O tamanho da encrenca
11/10/12 10:07O gráfico feito pelo Thiago Pomkerner leva em conta as etapas do Mundial após a volta das “férias”: Bélgica, Itália, Cingapura e Japão.
É uma boa maneira de visualizar o tamanho do desafio de Alonso…
Comentários
Publicidade
Publicidade
Fabio
Você assistiu o Super Motor omtem na BandSport, onde o Eduardo Homem de Melo, fala que a entrevista do Shumacher sobre sua saida, é tudo mentira, só para sair por cima, a verdade é que a Mercedes mandou ele embora.
O que você dis disso
Acho o gráfico apenas um dado. Não quer dizer muito, pois o Alonso bateu/rodou em 2 das 4 corridas. E estava entre os 3 primeiros qdo saiu. Some mais 30 pontos aí, ele iria a 60. Para se ter ideia de que isso nada significa, o Massa fez 44 nesse período. O dado é apenas que o Alonso perdeu a “gordura” acumulada no começo.
Já viu essa Fábio?
http://www.whatwillkimidonext.com/
Kimi vai aprontar alguma treta! Não digo nada ele aparecer na Ferrari!
O que vocês acham?
O que será, heim?
Se fosse pra ficar na Lotus acho que não valia o burburinho. Pode ser também arte de algum fã maluco. O que seria surpreendente é ele ir pra Ferrari ou Redbull, ai teriam que quebrar o contrato do Webber ou o Massa não renovaria … outras alternativas que valessem a pressão não consigo enxergar …
NOSSA!!! Faltam 7 dias para o anúncio! Se não fosse bombastico nem teria esse mistério todo!
E outra, se pode ouvir nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=tEiw-7DQ9GY&feature=youtu.be O ruído de um F1, ou seja, não é nada relacionado a Rally, etc… Se ele fosse renovar com a Lotus não teria esse mistério todo. Ou, seja, Kimi no lugar de Mark Webber!
Especula-se que seja algo relacionado com a Nike, pela roupa e pela fonte utilizada… =-( Será…
Olha, checando pelo whois, o endereço foi registrado na Finlândia pelo Kari Haapalainen. Uma rápida pesquisa no Google Images mostrou várias imagens de rali, será que tem algo a ver?
Será uma volta para a Ferrari ????
Fabio,
O que voce acredita que seja? Ferrari? Lotus? Sauber? Force india? Ou ate RBR no lugar de vettel e este na ferrari? Alem disso, mesmo o kimi se esforcando para manter sua fama de “desligado”, tem uma equipe de marketing excelente nao?
Abs
Tomar Red Bull?
Fabio, será que isso não é virus???
Ah Ferrari…..já deu no saco essa escuderia….legal se ele fosse pra McLaren ou pra Red Bull….aí sim.
É o que eu tenho me perguntado. Se Massa já está acertado com a Ferrari, por que não divulgam?
Em um momento que todos o foco deveria ser as últimas provas a não divulgação seria no mínimo contra-producente.
Bom, ao menos o finlandês está falando em novo contrato… sinal que não irá fazer mais um pitstop.
Otimo gráfico, principalmente para uma pessoa como eu que tem dificuldade em resumir as idéias. Às vezes um gráfico fala mais que mil palavras, mas ainda assim dá para tirar mais conclusões. A Mclaren fez 90 pontos, a RB só 78, e desses 78 25 vieram de Singapura onde Hamilton poderia ter vencido, mas o “se” não corre. A Mclaren se mostra estar em melhor forma. Hoje a Mclaren revelou que o carro de Hamilton tinha problemas de suspensão, que foi responsável por um andamento mais lento em pista. A corrida de Vettel no Japão foi, provavelmente, uma exceção que não deverá se repetir nas próximas corridas. Assim como penso que a Ferrari está fazendo uma péssima gestão do andamento dos motores, acho que a RB também não está fazendo melhor. Aqueles abandonos em Valência e Monza podem ser uma dificuldade extra nesta gestão. A Ferrari pode estar no limiar de uma queda ainda maior de rendimento, e a RB pode sofrer do mesmo problema a partir do GP da India (inclusive). Kobaiashi, a meu ver, guardadas as devidas proporções, tem sido uma cobaia nesta questão dos motores Ferrari. Kobi teve sérias dificuldades com alguns dos motores Ferrari, e Perez usando outra série fez melhor nas mesmas pistas. O mais provável é que a Ferrari já saiba o que lhe espera com alguns motores que ainda não estreou, guardadas as devidas diferenças técnicas, é claro. A Ferrari está correndo riscos muito grandes de ter abandonos de corrida em várias das provas que faltam. A Mclaren tem nesta matéria uma vantagem clara. Já sabe com tudo o que pode contar em termos de motores e suas variações em diversas condições de pista e nos seus próprios chassis. Como disse não sei resumir com gráficos como este. Parabéns para quem fez.
Poxa, se o Kobayashi ficar à pé na próxima temporada é phoda.
Essas empresas japonesas jogaram tanto dinheiro fora patrocinando cada traste e quando surge um piloto capaz, cadê elas?
Diferente de alguns pilotos que ficam tentando conseguir mais dinheiro para garantir vaga na próxima temporada, o Kobayashi chega e fala que não vai procurar nenhum patrocinador.
É mito mesmo!
Fábio,
Acabei de ler uma nota no Yahoo! dizendo que o Schumacher voltará para a Ferrari em 2013. Me parece boato. O que você acha?
Abraço.
Duvido.
Abs
Para fazer o quê ??? Atropelar os demais carros ??
Para falar no rádio: “Little brother, Alonso is faster than you”…
hehehe, sacanagem…
Ja tinha feito um levantamento desses … E pude verificar que o Massa neste mesmo periodo fez 44 pontos contra 30 do Alonso . Portanto terceira pontuaçao para o Zaca depois do intervalo de ferias . Ele poderia manter esse nivel e com as 5 corridas restantes tentar somar mais pontos q o Alonso … Seria legal ganhar do companheiro na segunda metade do campeonato … Nao custa sonhar galera !!!
Fábio,
O QUE VC ACHA? Revendo a largada da última corrida, quando Raikonnen tocou e furou o pneu de Alonso, o finlandês colocou os pneus esquerdos fora da pista na tentativa de atacar/ultrapassar Alonso. Considerando os últimos acontecimentos na F1 (e que vc discorda e eu tb) acho que seria passível de punição, mas a direção de prova não fez (faltou critério!!).
ps (só para registrar).: vi tb que antes do acidente do Alonso o Massa estava melhor tracionado e estava com metade do carro no lado de Alonso e pelo lado de dentro da curva (ganharia 2-3 posições na largada…assim o 4o lugar não foi só sorte, que tem lhe faltado)
Fabio,fóra essa encrenca existe mais uma que agora está vindo a tona.Quando todos criticavam pilotos pagantes,veja o que está acontecendo com o Koba.Se não arrumar um bom patrocinador adeus a vaga.
Antes ninguém duvidava que Alonso seria campeão. Hoje ninguém duvida que ele está correndo riscos de perder o título.
Ninguém acreditava muito em Vettel. Não por falta de capacidade, e sim, por causa do desempenho de seu RB8. Vejam agora, ele é o vice-líder e atual favorito ao título.
Também acreditávamos que Hamilton seria o maior rival de Alonso em 2012. E agora ele joga a toalha.
E no início da temporada Raikkonen era visto com dúvidas a respeito de seu retorno, se iria pilotar como antes ou seria um fracasso. Agora ele é o terceiro colocado na tabela e vem comendo pelas beiradas.
Até Felipe Massa pontuou mais que Alonso nestas quatro últimas corridas.
O que quero dizer com isto? Que nada está estabelecido, que não dá pra apostar em ninguém. Existe uma grande dúvida, pois as corridas estão imprevisíveis, apesar de Mclaren e RBR serem as melhores equipes atualmente. Mas existem fatores externos alheios a tudo isso, como Grosjean Tomahawk. O moço sozinho deu uma reviravolta no campeonato, praticamente sozinho. O moleque é capaz!
Mas tudo isso está sendo ótimo. Melhor não poderia ser.
Bacana seu texto, Christian!O melhor que já li sobre esta temporada da F1.Não tem motivo lógico para apostar num piloto e não no outro neste momento,quando há matematicamente possibilidade de título para pelo menos os quatros (Alonso,Vettel,Kimi e Hamilton),e por cima a gente tem um monte de desmancha prazeres na pista.Parece-me que vce deixou Maldonado de fora,pois se não é Tomahawk,pelo menos Exocet ele é.
Olá, Tcherno! Obrigado!
Realmente faltou incluir Maldonado, aquele que tem fama de pagante e estabanado, mais conhecido como Maldanado. Quem acreditaria que ele seria capaz de uma vitória, né mesmo? Este é um campeonato realmente imprevisível.
Espero que o apelido que criei para Grosjean não me cause processos. Vai que aparece alguém dizendo que isso é bulling. rs.
Um abraço!
Muito bom o seu comentário sobre o Grosjean….. hehehehhe
Excelente gráfico. Parabéns ao responsável.
Pra mim quem, até agora,tá merecendo o titulo é o Alonso e o Raikonem, na verdade acredito que o Raikonem um pouco mais, por ter vindo de fora, não ter a equipe trabalhando só para ele.
Pena que a Lotus parece não conseguir evoluir o carro, seria legal se o alonso e o vetel abandonasem e o Raikonem ganhasse esta corrida, aí sim o campeonato ia ficar divertido .
Diante destes números, acho bacana mencionar a performance do Massa nesse período, somando 44 pontos com a terceira melhor marca. Levando-se em consideração que a temporada dele vinha sendo sofrível, os números desta recuperação são expressivos.
Era para ser dois pódios se não fosse a manobra da Ferrari.
qnt puxa saco do Alonso!!
o que está sendo discutido aqui, não são as circunstancias, e sim o n° de pontos… mais nada!!
Meu Deus poxa saco o que owww! Ce assistiu as corridas? Eu nao vou com a cara do Alonso mas o cara tirou agua de pedra pqp!
Webber, Alonso e Hamilton, tiveram quebras nas ultimas 4 etapas e isso é muito significativo.
Você esqueceu que o Vetel tb abandonou???
A encrenca é a seguinte: ao final das etapas que faltam ele precisa ter 1 ponto a mais que os demais. Neste ritmo, o Vettel chega ao Brasil virtualmente campeão (chutômetro). Lembre-se que o GP dos EUA será novo para todos e isso pode acabar favorecendo Alonso no set up do carro, pois todos partem do 0.
Se a ideia é medir desempenho após as férias, considero valido “corrigir” a pontuação do Alonso/Massa na corrida que chegou em 3ª (posição oferecida pelo Massa)… ou seja, depois das férias, a vantagem ainda é muito maior.
Se o Kimi tivesse um carro um pouquinho melhor seria o campeão.
Desculpe mas discordo. Se a Lotus tivesse pilotos melhores poderia ser campea. Kimi e bom (apenas bom) e Grosjean razoavel.
se o alonso tambem tivesse um carro um pouquinho melhor, ja era tri.
Vale lembrar que ele deixou de pontuar em duas provas por acidentes provocados por terceiros. O comparativo tem que ser interpretado com calma. A RBR de fato melhorou muito, e a FERRAI pelo visto não consegue evoluir. Vamos ver a partir de agora.
No final das contas o que importa é RESULTADO…
Da mesma forma que ocorreu imprevistos para ele também ocorreu para outros…
Agora, vamos ver do que o Alonso é feito realmente.
Ou prova que é um dos grandes pilotos da historia, ou apenas mais um bom e talentoso piloto.
Articulador ele é. Sempre conseguiu colocar as estruturas das equipes para girar em torno dele, exceto a Mclaren.
Será interessante!!!!!rs
O cara ainda lidera um campeonato com um carro que na maior parte do tempo era só o terceiro melhor do grid (e às vezes, como nas primeiras corridas, era bem pior) e você ainda tem dúvidas se ele é um dos grandes pilotos da história? Pô, daqui a pouco vai ter gente dizendo “quero ver ele ganhar corrida só com três rodas, assim vamos ver do que ele é feito realmente” 🙂
Para ser o melhor carro, não basta apenas ser o mais rápido. Tem que chegar no final também.
Vimos algumas vezes Red Bulls e McLarens parando sozinhas na pista. Enquanto na Ferrari acho que nem com o Massa aconteceu.
Portanto essa lenda de “carro bem inferior ” tem que ser relativizada.
Rachei o bico com essa de “ganhar corrida só com três rodas”! hehehehehehehe
Esse é o espírito que deve ser mantido no blog!
Concordo com vc Lucas. Apesar de torcer pro Hamilton, no meu ver o Alonso não tem que provar nada, ja tem 2 títulos e um ganho em cima do Schumacher! Quem fica desdenhando da capacidade do espanhol são aqueles que se doem pelo fato do Massa ser subserviente!
Na minha Opinião essa história de que o carro da Ferrari é ruim sempre foi papo deles…
Pois se observarmos, desde o inicio do ano que o Alonso está andando na frente e agora até o Massa com toda a sua dificuldade está conseguindo andar entre os sete primeiros….
Mesmo que ele tenha braço e seja talentoso, se não estivesse com um equipamento bom desde o inicio do ano concerteza não estaria em primeiro no campeonato…
Pra mim, ele não é um dos grandes pilotos da história!
Bicampeão? O Vettel também é, só que muito mais novo. E aí?
Assim como Schumacher (que eu também não considero), ele nunca admitiu rivalidade dentro da própria equipe, sempre foi um bebê chorão. Tanto que não suportou dividir a McLaren com o Hamilton e foi para uma Renault sem chances de título só por isso. E lá precisou da ajuda do Nelsinho pra vencer. Alonso e Schumi sempre estiveram envolvidos com mutreta, dois “Dick Vigaristas”. Vettel e Hamilton se “pegam” pra valer com seus companheiros de equipe, apesar de serem os queridinhos.
Tanto ele, quando Schumi, toda vez que tiveram concorrentes (com carros) à altura, perderam! Hakkinen, Hill, Raikkonen…
Os dois estão a anos luz atrás de Senna, Piquet, Prost e Mansell….
Nesse campeonato temos excelentes pilotos (Vettel, Kimi, Alonso, Hamilton, Schumi) mas nada que seja para “ficar para a história”…
Que mania é essa de sempre querer que alguem entre “para a historia”. Cada um está fazendo a sua história. Chega a ser patético esse tipo de comentário. E, Rafael, nenhum dos 4 que voce mencionou era santo, aliás, não pode ser bonzinho na F-1. E mais, seu ídolo era um lobo em pele de cordeiro, sempre se fazendo de vítima. E ainda tem essa mania de chamar alguem pelo qual não tem muita simpatia de “Dick Vigarista”. Se for assim, coloque todos no mesmo saco.
Concordo… tudo na F1 é comparação. Mas deixe os caras correrem depois que eles pararem nós vemos em que posição eles ficaram na “história”.
Atualmente o Alonso é o piloto mais completo, rápido em classificação, rápido na corrida, prudente e agressivo nas ultrapassagens, bom de bastidores, bom de publicidade, etc etc etc…
Mas, isso não garante nada.. é igual futebol, bem sempre o melhor time ganha. Você pode ser o melhor motorista, mas nunca sabe quando um maluco vai sair de uma sua e te acertar.
Assim, deixa os caras correrem. É mais provável que o melhor vença e isso só serve para torcermos por um ou por outro, só na ultima volta poderemos saber quem foi o melhor NA TEMPORADA.
ERRATA: Nem* Rua*
Apoiado, Rafael!!!
Falou pouco mas disse muito!
Concordo plenamente com seu comentário!
E lembro a todos, q qqr piloto q for p/ a Ferrari no lugar do Massa, ASSINARÁ o contrato p/ ser 2º piloto!!!! Apenas isso.
Quem ñ quiser ser 2º, procure outra equipe!!
Tenho dito!
Sem contar essa mania de colocar Nigel Mansell entre os melhores da história. Isso é puro saudosismo. Schumacher e Alonso perderam sempre que tiveram concorrentes à altura? E Mansell, que nem mesmo com o melhor carro do grid conseguiu vencer campeonatos. Precisou de um carro alienígena (1992) para isso. E vamos lembrar que todos os demais citados (Piquet, Prost e Senna) também perderam títulos para adversários com carros à altura.
Como disse o colega, deixemos que cada um escreva a sua história.
Na Renault precisou da ajuda do Nelsinho pra vencer? Explica pra gente como o Nelsinho ajudou o Alonso no GP do Japão de 2008, Rafael.
O Lucas – só lidera porque algumas corridas “cairam” no colo dele. Num chega num Senna, num Prost, num Piquet, num Schumacher… vai ter que comer muito arroz e feijão pra chegar lá.
Pura implicância com o cara. O carro atual da Ferrari dá pra chamar, no máxiimo, de terceiro melhor da temporada. Na maior parte das corridas a ferrari é claramente mais lenta que dois carros (geralmente Red Bull e McLaren). Quando não é a terceira, é muito mais comum que seja ainda pior (vide as primeiras corridas) do que melhor que terceira. Aí eu pergunto. Alguém se lembra aí quando foi a última vez em que um piloto conseguiu liderar um campeonato com um carro que claramente não era melhor que terceiro no geral? Eu respondo: foi há quase trinta anos atrás, quando o Senna conseguiu liderar andando de Lotus em 85 e 86. Não conseguiu levar o título, mas ficou bem claro que estava fazendo algo de memorável. Assim como é memorável o que o Alonso está fazendo essa temporada. Sim, não dá pra comparar com Senna, Prost, Piquet. Mas Schumacher por exemplo jamais sequer chegou perto de fazer isso, e nem por isso as pessoas deixam de considera-lo “um dos grandes pilotos da história”. Alonso está fazendo isso pela segunda vez (em 2010 também chegou a liderar mesmo com um carro inferior à Red Bull e á McLaren).
Outra coisa que vale a pena lembrar é que dos pilotos que hoje são os cinco que mais venceram corridas, Alonso é o único da lista que nunca correu num carro dominante, aquele que só não faz dobradinha se algo der muito errado com algum dos pilotos. Senna e Prost tiveram isso em 88 e 89, Schumacher teve isso em 2002 e 2004, Mansell teve isso em 92, Alonso nunca teve. Tou falando: é pura implicância. Alonso têm feito coisas que nem o Schumacher foi capaz de fazer.
Com esse panorama , todos os envolvidos na disputa entrarão na pista com os nervvos na flor da pele(exceto Raikonnen) . As ultrapassagens tendem a ser negociadas a tapas. Vamos ver.
O Kimi é muito bom…
Segundo ele se for pra não ser campeão, ele não importa com a posição que ficará no final do campeonato. E até prefere não ficar em segundo ou terceiro, pois assim não precisa ir na premiação… hehehe…
O que ele tem de bom na pista ele tem em dobro de arrogancia!
A situação tá tão braba que até o Massa fez mais pontos que ele desde a volta das férias.
Pelo jeito a “mandinga” dele venceu….
é bom fazer uma nova e logo….!
Pelo jeito a “mandinga” dele venceu….
é bom fazer uma nova e logo….!
Oi Fábio tubo bem.
Vasculhando na net noticias da F1 encontrei uma foto interessante que poderia ser postada por você nesse prestigiado blog para criar – se uma discussão. A impressão que tenho é que o Alonso não está presente. Por que será???
Um abraço
http://globoesporte.globo.com/platb/files/148/2012/10/jantar_GPDA_blog.jpg
Nem Alonso, nem Lewis nem Michael, e esta faltando uma boa parte dos pilotos do grid ai
O Alonso está presente, no final de camisa azul de manga comprida o Lewis tá de boné… nem outra foto dessa no Twitter do Perez que dá pra ver.
https://instagr.am/p/QpBgtoOaW6/media/?size=l
Tá parecendo aquele jantar que ocorreu a uns dois mil anos atrás…
Eu também acho que o acidente do Alonso em Suzuka foi erro dele…
Ali ele não foi “Alonso” e deu uma navalhada, totalmente descabida.
Navalhada??? A mais de 200 k/h tendo que olhar pra frente e de relance no retrovisor vc acha que da pra ver a asa do Kimi??? Comentario de quem nunca entro num carro pra competir e deve ser invejoso por torcer pro massinha!
comentário muito ruim….
Fábio coloque essa comparação entre Alonso e Massa, pois me parece que o Massa fez mais pontos do que o Alonso após as esperadas férias…
Um Abraço.
Claro que não tem a ver com o título mas o Felipe Massa ficaria em terceiro nesse ranking com 44 pontos no período, o que não quer dizer muita coisa mas representa como ele tem melhorado nessas últimas corridas.
sendo um pouquinho ufanista:
seria legal por o massa aí também, afinal ele somou 44 pontos nas corridas mencionadas; 50% a mais que seu companheiro de equipe Alonso.
Uma boa medida de como o problema do Alonso pós-férias é grande, até o Massa fez mais pontos que ele nessas 4 corridas…
Não acho que o acidente do Alonso na largada do GP do Japão tenha sido culpa do Raikkonen. Isso é mais uma desculpa do Alonso e do Presidente da Ferrari para esconder os próprios erros. Na verdade, foi o Alonso que jogou o Piloto da Lotus na grama e esse, claro, não tirou o pé. Abraço.
Concordo. Acontece que alguns pilotos acabam conquistando um certo respeito na pista. Além de ser um baita piloto, com dois títulos na bagagem, Alonso reclama demais! Pilotos menos experientes e que não querem se queimar, na mesma posição de Haikkonnen, teriam tirado o pé.
Gaaaahhh!
*Raikkonen
Só lembrando: destas quatro etapas, o Alonso não pontuou em duas por causa de acidentes na largada, fator não relacionado à performance dele e/ou do carro em si.
Ok, mas o acidente dele em Suzuka eu considero, sim, “relacionado à performance dele”.
Abs
mas em compensação aumentoua pontuação dele em etapas anteriores devido a problemas de hamilton e vettel
Fábio, pode-se dizer o que quiser, mas o fato que o Vettel só está nessa posição pelos abandonos de Alonso e Hamilton em SPA e Cingapura, mesmo com o problema do Alonso em Suzuka. Não há como negar isso e querer justificar a performance do Vettel sem levar isso em conta..
Abandono por abandono, o próprio Vettel e o Hamilton também tiveram os deles (Vettel no GP da Itália e no da Europa; Hamilton em Cingapura e Itália também). Então não tem essa de abandono do Alonso ajudou o Vettel.
Quando o carro do alemão pára de quebrar, é nisso que dá. Acostumem-se
O Webber tb não pontuou em duas, assim como o Hamilton. Vettel e Button em uma.
Somente o Raikkonen (com R) que pontuou em todas… pouco, mas pontuou.
Se antes consideravamos Alonso com sorte, podemos dizer que agora ela se foi…