Vettel, o novo dono do Mundial
14/10/12 04:47Aconteceu: o Mundial tem novo dono.
Vettel venceu o GP da Coreia do Sul, nesta madrugada, superou Alonso na pontuação e retomou o posto que já tinha ocupado por dois GPs nesta temporada. A liderança.
Foi sua quarta vitória neste ano, a terceira consecutiva. Mais: foi a 25ª da carreira. Com isso, Vettel supera Fangio e iguala os mitos Clark e Lauda. Apenas seis pilotos, em toda a história da categoria, venceram mais.
Webber foi o segundo, com Alonso logo atrás.
Massa fez uma belíssima prova, ficou em quarto. E só não foi ao pódio porque a Ferrari não deixou. Bruno cruzou em 15º.
Se a corrida não foi das melhores, a largada pelo menos foi das mais bonitas.
Vettel tomou a ponta, Webber emparelhou logo depois, talvez até fazendo um teatrinho, mas teve de tirar o pé na curva. Alonso superou Hamilton. Kobayashi tocou Button. E Grosjean, aleluia, não acertou ninguém.
O top 10 na primeira volta, Vettel, Webber, Alonso, Hamilton, Massa, Raikkonen, Hulkenberg, Grosjean, Pérez e Schumacher.
Pelo rádio, Button chamou Kobayashi de “idiota!”. E os comissários, pelo visto, concordaram: drive-through para o japonês.
Lá na frente, Vettel e Webber aceleravam forte, mas não abriam tanto para a concorrência. Na décima volta, o alemão tinha 1s9 sobre o australiano, que estava 3s5 à frente de Alonso.
Na 14ª volta, Hamilton abriu os pits. Foi seguido por Hulkenberg, Grosjean, Schumacher, Vergne, Kovalainen…
Na 15ª, Webber, Massa, Raikkonen, Ricciardo e Bruno entraram. Na 16ª, Vettel e Alonso.
E nada mudou. Quase tudo na mesma.
O “quase” é por conta de Maldonado. Que, largando com os pneus mais duros, apostou numa estratégia de apenas uma parada e de repente apareceu ali no melê da ponta.
Ao fim da primeira janela de pits, o top 10 tinha Vettel, Webber, Alonso, Hamilton, Massa, Raikkonen, Maldonado, Hulkenberg, Grosjean e Schumacher,
Na 21ª, Massa foi bem: após se aproximar de Hamilton, deu o bote, colocou pela direita e conseguiu uma bela ultrapassagem.
Hamilton, então, ganhou outra encrenca: Raikkonen. E Yeongam assistiu, então, à melhor disputa da prova. Porque Raikkonen passou, mas Hamilton deu o troco logo depois, com muita categoria. O campeão de 2007 não arrefeceu o ritmo e continuou a perseguição ao campeão de 2008.
Foi isso por três voltas completas até que, na 27ª, Hamilton foi aos boxes abrir a segunda janela de pits.
Vettel? Continuava bem, obrigado. Na 30ª volta, tinha 8s3 sobre Webber, que mantinha 2s3 sobre Alonso.
A novidade era Massa, que vinha num ritmo muito forte, reduzindo a desvantagem para o companheiro. Na 29ª volta, cravou o melhor tempo da corrida até então.
Na 32ª volta, Grosjean parou. Na volta seguinte, Webber, Hulkenberg, Schumacher e Bruno. Pérez entrou an 34ª. Na 35ª, Vettel, Massa e Raikkonen.
Massa, então, encostou em Alonso. Com um ritmo muito forte, semelhante ao de Vettel.
Seria a forra? O dia do “Fernando, Felipe is faster than you”? Não, não foi exatamente o caso…
Na 39ª volta, veio o rádio: “Você não precisa ficar tão próximo de Fernando. Pode aliviar o ritmo. Você tem uma vantagem suficiente para o carro atrás”.
Normal. Compreensível. Esperado.
Mas uma pena. Porque Massa tinha carro para lutar com os Red Bulls.
Com problemas de equilíbrio por todo o GP, Hamilton ainda fez um terceiro pit, a 12 voltas do fim. Despencou para décimo.
O top 10 na linha de chegada, Vettel, Webber, Alonso, Massa, Raikkonen, Hulkenberg, Grosjean, Vergne, Ricciardo e Hamilton.
Com o resultado, Vettel foi a 215 pontos. Alonso tem 209. Depois aparece Raikkonen, com 167: esquece.
No Mundial de Construtores, a Red Bull já faz as contas para fechar a fatura: tem 367, contra 290 da Ferrari. Pode selar a conquista daqui a dois GPs, em Abu Dhabi.
(E, tudo indica, será só o primeiro do ano…)
Dimael. Você só pode ter ficado em coma nos anos de 2008 e 2009. Dizer que o Massa perdeu para todos os seus companheiros de equipe… só pode ser isso. Em 2008, o Massa foi vice-campeão, e o Hamilton não era companheiro do Massa. E teve direito a ordem de equipe para que o Raikkonen, o companheiro do Massa abrisse para o brasileiro passar no GP da China. Lembram? Pois eu vou repetir O MASSA EM 2008 FOI O PRIMEIRO PILOTO E O RAIKKONEN, ISSO MESMO, O RAIKKONEN TEVE QUE ABRIR PARA ELE. Entendeu ou vou ter que desenhar? E em 2009 o Massa fazia uma campanha bem superior à do finlandês quando sofreu o acidente. Então pense melhor antes de falar besteira e pare de ficar falando bem só dos brasileiros que pararam de correr para avacalhar com os que estão correndo. Se você assistisse F1 em 1992 e 1993 iria avacalhar com o próprio Ayrton Senna, que não ganhou aqueles campeonatos.
Aferrari acertou o carro do massa e o massa foi mais veloz que Alonso e mais consistente será que Alonso é tudo isso que a imprensa especializada diz, com carros iguais o massa nessa corrida foi melhor…, porque? se Alonso está mais do que nunca ser mais veloz para bater as redbul, no japão os torcedores de Alonso disseram que se fosse ele no lugar do massa tinha ganhado a corrida hoje se fosse massa no lugar do alonso tinha dado calor em vettel.
E é por isso que Rubinho e Massa são os macunaímas na F1. Vão ser capachos assim na casa do caralllll.
Cadê o Kobayashi fan hein? Até gosto do japonês, mas aquilo não foi toque, foi barberagem mesmo, muito inconstante.
Ridiculo… Massa é pior que o Rubinho… Chegou na ferrari falando mal do Rubinho é é submisso… só interessa o $$$… vlw ayrton… pelo menos vi um brasileiro que nao se sujeito a esta sujeira… e vc ein comentarita?? normal…. por isso que nem perco mais tempo assisitindo f1… por enquanto leio os comentarios, mas, vejo que em breve nem isso…realmente, é o circo da f1… onde os espectadores sao os verdadeiros palhacos !!!
Dá um TÉDIO ficar lendo as baboseiras de um monte de gente idiota, q ñ sabe ou ñ qr saber q F1 Ñ É UM ESPORTE: é um grande negócio, q funciona com contrato, q TEM Q SER seguido!
Quem ñ quiser obedecer, tá fora!!!!
Pobre país, q tem q ter heróis…..
Fábio, tendo em vista que a renovação do Massa aconteça, e que esta seria por mais 1 ano apenas, andando 2013 da forma como esteve nestas 2 últimas provas. Não seria viável uma transferência para a Red Bull já que ano que vem provavelmente será o último de Webber na F1 e contando ainda que Vettel é o sonho da Ferrari pra 2014? Teoricamente seriam 2 vagas abertas na equipe do momento. Gostaria muito de seu pitaco. Abs.
O Alonso está disputando o título, é logico que é compreensível a Ferrari pedir pra ele tirar o pé…Foi assim em 2007, assim em 2008, e sera assim este ano…Fabio, como você acha que ficara a F1 o ano que vem pra os brasileiros? Tá me parecendo que só teremos o Felipe Massa mesmo…
CAMPEONATO DOS “PALPITEIROS”
– ARTHUR BODSTEIN E ÉDSON ACERTAM O PÓDIO EM CHEIO NO GP DA COREIA DO SUL E MARCAM 100 PONTOS
– PELA MÉDIA DE PONTOS, FÁBIO SEIXAS E LUCIANO HENRIQUES DIVIDEM A LIDERANÇA
– POR PONTOS ABSOLUTOS, FÁBIO SEIXAS MANTÉM A LIDERANÇA MAS A VANTAGEM PARA LUCIANO HENRIQUES DIMINUI PARA 5 PONTOS
A) GP da Coreia do Sul – 33 participantes (31+2[G]*)
Quem acertou o 1º = 20 pontos;
Quem acertou o 2º = 30 pontos;
Quem acertou o 3º = 35 pontos e
Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.
No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
* SIMBOLIZAÇÃO: [G] = Palpites indicados nos “posts” após o “grid”.
Vamos lá!
Resultado do GP da Coreia do Sul:
1) Vettel; 2) Webber e 3) Alonso
Pontuação dos “palpiteiros”:
1º) Arthur Bodstein e Édson – ambos com 100 pontos;
3º) Sérgio Magalhães, Bruz, Luciano Henriques (Santo André/SP), Paulo–AM (Manaus/AM), Matheus, Gislene Passos e Antonio Ribeiro – todos com 65;
10º) Fernando Melotti Constâncio, Fernando, Luiz Caco e Jorge – 60;
14º) Pietro Pecorari (Brescia/IT) – 45;
15º) Mileto Neto e Bipolar[G] – 35;
17º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ), Ariel Martins, Felipe Gomes, Gui Teixeira, Pablo e Rafael – todos com 30;
23º) Luciano, Ramiro Marote (Santos/SP) João Paiva e Fábio[G] – 25;
27º) Christiano, Eraldo, Zé, André de Itu (Itu/SP) e Paulo Andriolo – 10;
32º) Bruno Barbieri – 5;
33º) Binho – 0 (zero).
Curiosidades:
ARTHUR BODSTEIN E ÉDSON ACERTAM O PÓDIO EM CHEIO NO GP DA COREIA DO SUL E MARCAM 100 PONTOS
Pela sexta vez, dentre os 16 GP’s disputados, tivemos palpiteiros acertando em cheio o resultado do pódio.
Parabéns ao Arthur Bodstein e ao Édson pelo “hat trick”.
PELA MÉDIA DE PONTOS, FÁBIO SEIXAS E LUCIANO HENRIQUES DIVIDEM A LIDERANÇA
Ao marcar 65 pontos no GP da Coreia do Sul, Luciano Henriques alcançou Fábio Seixas na média de pontos e ambos estão empatados na liderança com 31
pontos. Matheus vem a seguir com 28.
POR PONTOS ABSOLUTOS, FÁBIO SEIXAS MANTÉM A LIDERANÇA MAS A VANTAGEM PARA LUCIANO HENRIQUES DIMINUI PARA 5 PONTOS
Na classificação por pontos absolutos o FS manteve a liderança (495 pontos), mas a diferença para o 2º colocado (Luciano Henriques) caiu de 40 para
apenas 5 pontos.
Todos os perseguidores mais diretos do DONO DO BLOG (Luciano Henriques, Matheus e Bruz), marcaram 65 pontos no GP da Coreia do Sul enquanto FS anotou 30 pontos na rodada.
Assim, a diferença para o 3º (Matheus), caiu de 100 para 55 pontos, para o 4º (Bruz) caiu de 120 para 65 e para o 5º (agora é o Luiz Caco), a diferença se
manteve em 120 pontos.
A reta final está próxima e é hora de caprichar na palpitaria, certo galera?
Estatísticas:
– No GP da Coreia do Sul em 2011 tivemos 13 palpiteiros. Neste ano foram 31, já descontando os 2 que palpitaram no “post” pós grid. O crescimento foi de
incríveis 138% sobre o ano anterior, sobretudo considerando o horário do GP;
– Nos 16 primeiros GP’s de 2011, tivemos um total de 91 palpiteiros participando. Usando o mesmo comparativo, em 2012, atingimos 144 participantes, número 58% maior, eliminando dessa conta o pessoal que palpitou exclusivamente nos “posts” pós grid;
– 25 dos 33 palpiteiros (76%) cravaram o Vettel como vencedor do GP da Coreia do Sul;
– 6 palpiteiros (18%) acertaram o 2º colocado (Webber);
– 10 palpiteiros (30%) acertaram o 3º colocado (Alonso).
B) Classificação Temporada 2012 – 16 GP’s disputados – (média de pontos)
1º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) e Luciano Henriques (Santo André/SP) – 31;
3º) Matheus – 28;
4º) Bruz – 27;
5º) Luiz Caco – 23;
6º) João Arthur (Curitiba/PR) – 22;
7º) Antonio Ribeiro – 21;
8º) Gislene Passos – 20;
9º) Ramiro Marote (Santos/SP) e Paulo–AM (Manaus/AM) – 18;
11º) Paulo Andriolo e Pietro Pecorari (Brescia/IT) – 17;
13º) Arthur Bodstein e Celso SP (SP) – 15;
15º) Mileto Neto, Fernando Melotti Constâncio e Pablo – 14;
18º) Rita – 13;
19º) Fabiano e Émerson Neves (Guarujá/SP) – 9;
21º) André de Itu (Itu/SP) – 8;
22º) Racing Fan e Marcelo Bombardelli – 6;
24º) Tiago Nunes, Niko Duarte (Porto Alegre/RS) e Dennis (Umuarama/PR) – 5;
27º) Zé – 4;
28º) Mendes e Rodrigo – 3;
30º) Cairo (Campinas/SP) e Roberta Guimarães – 1.
C) OS 10 PRIMEIROS, POR PONTOS ABSOLUTOS:
1º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 495;
2º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 490;
3º) Matheus – 440;
4º) Bruz – 430;
5º) Luiz Caco – 375 (subiu 1 posição);
6º) João Arthur (Curitiba/PR) – 345 (caiu 1 posição);
7º) Antonio Ribeiro – 340;
8º) Gislene Passos – 325 (subiu 2 posições);
9º) Ramiro Marote (Santos/SP) – 290;
10º) Paulo–AM (Manaus/AM) – 280 (novo integrante do TOP10)
ATENÇÃO:
Na Classificação Geral, seguindo a regra dos 25%, foram descartados todos os palpiteiros que indicaram até 3 palpites nos 16 GP’s disputados.
Abraço a todos e até o GP da Índia, dia 28/10, às 7h30 da matina.
Fabio, olha só o que a BBC está cravando aqui na europa: http://www.bbc.co.uk/sport/0/formula1/19941279
2013 continuaremos ver o maniaco da primeira fila huahuahuahuahua. E tem mais: http://www.bbc.co.uk/sport/0/formula1/19940929
Acho que o Hulk vai se dar bem nesta Sauber 2013, agora o Gutierrez, ai ai ai …
Caro Fabio, me desculpe mas isso é algo q não sai da minha mente a eterna Teoria da Conspiração… Mas será q o massa não teria sido boicotado ou talvez o carro dele não teria tido a atenção necessária durante o a primeira metado do campeonato para não ter um bom ritmo, e tb não conseguir ter o mesmo desempenho do Alonso q leva muito dinheiro pra equipe sendo assim o Massa ñão teria argumentos para tentar ir contra ordens da Ferrari e partir pra cima do Espanhol?? Esses dias eu vi não me lembro onde q o carro do Massa tinha o giro limitado em 2000 RPM a menos q o carro do Espanhol.. É verdade isso.. Se puder me responder ficarei agradecido… Sem mais
Ricardo Souza
E agora? Será que daqui a duas semanas, no Gran Prix da India, vai se consolidar a futura ERA SUPREMACIA VETTEL?
Fabio. Acho q o Choronso vai começar a refletir quanto a ter Massa como companheiro de equipe p o proximo ano afinal de contas se o campeonato fosse dividido em 2 partes, depois das ferias o Massa tem sido melhor q ele e ta mostrando q a confiança e boa fase estão voltando. O q vc acha?
Sempre fui da opinião que pilotos brasileiros tem que ficar longe da Ferrari. Enquanto a RBR e a McLaren esperam o ano correr para ver quem está melhor e ajudar um piloto lá no final do campeonato, a Ferrari faz isso desde a pré temporada. O Massa tinha mais é que arrumar outra equipe e contar isso para a Ferrari só no dia que ela resolvesse renovar o contrato.
“Massa fez uma belíssima prova, ficou em quarto. E só não foi ao pódio porque a Ferrari não deixou.”
Ha quanto tempo não liamos isso? Por que demorou tanto, Felipe?
Particularmente, gostei da primeira volta dele, forçando sempre. É seu ponto forte.
Mas, sejamos realistas, se Fernando passou essa vergonha de estar num ritmo tão pior que o do Felipe a ponto da equipe pedir via rádio que ele não se aproximasse mais, havia algo errado. Massa não virou genio de ontem pra hoje, então é óbvio que não é só o bom desempenho dele que conta, havia algo errado com Alonso.
O que pode ser, Fábio? Foi o carro? Ou a cabeça? Que pasó com o espanhol neste fim de semana?
Se o alemão da RBR Sebástian Vettel, conquistar o tricampeonato mundial de F-1 consecutivo, igualará outros dois grandes fenômenos da história da F-1: Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher.
E aqui está uma questão muito importante:
Com este possível terceiro título mundial do alemão, veremos mais uma vez o início de uma nova Era: A SUPREMACIA VETTEL/ RBR.
Bom para a F-1? Sim e talvez, não. Vettel ao contrário de Fangio e Schumacher – que quase não enfrentaram rivais à altura – duas grandes feras do passado. O alemão da RBR enfrenta excelentes concorrentes contemporâneos da F-1 de hoje: Fernando Alonso; Kimi Rakkonen; Jenson Button; Sérgio Pérez; Kamui Kobayashi; Mais algum grande piloto?
Pode ser que, talvez, depois da conquista do tricampeonato mundial de F-1 conquistado por Vettel/RBR. Apareça um piloto/equipe capazes de quebrar esta supremacia, e tornar a F-1 numa competição mais equilibrada possível.
Grandes concorrentes com carros 1s mais lentos.Cara vç é uma piada.
O Vettel já aparece como um virtual campeão, e o Alonso e a Ferrari vão ter que tirar leite de pedra para tentar conseguir alguma coisa. O Felipe Massa deve renovar, mas o Alonso sempre abre uns 100 pontos dele na primeira metade do campeonato, e nessa situação dificilmente ele sairá da condição de subalterno.
Gostei do vt da Sportv quando o locutor dava as posições da corrida
1-Vettel
2-Weber
3-Alonso
4-Felipe Massa, o bom menino….(rsrsrsrsr)
Mesmo depois da evidente vitória de Sebastian Vettel da RBR, conquistando a liderança do mundial de F-1. A diferença entre Vettel e Alonso é de apenas seis pontos.
Não havia chances da Ferrari do espanhol acompanhar o ritmo das RBR’s, mas, conseguiu superar seus dois principais rivais ao pódio Hamilton e Raikkonen nas primeiras voltas. E claro, contou com uma ajudinha da sua equipe para manter o seu terceiro lugar na prova, pois, Felipe Massa, mesmo muito mais rápido que o espanhol, recebeu ordens bem claras para não ultrapassa – lo…
Com esse bom desempenho que Felipe Massa demonstrado no GP da Coréia do Sul, fazendo a volta mais rápida da prova.O brasileiro está novamente em boa forma para guiar um F-1. Poderia tentar competir em outra equipe da F-1. Talvez na Sauber por uma ou duas temporadas, para finalmente em uma grande equipe, poderia ter carta branca para lutar por bons resultados e até por um título mundial. Mas, com a renovação do contrato com o time de Maranello, infelizmente o piloto brasileiro vai ficar muito limitado dentro da equipe italiana. E mais uma vez, vai ser o segundo piloto.
Pois é, às vezes, com muita sorte demais, até o azar corre atrás.
Pois é, o campeonato é entre Vettel e Alonso, com o alemão como favorito.
Bruno é o que é, um playboy gastando dinheiro para se divertir.
Agora o Massa superou o Rubinho, pois depois de tudo o que viveu na Ferrari, fica implorando para ronovar, catando migalhas e implorando piedade para ser o segundinho. Ganhar, fazer historia, competir e ser competitivo não é prioridade, o fundamental é estar numa equipe de ponta, mesmo que seja para ser humilhado…
…que saudade de Ayrton, Emerson e Piquet, não só pelas conquistas, mas pelo carater, valores, arrojo…
…Emerson no auge, voi fundar a Coperçucar (perdoe se escrevi errado). Piquet arriscou-se na Lotus. Senna escolheu muito e quando trocou, fui certeiramente para a Willians e não para os dolares da Ferrari.
Que tenhamos uma nova geração no futuro, que sejam bons de volante mas melhores ainda como competidores. Pois de segundo piloto e bons moços, já estamos satisfeitos.
A Ferrari tomou uma decisao ERRADA, pois Massa tinha carro para brigar com Vettel e se passa e ganha a corrida, Vettel fazia 7 pontos a menos (25 a 18) enquanto Alonso com um quarto lugar so fazia 2 a menos (15-12), entao Vettel ficaria com 1 de vantagem no campeonato e a Ferrari encostava nos contrutores. Isso se a briga de Massa nao custasse o pneu de Vettel. Acho que Alonso vai perder o campeonato querendo ser dono da Ferrari pelo segundo ano.
SE não fosse pelo jogo de Red Bull e Ferrari, Webber e Massa lutariam pela vitória, deixando Vettel e Alonso se morderem pela terceira colocação e, do jeito que estavam os pneus deles, poderiam até ser superados pelas duas Lotus, que sempre ficam rápidas no final.
De fato, com Vettel e Alonso lutando pelo título, foi “normal, comprensível e esperado”. Seja como for, a F1, cada vez mais, é isso: jogo de equipe, pneus farofa e circuitos praticamente sem pontos de ultrapassagens. Isso não é esporte, é circo. E nós somos uns sem vergonhas que ainda assistimos esse circo, fingindo que estamos vendo corrida de carros.
Tô com vontade de perguntar ao Felipe qual o sabor das botas do Alonso? Porque neste domingo ele decidiu lambê-las novamente. Ô cara frouxo!
Bom pro Felipe, nada a criticar, até porque não fez nada no campeonato inteiro, botar uma pressão no Alonso serviu pra garantir o contrato pro próximo ano.
Já o Sebastião ta indo rumo ao titulo, mas cuidado Fábio, há 3 corridas atrás o Alonso tinha 1 mão na taça, há 2 tinha as 2 maos, agora o Vettel ” é o dono do mundial”, na proxima corrida alguem bate no Vettel o Alonso chega em 1 e eu vou querer ver o título do post =)
Hoje ficou claro porque Hamilton decidiu se mudar para a Mercedes. Problemas na suspensão já é a desculpa já recorrente. Sem os problemas facilmente identificáveis por um equipe realmente empenhada na vitória do seu piloto, e sem os choques com barbeiros tipo Maldonado, Hamilton estaria sobrando na liderança do campeonato. Com Newey na RB que tem um orçamento lunático, a Mclaren vai levar anos para voltar a ter a chance de ser campeã que teve em 2012. Seu carro era e acho que ainda é o melhor da temporada, por mérito próprio e por erros dos concorrentes, principalmente a RB que errou na concepção do carro e isso ficou evidente até Singapura. Adrian não costuma errar duas vezes. Em 2013 a Mclaren deve ter um dos piores anos da sua história. Button está sempre noutros mundos menos na pista da F1. Não tem o foco de campeão. Perez deve ter sido a pior contratação da história da equipe, exageros à parte. Perez me parecia um piloto de algum talento com muitos momentos de barbeiragem, mas cada vez mais fica claro que Perez é um barbeiro com pouquíssimos momentos de boa pilotagem. Se fosse possível a Mclaren deveria tentar Raikonnen para o lugar de Button. Vai ser um 2013 para esquecer para a equipe de woking. O problema de Hamilton é que ele não percebeu que na Mercedes sua carreira vai encalhar. Com Brawn no comando a equipe não vai a nenhum lugar. A Mercedes se afunda a uma velocidade espantosa. Estão na concorrência ao Felix Baumgartner. A equipe que venceu o Gp da China com pole e tudo mais, agora perde para Lotus, Force India, Toro rosso, Sauber, etc. Nesse ritmo já já vão estar disputando os ultimos lugares com HRT e Marussia. Justiça seja feita à Ferrari. A equipe hoje salvou a corrida de Massa. Se continuasse naquele ritmo Massa não chegava ao fim. Será que Massa pensava que dava para chegar em Vettel? Ainda bem que Webber marcou a volta mais rapida da corrida na 54ª volta com pneus macios no osso para tirar todas as dúvidas que podiam existir sobre essa possibilidade teórica.
Só pra lembrar, Massa deu três pontos para Alonso em Monza, e no GP da Coréia deixou de tirar três do espanhol! No total, já são seis pontos ajudando Alonso, isso na reta final pode decidir o campeonato!
Vettel não tem essa molesinha com Webber, até aqui, todos seus pontos foram conquistados na raça. O australiano perdeu a posição na largada, mas foi pra cima do alemão, se não conseguiu pegar a liderança de volta, paciência. Se Alonso for campeão com diferença de seis pontos, Galvão vai lembrar para o resto da vida.
Jogo de equipe não é só entregar a posição, muitas vezes também é se manter atrás, e não tirar pontos do companheiro que esta lutando pelo título. Cansei de ver isso entre Berger e Senna em 90/91/92(quantos pontos o austríaco deixou de tomar de Senna nessa época?). Se a Mclaren podia fazer no passado, então, a Ferrari pode fazer nos dias de hoje.
Momento decisivo(reta final), faltando cinco provas para o fim da temporada. GP Monza 1990, décima segunda prova:
Galvão Bueno na primeira largada:
“Senna larga bem, Prost vai ficando…VAMOS BERGER! Berger assumi a segunda posição! Senna em 1º, Berger em 2º, Prost em 3º”
“Senna vai completar a primeira volta com seu FIEL ESCUDEIRO Berger”
*Acidente de Warwick na parabólica cancela início de corrida.
Galvão na segunda largada:
“Senna em primeiro, e Berger repete o trabalho pra segurar a segunda posição! Eles(Berger e Senna), tem combinado isso com muito cuidado, SENNA EM 1º E BERGER EM 2º”
*Ahhh, então era COMBINADO Galvão, nossa nem imaginava…rs
Ainda no começo da prova Galvão dispara:
“O Berger avisa o Senna que esta “sobrando” ali atrás, dá pinta que esta com o carro sobrando”
Reginaldo Leme alerta que Alesi esta forçando em 3º, e que Berger pede pra Senna acelerar! Depois Alesi roda e abandona a prova! Leme ainda questiona se Berger(mais rápido) vai ou não pra cima de Senna.
Galvão:
“Berger outra vez muda a trajetória e vem pra cima, mas o Senna sabe que ele(Berger), é AMIGO PESSOAL dele e não vai fazer nenhuma loucura”
Reginaldo Leme:
“Berger tem corrido com MUITO JUÍZO nas últimas provas”
GP Portugal em 1990, décima terceira prova:
Reginaldo Leme após a largada:
“Mais uma vez Berger PROTEGENDO MUITO BEM o Senna”
Voltas depois Berger perde posições, Galvão se desespera!!!
“Senna perde o ESCUDO de Berger na pista”
No meio da corrida, Berger(que estava longe de Senna), começa “voar” na pista, Prost vem logo atrás e começa a pressionar Berger. Os dois se aproximam do brasileiro.
Galvão:
“O problema do Senna agora é com o Berger, mas não deve haver uma pressão DESUMANA(kkkk), de Berger pra cima do Senna porque eles são AMIGOS e estão se dando MUITO BEM na equipe. Ele sabe que o Senna luta DESESPERADAMENTE pelo título com Prost”
Prost pressiona Berger que não tem o que fazer, pressiona Senna, Galvão quase infarta:
“TEM QUE FICAR AÍ ATRÁS BERGER, FICA NA SUA!
Faltando poucas volta para o fim da corrida, um acidente na pista força a bandeira vermelha. Senna chega a frente de Berger, com Prost logo atrás.
Pois é Marcelo, e depois todo mundo diz que só a Ferrari é que faz isso. Quando a McLarem fazia isso para um brasileiro todo mundo achava bom….
Lamentável em todos aspectos…
Jornalistas não repudiam isso e o Massa aceitar uma situação dessa, sendo covarde, sem brio, sem atitude e tudo por causa de mais dinheiro.
As vezes penso o que provou o Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e o Airton Senna serem Campeões.
hahahaha…alonsito chorão vai morrer na praia, igual 2010. Bem feito. Jogam sujo demais esses italianos.
O jornalista escreve: “Vettel supera Fangio e iguala os mitos Clark e Lauda.” Poucas palavras , mas muito expressivas do quanto o jornalismo esportivo brasileiro necessita evoluir, deixar de ser feita de atos de redação de ex-garotinhos fanáticos de esporte.
Que o Alonso é bom não tenho dúvida mas o cara sempre tem um rádio amigo e sempre ta envolvido em algo. Só que eu me lembro tem o caso de espionagem na Mclaren q ele sabia de tudo o Cingapuragate uma falsa vitória, o ” Fernando is faster than you…”, esse ano o rádio amigo da Sauber e agora esse com Massa. Não tem como torcer pra ele. Go Vettel.