Um heptacampeão muito louco
28/09/12 03:00O torpedo apareceu na 38ª volta do GP de Cingapura. Pintado de prata e verde, carregando o número 7 no bico, conduzido pelo maior vencedor da história da F-1.
Foi assim, como um torpedo, que Schumacher encheu a traseira do Toro Rosso de Vergne.
Acidente violento, espantoso, que rendeu punição ao alemão na próxima etapa e que, dado o silêncio da Mercedes, provavelmente foi causado por erro de pilotagem.
Se esta não foi a imagem da corrida, a cena seguinte é forte candidata: Vergne, 22, com a mão no ombro de Schumacher, 43 –quase o dobro da idade. O estreante consolando o heptacampeão. Um inusitado gesto de compreensão, de compaixão.
Mas teve mais.
Antes do GP, Schumacher faltou à homenagem a Sid Watkins no grid –médico que o resgatou algumas vezes do carro, como na grave batida do GP da Inglaterra de 99.
Todos os outros 23 pilotos estavam lá. E os mecânicos. E os diri-gentes. E o primeiro-ministro de Cingapura.
Sua justificativa causou espécie: “Estava no banheiro”.
Depois, ao tentar explicar a pancada em Vergne, e mostrar alguma simpatia/intimidade com o colega, chamou-o de Jean-Marc. O nome é Jean-Eric.
Mais: o veterano ainda disse no final de semana que o segundo lugar num GP vale 20 pontos (são 18) e se confundiu todo ao calcular a diferença de horário entre Cingapura e a Europa central.
Os jornais alemães bateram forte. “O que está acontecendo com Schumacher?”, perguntou o diário “Hamburger Abendblatt”, sintetizando o assombro do paddock.
Palpites não faltam.
Há os que defendem, com arroubos de indignação, a aposentadoria do alemão. Afirmam que ele não tem condições físicas nem os mesmos reflexos de antes. Outros alegam que ele está destruindo sua imagem vitoriosa e que, por isso, deveria parar de vez.
Como essas pessoas são afetadas pela continuidade de Schumacher ou o que têm a ver com o zelo à sua imagem, não imagino. Deve ser aquele irresistível hábito de cuidar da vida do outro.
A explicação deste colunista, sem a absurda pretensão de dar conselhos ao alemão, é mais prosaica. Schumacher não pirou, não está com saudades de casa, não perdeu os sentidos ou a estâmina.
Ele simplesmente decidiu parar. E está lá, cumprindo tabela, esperando o ano acabar para pendurar o capacete.
Num esporte em que a margem de erro é muito tênue, qualquer distração ganha proporções pirotécnicas. O carro pode virar um torpedo, por exemplo.
Há quem jure que o anúncio será hoje, com Hamilton indo para a sua vaga.
(Nota do blogueiro: a partir de hoje, minha coluna na Folha de S.Paulo passa a ser publicada, na íntegra, também no blog, todas as sextas. As colunas estarão sempre agrupadas na opção “Colunas na Folha”, ali no menu da direita.)
Pena que você não usa o mesmo critério (não ter a ver com a imagem vai ficar ou a vontade do piloto continuar ou parar) com o Rubinho…
O Schumacher viu o filme do Rock Balboa VI que aos 60 anos voltou a lutar e quis fazer igual…O problema é que mesmo esses 3 anos ruins, para mim ele sempre vai ser aquele Schumacher com 7 titulos…
A verdade é o seguinte, a Mercedes não estava a altura do talento de Michael Schumacher, sim Schumi cometeu erros bisonhos, mas a equipe Mercedes chega a ser amadora e com um carro horrível, vimos isso em algumas corridas , mas a idade pesou na decisão , por Schumacher ser um perfeccionista a falta de paciência com os baixos resultados fez com que ele desistisse do seu objetivo o oitavo titulo mundial , mas para os fans fica a saudade só nos resta aconpanharmos essas ultimas seis corridas desse mito da F1, se ele deveria ter voltado acho que não deveria ter deixado um gostinho de quero mais para todos os amantes do automobilismo.
Seixas,
Muito legal a iniciativa de colocar a coluna no seu blog, o jornalista aqui perto já estava me xingando, pois só lia a página de esportes e devolvia o jornal…rs..
Quanto ao Schumi… acredito que a cabeça dele saiu da F1 já no ano passado quando ele viu que não conseguiria andar perto nem o companheiro de equipe
Antes de se aposentar ele disse: “paro o dia em que achar alguém mais rápido do que eu” (ou algo parecido).. e agora tem vários.
Infelizmente, pois o cara sempre esteve entre os genios do esporte
E o empresario POPSTAR do Hamilton,por fim,conseguiu enfiar a carreira do garoto no R*BO…
Até agora ninguém falou quem vai para o lugar de Pérez. Quem?
Volta Schumacher pra Ferrari!! la é sue lugar!!
Ele vai pra Ferrada, no lugar do ferrado…O espanhol de mierda será o segundo piloto…
A verdade que a Mercedes tem um carro fraco, cheio de problemas, ate Nico Rosberg vem conseguindo ser mediocre!! Schumacher sabe muito bem depois de 3 anos na equipe, que ela nao vai evoluir, foram 3 projetos ruins, ele sabe disso e nao vamos fechar os olhos pra isso e so criticar, se a Mercedes nao melhorar muito lamento pelo Hamilton que ficara 3 anos sem ganhar nada!!claro tbm que Schumacher nao tem mais a mesma força, a mesma consistencia, o mesmo reflexo, a mesma velocidade que fez dele um piloto especial, mas creio que com um carro melhor ele poderia ter feito melhor!! quem sabe um ultimo ano na Ferrari!!
Concordo completamente com vc.
Se eu fosse dono da Ferrari, contrataria o Maldonado urgente!!! Massa e Alonso Vigarista não têm mais chances.
“Há quem jure que o anúncio será hoje, com Hamilton indo para a sua vaga.”
Mandou bem, Fabio! 🙂
Digno de nota o horário da postagem. Admiro seu trabalho Fábio, e tenho certeza que o faz com muito gosto, ou já estaria dormindo às 3h da madrugada, sem preocupação em postar no blog.
Parabéns pelo trabalho e pela dedicação.
Schumacher voltou certamente para dar vazão a seus instintos de piloto e também para ajudar na evolução do carro da Mercedes. Talvez, nas considerações sobre se deveria ou não voltar, tenha levado em conta os casos de Nikki Lauda e Alain Prost, vitoriosos e campeões em seus respectivos retornos. A F-1 mudou muito, porém. Além disso, em que pese o time competente que tem, a Mercedes jamais conseguiiu ser protagonista nessas últimas temporadas. Acho que seu julgamento, Fabio, está corretíssimo. Schumacher viu que não dá mais e vai viver de seus glóras passadas que ainda demorará muito tempo até serem superadas.
Já era Fábio, o Hamiltom foi para a Mercedes e o perez para maclarem… Quais mudanças vc acha provável agora com essa definição?
O anúncio já foi, Fábio!
http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2012/09/28/hamilton-toma-vaga-de-schumacher-na-mercedes-e-perez-fecha-com-a-mclaren.htm
Abs.
Aqui em Minas nos falamos assim: Ou kg ou sai da moita!!!!!!!!!!!!!!; limpa o beco!!!!!!
Bem, com a ida de Hamilton para a Mercedes e a de Pérez para a McLaren, chego às seguintes conclusões. A primeira: não sei se o britânico tomou a decisão correta. Ainda me parece mais acertado ficar na McLaren. Já Pérez sim tomou a atitude correta. Escolher entre Ferrari e McLaren, a segunda é muito melhor. Primeiro, tem um carro mais veloz. Segundo e principal motivo: não faz jogo de equipe. Não trabalha em função apenas de um piloto. E enquanto Alonso estiver na Ferrari, nenhum piloto com pretensões de ser campeão pode almejar correr lá, a menos que consiga fazer o que Hamilton fez em 2007 e espante o Príncipe das Astúrias do time. Abre-se uma vaga na Sauber. Quem vai lá? Boa pergunta. Como Schumacher deve se aposentar, até por que a Sauber não vai brigar por vitórias, teremos um piloto a menos do grid. Maldonado? Bruno? Di Resta? Hulkenberg? Bottas? Sutil? Agora é essa pergunta que vai esperar resposta. Acho que tirando o indiano de nome complicado, tem muitos candidatos a esse posto.
Massa vai para a filial da Ferrari e Maldonado para a titular.
Coluna às 3 da matina, Fábio?
Michael Schumacher
“I have had three nice years with the team which unfortunately did not go as well as we all would have wanted on the sporting side. I wish Lewis well and for the team to achieve the success we worked so hard for in the build-up. I would like to thank the team for their trust and all the guys for their unconditional commitment. I will now concentrate on the next races.”
Lewis Hamilton
“It is now time for me to take on a fresh challenge and I am very excited to begin a new chapter racing for the MERCEDES AMG PETRONAS Formula One Team. Mercedes-Benz has such an incredible heritage in motorsport, along with a passion for winning which I share.
“Together, we can grow and rise to this new challenge. I believe that I can help steer the Silver Arrows to the top and achieve our joint ambitions of winning the world championships.”
Todos já sabiam que Hamilton iria para a Mercedes.Só ñão esperava a contratação do Peres.Quanto ao Bruno pode marcar,Sauber.
E o anúncio feio feito… Hamilton na Mercedez e Sergio Perez em seu lugar na Mclaren…
E segundo o meu colega de escritório disse há 10 minutos atrás… depois dos 40 nós vamos ficando mais lentos em tudo…
mal acabei de ler esse artigo e vi no site do UOL que Hamilton foi para a vaga de Schumacher. E Perez para a vaga de Hamilton….
Palpite correto!Hamilton na Mclaren!
E realmente aconteceu!!! Hamilton vai para o seu lugar.
Embora não seja fã do Pelé, acho que o Schumacker, que também não sou fã, deveria ter feito mesmo, em vez de declinar na carreira, como uma vela prestes a acabar.
No ano passado fez o mesmo, espremeu o Rubinho e tantas outras maluquices que provam que ele não tem condições de guiar um F1.
Sobre a dança das cadeiras, vamos ver se as notícias procedem…
Se ele decidiu parar e, basicamente, tá só “chutando lata” pra passar o tempo, porque raios ele foi pessoalmente acompanhar os testes em Paul Ricard das novas atualizações da Mercedes?
Nem o proprio Nico Rosberg, piloto oficial em 2013, foi ver como anda as coisas.
Fabio, Eu nao sei quem esta mais sedento de
Notícias? Você que ficou acordado ate as 3h para nao só postar, como escrever essa bela matéria sobre o MS, ou se eu, acordando as 6 para saber se já havia algo novo sobre a Danca das cadeiras.
Uma vez, um amigo me disse que o “Schumi” havia voltado a correr porque a crise de 2008 havia “quebrado” ele. Já ouviu algo assim?
No site da Autosport já foi anunciado oficialmente o contrato do Perez com a Mclaren, confirmando assim a ida do Hamilton para a Mercedez… acho que o caminho do alemão será um cargo administrativo ou aposentadoria mesmo.
É, foi uma volta às pistas infeliz dele de modo geral às pistas. Mas nao apaga a carreira brilhante!
Hamilton já ta contratado pela Mercedez, contrato assinado! Se vão anunciar hoje mesmo ou não depende mais de interesses de marketing do que de outras coisas…….
Horário bom pra escrever o artigo!!! VC não dorme? rsrs
Horário bom é do meu comentário!!! rsrsrs