Efeito dominó
28/09/12 10:26“Agora é oficial”, diria o narrador.
As primeiras peças do dominó caíram, os comunicados saíram, as repercussões começaram, muita gente já está com a cabeça em 2013.
Vamos por partes…
1) Hamilton na Mercedes
A Mercedes anunciou que o contrato de Hamilton é por três anos. Até o fim de 2015, portanto. Seu companheiro de equipe será Rosberg.
“Chegou o momento de um novo desafio, e estou empolgado em começar este novo capítulo na Mercedes”, diz o inglês, na nota.
A equipe, como de praxe, também celebra. “A chegada de um piloto do calibre de Lewis reitera o prestígio da Mercedes na F-1. Estou orgulhoso”, completa Brawn.
Aplausos para Hamilton. Mudar não é fácil. Mudar para uma equipe tecnicamente inferior, ainda que para ganhar mais, é complicado. Ao tomar a decisão, ele mostra que confia no taco, na sua capacidade de desenvolver um time.
A história mostra que isso é tarefa para os grandes. E Hamilton não tem medo de tentar entrar para essa turma.
2) Pérez na McLaren
O comunicado da McLaren não traz a duração do contrato, fala apenas que é “plurianual”.
“Ele matou vários gigantes neste ano, conseguiu três pódios e fez a melhor volta em Mônaco. Isso mostrou que Sérgio não deve nada em termos de performance e comprometimento. Com ele, ao lado de Jenson, teremos uma enorme base de talento”, afirmou Whitmarsh, que deixou escapar que o mexicano chega com status de segundo piloto _embora, na McLaren, esse conceito seja mais “liberal”.
“Sergio ainda está desenvolvendo suas habilidades. Estamos convencidos que ele não é apenas talentoso e rápido, mas também alguém disposto a aprender.”
Pérez, por sua vez, falou em orgulho, etc e tal. E citou seu ídolo: “Cresci ouvindo as histórias sobre os títulos de Senna na McLaren”.
Ótima aposta da equipe. E um degrau que Pérez alcança por méritos próprios.
3) Schumacher
Segundo a “Autosport”, foi a indecisão de Schumacher sobre o futuro, em meados do ano, que levou a Mercedes a procurar Hamilton.
Se o alemão tivesse assinado a renovação, este post não existiria. Mas ele hesitou, e o time tinha que resolver o futuro.
No comunicado, o alemão se despede do time, mas não da carreira. “As coisas não aconteceram como planejamos no campo esportivo”, disse.
Eu acho que ele para, escrevi isto na coluna de hoje na Folha. Deve arrumar um cargo na Mercedes, ao lado do amigo e tutor Brawn.
Mas talvez ele queira continuar, até para se tornar o recordista de GPs da F-1. Há duas vagas interessantes ainda sem dono para 2013. Em duas equipes que Schumacher conhece bem: Sauber e Ferrari.
4) Consequências
A ver se Hamilton continuará focado na luta pelo Mundial ou se vai relaxar. De qualquer forma, depois do abandono em Cingapura, a coisa já estava bem difícil pro lado dele.
De certo, a pressão toda agora se volta para Massa. Do jeito que as coisas se mexeram, ele é a próxima peça do dominó.
Com as vagas na Mercedes e na McLaren fechadas, a única opção competitiva que resta é ficar na Ferrari.
Uma sensação estranha, um beco sem saída. Porque, por lá, continuará escudeiro de Alonso. Fora, a melhor alternativa seria a Sauber, onde ele estava em 2005, um retrocesso na carreira. E mais: conviverá, por todo 2013, com os rumores que colocam Vettel em Maranello em 2014.
E Bruno? Se fosse ele, eu já estaria ligando para Sauber…
Se todos fossem com o Hamilton,tudo seria mais bacana.O cara tirou na marra um veterano que estava tirando vagas de outros pilotos.Chega de Barrica,schumi.Deixa as vagas para pilotos melhores na atualidade.O tempo muda.Se conformem e fiquem em casa assistindo se é que gostem do espetaculo.
Já que Maclaren e Mercedez estão com suas vagas definidas…Eu acho que o Kovalainnen seria uma ótima opção para a Ferrari, sem dúvida faria muito mais que o Massa vem fazendo e daria um ótimo segundo piloto para o Alonso. Quando o Kova correu pela Maclaren ele foi um ótimo segundo piloto do Hamilton!
Eu acho que a troca fui muito legal.Pois, a minha aposta fora sempre o seguite:Hamilton e Parez na Mercedes;Button e Rosberg na MacLaren,porque sempre achei que o que está faltando a Rosberg para ser campeão é uma equipe como a MacLaren.No entanto,ele ao lado de Hamilton, e com um bom pacote da Mercedes,tudo pode funcionar muito bem pra os dois em 2013.São pilotos rápidos,já com alguma bagagem de experiência.
Fábio, vendo as corridas! Em algumas delas a Sauber é muito competitiva! Não seria uma boa para o Massa, já que ele consegue fazer um bom acerto no carro e tendo um time mesmo que menor, todo voltado aos interesses dele! Se é que ele chegaria com status de Primeiro piloto em outra equipe.O que vc acha?
Só espero que Hamilton não acabe virando um Valentino Rossi, que ganhou um caminhão de dinheiro da Ducati mas não conseguiu ter uma moto.
Quando Schummi retornou é claro que ele pensava em vencer provas e – por quê não – até um outro campeonato. Por isso acho pouco tentador a vaga na Sauber, além de que o ânimo dele hoje é bem diferente de quando ele recomeçou.
Quanto a ir para Ferrari…. quem sabe para ele conseguir sua ultima vitória, lá pro final de 2013, quando Alonso já tiver garantido o tetra… numa espécie de agradecimento por tudo que ele fêz na casa de maranelo. Um presente de despedida.
Dificil seria fazer o alemão se comportar como segundo piloto.
Mas quem sabe Massa daria as dicas para o Michael?
🙂
Acho que o Razia deveria disputar mais um ano de GP2, para acumular experiência e tentar o título. Chegaria a F1com mais cacife para entrar numa equipe media ou quem sabe até uma das grandes. So vale a pena vir agora se for na Force Índia, pq se for pra vir para uma HRT da vida, melhor ficar na GP2. Até !!!
Para mim ele já tem bastante experiência na GP2, infelizmente falta $$$$ para a F1…quem precisa de mais um ou dois anos é o Nars.
Olá Fabio
Fico triste em perceber que o Massa não tem mais mercado na F1. Se ele sair da Ferrari, não conseguirá correr por mais nenhuma equipe. Abraços
Bom dia Fábio e amigos.
Não há outra equipe com a hierarquia nítida da Ferrari. O outro (para não falar segundo) piloto tem duas funções claras. (1) – Não ameaçar o principal piloto (isto o Massa tem feito). (2) – Conquistar todos os pontos possíveis para a equipe retirando-os dos adversários do primeiro piloto e garantindo o campeonato dos construtores (isto o Massa não tem feito). Na teoria deveria ser: chegar sempre atrás do primeiro e pressionando-o levemente. Resumindo: primeiro piloto garante o campeonato dos pilotos e o segundo o dos construtores. Se o Massa tivesse marcado mais pontos os adversários estariam mais distantes do Alonso e a Ferrari, no campeonato dos construtores, melhor posicionada.
Nunca acreditei em teorias conspiratórias: o Alonso não precisa e a racionalidade dos dirigentes não permitiria dar “tiros no pé”.
Já acho que a Ferrari, talvez, tenha perdido o momento tentando esperar ao máximo o desenrolar do campeonato, por Alonso estar liderando, além da movimentação dos pilotos. Talvez a Ferrari não tivesse outra opção a não ser esperar…
Manter o Massa será por falta de opções no mercado.
Minha humilde opinião: se Alonso for campeão Massa fica, no máximo, 2013. Se Alonso perder o campeonato será mais culpa do Massa não ter conquistado pontos dos adversários do que do desempenho do Alonso, ainda mais com o carro deste ano. Nesta caso a Ferrari irá buscar, pagando multas se preciso, um outro. Arrisco (e torço): Koba.
Qual a sua opinião Fábio?
Abraços à todos.
Memoria curta dessa galera, pelo menos uns 30 comentarios falando de massa na sauber… Esqueceram que ele foi expulso de la no meio de uma temporada por incompetencia? A ferrari ja devia ter feito isso faz tempo, muito tempo… Muito legal schummy e alonso na ferrari 2013, ele se aposenta na ferrari, quebra o record de rubinho, e ajuda a equipe a se tornar campea absoluta. Tomara que de certo.
..li alguns comentários passados que garantiam que Massa estava definitivamente fora da Ferrari. Desde aquela época eu achava o oposto, Massa pode não ter a estrela que ajuda a fazer campeões, mas Massa conhece, como poucos, a Ferrari e a Ferrari não ira abrir mão de um piloto que ajudou a desenvolver o carro de 2012, este carro será o de 2013 desenvolvido. Acho que as qualidades e defeitos de Massa a Ferrari conhece mais que muitos de nós “comentararistas”…. ao contrário estaremos subestimando a capacidade de analise dos própria=os técnnicos da Ferrari…
Fabio,a mais de 25 anos que acompanho a F1, acho que de um modo geral o povo brasileiro é apaixonado pelo automobilismo,mas principalmente pela F1. Depois de Emerson,Pique,Airton,deixamos de ter grandes pilotos. O dilema de Massa hoje na ferrari é o retrato desta decadência.
Massa implora,mendinga,de certa forma se prosta diante das portas de maranello, em uma suplica para ficar,e ser escudeiro de Alonso. Massa,Bruno Sena,Nelsiho Piquet,são pilotos médios,iguais aos demais,com uma diferenças, Sergio Peres,Groejean,Maldonado são pilotos que chegaram onde chegaram sem o aporte de uma tradição que os brasileiros tem. Infelismente Massa e Brunonão estão a altura das equipes que estão. E o mais Agravante no caso de Massa, é que os resultados dele nas ultimas temporada comprovam a sua decadência,e se ficar na Ferrari,é por pura opção de pilotos, pois a F1 a um numero limitado de grandes pilotos como Alonso,Lewis,Raikonem,Fettel e mais um ou dois,sendo que os brasileiros estão no segundo escalão. Aguardamos uma nova geração de brasileiros, mas que venham com sede de titulos,e não para dizer,ou colocarem em seu curriculos, Eu andei de F1,andar! Pilotar poucos o fizeram até hoje
Fábio, com essa mudança de Hamilton, Alonso já pode colocar as duas mãos na taça??
Ainda não, porque nada mudou com o Vettel.
Abs
Bom dia Fabio !!!
Primeiramente quero lhe parabenizar belo blog e por seu profissionalismo altamente competente. Vc acha que o Luiz Razia tem chance pro ano que vem com a Force India ou outra equipe ??? E o Massa se não renovasse com a Ferrari, pra onde ele iria ??? Abs,
Douglas
Razia tem alguma chance na Force India, mas tem muita gente interessada na vaga. Leva quem pagar mais. Sobre Massa, acho que fica na Ferrari.
Abs
Sr,Fábio Seixas;
Creio que devemos estar preparados para mudar .Com ela certamente,haveremos de cometer, acertos e desacertos,tudo isso poderá acrescentar em nosso amadurecimento.O piloto inglês, certamente refletiu muito para fazê-lo.Quanto a Sergio Perez,sempre vi, no jovem piloto,muito tALENTO.Sorte aos dois . Eloisa
Massa vai ficar no lugar onde ele deve estar, ou seja, no lugar de capacho de Alonso e Maranello..
Se eu fosse o Bruno e até mesmo o Barrichello, eu estaria ligando pra Sauber rsrsrs…
Fábio, vc acha que o Grosjean vai ficar na Lotus no ano que vem?
Abs
Acho.
Abs
Fábio,
Será que é tão viável assim o Schumacher como consultor? Lembro de quando a Ferrari inventou de fazer isso com ele logo após a aposentadoria e, nos grandes momentos de decisão, foi um desastre.
Será que o Brawn arriscaria de novo recursos da Mercedes com um Schumacher cansado da F1?
Vamos esperar pelo Razia, Massa é piloto de autorama não sabe competir com ninguem se sair nafrente enão tiver que disputar posição ele ganha senão ele se perde. Massa vai chorar no colo do papai que te bancou sempre.
fabio, voce nao vai c/a cara do massa?
Vou. Muito. É um rapaz muito bacana, família ótima, sempre me tratou muito bem. Mas, como jornalista, preciso saber separar as coisas. As críticas que faço a ele são puramente profissionais, nada além do que isso.
Abs
Receber uma crítica, especialmente aquelas que são para a correção de falhas, de uma ação temerária ou mesmo de erros cometidos nem sempre são bem digeridas pelo criticado, depende de cada um. O acampanho há anos, e reconheço seu profissionalismo, mas completando a pergunta do Ricardo, devido essas críticas (fato não encontrado nesse post) passadas, em relação ao Massa, já teve alguma ocasião em que ele rebatesse ou discordasse delas?
Caro Seixas,
Guardei este seu artigo nos favoritos. Não penso como você. Será uma surpresa pra você se der tudo certo pro Massa ano que vem. Felipe tem dois problemas na Ferrari: Fernando e Stefano. Sei de (de outras leituras) que internamente o brasileiro é considerado um talento no acerto dos carros. Ele só é simplório demais, humilde demais. torce-se muito contra ele no Brasil (voce, Reginaldo, etc). Claro, essa torcida é muito sutil. Ela indica vistas grossas para os privilégios a Alonso, “que gosta de reinar absoluto”, o que também obscurece o frágil equipamento fornecido ao piloto paulistano. Fosse menos simplório, e Massa mereceria mais atenção. Há outros vieses que gostaria de commentar depois, se você me permitir.
Massa passou a se considerar credor de Maranello ao longo do tempo, especialmente depois dos erros da equipe. Isso amaciou ainda mais o perfil dele, que nunca foi de matador.
Entra temporada,sai tempora,entrapiloto,sai piloto e o tema é o mesmo,as desculpas são as mesmas,sempre os companheiros dos brasileiro são privilégiados,beneficiados. Assim era com Chumi e Rubinho,agora com Alonso e Massa.Quando falo em desculpa,falo porque antes de Alonso,o colega de Massa era Raikonem e Chumi,e ele esteve nesta posição,não por culpa de seus colegas,mas por estar tecnicamente abaixo deles.Se não vejamos,em que posição esta seu companheiro Alonso no campeonato? Façamos diferente. em que posição esta Peres correndo pela Sauberou Maldonado com a Willians?Em que posição esta Massa de Ferrari? Amigo,esta teoria de que a Ferrari conspira contra os brasileiros ela cai por terra ao olharmos para o campeonato,pois qual empresa rasgaria dinheiros,e aqui falamos de bilhões de euros que representa a marca,pois o campeonato mundial de construtores representa isto,muita grana.Deixando o bairrismo,o patriotismo de lado,Massa esta na Ferrari,por que é um funcionário barrato para os padrões de ferrari,mas um bom piloto,e nada mais do que isto. Se fosse o artigo,umas das grande ja teria demonstrado interesse nele. A verdade para nós que amamos automobilismo,carecemos de um grande talento,talento que ficamos órfã com Sena o Ultimo genio do automobilismo.
Você vive no planeta Terra?
Santa ingenuidade, simples assim!!!
EFEITO DOMINÓ OU DE DAR DÓ É O VELHO SCHUMI HUMILHADO… … PARABÉNS AO HAMILTON POR TÊ-LO TIRADO… … SERÁ AINDA MAIOR A HUMILHAÇÃO DE CORRER PELA SAUBER, SÓ PARA SUPERAR O RUBINHO É DE UMA MEDIOCRIDADE DESCOMUNAL. ISSO PROVA O QUANTO SENTE NA PELE O CAMPEÃO FABRICADO QUE SEMPRE FOI…
Inveja mata.
É,gostaria de ver o Schumacher retornar a antidesportiva ferrari e pegar o Alonso como companheiro.Aí seria legal ver quem eles mandariam tirar o pé pra deixar o outro passar.Já que lá não pode existir competitividade entre os dois carros.Sempre torci p ter um brasileiro correndo lá.Mas foi vergonhoso.Tanto pra famigerada equipe,como pela falta de pudor dos dois que por lá estiveram.Mas estão com o bolso cheio.E pra eles isto é o que valeu.Por isto continuamos com três pilotos inesquecíveis.Os que foram campeões e disputavam no braço cada posição.Os outros continuam coadjuvantes.Esperemos o futuro.
Primeiro que Alonso nunca permitiria Schumacher como companheiro de equipe.
Por mais que Schumacher tenha dado 5 titulos a Ferrari, o veto do Alonso seria respeitado.
E se não fosse, Alonso sairia da equipe.
Será mesmo que a Ferrari preferiria Schumacher a Alonso?
Fábio, quais as chances do Schumi voltar para a Ferrari? Mínimas , não é ? Como é a relação dele com a Scuderia depois dele a ter trocado pela Mercedes ?
A relação dele com a Ferrari é ótima. Mas isso não quer dizer que ele correrá lá no ano que vem.
Abs
Vanderli. Me diga, me responda. Você comeu bola? Qual o seu parâmetro para dizer que o Barrichello é melhor que o Massa? Vamos lá: títulos Barrichello 0x0 Massa. Vitórias Barrichello 11×11. Poles: Barrichello 14×15 Massa (Massa na frente). Voltas mais rápidas: Barrichello 17×14 Massa (Barrichello empata). Voltas na lidernça: Barrichello 854×877 (Massa na frente 1×2). Peguei alguns pontos importantes na vida de um piloto. Mas, ao vermos que ambos venceram o mesmo número de vezes, que Massa tem mais poles e mais voltas na liderança, temos também um outro dado gritante: Barrichello correu 323 corridas e Massa 166. É praticamente o dobro de corridas. Ambos já foram vice campeões. Mas o Massa disputou o título até a última corrida e perdeu apenas na última curva e por apenas um (1) ponto. Barrichello já era vice campeão bem antes de o campeonato acabar. Se alegam que era o Schumacher e seu contrato que podaram o Barrichello, qual a diferença entre os dois brasileiros, sendo que agora Alonso faz a mesma coisa? Se disserem que Massa não foi segundo piloto em 2008 e por isso pôde disputar o título, em 2009, Barrichello não era segundo piloto, tinha o melhor carro e perdeu (e por antecipação) para Button, até então um desconhecido, um famoso Quem? E perdeu o vice para Vettel. Agora me digam: em que o Barrichello superou o Massa? Em que ele é melhor? Eu leio sempre este blog. A próxima vez que alguém vier com essa balela que o Barrichello é melhor que o Massa, traga dados para se basear. Não apenas a raiva do momento. Se o Barrichello ainda estivesse correndo, iam dizer o que? Que o Pedro Paulo Diniz era melhor? Só estão dizendo que ele é melhor porque parou.
Fácil, a carreira de ambos antes da F1! Olha os títulos do Rubens antes da F1 (penta brasileiro de cart, campeão Formula opel, campeão da F3 inglesa) fora o reconhecimento da imprensa européia na época, já o Massa além de não ter ganho nada tem grande desconfiança da imprensa européia por ter arrumado vaga na ferrari atraves de seu agente que é filho de jean todt (este diretor esportivo da ferrari na época). Fonte: Wikipédia
A análise foi de que categoria? F1 ou essas outras de base? A seleção Mexicana venceu as Olimpíadas. Então ela é melhor que a Holanda, que perdeu a Copa do Mundo? Não força. Ninguém vai renovar ou deixar de renovar um contrato baseado no que o piloto fez no kart ou na F3. Vão olhar o que ele fez na F1. Ou então temos que admitir que o Antonio Pizzonia é o melhor piloto brasileiro de todos os tempos.
Infelizmente uma troca péssima pra todos os lados, menos pro Perez.
Primeiro, Hamilton será um dos pilotos mais coadjuvantes do grid ao lado de Rosberg, a Mercedes nunca surpreende em nada, nem pro bem e nem pro mal e isso não vai mudar.
Segundo, a McLaren ficou com uma dupla de pilotos com a incógnita Perez, q tomara q ande muito rápido e o Button, q todo mundo sabe q é extremamente lento. Button ganha 2 ou 3 corridas por ano por economizar pneus e só, não vai pra lugar nenhum com isso.
Perez varia corridas com bom desempenho, outras de economia de pneus e outras horríveis, torço pra q ele seja do nível do Hamilton em velocidade, o time precisa disso.
Pra fechar, só lamento, torço pela McLaren e o Hamilton sempre foi o melhor piloto de lá, sobrou o Button agora, por isso torço demais pelo Perez, mesmo duvidando.
O piloto checo Peres não é tão bom assil, a Sauber fez um carro com acerto e nada mais, em Monza ele destruiu a sauber lembram? Lucas Di Montezemollo falou que Peres não tem carisma para estar nas grandes, agora vai chegar a vez dele mostrar o que sabe… Hamilton trocou só de equipe porque o motor mercedes ele conhece muito bem , e Ross Brawm vai fazer das tripas coração para levar o nome Mercedes ao topo esperem !
O melhor piloto do grid agora na Mercedes, tenho a certeza que essa equipe vai evoluir muito e lutar pelo titulo em 2013, a Mercedes não iria apostar em ter um piloto desta magnitude se não for pra vencer. O Nico Rosberg, é amigo do Hamilton, então entendo que terá um facil entrosamento na equipe. Sendo assim é certo dizer que pode esperar que o campeonato do ano que vem tem Hamilton na ponta!!!
se Hamilton tinha minha admiração como piloto agora aumentou ainda mais com esse ato de coragem de sair da zona de conforto e enfrentar novos desafios vou torcer muito por ele em 2013.
Alô Fabio, e se eu fosse o Rubinho, também ligaria para Peter Sauber.
A equipe vai precisar de um bom piloto para manter o estatus em que ela se encontra, e taí um nome que ainda pode ajudar a equipe em 2013.
Um abraço, e parabéns pala coluna publicada na íntegra. É uma conquista (eu me incluo na lista porque muitas vezes pedi isso) para os fãs do blog.
Barrichello já teve seu momento e não terá mais chance , porque a Sauber precisa de dinheiro, e Barrica sempre condenou assento pago não é?
O Lewis Halmilton é um cara de coragem e aceitou o desafio de guiar para Mercedes, afinal ele é um Cabeça de Chave casca grossa, e o seu desafio é trazer a Mercedes para ponta, isso é a mesma coisa que o Schumacher fez na Benetton e Ferrari, e ainda faira na Mercedes, só que hoje o Schumacher é vovô, por isso cabe agora ao Halmiton esse desafio. O Sergio Pérez ganhou a melhor chance de sua vida e cabe há ele aproveitar, e se ele convencer ele sai ganhando, na verdade essa chance na McLarem é melhor que a da Ferrari. A Ferrari vai ainda fazer uma conta final para assinar com Massa, isso quer dizer que o Massa deverá ser o último a renovar, mas sua situação não muda na equipe ficando como subalterno do Alonso, depois disso eu acho que é adeus. Ei pessoal pare de pensar no Rubinho, sua carreira já acabou na F1, isso além dele ser vovô, para uma equipe e para o Brasil hoje ele é prejuízo. Pensem no Luiz Razia e no Felipe Nasr essa é com certeza uma nova geração brasileira na F1.
Fabio..hamilton sempre foi o menino da mclaren e foi p Mercedes…Lauda,que sempre foi ligado a Ferrari vai como consultor da Mercedes…vc nao acha provavel Schumacher na Ferrari em 2013 nesse troca-troca entre as 3..Mclaren, Ferrari e Mercedes..atenderia os interesses das 3..abraço
tem o Perez tb que é da academia de pilotos da Ferrari e foi p Mclaren
Schumacher na Ferrari com Alonso é algo absolutamente incompatível.