Pit Stop #247
25/09/12 10:51O Pit Stop desta semana fala bastante sobre o GP de Cingapura, sobre os cenários do campeonato, sobre a polêmica ultrapassagem de Massa em Bruno, sobre Barrichello na Stock, sobre MotoGP, sobre uma corrida que aconteceu 20 anos atrás…
É só clicar.
Comentários
Publicidade
Publicidade
Vale lembrar que o mundial de F-1 de 1992, mostrou uma nova fase que mudou para sempre a história da categoria.
A temporada mostrou a supremacia da Canon Williams Renault FW14B. Quebrando a hegemonia vitoriosa da equipe McLaren.
Nigel Mansell, guiando esse carro veloz e sem concorrentes à altura, mesmo não querendo nada, teve um avassalador início de temporada,vencendo cinco GP’s consecutivos. Acabou conquistando o seu primeiro e inevitável – mas, muito merecido – título mundial de F-1.
O campeonato revelou ao mundo o talento de Michael Schumacher. E marcou a sua primeira pole Position, faturando sua primeira vitória no GP da Bélgica.
Terminou em terceiro lugar no mundial de F-1, três pontos à frente de Ayrton Senna, quarto lugar.
Foi a última temporada de três equipes históricas da F-1: March, Brabham e Fondmetal.
A tendencia está voltada para que Massa continue na Ferrari, por dois motivos por causa do Santhender que quer o mercado brasileiro finanças , outro mais obvio é que Massa conhece a ferrari a dez anos , e os melhores pilotos já estão contratados, e Lucas Di Montezzomolo , não vai arriscar com um piloto kamikazi . existe uma marca mundial
na F1 , houve outros desastres no passado assim por assim , pior não fica. Bruno Senna esta numa gangorra e Voltaire Bottas é o todo protegido de Toto wolf, Bruno tem talento e muito olho
contra , não é facil lutar contra destino , força bruno e boa sorte para 2013 ,abs
A tendencia está voltada para q
Fábio, aquela lista divulgada, sobre o calendário do ano que vem, já está confirmada? Teremos 22 corridas, com a volta da Turquia e Coreia? Queria saber também, se existe algo ainda quanto as prováveis corridas na Rússia(que estaria programada pra 2014), França em Paul Ricard e na Argentina, ainda se fala na fórmula 1 correr lá, com um calendário já tão inchado?
Muita frescura sobre o Massa e Bruno.Ningem bateu,ninguem se machucou e Zé Finni.
Esse video nunca está disponível… que beleza de site!
rsrsrs
Fabio, não tem como vc pedir para o pessoal de IT da uol dar uma olhada nisso ? É ridículo de lento os vídeos da Uol. Não importa a página da uol, pra dar um stream é simplesmente ridículo de lento.
Na empresa que trabalho temos um link de 100Mb e pra carregar um vídeo de menos de 1 minuto são quase 5 minutos…fala sério.
Fabio. Concordo com você que as pessoas esqueceram que automobilismo é isso, ultrapassagem. O que mais tem esquecido isso é Alonso. Alonso não passa ninguém desde o GP da Alemanha. Na Hungria largou em 6º e passou Button que geriu mal os pneus, e mais ninguém. Na Belgica não terminou, mas nos treinos foi 6º, sendo mais lento que Willians e Sauber. Não só não passou como foi ultrapassado nos treinos. Na Itália por ter largado em 10º, até parece que passou muita gente. Vettel e Button abandonaram. Massa deixou passar. Perez passou e humilhou. O resto foi passar Kobaiashi. Webber não pode dar luta, abandonou. Os Mercedes nunca andam bem mesmo. Acho que passou Raikonnen. Em Singapura largou em 5º. Hamilton e Maldonado abandonaram e Alonso terminou em 3º Contabilidade: Zero ultrapassagem. Até parece que Alonso está fazendo propaganda de refrigerante zero calorias. Na verdade ultrapassou Hulckenberg e Perez com os pneus no bagaço. O Ferrari se arrasta em pista. Como é que Alonso vai ser campeãpo assim? Quase impossível. Alonso perdeu pontos, desde a Alemanha, para Button, Hamilton, Vettel, Raikkonen. 3 carros diferentes andaram, em média, mais rápido que Alonso. No GP Italia ficou claro que Willians (Maldonado já bateu Alonso nos treinos na Italia e Singapura) e Sauber já andam, no mínimo, ao nível ou até mais rápido que o Ferrari. E agora foi a Force India que começou a se aproximar do ritmo da Ferrari. Di Resta terminou a 3,8s. Alonso campeão? É ruim, hein.
Fábio, não consigo assistir! pela enésima vez
Massa tem razão de reclamar de Bruno.Os dois pilotos brasileiros estão numa pindaíba, e nem sabem ainda se vão correr em 2013.Portanto,nesta altura do compeonato,não se podem dar ao luxo de um abandono provocado por uma disputa de posição desnecessária.Que gosto teria para os brasileiros aquela ultrapassagem lá no fim da fila?Tenham santa paciência.
Fabio, entendo o q vc citou e o q a gnt vê das falhas mecânicas e pessoais q acontecem na McLaren, porém não vejo como o Hamilton possa usar isso como pretexto pra sair. A McLaren quebrando aos trancos e barrancos é melhor q a Mercedes.
A única coisa verdadeira q ele pode alegar é o dinheiro, pq na Mercedes ele será outro Rosberg, um dos caras mais coadjuvantes do grid.
O pessoal está fazendo auê por pouca coisa. O trecho era apertado e precisa usar todo o traçado para andar. Acredito que Bruno não viu mesmo e Massa estava desesperado para passar. Não acho que era passível de punição porque os dois exageraram e ninguém se prejudicou, ponto final.
Mas sou contra deixar a carnificina rolar solta, se alguém causar um acidente que prejudique muito a corrida do outro, acho que tem que ser punido.
Isso é graças ao senhor M. Schumacher que jogava todo mundo para fora toda curva. Aí de tanta reclamação a FIA engrossou e passou a punir todo mundo.
Prezado Fábio,
Sempre entro no seu blog para me ajudar nas análises sobre as notícias da F1, porém, desde a semana passada quando tento abrir sua página, o site da Folha fala que tenho que me cadastrar para ter um pouco mais de acesso.
Desta forma, gostaria de saber se você possui outra forma de divulgação, ou facebook, ou twitter.
Obrigado, Abraço e Parabéns pelo blog, Cleber.
O Massa deveria ter ficado bravo desse jeito quando recebeu aquela ordem do “Nandinho is faster than you” e não agora pela espremida que levou do sobrinho brigando pela 10ª posição.
Ah, deve ser raiva reprimida…
é incrivel como o alonso tem sorte ele e o melhor piloto da f-1 atual e ainda é o piloto com muita muita sorte eu acho q todo domingo de f-1 ele devia jogar na mega sena porque e incrivel como ele tem sorte algumas da sorte do alonso esse ano
1-gp da australia ele com aquele carro do começo de ano da ferrari consegui um quinto lugar sendo pressionado por maldonado na ultima volta e com certeza iria ultrapassa-lo mais ai o maldonado bate e ele consegue um belo quinto lugar com aquele pessimo carro da ferrari
2-gp da malasia sem palavras para o q ele fez ganhou com o pessimo carro da ferrari
3-valencia vettel estava na liderança quando do nada ele abandona a prova e da a vitoria no colo de fernando alonso
4-italia ele largando la atras consegue terminar na 3 colocaçao e ainda ver button,vettel e webber abandona
5-cingapura o carro nao estava la essas coisa mais ele ver hamilton abandona e na hora q certamente o maldonado iria o ultrapassa-lo ele ver o carro de maldonado abandona
eu tenho 13 anos nao vi emerson corre nao vi piquet nao vi senna nao vi mansell vi schumacher em final de carreira e nao e la essas coisa mas posso dizer q vi alonso ele e o melhor piloto q cheguei a ver ele é sensacional e tem uma baita sorte
Alonso já não passa realmente alguém desde a Hungria. Lá largou em 6º e terminou em 5º. Passou Button por erro de estratégia de Button. Na Belgica a gente sabe que Grosjean não deixou a gente saber se Alonso passava ou não, mas ele largou em 6º. Já não passou ninguém nos treinos. Na Itália largou em 10º por errar na q3. Aí parece que passa muita gente, mas na verdade Button abandona, Vettel também. Webber abandona estando atrás portanto não pode dar luta. Passou Massa já se sabe como. Passou então Schumi, Rosberg e Raikonnen, carros que ainda eram ou são mais lentos que o Ferrari. Alguém tem de ser mais lento, é claro. A verdade é que Perez passou Alonso, largou de 13º e terminou em 2º. Esse passou gente pra caramba. Em Singapura Alonso não passou ninguém. Largou em 5º e só chega a 3º com o abandono de Maldonado e Hamilton. Maldonado!!! resistiu a Alonso. O lider do campeonato não passa ninguém, nem nos treinos. Como é que um piloto conseguiria ser campeão com essa ridícula perfomance? No capítulo regularidade, da Hungria para cá, Raikonnen, Vettel e Button batem Alonso. Hamilton também bateria não fosse o problema no câmbio. É um fosso muito grande do Ferrari para a concorrência em que já entra até a Lotus. E na última corrida ficou evidente que o Ferrari já está mais para Willians, Force India e Sauber que para equipe de ponta. Os sinais de deterioração da perfomance do Ferrari são evidentes.
Consegui mais um vídeo para minha coleção, que só aumenta!
Grosjean entrega sexto lugar a Raikkonen Cingapura 2012
http://www.youtube.com/watch?v=WooZBaxb2f8&feature=plcp
No vídeo só vi um carro F1 no tunel rebouças com as luzes apagadas.
estou tomando uma heineken aqui e lendo globo.com… realmente quem tem um parceiro como o button não precisa de inimigo! absurdo o comentário dele… oq acha fabio ?
Temporada dividida ao meio por pontos após 14 provas:
Pilotos:
01-Alonso,86-108
02-Vettel,85-80
03-Raikkonen,55-94
04-Hamilton,88-54
05-Webber,79-53
06-Button,45-74
07-Rosberg,67-26
08-Grosjean,53-29
09-Perez,37-29
10-Massa,11-40
11-Di Resta,21-23
12-Schumacher,02-41
13-Kobayashi,21-14
14-Hulkenberg,07-24
15-Maldonado,29-00
16-Senna,15-10
17-Vergne,04-04
18-Ricciardo,02-04
Equipes:
01-RBR,164-133
02-Mclaren,133-128
03-Ferrari,97-148
04-Lotus,108-123
05-Mercedes,69-67
06-Sauber,58-43
07-F.India,28-47
08-Williams,44-10
09-Toro-Rosso,06-08
Fonte: http://www.statsf1.com/en/2012.aspx
traduz por favor !
gostei disso, bem elucidativo
Oi, Fabio! Gostaria de alertá-lo de que a qualidade do áudio desta edição ficou bem prejudicada! Um abração!
Fabio,
E a new que saiu sobre a confirmação do massa com a ferrari para 2013.
Quanto podemos confiar neste boato?
Abs
A notícia é do suíço Roger Benoit, repórter do “Blick”, que tem muita experiência e contatos na F-1…
Abs
boa noite, pra que o Massa vai renovar,,pra que,,pra 2013 os brasileiros , ter algo pra falar,,ja foi a epoca que piloto brasileiro era de ponta.
Então, o Schumacher não fez nada de errado em cima do Rubinho na Hungria em 2010, bem que o Berger disparou na época:
Berger diz que manobra de Schumi sobre Rubinho em 2010 na Hungria era normal no passado.
http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2010/08/13/berger-diz-que-manobra-de-schumi-sobre-rubinho-era-normal-no-passado.jhtm
“Nós pilotávamos mais brutalmente. Três vezes por volta, jogávamos um ao outro contra o muro e sem reclamação. Simplesmente fazia parte”
Pois é Berger, hoje qualquer coisinha tem mimimi pelo rádio e o outro toma punição ridícula, basta ver Vettel em Monza! Outro detalhe, alguém percebeu que só os pilotos da RBR são punidos por defender e atacar posições? Falo entre as grandes equipes! Todos sabem que RBR, Lotus e Mercedes não tem a mesma força política de Ferrari e Mclaren…
Berger quis dizer que são as regras que estão erradas-ridículas e não os pilotos, mas uma coisa é ser arrojado outra bem diferente é ser sujo na manobra, e Bruno foi muito sujo com Felipe(depois veio com papo-furado que não viu…a tá, mas se pediu desculpas é porque não estava 100% certo, muito pelo contrário).
É aquela coisa, as regras estão extremamente rígidas e pelas regras atuais o sobrinho tinha que ser punido. Vettel por muito menos foi punido no GP de Monza e muitos aprovaram a punição! Se a punição serve pra um tem que servir para todos no grid, mas não é isso que acontece!
O Massa estava fazendo o dele mais rápido foi pra cima! Não é a primeira vez que Bruno se “enrosca” com pilotos na mesma situação. Schumacher teve duas corridas atrapalhadas pelo sobrinho, Brasil 2010/Espanha 2012. Bruno tem que aprender a fazer a SUA CORRIDA, não adianta ficar disputando posição perdida(basta ver Maldonado depois da largada em Cingapura, foi prudente e não comprou briga com Vettel, e ele foi muito elogiado “quem diria”, pelo Galvão). É mais fácil deixar passar, o risco de se envolver em acidente é grande, e pra quem não tem vaga 100% garantida em 2013 é pior ainda.
A dinâmica das provas mudaram, quando um piloto vem muuuito mais rápido por causa dos pneus é muito difícil segurar a posição, fora pneus melhores tem o KERS e a “asa” no final da reta. Ainda mais se tratando de um piloto fraco do meio do pelotão brigando com carros e pilotos melhores. E Massa esta voltando a fazer boas corridas, só que deu azar nesse GP com um furo de pneu.
Esse ano Bruno já se envolveu em vários “enroscos” e não foi pouca coisa, mas é aquela coisa o cara é brasileiro, todo mundo passa a mão na cabecinha. Se Schumacher joga o carro em cima de Massa no lugar de Bruno. Deus que me livre, o planeta ia rachar ao meio de tanta choradeira. Felipe não gostou nadinha do que aconteceu, e se der o “troco” Bruno tem que ficar quieto!!! Pelas regras rígidas atuais Bruno tinha que ser punido porque ele fez Massa perder o controle do carro em uma manobra bem suja(Galvão quase teve um infarte ao ver a(quase) merda acontecer, justo com dois brazukas). Abaixo os enroscos dos sobrinho em 2012, que não foram poucos:
AUS(2x),MAL(1),CHN(1),ESP(2x),EUR(1),ALE(1),ITA(2x),CIN(1), fora as pixotadas em treinos que foram várias. Pra quem vive lembrando só Maldonado é muita coisa. Ao contrário do companheirio, o sobrinho não ficou tomando punições de “baciada”, foi punido apenas uma vez no GP da Europa. Pegaram Maldonado como bode espiatório…Em Monza o sobrinho saiu reto da chicane(disputa com Di Resta) e quase provocou um grave acidente ao jogar o carro em cima de Webber que estava pelo menos em quarta marcha acima dos 200 por hora.
Lembranbo que, o sobrinho também fez muita besteira nas oitos provas em 2011, metade ele tomou punições! Na BEL bateu logo após a largada e foi punido, em outras duas provas atrapalhou carros mais rápidos e foi punido. No GP Brasil tocou duas vezes em Schumacher, no segundo toque tirou o alemão da disputa, Bruno novamente tomou punição.
Quanto ao campeonato, esta realmente mais nas mãos do espanhol porque a temporada esta mais curta pra ele em duas corridas. Nas próximas quatro provas, basta Alonso chegar a frente de Vettel duas vezes que praticamente garante o título. O espanhol só corre o risco de perder o campeonato se abandonar duas provas até Abu Dhabi. Aí Vettel pode sonhar em ser tricampeão, tem muita gente subestimando o alemão, mas é bom lembrar que o tedesco é ótimo na reta final de campeonato! Em 2009 Vettel tirou o vice de Rubinho, e no ano seguinte foi campeão em uma situação semelhente a atual. Já Alonso em reta final não tem dado muita sorte, em 2007 e 2010 não levou o título, mesmo caso de Lewis em 2007/2010.
É engraçado dizer que era uma coisa normal jogar o piloto contra a parede, como foi o caso schumi-barrica na hungria.
Quer dizer se acontecesse uma grande cagada na manobra e os dois pilotos se acidentassem tava tudo bem, né?
Lógico, o seu não tava na reta então blz.
Maravilha.
Só um complemento: “O título esta mais nas mãos do espanhol porque a temporada esta mais curta pra ele em duas corridas”.
Mas isso em relação ao Hamilton onde o espanhol o elegeu como mais perigoso adversário. O espanhol não esta botando muita fé no alemão, mas nessa temporada tudo pode acontecer, Vettel não pode ser ignorado é um rival perigoso.
Pois é Murilo, se não concorda vai reclamar para diretamente para o Berger!
A.Senna não se importou em jogar um F1 a mais de 200 por hora em cima de Prost no Japão em 90(todo mundo no Brasil achou maravilhoso,e Senna admitiu que fez de propósito um ano depois, mas ele faria isso se alguém se machucasse?). Por outro lado, Mansell não se importou quando Senna o fechou no GP de Portugal 89, mas a intenção do inglês(de bandeira preta) foi clara, tirar o brazuka da corrida pra estragar seu campeonato(burro foi Senna em comprar a briga com um piloto já desclassificado), o inglês também não se importou se alguém podia sair machucado. Entre 85 e 87, Mansell havia jurado vingança sobre Senna por ter tomado umas fechadas ficando no guard-rail. O “leão” só esperou uma boa oportunidade para dar o troco, quem saiu rindo foi Prost nesse GP de Portugal. Ainda tem Coulthard que diminuiu a velocidade em um trecho de alta na chuva deixando Schumacher bater atrás no GP da Bélgica 98. Oras, foi muita sorte de Schumacher, ele poderia ter tocado rodas e sair “catapultando” com aconteceu com Pironi. Schumacher foi buscar o escocês nos boxes não porque perdeu a vitória, mas porque ele viu que poderia ter dado merda na batida, houve risco de alguém(ele) sair machucado.
Observe que, no passado essas manobras na pista eram consideradas “normais” aos olhos da FIA. Mansell pegou apenas uma punição leve(excluído da corrida seguinte), mas observe que TODOS os casos a velocidade era alta e havia alto risco de alguém sair machucado. O pior de tudo é que houve a intenção de provocar o acidente! Mesmo assim a FIA não pegava tanto no pé porque as regras não eram tão rígidas, Senna não foi punido em 90, o mesmo ocorreu com Coulthard, já Mansell saiu mais rindo que chorando depois do GP de Portugal.
Hoje é diferente, os pilotos estão querendo disputar na pista, mas estão sendo controlado pelas regras(tanto que ficaram mal acostumados qualquer coisinha eles chamam a direção de prova pelo rádio). Antigamente os pilotos deviam chingar muito pelo rádio, mas o torcedor não ficava sabendo, o jeito era dar o troco na pista.
Mas que Bruno fez com Felipe não foi limpo, Massa nunca jogou sujo com ninguém na pista(se isso é bom ou ruim, fica a cargo de cada um julgar), sob as regras atuais Bruno tinha que ser punido porque ele viu Massa do lado e fez com intenção, sequer tomou uma advertência da direção.
Observe no vídeo abaixo, até o Galvão admitiu que a manobra do Bruno foi perigosa ao voltar a frente de Webber em Monza(o sobrinho já chegou com certa desconfiança na F1 e ainda faz essas cagadas. Ele conseguiu a proeza de bater três vezes no mesmo lugar entre sexta e sábado, na corrida tocou de leve na barreira de pneus). No lance com Di Resta pelas regras deveria ser igual(o escocês tinha que ser punido), a questão é simples. Porque as regras só estão valendo para certos pilotos(Vettel, Webber e principalmente Maldonado), e outros não? Ou vale pra todos no grid, ou então deixa como era antigamente, deixa tudo nas mãos dos pilotos eles que se virem nas disputas.
Sem essas regrinhas idiotas a manobra do Bruno poderia ser considerada “normal”, como sempre aconteceu na F1! Mas que isso seja igual pra TODOS, o que não dá pra aguentar é defender uns(Rubinho) e massacrar outros(Schumacher). Acredito que não estão punindo B.Senna por pura pena, o sobrinho esta mais fora da F1 que dentro, com um bom carro mal consegue trazer resultados, raramente se destaca na pista(coisa que aconteceu muito com Maldonado). Imagina se encher o sobrinho de punições, é o mesmo que pregar a tampa do caixão.
Bruno Senna e Paul Di Resta brigam por posição no GP da Itália.
http://globotv.globo.com/rede-globo/formula-1/t/provas/v/bruno-senna-e-paul-di-resta-brigam-por-posicao-no-gp-da-italia/2132079/
Vettel e Webber disputaram posições de forma limpa e foram punidos, tenha dó…deixem a F1 como era nos anos 70, só comunicação equipe-piloto através de placas, eles que se virem na pista…se não querem ninguém usando meio metro de pista a mais que coloquem de volta as cxs de brita. Competição tem que estar 90% nas mãos dos pilotos eles que se virem. Não é a toa que no passado piloto saia dando porrada no box do rival, ficava tudo entre eles. Massa pegou leve porque Senna é brasileiro, se fosse um Montoya no lugar, ia buscar o sobrinho lá no boxes da Williams.
PUTZ…não vou lê tdo isso não!
Beleza de comentários, Marcelo!
É muito difícil nesse nosso Brasil, onde toda a cultura de F1 foi forjada por uma só emissora e manipulada por um mesmo narrador há quase 40 anos, ler um comentário lúcido!
Realmente, se fosse com os regulamentos atuais, o Sr. Senna tomaria pelo menos uma punição por corrida! Mas, em função da cultura que citei no início, falar a verdade a respeito de um certo piloto é imediatamente convertido em pecado mortal pelos seguidores da seita criada pela mídia irresponsável e por seu principal arauto!
Lembro, ainda, que o Sr. Senna admitiu que jogou o carro em cima do Prost de propósito um ano depois, mas antes da prova ele chegou a insinuar que “algo” aconteceria naquela primeira curva! Isso, para mi, é tentativa de homicídio dolosa!
ZZzzzZzzZzZzZzzzzZZZZzzz…ja acabou,Marcelo?
Fabio,tudo está se confirmando.Massa continua na Ferrari.Infelizmente para a Lotus,quando dispensou o Bruno,agora está pagando pelos seu erro.
Como é??
Infelizmente para Lotus?? Amigo, você vê quais corridas??
Felizmente para Lotus que trouxe o Kimi Raikkonen da aposentadoria, marcando pontos em todas as provas, e um bom novato como o Grosjean que, tirando a pixotada da outra prova, tem sido muito efetivo!
O que o tal do Bruno tem feito na Williams para justificar esse seu comentário sem noção??
Já que o player de vídeo do uol não funciona mesmo, que tal voltar a lnçar em mp3? Pelo menos daria pra ouvir o programa inteiro.
Este servidor de vídeo do uol é complicado.
AGUENTAR O PAPO-FURADO DO TAL DE “ME PASSA” MAIS UM ANO NA “FERRADA” NAO VAI VAI MOLE PARA OS TORCEDORES BRASILEIROS. BOA SORTE A VC TORCEDOR DO MASSA E, ESPERO QUE ELE NÃO REPITA A HISTÓRIA DO BARRICHELLO NA FERRARI.
A qualidade do som neste pit stop ficou bem ruim… Fora isso, ótimo pit stop
Fabio,e o Kimi Raikkonen?Ninguem fala dele,mas se as atualizaçoes da LOTUS funcionarem,ele sera o adversario mais duro de alonso!!!!
Falei disso na coluna de sexta.
Abs
Vixi!!! rsrsrsr
Pessoal, uma ajuda por favor. Existe algum outro canal transmitindo a formula 1? Gostaria de assistir por outro.. Seja pela Sky ou Net, tem alguma opção sem ser a globo?
Em pt-br , não, faça como muitos aqui, vejo na globo, ponho mute, e ouço os comentários do Fábio.
Marcio, se sua internet for decente, passa no vipstand.com.
Se você não fizer questão de saber os resultados antes de ver a prova, pode assistir pelo SporTV mais tarde no domingo.
Garanto que você vai apreciar muito mais a narração do Lito Cavalcante!
apenas por streaming, sky sports inglesa, é uma ótima pedida
Apesar de todo o mimimi sobre a ultrapassagem em cima do Bruno, vc não acha que a forma mais contundente de se posicionar sobre a manobra e até a corrida mais agressiva é um sinal de que a sua confiança aos poucos está voltando?
Estou falando sobre o Massa obviamente…
maquimané confiança, isso é papo de revista caras = galvão bueno e cia
problema do massa é adaptação aos pneus e ao carro, além de ter o melhor piloto, como companheiro de equipe, é como ter senna ao lado de berguer, berguer era ótimo piloto, mas desapareceu ao lado de senna.