Efeito dominó
28/09/12 10:26“Agora é oficial”, diria o narrador.
As primeiras peças do dominó caíram, os comunicados saíram, as repercussões começaram, muita gente já está com a cabeça em 2013.
Vamos por partes…
1) Hamilton na Mercedes
A Mercedes anunciou que o contrato de Hamilton é por três anos. Até o fim de 2015, portanto. Seu companheiro de equipe será Rosberg.
“Chegou o momento de um novo desafio, e estou empolgado em começar este novo capítulo na Mercedes”, diz o inglês, na nota.
A equipe, como de praxe, também celebra. “A chegada de um piloto do calibre de Lewis reitera o prestígio da Mercedes na F-1. Estou orgulhoso”, completa Brawn.
Aplausos para Hamilton. Mudar não é fácil. Mudar para uma equipe tecnicamente inferior, ainda que para ganhar mais, é complicado. Ao tomar a decisão, ele mostra que confia no taco, na sua capacidade de desenvolver um time.
A história mostra que isso é tarefa para os grandes. E Hamilton não tem medo de tentar entrar para essa turma.
2) Pérez na McLaren
O comunicado da McLaren não traz a duração do contrato, fala apenas que é “plurianual”.
“Ele matou vários gigantes neste ano, conseguiu três pódios e fez a melhor volta em Mônaco. Isso mostrou que Sérgio não deve nada em termos de performance e comprometimento. Com ele, ao lado de Jenson, teremos uma enorme base de talento”, afirmou Whitmarsh, que deixou escapar que o mexicano chega com status de segundo piloto _embora, na McLaren, esse conceito seja mais “liberal”.
“Sergio ainda está desenvolvendo suas habilidades. Estamos convencidos que ele não é apenas talentoso e rápido, mas também alguém disposto a aprender.”
Pérez, por sua vez, falou em orgulho, etc e tal. E citou seu ídolo: “Cresci ouvindo as histórias sobre os títulos de Senna na McLaren”.
Ótima aposta da equipe. E um degrau que Pérez alcança por méritos próprios.
3) Schumacher
Segundo a “Autosport”, foi a indecisão de Schumacher sobre o futuro, em meados do ano, que levou a Mercedes a procurar Hamilton.
Se o alemão tivesse assinado a renovação, este post não existiria. Mas ele hesitou, e o time tinha que resolver o futuro.
No comunicado, o alemão se despede do time, mas não da carreira. “As coisas não aconteceram como planejamos no campo esportivo”, disse.
Eu acho que ele para, escrevi isto na coluna de hoje na Folha. Deve arrumar um cargo na Mercedes, ao lado do amigo e tutor Brawn.
Mas talvez ele queira continuar, até para se tornar o recordista de GPs da F-1. Há duas vagas interessantes ainda sem dono para 2013. Em duas equipes que Schumacher conhece bem: Sauber e Ferrari.
4) Consequências
A ver se Hamilton continuará focado na luta pelo Mundial ou se vai relaxar. De qualquer forma, depois do abandono em Cingapura, a coisa já estava bem difícil pro lado dele.
De certo, a pressão toda agora se volta para Massa. Do jeito que as coisas se mexeram, ele é a próxima peça do dominó.
Com as vagas na Mercedes e na McLaren fechadas, a única opção competitiva que resta é ficar na Ferrari.
Uma sensação estranha, um beco sem saída. Porque, por lá, continuará escudeiro de Alonso. Fora, a melhor alternativa seria a Sauber, onde ele estava em 2005, um retrocesso na carreira. E mais: conviverá, por todo 2013, com os rumores que colocam Vettel em Maranello em 2014.
E Bruno? Se fosse ele, eu já estaria ligando para Sauber…
Fabio,houveram boatos que depois vieram a ser confirmados que a Vodafone esta deixando a McLaren no final do ano e que a equipe britanica ainda não tinha fechado o seu orçamento para 2013,certo?Partindo dessa situação,o Hamilton não pode ter sido usado como MOEDA DE TROCA pelo fornecimento de motores Mercedez para a McLaren para 2013?
não, existem alguns “perus” na formula 1, melhor ainda quando esses “perus” são bons pilotos, como alonso = em torno de 60 milhões pra ferrari em patrocinadores, PEREZ = telmex + mexico tem só um dos caras mais ricos do mundo como investidor que ficou Pluto da vida quando a ferrari não quis ficar com seu pupilo,, afirmou aos 4 cantos que iria dobrar o investimento na sauber para equiparar ela às grandes ou buscar novas alternativas, para mostrar que o garoto tem potencial para ser campeão, aí ele viu a oportunidade, a mclaren sem a vodafone e ele cheio de celulares pra vender
Comentário patriótico, os brasileiros estão tão zicados na F1, que nem essa vaga estraordinária na Mclaren sobrou para algum brasileiro, que bem que podia ser o Massa, é experiente, pode levar a equipe as vitórias e na Mclaren o rádio toca outras ordens, enfim, mais um ano só para os verdadeiros e fiéis amantes da F1.
Ja foi tarde,uma equipe que tem muita marra mas que nao ganha um mundial de construtores a 14 anos e nos ultimos 12 anos ganhou 1 mundial de pilotos apenas e na ultima curva…futura willians
Caro Fábio, não acho que tenha sido uma “bobeada” da Ferrari deixar Perez assinar com a McLaren. Se ele tem potencial para ser campeão, será mais fácil ver isso numa equipe de ponta do que como 2o de Alonso. Se o mexicano for bom mesmo como parece, daqui a dois ou tres anos acaba na Ferrari. Até porque nessa época terá 24, 25 anos, ou seja, ainda terá muita “lenha pra queimar”. A Ferrari nunca foi de contratar jovens pilotos, futuras “promessas”. Assim, McLaren vai servir mais como um aprendizado para o jovem piloto mexicano. O que vc acha??
O Massa perdeu a mão, passou a figurante na Ferrari e nem escudeiro de Alonso consegue ser. Se ao contrario de ficar tentando se manter neste cenário, tentasse a vaga na Mercedes talvez hoje seria melhor.
Acho que em 2013 além da pressão aumentar, e ver seu prestigio dentro da equipe se acabar, corre o risco de em 2014 não ter lugar na F1. Se fosse ele começava a costurar uma desde já uma vaga pra 2014, talvez na Lotus, ou então como companheiro de Hamilton na Mercedes.
Shumi vai pra ferrari, quero ver o pega pra capar igual em 2005 e 2006 com o mito asturiano!! seria um sonho ambos na ferrari
Seixas, com este “efeito dominó”, você acredita que possa surgir alguma oportunidade para Razia ou Nasser já em 2013?
Pro Razia já é difícil. Pro Nasr, impossível.
Abs
Vai Montezemolo, mostra que o você é macho e coloca o Schumacher no lugar do Massa. Pior que tá não fica.
Quero ver se o Nandinho deixa passar quando ouvir “Michael is faster than you”.
Parem com essa história de Rubinho…já encheu o saco…..
Bruno e Massa podem encomendar um pijama listradinho para usarem na aposentadoria que vai ser inevitavel.
Jules Bianchi na Sauber.
É piloto Ferrari….
E O Luiz Razia depois de ter feito tao bem essa temporada na GP2 e terminar com o vice? O Davide Valsechi ganhou o titulo por muito pouco. Oque voce acha desses dois pilotos? Aonde sera que eles podem ir, ou vao continuar na GP2?
Todo apaixonado pela Ferrari como eu é um torcedor de Michael Schumacher, piloto que pegou a equipe no fundo do poço e fez o que fez!! espero muito poder ver a dupla Michael Schumacher e Ferrari de volta, mesmo ele nao sendo mais o piloto rapido, constante, preciso de antes!! Volta Schumacher!!!
Acharia uma grande jogada de marketing para Schumacher encerrar a carreira na Sauber, equipe que deu chance pra ele na carreira com motor Ferrari onde foi multi campeão. Se eu fosse o Peter Sauber já tinha ligado pra ele…
Que vacilo da Ferrari, perder tempo com o Massa e deixar escapar o Perez… ainda mais para a McLaren…
.. Que faaaase..
Fabio, vejo o Schumacher na Williams em 2012. Achava, porém, que a McLaren iria em cima do Di Resta, não do Perez… mas errei. Como disse Craig Scarborough no twitter, “The silly season is sillier this year…” Abs.
ET: como tem blogueiro apaixonado pelo Rubinho… que saco! Mudem o disco, o cara já era (sem nunca ter sido)…
Errata: Schumi na Williams em 2013!!
Boa lembrança! Rubinho tem uma pilotagem muito refinada se eu fosse o Sauber já estaria pensando nele.
conforme o que a mclaren falou o problema não foi financeiro, como alguns estão falando.
McLaren : We made Lewis a very, very big financial offer.
Asked whether McLaren had done everything to convince Lewis Hamilton to stay, McLaren boss Whitmarsh a indicated to reporters on a conference call that money was not the main issue. “We have made a financial offer which is better than anyone in F1, other than himself, receives today, and that is something that I am comfortable with. I know we made a very, very big financial offer, bigger than I believe any F1 driver is enjoying today. he added.”
http://www.yallaf1.com/2012/09/28/mclaren-we-made-lewis-a-very-very-big-financial-offer/
A maior dúvida que surge agora é: Até quando a Mercedes vai fornecer motores à Mclaren. A contratação de Hamilton mostra uma ambição forte. Como no velho oeste, talvez não haja lugar para as duas equipes usando o mesmo motor. A tendência, infelizmente, é a de que a Mercedes queira ser a equipe principal a usar seu motor e fornecer motores apenas a equipes secundárias, como faz a Ferrari e de certa forma a Renault. Dizem que Schumacher andou ou ainda anda em conversas com a Sauber. Se for verdade talvez seja parte de um possível acordo que leve o motor Mercedes para a Sauber. A Sauber talvez não seja uma boa opção para Senna. Há uma chance de a Sauber ir por esse caminho e continuar a ser uma equipe de 2ª linha. Evidentemente não há melhor opção que a Sauber para Senna, mas a carreira vai ficar sériamente comprometida. Senna já tem quase 30 anos. Acho que a Sauber não vai de Senna. Por ter motor Ferrari, acho que a Sauber deve apostar em Valsechi e tentar trazer patrocinadores italianos, se Valsechi não substituir Grosjean.
QUEM VAI DECIDIR O FUTURO DO MASSA É O
ALONSO
prezados, nao vejo alguma equipe que banque bruno senna, salvo force indiaou willians com seu vasto dinheiro, gostaria mesmo era de ver o razia na vaga do perez na sauber, essa sim seria uma boa aposta, quanto a massa ( nao dá mais para comentar). razia é o presente na f1 e a globo pode intervir nisso. claro continuaria lá bancando o razia, pois a vodafone nao aceitaria a claro do salim lá, quem sabe o razia nao é o perez de amanhã? bruno já é carta fora do baralho, velho para f1 e sem perspectivas.
Acho que o Massa fica mais um ano e que o Schumi para com a F1, a salvo se a Ferrari optar por tentar Kimi.
Para 2014 é Vettel na Ferrari.
Bruno e Massa vão acompanhar o Rubinho na Stock.
Sei lá, acho que o Hamilton errou, como o Nelson Piquet errou ao assinar com Lotus. Uma coisa que sempre me deixou com a pulga atras da orelha, foi a forma como o Button saiu da Brawn , agora Mercedes para assinar com a MC Laren, mesmo tendo acabado de conquistar o título dele por lá. Minha intuição me diz que o Hamilton está entrando em uma bela roubada.
Quando li a notícia de Hamilton na Mercedes me surpreendi. Não esperava, pelo menos para 2013, que Hamilton aceitasse a proposta da Mercedes. Acho que Hamilton não se encaixa, pelo menos por enquanto, nesta Mercedes com Ross Brawn. O título da Brawn GP em 2009 foi um dos piores momentos da história da F1, fruto de uma certa esperteza de Ross Brawn que foi difícil de engolir. Hamilton gosta de uma certa liberdade que Ross Brawn não costuma aceitar e que a Mclaren respeitava, mas ao mesmo tempo mostra que Hamilton está mais maduro e disposto a sair do excesso de individualismo e a trabalhar mais em equipe. Na verdade Hamilton troca 6 por meia dúzia. A Mercedes, a meu ver, está ao nível da Mclaren em termos técnicos, talvez tenha uma sede menos imponente, mas compensa isso por ser um equipe de fábrica. O ganho é apenas financeiro, mas não foi por isso que Hamilton trocou de equipe. Trocou porque é o único piloto da F1 atual realmente ousado, corajoso e pouco acomodado. Não aceitou ser 2º piloto de Alonso, não aceitou determinadas ordens estúpidas de box da Mclaren, dá sempre luta, e não fica a espera de ajudas de companheiro de equipe. Normalmente um piloto, de uns 20 anos para cá, quando chega a uma equipe de ponta, se acomoda e dalí não sai mais, só se o demitirem. A mudança de Hamilton mostra um piloto ousado. Já tinha dito em comentários anteriores que achava que Rosberg era candidato ao título este ano, mas isso não aconteceu por erros de Ross Brawn, e algum egoísmos de Schumacher que não ajudou a passar experiência. Não se viu em nenhum momento Rosberg e Schumi trocando dados, conversando, se cumprimentando. Hamilton pode mudar esse ambiente na Mercedes, com um companheiro jovem e sempre bem disposto e com o pulso de Norbet Haug, Hamilton pode ter chances reais de ser campeão em 2013, talvez tri campeão, já que Alonso me parece com poucas chances de vencer o campeonato em 2012, apesar da sua atual vantagem. Quem mais sai ganhando com essa transferência não é Hamilton, é Button que se torna 1º piloto novamente. Quem mais perde é a Mclaren. Perez não é um excelente piloto e nunca vai ser. Apenas um bom piloto capaz de ganhar uma ou outra corrida, mas nunca será campeão do mundo, infelizmente. Perez tem falhas na condução incorrigíveis com o tempo, tem muitos altos e baixos que o limitam. Perez não é piloto para a Mclaren. Di Resta era melhor.
Discordo completamente que o Perez tem falhas de direção incorrigiveis. O perez ainda é um piloto que comete erros pois é o 2 ano dele, o Hamilton cometeu erros assim tbm no ano de seu titulo e no seu primeiro ano. O Hamilton é melhor? Sim é melhor, mas muito por conta de experiencia, o Perez pode e deve chegar ao seu nivel. O Button no começo do ano claro que vai ser 1 piloto, mas se ele se acomodar, a Mclarem ja coloca os 2 no mesmo nivel. O Hamilton na mercedez pode fazer a equipe evoluir,talvez com alguma jogada do brawn lute pelo campeonato, mas sem uma carta tecnica na manga, ela não é parea para redbull ferrari e mclaren
Na verdade não existem mais “craques” do volante. O que vemos hj é o dinheiro do patrocinio e estes querem o retorno e aí quem paga mais ganha mais: tipica coisa do capitalismo e sendo a Europa totalmente falida…! O massa não desaprendeu a pilotar mais seu patrocinador é fraco e ai nós vimos as atrocidades (erros) cometidos com o Massa pela sua escuderia perdendo inclusive um titulo por UM PONTO. Este ano ele está conforme a maré: se o carro for bem ele vai razoavel (pois se for bem tem que ceder a posição para o PatrocinAlonso) e se for mal, o outro é bem melhor e ai vão-se outras baboseiras… Veja porque o TRICAMPEONISSIMO NELSON PIQUET sumiu da mídia: isso tudo é NOJENTO!
Todos são CRAQUES,é só ver o Maldonado na Williams,ganhando seu 1º Grand Prix,enquanto o Galvão Bueno,fica se expondo ao ridículo,tentando tirar alguma emoção de uma corrida aonde os brasileiros são meros coadjuvantes.A F1 está cheia de talentos a espera de dirigir um carro de ponta.Vejam o Kimmy Raikonnen a quem os “brasilian patriots” chamavam de bração e que foi ajudado pelo Massa a ser campeão,o cara correndo na Lotus Renault,sem ter conseguido nenhuma vitória têm uma pontuação absurda e por incrìvel que pareça tem chances matemáticas de ser campeão….
Nunca achei que fosse dizer o que direi agora: “Volta Rubinho!!”
Sexas, não tem uma vaga pro BARRICA na Sauber? ele é melhor que o massa e bruno juntos!!!!!
Não, esquece. Mas talvez ele se candidate…
Abs
Fábio, vc nunca explicou o motivo da sua rixa com o Barrichello. Sendo que Massa tem um desempenho humilhante perante Alonso e vc muito suave nas críticas a ele………..
????????????????
1) Não tenho rixa nenhuma com ninguém; 2) Já expliquei aqui no blog casos pontuais de desentendimentos com ele; 3) Vocês precisam se entender. Dezenas de internautas dizem que eu pego pesado com o Massa.
Abs
Fabio,seu sarcastico…hahahahahahahahahahahahahahahahah
Concordo Fabio, o Rubinho já deve estar se virando em dois ou mais pra se candidatar à vaga aberta na Sauber. O que mais me chateia é ver um piloto brasileiro que correu por 19 anos na F1 se desmoralizando desse jeito. Estava na Indy e se vendia através da sua pagina no Twitter pra qualquer equipe da F1, atitude pelo menos deselegante, se eu fosse o Vasser teria mandado ele catar coquinho na hora, afinal foi o Rubinho que implorou pra entra na Indy através do seu amigo baiano. Como diria um velho sábio….”Isso é uma Vergonha….”
Acho que o Hamilton está certo merece respirar novos ares. A Mclaren marcou bobeira em não dar valor a um piloto como o Hamilton, podia muito bem ceder a ele o que ele queria e lhe dar um carro descente, apesar de no momento ser o melhor do grid, ganha uma corrida e quebra em outra, se for analisar todas as corridas que o Hamilton ganhou esse ano, na seguinte ele abandou, que espécie de melhor carro é esse, não consegue nem chegar entre os dez para juntar pontos, desse jeito como ganhar o campeonato se vive quebrando, outra coisa são os pit stop vergonhosos desse ano. Hamilton está na quarta posição pois foi no braço mesmo. Desejo-lhe BOA SORTE nesta nova trajetória. Agora sou Mercedes, rumo à 2013, com o pé na porta Go Lewis é Nóis. PS espero que a mclaren não (zoe ainda mais) o carro e os pit stop dele neste final de temporada já que ele assinou com a Mercedes.
GO HAMILTON! WIN OR WALL.
Mais rápido e mais forte. Um vencedor.
Hamilton vai mostrar ao mundo como homens fortes e decididos vencem as adversidades. O narrador da Globo irá engolir suas palavras.
Felicidades Lewis e grandes vitórias!
Agora, decidi-me: Torço, mais do que nunca, pelo tricampeonato do craque Alonso e pela volta do não menos craque Schumi à Ferrari em 2013. É isso! PS.: Razia, já.
E o Rubinho??? não tem chances???
Neste momento, onde as peças estão se encaixando, fica dificil a vida do Barrica,
se tempo já passou, jovens pilotos estão sobressaindo-se e a atitude de schumi multi campeão , mostrou que o tempo é um inimigo do reflexo, por quer senão mais vitoria que schumi não existe, portanto Julio deixa de sonhar , e caia na realidade dos tempos de hoje valeu!
Chances de que ? Mais ainda ? Como tem gente masoquista.