Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Mercenário?

Por Fábio Seixas
01/10/12 11:46

A charge abaixo foi enviada pelo internauta Alex Xavier.

Não concordo com essa visão, e acho que isso ficou claro no meu post de sexta-feira. Mas é bom exemplo de como parte da F-1 analisa a transferência de Hamilton. Se ele não der certo na Mercedes, muitos o rotularão de “mercenário”, uma injustiça na minha opinião.

Mas, enfim, como este é um espaço democrático, que incentiva os bons debates, o tema está lançado, o espaço está aberto. A caixa de comentários é de vocês.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Luis Pereira comentou em 01/10/12 at 14:10

    Longe de ser mercenário. Tenho certeza que Hamilton aposta em melhor equipamento nos próximos anos da Mercedes, é uma grande marca e quem dos pilotos não gostaria de ao menos uma vez trabalhar com Ross Brawn?

    O cara é campeão do mundo e não precisa provar mais nada. A Mercedes se origina da Brawn, também campeã, com Button.

    Essa transferência é um marco na nova F1, uma vez que durante muitos anos, se você estava sentado no cockpit do “carro do ano” (como Button na Brawn, Shummy na Ferrari e Vetel em alguns anos da Red Bull) você já tinha 50% de chances de ser campeão. Hoje não é mais assim, em 2013 pelo menos 5 equipes podem fazer carros vencedores e pela regularidade e braço (vide alonso) um piloto mesmo sem o “carro do ano” pode sagrar-se campeão.

  2. Celso SP comentou em 01/10/12 at 14:05

    Não acho que seja o caso. Outros motivos maiores devem ter influenciado na sua escolha, inclusive a da falta de bons carros além da Mclaren (lembrando que a RBR preencheu precocemente sua segunda vaga e junto com Alonso deva ser uma dobradinha que jamais se repetirá).

    Se em 2 anos descobrir que a Mercedes é tão somente o que está exposto (e esse é minha opinião: a mercedes é somente isso que está aí. Contrataram Ros Brown e nada mudou; com Schumacher também nada demais) outra radical mudança deverá ocorrer

    Mas quem sabe Hamilton possa ser o cara que consiga trazer todos para um só objetivo, aglutinando esforços para um salto de qualidade que faça a equipe “grande” de fato, não só de nome?

    E 2 anos são suficientes. Se nada acontecer, ele estará numa encruzilhada: ou pára ou se adequa a um novo (e menor) salário em outra equipe. Se persistir a correr só pela grana, sem resultados expressivos, que o chamem do quê quiserem chamar.

  3. Keko comentou em 01/10/12 at 14:03

    A motivação natural e aparente é $$$$$, sem dúvida. Mas pode haver outras motivações. Dificil de avaliar, já que ele está na melhor equipe, no momento.
    Para a torcida, resulta um melhor equilíbrio de forças!

  4. Thiago Motta comentou em 01/10/12 at 14:03

    Olha como uma escolha muda tudo, Rubéns disse não a Maclaren, agora Button é o nº 1 da equipe. Talvez não mas poderia ser a sua grande chance…

    • Thiago Motta comentou em 01/10/12 at 15:59

      Fábio Seixas, existiria essa possibilidade?

      • Fábio Seixas comentou em 01/10/12 at 16:04

        Rubens na McLaren? Não, não existe.
        Abs

        • Thiago Motta comentou em 02/10/12 at 9:39

          Digo se o Rubéns tivesse aceito ir para a Maclaren em 2010, hj teria a chance de ser o 1º piloto do time?

  5. S.Tarcitano comentou em 01/10/12 at 13:58

    Schumacher teve o início de carreira bancada pela Mercedes que, na época, tinha a intenção de entrar na F1 e queria preparar um piloto alemão… A primeira proposta que ele recebeu para entrar na F1 ele “esqueceu” o acordo. Depois de aposentado se redimiu (ou pelo menos tentou).

  6. Leonardo comentou em 01/10/12 at 13:45

    Mercenário? Nem a pau! Ele mudou porque apresentaram um projeto do qual ele acredita. Uma equipe com a grana e estrutura da Mercedes não contrata um piloto desse calibre à toa, os caras vão vir com tudo, a evolução será notória já em 2013!

  7. Tcherno comentou em 01/10/12 at 13:44

    Mercenário?!No mínimo,este título é extemporâneo.Significa “que trabalha somente por dinheiro”(Aulete); ou “que age ou trabalha apenas por interesse financeiro”(Houaiss).Agora,vamos ler ou que Whistmarsh disse sobre a proposta da MacLaren para manter Lewis:“We have made a financial offer which is better than anyone in F1, other than himself, receives today, and that is something that I am comfortable with. I know we made a very, very big financial offer, bigger than I believe any F1 driver is enjoying today. he added.”
    Fábio,precisamos também indicar a Alex Xavier outras fontes, para não correr o risco de cair neste tipo de insinuações redículas.

    • Fábio Seixas comentou em 01/10/12 at 14:13

      O Alex não insinuou nada. Apenas me mandou a charge a título de curiosidade, como fiz no blog.
      Abs

      • Alex Xavier comentou em 01/10/12 at 15:05

        É verdade. Abs.

      • Sérgio comentou em 01/10/12 at 15:36

        Não insinuou? Você tem problemas em entender desenhos? E para completar o título que você mesmo colocou foi com base em que conceito? Pelamordedeus deixa de ser babaca.

        • Fábio Seixas comentou em 01/10/12 at 15:45

          Leitor compreensivo é isso aí…

          • Sérgio comentou em 01/10/12 at 21:31

            O faz um desenho com um piloto indo em direção a um grupo de mecânicos com dinheiro e deixando um grupo com troféus e o autor do blog ainda tem pachorra de dizer: “O Alex não insinuou nada. Apenas me mandou a charge a título de curiosidade.” Cara, quer chamar o cara de mercenário, chame. Escreva. Não precisa ficar se escondendo atrás da opinião dos outros.

        • christiano comentou em 01/10/12 at 23:54

          sergio vou desenhar pra vc entender

          o alex viu a charge e comentou com o fábio “oi fábio, acho que vai dar bastante polemica” fabio responde “hummm tem razão, vou botar lá pra ver oq o povo fala, obrigado alex”

          nenhum dos dois quis insinuar nada, apenas colocaram a imagem, pra cada um dar sua opinião.

          problema das pessoas é querer falar das pessoas, fale da bendita imagem, mas antes vá tomar um nocuginol que vc tá precisando.

      • Williams comentou em 01/10/12 at 18:48

        Não insinuou mesmo… ele afirmou que Lewis trocou uma equipe vencedora por um salário maior (se não foi isso então o que foi? alguem me explica por favor). Foi bem tendencioso de sua parte publicar essa charge, afinal de contas: se fosse um texto mentiroso você não publicaria certo?

        • Fábio Seixas comentou em 01/10/12 at 23:20

          Mais um que não entendeu a ideia da discussão. (E que não leu meu post de sexta)

          • Williams comentou em 02/10/12 at 1:49

            Essa realmente não é a discussão da postagem… mas não estamos discutindo a postagem e sim sobre o seu comentário de que o desenho não insinua nada… que é apenas a título de curiosidade. Agora, falar que o desenhista não insinuou nada… você tá de sacanagem né? O desenho é claro e você sabe bem disso… e acho que falando dessa maneira parece que você quer chamar o cara de mercenário mas arrumou um laranja pra botar no seu lugar.

          • Fábio Seixas comentou em 02/10/12 at 9:04

            É claro que o desenhista insinua. Em que momento eu disse que o desenhista não insinua nada?

        • christiano comentou em 01/10/12 at 23:57

          willians, releia esse trecho: “Mas é bom exemplo de como parte da F-1 analisa a transferência de Hamilton”

          a imagem é clara, mas o conteúdo do texto abaixo da imagem, refere-se a discussão que apareceu devido a essa mudança de equipe do hamilton.

          Acorda e leia os textos, ele até deu sua opinião contraria à imagem

  8. Glauber comentou em 01/10/12 at 13:43

    Não acho ele mercenário. Mas não trocaria o certo pelo duvidoso.
    A Mercedes pode virar um time vitorioso ou não. E se virar pode ser em 2013, 2014, 2020, sei lá, ninguém sabe.
    A McLaren já é um time estabelecido, vencedor, vitorioso. E o posto que ele deixou é sonho de consumo de todos. Acho que só um posto na Ferrari é maior alvo de desejo.

  9. Rafael Galavoti comentou em 01/10/12 at 13:43

    Creio que a “definição” do sujeito mercenário é aquela que diz sobre pessoas que apenas consideram dinheiro nas suas ponderações. Dinheiro pesou? Sim, mas não foi só o dinheiro que pesou na decisão de Hamilton. As relações com a Mclaren já estavam desgastadas e, como o Fábio falou, uma nova equipe de capacidade técnica menor será um desafio na carreira de Hamilton. Na Mclaren parecia “mesmice” para ele…e,ele tem talento suficiente para não precisar considerar “mesmice” como opção de trabalho (vide Massa e Weber…os mais emblemáticos “na mesmice” na minha opinião).

  10. andré aloisio comentou em 01/10/12 at 13:34

    Não dá para chamar o Hamilton de mercenário só porque ele quer receber mais, ser valorizado pela equipe. Mercenário ele seria se ele não cumprisse suas brigações com a equipe dele, o que não parece o caso do Halmiton. Se toda e qualquer pessoa que desejar receber um salário melhor for chamado de mercenário, é melhor o mundo acabar.

  11. Naufel comentou em 01/10/12 at 13:32

    O hamilton precisa de uma equipe que trabalhe só para ele! Será que terá isso na mercedes? A ferrari tem um histórico de ter um primeiro piloto e a equipe trabalhando para ele. O que acha fabio? Ele chegará com status de primeiro piloto?

  12. Riley comentou em 01/10/12 at 13:24

    nada haver.

  13. Sergio Pereira comentou em 01/10/12 at 13:20

    Prezado Fabio, a vitória do Nelsinho, na última volta, vale um post ou pelo menos um comentário, não? Abraço.

  14. Sergio Pereira comentou em 01/10/12 at 13:19

    Esse casamento Hamilton e Mercedes nasce melhor para a equipe do que para o piloto. A Mercedes contrata um piloto de talento comprovado, enquanto Hamilton tem o desafio de levar a Mercedes ao grupo de elite da F1. Vale lembrar que essa união quebra o “puro sangue” alemão da Mercedes (equipe, motor e pilotos alemães).

  15. Leandro Tristan comentou em 01/10/12 at 13:16

    Fábio porque não usa seu espaço para falar mal do Massa tipo: fraco, lento, horrível, não serve para a Ferrari, faz papel de bobo, torcedores espertos nem querem assistir mais essa humilhação. Audiencia da tv brasileira que cobre F1 cada vez mais caindo. Blogs de especialistas de F1 cada vez mais vazios.
    Tudo isso é o efeito Massa.

  16. Caio Siva comentou em 01/10/12 at 13:08

    Fábio usar seu blog para falar de um piloto ingles que nem sabe que falam no Brasil é no minimo falta de criatividade. Enquanto o piloto nacional chamado Massa que toma uma aula de pilotagem do Alonso nunca é falado.
    Coisa de jornalista inconsistente!

    • Fábio Seixas comentou em 01/10/12 at 14:15

      “Nunca é falado”? Eta, comentário leviano…

      • Caio Siva comentou em 01/10/12 at 15:15

        Leviano é o Massa e todos que apoiam ele como vc Fábio Seixas. Nem reparou ainda que cada vez mais o publico brasileiro perde interesse por F1. Daqui a pouco Fábio vai falar de F1 para ninguém……………..

        • Fábio Seixas comentou em 01/10/12 at 15:18

          Mudou de nick?

        • Leonardo comentou em 01/10/12 at 16:08

          Cara isso aqui é um blog de F1 e não de fofocas! É cada um que aparece!

          O que mais se tem pra falar do Massa que já não tenha sido dito? O Massa hoje em dia não rende uma discussão boa, é chover no molhado!

  17. Rafael comentou em 01/10/12 at 13:00

    O clima na Mclaren, deve ser o pior que existe, fora o Hamilton, o Alonso, já deixou claro que é horrível. Acho que o principal motivo foi a parte interna ser detestavel, alem da pouca flexibilidade em poder trabalhar com sua imagem. “Ditadura”?

  18. Bruno Brito comentou em 01/10/12 at 12:57

    Hamilton saiu da Mc Laren para encabeçar um projeto na Mercedes, é claro que $ influencia um pouco, mas creio que o que fez ele aceitar a proposta é porquê ele quer fazer melhor que o Schumacher conseguiu fazer, e ser reconhecido como aquele que conseguiu reerguer a Mercedes, coisa que o alemão não conseguiu.

  19. Alisson comentou em 01/10/12 at 12:43

    Também não acho que a decisão do Hamilton tenha se baseado exclusivamente em dinheiro, dois ou três milhões a mais na conta bancária não o farão mais feliz. Acho que o Hamilton é mal agenciado, o próprio Ross Brawn confirmou que foi procurado pelos empresários do Lewis e não o contrário. Isso só confirma que o Simon Fuller não entende nada de automobilismo e o Hamilton foi influenciado. Tomara que ele vença na Mercedes, seria uma pena um cara que sempre dá show de pilotagem ir para o meio ou fim do grid.

  20. Eduardo comentou em 01/10/12 at 12:42

    Também discordo e vou além, os brasileiros da Ferrari por exemplo, nunca e não sairão de lá para ganhar menos, mesmo que para vencer mais corridas.

    É bem provável que no curto prazo o Luis não ganhe corridas, mas se a Mercedes vai pagar esse salário é porque também quer construir um carro campeão.

  21. Mario Rodrigues comentou em 01/10/12 at 12:42

    O debate poderia mesmo ser bom, mas quando você começa assim, com uma charge a meu ver rasteira, ele está fadado a perpetuar a ignorância e não o conhecimento.

    Uma grande bobagem.

    Abraços

    • Sérgio comentou em 01/10/12 at 15:28

      Perfeito. Quero ver o dia em que o blogueiro vai assumir seu lado racista, pois essa é a única explicação que encontro para a perseguição ao piloto. Ano passado Button era um gênio que colocava Hamilton no bolso e dava aulas de pilotagem ao companheiro de equipe. Esse ano pouco ou nenhum comentário relativo ao “gênio” e a diferença de pontos para o piloto inglês. As vitórias de Hamilton sempre são acompanhadas de erro de alguém no pit stop, melhor carro, impossibilidade de ultrapassagens, qualquer argumento que faça a pessoa pensar que Hamilton ganhou por ter alguma vantagem circunstancial naquela corrida. Essa de: não concordo e até falei mas vou publicar assim mesmo para gerar debate é só mais uma de suas cutucadas ao piloto. Fábio Seixas é um babaca que pensa que seus textos, até quando classificados de elogiosos pelo mesmo, não expõem seu lado mesquinho, babaca e invejoso.

      • Fábio Seixas comentou em 01/10/12 at 15:48

        Racismo é crime. E o senhor está me acusando de racismo, ou seja, de ser um criminoso. Espero que o senhor entenda a gravidade de sua afirmação e que isso pode ter consequências.

        • Sérgio comentou em 01/10/12 at 21:25

          Tiro minha suposição de racismo e deixo só minha suposição de mesquinho, babaca e invejoso a qual o senhor implicitamente aceitou já que não considerou isso passível de ameça de processo.

          • Fábio Seixas comentou em 01/10/12 at 23:19

            Ah, ok. Aí é sua opinião. Você acha isso de mim, sem problemas. E eu tenho também minha opinião sobre sua educação.
            Abs

      • Alisson comentou em 01/10/12 at 18:10

        Essa foi a maior imbelicidade que li aqui no blog e em todos os blogs. Dizer que blogueiro tem um lado racista? Isso tem sérias implicações inclusive penais, sugiro ao senhor que leia o artigo 138 do código penal.

      • christiano comentou em 02/10/12 at 0:03

        é incrivel que as vzs as pessoas falam algo estúpido, e logo se arrependem, mas escrever, demonstra total falta de noção.

        Sérgio ganhou o troféu troll do post

        se tivesse ao menos lido o comentário de sexta e o da imagem, veria que ele DISCORDA da imagem, seu analfa troll cabeçudo

  22. joao comentou em 01/10/12 at 12:24

    a mercedes vai crescer pq com hamilton no time, as ambiçoes serao diferentes, novos engenheiros, projetistas deveram ser contratados, dinheiro nao deve faltar a mercedes. Acho que a Red Bull vacilou, a dupla vettel-hamilton seria sensassional

  23. Murilo comentou em 01/10/12 at 12:20

    Mercenário? Talvez sim, talvez não.
    Eu acho que Hamilton tem todo direito a planejar seu futuro do jeito que ele quiser.
    Já se passaram 5 anos desde que estreou na F1 e parece que ele não pensa, como outros pilotos, em esticar sua carreira na F1 por muito tempo.
    Alias já pensou até em abandona-la.

    Provavelmente achou que é hora de fazer o pé de meia dele.

    Não duvido que após os 3 anos na Mercedes ele possa encerrar a carreira na F1.

    • David Santos comentou em 01/10/12 at 12:31

      Concordo em número genero e gráu com o seu argumento Murilo! Certa vez um reporter mostou o nº de vezes que Rubinho participou da F1 e op Hamilton ficou muito imprecionado e disse que não conseguiria ficar tanto tempo assim… Diferente do Rubinho, Hamilton já tem talves, meta de conquistas na F1 (talvez 03 títulos) que tenha ano, mês e dia desta meta acabar!

  24. Eduardo Schmidt comentou em 01/10/12 at 12:20

    Tbm não concordo, acho que ele não decidiu somente pelo dinheiro, mas que considero a mudança dele um grande erro pra sua carreiro considero sim.

  25. jose comentou em 01/10/12 at 12:10

    o kimmi fez a lotus ficar um degrau acima, com petrov e senna lutavam para marcar pontos e hj lutam pelo titulo, o hamilton na mercedes tem tudo fazer o mesmo, vai lutar por vitorias ano que vem, pelo titulo acho dificil mais nao impossivel

    • gustavo comentou em 01/10/12 at 15:00

      Jose,

      O Kimmi nao eh o responsável isolado pela ascensão da Lotus, voce está comparando a evolução da equipe de uma temprada para outra, muita coisa muda, ajustes, desenho, etc

  26. LHBrasil comentou em 01/10/12 at 12:06

    Lewis está na F1 por mérito, ele tem muito talento. O verdadeiro motivo que levou ele a sair de Mclaren, não tem nada ver com dinheiro! Hamilton não é um escravo, é um homem livre, ele sabe quanto ele deve ser grato ao Ron Dennis por ele esta no f1, e ele esta muito grato.

  27. LHBrasil comentou em 01/10/12 at 12:04

    Quer dizer, se alguem me ajudou muito na vida eu sou preso a ele pelo resto da vida por gratidão! Caso eu queira caminhar por outras bandas, não posso, sou ingrato! Eu sou fã de Lewis Hamilton e estou muito feliz por ele ir para Mercedes, e tenho certeza de que não foi só pelo dinheiro, até porque dinheiro faz parte do negocio.

  28. Miguel comentou em 01/10/12 at 12:04

    Com certeza que o dinheiro encoraja para novos desafíos, mais acredito que não é isso só. O Hamilton já deve estar de saco cheio da Mclaren.

  29. Felipe Lima comentou em 01/10/12 at 11:56

    Concordo com você. Acho que o Hamilton precisa mesmo de ares novos e tomara que seja bom para ele e para a F1. Se der certo, teremos mais uma equipe com um forte concorrente para o campeonato ficar bem disputado….

  30. Luc Monteiro comentou em 01/10/12 at 11:51

    Considerando que pilotar é o trabalho do cara, esse é, ou deveria ser, um problema inteiramente dele e de quem o paga, não?

    Queriam o quê? Que a Mercedes chamasse um brasileiro talentoso que topasse correr de graça?

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).