Vettel, pole histórica em Suzuka
06/10/12 03:13Em Suzuka, um banho de Vettel.
O alemão dominou o sábado e conquistou a pole sem dificuldades.
Alonso, que larga em sexto, descobriu agora quem será seu grande rival pelo título.
E tem motivos para estar realmente preocupado.
Mas, talvez mais importante do que os reflexos para o momento, são os contornos históricos do que aconteceu neste sábado em Suzuka.
É a 34ª pole de Vettel. Com isso, ele supera as 33 poles de Clark. Um número mítico, um recorde que durou 21 anos até ser derrubado por Senna, em Phoenix-89.
Prost parou nas 33. Schumacher tem 68. E é isso, pois: apenas Schumacher e Senna, em toda a história, fizeram mais poles do que Vettel. Nada mal, não?
O show do alemão começou no final da noite de sexta por aqui, final da manhã de sábado por lá.
Foi quando ele começou a dirimir as dúvidas plantadas nos dois primeiros treinos: foi o mais rápido na terceira sessão livre, em dobradinha com Webber.
O tempo do alemão, 1min32s136, 0s235 melhor que o australiano. Massa foi o terceiro, seguido por Schumacher, Pérez, Kobayashi. A McLaren colocou Button em oitavo e Hamilton apenas em 13º. Bruno ficou em 16º.
O treino classificatório aconteceu com céu azul, 26ºC no ar, 35ºC no asfalto.
E o mais rápido, no Q1, foi Grosjean: 1min32s029, 0s013 melhor que Kobayashi. Pérez foi o terceiro, seguido por Raikkonen, Alonso, Vettel, Hulkenberg… Massa foi o décimo.
Os cortados, Bruno, Kovalainen, Glock, De la Rosa, Pic, Petrov, Karthikeyan.
“É uma piada. Um cara totalmente sem consideração. Perdi minha chance de passar, eu estava tranquilo… Mas, enfim, é isso aí”, disse Bruno, à TV Globo.
O “cara” é Vergne, que realmente atrapalhou o brasileiro na sua última volta. Mas Maldonado, com uma volta rápida, ficou com o oitavo tempo. Schumacher, com uma volta rápida, e de pneus duros, passou. É…
E veio o Q2. E a vez de Massa ficar.
O brasileiro da Ferrari fez o 11º tempo e não conseguiu avançar. Também ficaram Di Resta, Schumacher, Maldonado, Rosberg, Ricciardo e Vergne.
“Eu estava muito contente com o carro. Fiz meu melhor tempo com um pneu mole usado. Parei, coloquei um novo, mas não consegui melhorar. Não tinha grip… Não sei se foi um problema do pneu, mas não consegui melhorar”, explicou Massa.
Vettel fez 1min31s501, o melhor tempo. A 0s271, Button. Depois, ainda avançaram Raikkonen, Alonso, Kobayashi, Webber, Grosjean, Hamilton, Pérez e Hulkenberg.
Chegou, então, a hora de decisão.
E Vettel não estava pra brincadeira. Logo de cara, foi pra pista e arrasou a concorrência: 1min30s839, a melhor marca do final de semana. Não foi superado por mais ninguém.
Webber ficou a 0s251.
Button foi o terceiro, mas perderá cinco posição no grid por ter trocado o câmbio.
Assim, a segunda fila terá Kobayashi e Grosjean. Na terceira, Pérez e Alonso. Logo atrás, Raikkonen e, agora sim, Button. Hamilton sai em nono, com Massa em décimo _Hulkenberg também trocou câmbio.
Palpite para o GP? Outro banho de Vettel. E Alonso correndo como um louco para chegar ao pódio. Tudo isso, num dos circuitos mais espetaculares do automobilismo.
Ou seja, perspectivas de corrida muito boa. Programe o despertador.
Vou palpitar agora por que minha mãe não deixa eu usar o PC de madrugada :]
Vettel, Alonso e Webber
Barrichelizado chega em 12º após emocionante disputa com seus pneus “desGRIPado” kkkkkkk
Meu caro Fábio tu é chato pra caramba…
É amigo! O Fernando Alonso vai precisar contar com as forças do além, porque o Vettel parece estar sobrando lá na frente. Não vai dar para o Alonso contar com o Massa que parece acostumado com suas frustações de estar fora do Q3, e a única alternativa de o Massa ajudar é batendo no Vettel. É amigo! isso já aconteceu no GP da Bélgica 1998 quando o retardatário David Coulthard da McLarem bateu na traseira do Schumacher da Ferrari tirando sua virtual vitória.
Meu palpite é:
1-Vettel
2- Button
3- Alonso
Fabio, a coluna palpite é só para assinante? abs..
É pra todos que acessam o blog.
Abs
mas quando vc coloca a coluna no ár? é um pouco antes da corrida? abs..
Boa noite Fábio,
1- Sobre o Bruno Senna:
Se o Bruno, ao invés de ter colocado a mão para fora e reclamado, tivesse completado a volta normalmente (mesmo atrapalhado) ele certamente estaria no Q2.
Na câmera onboard fica claro que quando ele reclama ele desacelera, tira o pé. Neste ato deve ter perdido uns 7, 8 décimos ou mais.
Ou seja… ele ficou mais focado na reclamação do que na própria conclusão da volta.
Assim, apesar de o Verne ter sim atrapalhado bastante, o Bruno tem sua grande parcela de responsabilidade por não ter passado. Eu particularmente vejo desta forma.
2 – Sobre o Kobayashi:
Mito.
Seria inconcebível/lamentável/absurdo/etc. o japonês não ter vaga na F-1 ano que vem. Se realmente ele ficar a pé por causa de falta de dinheiro/patrocínio, fechem a F-1.
Seria desmoralizante para a categoria.
Abs!
Fabio, vc viu pelo oque o Vettel teve que passar hoje? Três horas de reunião pra não perder a pole para os “mimimis” do Alonso. Será que o espanhol vai querer queimar um ano desses com tapetão? Tá reclamando demais, tá ficando chato e careta.
Chegando ao fim da temporada o asunto dos motores vira tema de conversa. Devido ao esforço do traçado de Suzuka a maioria coloca motor novo. Vale salientar que “em geral” quem usa Renault vai para o sétimo, enquanto quem vai de Mercedes, já vai para o oitavo. Com mais fólego, os 6tos motores Ferraris de Toro Roso e Ferrari, vão para sua terceira corrida. è uma baita de uma aposta arriscada, mas Alonso e companhia serão os únicos com disposição de dois motores novos para as últimas 5 etapas.
Por outro lado e sabendo que não significa nada pra vocês, vou salientar também que De La Rosa levou a caranga a se clasificar por encima da Marussia de Pic e a Caterhan de Petrov. Pois é, trata-se da HRT estreando novo asoalho. Sei que é mais facil se maravilhar com as soluções e resultados de Newey, mas é bonito ver o progreso de uma Hispania que em Australia nem conseguiu o 107%. Arriba Pedro, andale, andale!!
Fabio, o maldonado so teve uma chance e foi com pneu macio.
Bruno, teve 2 chances a primeira iqual a todos com pneu Duros estava no top 10, com o pneu macio foi atrapalhado pelo piloto da STR.
Schumy conseguiu sim entrar em 16 com pneu duros, no final do treino com a pista mais emborrachada, e alguns pilotos tiveram que levantar o pé por contada da rodada de Kimi que causou a bandeira amarela na ultima volta após a bandeirada.
Eu não disse que estavam comemorando o campeonato para os nojentos da Ferrari cedo demais? Amanhã eles continuam seu caminho de apodrecimento. Chupa, Alonso, espanholzinho arrogante!
Só dando risada…
Após acertar com Mercedes, Hamilton demonstra mais interesse em detalhes da McLaren, diz jornal
http://grandepremio.cloudapp.net/f1/noticias/apos-acertar-com-mercedes-hamilton-demonstra-mais-interesse-em-detalhes-da-mclaren-diz-jornal
Segundo uma fonte, que não quis se identificar a publicação, o piloto está demonstrando mais interesse em certos detalhes dos aspectos técnicos da McLaren, em que raramente havia tocado, depois de acertar sua saída da equipe ao final de seu atual vínculo. “Ele tem ficado muito interessado no sistema de escape e na telemetria”, disse um funcionário da equipe ao diário.
Fábio, quem é o tricampeão mais jovem da F1 no momento?
Ayrton Senna
Schumacher largando em peúltimo! Na frente apenas do Karthikeyan!!! Quem diria… ainda bem que a aposentadoria já foi anunciada……….
Fabio, assim como seu amigo comentarista Flávio Gomes, escreveu no blog ” (…) Depois de três poles nas últimas quatro corridas, um medíocre nono tempo na primeira prova pós-anúncio da saída da McLaren. Pode ser apenas coincidência, claro, mas é daquelas coincidências que nos levam a pensar em sacanagem… blá blá” vc concorda que pode ter ávido um relaxamento de hamilton? Quero sua opinão!! Eu acho que tanto ele como alonso foram atrapalhados pela bandeira…mas… Fala tu!!
Me recordo em 2005 Raikkonen ultrapassando Fisichella na última curva da última volta. Foi sensacional o circuito é junto com SPA traçado desafiador, a corrida será muito boa. Pena que o garoto mimado (que só corre com carro bom) esteja na Pole, do contrário estaria choramingando. Gosto de pilotos como o Alonso que tira água de pedra…merece e muito o tri-campeonato. Na minha opinião Alonso e Hamilton darão show, as RBRs por causa do desgaste de pneus serão uma incógnita, mas acho que dá: Vettel, Alonso, Hamilton, Button nessa ordem. No caso dos 2, 3 e quarto coloado os melhores pilotos do grid. O primeiro (garotinho miado e choramingão) tem um time que tem um Mago em projetar carros: Adrian Newey.
É, senhor Fábio Seixas, você é ridículo mesmo. Senna só teve uma volta de pneu macios, e foi atrapalhado nela. Queria o que? Esse é o nível dos “jornalistas” brasileiros, que mais torcem e cornetam do que reportam.
O vettel é o melhor piloto da atualidade, Alonso tenta desestabilizar o garoto falando que só ele e Hamilton consegue vencer com caro inferior mas desde 2008 eu vettel como o maior talento da formula 1 tudo que um campeão precisa velocidade consistencia… eu torço muito pelo Hamilto ele tambem é um grande talento mas não tem a consistencia do vettel, se a redbul tiver carro e não quebrar e for necessário vettel ganha essa seis corrida restante, a ferrari vai fazer de tudo para contratar vettel em 2014 especialmente se ele for tri ai eu quero ver Alonso como vai ficar na ferrari, será que um tri campeão vai ser contratado para ser escudeiro nunca.
Para o Bruno é simples: basta que faça como o Maldonado por exemplo, aprenda a pilotar de modo que saia do fim da fila e ande mais à frente a assim evitará de andar junto desse tipo de piloto fraco que corre por que comprou vaga.
Fábio, vemos DUAS Sauber na frente das duas Ferrari, das duas McLaren e de Kimmi.
Claro, Koba e Perez são dois pilotaços, eles vêm provando isso. Mas, além disso, a Sauber deste ano é realmente boa, certo??
Massa e seu eterno problema com pneus… até quando isso?????? Aprende logo, meu filho!
Desse jeito acredito que vai dar Vettel. De uma forma tão absoluta assim não tem como se convencer de que a vitória será dele. E com Webber em segundo, dá para supor que as Red Bull estão muito bem acertadas para o circuito do Japão. As histórias podem mudar mas parece que Alonso está prevendo seu campeonato ir por água abaixo por causa de uma Ferrari enferrujada e talvez decadente. Por incrível que pareça, a Sauber se parece em ascensão no campeonato. Tarde de mais para pegar uma fatia do bolo? Por incrível que pareça, ainda não, contrariando a Lei de Murphy que somos acostumados a ver, mesmo nos mundos de primeiríssimo mundo ;/ . E olha, é irritante ser pessimista o tempo todo, mas parece que a Sauber está quebrando um tabu em que somos acostumados a carregar conosco de vez enquando. E também vemos dois gênios no volante das Saubers. O Perez e o Koba (que este último neste ano anda meio apagado mas…), dois futuros pilotos que ficarão na memória de muita gente como uns que até nem são tão gênios mas são aposentados de respeito como alguns pilotos dos anos 70, 80 e 90. E isso, claro, ajuda a Sauber,mas a equipe também não merece desmerecimento ao ponto. Mas o fato é que, depois de uma faze em que até no meio do ano bem se dizer, cada piloto de ponta venceu uma corrida, Virando essa página, se a Ferrari não enguiçar de vez, lembrando que na atualidade não está sendo uma equipe confiável e, até para o “Alo”, veremos um capítulo seguinte de uma disputa acirrada de dois que já foram campeões e de fato, consagrados nesta geração de pilotos da Fórmula 1.
Cada vez que eu vejo o Vethel dando”um banho” , me vem a cabeça a rebimboca da parafuseta. Será que não quebraram o lacre da FIA? Em todo caso esses treinos de classificação deveriam ser diferentes. Duas voltas para cada equipe com a pista limpa e fim de papo sem direito a voltar aos boxes trocar pneu etc etc. Com a diferença de rendimento dos carros o trafego atrapalha muito além de permitir muitas desculpas!
Caro Fábio, Bruno não tem bom desempenho em classificações, até faz corridas com bom ritmo e consistência, entretanto nesse treino, se o sono não me confundiu rsrsrsrs, Maldonado fez o 8 tempo porque foi direto para os pneus macios e Bruno foi atrapalhado justamente quando fazia a sua volta de pneus macios, o tempo que ele registrou foi de pneus duros.
Mas uma vez comentario totalmente contra o Bruno ( que nem vou colocar o sobre nome dele para não fazer o Tio dele remexer no tumulo) o cara apesar de limitado foi muito atrapalhado e o maldonado ja estava de pneu macio e o ele não teve a chance de usar, agora sobre o banho de Vettel quando o carro anda ele vai fundo, Ja quando o carro esta difícil ele não vai, o oposto do alonso que claramente não tem um carro de 1 e mesmo assim vai rumo ao campeonato.
O Flavio as vezes tem que deixar a torcida de lado e ser frio, esta parecendo o pessoal da Globo. Quero ver na hora que tiver que ter um carro mais ou menos para vermos quem vai brigar com o Alonso.
Carro RBR so compete em pistas com características bem especificas e depois existem 4 STR’s na pista.
Bruno Senna é que é uma piada-pronta, ele se tornou o zé das desculpas nas classificações! Nas corridas, além de lento é uma verdadeira chicane ambulante, se enrosca toda hora(lento porque sempre tem uma nanica Toro-Rosso a sua frente).
Batalha de Grid: Maldonado 11×4 Bruno(no relógio esta 14×2). O sobrinho só superou Pastor em duas classificações, mas em MON e ITA dependeu de punições do companheiro pra largar a frente. No CAN Maldonado bateu na última curva, se não fosse isso chegaria de novo ao “Q3”, até de erro do companheiro o sobrinho dependeu para largar a frente. Ou seja, no “relógio” Bruno só superou Pastor uma única vez no ano. Vantagem-média em Qualificação, Maldonado é cerca de 0.466s mais rápido que Bruno.
Batalha pelo “Q3″: Maldonado 9×1 Bruno, o venezuelano se classificou entre os seis primeiros em cinco oportunidades. Bruno só conseguiu largar em nono na Hungria, mas isso porque vários pilotos tiveram dia ruim.
Vitórias: Maldonado 1×0 Bruno, Poles: Maldonado 1×0 Bruno, Pódios: Maldonado 1×0 Bruno. Colocação atual no Mundial: 15º) Maldonado, 29 pontos. 16º) Bruno, 25 pontos. O que o venezuelano fez em duas provas, o sobrinho não conseguiu em 14, somar 29 pontos! Sorte do sobrinho que existe piloto-pagante na F1, senão nem estaria na categoria. Se o sobrinho não consegue superar um veloz-estabanado como Maldonado, vai superar quem no meio do pelotão?
Bruno também faz muita besteira na pista, em 2012 se “enroscou” várias vezes: AUS(2x),MAL(1),CHN(1),ESP(2x),EUR(1),ALE(1),ITA(2X),CIN(1)…é muita coisa! Fora as pixotadas em treinos-livres e classificações. Em Cingapura foi um show de besteirol, Bruno chegou a bater no mesmo lugar por três vezes, na corrida novamente tocou no muro, dessa vez de pneus.
Ao contrário do companheiro, o sobrinho não ficou tomando punições de “baciada”, Bruno foi punido apenas uma vez no GP da Europa. Evidente que pegaram Maldonado como bode espiatório! Em Monza, depois de escapar de uma chicane em disputa com Di Resta, Bruno era para ser punido por manobra perigosa ao voltar de forma perigosa a frente de Webber. Em Cingapura Bruno-Dick-Vigarista(ha ha ha), jogou o carro de forma suja em cima de Massa, nada aconteceu, nem advertência o sobrinho tomou( mas do jeito que é ruim de braço, se começar a tomar punições, aí nem tem como renovar o contrato). A FIA ou é cega ou esta com pena de dar punições ao sobrinho!
Nas oito provas em 2011, metade Bruno tomou punições! Na BEL deu uma “barrichelada” logo após a largada batendo no carro da frente, depois foi punido. Em outras duas provas Bruno-chicane-ambulante atrapalhou carros mais rápidos, de novo foi punido. No GP Brasil tocou duas vezes em Schumacher, no segundo toque deixou o carro do alemão com pneu furado, Bruno novamente tomou punição.
O sobrinho é ou não uma verdadeira chicane ambulante?
Estava observando que fez…Nicolas Prost em categorias de base, depois comparei com o sobrinho, tá russo!
http://en.wikipedia.org/wiki/Nicolas_Prost
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruno_Senna
Diferença tem nome ao volante, talento acima da média:
http://en.wikipedia.org/wiki/Valtteri_Bottas
http://en.wikipedia.org/wiki/Nico_H%C3%BClkenberg
Williams e Sauber tem os melhores carros no meio do pelotão, Perez não perdeu tempo e já se garantiu em equipe de ponta. Já os pilotos da Williams estão jogando uma chance de ouro fora. Maldonado ainda tem salvação pode ficar uns anos na F1, mas o sobrinho no geral, é muito ruim! Pastor e Bruno devem ficar na F1 até a grana acabar, paciência…
Agora a pachecada pode começar o “apedrejamento”. Hilário pegarem só no pé de Maldonado, mas pagante por pagante o venezuelano é muito melhor, além de ser mais esperto em clasisficação. E a mãozinha do sobrinho reclamando sempre na pista? Já virou moda esse ano…ha ha ha. Se posiciona melhor na pista meu filho, assim vc evita dor de cabeça.
O tio deve estar se revirando no caixão!!!
Caro Vanderli. Se está se referindo ao fraco desempenho de Bruno Senna, até concordo que se pode sentir saudade do Rubens Barrichello. Também acho que a Williams teria muito mais pontos com ele. Mas com relação ao Massa, vai querer comparar? Vai dizer que o Barrichello é melhor? Então leia.
Me diga, me responda. Você comeu bola? Qual o seu parâmetro para dizer que o Barrichello é melhor que o Massa? Vamos lá: títulos Barrichello 0×0 Massa. Vitórias Barrichello 11×11. Poles: Barrichello 14×15 Massa (Massa na frente). Voltas mais rápidas: Barrichello 17×14 Massa (Barrichello empata). Voltas na lidernça: Barrichello 854×877 (Massa na frente 1×2). Peguei alguns pontos importantes na vida de um piloto. Mas, ao vermos que ambos venceram o mesmo número de vezes, que Massa tem mais poles e mais voltas na liderança, temos também um outro dado gritante: Barrichello correu 323 corridas e Massa 166. É praticamente o dobro de corridas. Ambos já foram vice campeões. Mas o Massa disputou o título até a última corrida e perdeu apenas na última curva e por apenas um (1) ponto. Barrichello já era vice campeão bem antes de o campeonato acabar. Se alegam que era o Schumacher e seu contrato que podaram o Barrichello, qual a diferença entre os dois brasileiros, sendo que agora Alonso faz a mesma coisa? Se disserem que Massa não foi segundo piloto em 2008 e por isso pôde disputar o título, em 2009, Barrichello não era segundo piloto, tinha o melhor carro e perdeu (e por antecipação) para Button, até então um desconhecido, um famoso Quem? E perdeu o vice para Vettel. Agora me digam: em que o Barrichello superou o Massa? Em que ele é melhor? Eu leio sempre este blog. A próxima vez que alguém vier com essa balela que o Barrichello é melhor que o Massa, traga dados para se basear. Não apenas a raiva do momento. Se o Barrichello ainda estivesse correndo, iam dizer o que? Que o Pedro Paulo Diniz era melhor? Só estão dizendo que ele é melhor porque parou.
Não sei se é só eu, mas sempre fico ressabiado qdo o Vettel faz esses tempos “extraordinários” com a retaguarda do newey…
0,1 0,2 na classificação eu ate aceito, mas 0,9 pra um carro de outra equipe, esse tipo de coisa que não entra na minha cabeça, e evita que eu aceite ele sendo como um “verdadeiro campeão” por + que eu reconheça que ele é mto bom (da pau no web facil)
Bate muito e quebra muito, mas consegue se recuperar não só pq eh bom, mas tb pq o carro voa ate + que o normal as vezes…
Eu acho mesmo um absurdo certas comparações sobre os antigos e os atuais pilotos, pra começar eram muito menos provas do que as de hoje, em segundo a pontuação tb era bem menor do que é a de hoje, então pq insistir numa coisa que é facil dizer, são tempos diferentes, pilotos diferentes e maquinas diferentes, portanto sem comparação. Ponto final, se Vettel correse no tempo do velho Schummy será que ele seria o piloto de hoje, as vezes fico pasmo com isso.
Braço o Vettel tem de sobra. O problema é a sorte do Alonso: espero que o carro do alemão não exploda no meio da corrida…
Vi o treino classificatório pela reprise no sportv. Pelo amor de deus! que choradeira! faltaram só ascenderem as fogueiras e tacarem o vergne nela. Realmente ele atrapalhou o bruno, mas poxa, o cara tinha que fazer a curva… e mais, a culpa é do bruno e da equipe tb, pois na primeira volta ele foi lento e a equipe soltou ele para a segunda volta muito tarde. paciência… é só mais uma fraquíssima classificação de um faco piloto.
Bom, o treino não foi lá essas coisas. Só consegui assistir sem pegar no sono porque sou apaixonado por Fórmula 1.
Parabéns a Vettel por mais uma conquista. Ele é realmente um excelente piloto (não se compara a Hamilton e Alonso), mas tem seus méritos sim. Certamente já se tornou um dos grandes.
E como se sabe, é muito difícil o alemãozinho perder uma corrida quando larga na pole. Só duas coisas poderiam atrapalhar sua vitória amanhã: o alternador do motor Renault de seu RB8 e ele… Grosjean, vindo da segunda fila feito um míssil Tomahawk, destruindo tudo e todos. Kobayashi que se cuide também.
Alonso tem missão difícil pela frente, mas nada é tão impossível assim para El Fodón. Ele até reclama, mas quando está na pista faz o que precisa ser feito, no mínimo, quando não faz alguma mágica. Aposto no mínimo um 4º lugar pra ele amanhã.
E Hamilton? Esse já falou que vai lutar pelo título até a morte. Sujeito heróico, o moço. Significa que agora é do jeito dele. Nada de pontinhos, não dá. Tem que ser “kamikaze”, e ele escolheu o melhor lugar para agir assim, a terra dos kamikazes.
Massa realmente deu azar por não ter conseguido o grip ideal, mas acabou sendo beneficiado por ganhar uma posição e por ter apresentado um desempenho até convicente, muitas vezes superando os tempos de Alonso. Acredito que ele vai conseguir uma boa pontuação. Quem sabe um quinto lugar.
Bruno vai ganhar o Troféu Gesticulador 2012. É incrível como ele se estressa com facilidade, erguendo ernergicamente seu braço em sinal de protesto. Calma lá, não é assim! Por mais razão que tenha, o rádio é mais eficiente para externar sua indignação. Mas espero que a corrida para ele seja boa amanhã.
É isso! Amanhã não assisto a corrida, irei trabalhar nas Eleições 2012, a “festa da democracia”, como diz o filósofo e narrador nas horas vagas, Luís Roberto, da Globo. Aquele que chama Lewis Hamilton de Luís Rémilton.