14/10/12 at 23:58

    Valeu massa. Deu pra ver que vc esta recuperando a alegria de correr.. Boa sorte pra voce, porem aFerrari continuará a coloca-lo em 2o plano. TOMARA QUE TE PAGUEM MELHOR POR ESSA
    HUMILHAÇÃO………

  11. Marcel comentou em 14/10/12 at 23:49

    McLaren e Red Bull já perderam, ou quase perderam títulos mundiais por colocarem o esporte em primeiro plano! A Ferrari é medíocre! Torço muito pelo Massa, mas não pela Ferrari!

  12. Rodrigo comentou em 14/10/12 at 23:41

    Nao torço por nenhum dos dois, mais ainda falta mais 4 corridas e já apontar que vai ser campeão.. é no minimo amadorismo, ou muita torcia desse blog para Vettel. O campeonato sera vencido na 71° volta em interlagos.. Quem quer que seja..

  13. Marcel comentou em 14/10/12 at 23:40

    “Fernando, MASSA is faster than you” kkkkk

  14. Antonio Moraes comentou em 14/10/12 at 23:07

    F1 DEIXOU DE SER ESPORTE PARA VIRAR UM BOM NEGÓCIO. UM JOGO DE CARTAS MARCADAS. QUEM SERÁ O CAMPEÃO? ALONSO CLARO!

  15. Jar comentou em 14/10/12 at 22:59

    Por isso que jamais abrirei uma conta no Santander. Banco que patrocina o Alonso e proibiu o Massa de passar. Essa máfia da Ferrari está estragando a F1.

  16. Rivaldo Viana comentou em 14/10/12 at 22:45

    O Massa deveria ter um pouco mais de bril. Eu preferiria tentar ser um campeao numa Sauber do que ser um capacho na Ferrari. E nesta corrida a Ferrari mostrou que e mais incompetente do que eu imaginava. Poderiam ter deixado o Massa tentar chegar no Vettel. Se desse certo, o Alonso teria perdido seis pontos pro Vettel e nao dez. Caso nao desse certo, era so o Massa voltar para traz do Alonso.

    • Mauricio Alves comentou em 15/10/12 at 9:53

      BRIL????

      O que é BRIL???

      • RAMIRO MAROTE – SANTOS/SP comentou em 15/10/12 at 11:48

        É o sobrenome do BOM.
        BOM BRIL…

  17. Pedro comentou em 14/10/12 at 22:42

    Para mim e simples esta questão da Ferrari: desde a época do Rubinho, não compro nem nunca vou comprar um carro da Fiat, dona da marca. Marca de picaretas!

  18. Carlos Antonio comentou em 14/10/12 at 22:37

    O Massa se preocupa muito mais com o seu emprego na Ferrari do que em ser piloto. É uma pena porque ele tem talento!!

  19. Marcelo Witt comentou em 14/10/12 at 22:26

    E a dupla ultrapassagem do Hulk sobre os dois campeões? Ningúem diz nada?

    • Thiago basílio comentou em 15/10/12 at 13:21

      Ultrapassagem sobre um cara com carro quebrado é obrigação.

  20. Fernando Maringá-Pr comentou em 14/10/12 at 22:24

    Acho que nada está ganho, mas uma coisa tenho certeza, quem gosta de automobilismo, torce para Vettel, porque ser campeão como o Alonso, ser campeão como a Ferrari faz com quem traz menos dinheiro, é melhor não ser!! A Ferrari é ridícula, isso não é esporte e o Alonso Lula da Silva (não sabe de nada), não é esportista!!! Abraço

  21. Daniel comentou em 14/10/12 at 22:04

    Foi bacana ver o Massa andando rápido, sem dar desculpas depois da corrida que o carro estava ruim. Acho que o problema dele foi adaptação ao pneus. Tomara que ele tenha resolvido o problema, e consiga renovar o seu contrato. Torço por ele, não deve ser fácil estar lá andando ao lado do melhor piloto da atualidade, é fácil sentarmos em frente ao micro e criticarmos e ficar fazendo comparações. ABS.

  22. Adriano Ul comentou em 14/10/12 at 21:59

    Ou eh “O Alonso esta mais rapido que vc, sai da frente” , ou “O Alonso esta mais devagar que vc, alivia o ritmo”. E o cara ainda quer contrato com a Ferrari?? Nao tem psicologico que aguente!!!

  23. Daniel Gomes comentou em 14/10/12 at 21:30

    Pessoal, numa boa, vamos encarar a realidade. Se estivessemos falando das primeiras corridas do ano, com certeza a Ferrari não iria se intrometer. Porém a 5 provas para o final, onde o Massa não tem nenhuma pretenção no campeonato, é de se esperar qua a equipe trabalhe para o bem da equipe, neste caso, o campeonato de pilotos, já que temos que reconhecer que o Massa “ferrou” com o campeonato de construtores devido sua atuação na primeira metade do campeonato. Lembram de 2007? Massa no Brasil liberando para o Raikonen. Em 2008, o Massa como favorito também era visto como primeiro piloto….
    Quem sabe quando o Massa conseguir começar um campeonato bem, a história não seja diferente.

    • Eduardo comentou em 15/10/12 at 11:37

      Iria sim como fez desde a primeira corrida do ano onde colocou o massa para acertar o carro do malonso e sacrificar a própria corrida.
      E não se iluda, fará no ano que vem.

  24. Rodrigo comentou em 14/10/12 at 21:22

    Normal, compreensível e esperado my ass. Essa porcaria não é esporte a anos.

  25. Carlos Baptistella comentou em 14/10/12 at 21:14

    Alonso (Corda) e Massa (Cassamba).
    É a corda e a cassamba da Ferrari… fazer o que!

  26. Nando comentou em 14/10/12 at 21:00

    O Massa não tem a menor chance de ganhar o campeonato, já seu companheiro de EQUIPE está na briga. É legal ver o Massa reagindo, mas isso não muda o FATO citado.

    POR QUE RAIOS a Ferrari deveria deixar o Massa chegar na frente? Se deixasse concordo que seria mais legal, mas não deixar é “normal, compreensivo e esperado” sim, por que não? Não há nada de imoral em trabalhar para que a equipe ganhe os dois títulos em disputa (piloto e construtores), se fosse o contrário ninguém ficaria chorando ou chamando o Alonso de bundão… AFF…

  27. Renato comentou em 14/10/12 at 20:31

    A Ferrari fez a escolha de pontuar no mundial de pilotos, perdendo alguns no de construtores. Massa estava num ritmo forte, capaz de conseguir a segunda posição. Mas é óbvio que a chance de vencer o mundial de pilotos é maior do que vencer o mundial de construtores.

  28. cris amon comentou em 14/10/12 at 19:49

    o carro da Red Bull esta se tornando imbativel, chora Ferrari …..kkkkk (mafia em prantos)

  29. Rubone comentou em 14/10/12 at 19:46

    Onde está o mito Koba,o Peres o Maldonado.Só ganharam porque deram sorte.Quanto a Willlians não se iludam porque é uma carroça.Quanto ao Massa já sabemos que irá atras dos dolares e será segundão.

  30. Guilherme Freitas de Rezende comentou em 14/10/12 at 19:16

    Me lembro de uma corrida no Japão em 97 em que o Schumacher e Villeneuve brigavam pelo título,na prova estava Villeneuve em primeiro,Schumi em segundo e Irvine em terceiro,a Ferrari mandou o Schumacher deixar o Irvine passar pra ai passar o Villeneuve,andar devagar,segurar o Canadense para ai o Schumacher passar os dois,esse mesmo sistema poderia ter acontecido hoje,o Massa passando o Alonso,pra ai passar pelo menos uma das RBR’s,para ai o Alonso encostar e passar eles,se o Massa não chegasse no Webber,ele encostava no final e deixava o Alonso passar

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).