Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Vettel, o novo dono do Mundial

Por Fábio Seixas
14/10/12 04:47

Aconteceu: o Mundial tem novo dono.

Vettel comemora a vitória em Yeongam (Diego Azubel/Efe)


 

Vettel venceu o GP da Coreia do Sul, nesta madrugada, superou Alonso na pontuação e retomou o posto que já tinha ocupado por dois GPs nesta temporada. A liderança.

Foi sua quarta vitória neste ano, a terceira consecutiva. Mais: foi a 25ª da carreira. Com isso, Vettel supera Fangio e iguala os mitos Clark e Lauda. Apenas seis pilotos, em toda a história da categoria, venceram mais.

Webber foi o segundo, com Alonso logo atrás.

Massa fez uma belíssima prova, ficou em quarto. E só não foi ao pódio porque a Ferrari não deixou. Bruno cruzou em 15º.

Se a corrida não foi das melhores, a largada pelo menos foi das mais bonitas.

Vettel tomou a ponta, Webber emparelhou logo depois, talvez até fazendo um teatrinho, mas teve de tirar o pé na curva. Alonso superou Hamilton. Kobayashi tocou Button. E Grosjean, aleluia, não acertou ninguém.

O top 10 na primeira volta, Vettel, Webber, Alonso, Hamilton, Massa, Raikkonen, Hulkenberg, Grosjean, Pérez e Schumacher. 

Pelo rádio, Button chamou Kobayashi de “idiota!”. E os comissários, pelo visto, concordaram: drive-through para o japonês.

Lá na frente, Vettel e Webber aceleravam forte, mas não abriam tanto para a concorrência. Na décima volta, o alemão tinha 1s9 sobre o australiano, que estava 3s5 à frente de Alonso.

Na 14ª volta, Hamilton abriu os pits. Foi seguido por Hulkenberg, Grosjean, Schumacher, Vergne, Kovalainen…

Na 15ª, Webber, Massa, Raikkonen, Ricciardo e Bruno entraram. Na 16ª, Vettel e Alonso.

E nada mudou. Quase tudo na mesma.

O “quase” é por conta de Maldonado. Que, largando com os pneus mais duros, apostou numa estratégia de apenas uma parada e de repente apareceu ali no melê da ponta.

Ao fim da primeira janela de pits, o top 10 tinha Vettel, Webber, Alonso, Hamilton, Massa, Raikkonen, Maldonado, Hulkenberg, Grosjean e Schumacher,

Na 21ª, Massa foi bem: após se aproximar de Hamilton, deu o bote, colocou pela direita e conseguiu uma bela ultrapassagem.

Hamilton, então, ganhou outra encrenca: Raikkonen. E Yeongam assistiu, então, à melhor disputa da prova. Porque Raikkonen passou, mas Hamilton deu o troco logo depois, com muita categoria. O campeão de 2007 não arrefeceu o ritmo e continuou a perseguição ao campeão de 2008.

Foi isso por três voltas completas até que, na 27ª, Hamilton foi aos boxes abrir a segunda janela de pits.

Vettel? Continuava bem, obrigado. Na 30ª volta, tinha 8s3 sobre Webber, que mantinha 2s3 sobre Alonso.

A novidade era Massa, que vinha num ritmo muito forte, reduzindo a desvantagem para o companheiro. Na 29ª volta, cravou o melhor tempo da corrida até então.

Na 32ª volta, Grosjean parou. Na volta seguinte, Webber, Hulkenberg, Schumacher e Bruno. Pérez entrou an 34ª. Na 35ª, Vettel, Massa e Raikkonen.

Massa, então, encostou em Alonso. Com um ritmo muito forte, semelhante ao de Vettel.

Seria a forra? O dia do “Fernando, Felipe is faster than you”? Não, não foi exatamente o caso…

Na 39ª volta, veio o rádio: “Você não precisa ficar tão próximo de Fernando. Pode aliviar o ritmo. Você tem uma vantagem suficiente para o carro atrás”.

Normal. Compreensível. Esperado. 

Mas uma pena. Porque Massa tinha carro para lutar com os Red Bulls.

Com problemas de equilíbrio por todo o GP, Hamilton ainda fez um terceiro pit, a 12 voltas do fim. Despencou para décimo.

O top 10 na linha de chegada, Vettel, Webber, Alonso, Massa, Raikkonen, Hulkenberg, Grosjean, Vergne, Ricciardo e Hamilton.

Com o resultado, Vettel foi a 215 pontos. Alonso tem 209. Depois aparece Raikkonen, com 167: esquece.

No Mundial de Construtores, a Red Bull já faz as contas para fechar a fatura: tem 367, contra 290 da Ferrari. Pode selar a conquista daqui a dois GPs, em Abu Dhabi.

(E, tudo indica, será só o primeiro do ano…)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Luiz Fernando comentou em 15/10/12 at 21:02

    Que bairrismo mais idiota! Não existe comparação possível entre Alonso e Massa. Podem trocar os carros e em cada 10 corridas o Alonso vai chegar na frente em 9. Só porque o Alonso não estava com o carro bem acertado e o Massa conseguiu acertar o dele uma vez todo este alvoroço?
    Gostemos dele ou não Alonso é o melhor piloto da atualidade. Fazer o que ele fez este ano com esta Ferrari, nem para o Schumacher!

  2. Matteus comentou em 15/10/12 at 17:12

    Três coisas se confirmaram domingo: A Superioridade das RedBulls, a picaretagem da Ferrari e a superioridade de Vettel sobre o seu companheiro Webber. Vettel venceu sua terceira seguida e com isso assume a liderança e a moral do campeonato. Alonso mostrou que não é tudo o que falam, foi pressionado por Massa que só não ultrapassou ele porque a Ferrari não permitiu isso via rádio. Massa impossibilitado de ultrapassar e com um carro mais rápido, foi esperto: Fez o chamado “efeito sanfona”, deixava Alonso abrir um pouco e depois fazia uma volta muito rápida colando em ALonso, provando que era mais rápido e só não ultrapassou porque a equipe não deixou, e digo mais: Se a Ferrari não continuasse com a picaretagem favorecendo Alonso, Massa iria sim ultrapassar Webber e também o Vettel, não restava dúvidas. O Brasileiro consegua virar 2 segundos mais lento por volta que as RedBulls. Resultado esse que iria ajudar MUITO a Ferrari na disputa direta com a McLaren pelo segundo lugar no campeonato de construtores. Campeonato esse que a RedBull visivelmente já conquistou pelo terceiro ano consecutivo. A Ferrari está anunciando que fez umas atualizações no carro, e que estará melhor na próxima corrida… Isso pode ser decisivo na disputa Vettel x Alonso, já que no momento as RedBull estão imbátiveis… Basta esperar, embora eu ache que isso seja mais pra assustar as rivais do que algo verídico. A McLaren não vai deixar barato pra Ferrari, a diferença do premio do segundo para o terceiro colocado é de 15 milhões de dólares, é muito dinheiro em jogo. O Melhor momento da corrida sem dúvidas foi do alemão Nico Hulkenberg que nos presenteou com uma ultrapassagem sobre Hamilton e Grosjean ao mesmo tempo, passando da 8ª pra 6ª posição num pulo do gato, esse Hulkenberg é de um talento que ainda vai incomodar muita gente, o garoto é novo e tem um futuro brilhante. Prova do sucesso dele foi que a Sauber não perdeu tempo e já o contratou como titular para 2013.
    Em relação ao campeonato a bola de vez é o Vettel e sua ReBull, Alonso segue tirando leite de pedra e fazendo o máximo que pode, embora o terceiro lugar na corrida foi injusto pois como já disse o Massa vinha mais rápido. Num momento incrível, e se continuar assim é capaz de Vettel ser campeão antes do gp do Brasil, abrindo talvez uma diferença maior que 25 pontos até lá, se bem que ALonso não deixará barato. Haja coração, é esperar pra ver.

  3. Gene Mendes comentou em 15/10/12 at 14:35

    O que me admira é que, quando era o Senna com o Berger, ninguém criticava o jogo de equipe. Era o time unido. Ah, sim, não é brasileiro que se dá bem agora… Por isso é nojento… tsc tsc…

  4. Lauro comentou em 15/10/12 at 10:05

    Eu soube que o Massa já assinou contrato para 2014 ser chofê da limusine que levará a cúpula da Ferrari para os eventos!!!

  5. Mauricio Alves comentou em 15/10/12 at 10:00

    Seria bom que os “comentaristas” deixassem de lado a ingenuidade e o pachequismo!
    F1 não tem nada a ver com “torcida estilo futebol”.

    O Alonso é melhor piloto que o Massa? Sim!!!
    A ida do Alonso para a equipe foi responsável pelo contrato de patrocínio com uma das maiores instituições bancárias do mundo? Sim!!!
    O Massa mostrou serviço nos últimos 2 anos? Não!!!
    O Massa tem chance no campeonato? Não!!!

    Então, por favor, aceitem os fatos como são e parem de encher o saco!

    • Eduardo comentou em 15/10/12 at 10:54

      O malonso fez cara de bunda no podium pelo terceiro lugar e foi lindo. SIM

    • Ricardo comentou em 15/10/12 at 11:24

      Pura verdade. Mandou bem no comentário.

  6. Casca de Ferida comentou em 15/10/12 at 9:56

    A Ferrari usou a estratégia errada. Se deixasse o Massa passar e disputar com o Vettel, que estava com problemas nos pneus,o Alonso-vigarista perderia mais 3 pontos, porém, se o Massa passasse o Vettel, o alemão marcaria 7 pontos a menos. Do jeito que terminou, o Vettel marcou 10 pontos a mais que o vigarista. Se o Massa ultrapassasse o Alemão, este marcaria apenas 6 pontos a mais.

    • Nino comentou em 15/10/12 at 11:00

      Massa passar o Vettel, ou mesmo o Webber? Aha ha ha….

    • Rafael comentou em 15/10/12 at 11:39

      E quem disse que ele passaria??
      Vocês subestimam e muito o cara!
      Acho que ele vai precisar ganhar um campeonato vendado para alguém dar o prestígio que ele merece!!!

      • Diogenes comentou em 15/10/12 at 15:32

        Amigo…. pro Massa ganhar um campeonato atualmente, os outros é que precisam estar vendados…

        • Alfredo Aguiar, Orlando FL USA comentou em 16/10/12 at 1:28

          Caro Diogenes, é óbvio que o o Rafael está se referindo ao Vettel, que mesmo sendo o mais jovem campeão e bicampeão mundial da história da F1 e de estar estraçalhando todos os recordes do esporte é sempre subestimado “comentáristas? de plantão. Penso que ele está certíssimo, uma coisa era o capacho passar o chefe, outra era passar o Australianao e bem mais difícil ainda o Alemão!!! Essa estratégia toda dos fãs do bundonso tem um furo, esqueceram de combinar com a Red Bull que era pra ser marmelada!!!

        • Felipe Gomes comentou em 16/10/12 at 7:54

          Kkkkkkk!!!! Realmente, só assim!

  7. samuel comentou em 15/10/12 at 9:36

    antes tarde do que nunca…
    lí por ae, que supostamente Vettel teria um pré contrato assinado com a ferrari para 2014. se isso for verdade, seria muito bom o Massa manter esse alto nível nas próximas corridas e também no próximo ano! Se isso acontecer, quem sabe ele não possa galgar uma vaga na red-bull?? Massa está voltando a sua antiga forma de antes do acidente em 2009, pois depois das férias ele ja somou 56 pontos,sendo superado apenas pelo alemão vendedor de bebidas.
    se tivesse sido assim desde o começo do ano, com média de 11,2 pontos por gp, estaria hoje na 3° posição do campeonato e poderia ir a festa da FIA no lugar do kimi que não está muito a fim! A renovação deverá ser anunciada amanha, mais espero que o ritimo que o Massa têm imposto pra renovar seu c ontrato, se mantenha, e quem sabe ele não seja vice campeão ano que vem e possa de verdade lutar pelo título em 2014?

    • Nino comentou em 15/10/12 at 9:59

      Massa na Red Bull? kkk, nem nos seus mais dourados sonhos fanboy. É totalmente contra a filosofia da equipe! Na Ferrari, só tem uma explicação, ligaram nos boxes o botão “full” do carro do Massa, Alonso permitiu….

      • Nino comentou em 15/10/12 at 10:07

        Alias, deve ser esta a conversinha que o Motezemollo vai ter com o Massa na terça feira: “Olha, vamos renovar por mais um ano garoto, você vai continuar pilotando a versão F2013B da equipe para desenvolvimento em pista do F2013A do Alonso”.

  8. Nino comentou em 15/10/12 at 9:30

    Fábio, tenho duas perguntas:
    1) Existe alguma explicação para a melhora do Felipe Massa?
    2) Outra, após um provável tri-campeonato pela RBR, qual seria o interesse do Vettel na Ferrari?

  9. Sandro Andrade comentou em 15/10/12 at 9:21

    Fico impressionando como até hoje ficam criticando o “jogo de equipe”. Se acham que isso não vai existir (doce ilusão), esqueçam e deixem e ver Fórmula 1. Esta competição é feita por equipes, do contrário não teriam a mesma cor nos carros. Tentem projetar a mesma situação do Futebol, onde um jogador, que está em vias de ser o artilheiro do campeonato, é indicado para cobrar um pênalti e ampliar sua vantagem. Nunca vi ninguém criticando esta atitude?

  10. fernando comentou em 15/10/12 at 9:11

    Tem coisas que não entendo aqui. Por que não seria “Normal. Compreensível. Esperado”. Se vc fosse um dono de equipe, faria o quê? Deixaria o cara que não tem nd mais o que fazer no mundial tirar pontos do cara que pode ganhar? Ou alguém vai me dizer que a RBR deixaria o Weber atacar pra valer o Vettel.
    Ah sim Senna, Piquet e Emerson….acontece que não me lembro desses caras terem chegado no fim dos campeonatos sem companheiro disputando junto….
    Fábio, corrija-me se estiver errado, mas em 2008, o Kimi ajudou o Massa, não?

    • Fábio Seixas comentou em 15/10/12 at 9:16

      “Normal. Compreensível. Esperado” em se tratando de Ferrari. Se a McLaren fizesse o mesmo seria “anormal, incompreensível, inesperado”.
      Abs

    • Gene Mendes comentou em 15/10/12 at 9:57

      Respondendo ao Fernando, sim… Na corrida da China, penúltima etapa, o Raikkonen abriu passagem para o Massa assumir a segunda colocação na prova, pois Hamilton vencia a corrida, e iria chegar no Brasil com vantagem. Fábio, se tratando de McLaren, recordo do grande prêmio de Suzuka em 1991, onde Berger ajudou Senna a ganhar a prova, anulando Nigel Mansell. Penso, portanto, que não é tão “anormal” assim se tratando de McLaren… Abs.

  11. Clayton Cunha comentou em 15/10/12 at 9:03

    Estimado Fábio, a minha dúvida: Se o Montezemolo luta para que as equipes grandes possam ter 03 carros na F1, ele quer é ter mais um piloto para ajudar o Alonso? Era a favor desta ideia, mas agora acho que não quero mais, seria mais um para não tocar no Alonso.

    • Eduardo comentou em 15/10/12 at 10:56

      É meio ridículo mesmo

  12. Rogério comentou em 15/10/12 at 9:00

    Normal e compreensível sim! Primeiro não podemos nos esquecer que na época de Senna, Piquet, Prost e outros grandes não havia rádio aberto nas transmissões. Todos esses pilotos que citei vetaram contratações de outros pilotos de suas equipes e quando aceitaram tinham tudo definido em seus contratos… Quem seria o primeiro piloto, que não poderiam ser ultrapassados… Tudo era encoberto, mas existia. Depois não tinha porquê a Ferrari arriscar deixando o Massa pertubar o Alonso. O Massa não disputa o título. Acho que a Ferrari traçou um projeto e este projeto começou quando contrataram o Alonso. Esse projeto é ser novamente campeã! Outra coisa, se o Piquet não tivesse denunciado, não saberiamos do caso do piquet filho… Bem vindos ao mundo real! Infelizmente hoje o investimento em qualquer esporte é enorme e se não obtem resultados, os patrocínios se vão. Náo é só na F1, é em todos os esportes, ou vocês acham que a nike iria patrocinar o time ali da varzea… O massa é um funcionário, assim como o Alonso. Com certeza se o Massa estivesse brigando pelo título a história ou as ordens seriam outras.

  13. Hildo França comentou em 15/10/12 at 8:39

    Para quem dizia que o campeonato estava decidido para o Alonso e agora?
    E o Massa é uma piada para nós brasileiros, renovar para quê? viver de capacho, “fiel escudeiro e sempre o 2º chofer da Ferrari
    não dá é sempre a mesma história. 9º lugar no campeonato é um ano fraco do 2º sempre piloto da MafiaFarrari.

  14. Carlos Henrique Consoni comentou em 15/10/12 at 8:16

    Fábio, a qual fator se deve a melhoria repentina dos carros da Red Bull? É apenas momentâneo ou realmente aprimoraram na parte técnica?

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).