Efeito dominó
28/09/12 10:26“Agora é oficial”, diria o narrador.
As primeiras peças do dominó caíram, os comunicados saíram, as repercussões começaram, muita gente já está com a cabeça em 2013.
Vamos por partes…
1) Hamilton na Mercedes
A Mercedes anunciou que o contrato de Hamilton é por três anos. Até o fim de 2015, portanto. Seu companheiro de equipe será Rosberg.
“Chegou o momento de um novo desafio, e estou empolgado em começar este novo capítulo na Mercedes”, diz o inglês, na nota.
A equipe, como de praxe, também celebra. “A chegada de um piloto do calibre de Lewis reitera o prestígio da Mercedes na F-1. Estou orgulhoso”, completa Brawn.
Aplausos para Hamilton. Mudar não é fácil. Mudar para uma equipe tecnicamente inferior, ainda que para ganhar mais, é complicado. Ao tomar a decisão, ele mostra que confia no taco, na sua capacidade de desenvolver um time.
A história mostra que isso é tarefa para os grandes. E Hamilton não tem medo de tentar entrar para essa turma.
2) Pérez na McLaren
O comunicado da McLaren não traz a duração do contrato, fala apenas que é “plurianual”.
“Ele matou vários gigantes neste ano, conseguiu três pódios e fez a melhor volta em Mônaco. Isso mostrou que Sérgio não deve nada em termos de performance e comprometimento. Com ele, ao lado de Jenson, teremos uma enorme base de talento”, afirmou Whitmarsh, que deixou escapar que o mexicano chega com status de segundo piloto _embora, na McLaren, esse conceito seja mais “liberal”.
“Sergio ainda está desenvolvendo suas habilidades. Estamos convencidos que ele não é apenas talentoso e rápido, mas também alguém disposto a aprender.”
Pérez, por sua vez, falou em orgulho, etc e tal. E citou seu ídolo: “Cresci ouvindo as histórias sobre os títulos de Senna na McLaren”.
Ótima aposta da equipe. E um degrau que Pérez alcança por méritos próprios.
3) Schumacher
Segundo a “Autosport”, foi a indecisão de Schumacher sobre o futuro, em meados do ano, que levou a Mercedes a procurar Hamilton.
Se o alemão tivesse assinado a renovação, este post não existiria. Mas ele hesitou, e o time tinha que resolver o futuro.
No comunicado, o alemão se despede do time, mas não da carreira. “As coisas não aconteceram como planejamos no campo esportivo”, disse.
Eu acho que ele para, escrevi isto na coluna de hoje na Folha. Deve arrumar um cargo na Mercedes, ao lado do amigo e tutor Brawn.
Mas talvez ele queira continuar, até para se tornar o recordista de GPs da F-1. Há duas vagas interessantes ainda sem dono para 2013. Em duas equipes que Schumacher conhece bem: Sauber e Ferrari.
4) Consequências
A ver se Hamilton continuará focado na luta pelo Mundial ou se vai relaxar. De qualquer forma, depois do abandono em Cingapura, a coisa já estava bem difícil pro lado dele.
De certo, a pressão toda agora se volta para Massa. Do jeito que as coisas se mexeram, ele é a próxima peça do dominó.
Com as vagas na Mercedes e na McLaren fechadas, a única opção competitiva que resta é ficar na Ferrari.
Uma sensação estranha, um beco sem saída. Porque, por lá, continuará escudeiro de Alonso. Fora, a melhor alternativa seria a Sauber, onde ele estava em 2005, um retrocesso na carreira. E mais: conviverá, por todo 2013, com os rumores que colocam Vettel em Maranello em 2014.
E Bruno? Se fosse ele, eu já estaria ligando para Sauber…
fabio, vc acha q Alonso aceitaria Schumi ao lado dele? Eu gostaria mto ver essa dupla ano q vem. Acha q existe uma chance disto acontecer pra valer ou eh mto remoto?
Se existe uma suspeita de que Alonso vetou Pérez, imagina se vieram com ideia de Schumacher…
Abs
Voltando a comparar: títulos Barrichello 0×0 Massa. Vitórias Barrichello 11×11. Poles: Barrichello 14×15 Massa (Massa na frente). Voltas mais rápidas: Barrichello 17×14 Massa (Barrichello empata). Voltas na lidernça: Barrichello 854×877 (Massa na frente 1×2). Peguei alguns pontos importantes na vida de um piloto. Mas, ao vermos que ambos venceram o mesmo número de vezes, que Massa tem mais poles e mais voltas na liderança, temos também um outro dado gritante: Barrichello correu 323 corridas e Massa 166. É praticamente o dobro de corridas. Ambos já foram vice campeões. Mas o Massa disputou o título até a última corrida e perdeu apenas na última curva e por apenas um (1) ponto. Barrichello já era vice campeão bem antes de o campeonato acabar. Se alegam que era o Schumacher e seu contrato que podaram o Barrichello, qual a diferença entre os dois brasileiros, sendo que agora Alonso faz a mesma coisa? Se disserem que Massa não foi segundo piloto em 2008 e por isso pôde disputar o título, em 2009, Barrichello não era segundo piloto, tinha o melhor carro e perdeu (e por antecipação) para Button, até então um desconhecido, um famoso Quem? E perdeu o vice para Vettel. Agora me digam: em que o Barrichello superou o Massa? Em que ele é melhor? Eu leio sempre este blog. A próxima vez que alguém vier com essa balela que o Barrichello é melhor que o Massa, traga dados para se basear. Não apenas a raiva do momento. Se o Barrichello ainda estivesse correndo, iam dizer o que? Que o Pedro Paulo Diniz era melhor? Só estão dizendo que ele é melhor porque parou. Bem, dai um tal de David veio trazer dados dos dois antes da F1 para dizer que o Barrichello é melhor que o Massa. Comeu bola filho? Tenha dó. Agora vamos comparar também no simulador, no jogo de bolinha de gude, no carteado para sustentar a bobagem que o Rubinho é melhor que o Massa. Então pelo seu critério, o melhor piloto brasileiro de todos os tempos é o Antonio Pizzonia, que bateu o record de vitórias nas categorias de base. Volto a dizer: quem quer sustentar a superioridade do Barrichello traga dados na F1. É lá que o Massa corre. Ele não está tentando contrato na F3, na Opel, no Kart, na Stock Car, na Fórmula Indy, no Grand Prix 4 de computador, no time da Vila Xurupita… Se não vai ter muito piloto brasileiro melhor que o Senna, como por exemplo, o Kaká Bueno, que já ganhou 4 vezes o brasileiro de Stock Car, enquanto que o Ayrton Senna ganhou só 3 mundiais de pilotos. Se querem discordar, discordem certo. Nãio venham com asneiras.
Schumacher na Ferrari em 2013? Acho a hipótese surreal, olhando pelo desempenho se o Massa nã ota lá essas coisas o Schumacher também não mostru nada nessa nova empreitada na Fórmula 1. O que deve acontecer é o Massa na Ferrari em 2013, “tampando” a vaga para o Vettel, mas não é tradição ferrarista ter dois campeões juntos. Daí podem surgir nomes para 2014 como HUlkerberg, Di Resta, Sutil, por que não ele? Já se o Weber sai da RBR em 2013, provavelmente se eles não mantiverem o Vettel, sobra uma vaga pra um segundo piloto experiente (lembrem-se do Coultard??) Daí o Massa tem uma chancezinha lá sim. Quanto ao Bruno a Sauber deve ser o caminho, pois tem patrcínio forte Embratel do Carlos Slim, já que a atual patrocinadora vai pra McLaren com o Perez, seria um retrocesso para o Bruno já que a Willians querendo ou não tem mais tradição, depende dos “X” dólares do Eike Batista ele pode permanecer, o problema é o Bottas que é muito rápido e tem o apoio de um dos dirigentes do tipe de Grove. São especulações, mas não estranharia ver o Bruno em uma Sauber – Force India, em 2013, e o Massa na RBR (pela experiência) em 2014….Embora existam nomes promissores no mercado, mas são apenas promessas também. São várias possibilidades, o que acha Fábio?
Seria muita loucura imaginar ?
Uma grande jogada de Marketing do presidente da Ferrari em levar o Schumacher pra Ferrari ?
Fazendo assim o alemão encerrar a carreira por la ?
Pensei nisso agora !
Excelente post…esperemos os próximos capítulos!!!
A que ponto chegou os pilotos brasileiros.Imaginar que tivemos 3 grandes pilotos,juntos 8 titulos.Agora o que vemos era Barrichello pedindo pelo amor de Deus para ficar na formula 1, e agora Massa aceitando ser o numero 2 tudo pelo dinheiro,como se fosse ser pedreiro caso nao fique na formula 1.Vai levar uns 20 anos ate chegar outro talento.
Duvido que alguma equipe vá gastar a grana que ele custa, ele não tem nada a acrescentar a ninguém, nunca foi um piloto que desenvolvesse o carro, nunca foi bom no relacionamento com outros pilotos, voltou e não produziu nada pra equipe nem pra si mesmo, uma passagem insignificante, acho que nem a grana violenta que a Mercedes pagou trouxe qualquer satisfação, passou vergonha e levou um pé na bunda.
FABIO COM O BRUNO TENDO O PATRCINIO DO SLIM A PROBABILIDADE DELE NA SAUBER E BOA? E A TEMPORADA DELE NÃO FOI TÃO DESASTROSA ASSIM FOI RAZOAVEL..
Dorian Wright: Lewis traidor?! Ele não fez nada de errado. Ele deu tudo para McClaren. Sua lhes que não mostrar-lhe o mesmo apoio e fé. Não é sobre dinheiro, é sobre o respeito. Desde Whitmarsh entrou em cena mudou tudo como ele obviamente mostraram preferência para Button. Lewis tinha que fazer o que era certo para a sua carreira. Perez melhor se acostumar a levar roupa suja Button. VIA → http://www.facebook.com/vodafonemclarenmercedes?fref=ts
Fabio. ótima leitura do momento do Shummi na coluna da Folha. Sua coluna explica as razões da indecisão dele. O tapinha nas costas do Vergne foi emblemático. Abc
Olá Fábio. Várias declarações de Massa diziam que se ele não arrumar uma equipe que lute por vitórias, ele não fica na F1. Seria um ano sabático para Felipe? E poderiamos ter Rubens Barrichelo na Sauber?
Fico aqui imaginando uma dupla Schumacher e Alonso na Ferrari… Seria um desafio e tanto para o Schumi tentar bater El Fodon em fim de carreira!
Eu nunca torci para o Schumacher, mas não é certo essas patadas que ele vem levando.
Se ele tivesse um carro vencedor e tomando essa surra que o Massa vem sofrendo do Alonso, até que era compreensível.
Será que o Pérez vai levar junto o patrocínio da Claro ou a McLaren vai contiruar com a Vodafone?. Caso a Claro fique na Sauber é quase certeza que o Esteban Gutiérrez entre no lugar de seu conterrâneo.
Boa tarde Fábio,
vc não acha que a queda na performance do Massa tem a ver com aquele acidente no GP da Hungria (qdo Massa é atingido na cabeça por uma mola que soltou do carro do Barriquelo), porque até então era um piloto, ao meu ver, muito competente, bom acertador de carro.
Fábio, será que com tantas mudanças e vagas aparecendo não sobra nem 1 assento para o Lucas di Grassi? Ou só eu acho ele bem melhor e capaz que a maioria dos nomes falados agora? Será que ele tem dinheiro para levar à alguma equipe?
Também acho. O problema é a falta de um patrocinador forte para colocá-lo numa equipe.
Abs
Sinceramente acho que Massa e Senna não tem futuro na F1. Quem sabe ainda podem correr em 2013, mas é para terem uma temporada medíocre. Eu acho que tinham mais futuro se estes dois pilotos se juntassem, procurassem por mais um companheiro, e, juntos com os respectivos patrocinadores, entrarem no WEC fazendo uma equipe brasileira neste campeonato que está tendo um sucesso bastante interessante, com televisionamente global, grandes nomes de pilotos, corridas muito interessantes, incluindo um GP em Interlagos, que se não me engano aconteceu há 15 dias. Há vida fora da F1 e a cada dia que passa, Massa vai perdendo seu carisma a nível nacional, e perdendo valor do ponto de vista publicitário. Uma transferência para o WEC é uma excelente opção para os atuais pilotos brasileiros. Incluia aí Barrichelo, que está correndo em pistas que dificilmente se adpatará. Fittipaldi se adaptou porque ficou anos fora do automobilismo e aquele automatismo das pistas européias já tinha passada e só havia na mente o estilo e o talento de pilotagem. A diferença entre a F1 e WEC, na minha opinião, é muito pouca. A adaptação é muito rápida. O apoio de algum canal televisivo e de patrocinadores permitiriam abrir as portas do WEC para Massa, Senna e Barrica.
Com a quase possível aposentadoria definitiva do heptacampeão Michael Schumacher, que movimentou o mercado de pilotos. Ainda assim, pode ser provável que o alemão não se aposente de vez, pois, ainda existem duas vagas em duas equipes: Salber e Ferrari…
Fabio Seixas, seria ainda possível, por ironia do destino, que Schumacher encerrasse sua carreira lá na Ferrari, ao lado de Alonso como companheiro de equipe? Já que, Massa ainda não está definido ainda na Ferrari?
E se o Schumacher fosse contratado por uma temporada na Ferrari? Será que ele se sujeitaria a ser o segundo piloto da Ferrari?
Não seria muito interessante uma inesperada dupla na Ferrari formada por Schumacher e Alonso?
Fabio Seixas,
Não acredito que Sebastian Vettel vá para a Ferrari em 2014. Com Fernando Alonso sendo o piloto majoritário da equipe, o alemão vai quebrar muito a cabeça em Maranello, tentando concorrer de igual para igual com o espanhol, que quer toda a equipe só para ele.
Talvez o alemão permaneça na RBR por mais umas três temporadas.
Fabio, voce acha que o Schumacher poderia substituir o Grosjean? Acha que pode acontecer? Abraco
Acho que não.
Abs
Em termos de esportividade para o Brasil não há sentido, não há perspectiva nenhuma quanto ao Massa na Ferrari então prefiro ele fora da Ferrari. Profissionalmente, pessoalmente para o Massa, continuar na Ferrari é a melhor coisa do mundo! Alto salário, boa convivência com o time…