A hora do talento
12/10/12 03:00Quem gosta do “lado humano” das corridas, de superação, de pilotagem no limite, de desafio psicológico, ganhou um presente de fim de ano na F-1. É só acompanhar, com atenção, o desempenho do sujeito do carro número 5.
Porque Alonso terá que lutar contra tudo e contra todos para conquistar o tricampeonato. Precisa de cinco apresentações exuberantes em cinco corridas ou… Vice.
Ok, o desfecho, se vai dar certo ou não, importa mais ao espanhol e a seus torcedores.
Mas sua busca pelo título mexerá com a categoria, promete ser a atração mais dramática deste Mundial tão marcado pelo equilíbrio.
Não, não há outra opção a Alonso que não seja usar 100% do seu talento no cockpit. Todo o resto está hoje no outro prato da balança.
Os melhores carros, claramente, são os de McLaren e Red Bull. Depende da pista. Ambas, que já estavam bem desde o começo, ainda voltaram das “férias de verão” melhores que a Ferrari.
Nas quatro provas desde então, foram duas poles positions de Hamilton, uma de Button, uma de Vettel. O melhor que Alonso conseguiu foi largar em quinto –por duas vezes, na Bélgica e em Cingapura.
Assim, mal aos sábados, tem restado ao espanhol tentar recuperar terreno nos domingos. O que é tarefa bastante complicada.
O meio do pelotão, com gente que não deveria estar na F-1, não vem sendo exatamente território dos mais pacíficos nesta temporada.
Depois de emplacar uma sequência de 23 GPs nos pontos, Alonso já amarga dois abandonos neste pós-férias. Na Bélgica, acertado por Grosjean. No Japão, no do- mingo passado, num toque com Raikkonen –aquele típico “incidente de corrida”.
O resultado é que sua vantagem na tabela, que era de 40 pontos para Webber depois da Hungria e antes das tais férias, atualmente é de apenas quatro para Vettel.
“Tive alguns azares, mas felizmente essas coisas mudam muito rápido por aqui. Há altos e baixos, e espero que voltemos a andar bem agora”, declarou o espanhol, ontem, em Yeongam.
Ele não pode mais errar.
Fosse outro na sua posição, provavelmente já estaríamos dando a fatura por encerrada, proclamando Vettel virtual campeão. Mas se há alguém na F-1 de hoje que pode, no braço, compensar um carro inferior, é Alonso.
Sorte nossa, de podermos assistir a isso.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Discordo totalmente do blogueiro… Alonso só está na posição que está porque o carro tem potencial para isso. Caso contrário, não estaria. Já assistimos a esse filme outras vezes… Fora isso, ele não tem nada de especial… Piloto que fica gritando pelo rádio exigindo passagem do companheiro de equipe não pode ser grande coisa… O que estamos presenciando agora nessas últimas corridas é que bastou a Ferrari dar um carro melhor ao Massa para ele se apresentar melhor, chegando ao ponto da própria equipe ordenar para ele não se aproximar do choronso… A verdade é que se alonso pilotasse mais e colocasse menos defeito no carro, talvez ele estivesse melhor no mundial… Parece que a Ferrari chamou a atenção do piloto chorão, e ele parou de dizer que se vencer o mundial será um milagre (como se ele tivesse fazendo algo de excepcional em pilotar um carro que tem potencial para estar na posição em que está)… Só mesmo os “seguidores” do Alonso para verem no piloto o ninguém vê…
Segue palavras da última entrevista do Nelsinho Piquet:
O ALONSO É EXTREMAMENTE RÁPIDO, NÃO ERRA… ELE É FODA. ELE É O MELHOR QUE TEM. É ENGRAÇADO VER MUITO FÃ FALANDO “AQUELE ALONSO, QUE BABACA”. ELE NUNCA FEZ NADA ERRADO. ELE É BOM. ISSO QUE GERA OUTRAS COISAS E O INTERESSE DA EQUIPE FICAR NELE. ESTE É O MOTIVO.
Sei que posso ser até apedrejado, mas não acho o Alonso tudo isso, ele realmente esta acima da média, pra mim suas maiores caracteristicas são a regularidade e o oportunismo. Vale lembrar que seus dois titulos fora obtidos sob suspeita de irregularidade no carro e tbém as diversas vezes que foi ajudado pelo seu escudeiro (ele corre com dois carros).
Poderia nos recordar quantas vezes foram necessárias “ajuda do escudeiro” pra ele ganhar seus dois títulos? Eu não me lembro de nenhuma corrida em que isso tenha acontecido, mas me lembro de uma em que isso *não* aconteceu: Malásia 2006, em que a inclusive a culpa pelo fato do Alonso estar atrás do Fisichella foi da própria equipe, que num erro antes da classificação abasteceu o carro duas vezes, o que fez com que ele largasse só da oitava posição. Ele foi remando até o segundo lugar, atrás do Fisichella e… e aí não aconteceu mais nada e o Fisichella ganhou a corrida. Sim, teve a famosa troca de posição na Alemanha em 2010, mas quem reclama de “injustiça” deveria pensar um pouco melhor. Alonso era o único com chance de ganhar aquele campeonato e o Massa só foi parar na frente dele graças porque o Vettel fez uma lambança na largada que atrasou Alonso e ele próprio, e aí o Massa foi parar na liderança. Pura e simplesmente por causa dessa lambança, e não por ter conseguido ser mais rápido que Alonso, o que alguém poderia dizer, por exemplo de Áustria 2002, em que de fato o Barrichello foi mais rápido que o Schumacher durante todo o fim de semana e jamais seria alcançado em condições normais. No caso de Massa não: ele já tinha sido batido nos treinos, só foi parar à frente do Alonso por causa do problema na largada, e nunca foi capaz de abrir vantagem pro espanhol. Isto é, a frase de Rob Smedley que ficou famosa era a mais pura verdade: Alonso estava mais rápido que ele.
Todos torcem para que a decisão do título mundial de F-1 seja aqui no GP do Brasil, ou seja, na última corrida da temporada.
E essa história de um favorito ganhar o campeonato mundial de F-1 por antecipação chega à ser muito chato.
Acredito que vai haver uma disputa entre Vettel e Alonso volta a volta e a cada Gran Prix na luta por esse tricampeonato.
E quem sai ganhando é o torcedor e fã de F-1.
Cara, eu não sei o que o pessoal vê no Alonso. Ele é um bom piloto, mas é só. As pessoas tratam ele como se ele fosse um Prost, um Senna ou um Fangio. Mas, pra mim, nas pistas, ele está mais pra um Villeneuve ou um Hakkinen.
Conquistou 2 mundias quando tinha o melhor carro, mas quando teve um companheiro de equipe talentoso, ficou pra trás.
O Alonso exige tratamento de 1o. piloto, quando não recebe, temos o papelão dele na McLaren.
E é desonesto, tem que ser muito ingênuo pra achar que ele não sabia da armação com o Nelsinho em Singapura.
Além disso, ninguém me tira da cabeça que o carro da Ferrari não é tão ruim assim. Não foi o melhorcarro do ano em nenhum momento, mas é um bom carro que parece pior do que é por causa dos maus resultados do Massa. Só que, na verdade, o brasileiro corre desmotivado pela clara preferência da equipe em dar ao Alonso as melhores condições de corrida, exigindo inclusive que ele abra passagem para o espanhol. A propósito, uma vantagem que Vettel, Hamilton e Button não tem.
Pra mim, o Alonso é gênio no padddock, pq atrás do volante é normal!
fabio achei excelente a sua analise o alonso pode se consolidar como um um dos melhores da historia se ganhar esse tricampeonato mais a tarefa é muito dificil porque ele vai disputar contra uma rbr e vettel em otima fase mas ele pode ter aliados na disputa pelo titulo o unico capaz de parar o carro da rbr e o da mclaren se hamilton ou button tiver naqueles dias pode se ter certeza que eles podem atrapalhar o vettel em busca do titulo outro tambem que pode ajudar é o felipe massa que esta voltando aos poucos e eu e qualquer pesssoa sabe que ele é um piloto rapido e esta voltando aos poucos o que o alonso deve fazer é tentar sempre largar nas quatro primeiras posições do grid e torcer para o hamilton ou o button fazer a pole porque o alonso e a ferrari em ritmo de corrida são muitos rapidos a rbr tambem mas o alonso tem uma coisa que qualquer outro piloto não tem mais do que ele é o talento e muita muita sorte (que ja faz um tempo que lhe abandono) vou torcer para o vettel mais não posso desmerecer a grande temporada do alonso que pra mim é o melhor piloto da atualidade (mas não tem o melhor carro) e para mim já é um dos grandes pilotos da historia
cadê a sorte do ALONSO que todo mundo diz que ele tem?….é brincadeira!!!!!parece que o “fantasma” chamado VETTEL reapareceu novamente igual a 2010!!! o diretor da red bull afirmou que é irritante ver fernando alonso no pódio!!! eu afirmo que é irritante ver VETTEL sempre em primeiro,com certeza ALONSO diz o mesmo!! avante ALONSO!!!! vc é o cara …o melhor e todos…e fábio ALONSO não errou,os outros que são barbeiros e tiraram o cara da prova…..aos que dizem que a ferrari manda na fórmula 1,ta bom de reverem os conceitos
Gostaria só de lembrar aos colegas que a F-1 é, essencialmente, um esporte coletivo. Sim, de fato, Vettel, perdeu pontos preciosos em Monza e Valência, mas por “falha” de sua equipe, o que não se pode dizer dos dois abandonos de Alonso: se o segundo, pode-se discutir se foi um típico incidente de corrida, quanto ao primeiro, ninguém pode discutir que foi o Grosjean que fez aquele “strike”. E mais, quem “psicologicamente” perdeu o compasso foi Vettel que (primeiramente) fez aquela barbeiragem no Karthikeyan no GP Malásia, perdendo pontos preciosos quando seu carro era muito melhor do que o do Alonso e ainda por cima fez gestos obscenos para o indiano e não reconheceu seu erro. Depois deliberadamente jogou Alonso pra fora em Monza (opinião da própria direção de prova que alertou para o fato das “regras” terem mudadas em relação ao ano anterior, quando ocorrera algo “parecido” entre os dois). Se for falar do passado serão inúmeros exemplos, mas que podem ser sintetizados quando rodou sozinho ao saber da diminuição dos tempos de volta e da aproximação de Button no GP do Canadá passado. Em síntese: infelizmente, mais uma vez, o fator humano pode não ser o suficiente para se fazer o melhor piloto “tecnicamente” sair vencedor, pois, como antes afirmado, a F-1 é esporte coletivo.
Fábio na boa veio! Deixa de ser puxa-saco desse tá de Alonsito, rapaz passe a torcer para um piloto de verdade que é Vettel! Abs..
O Alonso ‘e sujo, dick vigarista, e tomara que, pelo be, do esporte, o Vettel vença porque ele ‘e do bem…
Torço por Alonso , principalmente devido às circunstancias em que ele perdeu os pontos em duas corridas. Vale lembrar que no ano passado ele só não foi campeão porque não conseguiu ultrapassar o Petrov que estava logo a frente no último gp da temporada.
O carro da ferrari em ritimo de corrida é o melhor carro da temporada alem de ser o mais confiável simplesmente não quebra, na ultima corrida por erro de Alonso ele saiu da corrida, alem disso tentou boltar e quase cria um acidente horrível, fosse outro piloto seria punido com 10 posições na largada Alonso esse ano sõ não vai ser campeão se for incompetente tem toda a equipe pra ele e tem o melhor carro em ritimo de corrida que conta muito até mais que a classificação. o melhor piloto esse ano é o vettel e o Hamilton.
O texto não é ruim, e faz sentido sua análise. Mas difícil defender, ou enxergar uma superação humana, em um sujeito mal caráter como o Alonso…
Ué, mas se para os fanáticos durante o ano inteiro ele já era o que tirava leite de pedra e bla bla bla, por que esperaremos ver algo diferente senão o triunfo desse Alonso?
Digo o porquê: porque agora que o Massa está saindo da má-fase, está provando de uma vez por todas que o carro da Ferrari é muito bom, e pode brigar por vitórias com as outras duas, mostrando que esse papinho pró-Alonso não passa de factóide de mídia especializada em sensasionalismo (exemplo mor: Galvão Bueno).
Alonso está na liderança hoje muito pela sorte, muito pelos desastrados pilotos, que já tiraram Hamilton (apenas exemplificando um) de duas corridas NO MÍNIMO.
Sinceramente, quem está fazendo uma temporada praticamente impecável dadas as condições do carro é o grande Raikkonen. Isso essa mídia tendenciosa não repara. Reparam na consistência de Alonso, mas não reparam que Raikkonen está há mais tempo que o espanhol na zona de pontuação, frequenta o pódio mais vezes… Só falta um carro capaz de brigar por vitória, o que não é o problema do Alonso.
Se Raikkonen conseguir vencer uma corrida que seja, será o maior merecedor do título dessa temporada. Atualmente são Hamilton e Vettel, nessa ordem. Foram dois pilotos que mostraram muito mais capacidade e gana de vencer do que um certo ferrarista preocupado em salvar pontinho em pontinho, beneficiado pela sorte e pelo jogo de equipe.
Lógico que nessa altura do campeonato ele não está errado, mas os outros candidatos ao título SIM, estão contra TUDO e contra todos (Azar, Maldonado, Grosjean, e principalmente os companheiros de equipe, BUTTON e WEBBER), mostrando mais uma vez que esse papinho de melhor piloto do grid é, no mínimo, questionável.
Estou louco para que chegue o momento em que vou rir da cara de todo esse puxa-saquismo para com esse espanhol, que não passa de um piloto com mais sorte do que talento. Sem falar na trambicagem.
Sempre gostei muito do Fernando Alonso. E torcia muito por ele. Mas apos Cingapura 2008 e os ataques de estrelismo na “finada” Hockeinheim (nao acredito ate hoje no que fizeram naquela pista. “Parabens” pro Tilki) em 2010…. comecei a ve-lo com restrição.
Hoje, neste campeonato, o comparo ao Celso Russomano. Tem o passado envolvido com a turma do Maluf (no caso do Alonso seeria o Briatore) e estava em primeiro, mas na reta final caiu pra terceiro (sim, acho que nem em vice o espanhol ficará ao final das cinco corridas).
Vamos ver o que o Alonsorussomano fará na Coreia rs
Vou virar minhas mãos pro céu agorinha e agradecer por ter alonso no grid pra assistir. Todo o resto não vale a pena assistir.
Vai ser massa ver o malonso não ser campeão tanto quanto ver os comentários das malonsetes aqui falando que mesmo assim ele ainda é o melhor, mais teve azar e foi injustiçado e todo o mimimi que ja são marca registrada desse pilotinho mau caráter.
Concordo. Alonso é o melhor piloto do mundo no momento. E costuma incomodar quando as condições estão desfavoráveis para ele. Vai ser mesmo um belo fim de campeonato.
Fabio,vou colocar mais um obstaculo para o Alonso: Acredito que ate por questão de Alonso não ser um cara digamos “simpatico´´a ate um tendencia do resto do grid dificultar ainda mais as coisas pro asturiano…
Primeiro que não há talento que faça uma carroça chegar em primeiro. E pra fazer a Ferrari andar na frente da concorrência não há talento que resolva.
Segundo que se Vettel deixar de pontuar 2 seguidas, fará cair todas as teorias, teses e filosofias. Como dizem, corridas são apenas corridas.
Digo com certeza que Alonso teve sua chance de conquistar o tricampeonato. Mas devido às circunstâncias, essa oportunidade está indo embora lentamente, a cada corrida. Na minha opinião, Vettel foi quem soube aproveitar melhor. E digo ainda, já era para o alemão estar na liderança há muito tempo. Gostaria de lembrar daquela corrida em Valência, na qual o piloto da Red Bull era o primeiro colocado, com folga, até abandonar por problemas técnicos. Em Monza, Vettel foi traído novamente por problemas mecânicos e não pode pontuar… Analisando os dois títulos do alemão, mostra-se que ele é mais equilibrado emocionalmente em situações decisivas, ao contrário de Alonso, que pode até ter seu tão indiscutível talento, como alguns mencionam, não demonstra o mesmo. Haja vista a última prova em 2010, o quanto ficou irritado com o piloto russo, Petrov, porque não conseguiu ultrapassá-lo e assim, perdendo o título que estava praticamente ganho. Nessa reta final do campeonato, que vença o melhor, que vença Sebatian Vettel.
Muito bom comentário. Assino em baixo.
“o indiscutível é sempre discutível” Alonso é apenas mais um bom piloto e só!
O único piloto da atual era e que tem realmente capacidade para postar o seu nome ao lado dos grande é Vettel!
Vela quantas vitórias e titulos Vettel tem e Alonso, faça uma média de quanto tempo cada um tem e quantas corridas cada um tem, tire a média e verás…
Alonso só ganhou quando tinha um carro cheio de parafernalhas ilegais, equipe toda a seu favor, e Vettel?????
Abs…
Acho que o Vettel é grande sim, mas tem um talento novo que vai começar a arrepiar a partir do ano que vem: Perez!
Fábio, talvez ele consiga, mas será que o fator equipe não pode acabar conspirando contra? A Ferrari não tem carro, e a maneira como ele se coloca perante os demais pilotos – arrogância – talvez venha a ser um tiro nopé, como em 2010. Vejo o Massa numa pegad diferente nesse final de temporada, e vejo também a Ferrari com uma postura mais impaciente com o Alonso, caso não ganhe o título. Será que as coisas não podem estar mudando mais rápido do que se imagina?
Alonso e o seu caminha de dinheiro foram para a Ferrari unicamente para fazer de Alonso um novo Shumaker a espanhola, mas quebraram a cara! kkkkkkkkkkkk
É, Fábio, você se supera! Impressionante! Não bastava a tendência exacerbada pró-Alonso, recentemente escreveu do mimimi do twitter do Hamilton como se o rei do mimimi não fosse o Alonso (com certeza você não acha que toda e qualquer coisinha ele fala no rádio e reclama é mimimi. “Isto é ridículo”, sobre ter que ultrapassar Massa na Alemanha, pra você não é mimimi. Ótimos pilotos, pra você, devem ter passagem livre, né?)
E o que é este “lado humano” (aí você passou de todos os limites, viu?)? São as trambiquagens que ele vai fazer pra ganhar o campeonato?
Não sei se você viu na corrida passada, mas o Zacarias (não torço por ele) saiu em 10° e chegou em 2°. O Button e Hamilton sairam na frente dele e chegaram em 4° e 5°, respectivamente. Pra ele, e pra você por tabela, quem errou foi o Haikkonen. Ótimos pilotos não erram, né?
Concordo em gênero, número e grau com a sua argumentação Fábio. Parabéns pela análise muito bem fundamentada. Tudo leva a crer que teremos de fato um emocionante final de temporada. O talento de Alonso X o não menos talentoso Vettel, a bordo do excelente carro da RBR.
Antonio , não concordo com vc , Vettel também é bicampeão assim como Alonso na Beneton imbativel dois anos seguido. Sebastian Vettel não ganhou os título de mole não , tem um talento tão bom quanto Alonso e Lewis Hamilton . Portanto para ser campeão o piloto tem que ser muito rapido e talentoso. Portanto não entra nessa pilha de que Vettel não é talentoso´e rápido , assim como Alonso busca tirar o melhor do carro.
Lembra de Monza quando dom dickalonso reclamou no rádio , mandando uma mensagem para Fia , que Vettel fechou sua frente e foi punido com Drive Treu e não marcou ponto , esqueceu da falcatrua , donde Jean Toddy é presidente? Alonso tem artimanha manhoso e tenta ganhar no grito, lembra Cingapura onde Nelsinho recebeu a ordem de bater no muro em 2008 , ficou gravado na pele e acabou com a carreira de Nelsinho Piquet, lamentavel não acha .
Eu fico me perguntando se esse pessoal que fala que Alonso tinha um carro “imbatível” em 2005 e 2006 realmente assistiu àquelas temporadas. Em 2005 Alonso venceu graças à regularidade, a McLaren tinha um carro claramente mais rápido naquele ano. Fez tantas poles quanto a Renault, muito mais voltas mais rápidas (12 em 19, uma delas com o de la Rosa!), e ganhou mais corridas também, e olha que o Montoya não correu em duas corridas e foi desclassificado de uma terceira quando estava liderando. Pior ainda é acusar a equipe de ter um carro “ilegal”. Quando a Renault estava desenvolvendo o amortecedor de massa (que aliás eles só foram usar no GP do Brasil de 2005, quando o título já estava praticamente decidido) eles consultaram a FIA, que disse que o dispositivo era perfeitamente legal. E aí construíram o chassis de 2006 com base no conceito, que novamente recebeu o ok, dessa vez pelo Charles Whiting. Mais tarde houve também uma análise do carro pelos comissários de prova e, novamente, o veredito foi claro – estava perfeitamente dentro do regulamento. Tanto é que outras equipes também estavam desenvolvendo seus próprios amortecedores de massa em 2006 (em especial Ferrari e McLaren). E aí no meio do campeonato vem a surpresa: a FIA resolve, sem mais nem menos, declarar como ilegal algo que *eles mesmos* já tinham dito que estava dentro do regulamento, e o pior, usando uma justificativa completamente estapafúrdia (o artigo do regulamento que diz que apêndices aerodinâmicos não podem se mover em relação ao carro, sendo que o amortecedor de massa, por ser um sistema massa-mola situado dentro do bico do carro, não tem sequer contato com o fluxo de ar). Se alguém tinha dúvidas que essa súbita mudança de idéia não foi mais que uma tentativa descarada de “dar emoção ao campeonato” ao tornar a Ferrari artificialmente o melhor carro do grid (lembrem-se que na segunda metade o Massa estava milagrosamente andando muito mais rápido que Alonso e Fisichella, e se alguém tem dúvidas sobre como ele se compara a esses dois pilotos, basta olhar os resultados dos últimos três anos e também os de 2004 quando Fisichella foi companheiro do Massa e meteu-lhe o dobro da pontuação na Sauber), vejam que logo depois da marmelada a FIA também fez vistas grossas (já tinha feito isso em relação às asas móveis que a Ferrari tinha usado nas primeiras corridas) às calotas traseiras da Ferrari, essas sim algo que poderia ser enquadrado como “apêndice aerodinâmico móvel”.
Enfim: mesmo com todas essas marmeladas (e não vamos nos esquecer também do GP de Monza, onde o Fernando “Uri Geller” Alonso foi punido por bloquear a volta rápida do Massa usando o poder da mente – já que o brasileiro estava a umas vinte léguas do espanhol, em mais um caso descarado de favorecimento), o Alonso ainda conseguiu ser campeão. Vale a pena lembrar que o Schumacher jogou fora um monte de pontos por sua própria culpa: ele bateu *sozinho* na Austrália, fez uma corrida fraquíssima na Malásia, fez aquela palhaçada em Mônaco que custou-lhe chances reais de vitória, depois uma corrida completamente risível na Hungria, em que ficou queimando pneus e cortando chicanes (sem ser punido) para não ser ultrapassado no final da corrida até encher a traseira do Heidfeld e abandonar (e ainda deu a sorte de ganhar um pontinho graças à desclassificação do Kubica), etc. Já o Alonso, ao contrário do Schumacher, fez um campeonato completamente irreprensível: o único erro dele que consigo me lembrar aquele ano (e nem sei o quanto foi culpa dele e o quanto foi da equipe) foi ter colocado pneus diferentes na China e despencar no segundo stint. Ainda assim quando colocou as opções corretas para o terceiro, o cara remou o que pôde e ainda terminou o segundo. Aquela temporada de 2006 deixou muito claro que, naquele momento, Alonso era um piloto bem melhor que Schumacher.
Quer um babador, puxa-saco? Que texto ridículo, pelo amor de deus, Fabio.
Ui!!!
Fico imaginando o que o Alonso teria se tornado se tivesse vencido o mundial em 2007 e ficado na Mclaren desde então. Provavelmente estaria empatando (com sorte ultrapassando) o Fangio neste ano e já teria ultrapassado o Prost em número de vitórias. Rumaria daí para super o Michael Schumacher pelo menos em número de títulos, pois vitórias seria meio complicado.
Vc já imaginou também se o Shumacher não tivesse saído da Benetton em 1996 quando esta esteve boa até 1998??? Se Schumacher tivesse ido pra Ferrari somente em 1999 ainda que não ganhasse 5 títulos já imaginou quantos títulos e vitórias a mais ele teria?
Benetton “estava boa até 1998”? Gente, vamos nos informar mais. A Benetton em 98 não conseguia sequer bater a Jordan nos construtores! O que fez com que a Benetton fosse o melhor time em 94 e 95 era o staff técnico (Rory Byrne, Ross Brawn, Tad Czapski, etc.), que foi transferido de forma praticamente integral da Benetton para a Ferrari entre 96 e 97. Por isso não faz sentido em falar em Benetton vs Ferrari: o que faz um carro ser bom ou ruim não é o nome da equipe, é o time de pessoas que constrói o carro – e as pessoas que faziam os excelentes carros da Benetton até 95 já estavam todos na Ferrari em 98 – não é coincidência que o carro da Ferrari não era tão bom em 96 e em 97 estavam disputando o título: é efeito claro de estarem contando com o bem-sucedido time técnico que estava na Benetton, que, por sua vez, foi só decaindo (em 96 ainda tinham um carro razoável, pois pelo menos o projeto ainda era do Rory Byrne, em 97 já estavam em um distante terceiro lugar e só a quatro pontos à frente do quarto, e em 98 já tinham claramente virado equipe de meio de pelotão).
Pra mim a disputa fica entre Alonso e Vettel. O Hamilton tem carro, mas correrá desfocado e já está praticamente 50 pontos atrás dos outros dois postulantes. O duro é que não tem braço que consiga vencer a Red Bull com o desempenho dessas últimas corridas. Por outro lado, se as Mclaren andarem na frente, as chances do Alonso acabam aumentando. Será interessante. Provavelmente cai esse ano o recorde do Senna de mais novo tri campeão da F-1, seja com Alonso ou com Vettel.