Vettel, o novo dono do Mundial
14/10/12 04:47Aconteceu: o Mundial tem novo dono.
Vettel venceu o GP da Coreia do Sul, nesta madrugada, superou Alonso na pontuação e retomou o posto que já tinha ocupado por dois GPs nesta temporada. A liderança.
Foi sua quarta vitória neste ano, a terceira consecutiva. Mais: foi a 25ª da carreira. Com isso, Vettel supera Fangio e iguala os mitos Clark e Lauda. Apenas seis pilotos, em toda a história da categoria, venceram mais.
Webber foi o segundo, com Alonso logo atrás.
Massa fez uma belíssima prova, ficou em quarto. E só não foi ao pódio porque a Ferrari não deixou. Bruno cruzou em 15º.
Se a corrida não foi das melhores, a largada pelo menos foi das mais bonitas.
Vettel tomou a ponta, Webber emparelhou logo depois, talvez até fazendo um teatrinho, mas teve de tirar o pé na curva. Alonso superou Hamilton. Kobayashi tocou Button. E Grosjean, aleluia, não acertou ninguém.
O top 10 na primeira volta, Vettel, Webber, Alonso, Hamilton, Massa, Raikkonen, Hulkenberg, Grosjean, Pérez e Schumacher.
Pelo rádio, Button chamou Kobayashi de “idiota!”. E os comissários, pelo visto, concordaram: drive-through para o japonês.
Lá na frente, Vettel e Webber aceleravam forte, mas não abriam tanto para a concorrência. Na décima volta, o alemão tinha 1s9 sobre o australiano, que estava 3s5 à frente de Alonso.
Na 14ª volta, Hamilton abriu os pits. Foi seguido por Hulkenberg, Grosjean, Schumacher, Vergne, Kovalainen…
Na 15ª, Webber, Massa, Raikkonen, Ricciardo e Bruno entraram. Na 16ª, Vettel e Alonso.
E nada mudou. Quase tudo na mesma.
O “quase” é por conta de Maldonado. Que, largando com os pneus mais duros, apostou numa estratégia de apenas uma parada e de repente apareceu ali no melê da ponta.
Ao fim da primeira janela de pits, o top 10 tinha Vettel, Webber, Alonso, Hamilton, Massa, Raikkonen, Maldonado, Hulkenberg, Grosjean e Schumacher,
Na 21ª, Massa foi bem: após se aproximar de Hamilton, deu o bote, colocou pela direita e conseguiu uma bela ultrapassagem.
Hamilton, então, ganhou outra encrenca: Raikkonen. E Yeongam assistiu, então, à melhor disputa da prova. Porque Raikkonen passou, mas Hamilton deu o troco logo depois, com muita categoria. O campeão de 2007 não arrefeceu o ritmo e continuou a perseguição ao campeão de 2008.
Foi isso por três voltas completas até que, na 27ª, Hamilton foi aos boxes abrir a segunda janela de pits.
Vettel? Continuava bem, obrigado. Na 30ª volta, tinha 8s3 sobre Webber, que mantinha 2s3 sobre Alonso.
A novidade era Massa, que vinha num ritmo muito forte, reduzindo a desvantagem para o companheiro. Na 29ª volta, cravou o melhor tempo da corrida até então.
Na 32ª volta, Grosjean parou. Na volta seguinte, Webber, Hulkenberg, Schumacher e Bruno. Pérez entrou an 34ª. Na 35ª, Vettel, Massa e Raikkonen.
Massa, então, encostou em Alonso. Com um ritmo muito forte, semelhante ao de Vettel.
Seria a forra? O dia do “Fernando, Felipe is faster than you”? Não, não foi exatamente o caso…
Na 39ª volta, veio o rádio: “Você não precisa ficar tão próximo de Fernando. Pode aliviar o ritmo. Você tem uma vantagem suficiente para o carro atrás”.
Normal. Compreensível. Esperado.
Mas uma pena. Porque Massa tinha carro para lutar com os Red Bulls.
Com problemas de equilíbrio por todo o GP, Hamilton ainda fez um terceiro pit, a 12 voltas do fim. Despencou para décimo.
O top 10 na linha de chegada, Vettel, Webber, Alonso, Massa, Raikkonen, Hulkenberg, Grosjean, Vergne, Ricciardo e Hamilton.
Com o resultado, Vettel foi a 215 pontos. Alonso tem 209. Depois aparece Raikkonen, com 167: esquece.
No Mundial de Construtores, a Red Bull já faz as contas para fechar a fatura: tem 367, contra 290 da Ferrari. Pode selar a conquista daqui a dois GPs, em Abu Dhabi.
(E, tudo indica, será só o primeiro do ano…)
Que bairrismo mais idiota! Não existe comparação possível entre Alonso e Massa. Podem trocar os carros e em cada 10 corridas o Alonso vai chegar na frente em 9. Só porque o Alonso não estava com o carro bem acertado e o Massa conseguiu acertar o dele uma vez todo este alvoroço?
Gostemos dele ou não Alonso é o melhor piloto da atualidade. Fazer o que ele fez este ano com esta Ferrari, nem para o Schumacher!
Três coisas se confirmaram domingo: A Superioridade das RedBulls, a picaretagem da Ferrari e a superioridade de Vettel sobre o seu companheiro Webber. Vettel venceu sua terceira seguida e com isso assume a liderança e a moral do campeonato. Alonso mostrou que não é tudo o que falam, foi pressionado por Massa que só não ultrapassou ele porque a Ferrari não permitiu isso via rádio. Massa impossibilitado de ultrapassar e com um carro mais rápido, foi esperto: Fez o chamado “efeito sanfona”, deixava Alonso abrir um pouco e depois fazia uma volta muito rápida colando em ALonso, provando que era mais rápido e só não ultrapassou porque a equipe não deixou, e digo mais: Se a Ferrari não continuasse com a picaretagem favorecendo Alonso, Massa iria sim ultrapassar Webber e também o Vettel, não restava dúvidas. O Brasileiro consegua virar 2 segundos mais lento por volta que as RedBulls. Resultado esse que iria ajudar MUITO a Ferrari na disputa direta com a McLaren pelo segundo lugar no campeonato de construtores. Campeonato esse que a RedBull visivelmente já conquistou pelo terceiro ano consecutivo. A Ferrari está anunciando que fez umas atualizações no carro, e que estará melhor na próxima corrida… Isso pode ser decisivo na disputa Vettel x Alonso, já que no momento as RedBull estão imbátiveis… Basta esperar, embora eu ache que isso seja mais pra assustar as rivais do que algo verídico. A McLaren não vai deixar barato pra Ferrari, a diferença do premio do segundo para o terceiro colocado é de 15 milhões de dólares, é muito dinheiro em jogo. O Melhor momento da corrida sem dúvidas foi do alemão Nico Hulkenberg que nos presenteou com uma ultrapassagem sobre Hamilton e Grosjean ao mesmo tempo, passando da 8ª pra 6ª posição num pulo do gato, esse Hulkenberg é de um talento que ainda vai incomodar muita gente, o garoto é novo e tem um futuro brilhante. Prova do sucesso dele foi que a Sauber não perdeu tempo e já o contratou como titular para 2013.
Em relação ao campeonato a bola de vez é o Vettel e sua ReBull, Alonso segue tirando leite de pedra e fazendo o máximo que pode, embora o terceiro lugar na corrida foi injusto pois como já disse o Massa vinha mais rápido. Num momento incrível, e se continuar assim é capaz de Vettel ser campeão antes do gp do Brasil, abrindo talvez uma diferença maior que 25 pontos até lá, se bem que ALonso não deixará barato. Haja coração, é esperar pra ver.
O que me admira é que, quando era o Senna com o Berger, ninguém criticava o jogo de equipe. Era o time unido. Ah, sim, não é brasileiro que se dá bem agora… Por isso é nojento… tsc tsc…
Eu soube que o Massa já assinou contrato para 2014 ser chofê da limusine que levará a cúpula da Ferrari para os eventos!!!
Seria bom que os “comentaristas” deixassem de lado a ingenuidade e o pachequismo!
F1 não tem nada a ver com “torcida estilo futebol”.
O Alonso é melhor piloto que o Massa? Sim!!!
A ida do Alonso para a equipe foi responsável pelo contrato de patrocínio com uma das maiores instituições bancárias do mundo? Sim!!!
O Massa mostrou serviço nos últimos 2 anos? Não!!!
O Massa tem chance no campeonato? Não!!!
Então, por favor, aceitem os fatos como são e parem de encher o saco!
O malonso fez cara de bunda no podium pelo terceiro lugar e foi lindo. SIM
Pura verdade. Mandou bem no comentário.
A Ferrari usou a estratégia errada. Se deixasse o Massa passar e disputar com o Vettel, que estava com problemas nos pneus,o Alonso-vigarista perderia mais 3 pontos, porém, se o Massa passasse o Vettel, o alemão marcaria 7 pontos a menos. Do jeito que terminou, o Vettel marcou 10 pontos a mais que o vigarista. Se o Massa ultrapassasse o Alemão, este marcaria apenas 6 pontos a mais.
Massa passar o Vettel, ou mesmo o Webber? Aha ha ha….
E quem disse que ele passaria??
Vocês subestimam e muito o cara!
Acho que ele vai precisar ganhar um campeonato vendado para alguém dar o prestígio que ele merece!!!
Amigo…. pro Massa ganhar um campeonato atualmente, os outros é que precisam estar vendados…
Caro Diogenes, é óbvio que o o Rafael está se referindo ao Vettel, que mesmo sendo o mais jovem campeão e bicampeão mundial da história da F1 e de estar estraçalhando todos os recordes do esporte é sempre subestimado “comentáristas? de plantão. Penso que ele está certíssimo, uma coisa era o capacho passar o chefe, outra era passar o Australianao e bem mais difícil ainda o Alemão!!! Essa estratégia toda dos fãs do bundonso tem um furo, esqueceram de combinar com a Red Bull que era pra ser marmelada!!!
Kkkkkkk!!!! Realmente, só assim!
antes tarde do que nunca…
lí por ae, que supostamente Vettel teria um pré contrato assinado com a ferrari para 2014. se isso for verdade, seria muito bom o Massa manter esse alto nível nas próximas corridas e também no próximo ano! Se isso acontecer, quem sabe ele não possa galgar uma vaga na red-bull?? Massa está voltando a sua antiga forma de antes do acidente em 2009, pois depois das férias ele ja somou 56 pontos,sendo superado apenas pelo alemão vendedor de bebidas.
se tivesse sido assim desde o começo do ano, com média de 11,2 pontos por gp, estaria hoje na 3° posição do campeonato e poderia ir a festa da FIA no lugar do kimi que não está muito a fim! A renovação deverá ser anunciada amanha, mais espero que o ritimo que o Massa têm imposto pra renovar seu c ontrato, se mantenha, e quem sabe ele não seja vice campeão ano que vem e possa de verdade lutar pelo título em 2014?
Massa na Red Bull? kkk, nem nos seus mais dourados sonhos fanboy. É totalmente contra a filosofia da equipe! Na Ferrari, só tem uma explicação, ligaram nos boxes o botão “full” do carro do Massa, Alonso permitiu….
Alias, deve ser esta a conversinha que o Motezemollo vai ter com o Massa na terça feira: “Olha, vamos renovar por mais um ano garoto, você vai continuar pilotando a versão F2013B da equipe para desenvolvimento em pista do F2013A do Alonso”.
Fábio, tenho duas perguntas:
1) Existe alguma explicação para a melhora do Felipe Massa?
2) Outra, após um provável tri-campeonato pela RBR, qual seria o interesse do Vettel na Ferrari?
Fico impressionando como até hoje ficam criticando o “jogo de equipe”. Se acham que isso não vai existir (doce ilusão), esqueçam e deixem e ver Fórmula 1. Esta competição é feita por equipes, do contrário não teriam a mesma cor nos carros. Tentem projetar a mesma situação do Futebol, onde um jogador, que está em vias de ser o artilheiro do campeonato, é indicado para cobrar um pênalti e ampliar sua vantagem. Nunca vi ninguém criticando esta atitude?
Tem coisas que não entendo aqui. Por que não seria “Normal. Compreensível. Esperado”. Se vc fosse um dono de equipe, faria o quê? Deixaria o cara que não tem nd mais o que fazer no mundial tirar pontos do cara que pode ganhar? Ou alguém vai me dizer que a RBR deixaria o Weber atacar pra valer o Vettel.
Ah sim Senna, Piquet e Emerson….acontece que não me lembro desses caras terem chegado no fim dos campeonatos sem companheiro disputando junto….
Fábio, corrija-me se estiver errado, mas em 2008, o Kimi ajudou o Massa, não?
“Normal. Compreensível. Esperado” em se tratando de Ferrari. Se a McLaren fizesse o mesmo seria “anormal, incompreensível, inesperado”.
Abs
Respondendo ao Fernando, sim… Na corrida da China, penúltima etapa, o Raikkonen abriu passagem para o Massa assumir a segunda colocação na prova, pois Hamilton vencia a corrida, e iria chegar no Brasil com vantagem. Fábio, se tratando de McLaren, recordo do grande prêmio de Suzuka em 1991, onde Berger ajudou Senna a ganhar a prova, anulando Nigel Mansell. Penso, portanto, que não é tão “anormal” assim se tratando de McLaren… Abs.
Estimado Fábio, a minha dúvida: Se o Montezemolo luta para que as equipes grandes possam ter 03 carros na F1, ele quer é ter mais um piloto para ajudar o Alonso? Era a favor desta ideia, mas agora acho que não quero mais, seria mais um para não tocar no Alonso.
É meio ridículo mesmo
Normal e compreensível sim! Primeiro não podemos nos esquecer que na época de Senna, Piquet, Prost e outros grandes não havia rádio aberto nas transmissões. Todos esses pilotos que citei vetaram contratações de outros pilotos de suas equipes e quando aceitaram tinham tudo definido em seus contratos… Quem seria o primeiro piloto, que não poderiam ser ultrapassados… Tudo era encoberto, mas existia. Depois não tinha porquê a Ferrari arriscar deixando o Massa pertubar o Alonso. O Massa não disputa o título. Acho que a Ferrari traçou um projeto e este projeto começou quando contrataram o Alonso. Esse projeto é ser novamente campeã! Outra coisa, se o Piquet não tivesse denunciado, não saberiamos do caso do piquet filho… Bem vindos ao mundo real! Infelizmente hoje o investimento em qualquer esporte é enorme e se não obtem resultados, os patrocínios se vão. Náo é só na F1, é em todos os esportes, ou vocês acham que a nike iria patrocinar o time ali da varzea… O massa é um funcionário, assim como o Alonso. Com certeza se o Massa estivesse brigando pelo título a história ou as ordens seriam outras.
Para quem dizia que o campeonato estava decidido para o Alonso e agora?
E o Massa é uma piada para nós brasileiros, renovar para quê? viver de capacho, “fiel escudeiro e sempre o 2º chofer da Ferrari
não dá é sempre a mesma história. 9º lugar no campeonato é um ano fraco do 2º sempre piloto da MafiaFarrari.
Fábio, a qual fator se deve a melhoria repentina dos carros da Red Bull? É apenas momentâneo ou realmente aprimoraram na parte técnica?