Suzuka, 1º e 2º treinos livres
05/10/12 08:18No primeiro treino, dobradinha da McLaren. No segundo, resposta de Webber. A Ferrari, meio sumida, mas com discursos otimistas.
O resumo honesto é que não dá pra tirar nenhuma conclusão do primeiro dia em Suzuka. A não ser, claro, que o favoritismo deve ficar entre essas três _é difícil menosprezar o braço do Alonso, mesmo que ele não tenha um carro à altura.
Na manhã japonesa, noite de quinta no Brasil, teve Button na frente, com 1min34s507, 0s233 melhor do que Hamilton. Webber surgiu em terceiro, na cola, seguido por Rosberg, Schumacher, Kobayashi e Massa.
Alonso, diz a Ferrari, preocupou-se mais com testes de novos componentes aerodinâmicos. (Será?) Bruno cedeu seu carro a Bottas, que ficou em 18º.
Na segunda sessão, ritmo mais forte e três sustos. Di Resta e Schumacher escaparam e bateram. E Petrov viu sua asa traseira sair voando em plena reta.
Webber fez 1min32s493, 0s214 melhor que Hamilton. Vettel ficou em terceiro, com Hulkenberg em quarto e Alonso em quinto.
Bruno foi o oitavo. Massa ficou imediatamente atrás, em nono.
Ah, sim: no paddock a coisa também está agitada. O boato da vez é que a Force India vai anunciar Alguersuari no final de semana. Isso significaria que Di Resta ou Hulkenberg está livre. São dois pilotos com bom mercado…
A dança das cadeiras pode continuar na F1. dia 7 também tem eleições presidenciais na Venezuela.
Fabio se Hugo Chaves perde a oposição continua a apoiar seus pilotos na F1, GP2.
Pra mim se Chaves perde tchau, tchau Maldonado.
Chavez não perde a eleição…
Fábio, se o massa realmente estivesse perto de sair da Ferrari, não estaria fazendo contatos com outras equipes já? Só vemos boatos sobre sua saída, mas nada sobre conversas com outras equipes! Agora é tarde?
Todo piloto faz contatos com outras equipes quando seu contrato está perto do fim. É praxe.
Abs
Fábio, caso Di Resta ou Hulkenberg forem para a Ferrari, acha que Felipe pode ir parar na Sauber?
E mais: isso seria o fim da carreira dele como possível vencedor e campeão?
Sim para a primeira pergunta. Não para a segunda.
Abs
Não mesmo. As oportunidades do Massa na F1 ja eram faz tempo. A sua única maneira de permanecer na F1 com competitividade era de ter sido campeão em 2008 e ter caído fora da ferrari logo em seguida. Ele indo pra sauber que chances reais ele vai ter de voltar pra uma equipe de ponta..? Só teria mclarem basicamente pra entrar… Sem condições.
amigo Fábio sempre politico! Abs
qual a previsão do tempo pra hora da corrida no domingo Fábio Seixas??
depende,se Maldonado e Grosjean largarem perto um do outro a previsão é de TSUNAMI.
Realmente Fabio sem conclusões nessa quinta e sexta de treinos, cada um tomou um caminho para preparar para a corrida para os treinos veremos hoje a noite e ai o pega pra capar na madrugada de sabado e veremos quem mentiu quem falou a verdade
Não faz sentido, Alguersuari nunca teve bons resultados na F1 e a dupla da Force India está bem, ou é falta de grana (e como um piloto espanhol conseguiria patrocínio forte?), ou já perdeu um dos pilotos para outra equipe… E não faz sentido um dos dois saírem para a Sauber, seria para pular para um maior… Ferrari?
Saco um pouco cheio da babação geral de ovo pra cima desse Alonso. Menos…..
Vishhhh se a Force India anunciar mesmo o Alguersuari, o Massa já pode ir preparando as malas dele. Afinal para onde um dos dois pilotos atuais da Force India poderiam ir? Williams? Duvido, tá uma guerra lá e o Maldonado tá praticamente garantido.
Lotus? Com o belo trabalho de Kimi e Grosjen, impossível. Sauber? Talvez a única possibilidade, fora isso é a Ferrari e pronto.
Não faz o menor sentido a Ferrari abrir mão do Perez pra pegar um desses dois pilotos. A Ferrari deve renovar com Massa, faz mais sentido. Será que eles esperam pela recuperação de Kubica?
Kubica, por que não?
Um amigo ortopedista deu a opinião dele ( de longe, sem ver histórico medico, etc..)
Ele até teria chance com um carro de F-1 com algumas adaptações, aliviando o lado que foi afetado pelo acidente…
( Na minha opinião, ele pode até ter voltado a pilotar, e pode pilotar de forma competitiva em muitas categorias, mas F-1 a exigência é extrema )
Os dois treinos expõe os problemas do Ferrari de forma clara. Uma pista que tem características técnicas muito desfavoráveis ao Ferrari. Aquela sequência de queda de rendimento de Alonso continua se acentuando. No P1, o melhor Ferrari ficou em 7º a 0,776s do 1º. No P2 o melhor Ferrari ficou em 5º a 0,6s. Foram sempre 3 equipes diferentes mais rápidas que o carro italiano. Com Button tendo se acertado no P2, Alonso teria ficado em 6º. Apesar das mudanças na aerodinâmica, ficou claro que aquela tendência que vinha desde o GP da Alemanha se mantém. Vários carros já ´são mais rápidos que o Ferrari. Em corrida o mais provável é que tanto Force India, como Lotus e Willians passem os carros de Maranello. Com 315kmh de vel. de ponta, 222kmh de média, 36 trocas de marcha por volta, poucas curvas em 2ª, os Esses muito velozes, Full Throtle em 65% do circuito, Downforce muito alto, poucas travagens bruscas, e uma dificuldade de controle da temperatura dos freios, o Ferrari de Alonso tende a ter uma qualificação muito fraca e talvez o primeiro abandono da temporada em corrida.
Racing Fan, sua análise seria perfeita se corrida de automóvel fosse uma equação matemática. No entanto há variáveis que não são cartesianas e que fazem Alonso ser líder do mundial com 29 pontos de vantagem para Vettel. Se o espanhol encontrar uma volta perfeita no Q3 (o que não é impossível), vai ficar andando a frente de carros mais rápidos e pode beliscar um pódio, isso se não vencer.
E apostar em abandono da Ferrari, aí você pesou a mão. O carro pode não ser o mais veloz, mas com Alonso não teve nenhum problema mecânico no ano, só não chegou por culpa de Grosjean.
“Alonso, diz a Ferrari, preocupou-se mais com testes de novos componentes aerodinâmicos. (Será?)”, não entendi este seu será, pra quem viu o treino ficou obvio que ele estava testando componentes, inclusive com a troca da asa e o uso daquela fita amarela na asa traseira.
Cheguei a uma conclusão porque Schumacher estar errando acima da média, no primeiro ano ele voltou “enferrujado”, sem ritmo mas raramente se meteu em confusão, no máximo era uma rodada pra fora da pista. No segundo ano em 2011 ele foi melhorando ao ponto de dar trabalho ao Rosberg nas últimas corridas, sofreu alguns acidentes, mas isso é normal disputando no pelotão da merda. Em 2012 o alemão começou a temporada muito motivado, e em termos de performance estava colocando Nico no bolso nas primeiras provas.
Só que, o carro começou a quebrar uma barbaridade, ao mesmo tempo a equipe errava em momentos decisivos com Schumacher. Mesmo assim o alemão não disparou contra a equipe, o velho alemão deu uma “aula” a Barrichello que como ser uma bom perdedor dentro de um time. Coisa que Rubinho não conseguiu em 19 anos de F1, mais a temporada na Indy.
Pra piorar, Rosberg não passou pelos mesmos problemas técnicos de Schumacher, no seu caso era só pegar a “mão” do carro que os resultados iam acontecer. E foi o que ocorreu, Nico fez uma ótima sequência de resultados, mas Schumacher só ficou com 2 pontos.
Em todo caso era cedo para Schumacher jogar a toalha, só que o carro Mercedes voltou a decepcionar para os dois pilotos. Schumacher nas últimas 7 corridas(nos geral), ainda superou Rosberg com certa facilidade somando 41 pontos contra 26 de Nico. Só que teve um problema, Schumacher perdeu a motivação ao volante. Ele sabia que 2012 seria um ano decisivo pra equipe evoluir e brigar com tudo a partir de 2013, com um carro vencedor daria para prolongar mais dois anos na categoria.
Com o carro se “arrastando” na pista e já perto dos 44 anos, Schumacher sabia que não teria mais como prolongar o trabalho de desenvolvimento por mais 2 anos, pra depois tentar um título. Se o carro fizesse pódios constantes com os dois pilotos, a motivação e concentração na pista ia subir, mas não foi o que aconteceu com Schumacher. Rosberg ainda é jovem, esta motivado e quer provar que pode mostrar algo na F1, ainda esta naquela faixa crescente na pilotagem, diferente de Schumacher, que a muito custo tenta manter um bom pardrão pra disputar com a geração bem mais nova.
Mercedes e Schumacher chegaram a conclusão, o ideal seria a equipe optar por um piloto mais jovem, de preferencia de ponta e super motivado como Lewis. Esta explicado os erros “primário” nas últimas provas na Hungria, Cingapura e hoje no segundo treino de sexta no Japão. Pra confirmar essa teoria, Schumacher admitiu ao anunciar a aposentadoria que não estava 100% focado se queria continuar na F1, ou seja, ele perdeu o prazer de pilotar e fazer todo trabalho pra “levantar” um time. A Mercedes percebeu isso, e foi em busca de outro piloto pra liderar o time(Rosberg deve esta puto, se sentindo um Felipe Massa da vida). Quando o piloto perde a motivação, também perde a concentração, com isso os erros ao volante aparecem, caso do velho alemão.
Em todo caso, Schumacher pode tentar outros desafios menos exigente, pode correr somente na Europa no DTM ou tentar um trabalho visando vencer em Le Mans, o que seria espetacular na carreira depois dos 44 anos.
Vai ser outro desafio, mas também Schumacher vai chegar com outra motivação e sem muitas cobranças. Na Formula 1 depois dos 40 anos ficou comprovado, só dá para vencer e disputar títulos se pegar um carro superior, foi o que aconteceu com Lauda em 84, e Prost em 93. Se for para fazer todo trabalho de evolução pra erguer um time, nem adianta tentar. Se Schumacher não conseguiu, outro piloto depois dos 40 não vai conseguir.
Lauda ainda era novo quando voltou em 82, mas Prost já tinha 39 anos, e só voltou ao mundial sabendo que ia ser campeão sem rivais! Era para o novato D.Hill vencer 5 corridas como Prost em 93, até dava pra disputar o título a partir do GP da França, mas a Williams não permitiu. Bom lembrar que Lauda com um carro mediano foi um fiasco em 83, já com um carro superior foi campeão em 84.
Líder D.Hill entrega liderança a Prost no Canadá em 93:
http://www.youtube.com/watch?v=2HSAm0pZS04
Líder D.Hill entrega liderança a Prost GP França 93:
http://www.youtube.com/watch?v=sAP9Smmix3U&feature=plcp
Williams admite ordem para Prost ser campeão no GP da Itália:
http://www.youtube.com/watch?v=64nMDgrzkMo&feature=plcp
Outro detalhe, a Mercedes só teve carro para disputar no pelotão da merda, Piquet depois de aposentar destacou que correr do lado de pilotos como De Cesares era o fim da picada, não tinha motivação pra continuar. Piquet nas últimas provas ao lado de Schumacher em 91, também cometeu erros bizarros, na pista era constantemente superado pelo novato alemão, era hora do tricampeão deixar a categoria. Abaixo, volta a volta de todas as 5 provas entre os pilotos da Benetton. Novato D.Hill em 93 botou pressão em Prost em várias provas, já em 94 Mansell sequer andava no ritmo do novato companheiro, basta perquisar! Todo mundo tem data de validade no esporte, Schumacher tentou correr contra o que seria a quarta geração a frente, muita coisa. Schumacher estava indo contra a lei da natureza, mas valeu pela tentativa, em nenhum momento ficou na choradeira ameaçando sair na F1 por ter equipamento inferior, esperou o contrato terminar pra encerrar a carreira.
Piquet x Schumacher em 1991:
ITA
http://www.statsf1.com/en/1991/italie/tour-par-tour.aspx
POR
http://www.statsf1.com/en/1991/portugal/tour-par-tour.aspx
ESP
http://www.statsf1.com/en/1991/espagne/tour-par-tour.aspx
JPN
http://www.statsf1.com/en/1991/japon/tour-par-tour.aspx
AUS
http://www.statsf1.com/en/1991/australie/tour-par-tour.aspx
Agora, imagina pilotar no pelotão da merda, com a pressão de organizar um time de nome Mercedes e desenvolver o carro, Piquet bem que tentou o mesmo na Lotus e Benetton mas não deu, paciência. Se o tricampeão não conseguiu, Schumacher não tem porque se envegonhar.
A história de Schumacher e Rosberg poderia ser outra com um carro decente(não sei como Nico esta aguentando, só esta descascando abacaxi desde que chegou a F1). Observe a volta de Kimi em 2012, ele ainda é jovem e deu a sorte de pegar um ótimo carro, até o novato-estabanado Grosjean se dá bem com ele, ambos fizeram boas corridas e conseguiram pódios! A motivação dos pilotos da Lotus esta em alta, isso não deve estar acontecendo da mesma forma com os pilotos da Mercedes, é só pressão. E não adianta jogar toda culpa em Schumacher, se for dobrar os pontos de Rosberg na tabela, a coisa não vai mudar muito, pula de 136 pontos para 186. Ainda estaria longe da Ferrari com 231 pontos. Nem dois Rosberg na Mercedes ia melhorar a situação! Se R.Brawn não tirar coelho da cartola nos próximos anos, nem dois Hamilton vai fazer a diferença chegando ao título. O problema na Mercedes sempre foi mais equipamento que pilotos. Quando o carro correspondia, era veloz e consistente, Nico e Schumacher faziam grandes corridas. Com os testes proibidos, só resta Lewis rezar para R.Brawn acertar no carro como fez em 2009, fora os “pacotes” de desenvolvimento durante o ano.
Boa sorte a Mercedes em 2013 porque ela vai precisar…a curto prazo, Rosberg arrumou outro companheiro pra descascar abacaxis. Lembre-se, se Lewis começar a fazer pódios e vencer logo de cara em 2013, o mérito é 70% de R.Brawn! Se Hamilton for campeão daqui uns três anos, aí sim ele ajudou na evolução gradual do carro, vai igualar feitos de Schumacher na Benetton(não na Ferrari), Alonso na Renault e Vettel na RBR. E não vai ser pouca coisa, raríssimos foram os pilotos na era moderna na F1 que conseguiram esse feito. Que me lembre, nos últimas três décadas só Lauda, Prost e Piquet conseguiram esse feito de “levantar” um time até o título…dá pra encaixar o Hakkinen que pegou uma “carroça” no começo na Mclaren, pra depois vencer um campeonato.
E não adianta criticar Hakkinen e Vettel por ter Newey como projetista. Lauda e Prost dependeram de “gênios” como Barnard, Murray e Nichols na Mclaren, já Piquet dependeu de F.Dernie e P.Head na Williams…todos projetistas do mesmo calibre que Newey. Ninguém faz nada sozinho na Formula 1! Tem piloto que vai pelo mais fácil, muda para um time que esta dominando uma época pra disputar títulos, mas aí é meio caminho andando! Assim é fácil demais…cansei de ver isso na F1!
Marcelo,voce acha que alguem le tudo isso?
Caro Marcelo, você realmente acredita que alguém leu este livro que escreveu acima? Eu não li…
Se for alguma coisa interessante, colo
Sartori,
Eu li…
Sei que na maioria dos dias ninguém tem tempo de ler algo muito grande, mas hoje – sexta a tarde – eu li.
O comentário é ótimo.
( Pode colar…)
Um blog dentro do blog mas se pode então blz. Mas Schumacher bom perdedor?? Hã?? Cê tá de brincadeira? Apagou da sua memória Mônaco 2006?? Isso que ele fez na época é coisa de bom perdedor?? Forçou hein amigo! Brincadeira essa…
Outra. O Schumacher nem de perto teve o mesmo tratamento na Mercedes que o Barrichello na Ferrari. Não dá pra comparar e ele não pode falar nada pq não faz nada. Só tomou pau nas 3 temporadas. Apaga o que ele é? Não, mas o fato que ele hj não supera o Rosberg.
xiii…a coisa vai ficar feia para o massa se isso acontecer…..pelo jeito F1 ano que vem sem brazucas…..
NÃO SEI NA CLASSIFICAÇÃO… MAS NA CORRIDA, SE BOBEAREM, O ALONSO VENCE OU BELISCA NO MÍNIMO O PODIUM! ELE É MUITO BOM DE BRAÇO…
Alguersuari que pilotinho mais tosco! Antes a Force ficasse com seus pilotos que são bem melhores, mas se isso vier a acontecer é muito provável a mudança de Hulk para a Ferrari realmente, o que na verdade é o fim da carreira dele, ou ele acha que a Ferrari vai deixar ele andar mais que Alonso? É bem capaz deles desligarem os fios do carro ou até furar o pneu para que isso não aconteça.
E o nossa Zaca (Massa), vai voltar a dirigir fiorino onde é o lugar de piloto que se sujeita a certas coisas.
Fábio, onde se especula que o Di Resta ou Hulkenberg irão? Ou não passa de boatos?
Os boatos falam em Ferrari.
Abs
Maior bomba que isso de Alguersuari em Force India é o Kubica como probador de Pirelli sustituindo o Alguersuari
meu caro Fabio e as possibilidades do Razia
De correr? Zero, acho.
Abs
Fabio voce que convive com os pilotos,por favor diga ao Bruno para acelerar mais e ficar longe do Massa senão sai caca.
Alguersuari? Isso é brincadeira, né?
O boato da Force Índia parece que mecheu com os nervos do Di Resta! O cara bateu no treino de hoje.
Acho que Di Resta fica, isso se nao tiver fechado com outra equipe
Desta forma então acho q o Bruno nao teria chance na Force India, talvez Sauber? nao estaria trocando seis por meia duzia?
Em que pese a sua eterna desconfiança em tudo o que diz respeito ao espanhol Fernando Alonso… (Será?)… Na hora da verdade ele acaba mostrando a todos o seu talento, difícil de aceitar pela grande maioria dos brasileiros, mesmo aqueles que verdadeiramente entendem de F1 como você…
Hamilton ganha uma aqui, Button outra ali, webber uma aculá e Vettel outra naquelas bandas… e assim o campeonato vai indo embora e o tri do Alonso vai ficando cada vez mais eminente com esse equilíbrio todo entre os seu concorrentes….
Pelo menos na primeira sessão (não vi a segunda), parece que foi isso mesmo. O Alonso a cada vez que entrava na pista estava com uma asa diferente. O problema é que mudava a asa e continuava ruim (quando entrou com aquela bizarra que eles tinham testado em cingapura então foi um desastre, acho que a volta ficou cinco segundos mais lenta)
Não acho que o Alguersuari seja melhor que o Di Resta ou Hulkenberg. Só se tiverem outros interesses por trás.
Sobre a ressalva final, Fábio, pensaste em Ferrari?
Eu e toda F-1…
Abs
Alguersuari? Nossa que furada….
Torço por Fernando Alonso mas de agora já digo com alguma certeza:
Vettel vai levar o campeonato deste ano.
E digo isso não só baseado nestes dois treinos livres mas por ver que nos proximos 3 GPs o uso do downforce será muito grande e ae a Red Bull está muito melhor que a Ferrada…, ops Ferrari.
O pessoal de maranello tava fazendo muita fé num pacote que levou para Cingapura e que serviria pra Suzuka, Coreia e Abu Dhabi.
Já em Cingapura foi um fiasco, em Suzuka não prestou (basta ver a volta catastrofica de Alonso em que o carro perde a traseira em varios pontos e na chicane que antecede a reta, Alonso perde brutalmente o ponto de freada).
E se a atualização não funcionou até agora, na Coreia e Abu Dhabi não vai ser diferente.
A Ferrari se estrepou e Vettel vai levar mais um caneco pra casa.
O dedo indicador se deu bem mais uma vez.
Fábio, você viu o Di Resta descendo do carro após a batida, que antipatia? O fiscal pôs a mão nas costas dele e ele virou-se e explicitamente tirou a mão, na maior demonstração gestual de “não me toque”. Ganhou minha antipatia eterna, odeio semideuses egocêntricos… Enquanto isso o Schumacher desceu e retribuiu a gentileza do fiscal em ajudá-lo: cumprimentou-o batendo no capacete dele, fiscal. É que o Di Resta é o Di Resta, né?
um deles está se despedindo definitivamente da formula 1, pela porta da frente, sem pressão, se divertindo, sendo o maior quebrador de recordes da história
por outro lado, temos um cara sob pressão, com risco de perder o banco, provavelmente já perdeu pelas declarações do blogueiro e nunca fez nada de excepcional na formula 1
acho que justificam os gestos e tensões
não julgue o pobre rapaz, é pressão demais nos ombros de um jovem
O fato de estar sob pressão não justifica o gesto, no meu modo de ver. Educação e respeito com o semelhante (se é que ele ainda acha o fiscal de pista um “semelhante”) devem continuar em primeiro lugar. Além disso, o piloto em questão não tem nada de “pobre rapaz”. Pobre rapaz sou eu, e nem por isso trato ninguém assim.
Julgar? Quem chega na F1 e não quer ser julgado é melhor sair mesmo. Mas quem sou eu pra dizer isso, apenas um pobre rapaz…