Auf Wiedersehen
04/10/12 09:41
Disseram certa vez que um atleta morre duas vezes. A primeira, quando se aposenta.
Alguns tentam ressuscitar. E raramente dá certo. Porque, por mais que exista motivação, vontade e tesão, o recomeço não pode ser comparado ao começo real.
Lá no fundo, o cara sabe o que já conquistou. Lembra das batalhas que já venceu, tem uma memória viva, pulsando, de todas as glórias que experimentou. E parece que, quanto mais vitorioso foi o atleta, mais fortes e indeléveis são essas lembranças.
Michael Jordan experimentou isso. Seu xará, Schumacher, também.
Nesta quinta, o alemão anunciou que para de vez. “Minha bateria está no vermelho”, disse.
E se é claro que suas biografias precisam trazer, a partir de agora, os resultados fracos desses três últimos anos, também parece-me justo que isso não ofusque as conquistas do alemão até 2006. Em números, ele é o maior vencedor de todos os tempos na F-1.
Eu acho extremamente injusto julgar o talento de Michael Schumacher por estes últimos três anos. Eu não gosto dele particularmente e torci sempre contra ele. Mas temos que admitir que ele foi o melhor de sua época. Ninguém ganha o mundial 7 vezes sem ser o melhor. Nenhum piloto vence 91 corridas sem ser o melhor. Ele tinha o melhor carro? Nem sempre. Em 1994, 1995 e 2000 ele não tinha, e mesmo assim foi campeão. Em 1994 ele tinha dispositivos irregulares em seu carro? Em 2006 o Alonso também tinha. E não vale aquela ladainha que ele não tinha rivais a altura. Em 1994 e 1995 talvez não tenha tido um rival tão duro, mas Damon Hill era um bom piloto. E Hakkinen foi duas vezes campeão. Ele era ruim? E não podemos nos esquecer que em 2003 e 2004 um de seus rivais foi Kimi Raikkonen, que hoje é tido como um dos melhores pilotos do grid. Se disserem que ele não tinha experiência, estarão se contradizendo em outros assuntos. Eu nunca simpatizei com o estilo de Schumacher pilotar, principalmente por ele querer ganhar a qualquer preço, como em 1994, ou como tentou fazer em 1997. Mas não podemos negar que ele foi muito bom, um dos maiores de todos os tempos. E que nem mesmo sua passagem desastrosa pela Mercedes pode apagar essa marca nem seus records.
Fábio, tudo bem dele parar, o problema é ele “voltar” para as motos!
Há uma diferença entre massacrar a concorrência em virtude de a concorrência ser técnicamente bem mais fraca do que também ser bastante dominante quando só se tem fera! Se o Sr. Fabio Seixas quer tanto se basear em *números* para “sugerir” que o alemão foi o maior então que se utilize do mesmo instrumento para ver que o alemão, após a partida do Senna, só pegou baba todos aqueles anos (talvez com exceção do Hakkinnen…). ESSES SÃO FATOS INDISCUTIVEIS!!! Sinto também muitissimo, mas quem nasceu pra ser rei *não perde a majestade* dessa forma! Velho? P-L-E-A-S-E!… O Fangio foi campeão pela primeira vez quando era mais velho que o alemão o é agora! Portanto, I don’t buy that, sir! Grande piloto? Sem dúvida, talvez entre os 5 maiores que já vi (e tenho mais de 40 anos de Fórmula 1!…), mas gênio e incrivel como o nosso Senna? Sinto muito, não dá pra comparar. Basta vermos corridas ditas “memoráveis” dos pilotos em questão. O que cada um era *capaz* de fazer nas pistas. Quero ver o alemão ganhar corrida sem freio, sem marchas, carro fraco, etc. ISSO o Senna fazia, portanto, fico estupefato que tenha brasileiro ainda achando o alemão “melhor” (SIC)! No mínimo, falta de patriotismo. Mas isso não me preocupa, pois os fatos estão aí pra ninguém discutir, either way one looks at it!!! Mas boa aposentadoria, seu Schumacher, só espero que continues vendo que de fato NUNCA chegaste aos pés do grande Senninha! 😉
Saudações brasileiras de Ottawa, Canadá
a maioria que critica usava fralda quando ele já vencia corridas… só porque ele acabou com um brasileirinho contra esse mundão todo ficam criticando! Se o Schumacher não é bom o suficiente, o que serão então Clark, Fangio, Fittipaldi, Lauda, Prost, Alonso?? Braços-duros?? E da para contar nos dedos os campeonatos em que o campeão não tinha o melhor carro (Schumacher esta nessa lista também)!
sempre acordei de madrugada para assistir formula 1 desde os tempos de Senna e Piquet,depois vi schumacher,um piloto espetacular numa era sem ultra passagens ele vencia corrida pois corrida com uma estratégia imbatível naquele momento,fazia as melhores voltas antes das paradas,e ganhava muito tempo em relação aos outros
sair pela portas dos fundos sem o direito duma despedida ou festa só me faz pensar numa coisa, o rancoroso rubinho deve ter dado gargalhadas de felicidades.
É verdade, o Shumacher saiu pela porta dos fundos, pois então o Rubinho saiu no fundo do poço, e o que é pior ele ainda continua chorando pela sua vaga perdida na Williams metendo o pau na sua atual dupla, como se ele fosse a última esperança da Terra.
Nesta sexta? Talvez, talvez, sexta no Japão. Mas, por aqui, ainda quinta-feira…
Eram 5h de sexta-feira em Brasília quando ele anunciou a aposentadoria.
?????? Creio que nem o Nogueira esteja certo, 5h de BSB ainda eram 17h de quinta no Japão…
Puz, a confusão foi minha mesmo. 5h de quinta em BSB = 17h de quinta no Japão.
Abs
Nossa que relevante esta diferenca….Fabio nao perde tempo com este chatos de plantao…Abs o blog é ótimo.
Acompanho a F1 des dos meus 4 anos de idade (sim, me lembro de algumas corridas)
Vi a morte de um Gênio do esporte chamado Senna e vi quando o alemão surgiu!
Há e sempre terá a discussão do “e se” o Senna não tivesse morrido. Pois bem, nunca saberemos. Com certeza seria muuuuito bom ver essa disputa.
Voltando ao Schumi, com certeza um dos melhores pilotos que correram na F1, não é pq ele quebrou diversos recordes, foi campeão 500 mil vezes que ele é o melhor.
É muito dificil definir quem é o melhor por que iriamos voltar ao “e se” e não há como argumentar usando essa expressão.
Mas sem dúvida foi e ainda é um grande piloto. Veloz, arrojado, muitas vezes friu.
Colocando a m… da politicagem que sempre acompanhou esse esporte, ele foi sim um dos melhores pilotos que correram de F1.
Algumas dá pra imaginar: com o carro da Williams do jeito que foi nos anos seguintes, o Senna deveria ter ganho mais 3 – duas que o Hill de fato ganhou, uma que ele perdeu mas poderia ter ganho.
O Senna, com certeza, se continuasse na Williams, teria ganho 4 Títulos, os dois de Schumacher em 94 e 95, o de Hill em 96 e o de Villeneuve em 97!!
Abraço
“ter ganho mais 3” ??
na verdade Senna so ganhou 2, 88 nao contar, so ganhou porque podia “tirar” umas corridas boas, o “verdadeiro” campeao en 88 foi Prost, mas isso no Brasil ninguem quer ouvir……..
Vc viu a morte do Senna quando tinha 4 anos de idade? Ufa, isto que é longevidade, comecei em 73.
Srs. Quem conhece a F.1 em toda sua essência?Quem tem capacidade e informações suficientes para criticar e ou avaliar quem foi este ou aquele piloto? A história está ai para quem conhece automobilismo e especificamente F.1 . Schumi foi o maior piloto na sua época. Conseguiu todos os recordes e os numeros demonstram essa verdade. Nesse esporte não tem santo, demônio ou herói, o que tem são pessoas que procuram o melhor equipamento, a melhor equipe e a melhor estrutura para chegar no seu objetivo, e Schumi fez a lição certa para atingir todos os numeros necessários para coloca-lo entre os maiores da F.1 . Conversem com os especialistas, leiam sobre o assunto ou tirem informações com quem vive neste esporte para depois tirar suas conclusões e
não ficar falando sem conhecimento de causa, somente depois vcs. poderão emitir suas criticas e opiniões pessoais.
Depois que estudarmos você deixa a gente emitir nossa opinião pessoal? Por favor?
porra nenhuma a globo eo galvao poe o senna como deus eli era um lixo arrogante explosivo jogava o carro nos outros e outros coicinhas mas pesquisem o yotube pra ver si estou mentinho todo grande campeao da f 1 foi sujo em algum momento e tenho dito
e ainda falou que ele vai fazer com Prost na 1a curva, bateu en ele “avisando”, nunca levou multa.
problema da atual F1: nem podem mais correr. se nao, levar multa. nao podem pisar fundo, se nao os pneus nao aguenta,… isso e F1 ? so politica,….. nao tem mais graca a F1 de agora,…..
concordo plenamente, da nojo assistir as bobeiras proferidas pelo galvao bueno, assisto desde de criança, aprendia a gostar e torcer pelo Piquet, e vejo que o Schumi foi melhor, hoje tem o Hamilton e o Vettel, os quais considero os melhores, alonso mediano, pura mídia tbm da globo, que gostar de puxar a sardinha para ferrari.
Não gosto muito do alemão, mas é inegável sua competência e capacidade. Na era da ausência das ultrapassagens na pista e das estratégias de boxes, fez escola ganhando várias dezenas de corridas com base no melhor carro + melhor estratégia, além de seu óbvio talento. Aliou-se o fato de que jamais teve um companheiro de equipe à altura e em mesma forma e temos os números dele que o transformam em um dos cinco melhores da F1. Não foi o melhor piloto, nem o mais técnico, o mais rápido, o mais frio ou mesmo o mais carismático. Suas vitórias também não foram inesquecíveis na maioria esmagadora – raramente ultrapassava um carro na pista – mas era de uma inteligência rara e tinha a capacidade de fazer a equipe funcionar como um relógio suíço, principalmente nas famosas “3 voltas antes do pit”. E sabia como e de que forma vencer, inegavelmente. Na minha opinião particular, não deixará nenhuma saudade – sua competência real foi ofuscada por carros que beiravam a perfeição (os dos títulos de 2001 a 2004, principalmente), e das traquinagens nos títulos de 1994 (principalmente) e 1995, e do vice de 1997. No de 2000, dou o braço a torcer – diante de Hakkinen, seu maior algoz, lutou arduamente para conseguir finalmente o tri. Mas o circo como um todo sentirá sua ausência, afinal, foram quase 20 anos de F1.
“Auf Wiedersehen”??? Ah! Por favor! Não tinha um título melhor pra essa coluna não? Que falta de criatividade jornalística hein?!
Achei o titulo perfeito!
A Era Schumacher de 2000/2004, havia transformado a F-1 numa categoria de um piloto só. Onde os outros pilotos concorrentes apenas faziam figuração. E o alemão, o centro do universo da F-1!
Me lembro que entre 2002 e 2004, não assistia a quase nenhuma corrida de F-1. Graças a aquela corrida da Áustria de 2002. Não apenas isso, o resultado já estava na cara, era pole do alemão no sábado, e no domingo, vitória. Ou acordaria cedo para ver a corrida para saber quem ficou em segundo? Fala sério…
Michael Schumacher e Ferrari na época, conseguiram fazer este sujeito chato e sem graça que aqui escreve esse comentário, desistir de assistir a F-1. Pois o resultado era sempre evidente!
Não estou aqui falando mal do Schumacher e nem da escuderia italiana da época, não, muito pelo contrário, eu até os agradeço. Passava a semana toda acordando às cinco da manhã de segunda à sábado, e no domingo, não precisava nem acordar cedo para ver a corrida, pois, o alemão sempre vencia.
Mas foi em 2005, que o bicho pegou para o alemão e para a Ferrari. A Renalt junto com Fernando Alonso, quebraram a supremacia da Era Schumacher, e nesse mesmo ano, o alemão só havia vencido uma prova no GP dos EUA, ficando em terceiro no mundial de pilotos, sendo Alonso, campeão mundial de F-1 de 2005.
Na temporada de 2006, vendo que a concorrência havia chegado com tudo, Michael Schumacher e Ferrari tentaram contra atacar para recuperar o terreno perdido para a Renalt. A equipe à ser batida – e também- o rival de Michael Schumacher naquela temporada, era o então campeão, Fernando Alonso.
Numa temporada mais equilibrada do que a anterior. O embate entre Schumacher e Alonso havia se tornado épico. Uma disputa entre um veterano heptacampeão do mundo, e de um novato campeão do mundo no ano anterior. Mas, na primeira metade da temporada, o espanhol conseguiu abrir uma larga vantagem sobre o alemão alternando com ótimos resultados. Somente da metade em diante da temporada, que Schumacher esboçou uma reação na luta pelo título mundial de F-1. Mas, não foi o suficiente, pois, o espanhol soube muito bem administrar a vantagem sobre o seu principal concorrente.
Já na reta final da temporada de 2006, Schumacher anunciava a sua aposentadoria para a grande surpresa da F-1, ou seja, no auge – ? – da sua carreira.
Talvez, essa decisão – precipitada – poderia ter lhe tirado o foco na disputa do mundial de F-1 de 2006, ou não.
Mas, se o alemão tivesse adiado a sua aposentadoria em 2006 e permanecido na F-1 por mais três ou quatro temporadas? Talvez em 2010, a história poderia ter sido outra. Estaria em outro nível de competição, muito diferente com o que estava acostumado no início da década de 2000.
Lutaria por um título mundial não apenas contra Alonso, mas também, com o prodigioso Lewis Hamilton que estreava na F-1 em 2007. Para o alemão no grid de largada, não faltariam outros grandes talentos: Robert Kubica, Sebastian Vettel, e tantos outros pilotos da nova geração do automobilismo. Sim, Schumacher se sentiria numa verdadeira F-1.
Em 2009, um ano antes, Schumacher havia sofrido um grave acidente de moto na Espanha. Havia sido constatado um leve traumatismo cranioencefálico e algumas lesões nas costelas e no pescoço. Não se saberá se realmente, esse acidente o prejudicou na pilotagem de um F-1.
E desde que retornou a F-1, não conseguiu mais ser um grande piloto de ponta. Chegando à ver a ascensão de seu compatriota alemão, Sebastian Vettel, nas temporadas seguintes de 2010/2011. E Schumacher deve ter dito para si mesmo com orgulho:
– Legal, ao menos tenho um bom substituto para representar o meu país.
Mas nada de bons resultados. E a conseqüência? A sua definitiva aposentadoria no final da temporada de 2012.
Entretanto, todas as vitórias e conquistas do passado, estarão escritos para sempre na história da F-1. Por mais que muitos contestem, menosprezem, ou que deixem na mais vã das memórias. Michael Schumacher sempre estará entre os melhores da história da F-1.
Por muitas temporadas, desde a morte de Ayrton Senna, sempre torcia contra Michael Schumacher. Sempre comemorava quando seu carro quebrava… Mas no decorrer dos anos, havia chegado a conclusão de que o alemão era um dos melhores pilotos de todos os tempos. E chegava algumas vezes à aplaudi-lo por cada uma de suas vitórias na F-1. Até que em 2002… Naquele GP da Áustria…
Pois é, faz parte da F-1. Michael Schumacher. Amado ou detestado. Amado por uma grande maioria é claro.
Estará sempre na memória do mundo da velocidade. O público, a torcida, seus amigos, e toda a F-1, são eternamente gratos a esse grande piloto. Adeus…
Ah, esqueci… Será que finalmente, Ayrton Senna é o maior de todos os tempos?
Boa tarde à todos.
Schumacher so nao foi campeao em 2006 porque seu motor quebrou no GP do japao quando liderava a corrida !
O ADEUS DE UM PILOTO QUE CONQUISTOU SEU 1º TITULO PROVOCANDO UM ACIDENTE. FICOU COM UM VICE APÓS QUASE PROVOCAR OUTRO. E MAIS CINCO TÍTULOS COM A AJUDA DO BARRICHELO. MAIS AINDA EXISTE OS RANCOROSOS E VIUVINHAS DO SENNA QUE PREFEREM IDOLATRAR O ALEMÃO DO QUE RESPEITAREM UM BRASILEIRO!
julgando Schumacher por bater no Hill ? antes de falar dele, olhar anos antes que Senna fez com Prost !!!!!!!!! e com certeza Schumacher ganhou tudos os outros 5 titulos so com ajuda do Barrichelo !!!! hahaha, Barrichelo somente tava uma fez perto para ajudar ele,…. e isso ele retornou para Barrichelo nos EUA, …. mas mesmo assim, dechando Barrichelo ganhar nos EUA ele nunca chegou perto de so “cheirar” no campeonato! “Acorda” ! ta ouvindo demais o Galvao ???
ve se enxerga o cara é bom mesmo e vc uma viuva do senna
Um gênio do esporte, um dos poucos pilotos, assim como Senna à mostrar talento mesmo sem ter o melhor carro.
Me diga quando Senna tomou uma surra, ainda mais depois de experiente, de um colega de equipe. O Shumacher tomou uma lavada do Rosberg nestes anos. Só ganhou na falcatrua e com a equipe 100% pra ele.
Alex, me oriente por favor, como é que eu faço pra imaginar como senna pilotaria aos 43 anos???
Me desculpe mas a idade de 43 não é limitante para fórmula. Tem cara com 43 que faz o Iron Man no Hawaii. Não se perde o reflexo motor com 43 anos (Ainda mais se há memória muscular que decorre do cara ter feito isso a vida toda). Se ele tivesse 65 concordaria que os reflexos estão afetados para F1. Provavelmente Senna estaria voando baixo aos 43 assim como Prost que parou com 40 pilotando DEMAIS. O alemão precisa de outra desculpa que essa não cola.
boa, quero ver ele responder essa
quando sena morreu estava levando uma surra do schumi no campeonato e não podemos falar de falcatrua , quando o o senna afirmou que jogou propositadamente o carro em cina do prost. Na F1 PILOTO MUITO BONZINHO NÃO GANHA NADA
Na F1 não se pode comparar surras entre equipes, as diferenças podem ser grandes. Já entre pilotos da mesma equipe, mesmo carro e mesma atenção? Perder para um companheiro de equipe é normal, mas uma surra de um piloto meia boca como o Rosberg foi bem feio.
Nem piloto ruim. Se fosse assim os Suzukis e os Satos da vida seriam campeões. Batem a torto e a direito.
Em relação ao duelo entre Senna e Prost, a briga é muito mais profunda e possui mais elementos pra análise que a Schumi x Hill. Não dá pra comparar.
O Ano em que o Senna bateu no frances não foi pra ganhar o campeonato. Foi pura revanche. Ali, ele nao ganhou o campeonato. Ele tirou do Prost. Não me lembro do Senna fazendo aquilo de novo. Mas lembro do Alemão tentando em 1996.
Em relação ao Alemão dar um couro no Senna em 1994, eu concordo parcialmente : No Brasil o Senna Exagerou e rodou, No Japão ele foi apanhado numa batida pelo Mika e na terceira corrida morreu. Então, perdeu a unica corrida que conseguiu correr (Estatistica é a arte de mentir com numeros). As outras não esteve na pista.
opinião puramente pessoal, se era pra ter voltado como coadjuvante, teria sido melhor na ferrari onde ainda é ídolo.
uma pena que não o vi correr ao vivo, o admiro muito, junto com lendas como prost, piquet, mansell, lauda…
* ve-los, …..e não é o caso do Barrica.
dessculpem a vergonha que eu passei
vai lá schummi, descanse em paz, obrigado por ter voltado, deu aquele algo mais, assim como o Kimmi tambem, e outra… estou muito feliz porque o Prost está envolvido denovo, testando motor, pilotando pra apresentações, esses caras tem que ficar por aeee mesmo, é sempre bom velos, não, o é o caso do Barrica, com todo respeito, estou falando dessas lendas…muito respeito pelo schummi, muito respeito, muito respeito….
Queridos deixa eu lembrar a todos , somos brasileiros e não temos mais pilotos a altura dos 3 grandes que já tivemos (Fitipaldi,Piquet e Senna) todos temos que aceitar que ele foi excelente com o que teve para ele fazer na mercedes precisaria de mais tempo pois desde que foi para ferrari até a primeira conquista foram 4 anos e em 3 a mercedes evoluiu , temos tb que aceitar que pilotos do calibre de SCHUMACHER , SENNA . MANSELL, GILLES VILLENEUVE , JIM CLARK , a formula 1 nao aceita mais , pilotos que assumem o risco extremo levando seu equipamento ao limite , Senna se estivesse correndo com esses regulamentos viveria sendo punido isso é fato , pilotos que defendiam suas posiçoes arriscando sua vida e de todos em volta , por isso poucos arriscavam botar o carro do lado pra tentar passar …isso são pilotos que nunca mais veremos na formula 1 ,pois o interesse comercial de quem comanda a mesma é maior que o espetaculo , as maiores ultrapassagens da historias , nao sao limpas como as de hoje , mais quando vc acaba de ve-las diz: Nossa foi por pouco .. isso acabou…Esta se aposentando um estilo que ja estava em extinção…
veja bem vc mesmo e quem esta escrevendo poucos colocavam o carro de lado pra tentar passar isso mesmo o sena schumacher e outros sao todos iguais rassudos isso nao temos mas na formula 1 e uma pena eli nao ter mas tempo sempre serei seu fa
Que tristeza ler o comentário dessa brasileirada recalcada… Explica, em boa medida, o porquê do país ser esse mar de fracassos, xenofobia, ressentimentos…
Então quem fala mal do Michael é recalcado e xenófobo? Entendi… por essa lógica não posso falar mal do barbeiro do Satoru Nakajima então? A partir deste raciocínio ele acabou de se tornar uma lenda da F1! Pelo que li dos comentários criticando o alemão, nenhum deles foi baseado no fato de que ele não era brasileiro e a gente sempre gostou mais do Senna. A questão é mais simples: ele teve uma carreira inigualável (por uma série de fatores que na minha opinião expressa em comentário específico contribuiram para tal), mas nunca foi o melhor. E é só.
É o maior campeão de todos os tempos. O maior.
Ferrari ?? Sauber ???
Vai pra casa !!! Já vai tarde Dick Vigarista !!!
Que a choradeira das viúvas comece !!!
meu querido e simplis o cara nao quer mas entedeu eli nao e o barrica que vivi chorando pra voutar pra f 1 nao seu otario kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O conceito de ‘melhor” ou ‘pior’ vai de acordo com a época em que se corre. Ele foi o piloto mais vitorioso de todos os tempos, e ponto final. Será que se nosso Ayrton tivesse corrido no lugar dele, com um segundo piloto na mão (aliás, todos lembram do Berger, mas não vejo ninguém comentar que ele era o “capacho” do Senna), alguém diria que ele era um”Dick Vigarista”? O cara foi um grande piloto no seu tempo, e nada apagará que ele, pra mim, foi o grande Mito da F1.
Meu caro, Schumacher é o mais vitorioso mais o maior piloto de todos os tempos concerteza… Ayrton Senna. Lembrando que Berger, pode até ter deixado o Senna passar, qdo não tinha mais chance. Mesmo pq, a maclarem não é muito de fazer jogo de equipe
Netho, não discordo que o Senna tenha sido o melhor de todos os tempos, mas eu acho isso muito relativo. A Fórmula 1 teve a época do Fangio, Clark, Stewart, Lauda, Prost, Senna, Schumacher e Alonso. Na minha opinião, não temos como comparar as épocas, mas tenha certeza que eu gostaria de ter visto o Senna vencer tanto quanto o alemão, e temos que lembrar que todos os grandes campeões que eu disse ali em cima, tinham a mesma situação acima: Personalidade forte, muito braço, bons carros, vontade intensa de vencer e, também, tinham a equipe na mão, inclusive um segundo piloto bem “opaco”. Abs.
apenas 3 titulos, maior, kkkkkkkkkkkkkkk de certo 7 é menos que 3, se enxergar ou.
Pelo menos não passou vergonha como Mansell e Villeneuve-Filho. O tempo é cruel, a idade também, a Fórmula 1 evolui muito rápido. Não dá para disputar com essa molecada cheia de energia à bordo de uma Formula 1 de motorzinho e cheia dos recursos como asa, kers etc
Como não passou vergonha? Três anos na sombra do companheiro e só um pódio? E os acidentes? Ficou muito pra trás! Se isso não é motivo para vergonha…
O maior trapaceiro de todos os tempos foi forçado a se aposentar. Também não é motivo para vergonha?
O maior trapaceiro de todos os tempos não é o maior campeão da F1 simplesmente porque, se a F1 fosse séria, ele seria banido quando jogou o carro de propósito em cima do Hill depois de bater sozinho na Austrália em 1994. Depois daquilo, a F1 escarou a trambicagem, sem nenhum pudor.
Eu não gosto do trambiqueiro, mas, repito, gostaria de vê-lo na Ferrari com o outro trambiqueiro. Então, vamos lançar uma campanha pro Schumacker ir pra Ferrari em 2013?
Schummi na Ferrari em 2013!
Boa tarde Fabio. Lendo a maioria dos comentários aqui, e fico pensando! A Mercedes comprou aquele carrão da Brawn gp…mas que era bem inrregular perante o regulamento e isso é fato. E com as novas proibições e coisa tal em 2010…ai, sim aquele carrão de 2009 acabou de vez. A f1 vive nos mostrando que não adianta so ter dinheiro e muita gente trabalhando com imensas estruturas para se fazer um carro de f1 vencedor da noite pro dia a se cumprindo o regulamento. Então, se não fosse o Shmi com toda a sua experiencia e conhecimento…eu duvido que a Mercedes estaria nesse estágio atual que se encontra. Não é um carro vencedor ainda, mas mostra potencial para tanto. Então a passagem de Schumacher pela equipe foi sim positiva, pra equipe. Schumacher desde sua volta as pistas não me pareceu preocupado com vitorias ou resultados expressivos…mas sim em desenvolver o maximo possivél o potencial da equipe e todo a estrutura que ela lhe ofereceu sem cobrar resultados em pista. Alé de quê…é sabido de todos que a opção de renovação era de Schumacher. Se não renovou, foi por opção propria e não porque foi preterido pela equipe com muitos andam dizendo por ai. Quanto as conquistas passadas, podem falar o que quiserem…mas, são numeros extraordinarios e que eu duvido muito que outro piloto possa a vir alcançar na f1.
Não vou falar das tranqueiragens dele em corridas…pois se formos fazer um comparativo…qual outro piloto na f1 foi vitorioso e santo ao mesmo tempo. Nem o piloto que sempre torci e acompanhei desde o incio o tri-campeão Nelson Piquet foi santo. Então imagine os outros que eram tão badalados.
tschüs Schumi!!!
bis nie mehr…
was würde ich sagen können?? Zwar war er ein super Pilot, aber waren dieses drei letztes Jahr doch nicht so gut..
jetzt ist er ein Rentner ein für alle Mal und was würde ich ihm wünsche können?? Genieß die Sonne, obwohl es in Deutschland gerade Herbst ist, ausschlafen, Verabredung mit Freuden, ah du weißt.. klatsch und Tratsch 🙂
Bis bald Schumi ! oder: Schumi kommt wieder zurück ! Gruss
“Dick Vigarista”, “picareta”, “só ganhou com o melhor carro”…interessantes essas manifestações. É tão fácil ser o melhor em alguma coisa, não é? Mais fácil ainda ser o melhor do mundo por 7 vezes, sendo 5 delas consecuitvas. O mais engraçado é que a maioria dos que aqui criticam o Schumacher não conseguem ser os melhores nem nas empresas em que trabalham ou salas de aulas em que estudam, mas menosprezam 7 títulos mundiais. Chega a ser cômico.
Qual o problema de se criticar o alemão? Não se pode porque ele é estrangeiro? Porque tem mais títulos? E o que isso tem a ver com o trabalho de cada um? Só porque o cara é um office-boy de uma multinacional ele não pode saber mais de automobilismo que um executivo de uma grande empresa? Cada uma que eu leio nos blogs que me causa ânsia de vômito, sinceramente. Fábio, os comentários que você veta são muito piores que esse?
Então o cara está de livre de críticas. Afinal só ele foi hepta. As condições em que ele correu por 10 anos, mas em especial entre 2000 e 2004 eram ridículas. Sem bons pilotos como adversários e sem bons carros como adversários. Os anos em que ele passou apertado teve que bater o carro para ser campeão ou pedir passagem para o Rubinho. A carreira dele é indiscutível, mas isso não faz dele um piloto, sequer o melhor. É só ver 2005/2006, quando um bom piloto (Alonso) apareceu com bom carro, Michael não viu nem a fumaça dele.
Falem bem, falem mal.
7 vezes campeão mundial….Quando surgirá outro piloto para igualá-lo….? Sabem quando ? NUNCA…! Dá-lhes Schumi (Dankeschön mein Freund!) pq a inveja é assim mesmo….
Impressionante como tem gente se agarrando nesses 3 anos do Schummy na Mercedes pra detonar uma carreira brilhante. A antipatia que sentem pelo cara faz frente a análise fria dos acontecimentos.
Ele não devia ter voltado, isso agora é obvio, mas o passado ninguém muda. Negar que o Schummacher está no clube dos maiores da Fórmula 1 em todos os tempos é negar a história.
O que ele fez com Hill foi muito sujo, dentre muitas outraspilantragens, pois foi extremamente calculado, e o pior, foi ele ter como cumplice a FIA e a imprensa mundial, afinal o que vale, é o que vende, aquilo deveria ser o suficiente para bani-lo do esporte, é um vergonha a carreira desse sujeito!!! É uma vergonha as pessoas acharem isso normal. O problema é que 7 titulos vende para cacete! vende muito! É imprensa adora!!! Vende quando ele corre, quando ele para, quando ele volta, quando ele para denovo! Vai tarde!
Será que também deveriam ter banido o Senna, quando bateu propositalmente (e previamente anunciado) no Prost, pra ganhar um campeonato na brita, e não na pista?
Reprovo totalmente essa atitude, mas são situações distintas, primeiro Senna não jogou o carro em cima de Prost se você observar ele não muda sua tangência natural, tudo bem isso é discutível! Segundo Senna que já havia sido roubado no ano anterior quando Prost jogou o carro de forma muito clara em cima de Senna e logo depois mexeu os pauzinho quando viu que mesmo assim Senna iria ganhar aquela corrida, e por último e não menos importante, na corrida em questão a direção de prova de forma inexplicável inverte a posição de largada colocando Senna, o pole, para largar por dentro na parte suja da pista, aquilo foi uma atitude de protesto que ele nem mesmo comemorou. Bem diferente do que fez Schumi, a manobra de schumi é algo fora da realidade, ele tinha seu carro inutilizado, já estava fora da pista, retornou e jogou em cima de seu adversário, que devemos lembra era um piloto muito correto.
isso ninguem quer lembrar,……ou ouvir,….
ainda avisou que vai bater en ele, sai do carro, ta uma risada no Prost e campeao….
tudo mundo falando: fez bem, revanche por o ano anterior,…..
Quanta besteira! Veja as cenas e veja quanta diferença! Só não vê se for cego.
Senna era repudiado pela FISA e o Dick Vigarista amado pela FIA. Das trambicagens do Schummi que nós soubemos a FIA deveria bani-lo, imagina das que não sabemos!
Ou você acha que foi só aquilo?
Como tem gente tola nesse mundo.