Efeito dominó
28/09/12 10:26“Agora é oficial”, diria o narrador.
As primeiras peças do dominó caíram, os comunicados saíram, as repercussões começaram, muita gente já está com a cabeça em 2013.
Vamos por partes…
1) Hamilton na Mercedes
A Mercedes anunciou que o contrato de Hamilton é por três anos. Até o fim de 2015, portanto. Seu companheiro de equipe será Rosberg.
“Chegou o momento de um novo desafio, e estou empolgado em começar este novo capítulo na Mercedes”, diz o inglês, na nota.
A equipe, como de praxe, também celebra. “A chegada de um piloto do calibre de Lewis reitera o prestígio da Mercedes na F-1. Estou orgulhoso”, completa Brawn.
Aplausos para Hamilton. Mudar não é fácil. Mudar para uma equipe tecnicamente inferior, ainda que para ganhar mais, é complicado. Ao tomar a decisão, ele mostra que confia no taco, na sua capacidade de desenvolver um time.
A história mostra que isso é tarefa para os grandes. E Hamilton não tem medo de tentar entrar para essa turma.
2) Pérez na McLaren
O comunicado da McLaren não traz a duração do contrato, fala apenas que é “plurianual”.
“Ele matou vários gigantes neste ano, conseguiu três pódios e fez a melhor volta em Mônaco. Isso mostrou que Sérgio não deve nada em termos de performance e comprometimento. Com ele, ao lado de Jenson, teremos uma enorme base de talento”, afirmou Whitmarsh, que deixou escapar que o mexicano chega com status de segundo piloto _embora, na McLaren, esse conceito seja mais “liberal”.
“Sergio ainda está desenvolvendo suas habilidades. Estamos convencidos que ele não é apenas talentoso e rápido, mas também alguém disposto a aprender.”
Pérez, por sua vez, falou em orgulho, etc e tal. E citou seu ídolo: “Cresci ouvindo as histórias sobre os títulos de Senna na McLaren”.
Ótima aposta da equipe. E um degrau que Pérez alcança por méritos próprios.
3) Schumacher
Segundo a “Autosport”, foi a indecisão de Schumacher sobre o futuro, em meados do ano, que levou a Mercedes a procurar Hamilton.
Se o alemão tivesse assinado a renovação, este post não existiria. Mas ele hesitou, e o time tinha que resolver o futuro.
No comunicado, o alemão se despede do time, mas não da carreira. “As coisas não aconteceram como planejamos no campo esportivo”, disse.
Eu acho que ele para, escrevi isto na coluna de hoje na Folha. Deve arrumar um cargo na Mercedes, ao lado do amigo e tutor Brawn.
Mas talvez ele queira continuar, até para se tornar o recordista de GPs da F-1. Há duas vagas interessantes ainda sem dono para 2013. Em duas equipes que Schumacher conhece bem: Sauber e Ferrari.
4) Consequências
A ver se Hamilton continuará focado na luta pelo Mundial ou se vai relaxar. De qualquer forma, depois do abandono em Cingapura, a coisa já estava bem difícil pro lado dele.
De certo, a pressão toda agora se volta para Massa. Do jeito que as coisas se mexeram, ele é a próxima peça do dominó.
Com as vagas na Mercedes e na McLaren fechadas, a única opção competitiva que resta é ficar na Ferrari.
Uma sensação estranha, um beco sem saída. Porque, por lá, continuará escudeiro de Alonso. Fora, a melhor alternativa seria a Sauber, onde ele estava em 2005, um retrocesso na carreira. E mais: conviverá, por todo 2013, com os rumores que colocam Vettel em Maranello em 2014.
E Bruno? Se fosse ele, eu já estaria ligando para Sauber…
Não precisa ter bola de cristal para adivinhar que Massa vai esquentar o assento para Vetell em 2013 na Ferrari. Continuará sendo o segundo piloto sem reclamar. E pior do que isso, ficará por falta de opções menos piores. Não acredito em Schumacher na Ferrari em 2013, acho que seu ciclo de F1 chegou ao fim. Com relação a troca de Hamilton é bem corajosa, e difícil acreditar que a Mercedes irá evoluir ao nível das concorrentes em tão pouco tempo. Prevaleceu a grana e a insatisfação com a atual equipe. Perez é uma ótima aposta, tem tudo para dar certo na McLaren. 2013 tem tudo para ser tão bom quanto 2012. É esperar pra ver.
Fabio, no primeiro instante foi triste com a mudança de Lewis ,porque achava que o Lewis e McLaren um conjunto forte. Mas desde a vinda do Whitmarsch e do Button o Lewis estava sofrendo com erros da McLaren ocorreu principalmente esse ano. Vejo também uma fase muito importante que o Lewis deixou no ar onde ele tem uma relação muito forte com a Mercedes. E outra frase que potenciou muito o nome do carro Flecha Prata. Acredito que vem muitas melhoras no carro da Mercedes! Outra situação que o Schumacher nesse tempo que passou contribuiu muito para um crescimento da Mercedes ! E também tem a situação de que a Mercedes que manda, a McLaren não tinha força para ganhar essa! Os motores são de quem? E não duvido nada se eles não tinham um acordo entre eles! Devemos nos lembrar que o Button veio de lá para McLaren! E detalhe como o próprio Alonso disse o Lewis tira leite de pedra! Quem sabe agora o pessoal vai dar mais valor no que o Alonso já falou sobre o Lewis, e também o Lewis vai mostrar que pode ser campeão fora da McLaren!
Quero ver se o Button vai conseguir levar a McLaren quando ela não tiver bem.
Obs,A tristeza do Lewis era muito grande nesses últimos GPS, acredito que esse contrato já estava tudo certo há muito tempo, entre McLaren e Mercedes se bobear desde quando o Button assinou com a McLaren! Deve ter sido uma imposição da Mercedes! E as especulações foram para levantar o mercado de pilotos!
É muito interessante o Ross Brawn fala:
“Ross Brawn afirmou que time não fez oferta financeira superior à da McLaren e frisou que motivação do inglês foi buscar um novo desafio para a carreira! ”
Foi nitido tudo isso, o Lewis sofreu porque sabia que ia ter que sair e ir para Mercedes, na verdade levantar a Mercedes porque Shumacher não conseguiu!
Concordo que , caso o Massa continue na Ferrari, vai conviver em 2013 com a sombra da provável ida do Vettel para lá em 2014. Mas se trabalhar direito em 2013, sabe que é quase certo que 2 vagas devem ser abertas na Red Bull (acredito que será o último ano do Webber na F1 em 2013). Tentar uma chance por lá é perfeitamente possível. Por isso, se manter na Ferrari em 2013 é para Massa, um negócio da China, dado o ano pífio que teve até agora.
O Massa teve o momento dele na F1, mesmo antes da Ferrari ele era o piloto da vez, disputado e badalado. Hoje é um segundo piloto inseguro, insatisfeito e sem motivação nenhuma. Não vai ser a mudança de equipe que vai traze-lo de volta. a idade pesa, o acidente tb pesou muito, a hora é de pensar em parar ou virar chcota como foi o caso de Rubinho nos programas de humor. Ele não deu certo, essa é a verdade, mesmo estando na maior e melhor equipe da formula 1 de todos os tempos e Alonso é o meu fiador!
E vc acha que a Red Bull vai trocar um piloto bi (ou talvez tri) campeão mundial como Vettel pelo Massa??? Se o alemão sair, com certeza a equipe vai gastar os tubos para ter um piloto “top” na equipe. A não ser que, como aconteceu com várias equipes durante a história (um exemplo, a Renault, em 1984-85), comece um processo de desmobilização e abandono das pistas. Aí qualquer piloto servirá.
é cada uma hein? Massa na Red Bull… Barrica na Lotus… Sauber… Ferrari… eu leio esses comentários pra rir um pouco.
Fábio: o motor é o mesmo, não muda neste sentido pro Hamilton. E acho que, ganha, no quesito, liderança, pois o Brawn dá de 10 no Whitmarsh.
quanto ao Massa: a impressão é que a Ferrari trará alguém pra 2014, pois era muito forte a boataria neste sentido vindo da imprensa italiana. E se isso é verdade, então era óbvio que o Massa teri seu contrato prorrogado por mais uma temporada.
E será que vai ser o Vettel pra 2014? Me responde aí, Fábio: a Ferrari, ao contrário da McLaren, nunca teve tradição de ter 2 pilotos de ponta na equipe. Sempre tem o 2º piloto. Daí não poderia ser o Vettel. Quem sabe eles investem num Di Resta, Koba, por aí, né mesmo?
Quanto ao Massa, olha…corre numa equipe média por mais umas duas, três temporadas e recolhe os pertences…
Ótima análise.
Abs
Fabio, eu acreditava no Massa na Mclaren, mas a McLaren com a saida do Lewis vai perder patrocinador pode esperar com isso o Salário do Massa é muito maior que o do Sergio Perez…
Débora: não… não é por conta do salário do incrível Massa que a McLarem contratou o Perez vai… faça um esforço e acredite: nenhuma equipe que se preze quer o Massa. O cara é um tampão a 4 temporadas… ele é o atual Kovalein. É dali pra Catherham ou pro assento do Rubinho na KV.
O Massa deve renovar por mais uma (e última) temporada. O Schumacher apanha do Rosberg, imagina do Alonso. Porcaria por porcaria, fica o Massa que é mais barato.
Em 2014, com todas as mudanças, aí o bicho vai pegar.
Bruno, vê se corre (na pista e no paddock) meu filho!
Como essas viúvas têm a capacidade de falar merda…
Eu se fosse o Massa ligaria para o Peter Sauber, ficaria 1 ano na Sauber…recuperava a forma e ficava de olho em uma vaga na RBR para 2014…
A imaginação humana é admirável.
Porque tanta surpresa pelas contratações?Cavalos paraguaios tem muito,o que vale é sorte,sorte.
Fábio, na imprensa alemã corre um boato hoje que o Schumacher estaria conversando com a Ferrari, mas nao acho que vai dar em nada.
olha, se o Massa “ficaria” em 2013, como andam dizendo, para esquentar assento p’ro eventual Vetel 2014, melhor seria mesmo o Schumacher pois o Massa nao esta ajudando o Alonso a tirar pontos dos oponentes nem ajudando a Ferrari a ganhar o mundial de equipes.
Concordo Oaster, e o Massa podia ficar de flanelinha dos dois, rssss
e vc acha que o schumacher vai ajudar o alonso????isso so o massa mesmo…
Na boa, eu acho o barrica o merlhor segundo piloto de todos os tempos. E falando sério: se eu fosse a Ferrari eu o contrataria pra 2013. Pagar 16 milhões pro Massa podendo ter um escudeiro melhor de graça? Já que o Schummacher não está mais por lá, acho que Rubinho aceitaria fácil. Alguem pergunta isso no Twitter pra ele!
Se o Rubinho voltar para Marussia ai que o Schumi não para mesmo.
impagável seu comentário, Fernando… rsssss
Ia ser muito massa ver o malonso ao lado de um piloto que não se presta a capacho como o schumacher.
Alias ia ser incrível os maiores malas da F1 dos últimos tempos dividindo a mesma equipe igualmente sem caráter como é a ferrari. Ia ser só alegria ver as confusões que aconteceriam.
Torço por isso
O massa voltaria a ser o Massa se fosse para Sauber. Pelo menos voltaria a ser um piloto de F1.
ia ser demais vendo o alonso e shumi batendo toda corrida
Muito bem, Eduardo! Eu também queria ver o Mestre e o Aprendiz das trambicagens juntos. Será que um iria sabotar o carro do outro? O que os dois seriam capazes de fazer, com a FIA dando cobertura? KKK Falcatruas a torto e a direito, a olhos vistos, sem um mínimo de pudor, pois eles estão acima da lei!
O Dick Vigarista é muito mais honesto do que eles, porque é personagem de desenho animado. Aqueles dois são de carne e osso, tem livre-arbítrio, ao contrário do do desenho.
Duvido que a Mercedes iria contratar o Lewis e ele aceitar fechar contrato de 3 anos sem ambos terem boas perspectivas de um bom carro para 2013.
Vou torcer muito pelo Hamilton e pela Mercedes. Já o Perez… sei não, é uma boa transferência pra ele, só que mais como aprendizado pois acho que o Button deve ser soberano ano que vem! O Perez tem muito o que aprender ainda.
Se Perez conseguir mostrar o rosto nas classificações de sábados(pole),o que não deverá ser muito complicado para ele,posto que Button é ruim mesmo nisso,com certeza chamará atenção imediatamente no seu primeiro ano da MacLaren.Certeza, teremos a repetição da história AlonsoxHamilton de 2007.
Concordo com você quanto aos treinos de sábado, acho inclusive que o Perez deve conseguir umas poles no ano, mas na classificação final, nos pontos, dá Button com folga, mas isso é apenas uma opinião minha. Posso estar errado!
A Sauber, para a tristeza das viúvas inconsoláveis, já tem substituto para a vaga do Sergio Pérez, qual seja, Estéban Gutierrez, também mexicano e igualmente patrocinado pelo caminhão de dinheiro do Carlos Slim.
Ou seja, dinheiro não seria problema para a equipe, que não precisaria dos caraminguás que o tal do Bruno tem no bolso.
Coisa triste em que a F1 se transformou.
O que conta não é se o Bruno é melhor do que este Gutierrez, mas se o Slim tem mais grana que o Eike.
É voce ta certo.
Lembrando que o Bruno é patrocinado pela Embratel, que tbm pertence ao Slim…e que antes dele acertar para ser piloto de testes da Lotus, ele quase conseguiu uma vaga na Sauber, mas o Slim optou por colocar o Perez na equipe Suiça….ah, e tem o patrocinio do Eike Batista tbm, e essa grana seria muito bem vinda para o Peter Sauber!!!!hahahaha
Acho que se o staff do Bruno mexer os pauzinhos (caso ele não consiga a renovação na Willians), ele consegue essa vaga na Sauber…
O importante não é o Gutierrez ser melhor ou pior. O que importa é esse Bruno estar fora da F1 o quanto antes!!
amigo, o Slim não vai jogar fora um caminhão de dinheiro se o piloto tiver pelo menos uma perspectiva de futuro. Nem o Eike vai continuar jogando dinheiro fora se não obtiver retorno. Os caras são se tornaram milionários jogando dinheiro no lixo….
O Bruno só é melhor do que o Narain Karthikeyan.
O Bruno também é piloto patrocinado por Slim, a Embratel é dele.
O recorde abaixo já foi esse ano…
Interval between the first and the last
http://www.statsf1.com/en/statistiques/pilote/gp/interval.aspx
1-Schumache-21y 00m 29d-Belgium 1991-Singapore 2012
2-Barrichello-18y 08m 13d-South Africa 1993-Brazil 2011
…agora faltam esses dois abaixo, até o final do ano o alemão recupera o que já era dele quando se aposentou em 2006.
Laps raced
http://www.statsf1.com/en/statistiques/pilote/gp/tour.aspx
1-Barrichello-16.631
2-Schumacher-16.481
Kms raced
http://www.statsf1.com/en/statistiques/pilote/gp/kms.aspx
1-Barrichello-80.607
2-Schumacher-79.395
Quem saiu ganhando: Perez e Button, quem saiu ganhando muito mais: Alonso e Vettel! Quem perdeu muuuuito: Hamilton e Rosberg!
Button vira líder na Mclaren em 2013, com certeza esta rindo a toa. Perez é só alegria, trocou uma mediana Sauber pela poderosa Mclaren. Ainda por cima, o time admitiu vínculo longo com o mexicano. Imagina Perez perseguindo uma Ferrari lembrando que foi ignorado por Montezemollo…
Hamilton vai ficar de CABELO BRANCO(foto abaixo), com esse inconstante carro da Mercedes. Já Rosberg que destino cruel(observa Perez ganhando um presentão), e amargar mais um duro ano na Mercedes. Superar Schumacher-returns não adiantou absolutamente nada na carreira!
Assim Hamilton vai ficar na mediana Mercedes ao final de 2013:
http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2012/07/191_35-ARTCHICOCITY27.jpg
Alonso e Vettel estão dando piruetas no ar, nos próximos anos ambos tem uma fera a menos pra disputar títulos. Dúvido Lewis erguer essa Mercedes a curto prazo, ele não tem perfil pra “transformar” equipes como Lauda, Prost, Piquet, Schumacher, Alonso e Vettel(reparem que todos tiveram grandes projetistas, mas também muita paciência pra ajudar os times, sem reclamar). O inglês que tem temperamento duvidoso nunca fez isso ao lado de um grande projetista, agora no áuge ao volante vai ter a chance com R.Brawn.
Já vimos Lewis em time de ponta com ótimos carros(disputou títulos em 2007/08/10/12), agora vamos ver do que ele é capaz partindo de um time com resultados mediano! Quero ver o inglês ajudar a organizar o time e também a desenvolver esse problemático carro Mercedes, ainda mais agora que os testes estão limitadíssimos. O piloto a pelo menos três anos fica dependendo ao extremo do projetista com seus “pacotes” de atualização. Pra piorar, a Mercedes ainda não tem a estrutura das rivais mais fortes: Ferrari, RBR e Mclaren. Hamilton ganhando uma fortuna de salário na Mercedes, o que Rosberg deve estar pensando? Deve estar p…da vida, no mínimo era ele quem deveria liderar o time com a saída de Schumacher.
Agora vamos ver do que é feito Lewis Hamilton(sentar e pilotar ele sabe), mas ajudar a “levantar” um time em condição inferior e chegar ao título nunca vimos. Na poderosa Mclaren ele ficou seis anos e só conseguiu um título(em cima de Massa que nunca foi campeão). Se R.Brawn não tirar coelho da cartola como fez em 2009, Hamilton com dois anos vai reclamar horrores do carro, ainda mais vendo Alonso e Vettel dividindo títulos.
Pra mim, o Luizinho pegou um belo abacaxi para descascar! Perez em 2012 fez o NOME na Formula 1, quando o novato é fora-de-série equipe de ponta logo vai atrás!!! Quem chance Bruno Senna jogou fora em 2012(já tinha jogado em 2011, podia estar no lugar de Grosjean nessa ótima Lotus). Esse carro Williams é tão bom quanto a Sauber, o problema é que o sobrinho esta longe de ser talentoso. Maldonado foi outro que jogou uma boa chance fora depois de vencer com pole na Espanha, os pilotos da Williams sequer são lembrados por times de ponta. O destino é ficar na F1 até a grana acabar…
Esse mexicano vai fazer o “diabo” com essa Mclaren…
“este inconstante carro da Marcedez”? Este qual, cara pálida?
Você tem duas opções, meu caro: A primeira, admitir que escreveu errado, que a temporada só começa ano que vem, que a Mercedez é uma montadora rica, que não faltarão recursos, que Hamilton e talnetosíssimo e Brawn um chefe de equipe de ponta.
A segunda, que até prefiro, é você distribuir os números da mega-sena para o pessoal…
Peraí, a mercedes ficou rica de uma hora prá outra? Ela já é rica, não faltam recursos e Brawn continua muito bom. E o alemão é tão talentoso como Hamilton (detesto falar isso). É óbvio que o carro deles é inconstante. Fez pole, ganhou corrida e chegou lá atrás. Basta ver os números do ano!
É isso mesmo, basta ver quantas corridas Schumacher e Rosberg andaram entre os primeiros e o carro os deixou na mão….
Paulo e Alivr, não, não basta, porque vocês estão pressupondo que o carro do ano que vem será terá o mesmo desempenho destde de agora.
É isto, obviamente, não é necessariamente verdade.
Precisamos aguardar.
Ih! Que previsões mais toscas! A Mercedes de hoje foi a Brown, que foi a Honda. Lembra da Brown em 2009? McLaren e Ferrari ficaram para trás naquele ano, lembra? “A Brown tem um carro do outro planeta”, disse o Massa, na época. E era verdade, tanto que dava mais de 1s pros outros carros em algumas corridas.
Eu duvido que o Vettel deixa a Red Bull. Tem um ótimo projetista, tem grana, e tem o mais importante: o apoio do dono da equipe. Só se ele for completamente sem juízo pra ir pra Ferrari, especialmente se for para dividir com o Fernando.
Quem vai ter o melhor carro no ano que vem? Só Deus sabe! Até a Force Índia tem chances! Depois da Brown em 2009, tudo pode acontecer!
Duvido que o Button faça mais que o Hamilton. Não preciso nem lembrar da peia que ele está tomando neste ano, né? Só quando o Hamilton tem algum problema que o Button chega na frente, pois na hora do vamos ver, já era! Até a chegada, Button!
Alonso disse uma vez que viu Hamilton ter um desempenho excelente em corrida mesmo tendo um equipamento inferior.
Ia ser muito massa ver o malonso ao lado de um piloto que não se presta a capacho.
Alias ia ser incrível os maiores malas da F1 dos últimos tempos dividindo a mesma equipe igualmente sem caráter.
Torço por isso
Seria uma grande jogada de marketing do Montezemolo trazer o Schumi pra Ferrari durante pelo menos 1 ano. Nao faria menos do que tem feito o Massa e com certeza venderia mais de tudo (menos Fiat no Brasil).
Harry,sinto muito,mas nunca vi nenhum proprietario de FIAT dizer que comprou o carro por causa do Massa… Você ja viu???
Eh, eh, eh… ANDRE DE ITU, duvido que alguém tenha visto!
Se eu ver, eu falo para o cara que ele é um mané…E como falar que vou comprar um GOL pq o neymar falou que o carro e bom (mas tem um porche )
Na verdade acho qte q o neymar falar q o GOL eh bom (independente de qual seja o carro dele) deve aumentar as vendas do GOL (do contrario, pq diabos a montadora gastaria milhoes para contratar o cara pradizer q o carro eh bom???). Mas isso nao invalida seu comentario: considerando q infelizmente eu nao posso comprar uma f40 (o q eu faria, pra ajudar a scuderia), na hora de comprar um carro eu taria pouco me f@#%& se a fiat eh do mesmo grupo da ferrari e escolheria como todo mundo: pelo preco, design, performance… (a opiniao do neymar seria, no maximo, criterio de desempate hahahaha). Nunca entendi essa teoria: alguem acha de verdade q o brasil eh um dos maiores mercados compradores da fiat por causa do felipe massa???????A globo adoraria q o massa tivesse esse poder: se ele pudesse influenciar, por dirigir uma Ferrari, a decisao de centenas de milhares de compradores para q escolham automoveis da marca fiat, sem duvida ele poderia fazer com q cada um desses tifosi-de-fiat-uno acordasse cedo pra ver as corridas. Isso seria suficiente pra manter a audiencia nos niveis da epoca so saudoso senna.
Olha Hanrry…acho que com o Alonso na Ferrari reinando absoluto como primerio piloto, o Schumacher não aceitaria voltar a Maranello de jeito nenhum (dizem que a ida de Alonso pra Ferrari em 2010, foi um dos motivos que o levou a se desligar da equipe quando anunciou sua volta a F1 como piloto, pela Mercedes)…..
A vaga na Sauber será de outro Mexicano, Esteban Gutierrez, que fez um ótimo campeonato de GP2 e foi campeão da GP3, além disso, ele possui fortes patrocinadores como a própria Telmex.A situação está complicada para os brasileiros, tanto para o Senna, tanto para o Razia, que terá de concorrer com 3 pilotos por uma vaga na Force India.Já o Massa, será piloto da Ferrari em 2013.
Lembrando que o Bruno é patrocinado pela Embratel, que tbm pertence ao Slim…e que antes dele acertar para ser piloto de testes da Lotus, ele quase conseguiu uma vaga na Sauber, mas o Slim optou por colocar o Perez na equipe Suiça….ah, e tem o patrocinio do Eike Batista tbm, e essa grana seria muito bem vinda para o Peter Sauber!!!!hahahaha
Acho que se o staff do Bruno mexer os pauzinhos (caso ele não consiga a renovação na Willians), ele consegue essa vaga na Sauber…
Com a dispensa de Hamilton, fica na minha cabeça a dúvida sobre a capacidade de Button impulsionar o time sempre rumo à evolução. Perez é agressivo e pode, em uma visão de conjunto, desempenhar esse papel de ‘pedra no sapato’ do inglês, mas, individualmente, comete muitos erros. Na minha opinião, o Di Resta era a melhor opção.
Acredito até mesmo que o Adrian Sutil, cuja transferência para a McLaren foi cogitada anos atrás, seria, no momento, mais interessante que o Perez.
É difícil ter certeza se vai dar certo o Perez na Mclaren, a minha aposta é que em 1 ou 2 anos na Mclaren ele pode ser campeão. Mas concordo com você sobre o Di resta, é uma pena um piloto tão bom não ter ganho uma chance nas equipes grandes.
É difícil saber mesmo. É um piloto veloz, sem dúvida, mas isso não quer dizer que seja, necessariamente, competitivo, já que para se marcar pontos, geralmente, é preciso terminar as corridas. Talvez fosse apenas uma fase de quem tinha uma ânsia absurda de mostrar que é veloz e isso venha a acabar na McLaren. Vamos ver.
Na minha opinião,o sucesso de Perez na MacLaren dependerá de como ele se posicionar na temporada,ou seja, em 2013,com relação ao companheiro.Ele já mostrou que,com carro em ordem,pode partir para cima dos grandes pilotos.É isso que ele tem de fazer logo em 2013.Espero que a Maclaren não entre nessa de pedir-lhe para economizar pneu ou combustível,quando de fato isso não for necessário.
Como fã do Schumacher, acho que seria melhor ele parar mesmo….em partes já não é mais o mesmo de antes, e por outro lado, a Mercedes tbm ainda não fez um carro decente na F1 como equipe (tanto é que o Rosberg tbm não tem feito grandes temporadas)….mas como fã, acho que seria fantástico, um tributo ao passado, vê-lo novamente na Ferrari, ainda que fosse só em 2013 pra encerrar dignamente e de forma definitiva sua carreira na F1….mas sinceramente, acho muito improvável, principalmente por ter o Alonso lá…entre se arriscar na Sauber e entre parar….melhor parar.
Alonso deve estar rindo muito da mudança do Hamilton, sabe ao menos que para 2013, em tese, não terá dificuldades em superar seu rival.
A pilotada toda que está na corda bamba deve estar de olho na vaga da Sauber e Bruno deveria se espertar.
Schumacher encerrando a carreira na Mercedes?? Duvido. Montezemolo dificilmente aceitaria um ano de despedida. Este esporte não tem espaço para homenagens deste tipo. Duvido também que Schumacher faria melhor que o Massa. Mas se ele fosse pra Ferrari Alonso ia dar mais risada ainda, seria vergonhoso para o Schumacher levar a maior coça da vida dele. Se tá apanhando hoje do Rosberg imagina do Alonso.
Se este esporte não tem espaço para homenagem porque Massa está ainda na Ferrari?
Porque Alonso deu a palavra final da renovação do Massa.Alonso prefere ter a seu lado um cachorrinho que ja esta“domesticado´´ao invez de um piloto JOVEM,PROMISSOR e CHEIO DE VONTADE DE SER CAMPEÃO que pode resolver colocar as “asinhas´´de fora(Perez).
Fábio, ficou devendo na resposta de como funciona o programa de jovens pilotos, como são os contratos, para entendermos pq o pupilo de uma equipe pode assinar com a rival. Não deve existir contrato, caso contrário estariam pipocando processos judiciais.
A Ferrari bobeou e perdeu Perez. Ficar com Massa é burrice.
Não acho que tenha sido uma “bobeada” da Ferrari. Se Perez tem potencial para ser campeão, é melhor ver isso numa equipe de ponta do que como 2o de Alonso. Se o mexicano for bom mesmo como parece, daqui a dois ou tres anos acaba na Ferrari. A McLaren vai servir como mais um aprendizado para o jovem piloto mexicano.
Fabio, e quanto ao Razia, será que com essas definições já apresentadas o piloto brasileiro teria algum assento disponível na F1 em 2013? Eu apostava na Force India caso o Di Resta fosse pra Mc Laren, ou até mesmo no Hulkenberg pois li que ele pode ir pra Ferrari ano que vem? O que você acha?
Só essas duas novidades já despertam o interesse para a temporada 2013. Não sei se meu 3/4 xará Perez é tudo isso, mas estou curioso para saber. E também se Hamilton terá um carro a sua altura ou se conseguirá desenvolvê-lo, levando kekinho consigo. Acho que será uma boa disputa dentro da equipe.
Quero só ver a cara de BU*DA do Hamilton logo na primeira corrida do ano que vem quando Perez beliscar um podio e ele terminar a corrida la pelo OITAVO…NONO lugar.
Somos dois! Escrevi ontem à noite mesmo, acho que no Tazio, que ir pra Mercedes foi a solução do Hamilton pra questão dos troféus ficarem com ele ou com a equipe: foi logo pra uma equipe que não ganha mesmo troféu.
Putz…fico entrando aqui aqui no blog a cada 5 minutos na esperança de ver que a saida de Hamilton da McLaren tenha sido um mal entendido…HAMILTON BURRO BURRO BURRO BURRO BURRO BURRO.Como dizem aqui no interior: AGORA ELE CAGOU FORA DA LATA.
Vamos ver em 2014, quando tudo muda. Se Brawn/Mercedes acertam com as novas regras, em particular o motor, pode ser que Hamilton teria 5-6 anos mais de carreira com a melhor equipe. Estamos falando de Ross Brawn. Ele está montando tudo para fazer que fez com Ferrari com Schumacher. Mercedes agora assinou o contrato com F1 por 8 anos. Entra Lauda. Agora tem a peça que faltou, o piloto mais rápido do grid. A meu ver, Hamilton apostou alto mas bem.
Amigo, é claro que essa associação Hamilton/Mercedes pode dar certo, mas também pode ser que não. Não se pode esquecer que Ross Brown é um estrategista e não projetista. Por isso, não se pode esquecer também que na Ferrari, além de um piloto como Schumacher tinha também um grande projetista (Rory Byrne) que projetou um carro vencedor. Não me parece que, pelo menos atualmente, esse seja o caso da Mercedes.
Um bom jogador é o que aposta e não se acomoda.
A bola da vez esta em jogo, Lewis Hamilton esta na Mercedes uma grande equipe com o melhor motor da F!, que ele pilotava na Mac Laren e foi campeão 2008.
Peres é um piloto sensação , que vai ter
Button como principal piloto Mac Laren, apenas ajuste de colocação. Massa vai ficar na Ferrari porque Alonso quer ser multi campeão , ainda mais se faturar título este ano? Bruno Senna deve correr atras da vaga Sauber , onde é um assento desejado, e na williams tem o problema de Voltaire Bottas, que é o dodoi de Toto Wolf, o carro Sauber tem muito espaço para propaganda que o Eike pode utilizar com maestria, ainda mais pelas corridas que B.Senna realizou neste ano diguino de um piloto amadurecido, disputas nas grandes provas deste ano , tomará que esteja chegando a vez de Senna.
Uma pergunta pertinente que ninguém ainda fez. E a ferrari, vai ficar zangadinha com seu pupilo perez? esse contrato influi com a ligação perez-ferrari? A ferrari, de novo, marcou bobeira?
É mesmo Fabio,explique nos para que realmente serve ou como realmente funciona esse programa de pilotos da ferrari.O pouco que sei é que Perez pertencia a esse programa da ferrari e agora assina assim sem mais nem menos com a ARQUI-RIVAL???
Pois é. Aparentemente, a Ferrari comeu mosca no contrato.
Abs
Ou Alonso vetou Perez, lembrando bem de 2007…
teoria interessante…
pode isso, Fábio?
Pode. E é bem possível.
Abs
Caro Fábio, não acho que tenha sido uma “bobeada” da Ferrari. Se Perez tem potencial para ser campeão, é melhor ver isso numa equipe de ponta do que como 2o de Alonso. Se o mexicano for bom mesmo como parece, daqui a dois ou tres anos acaba na Ferrari. Até porque daqui a dois ou tres anos terá 24, 25 anos, ou seja, ainda terá muita “lenha pra queimar”. Assim, McLaren vai servir mais como um aprendizado para o jovem piloto mexicano. O que vc acha??
E campeão da GP2 o Valsecchi? Acho que o Ecclestone vai pelo menos tentar colocar ele numa equipe nao tão sofrivel como a HTR e Marussia ano que vem
o Valsecchi acho que tem mais chances na Sauber do que o Senna
Anderson , na f1 a experiencia conta muito tanto que Peres abocanhou Mac Laren, Valsecchi tá saindo gp2 , e não passou por nenhum carro F1 , fica meio dificil, as equipes pequena fazem o piloto evoluir veja B.Senna neste 2 anos …….
Todos os campeões da GP2 são colocados na F1 (pantano excessão) e uma vitrene tanto para fãs quanto para patrocinadores que podem apostar certo ou muito errado,
Acho que o Valsecchi vai para a F1 o Ecclestone vai dar um jeito, O Grosjean foi colocado ate meio a força na F1 depois do ano sofrivel de sua primeira temporada, o bruno é um bom piloto, mas aparentemente falta algo nele que so vemos em Perez, Koba, Maldonado (as vezes) grojean (as vezes tambem) não é pessimismo nem birra, mas o Bruno Senna hoje esta atras e so corre pelo nome.
A Mercedez teve muita paciencia com Schumacher , mas acho que as coisas foram precipitadas depois daquela batida feia em Cingapura. Ele não foi expulso , foi convidado a sair. Vamos ver Hamilton na nova casa. Sempre tive a impressão que Martin Whitmarsch não apreciava muito ele. O carro da Mercedez pode não ser ótimo , mas sem dúvida está mal explorado tanto por Schumi pela idade quanto por Rosberg que nunca demonstrou firmeza nos primeiros lugares. Perez tem uma avenida larga pela frente, ainda mais que na Mac Laren ganha quem chegar primeiro!