Vettel vence e encosta em Alonso
07/10/12 04:39Lembram quando eu disse, dois GPs atrás, que Alonso tinha colocado uma mão na taça?
Pois bem. Tirou-a hoje.
Lembram quando eu disse que um de seus trunfos era a indefinição sobre o piloto que o perseguiria no campeonato?
Então… Vettel firmou-se na posição.
O alemão venceu o GP do Japão, 15ª etapa do Mundial. E Alonso abandonou a prova ainda na primeira curva.
Resultado: a vantagem do espanhol na tabela, que era de 29 pontos, despencou para apenas 4. E faltam cinco etapas para o fim do ano.
É, Alonso… Este finalzinho de ano vai ser mais tenso do que você imaginava.
Massa foi o segundo colocado, seu primeiro pódio em quase dois anos. Merecido: driblou muito bem as confusões na largada, fez uma bela prova, tirou um peso dos ombros.
Kobayashi completou o pódio, para festa dos 103 mil japoneses nas arquibancadas. Foi o segundo pódio de um japonês em casa, igualando o feito de Aguri Suzuki em 1990.
Um resultado impactante para o campeonato, mas numa corrida que, convenhamos, não foi das mais emocionantes.
Foi um domingo bonito em Suzuka. Clima ameno, 23ºC no ar, 32ºC no asfalto.
A largada começou tranquila, parecia que tudo iria bem… Mas logo teve confusão.
Alonso dividiu a primeira curva com Raikkonen e, num lance normal, eles se tocaram. Pior para o espanhol, que teve o pneu traseiro esquerdo furado, rodou, abandonou.
Repito: foi um lance normal. Mas talvez tenha sido pouco inteligente por parte do Alonso. Exagerou um pouco na dose e viu suas chances de título diminuirem drasticamente.
E houve mais confusão, com Grosjean tocando Webber e um enrosco entre Bruno e Rosberg. O alemão abandonou a prova, o francês acabou punido com um stop and go… E o safety car foi acionado.
O top 10 na primeira volta, Vettel, Kobayashi, Button, Massa, Raikkonen, Pérez, Hamilton, Hulkenberg, Maldonado e Ricciardo.
Webber, Bruno e Grosjean passaram pelos boxes. Os dois últimos, para trocar o bico.
A relargada veio já na terceira volta. E Vettel tratou de acelerar, sem dar chances para o azar.
Na décima volta, o alemão já tinha 6s2 sobre Kobayashi. O top 10 permanecia idêntico. Nada de ultrapassagens.
Na 14ª volta, Hulkenberg, Raikkonen e Button abriram os pits. Colocaram pneus duros. Uma volta depois, Kobayashi fez o mesmo. Na 16ª, Pérez parou. Na seguinte, Hamilton, Maldonado e Bruno entraram.
Massa e Vettel entraram na 18ª. E o brasileiro se deu bem: ganhou a posição de Kobayashi e se estabeleceu em segundo lugar.
Na 19ª volta, Pérez aprontou. Quis passar Hamilton, por fora, no hairpin. Pois é, só isso. Perdeu a traseira do carro, rodou, foi parar na brita, abandonou o GP.
(Imagino que o inglês, dentro do capacete, tenha deixado escapar um risinho…)
Ah, sim: lembra daquele enrosco entre Bruno e Rosberg na largada? Pois só na 22ª volta veio uma punição ao brasileiro: drive-through.
Lá na frente, Massa ia bem, mas Vettel seguia em voo de cruzeiro. Na 25ª volta, a diferença entre os dois era de 10s1. Kobayashi era o terceiro, seguido por Button.
Depois, fechando o top 10, Raikkonen, Hamilton, Hulkenberg, Maldonado, Webber e Ricciardo.
Na 27ª volta, Webber abriu a segunda janela de pits. Quatro voltas depois, Raikkonen entrou. Na 32ª, pararam Kobayashi, Hamilton e Hulkenberg _na saída, o inglês dividiu a primeira curva com Raikkonen e, numa manobra ousada, colocou-se à frente.
E os pits continuavam… Di Resta parou na 33ª. Maldonado, na 34ª. Ricciardo e Bruno, na 35ª. Button, na 36ª.
(Bocejei, admito.)
Massa entrou na 37ª e voltou na segunda posição. Vettel parou na volta seguinte e, claro, manteve a ponta.
E assim foi, até o final.
Na linha de chegada, o alemão colocou 20s6 em Massa. Kobayashi cruzou a 3s8 do brasileiro, levando o público ao delírio.
Fechando a zona de pontos da etapa japonesa, Button, Hamilton, Raikkonen, Hulkenberg, Maldonado, Webber e Ricciardo.
Foi a 24ª de Vettel, que assim supera Piquet e iguala um mito: Fangio. E com direito a pole, melhor volta e liderança de ponta a ponta. Um “grand chelem”.
Na tabela, Alonso mantém seus 194 pontos, mas Vettel tem agora 190. Depois aparecem Raikkonen, com 157, e Hamilton, com 152. Massa foi a 69, na nona colocação. No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 324, contra 283 de McLaren e 263 da Ferrari.
Ainda com a prova acontecendo, Alonso tentou minimizar o efeito do seu abandono: “Para o Mundial, não muda nada. É como se fosse um campeonato curto, de cinco GPs. Basta fazer um ponto a mais que todos os outros”.
Tá bom, Alonso… Disfarçou bem a preocupação…
Que baita azar do Fernando!!! Após o recorde de provas pontuando seguidamente, é o segundo abandono! Parece que a tal “sorte de campeão” que o acompanhava, o deixou.
Será que o Felipe fez uma boa prova ao ver Alonso abandonando? Aí, saiu seu bloqueio mental? Impressionante isso… Ainda assim, é apenas o NONO colocado no campeonato… que fase!
Que diferença da Ferrari de classificação pra Ferrari de corrida!
Que beleza a Sauber!
Que fase esse Bruno!
Abraço!
Na época do Schumacher quando ele lutava pelo tri, tetra, penta… eu torcia contra. Mas em relação ao Vettel não em importo dele ser tri, tetra… em campeonatos seguidos!
Acho que ele fez, faz muito por merecer. Quanto ao Alonso sempre torci contra, não por conta do Massa,mas desde a época em que ele duelava com Raikkönen, achava o Kimi muito mais rápido, mas o carro não era confiável!
Adios Alonso!
Vorwärts Vettel!
Acho que Vettel respondeu (por enquanto) às críticas e a falta de crédito que andou recebendo na F1, Alonso virou a cereja do bolo mas todos se esquecem das condições extremamente privilegiadas em que corre, o Massa não pode sequer ameaçá-lo na corrida, a equipe toda capricha mais quando trabalha pra ele (vide tempos e falhas dos pits, o Massa só se ferra) e ele tem sim um excelente carro, com alguns pontos fracos, mas é um carro pra título sim, a RBR está bem também, mas na minha opinião o moleque do Vettel tem muito mais braço e coragem pra enfiar o pé, o resultado é esse, sempre pontuando, ganhando com margens de 20 s, só não é líder absoluto do campeonato porquer deu muito azar em alguns GP’s, mas o espanhol é de uma sorte magnífica, vamos ver no que dá isso, minha torcida fica para o Alemão, merece muito mais.
Webber =Massa =capacho.
Deu para ver na corrida o quanto Perez melhor que o japones.
Será que a renovação do Massa inclui o Grojean de “bonus” para abrir passagem pro cara?
Hehe
Qdo o cara enfim consegue fazer uma corrida sem um só erro – em anos – ela ocorre de madrugada, aonde só quem gosta de corridas (e não de brasileiro na corrida) assiste.
Mas é isso mesmo! É tá Maldonado subiu no pódio em 2012.
E é como palpitei, como muitos fizeram: Achar que Alonso tava de braçada com pontuação de 25 para o primeiro colocado é temeroso. E a propagada sorte do espanhol se vai junto com os resultados recentes, com abandonos por culpa de terceiros.
É bom o espanhol mandar calibrar seu Vodu para que Vettel volte a não terminar. Do contrário, foi-se.
Não vejo nada de impressionante no Vetel, o que é impressionante é o carro da RBR, ele só ganha porque o carro é muito superior, já Alonso e Hamilton são pilotos de verdade, ou a Fia interven para acabar com essa polarização da RBR ou vou ter que parar de assistir F1 novamente, Vetel não passa de um garoto mimado charope, irritante o jeito dele comemorar….
o vettel é tao comum que ganho uma corrida com a toro rosso, quase todo campeonato o carro dele eh no maximo parelho com os melhores, o hamilton tem um carro bem melhor e olha onde ta
Não tem carro melhor não. A RBR no todo é ainda melhor só que não com a superioridade do ano passado. Alguns circuitos a McLaren é melhor mas nem de perto tem superioridade absoluta. Mas o Vettel faz a parte dele.
Rapaz, parece que de F-1, voce não entende nada. Pesquise na net e voce verá que, desde 1950, é comum que, em determinado ano, uma equipe possa ser muito superior às demais. Antes de escrever bobagem, pesquise antes.
Ivaldo, vc tá assistindo o que campeonato? Só se for o de 2011 né? Porque na primeira metade de 2012 a Red Bull foi uma coadjuvante, até a Renault tava melhor…
Quem tá liderando o mundial de construtores com um piloto mediano como Webber?
Ivaldo, chora na cama, que e mais quentinho…
Cadê a turma que desdenha do Massa todo domingo…sumiram todos né, ele não é sensacional, espetucular, mas também não é um completo incompetente como muitos comentam, hoje sem Alonso e jogo de equipe ele foi ao pódio, correr pela Ferrari com o chorão das asturias não é fácil, RBR comemorando, Sauber comemorando e reparem na cara de velório dos ferraristas no final da corrida, mesmo com o 2 lugar de Massa.
My friend! Você realmente esta defendendo um pilotinho sem vergonha que conseguiu um pódio em umas 60 corridas pilotando uma Ferrari?
Perfeito seu comentário mas minha crítica ao Massa é ele se sujeitar ser o capacho do malonso sendo o piloto que é. A corrida de hoje só prova isso.
Desculpe as palavras mas falta bater o pau na mesa. Falta auto estima no Massa.
Realmente, o Zaca é muito bom! Um pódio a cada 40 corridas não é pra qualquer um. Me atrevo a dizer que é um ótimo segundo piloto. Do nível do Patrese ou Barrichello..
Os fenômenos da telemetria erraram mais uma vez. Vettel e Massa chegaram sobrando e Alonso somente não chegou devido ao seu erro (leia-se descontrole emocional), enquanto que a Mclaren perdeu o gás.
Alonso mostrou que estava blefando. Quando o adversário pelo título passou a ser Vettel, ele tremeu, então, passou a tentar desestabilizar o alemão, pois sabe que ele é consistente, confiante (alguém faria a melhor volta no término da corrida?), muito rápido, ganha corrida com carro ruim (leia-se Toro Rosso) e é igualmente bicampeão. Além disso, há a questão da vaidade. Ele não suportará o fato de o Vettel chegar ao tri antes.
A disputa será entre os dois, mas sou Vettel desde criancinha. É impressionante o que o Vettel já conseguiu na F1.
Quando um piloto está 20 s na frente e na última volta faz, sem muito esforço, a melhor volta, sendo obrigado a equipe pedir para não entregar o jogo que o carro da RBR é muito superior (imagine se ainda tivesse o difusor soprado). A FIA não consegue fiscalizar a RBR. O Newey sabe disso. Quando descobrem a trapaça não são penalizados – apenas deixam de fazer novamente.
Muitas pessoas fazem comentários tendenciosos e sem fundamentos quando se antipatizam com determinada equipe ou pessoa. É o seu caso.
Obrigado pela lembrança sobre as trapaças, Paulo! Lembrei-me do trabalho de espionagem da Mclaren, em 2007. As vitórias dos seus pilotos naquele ano deveriam ter sido anuladas, não concorda? Vc se recorda disso?
Embora torça pelo Hamilton Alex eu concordo com tudo que vc disse Alonso teme Vettel mais que qualquer um porque vettel hoje é o melhor da formula 1 tem velocidade frieza é consistente, Vettel é o pior pesadelo pra Alonso, até porque o presidente da ferrari já falou várias vezes que quer vettel, se ele for tri e for para ferrari em 2014 ele não vai para ser segundo piloto vai para disputar títulos e com certeza ele é melhor que Alonso é mais rápido. gostaria que o Hamilton fosse campeão mas não vai dar por isso fiquei muito contente com essa vitoria de vettel. ele já tem mais pole que Alonso, logo vai ter mais vitória e mais campeonato kkkk
eu me recordo com nostalgia quando eu e toda galera na arquibancada do final da reta em Interlagos comemoramos o campeonato do Massa perdido na ultima curva.
Massa é um bom piloto que perdeu o ritmo depois daquele hiato do acidente com a mola e também porque está competindo com o “articulado” Alonso, que com certeza absoluta é o melhor piloto da F1 atual e um dos melhores que já vi, e olha que tenho 45 anos e estava em Interlagos em 94 quando tive o prazer de ver Senna e Shumacher competindo. Alonso está entre os grandes, mas torço muito pela recuperação do brasileiro, que está sendo vilipendiado injustamente pela torcida brazuca….
So p lembrar o q choronso insinuou q so ele e miltinho q sao bons pilotos… Para numeros n tem desculpa vettel muito mais jovem vai alcancar o tri, sem contar o num de poles… Chora choronso!!!
Em tempo parabens p Massa confesso q ja estava desacreditado, mas sem o alonso na pista ele pode fazer algo, concordo c os comentarios q ele deveria sair da ferrari, acho a sauber uma boa opcao, apesar de parecer um retrocesso (ele veio da sauber) poderia voltar a ser piloto e largar a vida de capacho.
Perfeito
Comentário brilhante, Leo!
alguma chance da lotus voltar a ser pelo menos aquela de até metade do campeonato?
coitado do raikkonen. o cara é muito bom, e merecia pelo menos briga pra valer pelo campeonato
A FIA é responsável pelo excelente Sebastian Vettel não estar com o TRI debaixo do braço. Parece que o pacote de corridas comprado pela Ferrari foi insuficiente. Vamos esperar novas punições para o Vettel e tb para o Kimi pois ambos aproximam-se perigosamente do Alonso.
Essa corrida foi demais em muitos aspectos. Pela ordem
1- Sem o mala do galvão bueno que dessa vez nem sei onde está tivemos uma narração mais limpa. Imagino a quantidade de comentários “patrióticos” que sairiam com o Massa. O cara ta conseguindo ficar mais chato a cada ano.
2- O malonso saindo logo na primeira curva e tendo que torcer para aquele que ele sempre usou. Agora virou o mesmo chorão de sempre com as desculpinhas esfarrapadas. Chora mala que o campeonato mudou definitivamente de mãos!!!! O Vettel que ele sempre desdenhou agora colou de vez na sua traseira e vai passar.
3- A boa corrida do Massa finalmente não tendo que se preocupar com o espanholzinho mau caráter e com um carro bem equilibrado.
4-A vitória do Vettel coroando a Red Bull e colocando a ferrari com suas falcatruas na berlinda. Vai ficar sem o mundial de pilotos e construtores. Um merecido castigo para quem não preza exatamente pela ética
5-O Koba ganhando em sua terra. Merecido. Um baita piloto
Que beleza!!!!
Parabéns chará. Seu comentário foi completo e perfeito. Não fôsse as falcatruas da Ferrari/FIA o menino Vettel estaria quase TRI. Chora Choronso. O Massa sem a má influência mostrou ser um bom piloto.
Se não fosse as falcatruas do Newey, o Vettel largaria mais atrás e não de cara para o vento – como aconteceu com o Schumacher dos cinco títulos da Ferrari. Ele já ganhou alguma saindo de trás…
Mais um de seus jocosos comentários.
Comentário perfeito o do Eduardo. Só faltou lembrar que é sempre uma delícia ver a nojenta Ferrari apodrecer! kkkkkk
Sensacional o seu comentário, Eduardo! Alonso deve estar desesperado com a aproximação do Vettel.
Fala fábio, grande análise. Só gostaria de mencionar um detalhe: às vezes criticamos o galvão, o cléber quando narra (pois atualmente se dedica ao futebol da seleção em substituição ao titular de esportes), porém aguentar a letargia deste luís roberto é difícil demais: perceberam quando tempo depois ele notou que era o alonso quem rodava…
Isso só para ilustrar as inúmeras bobagens do dispreparado locutor. No fim das contas, o que na verdade importa, é o campeonato em alto nível como este de 2012! Abraços.
A ferrari numca deixara o massa ser campeâo massa sai dai enquanto e tempo brother a se fosse o piquet no lugar dele, voces ainda vâo abrir conta no banco Satander, Digo aqui a famosa frase do capitao nacimento( nunca serao) PS quer dizer nunca sera; Mas mesmo assim torço por voce Massa
A pergunta que fica agora é: “Qual o melhor conjunto (carro e piloto) para as últimas pistas”? Pois o domínio da RBR foi muito agudo.
A fala de Alonso faz sentido. A ferrari chegou em segundo com Massa. Isso significa que está competitiva e não é mais aquele carro ruim do início do campeonato.
Além disso O galego já provou diversas vezes que não precisa do carro 100%. Para os que só criticam Felipe Massa uma constatação : não há no Grid alguém que largue tão bem quanto ele!
Nisso tenho que concordar, mesmo quando esteve na fase de lutar com o carro e pneus que não funcionavam para seu estilo de pilotagem, ele nunca deixou de ser um ótimo largador.
Nem tem preocupação! O carro está muito bom! Se Massa chegou em segundo, imagina o que o Alonso não faria, título tá no bolso!
Mas aí eu acho então que fica pau a pau, a Ferrari perde desempenho no equilíbrio ao fim das corridas.
Ta no bolso do Vettel….
O Alonso praticamente ganhou um título no Japão em 2006,agora,praticamente o perdeu
Bom… Como menção honrosa, podemos lembrar que, se, faltando 10 voltas para acabar a corrida, Massa estivesse em segundo lugar, e Alonso em quinto, por exemplo, provavelmente Massa cruzaria a linha de chegada em quinto lugar.
PS: Sou fã do Massa, mas sei que a Ferrari iria preferir perder o pódio e sacanear Massa para dar 1 ou 2 pontos a mais pra Alonso…
Fabio, interessante ver o Webber no final da prova dizer que o Grosjean, depois da setima barbeirada precisa de mais uma folga…..(lol)
Acho que o pessoal perdeu um pouco a noção com essa pontuação nova. 29 pontos com 150 pontos em jogo é uma vantagem boa, mas não tão grande. Ainda faltam 5 corridas, 125 pontos em jogo e a Red Bull parece estar retomando o fôlego. A disputa ainda está indefinida. E estava antes.
29 pontos??? Tá falando da vantagem que o Alonso tinha sobre o Vettel? São 04 pontos de vantagem! Acordaaaaaa!
ele disse 29 pontos em 150 a serem disputados (ou seja 6 corridas). Agora são 4 pontos de vantagem em 125 a disputar (5 corridas). o Eugênio não falou nada errado.
Chupa, espanholzinho nojento.
Apodreça, Ferrari.
Eu disse que a festa estava muito antecipada.
Vettel tri, tudo normal. Simples assim.
Boa. Se isso acontecer para mim um cafezinho estria de bom tamanho. Chora malonso
Pois é nem mesmo os jornalistas especializados conseguem prever o desfecho desse campeonato, mas aquela inversão de terceiro pra quarto no gp da Itália pode fazer a diferença em relação ao campeonato, Aliás, já fez né, pois sendo assim hoje o Alonso teria apenas um pontinho e não quatro… Acho que o Massa renova, não sei se isso é bom, pois em termos de competitividade ele jamais poderá ser campeão na Ferrari. Não é mesmo Fábio? Alonso é o número um por lá, por aqui torcia por uma vaguinha na Mercedes ou na Mc laren, ares novos. Acho que até uma Willians seria uma opção. Acho que Massa ainda pensa em vencer, torçe por um milagre divino ou algo assim, mas também gosta do status de piloto Ferrari. Com as portas fechadas na Mercedes e Mclaren a Ferrari se torna a opção mais viável, mas ganhar corridas, isso já acho mais difícil
Eu acho que o movimento da McLaren contratando o Peres, mexeu com a cabeça do Motezemollo, acredito que os ares sejam de renovação por lá.
Fábio, mesmo sendo atingido por tras o Webber tambem trocou o bico. A imagem mostrou quando ele estva np pit.
Abcs
Fábio, quem vc acha que mereceria mais ir para uma equipe mais de ponta ? O Koba ou o Pérez, que vai para a McLaren ? Esse japonês corre muito, viu?
Koba corre muito, mas ainda acho o Pérez melhor.
Abs
ÚLTIMO PALPITE
CAMPEONATO DOS PALPITEIROS
Pessoal, dia de eleições e tenho compromissos desde cedo.
Pedindo desculpas, os resultados do nosso campeonato somente serão divulgados na segunda-feira (8/10) nos “posts” costumeiros.
Abraço a todos e votem muito bem!
Torço pelo Massa, e que ele possa fazer um bom final de temporada…Ele já teve momentos fantásticos na F1. Espero que possa fazer um bom ano em 2013 e quem sabe sair da sombra do Alonso. O Bruno ainda não convenceu…
Fábio, se não me engano, o Takuma Sato também conquistou um pódio num GP dos Estados Unidos. Verifique isso , ok? Um abraço!
Sim, ué. Eu disse que foi o segundo pódio de um japonês EM CASA.
Fabio a algumas corridas atras vc disse que o Alonso(Dick Vigarista II) havia colocado uma das mãos na taça porque tinha vencido uma corrida, e agora o que você me diz…??
Oh campeão voltou…oh campeão voltou….oh cmpeão…aliás futuro tricampeão….
Estava analizando friamente a pixotada do Bruno depois da largada em cima do Rosberg. Olha, como diz o Galvão, erro grotesco do sobrinho, conseguiu quebrar a suspensão do carro do alemão. A pachecada fica roxa de raiva quando escrevo, mas não tem condição não o “seninha” é muito ruim de volante! Maldonado nas últimas três provas pilotou direitinho e no Japão somou 4 pontinhos. Já o sobrinho não melhora nem com macumba, e dessa vez é ele quem começa a fazer um monte de cagada na pista. Fez um monte de bobagens nos treinos em Cingapura, e na corrida deu outra “lambida” no muro. Dessa vez no Japão arrebentou o bico do carro jogando Nico pra fora da corrida, dessa vez não tinha como escapar tomou punição. Assim fica difícil defender o sobrinho.
O tio deve esta se revirando no túmulo!!!
Vcs tinham que ver a cara do Frank Williams no boxes quando o sobrinho chegou sem bico do carro, do seu lado estava o gato de Bottas que disparou:
“Eu já sabia”
Uiiii
Pois é, o Maldonado pilotando direitinho ficou um piloto de merda e sem brilho, obra da FIA mimimi. Desperdiçou o segundo lugar de Singapura, e não se atreveu a atacar Hulkenberg que estava mais lento agora.
Quando o Maldonado tinha “brilho” quase nunca terminva uma corrida.