Efeito dominó
28/09/12 10:26“Agora é oficial”, diria o narrador.
As primeiras peças do dominó caíram, os comunicados saíram, as repercussões começaram, muita gente já está com a cabeça em 2013.
Vamos por partes…
1) Hamilton na Mercedes
A Mercedes anunciou que o contrato de Hamilton é por três anos. Até o fim de 2015, portanto. Seu companheiro de equipe será Rosberg.
“Chegou o momento de um novo desafio, e estou empolgado em começar este novo capítulo na Mercedes”, diz o inglês, na nota.
A equipe, como de praxe, também celebra. “A chegada de um piloto do calibre de Lewis reitera o prestígio da Mercedes na F-1. Estou orgulhoso”, completa Brawn.
Aplausos para Hamilton. Mudar não é fácil. Mudar para uma equipe tecnicamente inferior, ainda que para ganhar mais, é complicado. Ao tomar a decisão, ele mostra que confia no taco, na sua capacidade de desenvolver um time.
A história mostra que isso é tarefa para os grandes. E Hamilton não tem medo de tentar entrar para essa turma.
2) Pérez na McLaren
O comunicado da McLaren não traz a duração do contrato, fala apenas que é “plurianual”.
“Ele matou vários gigantes neste ano, conseguiu três pódios e fez a melhor volta em Mônaco. Isso mostrou que Sérgio não deve nada em termos de performance e comprometimento. Com ele, ao lado de Jenson, teremos uma enorme base de talento”, afirmou Whitmarsh, que deixou escapar que o mexicano chega com status de segundo piloto _embora, na McLaren, esse conceito seja mais “liberal”.
“Sergio ainda está desenvolvendo suas habilidades. Estamos convencidos que ele não é apenas talentoso e rápido, mas também alguém disposto a aprender.”
Pérez, por sua vez, falou em orgulho, etc e tal. E citou seu ídolo: “Cresci ouvindo as histórias sobre os títulos de Senna na McLaren”.
Ótima aposta da equipe. E um degrau que Pérez alcança por méritos próprios.
3) Schumacher
Segundo a “Autosport”, foi a indecisão de Schumacher sobre o futuro, em meados do ano, que levou a Mercedes a procurar Hamilton.
Se o alemão tivesse assinado a renovação, este post não existiria. Mas ele hesitou, e o time tinha que resolver o futuro.
No comunicado, o alemão se despede do time, mas não da carreira. “As coisas não aconteceram como planejamos no campo esportivo”, disse.
Eu acho que ele para, escrevi isto na coluna de hoje na Folha. Deve arrumar um cargo na Mercedes, ao lado do amigo e tutor Brawn.
Mas talvez ele queira continuar, até para se tornar o recordista de GPs da F-1. Há duas vagas interessantes ainda sem dono para 2013. Em duas equipes que Schumacher conhece bem: Sauber e Ferrari.
4) Consequências
A ver se Hamilton continuará focado na luta pelo Mundial ou se vai relaxar. De qualquer forma, depois do abandono em Cingapura, a coisa já estava bem difícil pro lado dele.
De certo, a pressão toda agora se volta para Massa. Do jeito que as coisas se mexeram, ele é a próxima peça do dominó.
Com as vagas na Mercedes e na McLaren fechadas, a única opção competitiva que resta é ficar na Ferrari.
Uma sensação estranha, um beco sem saída. Porque, por lá, continuará escudeiro de Alonso. Fora, a melhor alternativa seria a Sauber, onde ele estava em 2005, um retrocesso na carreira. E mais: conviverá, por todo 2013, com os rumores que colocam Vettel em Maranello em 2014.
E Bruno? Se fosse ele, eu já estaria ligando para Sauber…
Fabio,existe alguma possibilidade de Schumacher na ferrari com alonso?Seria espetacular!!!!abraço.
Se a Ferrari quiser um piloto-tampão e se Schumacher topar, por que não?
Quem não ia topar é o Alonso. Acredito que a posição dele a respeito pese muito e ele não gostaria de Schumi a seu lado. Ponto para Massa.
Acho que como já disseram, a grana da Telmex contou e muito sim, como a grana da Embratel e da OGX colocaram Senna na Willians. Acho que a volta do Schummi à Ferrari é improvável pelo mesmo motivo: Patrocinador. O Alonso hj tem a Ferrari nas mãos graças à grana do Santander (o maior patrocinador da F1 hj) e não vai querer dividir equipe c/ um cara com a influência e prestígio que o Schummi tem. Vai querer manter o Zacharias por + 1 ano. Resta ao Schummi a Sauber, que acho bem provável, até pra tirar do Rubinho o único título que ele tem: Recordes de GP´s.
Fábio Seixas, quais as chances de Razia correr pela Sauber em 2013?
Vai depender de o quanto ele tiver pra levar…
Fábio!
Foi, sem dúvida, uma grande chacoalhada no mercado a saída do Schumacher da Mercedez.
Sobre o Massa, creio que o melhor caminho para o futuro dele (ele deve correr mais uns cinco anos, acredito) seria correr na Sauber o ano que vem. A Sauber de hoje é incompavelmente melhor que aquela onde ele esteve no passado. O Peter Sauber certamente tem apreço pelo Massa e receberia muito bem nosso piloto por lá.
Quanto ao Bruno Senna, não sei o que dizer, pois não consegui analisar o potencial dele até agora. A coisa dele ter começado tarde no automobilismo está pesando muito na carreira dele.
Belíssima leitura sobre o momento da F1. Boa Fábio!!!
Bom dia Fabio
O companheiro de Alonso na Ferrari será quem ele escolher,a equipe de Maranello sabe que tem o melhor piloto do grid nas mãos e não vai aborrece-lo com
certeza,embora Alonso seja o melhor piloto em atividade,ele não gosta de concorrencia, portanto vai pedir para Massa ficar,pois o Massa não o imcomoda.
Abs
E se perder o campeonato este ano?
e se porcos voarem?
Para a segunda divisão? É bem possível…
Fábio, seu post mais sóbrio e coerente do ano. Boa escrita e excelente opinião. Deixo aqui minhas congratulações e a satisfação de ler um bom texto.
Um abraço de roraíma
a ferrari não quis contratar o perez por achalo inexperiente,será q apostaria no chumi q é experiente demais?q assim como massa tá sendo engolido pelo companheiro,q na volta a formula 1 ja fez um festival de barbeiragens.quem sabe pode pensar no barrichelo denovo,o prost tambem andou testando o carro da red bul ,quem sabe…. na boa ,chega de especulações,MASSA NA FERRARI E PONTO FINAL.
Me perdoe,
mas quando voçe disse meritos propios, eu entendo como TELMEX.
Sim, o dinheiro da Telmex é importante. Mas não é só por isso que ele chega à McLaren.
Abs
Petrov tinha grana e nada aconteceu…
O Dick na Ferrari? Que delírio! Se bem que ele não representa perigo ao Alonso (apanhou do Kekinho, né?), ainda assim, considerar a hipótese de retrocesso técnico por parte da Ferrari é absurdo.
Eu acho que Bruno não continua na f1, ele teria que fazer algo muito bom até o fim do ano, pelo menos uma grande corrida com podio ou algo do tipo! Massa só continua na ferrari, porque Alonso prefere assim, um piloto limitado ao seu lado, dúvido que a equipe ou a torcidada ferrari pense assim.
Schummy na Ferrari não acredito, ele sabe que o Alonso pode brigar por titulo e ele não vai conseguir acompanhar, e aí servir de escudeiro não deve ser o fim de carreira que ele deseja.
Acho que o melhor pra ele é parar mesmo, eu gostei muito da sua volta a Fórmula 1 mas no fim das contas só serviu pra dar uma manchada na sua imagem de grande campeão.
Fábio, não entendi em que contexto o Schumacher conhece bem a Sauber, afinal ele nunca correu por lá… pode nos explicar?
Ele corria pela equipe do Peter Sauber no Mundial de Marcas, antes da F-1. É mais uma cria do suíço.
Abs
E quem está assistindo a toda essa movimentação, com um sorriso de canto de boca, soltando fogos de felicidade por dentro? Fernando Alonso
Deve mesmo, e o Domminicalli com chapéu de asno se o espanhol não ganhar este ano.
Duvido que Shummi terminaria de forma ainda mais melancólica na Sauber.
Retrocesso na carreira ou não, gostaria muito de ver qualquer dos dois brasileiros na Sauber em 2013.
E o Perez! Em 2013 veremos do que ele é feito! Esperamos não estar enganados!
Abraço!
Em tempo: com Koba na Sauber, não duvido, com o tempo, os brasileiros sentirem a pressão, se inferiorizarem e se reduzirem ao posto de segundo piloto – se bem que isso ocorre com menos frequencia em equipes que não disputam títulos…
AGORA SIM NÃO SOBROU NINGUEM MELHOR
QUE MASSA NO MERCADO. ÊLE CONTINUA
NA FERRARI. SHUMI APOSENTA , BRUNO
NA SAUBER , E BOTTAS NA WILLIANS. E EO
VELHO ECLE FICA FELIZ!!!!!!!!!!!!!
Maranello espera Schumacher!
Montezemolo chegou a dizer que era de doer o coração saber que a derradeira largada na gloriosa carreira de Schumi num monoposto não havia sido numa Ferrari… não dá para contar com Felipe então é melhor a Ferrari faturar com a imagem do alemão.
Chora Felipe!
Fábio, vc acredita que o Shumacher tem alguma carta na manga? Não to entendendo nada, poderia renovar com a Mercedes, não quis….
Acho que o melhor para categoria era o schmacher ir para a ferrari, com certeza ia ser uma boa jogada de marketing
Essa semana não teve a sessão “A foto”, ficou devendo!
Schumacher na vaga de Bruno na Willians..muita viagem?
1) Pelo menos no numero de GPs disputado acho que o Barrichello vai conseguir superar o Schumacher.
2) Ótimas mexidas mesmo, mas sinto que esse casamento Hamilton – Mercedes não vai dar certo. O Hamilton nesse ponto me lembra um pouco o Senna, um cara talentosíssimo na pista, mas que fora dela não sabe extrair o melhor da equipe. Precisa de uma estrutura organizada por trás que lhe dê todo esse apoio para que consiga andar rápido na pista e, se não a tem, fica reclamando para os quatro cantos e desestabilizando o ambiente.
3) Todas as demonstrações já indicam que o Massa vai ficar na Ferrari em 2013. É uma escolha lógica para uma equipe que concentra todo o esforço em um piloto. O Massa hoje já é um burocrata da F1, já conhece a equipe, não ameaça o primeiro piloto e fica lá esquentando a vaga e fazendo o que gosta sem grandes ambições (no máximo um ou outro pódio). Se fechar para 2013 depois de tudo o que vimos esse ano, acho até provável que ele fique por mais anos, enquanto o Alonso continuar na equipe. Vettel na Ferrari? Enquanto o Alonso estiver lá, pode esquecer.
Bom… Com Perez, agora em um carro melhor e numa equipe maior, quero ver ele ser proibido de passar o Alonso, como foi escandalosamente este ano, estando na sauber que recebe motores da ferrari…
Perez na McLaren vai dar samba…… um ótimo samba…
Sauber – kubica. Kubica- sauber…. seria tambem outro som agradável…
isso foi coisa do galvão bueno, nunca existiu, sauber estava preocupado com os pontos do campeonato de construtores, pois isso sim vale alguma coisa $$$$$$$ a diferença de grana entre as colocações no final do ano, é tão grande que cada ponto = milhões de dolares de premiação.
pra vc ter uma idéia, faturamento da FOM para as equipes fica próximo dos 700 milhões de dolares e é distribuida mais ou menos assim:
1º : 19%;
2º : 16%;
3º : 13%;
4º : 11%;
5º : 10%;
6º : 9%;
7º : 7%;
8º : 6%;
9º : 5%;
10º : 4%
Concordo que existe a situação dos pontos/grana. Sem dúvida, mas que o Perez tinha muito mais carro na hora, naquele momento isso tinha.
Ok. Ele poderia se empolgar, tentar passar e fazer besteira, mas sabemos que ele não tem esse perfil trapalhão.
Mas tudo bem..
Eu tenho a impressão que o Nico Rosberg não gostou nem a pau dessa novidade.
Com Schumacher na equipe, ele sabia que era mais piloto que o Heptacampeão.
Havia conseguido uma pequena vantagem sobre Schumacher ao vencer a primeira da Mercedes.
Mas com Hamilton a coisa vai ser diferente.
Quanto tempo vai demorar para um certo individuo postar no tweeter que se a Sauber o chamasse a resposta seria SIM!!!
Rubens?
kkkk pode crer, vamos acompanhar. https://twitter.com/rubarrichello
engraçado, aposto que se a empresa concorrente abrisse uma vaga com o dobro de salario vcs sairiam correndo ou postariam no twitter que estavam a disposição
tem gente besta mesmo, o cara vive disso, ama isso e é feliz fazendo isso, claro que ele vai se colocar a disposição
o melhor é que ele foi de fato contatado se estava preparado, mas preferiram ficar com o piloto de testes
Você só se esqueceu de um pequeno detalhe,meu caro Christiano: a F1 NÃO É UM “EMPREGO´´,É UM ESPORTE.Onde oque se deve buscar antes do DINHEIRO são as VITORIAS e os TITULOS,conseguindo isso o dinheiro vem por consequencia.
pro rubinho era um emprego ué.
acho que até amanhã teremos não só este SIM, mas aquele velho texto: precisam de experiencia, quem arrume o carro passe pneu pretinho, escove macacao do companheiro e bla bla bla…..
Outro que deve aparecer em fotos fazendo este mesmo trabalho de “equipe” é o sr. Massa
A Ferrari perdeu uma grande chance de contratar um futuro campeão mundial, Sergio Perez, em detrimente dessa politica burra e miope de ter apenas um piloto na disputa.
concordo plenamente. O grande vencedor dessa rodada de negócios foi o ás mexicano. E sim, ele é um ás, ele vai ser campeão mundial, está na equipe mais maneira e inventiva da F1 (e q de lambuja sempre tem o motor com o melhor ronco), enfim, muito sucesso pra esse latino americano q além de tudo, é simpático!
Massa na Ferrari não é uma história, é uma não-história.
Seria legal que Razia conseguisse a cadeira na Sauber. Confesso que não gostava dele, mas ele mostrou esse ano q é arrojado, rápido, e tem estrela (é um poco afobado tb, mas as vezes isso é bom).
De resto, o de sempre, Alonso – O Rei, Vettel, a Prima Dona mimimi…
abs e parabéns ao fabinho pelo post.
Perfeitamente!
E quando não se contrata um campeão em potencial se peca duplamente:
1. por não ter o piloto em sua equipe;
2. por deixá-lo correr em equipe adversária.
A máxima do Nilton Santos quando exigiu que o Botafogo contratasse Garrincha.
ai ai a fórmula 1 sempre esteve cheia de futuros campeões mundiais, lembro de uma edição de 2002 da autosport- em que uma matéria dizia “É o novo Senna?” a reportagem era sobre o jovem Felipe Massa. Bons pilotos estão aí a todo momento, e Felipe Massa já foi tão ovacionado quando esse Perez ae. Sair de uma promessa e se tornar o campeão são coisas muito diferentes
Marcos, vc tem razão.
Mas por favor, anote aí o meu log, é RENATOHK, como vc pode ver.
Eu dei a opinião de q o Perez vai ser WC, e reafirmo isso. Vamos colocar como prazo 3 anos (eu espero estar por aqui nos próximos 3 anos).
E veja só, não estou querendo te encher o saco, vc tem razão no seu comentário, mas o meu comentário contém uma opinião mais subjetiva, arriscada, e eu acredito nela.
abs
Vamos às minhas considerações. Não move uma palha em canto nenhum do mundo, mas vamos lá:
– Hamilton na Mercedes: Pode ser um retrocesso, pode ser uma jogada de mestre. Se conseguir levar o time à vitória, vai ser consagrado como gênio.
– Perez na McLaren: Aposta de rápido aprendizado para 2014 ou 2015. No cômputo geral, a McLaren pegou o novato que parece ser mais talentoso.
– Futuro de Schumacher: Pode ser que ele pare. Agora, será que se ele acenar para o Domenicalli o Massa não dança? Tenho minhas dúvidas. Schummy deixou lembranças na Ferrari, pode ser o final de carreira dos sonhos. Ainda por cima, a vantagem do contrato de apenas um ano, coisa que parece incomodar bastante o Massa.
– Sauber com brasileiros: Se Massa dançar na Ferrari, a Sauber seria a tábua de salvação. Entretanto, não se pode esquecer que, sem Perez e possivelmente sem o dinheiro de Carlos Slim, que pode migrar como patrocinador master na McLaren, no lugar da Vodafone, que já anunciou que sai, a Sauber deverá precisar de dinheiro para não perder o espaço conquistado esse ano. E aí a coisa fica complicada para Massa. Quem desponta nesse cenário é Bruno Senna, que vem com patrocínio do próprio Carlos Slim, via Embratel, levaria dinheiro de Eike Batista e a P&G. Conta ainda com a simpatia e empenho de Bernie Ecclestone de querer manter o sobrenome Senna na F1. Nessa situação, vejo Massa brigando com Bottas por um lugar na Williams, mas só leva a vaga se levar $$, o que duvido que possa acontecer. Periga Massa correr de Stock Car ano que vem…
Pô Eduardo muito bom seu comentário!!
Concordo plenamente contigo, aliás ótima observação do contexto geral
suposições muito boas e bem colocadas
Duas excelentes análises suas; O texto para a Folha e esse. Bruno já deve estar com o número do telefone do Sauber na mão. A MacLaren contratou um futuro campeão, tirou o doce da boca da Ferrari. A Mercedes, aumentou para 3 anos a sua sobrevida na categoria. Schumi para agora ou mata alguém.
Não havia pensado na hipótese de Shummacher na Ferrari, mas parece interessante. Será que os italianos arriscariam tanto? Será que o alemão aceitaria um rádio “Alonso está mais rápido que você”?
Fabio, com o contrato de Perez com a McLaren, as chances de Massa na Ferrari não aumentam?
É isso mesmo, Fabio.
Como disse antes, Hamilton se comporta como piloto de ponta insatisfeito, que confia na propria habilidade e não quer mais perder tempo em uma equipe que claudica na missão de entregar-lhe um carro bom.
Prost, Senna, Alonso, todos os grandes já mudaram.
Vai para uma montadora enorme, tem talento e terá um tal de Ross Brawn como chefe. Estou animado!
Obs: só falta o Massa ser chutado para que o ano fique perfeito.
Bom dia Fábio, confesso que fiquei um pouco surpreso com o anuncio de hoje, achei que era só fogo de palha, uma pressão para cima da Mclaren, e que Schumacher iria renovar com as Flechas de Prata.Pode ser só uma teoria minha, mas talvez não seja impossivel, vamos lá:
Apesar da melhora do Brazuca nas ultimas corridas, não acho dificil a Ferrari assinar com Shumacher por uma temporada apenas, Massa ir para a Sauber, e em 2014 Vettel desembarcar em Maranello.
No mais Abraços