Vettel, pole histórica em Suzuka
06/10/12 03:13Em Suzuka, um banho de Vettel.
O alemão dominou o sábado e conquistou a pole sem dificuldades.
Alonso, que larga em sexto, descobriu agora quem será seu grande rival pelo título.
E tem motivos para estar realmente preocupado.
Mas, talvez mais importante do que os reflexos para o momento, são os contornos históricos do que aconteceu neste sábado em Suzuka.
É a 34ª pole de Vettel. Com isso, ele supera as 33 poles de Clark. Um número mítico, um recorde que durou 21 anos até ser derrubado por Senna, em Phoenix-89.
Prost parou nas 33. Schumacher tem 68. E é isso, pois: apenas Schumacher e Senna, em toda a história, fizeram mais poles do que Vettel. Nada mal, não?
O show do alemão começou no final da noite de sexta por aqui, final da manhã de sábado por lá.
Foi quando ele começou a dirimir as dúvidas plantadas nos dois primeiros treinos: foi o mais rápido na terceira sessão livre, em dobradinha com Webber.
O tempo do alemão, 1min32s136, 0s235 melhor que o australiano. Massa foi o terceiro, seguido por Schumacher, Pérez, Kobayashi. A McLaren colocou Button em oitavo e Hamilton apenas em 13º. Bruno ficou em 16º.
O treino classificatório aconteceu com céu azul, 26ºC no ar, 35ºC no asfalto.
E o mais rápido, no Q1, foi Grosjean: 1min32s029, 0s013 melhor que Kobayashi. Pérez foi o terceiro, seguido por Raikkonen, Alonso, Vettel, Hulkenberg… Massa foi o décimo.
Os cortados, Bruno, Kovalainen, Glock, De la Rosa, Pic, Petrov, Karthikeyan.
“É uma piada. Um cara totalmente sem consideração. Perdi minha chance de passar, eu estava tranquilo… Mas, enfim, é isso aí”, disse Bruno, à TV Globo.
O “cara” é Vergne, que realmente atrapalhou o brasileiro na sua última volta. Mas Maldonado, com uma volta rápida, ficou com o oitavo tempo. Schumacher, com uma volta rápida, e de pneus duros, passou. É…
E veio o Q2. E a vez de Massa ficar.
O brasileiro da Ferrari fez o 11º tempo e não conseguiu avançar. Também ficaram Di Resta, Schumacher, Maldonado, Rosberg, Ricciardo e Vergne.
“Eu estava muito contente com o carro. Fiz meu melhor tempo com um pneu mole usado. Parei, coloquei um novo, mas não consegui melhorar. Não tinha grip… Não sei se foi um problema do pneu, mas não consegui melhorar”, explicou Massa.
Vettel fez 1min31s501, o melhor tempo. A 0s271, Button. Depois, ainda avançaram Raikkonen, Alonso, Kobayashi, Webber, Grosjean, Hamilton, Pérez e Hulkenberg.
Chegou, então, a hora de decisão.
E Vettel não estava pra brincadeira. Logo de cara, foi pra pista e arrasou a concorrência: 1min30s839, a melhor marca do final de semana. Não foi superado por mais ninguém.
Webber ficou a 0s251.
Button foi o terceiro, mas perderá cinco posição no grid por ter trocado o câmbio.
Assim, a segunda fila terá Kobayashi e Grosjean. Na terceira, Pérez e Alonso. Logo atrás, Raikkonen e, agora sim, Button. Hamilton sai em nono, com Massa em décimo _Hulkenberg também trocou câmbio.
Palpite para o GP? Outro banho de Vettel. E Alonso correndo como um louco para chegar ao pódio. Tudo isso, num dos circuitos mais espetaculares do automobilismo.
Ou seja, perspectivas de corrida muito boa. Programe o despertador.
Com tanto torcedor anti-Alonso torcendo contra (acho que em função de não aceitarem as limitações do limitado Felipe Massa como companheiro) fica até difícil emitir uma opinião em contrário. De fato, concordo plenamente que a FERRARI não evoluiu quase nada em termos de desenvolvimento e continua atrás das grandes. Mas, não nos esqueçamos da capacidade do espanhol de tirar leite de pedra. Vettel está numa fase ascendente juntamente com a RBR que cresceu na hora certa. Faltam 06 corridas e o jogo continua aberto para ALONSO, HAMILTON e VETELL. É esperar pra ver…
É, grana e nome não faz o carro andar.
Já comprei um energético de 2l aqui!
Alonso, neste momento, deve estar desesperado. Vettel, principal adversário na conquista do título, está com sangue nos olhos. Trata-se de um piloto fantástico, brilhante, que ganha corrida com carro ruim (leia-se Toro Rosso). Se ele ganhar, o campeonato pega fogo de vez. Eu sou mais ele na conquista do tri!
Felipe tem é que estar super feliz! Tá largando em 11o…pode escolher os pneus da largada…numa pista onde é difícil a ultrapassagem o melhor seria largar de duro e no final com menos gasolina fazer 2 stints de mole e vir atropelando todo mundo! Olha a chance de pódio aí!…
Óbvio q largando de 11o tem q usar duros, mas o motivo não é esse, e sim o fato de 10 carros da frente tem macios, e então vc tem q fazer algo diferente, pra ter chance de um desempenho melhor com base em pneus, no computo geral.
Tb tem chance de ter desempenho pior, é bom que se diga.
Independente disso, a chance do Massa chegar no pódio, é tendente à ZERO.
Seria uma boa estratégia, porém esta chovendo aqui em Suzuka e se continuar assim quem vai se destacar é o Alonso, mais uma vez…
Fabio, ele passando para 10, continua com a opção de escolher da largada?
os pneus.
Acorda pra vida, ESSE MASSA É UM PILOTINHO BAMBI, MAIS NADA, NOS TEMOS E QUE REZAR PRA SURGIR ALGUEM, NOS PROXIMOS ANOS. FORA MASSINHA BAMBI, FORA SOBRINHO DO SENNA, AI QUE BOM SERIA SE O VETTEL FOSSE BRAZUCA.
Você esquece que ele terá que acompanhar a “tropa”, pesado e com esse pneu no qual adora por defeito. Seria uma façanha, coisa que não acredito que ele consiga.
Hamilton e Alonso largando de trás é promessa de uma boas disputas, Kobayashi e Grosjean largando na frente é promessa de emoções E com tempos tão próximos …. Vai ser uma tremenda corrida!!!
Vou me matar no café hoje !!!!
bruno senna, pede pra sair….
SUBRINHO DO SENNA, MAIS NADA.
VAI ANDAR DE NASCAR COM O NELSINHO. AI QUE SAUDADE DO EMERSON, DO NELSON E DO AYRTON, QUE DUREZA
Pelo amor de DEUS! volta Rubinho!!
o rubica vai e tomar pau do kaka e do popo
fora rubinho , lixollllllllllllllllllll
pensei que nunca diria isso: Rubens estamos com saudades!
como eu previ o Vettel vai ser tri e embora torça pelo Hamilton sei que ele não vai se ser vice, por isso como torcedor anti-ferrari vou torcer para Vettel ser tri. esse alemão se tiver sempre um carro competitivo vai bater todos os record da formula 1 por isso a ferrari está louca para contratá-lo, veja se ele for tri ele pode ser contratodo para primeiro piloto da ferrari em 2014. o Hamilto meu piloto favorito mas não vai ser campeão esse ano.
Esse Bruno que é uma piada. Reclamando como tivesse alguma chance de passar do Q2. Vai pra casa muleque!!!
BOA É ISSO AI, ESSE SO TEM SOBRENOME. VALEU
Perai,Fabio.Vamos ser justos com o Bruno,realmente o Maldonado passou com apenas uma volta rapida,mas essa unica volta rapida foi com o pneu macio.Bruno ja tinha um tempo registrado,mas era de pneu duro,essa volta que ele foi atrapalhado pelo Vergne tambem seria a sua primeira de pneus macios,e a julgar pelo comparativo do tempo que ele fez no primeiro e segundo setor da pista teria sim passado com sobras,ele vinha em uma excelente volta..Agora,oque eu não consigo entender é essa mania das equipes “soltarem´´os pilotos com o tempo de fazer apenas uma volta,se acontece alguma coisa(como aconteceu)não da mais tempo de fazer nada.
Sinto te informar, mas o Lalli ainda poderia abrir uma volta rápida. Perdeu mais tempo reckamando do Vergne e tirando o pé. Para provar, veja o replay do treino e que o Vergne abriu a volta rápida DEPOIS do incidente com o Lalli. Assim, faltou inteligência emocional para o sobrinho.
Vettel quebra amanha !!!
Gooo Alonso !!!
Estou contigo Jean
Sim há tempo….
1 Vettel
2 Weber
3 Perez
4 Alonso
5 Massa
10 Senna
Maldonado bate e grojean e Nakashima se estranham na largada! rsrsrsrs
Porque histórica ? Todos sabíamos que a Red Bull estava mais rápida, e que o Vettel é mais rápido que o Webber, portanto…adivinhem que faria a pole ??
Olha só, vc confundiu “surpreendente” com “histórica”…
Esse Felipe deve ser o Massa… Saudade do Senna e do Piquet, meu Deus!!
Vc encariocou mesmo. “Olha só?”. Fala sério, hehe! Abs
Histórica sim, agora ele é o 3o piloto com mais poles na história da F-1, leia a reportagem com atenção…
Histórica por ter superado Clark e Prost em pole-positions, e só ficar atrás de Senna e Prost.
Não tem mais compreensão de texto nas escolas né?
Vettel será sim o grande nome da F1 e deve superar o Senna em talento, além de veloz, rápido, inteligente, preparado para vencer, esse chucrut tem carisma e conquista os torcedores com seu bom humor e simpatia, e pelo que sabemos joga limpo o que é o oposto do seu compatriota….
Peça urgente a sua medicação pois está na cara que você não tomou seus remédios. Vettel nunca fez nada para ser comparado ao Senna e jamais será melhor que ele.
Dá para ver o brilho dos seus olhos ao comentar do show do alemão.
Circuito espetacular para quem?
Niguém passa ninguém, estreito… tá de brincadeira?
Espetacular é Spa, é Interlagos ( traçado ), Monza….
Circuito espetacular para TODOS os pilotos da F-1. Só isso.
Ui nega…
kkkkkkkkk, Interlagos melhor que Suzuka? tá pirex brother? Fanboy!
Passo a passo, vitória após vitória, Vettel vem construindo seu nome no cenário da F1. Não duvidaria se ele chegar a ser o piloto que mais se aproxime de Schumacher em conquistas, digo vitórias, poles e pódiums, porque em talento nosso Senna foi insuperável. Saudações
Já que estarei sem internet, já o meu palpite para amanhã:
1 – Vettel
2 – Webber
3 – Perez
Nunca me apeguei ao número absoluto de poles, pois a forma como elas foram conseguidas mudou muito em todos esses anos..
E Hamilton sai em 9º com o Button (originalmente) em 3º? Efeito Mercedes…
E mais uma vez a ferrari correrá pensando em pontinhos, tomando um temporal dos concorrentes. Como Alonso fará pra colocar “a outra mão” na Taça? Comprará um Vodu dos carros rivais?
A FIA precisa investigar esse negócio de pneus sem grip. Poxa! os defeituosos só vão para o carro de barrichelizado? 3, 4 anos com a mesma desculpa: “PNEUS, PnEus, pNeUs”. Isso já virou mantra.
Deixa de ser bobo. Essa pole tem nada de historica. E apenas um numero e a corrida e amanha.
Tá ai uma coisa para qual não perco meu sono mais.
A bandeira amarela atrapalhou muitos mas nao atrapalhou Kobayashi, que melhorou seu tempo na última volta e passou no trecho quando ainda estava em bandeira amarela. Estranho ninguem tem levantado esta questão.
Os dados da telemetria de Suzuka mostram que o carro perde muita velocidade com o tanque cheio, mais do que a maior parte das pistas da temporada. Esta será a maior dificuldade para a Red Bull em corrida. No fundo, Newey, Horner e cia ltda optam novamente por um pequeno bluff na qualificação. O piloto que optou pelo acerto mais realista todo o fim de semana, inclusive na qualificação foi Button. O seu maior problema é a punição, mas acho que nem isso deve ser suficiente para que Button lute pela vitória na corrida. Vettel e Webber vão ter muitas dificuldades com o desgaste dos pneus. Para ser competitivo a Red Bull opta por maior arrasto e vai ser dificil não ser mais lenta que a Mclaren em corrida, pois esta perde menos velocidade com o tanque cheio que o RB. Hamilton deve ter tido algum problema extra na qualif. porque foi na q1, q2 e q3 quase sempre o mais lento dos 10 que chegaram a q3. Não deve ser nada de grave. Corrigido esse problema, Hamilton em corrida será mais rápido que os RB. Alonso vai provando que o Ferrari está se despedindo lentamente (agora mais rápido) do título de pilotos. Todas as equipes grandes e médias já tem pelo menos 1 carro mais rápido que o Ferrari. Só faltou o Force India, mas foi por pequenos detalhes que esta também não foi mais rápida que Alonso. O piloto espanhol da Ferrari pode experimentar seu primeiro abandono do campeonato amanhã em Suzuka. O desgaste dos pneus é muito rápido e o carro fica sem frente primeiro e depois perde a traseira. Hamilton mesmo largando em 9º pode ganhar uns bons 15 pontos a Alonso, ou mais. Vettel pode ser a melhor distração à Alonso que Hamilton poderia ter nesta reta final de campeonato. O coelho certo. Com um carro tosco, um motor lento, e com a cabeça dividida em 2 adversários, Alonso está cada vez mais longe do título de 2012. Nesta reta final, a RB é uma boa surpresa, mas o carro tem problemas sérios de aerodinâmica que podem impedir Vettel de ser campeão, mas alguma coisa no nariz do carro, Newey começou a entender que estava errado. Talvez tarde demais.
Correção
O piloto que optou pelo acerto mais realista todo o fim de semana, inclusive na qualificação foi Button. O seu maior problema é a punição, mas acho que nem isso deve ser suficiente para que Button DEIXE DE LUTAR pela vitória na corrida
Fabio,largar em 11 nao e melhor que 10,ja que pode trocae os pneus?
O Massa pode, porque o que conta é o tempo na classificação.
Abs
O MASSA E UM PILOTINHO BAMBI, MAIS NDA
Gostaria muito de poder perguntar agora ao Alonso se ter Vettel como seu concorrente direto “Ainda não é problema?”
Eu lembro que algumas corridas atras, o espanhol desdenhou do alemãozinho da Red Bull, dizendo que não havia preocupação com o fato de Vettel estar em segundo no campeonato.
E agora, Alonso? Vc ainda acha que não vai ser problema ter o Vettel com um supercarro se aproximando e vc com esse carro problematico nas mãos ???
Verdade, mas acho que por ser coisa de corrida (sorte, talvez) nem valha a pena enfatizar. Aliás, quem deixa pra fazer tempo depois do tempo está sujeito a esse tipo de problema. E convenhamos que o temporal das Red Bull dificilmente seriam superados.
Lamentável é que com as McLaren tão distantes das Red Bull não haverá briga real pelas primeiras posições. Não dá pra esperar muito de um Kobayashi e um Grosjean. Esperemos que ao menos “coisas de corrida” ajudem a dar mais emoção.
Nada de perder as esperanças.
Imaginem se o webber resolve se atirar para cima do vettel logo na largada e ambos vão parar na brita ???
Finalmente achei um blog onde o texto sobre a disputa da pole de Suzuka não comenta o fato do Raikkonen ter rodado, provocado bandeira amarela em um setor e Alonso e Hamilton não terem lançado voltas na tentativa da pole facilitando o “banho” de 2 décimos de Vettel em cima de Webber seu “companheiro” de equipe por isso estarem com um jogo de pneus mais conservados para largada como Vettel que não lançou segunda volta mas que terá de largar com o usado para pole.
O Raikkonen estragou tudo, além de rodar na sua flying lap.Prejudicou Hamilton e Alonso que estavam em suas primeiras voltas de pneus novos e tiveram de abortar suas voltas devido bandeira amarela.Erro de novato.Parece que a sorte do Alonso está acabando.
Pois é, dessa vez Alonso deu um azar daqueles e a coisa fedeu de vez pra Ferrari.
A atualização que eles estrearam em Cingapura e que prometia ser um enorme ganho de downforce foi uma enorme decepção.
Assim, a Ferrari dançou feio porque não há mais tempo para corrigir essa falha.
Alem de Suzuka, as proximas 3 corridas pedem tbm muito downforce e mais uma vez a Ferrari vai se estrepar e a Red Bull levar o titulo.
Alonso nadou, nadou e vai morrer na praia.
Fábio, faltou explicar a possível causa do desempenho abaixo do esperado de Alonso e Hamilton… Aquela bandeira amarela com o Raikkonen arruinou a volta de ambos…