Vettel vence e encosta em Alonso
07/10/12 04:39Lembram quando eu disse, dois GPs atrás, que Alonso tinha colocado uma mão na taça?
Pois bem. Tirou-a hoje.
Lembram quando eu disse que um de seus trunfos era a indefinição sobre o piloto que o perseguiria no campeonato?
Então… Vettel firmou-se na posição.
O alemão venceu o GP do Japão, 15ª etapa do Mundial. E Alonso abandonou a prova ainda na primeira curva.
Resultado: a vantagem do espanhol na tabela, que era de 29 pontos, despencou para apenas 4. E faltam cinco etapas para o fim do ano.
É, Alonso… Este finalzinho de ano vai ser mais tenso do que você imaginava.
Massa foi o segundo colocado, seu primeiro pódio em quase dois anos. Merecido: driblou muito bem as confusões na largada, fez uma bela prova, tirou um peso dos ombros.
Kobayashi completou o pódio, para festa dos 103 mil japoneses nas arquibancadas. Foi o segundo pódio de um japonês em casa, igualando o feito de Aguri Suzuki em 1990.
Um resultado impactante para o campeonato, mas numa corrida que, convenhamos, não foi das mais emocionantes.
Foi um domingo bonito em Suzuka. Clima ameno, 23ºC no ar, 32ºC no asfalto.
A largada começou tranquila, parecia que tudo iria bem… Mas logo teve confusão.
Alonso dividiu a primeira curva com Raikkonen e, num lance normal, eles se tocaram. Pior para o espanhol, que teve o pneu traseiro esquerdo furado, rodou, abandonou.
Repito: foi um lance normal. Mas talvez tenha sido pouco inteligente por parte do Alonso. Exagerou um pouco na dose e viu suas chances de título diminuirem drasticamente.
E houve mais confusão, com Grosjean tocando Webber e um enrosco entre Bruno e Rosberg. O alemão abandonou a prova, o francês acabou punido com um stop and go… E o safety car foi acionado.
O top 10 na primeira volta, Vettel, Kobayashi, Button, Massa, Raikkonen, Pérez, Hamilton, Hulkenberg, Maldonado e Ricciardo.
Webber, Bruno e Grosjean passaram pelos boxes. Os dois últimos, para trocar o bico.
A relargada veio já na terceira volta. E Vettel tratou de acelerar, sem dar chances para o azar.
Na décima volta, o alemão já tinha 6s2 sobre Kobayashi. O top 10 permanecia idêntico. Nada de ultrapassagens.
Na 14ª volta, Hulkenberg, Raikkonen e Button abriram os pits. Colocaram pneus duros. Uma volta depois, Kobayashi fez o mesmo. Na 16ª, Pérez parou. Na seguinte, Hamilton, Maldonado e Bruno entraram.
Massa e Vettel entraram na 18ª. E o brasileiro se deu bem: ganhou a posição de Kobayashi e se estabeleceu em segundo lugar.
Na 19ª volta, Pérez aprontou. Quis passar Hamilton, por fora, no hairpin. Pois é, só isso. Perdeu a traseira do carro, rodou, foi parar na brita, abandonou o GP.
(Imagino que o inglês, dentro do capacete, tenha deixado escapar um risinho…)
Ah, sim: lembra daquele enrosco entre Bruno e Rosberg na largada? Pois só na 22ª volta veio uma punição ao brasileiro: drive-through.
Lá na frente, Massa ia bem, mas Vettel seguia em voo de cruzeiro. Na 25ª volta, a diferença entre os dois era de 10s1. Kobayashi era o terceiro, seguido por Button.
Depois, fechando o top 10, Raikkonen, Hamilton, Hulkenberg, Maldonado, Webber e Ricciardo.
Na 27ª volta, Webber abriu a segunda janela de pits. Quatro voltas depois, Raikkonen entrou. Na 32ª, pararam Kobayashi, Hamilton e Hulkenberg _na saída, o inglês dividiu a primeira curva com Raikkonen e, numa manobra ousada, colocou-se à frente.
E os pits continuavam… Di Resta parou na 33ª. Maldonado, na 34ª. Ricciardo e Bruno, na 35ª. Button, na 36ª.
(Bocejei, admito.)
Massa entrou na 37ª e voltou na segunda posição. Vettel parou na volta seguinte e, claro, manteve a ponta.
E assim foi, até o final.
Na linha de chegada, o alemão colocou 20s6 em Massa. Kobayashi cruzou a 3s8 do brasileiro, levando o público ao delírio.
Fechando a zona de pontos da etapa japonesa, Button, Hamilton, Raikkonen, Hulkenberg, Maldonado, Webber e Ricciardo.
Foi a 24ª de Vettel, que assim supera Piquet e iguala um mito: Fangio. E com direito a pole, melhor volta e liderança de ponta a ponta. Um “grand chelem”.
Na tabela, Alonso mantém seus 194 pontos, mas Vettel tem agora 190. Depois aparecem Raikkonen, com 157, e Hamilton, com 152. Massa foi a 69, na nona colocação. No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 324, contra 283 de McLaren e 263 da Ferrari.
Ainda com a prova acontecendo, Alonso tentou minimizar o efeito do seu abandono: “Para o Mundial, não muda nada. É como se fosse um campeonato curto, de cinco GPs. Basta fazer um ponto a mais que todos os outros”.
Tá bom, Alonso… Disfarçou bem a preocupação…
Primeiro pódio japonês desde o terceiro de Takuma Sato no GP dos EUA de 2004 pela BAR, e repetindo diante de seu público o que fez Aguri Suzuki em 1990, de Lola(fonte, Blog do Gomes)
Vettel é oportunista, na primeira corrida com a BMW-Sauber em 2007 pontuou, no mesmo ano na “nanica” Toro-Rosso ele fazia uma baita corrida na chuva no Japão:
http://www.statsf1.com/en/2007/japon/tour-par-tour.aspx
Só que Hamilton errou atrás do safet-car provocando uma batida de quem vinha atrás, Vettel nada pode fazer, mas na corrida seguinte ele deu novo show, largou em 17º, para chegar em 4º.
http://www.statsf1.com/en/2007/chine/tour-par-tour.aspx
No ano seguinte ainda na Toro, fez boas corridas mas em seguida fez história na chuva ao fazer pole com vitória em Monza. Em 2009(óia isso), na reta final ele tirou o vice-campeonato de Barrichello, já em 2010 na última prova impediu o tricampeonato do espanhol, o que seria uma desgraça para a RBR. Em 2011 dominou com uma prescisão que lembrou Clark em 1965 e Schumacher em 2002. Esse ano já ameaça tirar novamente o tri do espanhol. Não é a toa que a Ferrari já admitiu, depois do espanhol, vai atrás do alemão.
Eu bem que avisei algumas vezes, não pode bobear com Vettel, muitos minimizam seus feitos, mas ele é mesmo fora de série, ao volante é completíssimo. A confiança é tão grande que ele foi buscar a melhor volta na última volta da prova, em poucos anos vai estar no mesmo nível que o espanhol que já tem 10 anos de F1. Esse alemão é mesmo o sucessor direto de Schumacher: veloz-preciso-cerebral. Pra fuder o Galvão que ADORA taxar os outros de arrogante, chato e mala( e ele o que é?), Vettel ainda tem um baita carisma fora do carro!
O destino esta fazendo justiça, Vettel perdeu pelo menos 40 pontos com duas quebras, mais duas punições ridículas por atacar e defender a posição. Vamos deixar as quebras de lado e a punição em Monza, afinal o carro quebrou depois. Fora aquele toque no começo do ano onde furou o pneu em retardatário, isso faz parte da competição. Mas aquela punição ridícula na Alemanha onde ele ultrapassou Button custou 8 pontos. Vettel já podia ser líder e com vantagem de quatro pontos. Enquanto o Brasil faz festa por um pódio, como deve estar o clima dos torcedores na Alemanha?
Imagina três títulos seguidos não correndo pelas poderosas Mclaren e Ferrari, de quebra ainda leva o título de mais jovem tricampeão da F1.
Vettel é predestinado como o outro alemão, só pode ser isso! E esse ano Vettel fez muita diferença ao volante, Newey sabe disso e faz questão de comentar na mídia, um completa o outro na F1.
Só pra lembar, Newey é fera, mas só começou a vencer na Toro e RBR depois que teve um fora de série ao volante…
Gente, puxa, assim a corrida pode ter até tido os seus momentos “boring”, digamos assim, mas caramba, que pódium!!! Que podium!! Uau!!
Nada contra o Alonso, nada contra mesmo, contudo, super curti ver o Massa saboreando o champagne ao invés do espanhol!! Gostei demais!! Nao sei, só sei que fiquei muito feliz pelo Felipe, tomare que nao fique soberbo nos suas atidudes ou nas entrevistas, humildade é tudo, exemplo disso, na minha opiniao, foi o grande vencedor da prova!!
Contando os dias para o GP da Coréia. huhu!!
É interessante. O Alonso é considerado o melhor piloto de todos porque é o líder com um carro bastante inferior. O carro da ferrari nunca foi tão inferior , muito pelo contrário. Agora o Vettel é o favorito para ganhar o campeonato, mesmo a FIA já tendo tirado vários pontos dele, na marra, e não vejo ninguém falando da competência dele.
Vale lembrar que quanto tinham o mesmo carro, Hamilton foi muito mais rápido que Alonso (isso no ano de estréia de Hamilton), com Alonso chegando ao ponto de ficar parado em frente ao box para não deixar o Hamilton trocar o pneu para conseguir uma volta mais rápida que ele.
O Alonso, assim como o Schumacher, são dois grandes vigaristas. Ficar eleogiando bandido é dose.
Seu ídolo também foi um vigarista, viuvínha
Engraçado que mesmo as malonsetes sabem que o cara é mala pra caramba. Os argumentos nunca são defendendo mas sim apontando outros malas. Como um político que rouba porque outros também roubam.
Igual ao malonço e o Schumacher ninguém. Os dois não valem nada como esportistas.
EU TAMBÉM LEMBRO AS INÚMERAS VEZES QUE MENOSPREZARAM O MASSA, SUPERESTIMARAM A VOLTA DO SCHUMI (11º ATRAS DO RICCARDO DE STR), E APONTARAM O SENNA EM MELHOR MOMENTO QUE BARRICHELO. ISSO PROVA DOIS TIPOS DE IMPRENSA A REALISTA E AQUELA QUE VIVE DO MARCHETING…
Boa corrida a de hoje, parabéns ao kobayashi. Mas para mim o melhor mesmo foi o Hamilton, mesmo pilotando um carro todo desajustado ainda conseguiu se manter na disputa com o Peres que acabou rodando e dar um chega pra lá no Raikkonen se mantendo a frente é SHOW imagine se o carro tivesse acertado o que ele não faria, coisa que o Button com o carro acertado não conseguiu fazer, se fosse o Hamilton estaria no pódio É a maclaren vai penar o ano que vem com essa dupla. O Hamilton só deixou um gostinho do que é que ele faz até com um carro desajustado.Mclaren nã deu valor perdeu GO LEWIS ainda dá, o Alonso não estava com a mão na taça. tudo pode acontecer só acaba quando termina.
Fábio, uma vitória no Brasil manteria o Massa na Ferrari?
Acho que ele já está mantido.
Abs
A Sauber está com as duas vagas em aberto,o Kobayashi tem pouco patrocinio , será que ele tem chances de continuar na F1 em 2013 ?
Tem um tal piloto brasileiro que só corre e está na F1 por 2 motivos: por ter levado grana pra Williams e, principalmente, por ser sobrinho do melhor piloto que a F1 já viu…Sempre quando se aproxima um fim de semana de corrida o cara é todo cheio de esperança, de que o “carro tem potencial; ou que favorece o carro dele; ou que blá,blá,blá”…Chega na hora do vamos ver, sofre pra passar para o Q2 e quando o faz fica lá entre 12…15…sempre rondando por ali, enquanto o companheiro quase sempre passa para o Q3 e, por algumas vezes larga entre os primeiros…Muito ruim esse piloto, quase sempre bate ou roda…quando alguém o atrapalha fica toda furiosa mas quando ele é o grande culpado não gosta de admitir que errou…Estou cansado de ler as desculpas dele…Como disse o Schumacher, é um grande idiota…Seria bom que se aposentasse tbm pois o tio deve estar morrendo de vergonha no túmulo…
Muito bom! Só achei que faltou um pouco mais de ênfase na grande corrida de Kobayashi.
E a Ferrari encostando na McLaren no mundial de construtores?! Será que passa?
Os meus comentários também já estão lá no blog. http://blogdoboueri.blogspot.com.br/2012/10/suzuka.html
considerando que o Vetel tem 2 títulos já. considerando que faltam 5 corridas para o tri e com o melhor carro do Grid, considerando que o companheiro dele é Weber, considerando que se um dia a Red Bull cair de rendimento ele vai pra Ferrari ou qualquer equipe que esteja competitiva e considerando principalmente que o Vetel tem apenas 25 anos! , é Schumacher 7 títulos só? vai perder feio!
Isso que aconteceu hoje, eu acho que foi um pouco estranho. Alonso roda, fura um pneu e fica fora da prova. Massa, depois de uma excelente largada, faz uma grande corrida e chega em segundo lugar. Ate onde, Massa se intimida com a presenca de Alonso na pista? Quantos cavalos a menos tem o motor do carro de Massa em relacao ao motor do carro de Alonso? Que tipo de contrato Massa assinou em funcao dos dolares do Bco Santander que patrocina Alonso? Alem do mais, o circuito de Suzuka e muito seletivo. E e justamente nele, que Massa quebra o jejum de 35 corridas sem ir ao podio realizando uma bela corrida sem erros e sem enfrentar problemas de aderencia devido aos pneus. Hoje Massa deu o troco para muitos que, ha bastante tempo, vem atraves de comentarios inconsequentes tentando transforma-lo em um profissional sem competencia para guiar um carro de formula 1. Nesse momento, estou lembrando aquele pessoal que adora destruir algo do qual nunca participou com nenhuma atitude em prol da sua construcao. Nesse momento, lembro tambem daquele personagem do Casseta e Planeta; Rubinho pe de chinelo. Voces lembram? Com certeza que sim. No Brasil, existe um grande numero de analfabetos funcionais. Gente que mesmo com diploma de curso superior, devido a uma deficiencia cognitiva, nao conseguem entender muito bem as provocacoes externas. A propaganda no Brasil, diariamente, macula o que e puro para vender o que e feio como se fosse belo. A sociedade brasileira e a sociedade das mulheres frutas, do bullying e por que nao da judiacao e etc… Rubens Barrichello e Felipe Massa sofre bullying de certos torcedores que, certamente, pertencem a esse grupo de brasileiros. Com relacao a Barrichello, hoje parece que e milionario e esta dando continuidade a sua carreira nos EUA e o pessoal do Casseta e Planeta, onde estarao? Pessoal, uma boa dose de civismo faz bem em qualquer lugar e em qualquer circunstancia. Vamos respeitar esses dois que, atualmente, sao nossos maiores representantes no cenario mundial do automobilismo. Rubens Barrichello voce e grande. Parabens Felipe Massa!!!!!!!!
Concordo com tudo, parabens excelente comentario.
André
O que não da para engolir não é o desempenho do Massa, mas o fato de ele ser o piloto que é e se sujeitar aos caprichos desse espanhol mala e mais que isso, desejar ficar mais um ano nessa situação.
A minha bronca é com essa situação ridícula. Apenas isso.
Ninguém tem o direito de cobrar desempenho de ninguém mas é triste ver um talento ser apagado pela desonestidade do malonso e da ferrari. Falta ética
Fabio mudei de ideia, acredito que as coisa ainda pode mudar!Vejo que a sorte pode virar para qualquer um dos pilotos que estão em busca do campeonato. Sabemos que a RBR junto com a McLaren tem os melhores carros. So que a RBR deposita tudo no Vettel, e McLaren depositou no button e esta errando,, e ficando fora do campeonato . quem sabe ela começa ir em busca do campeonato . E ajudando o hamilton , pois ainda faltam 5 gps = 125 pontos ele ainda tem chance de reverter a situação. Acho que o button mostrou que a Mclaren fez uma escolha errada! E perdeu o seu melhor piloto….
Depois de 36 corridas (!)… Massa consegue um pódio!
Koba no pódio pela primeira vez! E em casa!
Alonso x Vettel: quem vai faturar o tri?
Koba San!!!
O Alonso perdeu ontem na demora da Ferrari de o devolver a pista no Q3, largou atras do que se esperava e tomou azara..alias kimmi ada teve a ver, Alonso já era…Massa ótima corrida, será que salvou o emprego? KobaSan monstruoooooooooooooo
Você se precipita e depois fica com raiva dos comentários aqui. Quem errou foi você, que deveria ser mais cauteloso e menos, muito menos tendencioso em relação ao Alonso. Observe que só foi preciso 2 GPs para a coisa mudar completamente. Se continuar do jeito que tá, Alonso talvez não fique nem entre 3 primeiros no campeonato. Pra quem entende e acompanhou as corridas neste ano sabe que a pontuação dele é circunstancial. Pode ser até que ele ganhe mas não com méritos próprios ou do carro.
Contando com a sorte assim, até Massa pode ganhar umas corridas.
Fala Fabio!! Ainda acho que essa temporada acaba como comecou, com muitas possibilidades. Um abraco.
Fabio, o Rubinho tem chance ?
Do quê?
Esse povo tem de desencarnar do Rubinho, chega a ser irritante.
1Fabio, concordo com vc. mas esse campeonato tinha outro nome. o que sera que aconteceu com a Mclaren? Em colocar todos os seus cartuchos no button e errar com o Hamilton muitas vezes esse ano ,acho que foi o campeonato mais facil que o hamilton perdeu. e detalhe quase saiu da pista hoje com alonso de novo. teve sorte como o massa..Valeu Massa
Alonso ta aplicando o que ele disse em entrevista a Globo dias atrás: “Não gosto que meus adversários me vejam pra baixo, pra não se sentirem mais fortes”. Algo assim.
Não torço pra esse espanhol nem a porretada, não gosto dele (como pessoa, como piloto é indiscutivelmente o melhor). Mas confesso que um tri do Vetter seria um porre também… queria que desse Hamilton, ou Raikkonen… mas sei que isso não vai acontecer!
Felipe, não vai porque a equipe McLaren não quer …. Tá fazendo de tudo para o Hamilton perder…Agora acho que não dá mais deram aza para RBR voar Você viu hoje oq ue o Button fez , nada. E tinha um carro melhor que o do lewis…
Boa corrida do Massa, espero que continue assim. Agora o Bruno não dá, corre com o nome do tio. Minha torcida? Todos, menos esse piloto sujo espanhol.
Concordo com você joaojunior, espero que Massa tenha corridas boas como essa. Claro que ele teve sorte, diferente do Alonso. Será que a sorte do campeão se acabou? Tomara que tenha ido pro Massa, ele merece voltar a ganhar, sempre foi bom piloto, fez muito pela ferrari e teve seu revés duas vezes, depois do acidente e depois da ducha fria de ter que abrir para o espanhol.
Mas Bruno Senna não é nem sombra de seu tio, infelizmente. Mas não consigo torcer pra ele. Acho que Rubinho estaria fazendo um trabalho melhor na Williams, o que você acha Fábio Seixas? Eike apostou certo no Bruno?
Alonso é ótimo piloto, o melhor da atualidade, mas não consigo torcer pra ele. Sempre torci pra Ferrari, mesmo com o Alemão Dick Vigarista, mas com Alonso traíra não dá. Quer manter o Massa na Ferrari com medo da pressão de perder espaço pra outro piloto, já que Massa se conformou como segundo piloto.
Fabio…
Sobre o pneu do Alonso, não foi o traseiro ESQUERDO?
E Grosjean X Webber não foi “logo atrás”, mas “na frente”.
Abraço!
Boa.
O Koba fez a corrida de madrugada valer a pena. Mas admito que eu abri um sorrizão ao ver o Alonso ficar na primeira curva. O massa fez o que o carro da ferrari pode fazer, teve meritos, mas nos treinos mostrou que o carro era a segunda força (o McLaren parece que nessa prova nao podia fazer melhor do que fez no maximo o 3 (mas torci para o Kaba))
O Alonso fica fazendo psicologia reversa, mostrando tranquilidade, mas depois quando perde o campeonato fica todo nervosinho e desconta a raiva num Petrov da vida.
??????? Fale algo com nexo rapaz…
Tem total nexo o que ele falou. Vc que não tem capacidade para entender.
É agora será que alguém vai dizer que Alonso jogou o campeonato fora?O espanhol errou ao jogar o carro para cima de Raikkonen na largada forçou quando não precisava.A Ferrari mostra com Felipe Massa em segundo que o carro tá longe de ser uma “carroça” , depois das Red Bulls foi o carro mais rápido.Bela corrida de Hamilton deu show ao forçar o erro de Perez e na manobra sobre Raikkonen.Vettel agora é o grande favorito, se a RBR continuar com melhor carro vai vencer o campeonato com um “pé nas costas”.
Toque normal de automobilsmo…todos estão sujeitos a isso. Alonso não pode simplismente parar o carro e deixar todo mundo passar. Quer facilidades?? Vá assistir a Indy com sua largada lançada.
Penso como Striling Moss ” não se ganha um campeonato na primeira curva , todavia muitas vezes se perde um na primeira curva.”
” Sir Stirling Moss”
quem foi que disse que alonso seria campeao?? sera que foi o fabio seixas??
o melhor mesmo e nao falar das coisas que nao sabemos…………….
Quem foi que leu errado o que eu disse? Foi o Cesar Hama?
Fabio, apesar de seus post serem bons, voce em todas as
respostas de comentario eh sempre ironico, sarcastico e mau educado. Voce deveria perceber que quem garante a voce este espaco sao os leitores. Voce nao é o dono da verdade e o unico que entende de f-1.
Do que, exatamente, você está falando?
Renato, há comentários que são cheios de falta de educação, falta de conhecimento, muitos dos quais baseados em antipatia às pessoas ou equipes. A maneira de responde-las vai de acordo como cada uma delas é interpretada, se são de conotação maldosa ou irônica.
Fábio, curiosidade inútil minha: qual foi o último GP que você não assistiu?
Putz, não tenho a menor ideia…
Valeu Kobayashi, terceiro lugar no braço sem depender de estratégia diferente. Dê um carro competitivo para ele por favor!
Koba passou Ricciardo no Hairpin! Por dentro!
Unbelievable! ^-^
vai massa… de contrato renovado com certeza.. vamos ver se ele faz um grande ano de despedida da ferrari em 2013… se continuar assim quem sabe.
abs
e bom sono e voto pra todos
Luciano
Impressionante, só os três, Grojean, Bruno e Maldonado se envolvem em toques, são muito fracos Fábio, precisam ser substituídos!!
Grosjean tá achando que ainda corre de GP2.Talvez mais umas férias forçadas para ele resolva.
Fabio, não seria um “Grand Chelem” ???
Sim, seria.