Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

O tamanho da encrenca

Por Fábio Seixas
11/10/12 10:07

O gráfico feito pelo Thiago Pomkerner leva em conta as etapas do Mundial após a volta das “férias”: Bélgica, Itália, Cingapura e Japão.

É uma boa maneira de visualizar o tamanho do desafio de Alonso…


 

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. acacio comentou em 11/10/12 at 17:38

    Fabio
    Você assistiu o Super Motor omtem na BandSport, onde o Eduardo Homem de Melo, fala que a entrevista do Shumacher sobre sua saida, é tudo mentira, só para sair por cima, a verdade é que a Mercedes mandou ele embora.
    O que você dis disso

  2. Marcos comentou em 11/10/12 at 17:19

    Acho o gráfico apenas um dado. Não quer dizer muito, pois o Alonso bateu/rodou em 2 das 4 corridas. E estava entre os 3 primeiros qdo saiu. Some mais 30 pontos aí, ele iria a 60. Para se ter ideia de que isso nada significa, o Massa fez 44 nesse período. O dado é apenas que o Alonso perdeu a “gordura” acumulada no começo.

  3. Jonathan De Andrade comentou em 11/10/12 at 17:14

    Já viu essa Fábio?
    http://www.whatwillkimidonext.com/
    Kimi vai aprontar alguma treta! Não digo nada ele aparecer na Ferrari!
    O que vocês acham?

    • Fábio Seixas comentou em 11/10/12 at 17:16

      O que será, heim?

      • Jonathan De Andrade comentou em 11/10/12 at 17:26

        Se fosse pra ficar na Lotus acho que não valia o burburinho. Pode ser também arte de algum fã maluco. O que seria surpreendente é ele ir pra Ferrari ou Redbull, ai teriam que quebrar o contrato do Webber ou o Massa não renovaria … outras alternativas que valessem a pressão não consigo enxergar …

      • Diego Souza comentou em 11/10/12 at 18:20

        NOSSA!!! Faltam 7 dias para o anúncio! Se não fosse bombastico nem teria esse mistério todo!

        • Diego Souza comentou em 11/10/12 at 18:22

          E outra, se pode ouvir nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=tEiw-7DQ9GY&feature=youtu.be O ruído de um F1, ou seja, não é nada relacionado a Rally, etc… Se ele fosse renovar com a Lotus não teria esse mistério todo. Ou, seja, Kimi no lugar de Mark Webber!

          • Diego Souza comentou em 11/10/12 at 18:56

            Especula-se que seja algo relacionado com a Nike, pela roupa e pela fonte utilizada… =-( Será…

      • Bruno Dante comentou em 11/10/12 at 18:32

        Olha, checando pelo whois, o endereço foi registrado na Finlândia pelo Kari Haapalainen. Uma rápida pesquisa no Google Images mostrou várias imagens de rali, será que tem algo a ver?

      • Carlos Lopes comentou em 11/10/12 at 19:43

        Será uma volta para a Ferrari ????

      • Renato comentou em 11/10/12 at 20:58

        Fabio,
        O que voce acredita que seja? Ferrari? Lotus? Sauber? Force india? Ou ate RBR no lugar de vettel e este na ferrari? Alem disso, mesmo o kimi se esforcando para manter sua fama de “desligado”, tem uma equipe de marketing excelente nao?
        Abs

      • Renato S. comentou em 11/10/12 at 21:34

        Tomar Red Bull?

      • bipolar comentou em 11/10/12 at 22:13

        Fabio, será que isso não é virus???

    • Marcelo comentou em 11/10/12 at 19:29

      Ah Ferrari…..já deu no saco essa escuderia….legal se ele fosse pra McLaren ou pra Red Bull….aí sim.

    • Celso SP comentou em 11/10/12 at 21:27

      É o que eu tenho me perguntado. Se Massa já está acertado com a Ferrari, por que não divulgam?
      Em um momento que todos o foco deveria ser as últimas provas a não divulgação seria no mínimo contra-producente.

      Bom, ao menos o finlandês está falando em novo contrato… sinal que não irá fazer mais um pitstop.

  4. Racing Fan comentou em 11/10/12 at 17:07

    Otimo gráfico, principalmente para uma pessoa como eu que tem dificuldade em resumir as idéias. Às vezes um gráfico fala mais que mil palavras, mas ainda assim dá para tirar mais conclusões. A Mclaren fez 90 pontos, a RB só 78, e desses 78 25 vieram de Singapura onde Hamilton poderia ter vencido, mas o “se” não corre. A Mclaren se mostra estar em melhor forma. Hoje a Mclaren revelou que o carro de Hamilton tinha problemas de suspensão, que foi responsável por um andamento mais lento em pista. A corrida de Vettel no Japão foi, provavelmente, uma exceção que não deverá se repetir nas próximas corridas. Assim como penso que a Ferrari está fazendo uma péssima gestão do andamento dos motores, acho que a RB também não está fazendo melhor. Aqueles abandonos em Valência e Monza podem ser uma dificuldade extra nesta gestão. A Ferrari pode estar no limiar de uma queda ainda maior de rendimento, e a RB pode sofrer do mesmo problema a partir do GP da India (inclusive). Kobaiashi, a meu ver, guardadas as devidas proporções, tem sido uma cobaia nesta questão dos motores Ferrari. Kobi teve sérias dificuldades com alguns dos motores Ferrari, e Perez usando outra série fez melhor nas mesmas pistas. O mais provável é que a Ferrari já saiba o que lhe espera com alguns motores que ainda não estreou, guardadas as devidas diferenças técnicas, é claro. A Ferrari está correndo riscos muito grandes de ter abandonos de corrida em várias das provas que faltam. A Mclaren tem nesta matéria uma vantagem clara. Já sabe com tudo o que pode contar em termos de motores e suas variações em diversas condições de pista e nos seus próprios chassis. Como disse não sei resumir com gráficos como este. Parabéns para quem fez.

  5. Kobayashi Fan comentou em 11/10/12 at 16:20

    Poxa, se o Kobayashi ficar à pé na próxima temporada é phoda.

    Essas empresas japonesas jogaram tanto dinheiro fora patrocinando cada traste e quando surge um piloto capaz, cadê elas?

    Diferente de alguns pilotos que ficam tentando conseguir mais dinheiro para garantir vaga na próxima temporada, o Kobayashi chega e fala que não vai procurar nenhum patrocinador.

    É mito mesmo!

  6. Marcos comentou em 11/10/12 at 16:15

    Fábio,
    Acabei de ler uma nota no Yahoo! dizendo que o Schumacher voltará para a Ferrari em 2013. Me parece boato. O que você acha?
    Abraço.

    • Fábio Seixas comentou em 11/10/12 at 16:28

      Duvido.
      Abs

    • Marcus Alves comentou em 11/10/12 at 17:14

      Para fazer o quê ??? Atropelar os demais carros ??

      • Nando comentou em 11/10/12 at 20:39

        Para falar no rádio: “Little brother, Alonso is faster than you”…

        hehehe, sacanagem…

  7. marcus comentou em 11/10/12 at 15:38

    Ja tinha feito um levantamento desses … E pude verificar que o Massa neste mesmo periodo fez 44 pontos contra 30 do Alonso . Portanto terceira pontuaçao para o Zaca depois do intervalo de ferias . Ele poderia manter esse nivel e com as 5 corridas restantes tentar somar mais pontos q o Alonso … Seria legal ganhar do companheiro na segunda metade do campeonato … Nao custa sonhar galera !!!

  8. ginivaldo comentou em 11/10/12 at 14:35

    Fábio,
    O QUE VC ACHA? Revendo a largada da última corrida, quando Raikonnen tocou e furou o pneu de Alonso, o finlandês colocou os pneus esquerdos fora da pista na tentativa de atacar/ultrapassar Alonso. Considerando os últimos acontecimentos na F1 (e que vc discorda e eu tb) acho que seria passível de punição, mas a direção de prova não fez (faltou critério!!).

    ps (só para registrar).: vi tb que antes do acidente do Alonso o Massa estava melhor tracionado e estava com metade do carro no lado de Alonso e pelo lado de dentro da curva (ganharia 2-3 posições na largada…assim o 4o lugar não foi só sorte, que tem lhe faltado)

  9. RUBONE comentou em 11/10/12 at 14:07

    Fabio,fóra essa encrenca existe mais uma que agora está vindo a tona.Quando todos criticavam pilotos pagantes,veja o que está acontecendo com o Koba.Se não arrumar um bom patrocinador adeus a vaga.

  10. Christian comentou em 11/10/12 at 13:47

    Antes ninguém duvidava que Alonso seria campeão. Hoje ninguém duvida que ele está correndo riscos de perder o título.

    Ninguém acreditava muito em Vettel. Não por falta de capacidade, e sim, por causa do desempenho de seu RB8. Vejam agora, ele é o vice-líder e atual favorito ao título.

    Também acreditávamos que Hamilton seria o maior rival de Alonso em 2012. E agora ele joga a toalha.

    E no início da temporada Raikkonen era visto com dúvidas a respeito de seu retorno, se iria pilotar como antes ou seria um fracasso. Agora ele é o terceiro colocado na tabela e vem comendo pelas beiradas.

    Até Felipe Massa pontuou mais que Alonso nestas quatro últimas corridas.

    O que quero dizer com isto? Que nada está estabelecido, que não dá pra apostar em ninguém. Existe uma grande dúvida, pois as corridas estão imprevisíveis, apesar de Mclaren e RBR serem as melhores equipes atualmente. Mas existem fatores externos alheios a tudo isso, como Grosjean Tomahawk. O moço sozinho deu uma reviravolta no campeonato, praticamente sozinho. O moleque é capaz!

    Mas tudo isso está sendo ótimo. Melhor não poderia ser.

    • Tcherno comentou em 11/10/12 at 15:43

      Bacana seu texto, Christian!O melhor que já li sobre esta temporada da F1.Não tem motivo lógico para apostar num piloto e não no outro neste momento,quando há matematicamente possibilidade de título para pelo menos os quatros (Alonso,Vettel,Kimi e Hamilton),e por cima a gente tem um monte de desmancha prazeres na pista.Parece-me que vce deixou Maldonado de fora,pois se não é Tomahawk,pelo menos Exocet ele é.

      • Christian comentou em 11/10/12 at 17:35

        Olá, Tcherno! Obrigado!

        Realmente faltou incluir Maldonado, aquele que tem fama de pagante e estabanado, mais conhecido como Maldanado. Quem acreditaria que ele seria capaz de uma vitória, né mesmo? Este é um campeonato realmente imprevisível.

        Espero que o apelido que criei para Grosjean não me cause processos. Vai que aparece alguém dizendo que isso é bulling. rs.

        Um abraço!

    • José Diego comentou em 11/10/12 at 16:11

      Muito bom o seu comentário sobre o Grosjean….. hehehehhe

  11. Side Show Bob comentou em 11/10/12 at 13:32

    Excelente gráfico. Parabéns ao responsável.

  12. andre comentou em 11/10/12 at 13:24

    Pra mim quem, até agora,tá merecendo o titulo é o Alonso e o Raikonem, na verdade acredito que o Raikonem um pouco mais, por ter vindo de fora, não ter a equipe trabalhando só para ele.
    Pena que a Lotus parece não conseguir evoluir o carro, seria legal se o alonso e o vetel abandonasem e o Raikonem ganhasse esta corrida, aí sim o campeonato ia ficar divertido .

  13. Sabetta comentou em 11/10/12 at 13:11

    Diante destes números, acho bacana mencionar a performance do Massa nesse período, somando 44 pontos com a terceira melhor marca. Levando-se em consideração que a temporada dele vinha sendo sofrível, os números desta recuperação são expressivos.

    • giacomo comentou em 11/10/12 at 16:32

      Era para ser dois pódios se não fosse a manobra da Ferrari.

  14. samuel comentou em 11/10/12 at 13:10

    qnt puxa saco do Alonso!!
    o que está sendo discutido aqui, não são as circunstancias, e sim o n° de pontos… mais nada!!

    • Rafa comentou em 11/10/12 at 23:08

      Meu Deus poxa saco o que owww! Ce assistiu as corridas? Eu nao vou com a cara do Alonso mas o cara tirou agua de pedra pqp!

  15. Patricia França comentou em 11/10/12 at 13:04

    Webber, Alonso e Hamilton, tiveram quebras nas ultimas 4 etapas e isso é muito significativo.

    • Benicio comentou em 11/10/12 at 16:21

      Você esqueceu que o Vetel tb abandonou???

  16. Fla Hexa comentou em 11/10/12 at 12:32

    A encrenca é a seguinte: ao final das etapas que faltam ele precisa ter 1 ponto a mais que os demais. Neste ritmo, o Vettel chega ao Brasil virtualmente campeão (chutômetro). Lembre-se que o GP dos EUA será novo para todos e isso pode acabar favorecendo Alonso no set up do carro, pois todos partem do 0.

  17. Sergio Augusto comentou em 11/10/12 at 12:19

    Se a ideia é medir desempenho após as férias, considero valido “corrigir” a pontuação do Alonso/Massa na corrida que chegou em 3ª (posição oferecida pelo Massa)… ou seja, depois das férias, a vantagem ainda é muito maior.

  18. lucius comentou em 11/10/12 at 12:10

    Se o Kimi tivesse um carro um pouquinho melhor seria o campeão.

    • Goiano Motorizado comentou em 11/10/12 at 20:10

      Desculpe mas discordo. Se a Lotus tivesse pilotos melhores poderia ser campea. Kimi e bom (apenas bom) e Grosjean razoavel.

    • joanan santos comentou em 11/10/12 at 20:56

      se o alonso tambem tivesse um carro um pouquinho melhor, ja era tri.

  19. Antônio Luiz Júnior comentou em 11/10/12 at 12:00

    Vale lembrar que ele deixou de pontuar em duas provas por acidentes provocados por terceiros. O comparativo tem que ser interpretado com calma. A RBR de fato melhorou muito, e a FERRAI pelo visto não consegue evoluir. Vamos ver a partir de agora.

    • José Diego comentou em 11/10/12 at 14:02

      No final das contas o que importa é RESULTADO…
      Da mesma forma que ocorreu imprevistos para ele também ocorreu para outros…

  20. Ronaldo comentou em 11/10/12 at 11:07

    Agora, vamos ver do que o Alonso é feito realmente.

    Ou prova que é um dos grandes pilotos da historia, ou apenas mais um bom e talentoso piloto.

    Articulador ele é. Sempre conseguiu colocar as estruturas das equipes para girar em torno dele, exceto a Mclaren.

    Será interessante!!!!!rs

    • Lucas comentou em 11/10/12 at 12:24

      O cara ainda lidera um campeonato com um carro que na maior parte do tempo era só o terceiro melhor do grid (e às vezes, como nas primeiras corridas, era bem pior) e você ainda tem dúvidas se ele é um dos grandes pilotos da história? Pô, daqui a pouco vai ter gente dizendo “quero ver ele ganhar corrida só com três rodas, assim vamos ver do que ele é feito realmente” 🙂

      • Crego Painceira comentou em 11/10/12 at 13:49

        Para ser o melhor carro, não basta apenas ser o mais rápido. Tem que chegar no final também.

        Vimos algumas vezes Red Bulls e McLarens parando sozinhas na pista. Enquanto na Ferrari acho que nem com o Massa aconteceu.

        Portanto essa lenda de “carro bem inferior ” tem que ser relativizada.

      • Francenelson comentou em 11/10/12 at 13:53

        Rachei o bico com essa de “ganhar corrida só com três rodas”! hehehehehehehe
        Esse é o espírito que deve ser mantido no blog!

      • David comentou em 11/10/12 at 14:03

        Concordo com vc Lucas. Apesar de torcer pro Hamilton, no meu ver o Alonso não tem que provar nada, ja tem 2 títulos e um ganho em cima do Schumacher! Quem fica desdenhando da capacidade do espanhol são aqueles que se doem pelo fato do Massa ser subserviente!

      • José Diego comentou em 11/10/12 at 14:06

        Na minha Opinião essa história de que o carro da Ferrari é ruim sempre foi papo deles…
        Pois se observarmos, desde o inicio do ano que o Alonso está andando na frente e agora até o Massa com toda a sua dificuldade está conseguindo andar entre os sete primeiros….
        Mesmo que ele tenha braço e seja talentoso, se não estivesse com um equipamento bom desde o inicio do ano concerteza não estaria em primeiro no campeonato…

      • Rafael comentou em 11/10/12 at 14:35

        Pra mim, ele não é um dos grandes pilotos da história!
        Bicampeão? O Vettel também é, só que muito mais novo. E aí?
        Assim como Schumacher (que eu também não considero), ele nunca admitiu rivalidade dentro da própria equipe, sempre foi um bebê chorão. Tanto que não suportou dividir a McLaren com o Hamilton e foi para uma Renault sem chances de título só por isso. E lá precisou da ajuda do Nelsinho pra vencer. Alonso e Schumi sempre estiveram envolvidos com mutreta, dois “Dick Vigaristas”. Vettel e Hamilton se “pegam” pra valer com seus companheiros de equipe, apesar de serem os queridinhos.
        Tanto ele, quando Schumi, toda vez que tiveram concorrentes (com carros) à altura, perderam! Hakkinen, Hill, Raikkonen…
        Os dois estão a anos luz atrás de Senna, Piquet, Prost e Mansell….
        Nesse campeonato temos excelentes pilotos (Vettel, Kimi, Alonso, Hamilton, Schumi) mas nada que seja para “ficar para a história”…

        • Murilo Rodrigues comentou em 11/10/12 at 15:44

          Que mania é essa de sempre querer que alguem entre “para a historia”. Cada um está fazendo a sua história. Chega a ser patético esse tipo de comentário. E, Rafael, nenhum dos 4 que voce mencionou era santo, aliás, não pode ser bonzinho na F-1. E mais, seu ídolo era um lobo em pele de cordeiro, sempre se fazendo de vítima. E ainda tem essa mania de chamar alguem pelo qual não tem muita simpatia de “Dick Vigarista”. Se for assim, coloque todos no mesmo saco.

          • Thiago Pomkerner comentou em 11/10/12 at 16:14

            Concordo… tudo na F1 é comparação. Mas deixe os caras correrem depois que eles pararem nós vemos em que posição eles ficaram na “história”.
            Atualmente o Alonso é o piloto mais completo, rápido em classificação, rápido na corrida, prudente e agressivo nas ultrapassagens, bom de bastidores, bom de publicidade, etc etc etc…
            Mas, isso não garante nada.. é igual futebol, bem sempre o melhor time ganha. Você pode ser o melhor motorista, mas nunca sabe quando um maluco vai sair de uma sua e te acertar.
            Assim, deixa os caras correrem. É mais provável que o melhor vença e isso só serve para torcermos por um ou por outro, só na ultima volta poderemos saber quem foi o melhor NA TEMPORADA.

          • Thiago Pomkerner comentou em 11/10/12 at 16:16

            ERRATA: Nem* Rua*

        • Super-Téo comentou em 11/10/12 at 18:36

          Apoiado, Rafael!!!
          Falou pouco mas disse muito!
          Concordo plenamente com seu comentário!
          E lembro a todos, q qqr piloto q for p/ a Ferrari no lugar do Massa, ASSINARÁ o contrato p/ ser 2º piloto!!!! Apenas isso.
          Quem ñ quiser ser 2º, procure outra equipe!!
          Tenho dito!

        • Vinicius Barbosa Lima comentou em 12/10/12 at 0:34

          Sem contar essa mania de colocar Nigel Mansell entre os melhores da história. Isso é puro saudosismo. Schumacher e Alonso perderam sempre que tiveram concorrentes à altura? E Mansell, que nem mesmo com o melhor carro do grid conseguiu vencer campeonatos. Precisou de um carro alienígena (1992) para isso. E vamos lembrar que todos os demais citados (Piquet, Prost e Senna) também perderam títulos para adversários com carros à altura.
          Como disse o colega, deixemos que cada um escreva a sua história.

        • Lucas comentou em 13/10/12 at 14:24

          Na Renault precisou da ajuda do Nelsinho pra vencer? Explica pra gente como o Nelsinho ajudou o Alonso no GP do Japão de 2008, Rafael.

      • Zenildo comentou em 11/10/12 at 17:00

        O Lucas – só lidera porque algumas corridas “cairam” no colo dele. Num chega num Senna, num Prost, num Piquet, num Schumacher… vai ter que comer muito arroz e feijão pra chegar lá.

        • Lucas comentou em 11/10/12 at 18:41

          Pura implicância com o cara. O carro atual da Ferrari dá pra chamar, no máxiimo, de terceiro melhor da temporada. Na maior parte das corridas a ferrari é claramente mais lenta que dois carros (geralmente Red Bull e McLaren). Quando não é a terceira, é muito mais comum que seja ainda pior (vide as primeiras corridas) do que melhor que terceira. Aí eu pergunto. Alguém se lembra aí quando foi a última vez em que um piloto conseguiu liderar um campeonato com um carro que claramente não era melhor que terceiro no geral? Eu respondo: foi há quase trinta anos atrás, quando o Senna conseguiu liderar andando de Lotus em 85 e 86. Não conseguiu levar o título, mas ficou bem claro que estava fazendo algo de memorável. Assim como é memorável o que o Alonso está fazendo essa temporada. Sim, não dá pra comparar com Senna, Prost, Piquet. Mas Schumacher por exemplo jamais sequer chegou perto de fazer isso, e nem por isso as pessoas deixam de considera-lo “um dos grandes pilotos da história”. Alonso está fazendo isso pela segunda vez (em 2010 também chegou a liderar mesmo com um carro inferior à Red Bull e á McLaren).
          Outra coisa que vale a pena lembrar é que dos pilotos que hoje são os cinco que mais venceram corridas, Alonso é o único da lista que nunca correu num carro dominante, aquele que só não faz dobradinha se algo der muito errado com algum dos pilotos. Senna e Prost tiveram isso em 88 e 89, Schumacher teve isso em 2002 e 2004, Mansell teve isso em 92, Alonso nunca teve. Tou falando: é pura implicância. Alonso têm feito coisas que nem o Schumacher foi capaz de fazer.

  21. Juvencio comentou em 11/10/12 at 11:03

    Com esse panorama , todos os envolvidos na disputa entrarão na pista com os nervvos na flor da pele(exceto Raikonnen) . As ultrapassagens tendem a ser negociadas a tapas. Vamos ver.

    • José Diego comentou em 11/10/12 at 14:32

      O Kimi é muito bom…
      Segundo ele se for pra não ser campeão, ele não importa com a posição que ficará no final do campeonato. E até prefere não ficar em segundo ou terceiro, pois assim não precisa ir na premiação… hehehe…
      O que ele tem de bom na pista ele tem em dobro de arrogancia!

  22. Rodrigo comentou em 11/10/12 at 10:55

    A situação tá tão braba que até o Massa fez mais pontos que ele desde a volta das férias.

    • José Diego comentou em 11/10/12 at 16:13

      Pelo jeito a “mandinga” dele venceu….
      é bom fazer uma nova e logo….!

    • José Diego comentou em 11/10/12 at 16:13

      Pelo jeito a “mandinga” dele venceu….
      é bom fazer uma nova e logo….!

  23. lucas calvino comentou em 11/10/12 at 10:52

    Oi Fábio tubo bem.
    Vasculhando na net noticias da F1 encontrei uma foto interessante que poderia ser postada por você nesse prestigiado blog para criar – se uma discussão. A impressão que tenho é que o Alonso não está presente. Por que será???
    Um abraço

    http://globoesporte.globo.com/platb/files/148/2012/10/jantar_GPDA_blog.jpg

    • Pedro comentou em 11/10/12 at 15:53

      Nem Alonso, nem Lewis nem Michael, e esta faltando uma boa parte dos pilotos do grid ai

      • Thiago Pomkerner comentou em 11/10/12 at 16:18

        O Alonso está presente, no final de camisa azul de manga comprida o Lewis tá de boné… nem outra foto dessa no Twitter do Perez que dá pra ver.

      • Thiago Pomkerner comentou em 11/10/12 at 16:20

        https://instagr.am/p/QpBgtoOaW6/media/?size=l

    • Regis Br.Rock comentou em 12/10/12 at 13:15

      Tá parecendo aquele jantar que ocorreu a uns dois mil anos atrás…

  24. Juninho.und comentou em 11/10/12 at 10:50

    Eu também acho que o acidente do Alonso em Suzuka foi erro dele…
    Ali ele não foi “Alonso” e deu uma navalhada, totalmente descabida.

    • David comentou em 11/10/12 at 14:06

      Navalhada??? A mais de 200 k/h tendo que olhar pra frente e de relance no retrovisor vc acha que da pra ver a asa do Kimi??? Comentario de quem nunca entro num carro pra competir e deve ser invejoso por torcer pro massinha!

      • José Diego comentou em 11/10/12 at 16:15

        comentário muito ruim….

  25. Regis comentou em 11/10/12 at 10:50

    Fábio coloque essa comparação entre Alonso e Massa, pois me parece que o Massa fez mais pontos do que o Alonso após as esperadas férias…

    Um Abraço.

  26. Felipe Leandro comentou em 11/10/12 at 10:45

    Claro que não tem a ver com o título mas o Felipe Massa ficaria em terceiro nesse ranking com 44 pontos no período, o que não quer dizer muita coisa mas representa como ele tem melhorado nessas últimas corridas.

  27. ricardo teixeira (não o da CBF) comentou em 11/10/12 at 10:40

    sendo um pouquinho ufanista:
    seria legal por o massa aí também, afinal ele somou 44 pontos nas corridas mencionadas; 50% a mais que seu companheiro de equipe Alonso.

  28. Emanuel comentou em 11/10/12 at 10:32

    Uma boa medida de como o problema do Alonso pós-férias é grande, até o Massa fez mais pontos que ele nessas 4 corridas…

  29. Celso Abreu comentou em 11/10/12 at 10:30

    Não acho que o acidente do Alonso na largada do GP do Japão tenha sido culpa do Raikkonen. Isso é mais uma desculpa do Alonso e do Presidente da Ferrari para esconder os próprios erros. Na verdade, foi o Alonso que jogou o Piloto da Lotus na grama e esse, claro, não tirou o pé. Abraço.

    • Pereira comentou em 11/10/12 at 14:09

      Concordo. Acontece que alguns pilotos acabam conquistando um certo respeito na pista. Além de ser um baita piloto, com dois títulos na bagagem, Alonso reclama demais! Pilotos menos experientes e que não querem se queimar, na mesma posição de Haikkonnen, teriam tirado o pé.

      • Pereira comentou em 11/10/12 at 15:08

        Gaaaahhh!
        *Raikkonen

  30. Thiago comentou em 11/10/12 at 10:18

    Só lembrando: destas quatro etapas, o Alonso não pontuou em duas por causa de acidentes na largada, fator não relacionado à performance dele e/ou do carro em si.

    • Fábio Seixas comentou em 11/10/12 at 10:22

      Ok, mas o acidente dele em Suzuka eu considero, sim, “relacionado à performance dele”.
      Abs

      • Juliano comentou em 11/10/12 at 10:48

        mas em compensação aumentoua pontuação dele em etapas anteriores devido a problemas de hamilton e vettel

      • Marcus Alves comentou em 11/10/12 at 11:29

        Fábio, pode-se dizer o que quiser, mas o fato que o Vettel só está nessa posição pelos abandonos de Alonso e Hamilton em SPA e Cingapura, mesmo com o problema do Alonso em Suzuka. Não há como negar isso e querer justificar a performance do Vettel sem levar isso em conta..

        • Vinicius Carossini comentou em 11/10/12 at 13:30

          Abandono por abandono, o próprio Vettel e o Hamilton também tiveram os deles (Vettel no GP da Itália e no da Europa; Hamilton em Cingapura e Itália também). Então não tem essa de abandono do Alonso ajudou o Vettel.

        • Crego Painceira comentou em 11/10/12 at 13:50

          Quando o carro do alemão pára de quebrar, é nisso que dá. Acostumem-se

    • Thiago Pomkerner comentou em 11/10/12 at 10:30

      O Webber tb não pontuou em duas, assim como o Hamilton. Vettel e Button em uma.
      Somente o Raikkonen (com R) que pontuou em todas… pouco, mas pontuou.

    • Thiago Maia comentou em 11/10/12 at 11:03

      Se antes consideravamos Alonso com sorte, podemos dizer que agora ela se foi…

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).