Yeongam, 1º e 2º treinos livres
12/10/12 07:58É… A fase agora é toda da Red Bull. E isso quer dizer Vettel, o líder da equipe na pontuação.
Pole position na última prova e vencedor das últimas duas, o alemão foi o mais rápido desta sexta-feira em Yeongam. É, desde já, o favorito a largar na ponta do grid.
Porque tem o melhor carro. Porque está naquele momento em que tudo dá certo. Porque está embalado. E porque a concorrência não dá sinais de reação.
Tá ficando cada vez mais feio pra Alonso…
Na primeira sessão na Coreia do Sul, ok, deu Hamilton: 1min39s148. Alonso ficou em segundo, a 0s302. Depois vieram Webber, Massa, Vettel, Schumacher… Bruno não treinou, foi substituído por Bottas _que marcou o 18º tempo.
Mas na tarde sul-coreana a Red Bull resolveu deixar a brincadeira de lado. Dobradinha.
Vettel fez 1min38s832, 0s032 melhor do que Webber. Alonso ficou em terceiro, a distante 0s328 do alemão. Button foi o quarto, seguido por Schumacher e Massa. Bruno ficou em 12º.
É como escrevi na coluna de hoje, no post abaixo: sem poder contar com um carro que o coloque na ponta do grid, Alonso não tem escolha: precisará de cinco pilotagens impecáveis em cinco corridas para ser campeão.
Qualquer outra possibilidade dá o título a Vettel.
Fabio,
acho que vc deve comentar sobre a troca de direção na Sauber!
Parabéns a Monisha por se tornar a primeira mulher chefe de equipe!
é.. o sebastião vai levar denovo, deve ter redbull nesse tanque de gasolina so pode kkk
Por + que eu goste do alonso, esse campeonato, já era, há nao ser que aquele radiador da redbull exploda umas 3 vezes e batam no vettel outras 2, essa pole de hoje vai ser tranquila assim como no japão.
abs
Boa noite, Fábio.
Existe alguma prova até o final do campeonato que favoreça o carro da Ferrari?
Abraços,
Bruno
o legal é isso, não dá pra saber….o hamilton pode vencer, e ainda tem o Button e o Webber que não pensarão duas vezes pra vencerem tambem, e o Alonso que não vai entregar barato não se enganem e nem se surprendam se ele vencer domingo
Eu acho que o Alonso vai ter que correr com uma caixinha de pregos para jogar em cima do Vettel. Já o Luca di Montezemolo(Presidente da Ferrari) talvez convença o Massa há bater no muro para beneficiar o Alonso num pit-stop antecipado, ou talvez ele convença o Massa há bater no próprio Vettel, aí depois o Massa fica de contrato renovado para 2013.
Fábio,
pra mim o Bruno já está fora da Williams em 2013 pelos resultados obtidos esse ano. Quais as opções viáveis para o próximo ano caso ele fique fora da Williams? Muito falam em Sauber e Force India mas o próprio Peter Sauber já disse que o Bruno não tem nada a acrescentar a sua equipe (isso quando Heidfeld foi dispensado pela Renault Lotus ano passado) e na outra porque os dois que estão lá são melhores que ele. Você acha que a Caterham, por procurar um piloto pagante, não seria uma boa opção de crescimento dele e da própria equipe???
Marcelo, o Perez já era e Kobayashi tbém subiu no telhado, mas tbém acho que o caminho do Bruno é casa ou uma das três do fim do grid, mas ele é muito fraquinho.
A vaca já foi pro brejo !!!
É até engraçado a forma como a Mclaren decidiu encarar estes dois treinos livres de hoje. A equipe inglesa decidiu adotar uma estratégia de afinação do carro que fez com que a velocidade de ponta fosse a menor de todos os carros em pista, tanto no P1 como no P2. A equipe optou por conservadorismo ao máximo. E mesmo com isso Hamilton fez o tempo mais rápido da P1, Button fez o 4º da P2. O tempo de Hamilton, já todos sabem, é o 3º somado os dois treinos e com pneus macios. RB e Ferrari não tem margens para melhorar. Ambas optaram por estar no limite das afinações. A Ferrari então esteve mesmo para lá do limite. Dificilmente a Ferrari com este tipo de afinação do carro conseguiria ter pneus em boa saúde durante a corrida. RB e Ferrari se tentarem mexer qualquer coisa na velocidade de ponta perdem rendimento. A Mclaren está mais a vontade, tem uma margem de manobra impressionante. Nunca vi uma estratégia destas na Mclaren. Geralmente esta é uma estratégia adotada pela RB. Hamilton alegou que no P2 teve dificuldades devido a mudanças na afinação, mas isso não me parece verdade. O carro cravou nos dois setores a mesma velocidade de ponta, e isso de certa forma indica que o carro não mudou quase nada. A verdade é que Hamilton nunca tentou a sério e não há indicação de que haveria problemas sérios na Mclaren de Hamilton. Acho que tudo não passou de uma tentativa de esconder algum jogo e aproveitar o tempo para afinações eletrônicas. Se a Mclare optar por ter 4kmh a mais de velocidade de ponta, não perderá nada em apoio aerodinâmico nas curvas altas e vai ganhar quase 0,5s por volta aos adversários. A Mclaren é a equipe que tem a maior margem de manobra para melhorar amanha na qualificação. Eu ficava de olho na Willians que também me parece ter um boa margem para melhorar. Durante os treinos, Button teve os melhores tempos com carro pesado, e a meu ver, a Mclaren teve o menor desgaste de pneus tanto dos macios com dos supermacios. Boas perspectivas para a Mclaren em qualificação.
Referente ao seu comentário sobre a McLaren espero que você esteja certo!
Também acho que a Mac Laren está blefando. Na primeira tentativa do Q1 Hamilton quebrou o recorde da pista (1:39:605) com 1:39:148. E depois disso nada mais deu certo? Extranho!
O Alonso não depende apenas de cinco pilotagens impecáveis, mas de sorte. E sorte ele teve muita até agora, não estou duvidando de sua competência, só que ele corre sozinho na Ferrari, enquanto Red Bull e McLaren tem dois carros que podem vencer e chegar na frente.
O espanhol pode ser o melhor piloto e tal, mas sua falta de caráter e incrível cara de pau de dizer que nunca sabe nada de suas confusões, me faz torcer por qualquer outro piloto que possa vencê-lo. Peroba nele cambada.
Agora o Lito Cavalcanti só queima a língua, já perdi a conta das vezes que ouvi ele falar que o Felipe “voltou”, de que o sobrinho tinha chances reais de chegar ao Q3 e aí vai. O Massa pode até estar acertado para o ano que vem, mas Lito, dessa vez a queimada foi legal.
Seria histórico porque Vettel seria o legítimo tricampeão em sequência desde o primeiro título, fato inédito na F1! Nem Fangio ou Schumacher fizeram essa proeza!
Fangio: 51/54/55/56/57
Schumacher: 94/95/00/01/02/03/04
Vettel: 2010/11/12
Agora duro mesmo é a Ferrari “engolir” o alemão pela segunda vez impedindo o tricampeonato do espanhol. Em cinco temporadas completas(2007 Vettel participou de apenas de 8 provas), o alemão levaria três títulos, dois deles num dos melhores campeonato da F1. O outro de 2011 vencida pelo domínio(estilo Fangio, Ascari, Clark ou Schumacher). Uma performance fantástica já que Alonso ficando com vice, só teria dois títulos em 11 temporadas completas.
É, o Galvão dessa vez não tem como torcer contra ninguém, qualquer um que for tricampeão, o Galvão vai morrer de raiva!
Estou lendo erros ? 00/01/02 não é tricampeonato ? Não é sequencia ?
Atenção !
Não!!! ele foi MUITO mais… Foi PENTA!!!!
Fábio Seixas ,
Certamente, está ficando feio para o Piloto Fernando Alonso,não por ele não ser um ótimo piloto, mas sim ,pelo desempenho de seu carro.Aliás, o Piloto Espanhol , nunca a meu ver teve bons carros . Foi Bicampeão pela Renault,com um carro mediano. Por outro lado. S, Vettel, é um bom piloto com um ótimo carro. Obrigada Eloisa
Ele não precisa só de 05 pilotagens impecáveis…. precisa tbm de distancia do Grosjean, do Maldonado e do Bruno Senna, não pode dividir nenhuma curva com o Hamilton e torcer pro motor Ferrari continuar confiável em todas as 05 corridas…
Na realidade Fabio, ele depende mais dos outros além das pilotagens impecáveis, pois ele tem pelo menos quatro carros a frente dele, uma vez que as atualizações da Lotus aparentemente não deram boa resposta. Além naturalmente dos fatores imponderáveis, tipo o Grosjean Tomahawk ou Exocet, conforme foi corretamente batizado em seu blog. Muito estranho as dificuldades de acerto do Hamilton com os supersofts, que ele utilizou e venceu na Hungria, com configuração aerodinâmica não tão diferente. Foi assim no Japão e aqui continua. Não me lembro dele ter trocado de engenheiro.
Está na hora do Webber ganhar uma,pô Webber se liga meu!!Parece que você é o Massa da Austrália!!
Cinco pilotagens impecáveis provavelmente não serão suficientes. Alonso precisa pelo menos de um destes: abandono, problema mecânico, enrosco, ou erro do Vettel.
Talvez pareça derrotista para o Alonso mas pelas últimas duas corridas não vai ser suficiente o Alonso pilotar bem.
O Vettel por outro lado se fizer cinco boas pilotagens (e o carro não quebrar) será campeão. Parece um bom final de campeonato 🙂
Eu vejo como necessaria a atitude de Felipe Massa , e deve sem falta procurar Peter Sauber para fazer um contrato ne Sauber , já que Ferrari quer punir ou rever outro piloto , tá na hora de Massa pensar na troca assim como fez Hamilton, Peres foi pra Mac laren , sobrou Sauber e só abra o olho Felipe vc pode ficar sem assento para 2013 . Ficar na sombra de Alonso esta pra lá de ruim , o numero 1 sera sempre Alonso, então seja macho e troque antes que fechem as portas de troca. No mercado temos Hulkenberg, di resta , Sutil, portanto quer correr em 2013 então comece a correr agora ante que as portas fechem . Ah isto vale também para Bruno Senna , o quanto antes buscar mudar é melhor , porque tá ficando estreita a relação carro e equipe….
Bom torcedor de Alonso,ou fã devoto de Dom Fernando das ALTURAS , lamentavel,ter que torcer pelo mais astuto seguidor da Lei de Gerson , levar vantagem em importa-se com os outros , Alonsinho teve sorte na primeira metade do campeonato, só que a sorte pra segunda metade sumiu aos poucos , será crime ou castigo para corrigir ano de 2008 quando armaram para Nelsinho, seja lá o que for os fãs nunca esquecerão desta tramoia . Seixas tem razão o coelho tem quatro patas , então donde tirar cinco , o castigo vem a galope, justiça é feita nesta hora . Jean Fangio dizia Carrera são carreras , só na quadriculada termina, faça-se a justiça por tudo que aconteceu , kkkkkkkkk
Fabio até que me prove ao contrario a McLaren fez uma escolha desde de o primeiro GP desse ano. O Button! E com todas as ajudas para o Button ele não conseguiu ser melhor que o Lewis! E pior que agora no final do campeonato eles tão piorando em não ajudar o Lewis. Com isso jogando fora um possível conquista dos construtores. O preço vai ser alto que eles vão pagar!Posso estar enganada , a McLaren não tiver um braço forte lá e empurrar o Lewis , eles vão acabar ficando em terceiro lugar no Construtores. E o bicho vai pegar na McLaren.
Obs. Será que o motivo que a McLaren tentou sabotar o Lewis desde o começo do ano, porque ela sabia da não renovação com o piloto? O Lewis pode levar embora patrocinadores?Tem coisa errada acontecendo na lá! Depois do treino de qualificação vamos poder analisar se tem sabotagem ou não. Mas percebi que no começo do treino o Hamilton estava descontente quem assistiu viu!O segundo eu não vi!
debora ano passado o button colocou o miltinho no bolso e o carro pra esse ano foi construido em volta do button, que começou o ano vencendo, depois veio o velho Ron dennis e o button se ferrou, na verdade a equipe optou sim por button, hamilton fez muitas besteiras ano passado, se enroscou com massa, maldonado…etc, sentiu a pressão de apanhar do companheiro de equipe não aceitou ser segundo piloto e ta fazendo o certo pulando fora
se Schumacher foi quinto e eles estão dizendo que Schumacher ta velho ? to achando estranho isso pra mim Schumacher continua rapido
Fábio, eu ainda não entendi, a coluna Palpite é só para assinantes?
Caso não seja, se você me permite gostaria de dar uma sugestão!
Coloca a coluna no ar, logo após o treino classificatório, ou no primeiro dia de treino!
Forte Abs…
Não existe diferenciação entre qualquer post aqui no blog. Tanto faz colocar no domingo ou no sábado.
Abs
A não ser Fábio que a FIA que é a fada madrinha da Ferrari e do Alonso resolva agir mais uma vez! o que fizeram no meio do ano, dizendo que a Red não podia usar o mapeamento (não me lembro direito), mas é isso!
Eu, particularmente, acho mais prudente fazer prognósticos para a corrida de amanhã a vaticinar acerca de quem será o campeão da temporada.
Alonso pode fazer as cinco corridas “impecáveis” em se tratando de pilotagem e mesmo assim não acabar campeão. Vettel com o carro eventuamente superior pode, sem ser brilhante, ficar a frente dos demais e ganhar o título. A propósito eu torço pelo Vettel.
O que mais importa para quem gosta de F1 é que o campeonato “esquentou”!
Fabio, eu acredito que a McLaren esta boicotando o Lewis que loucura isso! Os cara não precisa de dinheiro!
Eu tb acho,por isso ele saiu.
e muita, muita sorte!sua velha companheira, aquela que anda meio sumida.
Se alguém pode fazer isso no grid é ele. Mas, independentemente do que acontecer, ele é o piloto do ano. O que ele já fez nesse campeonato com um carro nitidamente inferior a Red Bull e McLaren foi incrível.
Bom dia, todos!
Além dos treinos livres, do domínio de Hamilton na última hora e de Vettel no segundo treino livre, uma notícia que talvez a maioria já aguardava.
Trata-se da renovação do contrato de Felipe Massa para 2013. Quem assistiu o primeiro treino livre ouviu Lito Cavalcanti, da Sportv, confirmar a renovação do contrato do piloto brasileiro pela Ferrari. O anúncio oficial deverá ser feito nesta terça-feira, 16.
Agora, voltando aos treinos. Adrian Newey deve ter descoberto mais uma rebinboca da parafuseta que não está prevista no regulamento. Resultado: Vettel e Webber na frente, disparados. Alonso vai ter muito trabalho pela frente.
As McLaren não me pareceram tão fortes assim, mas é sempre bom aguardar o treino oficial e a corrida, que é quando os carros mostram seus verdadeiros desempenhos.
E por falar em Massa, parece que este segundo turno do campeonato lhe fez bem. Ele está mais confiante, vem mostrando uma boa evolução, conquistando pontos importantes para ele e para a equipe.
Grosjean está sendo o nome do momento, de maneira negativa, é claro. Depois de seus ataques precisos e destrutivos (por isso coloquei o apelido “carinhoso” de Tomahawk), o piloto franco-suíço ganhou uma versão do Gangnam Style, totalmente personalizada.
E é isso. Com exceção do contrato de Massa, que é confirmado, o resto está envolvo em uma nuvem de dúvidas e incertezas. Que maravilha! Desta vez vou assistir a corrida. Domingo passado o dever cívico (Eleições) não me permitiu, mas este domingo não me escapa. Estarei com os olhos vidrados na TV.
Um abraço!
Fábio, um bom texto para um torcedor,mas menos jornalístico.Nem sei o lhe que dá tanta certeza assim para usar certas determinações.
” O mundo é bom Sebastião “
Sr. Seixas! Será a Mclaren agora entende as consequência dos erros nas 3 primeiras corridas? Não trocar a asa do carro do Hamilton (e somente do Buton). Será que ela não se toca que faz tempo que não ganha um título de construtores e não recolhe para fazer uma reflexão? Que tem dinheiro, mas não sabe gastar? Será mesmo que o Hamilton saiu só por dinheiro? Sei foram várias perguntas, mas tem um q de desabafo ai também. Boa cobertura amanhã. Abs.
A RedBull é engraçada mas já deu pra perceber que eles sempre guardam uns 2 segundos na manga, as equipes fazendo um sacrificio danado para ter o acerto em 1:39… chega a RBR e entra nos 1:38… e provavelmente amanhã ainda tem mais rs.