Auf Wiedersehen
04/10/12 09:41
Disseram certa vez que um atleta morre duas vezes. A primeira, quando se aposenta.
Alguns tentam ressuscitar. E raramente dá certo. Porque, por mais que exista motivação, vontade e tesão, o recomeço não pode ser comparado ao começo real.
Lá no fundo, o cara sabe o que já conquistou. Lembra das batalhas que já venceu, tem uma memória viva, pulsando, de todas as glórias que experimentou. E parece que, quanto mais vitorioso foi o atleta, mais fortes e indeléveis são essas lembranças.
Michael Jordan experimentou isso. Seu xará, Schumacher, também.
Nesta quinta, o alemão anunciou que para de vez. “Minha bateria está no vermelho”, disse.
E se é claro que suas biografias precisam trazer, a partir de agora, os resultados fracos desses três últimos anos, também parece-me justo que isso não ofusque as conquistas do alemão até 2006. Em números, ele é o maior vencedor de todos os tempos na F-1.
Fábio, ninguém poderá negar que se tornar campeão do mundo 7 vezes não tenha os seus méritos. É claro que ele teve talento para isso. O que discutimos aqui (e não é patriotada) é que o Dick sempre usou de subterfúgios a seu favor fazendo com que a corrida fosse desequilibrada. Entrou para uma equipe mafiosa, altamente influente na FIA, que sempre trabalhou a seu favor, que o diga o Burrinho. Se ele tivesse se aposentado definitivamente teria ficado com aquela aura de imbatível, sensacional, o melhor de todos os tempos, mas voltou e levou pau de todo mundo. O MUNDO viu que o Schummy era apenas mais um piloto como tantos outros que passaram na F1 e sem dúvida, o seu prestígio foi tremendamente ofuscado, bem diferente dos campeões que tiveram a “inteligência” de saber parar na hora certa. A fila anda…..
Concordo!!! Schumacher é campeão mas alguns títulos ganhou de forma duvidosa, anti-esportiva.
E o Senna jogando o carro no Prost é muito mais esportivo, não é mesmo?
Fico penalizado dos fãs de Senna, quando todas as pessoas daquela época já não estiverrem mais aqui na terra… As lembranças serão dos números, para tristeza dos sennistas. Em números, Senna tem 3 e Piquet também. Schumacher tem 7. Fangio 5.
Schumacher queria fazer na Mercedes o mesmo que fizera na Ferrari: desenvolver um carro capaz de ser campeão. Não deu. Hamilton terá muito trabalho a partir do ano que vem. Concordo com Ross Brawn: Schumacher foi o piloto mais corajoso da F-1. Poucos se lembram de como era a Ferrari antes de Schumacher: uma várzea. Schumacher encarou o desafio de ressuscitar a Ferrari e foi muito bem sucedido. Depois largou o conforto da rica aposentadoria pelo desafio de tornar a Mercedes uma equipe de ponta. Esse não deu. Mas tentou, e depois dos 40 anos. O cara é fera, o melhor da história, sem dúvida.
E me admiro de pessoas quarentonas ou até mais, que ainda disputam em outras categorias. Entre algumas categorias nos EUA e na Europa.
Fato!
Concordo plenamente, a grande maioria dos brasileiros não enxergam esse lado sofrido e lutador do Schumacher, talvez pela visão distorcida que a Globo nos traz da F1, sujando a imagem de muitos pra engrandecer o nome de Senna, que também não foi dos mais limpos em uma pista de corrida, sem dúvida o Alemão merece um eterno respeito pelo que construiu e conquistou no automobilismo, poucos fazem isso em qualquer esporte, ele é diferente de um Alonso da vida, que pegou o sapato limpinho e lustrado na Ferrari.
Olha, desculpa. Mas ressucitar a Ferrari? Ela se programou para isso. Preparou um carro que seria para o Ayrton Senna. Investiu muita grana no carro e no pessoal. Mas o Senna morreu. E o Schumacher veio com a turma da Benneton. Mesmo com o melhor orçamento da F1, a Ferrari levou 5 anos para ser campeã. Antes disso ele perdeu para pilotos patetas como Damon Hill e Vilenneuve. Aí perdeu para o Hakkinen em 1998 (sendo que a Ferrari no final do ano era muito melhor). Em 1999 quebrou a perna num descuido bobo e depois junto da equipe sabotaram Irvine, não desenvolvendo o carro por meia temporada. Aí em 2000 ganhou porque a mclaren quebrou sem parar. Depois, foi a era de ouro dele, pautada por uma dominância enorme dos pneus, carros, regulamento favorável e falta de rivais.
Na Mercedes foi uma tentativa frustrada de provar para metade do mundo que sabia o quão bom ele era de que ele era um gênio. Bom, provou para a outra metade que não era.
Se ele fosse gênio, tinha sido campeão já em 1996.
Concordo.
“Preparou um carro que seria para o Ayrton Senna”? Caro Fernando, quando a Ferrari voltou a fazer um carro campeão, Senna já teria quase a idade que Schumacher tem hoje, ou seja, já estaria se aposentando. Quem “preparou”o carro foi a equipe de Schumacher, forasteira, porque a italianada ruim de serviço havia colocado em risco a própria sobrevivência da escuderia, que entrou em profunda decadência após a morte do fundador, Enzo. Embora fosse um baita piloto, tenho dúvidas se Senna tinha a mesma liderança e a capacidade para desenvolver carros como Schumacher. Lembremos que Berger e Prost eram os desenvolvedores dos carros com os quais Senna ganhou seus títulos. Schumacher perdeu títulos para Hill e Villeneuve porque a Willians tinha um carro fantástico – Senna teria conquistado esses dois títulos, acredito. Depois perdeu para Hakkinen, um puta piloto numa grande McLaren. Como é? Schumacher quebrou a perna num “descuido bobo” e depois ele e a Ferrari “sabotaram” Irvine? Francamente. Argumentos assim não valem uma discussão.
Concordo plenamente, o maior de todos os tempos
Talvez, quando Schumacher se aposentou pela primeira vez e, por si próprio. Ele sabia melhor do que ninguém, óbvio, que já era a hora de parar. Assim, também ele teria se aposentado no seu auge, atitude normal para quem quer se tornar um mito histórico. Sua volta, provavelmente ocasionada por insistências de interessados, fez com que realmente o alemão já voltasse com sua energia no vermelho. E, pelo jeito, a idade pegou. Até porque a idade normal da aposentadoria de um atleta, é bem mais precoce do que uma pessoa normal do cotidiano. Só ele sabe, melhor do que ninguém, que já está com o corpo arrebentado para continuar.
É existem pilotos e pilotos. O Schummi era um piloto acima da média sim, porém não era um gênio, tipo Senna, Fangio, Prost, Alonso, Gilles
Villeneuve, Clark, Hunt, Lauda e etc.
Ah, pára com isso, claro que era um genio.
Zoraide, ele comeu pau do Rosberg, piloto nada gênio.
Ruhe in Frieden
Fábio, ainda bem que Shumacher nao e brasileiro para ler e escutar tanta barbaridade dos seus leitores.
melhor comentário, concordo com vc.
Metade do mundo idolatrava esse cara, metade sabia que ele era um bom piloto, mas que exageravam muito.
Aí ele voltou para comprovar que era o máximo. Todos que o idolatravam diziam que ele viria para vencer muitas corridas “dar pau na molecada”. Aí ele veio com um dos melhores carros do grid e não fez nada. Não fez grandes corridas, não teve brilhos, não fez grandes ultrapassagens, não fez nada! E para piorar tomou pau de um piloto medíocre.
Foram inúmeras desculpas e chororôs. Mas quase todas foram pelo ralo quando Raikkonen voltou e mostrou que não era bem assim.
Sobrou só essa. Estou velho! Olha, sinto muito, mas não está tão velho assim. Barrichello com dois anos a menos deu pau no Maldonado, que não deve nada para o Rosberg. E três anos depois com a forma física que ele tem, os reflexos dele não estavam tão ruins assim. Principalmente porque ele manteve a forma física e continuou participando de alguns eventos competitivos como Motos.
Mas mesmo que o seu problema fossem os reflexos, o seu feedback que deveria ser excepcional, não era melhor do que o do seu companheiro de equipe (frase do próprio Brawn).
A volta dele mostrou que a outra metade tinha razão. Não dá para falar que ele foi ruim. Ele foi bom. Talvez chegou a ser o melhor de sua época (com exceção do Mika Hakkinen que deu um pau nele na época que correram com equipamentos parecidos e do Alonso no final, que fez o mesmo que o finlandês).
Mas não dá mais para dizer que ele foi o melhor de todos os tempos.
Teve os melhores números, teve inúmeros recordes. Mas também teve uma carreira longa, em equipes de ponta, com pessoas trabalhando para ele dentro e fora das pistas como ninguém. Não me esqueço do Ecclestone dizendo em 2005 quando o sr alemão não se adaptou aos pneus e não conseguiram andar bem naquele ano. “É uma pena que a Ferrari não esteja na primeira fila do Grid”. Acho que não preciso dizer mais nada sobre a preferência da FIA (Ferrari Inconditional Aid)
Vá se aposentar novamente Dick Vigarista. E não se preocupe, porque não fará mais falta na F1. Você provou isso nos últimos 3 anos.
KKKKKKKK falta de conhecimento e inveja cega os homens. Schumi, queiram voces ou não foi e provavelmente será por toda a Historia, o MELHOR PILOTO QUE A F-1 viu. Os numeros dizem isso!! Não adianta as viuvinhas do grande Senna dizerem o contrário, pois somente elas acreditam no que fazem. Vá com Deus grande Campeão, sentiremos falta de sua competencia.!
Acrescento o seguinte: as barbeiragens e a falta do reabastecimento (regra nos anos de ouro da F1, os anos 80) – cadê as spuer estratégias??? – acabaram com ele.
Era preferível ficarmos na dúvida do que termos a certeza que aquele Schumacher que foi um dia o grande campeão do mundo, não existe mais. Saber parar na hora certa, é uma virtude de poucos e que infelizmente o Shumi não teve. Sua decadência explicitada sempre empana o brilho de outrora.
Fábio só vc não deve estar vendo que esse cidadão só ganhou por que sempre tinha uma carta na manga! quando chegou a hora da verdade, verdadeira, cadê??????? Serviu sim a sua volta para mostrar que ele não é nada mais do que um bom piloto correndo fora do regulamente ou debaixo da proteção da FIA. Abs
Isso mesmo bipolar !!!
Sem ajuda ilegal eletronica o cara nem conseguiu alinhar o carro no grid…
F1 tambem e momento, com o melhor carro e na idade certa ele ganhou tudo, com um Mercedes inferior e aos 43 ele iria ganhar nada, e um aviso aos outros, aproveitem seus bons momentos atuais porque amanha sera diferente.
Salmos 144:4 diz:”O homem é semelhante ao sopro de brisa; os seus dias passam como uma sombra.” A ficha do Schumacher caiu!
Esse é Schumacher… sem o melhor carro é só mais um
Concordo.
Em 94 tinha um carro que até na metade da temporada tinha dispositivos ilegais que lhe beneficiavam (assim que tais dispositivos foram retirados, Damom Hill (?!?) conseguiu superá-lo e só não ganhou o campeonato graças as trapaças do alemão).
Em 95, disparado o melhor carro.
Em 2001/02/04 disparado o melhor carro e com o agravante de que não tinha ninguem para ameaça-lo (O companheiro, que tinha o mesmo carro, era proibido pela equipe de competir diretamente).
Teve um pouco mais de dificuldade em 2000 (contra Coulthard) e em 2003 (contra Raikkonen).
Em 2005 com uma carro abaixo da média só ganhou aquela famosa corrida Indianápolis tudo munco sabe como…
Enfim, tem mérito? Claro que tem! Ninguem ganha tanto por acaso! Mas não é tudo isso não!
De acordo. Seu comentário foi preciso e super correto. Sempre achei que o alemão não tinha nada de genialidade, que o verdadeiro melhor de todos os tempos teve de sobra. A volta do shum serviu apenas para mostrar quem era realmente o melhor: Senna.
É, que sirva de lição para aquele arrogante.
Qualquer um, sem um carro de ponta é só mais um… É só olhar a classificação dos construtores!
Alonso este ano provou exatamente o contrário.
Senna em 1993 com um carro mediocre perto das Super-Williams fez, talvez, as suas melhores corridas!
Mesmo com um carro muito inferior venceu 05 corridas (contra 07 de Prost e 03 de Hill). Deixou Hill pra trás e não ficou longe de Prost na classificação final.
O problema é que McLaren era muito inconstante e sem confiabilidade nenhuma (Senna abandonou 05 corridas, contra apenas 01 de Prost).
Ou seja, se a sua McLaren fosse um pouquinho, só um pouquinho, melhor teria tirado o título de Prost.
E ai? Qualquer um sem um carro de ponta é só mais um?
Essa afirmação não serve para Senna!
Abraços!
Schumy, vá para Indy! Lá os caras gostam de dar porradas e toques dos mais diversos graus e Rubelho está esperando, para iniciar um novo ciclo de mimimi…
E não precisa alinhar o carro no grid, lá a largada é lançada…
Afinal, sem o Ross Brawn controlando tudo dos boxes até isso o cara não soube fazer…
É lógico que o que ele conquistou não será apagado.Ou até mesmo alcançado.Ele apenas piorou os percentuais dele de provas disputadas com relação a vitórias e poles…Agora,relembrando o passado:entre e 2000 e 2004,quem era páreo para o Schummy?Quem eram os pilotos?Hakkinnen ganhou em 98 e 99 em cima dele.Alonso quando teve carro ganhou em 2005 e 2006.Além de ótimo piloto,ele teve um período com o melhor carro e um segundo piloto coadjuvante.E,talvez uma entresafra de ótimos pilotos.Hoje,temos pelo menos cinco pilotos de ponta na F 1.no fundo,ele achou que voltaria a vencer da mesma forma que antes,estava retornando no carro campeão do ano anterior e teria Ross Brawn…Até os ” gênios” se enganam…
rapaz acorda!! Ele só reinou de 2000 a 2004 graças a FIA, a FERRARI com o melhor carro e o seu capacho rubinho… abs
Rapaz, acorde também!
E o Senna não tinha o melhor carro? E o Berger não era o capacho do Senna?
Em que mundo de F1 você vive??
Concordo contigo.Quando perguntei quem eram os pilotos que corriam contra ele entre 2000 e 2004 eu estava sendo irônico.Eram pilotos ” fracos”,se comparados a Alonso,Hamilton,Button,Raikonnen e Vettel…Além de ter o melhor carro à época..Abraços!!
Acho que todo piloto que esta na F1 possue seu valor. Acho que comparações são muito complicadas , td é uma questão de ponto de vista. Todo piloto tem seu de Dicky Vigarista. Mas uma coisa que é muito dificil de aceitar é o que o Schumacher fez com o Rubens Barrichello , eu não recordo a corrida mas acho que o ocorrido foi nessa segunda passagem do Schumacher pela F1. Ele jogou o Rubinho contra o paredão na reta principal. Nossa !!! Isso poderia ter causado uma tragédia imensa !!! Completamente irresponsável !!! Ele era muitoooo experiente !!! Esse ato apagou tudo que ele conquistou … Pena que essa atitude sem cabimento algum tenha sido esquecido tão rápido !!!
O que ele fez com Hill foi menos perigoso para a vida do adversário, mas foi muito sujo, pois foi extremamente calculado, e o pior, foi ele ter como cumplice a FIA e a imprensa mundial, afinal o que vale, é o que vende, aquilo deveria ser o suficiente para bani-lo do esporte, é um vergonha a carreira desse sujeito!!! É uma vergonha as pessoas acharem isso normal. O problema é que 7 titulos vende para cacete! vende muito! É imprensa adora!!! Vende quando ele corre, quando ele para, quando ele volta, quando ele para denovo! Vai tarde!
boa tarde … na realidade aquilo que vimos entre eles nao foi pior do que Senna fez com Prost em 90 lembra?Prost sempre disse que se aposentaria se existissem 2 Sennas , quando ele viu Senna e Schumacher o que ele fez???Aposentou ..falamos dele pois nao é brasileiro se fosse ai de quem falasse do que ele ja fez …
Acredito que ofuscar não seja realmente o caso, mas não resta dúvida de que a história dele como piloto sofreu sérios arranhões.
Hoje certamente muito menos gente se arrisca a colocá-lo como melhor piloto de F1 de todos os tempos depois da fraca atuação dos últimos três anos.
Vai tarde! Deixa os jovens ter sua vez, mais uma vaga livre, ele poderia levar com ele Massa e talvez o Webber.
apoio!
Podia levas os dois mesmo… só fazem numeração…
Só falta agora ele resolver de ir pra Indy… Já pensou, o Rubinho de novo como segundo piloto do alemão…hahahaha
Um dia triste para o automobilismo. Um grande piloto que para, abrindo vaga para algum cabeça de bagre com muito dinheiro no bolso e poucas idéias na cabeça pilotar no ano que vem. Provavelmente a Sauber irá promover seu piloto reserva que também é mexicano e afilhado do homem mais rico do país (não vou pesquisar o nome dos dois agora) em substituição a Perez.
A Ferrari perdeu a oportunidade de ter um grande sengundo piloto, preferindo ficar com o pífio e apagado Felipe Massa, que atualmente se contenta em pegar seu contra-cheque no final do mês. Claro, Alonso adorou. Parabéns para a McLaren que continua com a tradição sadia de promover a competição interna entre seus pilotos.
Antonio, acho que dificilmente o Schumacher aceitaria ser segundo piloto da Ferrari, o que tecnicamente era o que ia acontecer. Ele tomou um vareio do Rosberg, que é muito menos piloto que o Alonso, e sabe disso.
Relaxa Galvão!
Todo império tem sua decadência!
Schummi não precisava ter voltado a F1 para correr. Bastava ter comprado um Porsche e fazer um giro pelas Autobahn na Alemanha (tempo frei) ou nas rodovias do sul da Italia! rs
Schumacher já está na história. Nada ofusca os 7 títulos e demais recordes, essa passagem pela Mercedes foi apenas um mísero arranhão em sua imagem. Ele sempre será lembrado pelas conquistas.
Tá na história como um dos pilotos mas mau carater de todos os tempos. Se ganhou alguma coisa, foi sendo sujo. Podia ser tricampeão ao invés de hepta, mas com decência. Já vai tarde o imundo, e podia levar com ele o Alonso, que o substituiu em tudo no mesmo nível.
Ah, que maravilha… conta aí para nós os campeões LIMPOS, por favor…
Pedala Schumacher!
Sempre achei que ele não precisava ter voltado. Agora boa aposentadoria para ele…
Sou apaixonada pelo Schumacher, sempre fui, desde que ele chegou na Ferrari (porque antes disso eu era muito nova), e fiquei tão triste quando me acordaram com a notícia, depois li as declarações dele sobre a decisão e fiquei tão feliz. Se ele está seguro e satisfeito com essa decisão, e visivelmente está, é isso que importa.
Fabio,na realidade foi um bom piloto.Mas na epoca que dirigia a Ferrari ela foi feita somente para ele.Hoje para adptar o piloto tem que ter sorte e o equipamento estar no devido lugar.Foi assim a Red Bull,com Brow.Hoje sáo varias equipes disputando que é melhor e quem tem o melhor acerto.É só aguardar e ficar torcendo para que algum brasileiro tenha sorte.
A frase e’ do Falcão: “o atleta morre duas vezes”
Der größte Fahrer aller Zeiten
Geh mit Gott!
vai com Deus! kkkkkkkkkkkkk..