Vettel vence e encosta em Alonso
07/10/12 04:39Lembram quando eu disse, dois GPs atrás, que Alonso tinha colocado uma mão na taça?
Pois bem. Tirou-a hoje.
Lembram quando eu disse que um de seus trunfos era a indefinição sobre o piloto que o perseguiria no campeonato?
Então… Vettel firmou-se na posição.
O alemão venceu o GP do Japão, 15ª etapa do Mundial. E Alonso abandonou a prova ainda na primeira curva.
Resultado: a vantagem do espanhol na tabela, que era de 29 pontos, despencou para apenas 4. E faltam cinco etapas para o fim do ano.
É, Alonso… Este finalzinho de ano vai ser mais tenso do que você imaginava.
Massa foi o segundo colocado, seu primeiro pódio em quase dois anos. Merecido: driblou muito bem as confusões na largada, fez uma bela prova, tirou um peso dos ombros.
Kobayashi completou o pódio, para festa dos 103 mil japoneses nas arquibancadas. Foi o segundo pódio de um japonês em casa, igualando o feito de Aguri Suzuki em 1990.
Um resultado impactante para o campeonato, mas numa corrida que, convenhamos, não foi das mais emocionantes.
Foi um domingo bonito em Suzuka. Clima ameno, 23ºC no ar, 32ºC no asfalto.
A largada começou tranquila, parecia que tudo iria bem… Mas logo teve confusão.
Alonso dividiu a primeira curva com Raikkonen e, num lance normal, eles se tocaram. Pior para o espanhol, que teve o pneu traseiro esquerdo furado, rodou, abandonou.
Repito: foi um lance normal. Mas talvez tenha sido pouco inteligente por parte do Alonso. Exagerou um pouco na dose e viu suas chances de título diminuirem drasticamente.
E houve mais confusão, com Grosjean tocando Webber e um enrosco entre Bruno e Rosberg. O alemão abandonou a prova, o francês acabou punido com um stop and go… E o safety car foi acionado.
O top 10 na primeira volta, Vettel, Kobayashi, Button, Massa, Raikkonen, Pérez, Hamilton, Hulkenberg, Maldonado e Ricciardo.
Webber, Bruno e Grosjean passaram pelos boxes. Os dois últimos, para trocar o bico.
A relargada veio já na terceira volta. E Vettel tratou de acelerar, sem dar chances para o azar.
Na décima volta, o alemão já tinha 6s2 sobre Kobayashi. O top 10 permanecia idêntico. Nada de ultrapassagens.
Na 14ª volta, Hulkenberg, Raikkonen e Button abriram os pits. Colocaram pneus duros. Uma volta depois, Kobayashi fez o mesmo. Na 16ª, Pérez parou. Na seguinte, Hamilton, Maldonado e Bruno entraram.
Massa e Vettel entraram na 18ª. E o brasileiro se deu bem: ganhou a posição de Kobayashi e se estabeleceu em segundo lugar.
Na 19ª volta, Pérez aprontou. Quis passar Hamilton, por fora, no hairpin. Pois é, só isso. Perdeu a traseira do carro, rodou, foi parar na brita, abandonou o GP.
(Imagino que o inglês, dentro do capacete, tenha deixado escapar um risinho…)
Ah, sim: lembra daquele enrosco entre Bruno e Rosberg na largada? Pois só na 22ª volta veio uma punição ao brasileiro: drive-through.
Lá na frente, Massa ia bem, mas Vettel seguia em voo de cruzeiro. Na 25ª volta, a diferença entre os dois era de 10s1. Kobayashi era o terceiro, seguido por Button.
Depois, fechando o top 10, Raikkonen, Hamilton, Hulkenberg, Maldonado, Webber e Ricciardo.
Na 27ª volta, Webber abriu a segunda janela de pits. Quatro voltas depois, Raikkonen entrou. Na 32ª, pararam Kobayashi, Hamilton e Hulkenberg _na saída, o inglês dividiu a primeira curva com Raikkonen e, numa manobra ousada, colocou-se à frente.
E os pits continuavam… Di Resta parou na 33ª. Maldonado, na 34ª. Ricciardo e Bruno, na 35ª. Button, na 36ª.
(Bocejei, admito.)
Massa entrou na 37ª e voltou na segunda posição. Vettel parou na volta seguinte e, claro, manteve a ponta.
E assim foi, até o final.
Na linha de chegada, o alemão colocou 20s6 em Massa. Kobayashi cruzou a 3s8 do brasileiro, levando o público ao delírio.
Fechando a zona de pontos da etapa japonesa, Button, Hamilton, Raikkonen, Hulkenberg, Maldonado, Webber e Ricciardo.
Foi a 24ª de Vettel, que assim supera Piquet e iguala um mito: Fangio. E com direito a pole, melhor volta e liderança de ponta a ponta. Um “grand chelem”.
Na tabela, Alonso mantém seus 194 pontos, mas Vettel tem agora 190. Depois aparecem Raikkonen, com 157, e Hamilton, com 152. Massa foi a 69, na nona colocação. No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 324, contra 283 de McLaren e 263 da Ferrari.
Ainda com a prova acontecendo, Alonso tentou minimizar o efeito do seu abandono: “Para o Mundial, não muda nada. É como se fosse um campeonato curto, de cinco GPs. Basta fazer um ponto a mais que todos os outros”.
Tá bom, Alonso… Disfarçou bem a preocupação…
CAMPEONATO DOS “PALPITEIROS”
– FÁBIO SEIXAS MANTÉM A LIDERANÇA E A MESMA VANTAGEM.
Repito o meu pedido de desculpas a todos vocês por não ter conseguido publicar os resultados do nosso
campeonato ainda no domingo 7/10. Compromissos inadiáveis impediram-me de fazê-lo.
“Sorry”!
Então, mãos à obra.
A) GP do Japão – 24 participantes (17+7[G]*)
Quem acertou o 1º = 20 pontos;
Quem acertou o 2º = 30 pontos;
Quem acertou o 3º = 35 pontos e
Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.
No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
* SIMBOLIZAÇÃO: [G] = Palpites indicados nos “posts” após o “grid”.
Vamos lá!
Resultado do GP do Japão:
1) Vettel; 2) Massa e 3) Kobayashi
Pontuação dos “palpiteiros”:
1º) Ariel Martins, Luiz Caco, Fernando Melotti Constâncio e Ramiro Marote[G] (Santos/SP) – todos com 65 pontos;
5º) Saulo Novaes, Pablo e Antonio Ribeiro – 30;
8º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ), Rodrigo, Matheus, Luciano Henriques (Santo André/SP), Marcelo Pablo, Clécio
Murilo, Bruz, Gislene Passos, Paulo Andriolo[G], Bipolar[G], Davi Fermi[G], Pietro Pecorari[G] (Brescia/IT), Celso
SP[G] (SP) e Leo SSA[G] – todos com 25;
22º) André de Itu (Itu/SP) e Émerson Neves (Guarujá/SP) – ambos com 5;
24º) Fausto Barreto Ferreira da Silva – 0 (zero).
Curiosidades:
FS MANTÉM A LIDERANÇA E A VANTAGEM!
E o DONO DO BLOG continua na liderança.
Embora tenha marcado apenas 25 pontos, os seus perseguidores mais diretos (Luciano Henriques, Matheus e Bruz) também fizeram a mesma pontuação (25).
Na classificação por pontos absolutos o FS manteve a diferença de 40 pontos para o 2º colocado (Luciano Henriques), 90 pontos para o 3º (Matheus), 100 pontos para o 4º (Bruz) e 120 para o 5º (João Arthur).
É tempo de reagir pessoal, pois do contrário, vamos ter de aguentar as “provocações” do FS. Vocês observaram o comentário dele, cheio de “modéstia”, no post do Último Palpite para o GP do Japão? (rsrsrs)
Estatísticas:
– No GP do Japão em 2011 tivemos 11 palpiteiros. Neste ano foram 17, já descontando os 7 que palpitaram no
“post” pós grid. O crescimento foi de 55% sobre o ano anterior;
– Nos 15 primeiros GP’s de 2011, tivemos um total de 85 palpiteiros participando. Usando o mesmo comparativo, em 2012, atingimos 135 participantes, número 59% maior, eliminando dessa conta o pessoal que palpitou exclusivamente nos “posts” pós grid;
– 21 dos 24 palpiteiros (87,5%) cravaram o Vettel como vencedor do GP do Japão;
– Ninguém acertou o 2º colocado (Massa). Pobre Massinha, tá sem crédito;
– 4 palpiteiros (17%) acertaram o 3º colocado (Kobayashi).
B) Classificação Temporada 2012 – 15 GP’s disputados – (média de pontos)
1º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 31;
2º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 28;
3º) Matheus – 25;
4º) Bruz – 24;
5º) João Arthur (Curitiba/PR) – 23;
6º) Luiz Caco – 21;
7º) Antonio Ribeiro, Paulo Andriolo e Ramiro Marote (Santos/SP) – 18;
10º) Gislene Passos – 17;
11º) Celso SP (SP) – 16;
12º) Pietro Pecorari (Brescia/IT) – 15;
13º) Paulo – AM (Manaus/AM) – 14;
14º) Rita, Mileto Neto e Pablo – 13;
17º) Fernando Melotti Constâncio – 11;
18º) Arthur Bodstein – 10;
19º) Fabiano e Émerson Neves (Guarujá/SP) – 9;
21º) André de Itu (Itu/SP) – 8;
22º) Racing Fan e Marcelo Bombardelli – 7;
24º) Tiago Nunes, Niko Duarte (Porto Alegre/RS) e Dennis (Umuarama/PR) – 5;
27º) Zé – 4;
28º) Mendes, Rodrigo e Juvenal Juvêncio – 3;
31º) Mayara Fernandes – 2;
32º) Alexandre Turcato, Marcos, Cairo (Campinas/SP), Roberta Guimarães e Pedro Tannus – 1.
C) OS 10 PRIMEIROS, POR PONTOS ABSOLUTOS:
1º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 465;
2º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 425;
3º) Matheus – 375;
4º) Bruz – 340 (subiu 1 posição);
5º) João Arthur (Curitiba/PR) – 345; (caiu 1 posição);
6º) Luiz Caco – 315;
7º) Antonio Ribeiro – 275;
8º) Paulo Andriolo e Ramiro Marote (Santos/SP) – 265;
10º) Gislene Passos – 260 (caiu 1 posição);
ATENÇÃO:
Na Classificação Geral, seguindo a regra dos 25%, foram descartados todos os palpiteiros que indicaram apenas dois palpites nos 15 GP’s disputados.
Abraço a todos e até o GP da Coreia do Sul, domingo que vem (14/10), também às 3h00 da madrugada.
agora quem acha que por baixo do capacete, o Massa também deu um sorrisinho ao ver seu companheiro levantando poeira e saindo da prova?
de verdade, eu até gosto do Alonso, mais acho ele tão dick vigarista, e me parece as vezes que o mundo conspira tanto a seu favor, que confesso, gosto de ver ele se fu*** as vezes!!
Legal ver o Koba no pódio e lutando até o fim. A gente reclama tanto dos brasileiros e os japoneses que não tem um pódio desde 1990? o Massa se garatiu e o Senn, infelizmente teve azar. Valeu galera
O choronso deve estar de cabeça quente viu sua vantagem antes da bélgica diminuir de 40 pra 4 pontos.
Afinal o Massa fez uma grande corrida, sair de 11o. para ser 2o. é um feito em qualquer pista, com qualquer carro e em qualquer circunstância. Vettel fez rasgados elogios ao Massa, em minha opinião justos, pois Massa teve em 2008 corridas absolutamente dominadoras, algo que o Vettel ama em fazer, e bem!
Massa saiu em 10º(e no lado sujo da pista)
Muito bom o seu comentário. Mas o Massa vive o que o Hamilton viveu. Um companheiro feito o malonso é sempre um câncer para equipe. Mesmo que ele ganhe o campeonato.
Esse sujeito não vale nada.
Vettel vai levar esse campeonato, o cara e bom pacas, o carro é melhor, se nao fosse os pontos “roubados” ultrapassagem sobre Alonso e o carro quebrou ultima volta ( alternador) estaria liderando folgado. Ferrari nao tem o melhor carro. Alonso é bom mas não é melhor q Vettel. Seixas errou forte prognostico Alonso mão na taça faltando 6 corridas!
Vettel nunca ficou apenas em equipe grande como o Hamilton. A primeira vitória de Vettel foi em Monza com a carroça da STR
Todo castigo é pouco para Alonso… Trata-se do piloto mais dick vigarista que a categoria já conheceu… Piloto que não tem a mínima preocupação em cultivar um aboa reputação, chegando ao ponto de ficar gritando pelo rádio exigindo que seu companheiro de equipe lhe ceda passagem… Sem contar outras e boas que ele já aprontou… Acho até que ele ainda está com muita sorte, o pior ainda está por vir… Anotem aí, depois me digam…
Muito bom.
Ótimo comentário, apesar de ainda ser generoso com o tal choronso. Lembra da espionagem e venda de informações quando ele era da Mc Laren ??? Do jogo com Nelsinho ?? Que mau caráter mesmo, hein..
É isso aí, Ivan… Pois é… Mas tem gente que ainda morre de admiração pelo piloto. Fazer o que, né ?? Gosto é igual a nariz (pra não dizer outra coisa), cada um tem um…, e há pessoas que gostam dos olhos, enquanto outros gostam da remela… rsss
Uma coisa que não se pode negar no Massa é que ele aguenta pressão… ele está sendo achincalhado há muito tempo, não pode responder verbalmente por razões profissionais e mesmo assim melhorou seus resultados, ainda que ajudado pelas cagadas dos pilotos da Lotus – Grosjean já merece uma lasanha caseira…
Já o Bruno, se quiser ir para a Lotus a dica está dada: bata na primeira curva e de preferência fique com o carro atravessado, bloqueando a passagem. Falando sério, é melhor ele ter outra equipe na manga.
Me parece que os Deuses Gregos largaram o Alonso de lado, e resolveu dar uma ajudinha ao Massa através dos strikes nas largadas. Para o Massa que estava praticamente dois anos fora do pódio, foi uma corrida com sabor de campeonato, e com isso tentando ficar desesperadamente em 2013 na Ferrari, o que não muda nada em relação ao Alonso.O Vettel encostou e deve assumir a liderança na Coreia do Sul, eu acho que ele só fica fora da liderança se as forças malignas não o deixarem. É Fernando Alonso, eu acho que só uma força sobrenatural vai fazer você ganhar esse campeonato.
Não consegui focalizar o que acontaceu na largada,principalmente com o bruno.Vamos convocar todos os que não gostam do Bruno a fazerem teste na Willians para depois serem os pilotos contratados para a equipe.
Parabéns ao Felipe pelo segundo lugar.
E o pau quebrou no twitter, Hamilton ficou putinho pq Button não o segue mais. Aiai…
Na fase atual da F1, qualquer pista sem o Alonso é muito chata.
Ridiculo estes comentarios sobre renovacao do Massa,principalmente pela Globo, pois todo mundo sabe que ele vai renovar por ser capacho do Alonso e se submeter a ser segundo piloto. Ano que vem vamos ter que aguentar novamente Galvao Bueno falando merda e ouvir “fernando is faster than you”m
Minha teoria: se Massa terminou em segundo, Alonso teria vencido a prova. Simples assim. Deixa a mão do Alonso na taça por enquanto…
Lembra que o Alonso tava com a taça na mão? Pois é, o Fábio falou besteira.
Lembra que Hamilton era o rival do Alonso na briga pelo título? Pois é, o Fábio falou besteira.
Lembra que Suzuka era um circuito fantástico e que seria uma corridaça? Pois é, o Fábio falou besteira.
Chega que pitaco furado Fábio. Bastou a sorte do Alonso acabar que a água bateu na bunda. E vc ainda fala que ele tá pilotando muito.
Se acha tudo isso porque você ainda vem aqui perder seu tempo?
E pq ainda lê este blog?
Cai fora!!!
Otário,sai fora!!!
Sem noção!
1° naquela altura do campeonato, todo mundo (incluindo o alonso), achava realmente que ele estava com uma mão na taça, e realmente… estava.
2° o fato de o Hamilton ser o rival na briga pelo título, foi dito na verdade pelo próprio alonso.
3° eu não intendo uma pessoa que só entram no blog pra criticar pra falar mal e procurar defeitos. guarde seus comentários pra vc mesmo! seja bem vindo a porta de saída!
Alonso é um piloto completo. E isso inclui o jogo psicológico. Só que essa declaração dele não engana ninguém. Dizer que perder 25 pontos de vantagem numa cacetada só não muda em nada o campeonato?
O 2º lugar de Massa é fruto de uma sequência inacreditável de acontecimentos. Tudo menos fruto da qualidade do carro ou da pilotagem de Massa. Péssima largada de Hulckenberg. Abandono de Alonso, asa danificada de Raikonen, a colisão de Grosjean obrigando-o e a Webber de ir às boxes logo no início, Button preso tempo demais atrás de Ricciardo na hora em que Massa vai às boxes, erro da Mclaren numa das rodas de Button, erro de afinação no carro de Hamilton, Perez é obrigado a sair da pista para se safar do acidente do Grosjean. Perez é empurrado por Raikkonen para fora da pista quando era mais rápido que Massa e ameaçava passá-lo como fez Kobaiashi na largada à Webber. E para finalizar, Massa só evita o acidente de Webber por muito pouco. O acidente de Alonso “obriga” Massa a fazer aquela trajetoria para evitar Raikonnen. Quanto ao acidente de Alonso, a verdade é que por mais culpa que queiram atribuir a Raikonnen, Alonso larga mal, perde terreno para todos os que estão a sua frente, é mais lento que Hamilton que já estava a seu lado na entrada da curva, entra em desespero, exita na escolha da trajetoria de abordagem da curva e no timming da travagem, e fim de papo. Tinha a opinião que Alonso iria abandonar essa corrida por problemas de aderência e desgaste dos pneus. Alonso não deixou que isso acontecesse, mas o desespero de Alonso já era evidente nas corridas anteriores. O bom de Alonso é que este tem consciência das limitações do carro. Falta potência no motor e a aerodinâmica é tosca.
Mimimi… os incidentes tbm são parte da corrida! O que importa é o resultado final… Se o motor do Vettel não tivesse estourado em Valência, Dom Fernando não teria vencido nem estaria liderando o campeonato!
Podem procurar no post da classificação. Eu tinha advertido que enquanto tudo mundo largava com motor zero bala, a Ferrari obto por dar o tercer GP ao 6to motor. Por isso levantei a hipotese de erro estrategico. O resultado está aí: falta de aceleração num momento crítico como a largada e virou chicane para Raikkonen.
Fabio, eu mudaria a frase que voce usou. O Alonso não tirou uma mão da taça não, o Vettel que também pos a mão dele na outra alça!!!! vai ser emocionante, alem de sentir a emoção do Vettel no podium, batalhando corrida a corrida e transformando-se em gente grande, em disputar o título com uma RBR tão instável ao longo do ano. Até o final do ano, quero ja comprar meu ingresso pra interlagos!
É, acho que sua frase reflete melhor o que aconteceu.
Abs
É isso ai , só falta os dois baterem na
próxima e deixarem o Kimi se aproximar também, ai vai ficar ainda mais emocionante
vai faltar alça na taça….