Pílulas do Dia Seguinte
24/09/12 09:59“É fundamental que consigamos dar a Fernando um carro melhor”, disse Domenicali, depois de Cingapura. E essa será a chave do campeonato. A equipe levou para o sudeste asiático uma nova asa traseira, esperança de tempos melhores. Um fiasco: foi abandonada na sexta-feira. Fato é que depois de uma evolução na primeira metade da temporada, a Ferrari parou. Confiar apenas nos abandonos dos outros e nos milagres de Alonso pode não ser suficiente. E a Ferrari já acendeu o sinal de alerta;
A tarefa de Alonso pode ser comparada à de Button em 2009. Naquela ocasião, o inglês perdeu a vantagem do carro no final da temporada e passou a administrar resultados. Com um frieza que às vezes irritava. Hoje, faltando seis etapas para o fim, Alonso tem 29 pontos sobre Vettel. Em 2009, à mesma altura do Mundial, Button tinha 18 sobre o vice, Barrichello, e 20,5 para Webber, o terceiro. Não venceu mais nenhuma corrida até o fim, mas levou o título assim mesmo, com vantagem de 11 pontos para o vice-campeão, Vettel;
E a McLaren? Tem um carro veloz, mas pouco confiável. “Não podemos mais abandonar corridas”, disse Whitmarsh. Falar é fácil…
Massa estava louco da vida com Bruno, mas foi diplomático nas declarações. “A regra é assim. É assim que funciona. Não aconteceu nada com o carro dele, nem com o meu, mas a regra diz que, se um carro se colocar ao seu lado, você não pode fechar”, disse. Bruno admitiu que errou: “Quando ele estava atrás de mim, fui para a esquerda para me defender. Pensei que ele ainda não tinha começado a me atacar, mas ele já tinha. Foi um mau julgamento meu”. Continuo achando o mesmo de ontem: foi um lance agressivo, sim, mas não vi excessos que justificassem tanto falatório. A F-1 _fãs, pilotos, dirigentes, comissários, jornalistas_ parece ter se esquecido que ultrapassagens às vezes são assim, apertadas, brigadas, acirradas;
Schumacher perdeu dez posições no grid do Japão pela impressionante batida em Vergne. Pediu desculpas ao piloto francês, à turma da Mercedes, aos torcedores. Deve estar envergonhadíssimo, irritado com o erro. Não sei não, mas acho que isso vai pesar no momento de decidir, no final do ano, se é hora de parar de vez;
As duas melhores notícias do final de semana vieram da Pirelli. Primeiro, anunciando que vai mudar o esquema de cores em 2013, diferenciando melhor os pneus brancos (médios) dos prata (duros). Depois, com Hembery dizendo que cogita contratar Kubica como piloto de testes no ano que vem. Seria o tipo de negócio bom para todos. Para a Pirelli, que contaria com um baita piloto. Para Kubica, que voltaria ao volante de um F-1. E para a categoria, já que isso pode significar o início do regresso do polonês às corridas;
“A GP2 acabou para mim”. Assim, Razia fala sobre seu futuro. Sua ideia, sua unica ideia, é correr na F-1 no ano que vem. O baiano disputou 80 corridas em quatro temporadas na GP2. Foram cinco vitórias, uma pole e um vice-campeonato, conquistado neste ano. Não é um currículo impressionante, mas ele faz bem em tentar subir o degrau agora. Ou isso ou se consagrar como “piloto de GP2”. Mas não basta querer. É preciso haver vagas. E dinheiro. A Force India parece ser a melhor opção, e a equipe não o teria testado se não tivesse algum interesse. De qualquer forma, tudo vai depender do mercado. E as peças ainda não se movimentaram.
Schumy ta sentindo o peso da idade, mas… nem assim pede pra sair. Inteligente… nao, foi gênio!! Hoje, ganancioso, egocentrico. So pensa em quebrar todos os recordes. E o que falta e justo o de numero de GPs.
Bem interessante a comparação com Button em 2009. Mas o mais impressionante é que, em 2009, Button tinha um carro dominante no início da temporada. Já o Alonso sequer teve um carro que estava sempre figurando entre os três melhores do campeonato. Creio não ser exagero afirmar que o que ele tem feito esse ano só tem paralelo no que acontecia nos anos 80, época em que Piquet ganhou de Brabham, Prost foi campeão em cima duma Williams bem superior com dois excelentes pilotos, ou Senna chegou até a liderar quando ainda estava na Lotus. Sem sombra de dúvida, Alonso é o maior “tirador de leite de pedra” desde aquela geração.
Com a nova pontuação, Alonso tem 26 pontos para Vettel. Na pontuação antiga seriam apenas 10 pontos, pouco para quem para esta Ferrari 2012.
O Massa deve estar pensando que o Bruno é igual a ele, que “deixa” os outros passarem.Massa o carro do Bruno é uma Williams,não é vermelho,nem tem um cavalinho.Queria que o cara batesse no muro .para você passar…
Mas o carro que estava sendo jogado no muro era do Massa… O Bruno estava por fora na curva… Nossa, que capacidade de julgamento.
Ao meu ver os maiores problemas para ALonso são 3.
1) o fato de já fazer um bom tempo que a Ferrari não anda na frente da McLaren e não consegue se colocar para uma batalha equilibrada com RBR. Aliás, na última prova ele só ultrapassou Maldonado por que o carro da Williams apresentou problemas.
2) por isso mesmo, embora festejem o contrário, as duas rivais vão direcionar suas forças para Hamilton e Vettel, dando aos companheiros a função de escudeiro (embora Webber nem pra isso sirva)..
3) não bastasse tudo isso, o espanhol corre sozinho, pois o Sr. Massa perde seu tempo em emocionantes disputas pelo 10º lugar, incapaz que é de retirar um mísero ponto dos concorrentes direto..
Eu acho que no fim ainda dá Alonso, mas pra isso vai precisar melhorar muito o carro. Com 25 pontos dados ao vencedor, não dá pra confiar apenas na “sorte”. Não há sorte que ajude um carro que é, invariavelmente, 4º ou 5º em ritmo de prova.
Abração
Oi Fabio parabéns pelo seu blog. Acho q se o Hamilton sair mesmo da McLaren para a Mercedes será um grande erro. O maior da sua carreira. Nao pelo fato de q ele deva continuar na McLaren mas pelo fato de que a Mercedes nao esta entre as grandes Hj. Dificilmente vai ofereçer a ele um carro capaz de disputar um título.
Alonso Cara Quadrada Sem Pescoço está administrando na maior cara de pau. Deve levar o campeonato assim como Button levou em 2009. Uma pena que a Lotus está decaindo, ao invés de evoluir.
Observação: parece que este ano, quem não está empinando muito a sua pipa, é o nosso Kamui.
A verdade é que Domenicali não está com a bola toda não e a Ferrari estagnou. Mas acredito que Alonso tem a capacidade de ganhar o campeonato carregando o carro nas costas sim. Agora se vai ser campeão de fato, não sei. Com a Ferrari estagnada, isso passa a ser um fato de que a equipe não o ajudará muito se a história continuar assim. A McLaren, tradicionalmente, costuma a ser mais confiável, mas mais confiável como equipe e, o que falta é a confiabilidade no pacote do seu produto. Mas ainda acho que tem mais carro. E entre Massa e Bruno: entre tapas e penas voando, parece que agora são só eles discutindo entre si o acontecimento, sendo isso refletindo na mídia brasileira e mais em lugar nenhum. Me parece que os dirigentes e fiscais da F1 não estão muito preocupados com brigas de pequenos. Briga de gente grande é outra coisa. Já Schumacher é o idiota que não gostava do Ayrton Senna, não gosta do Bruno e odeia brasileiro. Diz pra ele que eu tive que engolir a seco, goela abaixo, seus títulos na F1. Odeio o Michael Schumacher abertamente. E sobre o Kubica: Boa. Esse merece voltar à Fórmula 1 e merece títulos. E acredito que o Razia irá para a Fórmula 1 futuramente.
Tenho palpites que a Force India vai estar melhorzinha no ano que vem. Não é pelo seu nome que a equipe nunca teve uma campanha regular. Ela jé teve companhas boas para o seu porte. E é uma boa perspectiva de começo para Luiz Razia. Melhor até que uma Williams ou STR.
No ano passado o Massa estava conectado com o Halmiton em deslizes e batidas, e nesse ano o Massa me parece conectado com o Bruno Senna em deslizes e batidas. Agora quem será o próximo piloto que fará uma conexão com o Massa? Nessa altura do campeonato o Fernando Alonso tem que contar com duas coisas, uma boa evolução satisfatória da Ferrari e uma boa dose de sorte.
Massa reclama demais, porém Bruno ficou sempre à direita. Reclama por conta da pressão mas, quando ele espalhou, quase Bruno saiu da pista para evitar qualquer colisão. Se fosse um Maldonado, por exemplo, fechava a porta na curva, como vimos vários bicos voando e pneus furados na corrida.
Por mim Schumacher não pararia este ano, a menos que a decisão venha de cima. Apesar do erro, ele já acertou a mão e está colocando o Rosberg no bolso do meio da temporada para cá, tanto em treinos quanto em corridas. Pouquíssimos pilotos nesse grid andariam na frente de Nico. Logo, apesar dos seus 43 anos, Schumacher continua sendo gênio, pois somente um cara como ele é capaz disso.
Alonso tem tudo para ser campeão pela regulariudade. Entretanto, a situação dele é bem mais difícil do que a de Button em 2009 em termos de concorrência, pois o Rubens não tem o espírito de campeã mundial. Hamilton e Vettel tem. Aí é onde o bicho vai pegar.
Schumacher gênio? É, se nos apegarmos aos números…
Cara, vou aproveitar o espaço pra extravasar um pouco. Antes da corrida eu só ouvia o Galvão (chamar ele de mala já virou pleonasmo) falar em “Don Fernando” isso, “Don Fernando” aquilo, como se Alonso fosse o Schumacher dos bons tempos. Qualé, o Alonso só é lider disparado por causa de uma corrida. Isso mesmo! “I said it!” GP da Europa, Vetel disparado na frente, mas o carro dele foi pro espaço. Ao invés de abrir 7 pts do espanhol, viu o Alonso fazer 25 pts em cima dele. São 32 pts, 3 a mais do que a diferença entre eles hoje o que colocaria o alemão na liderança do campeonato. Sinceramente, o Alonso é um grande piloto, merece estar liderando o campeonato, mas gênio mesmo ele é de marketing. Ainda tá correndo atrás do tri e o pessoal trata ele como se fosse o Fangio. Para né! A impressão que fica é que o pessoal enche a bola do espanhol para tentar diminuir o papelão que o Massa faz com o mesmo carro!
Os Brasileiros fizeram uma bela corrida e estão de parabéns, mas essa do Massa ficar chiando, está parecendo o Barrichello quando chorava por tudo. Porra véi, o cara conseguiu a ultrapassagem com uma bela manobra e não vi nada demais na defesa do Bruno, pois como mesmo disse o colega em um outro comentário, o Massa não tinha o carro na frente quando colocou do lado, logo não poderia haver punição, sendo que o Massa está reclamando de que? Ele queria que o Bruno estacionasse para ele passar? Isso é automobilismo véi, se for reclamar por que tocou roda com não sei quem, então deveria fazer outra coisa na profissão e não pilotar um F1. Não é de hoje que ele vem reclamando dos outros pilotos, sendo que ano passado, fazia a mesma coisa com o Hamilton e ficava reclamando sempre, sendo que às vezes tinha razão, mas ele que procurava também. Acho que o Massa deveria era ficar de boca fechada, falar menos e pilotar mais, pois com o carro que tem na mão, não consegue fazer mais pontos que o Perez que anda de Sauber e o Alonsos está disputando o titulo. Só para terminar, o Massa só passou o Bruno também, por ele está de pneu Super Macio que é muito mais rápido que o Macio o que o Bruno estava, e o Bruno ter perdido o Kers, o que ocasionou ele ter ficado lento durante aquelas voltas em que o Massa o atacava, pois o rendimento do Bruno na corrida era muito bom antes da entrada dos dois safety car na prova.
O comissário de prova, pelo menos desta vez, mandou bem. Não puniu Bruno e esse reconheceu a forçada de barra – normal inclusive. Mesma coisa para o incidente Perez-Hulkenberg-Kobayashi. Podia ser assim todo findsemana.
Boa noite a todos!
Fábio no seu comentário de ontem você voltou a trazer para discussão o excesso de zêlo da FIA. Eu concordo que é mimimi de mais. Tem uma coisa que eu venho pensando em relação a isso, seria o seguinte: nos últimos anos, houve uma mudança muito grande de paradigma na F1, tanto em relação aos carros quanto aos pilotos. Está aí uma geração arrojada, com pilotos que vão a luta, muito diferente dos 15 anos anteriores. Acho que o problema está sendo que a mentalidade dos dirigentes não acompanhou isso, ou melhor, percebeu e não gostou e insiste em tentar acomodar tudo da forma deles. Muitas coisas mudaram na F1 nesses últimos 5 anos, menos a cabecinha deles. E sim, isso deixa o espetáculo sonso e incípido. Talvez algumas imagens de F1 sem mimimi reativeos culhões da FIA.
Há por aí uma conversa na imprensa que diz que o problema no carro de Hamilton durante a corrida teria sido provocado pelo toque que ele deu no muro na última volta do qualifying. Se for verdade, a idéia de que o carro Mclaren não é confiável cai por terra e a relação possível entre o abandono de Button na Itália e o de Hamilton não existiria. Ainda não se sabe se Button teria tido o mesmo tipo de toque na Itália, que não foi filmado, causador do seu abandono. Possível é, já que Senna teve que trocar sua caixa de marchas devido a seu toque no muro. Isso colocaria uma pressão extra ao lider Ferrari, já que todos os abandonos de Hamilton não teriam sido culpa da máquina, que na minha opinião é confiável. O Mclaren estando em alta continua tem grandes chances nos circuitos mais rápidos que se aproximam. A Mclaren já aumentou a vantagem no mundial de construtores para a Ferrari e a Lotus agora ameaça o 3º lugar da equipe italiana. Isso mostra a fragilidade da Ferrari. Outro problema sério para a Ferrari é a gestão que a equipe tem feito dos motores. Alonso começa a ficar sem motores “frescos” com baixa quilometragem. O rendimento atual já é fruto desta gestão errada. A medida que as proximas corridas chegarem o nó se aperta ainda mais para a Ferrari. Alonso será forçosamente obrigado a reduzir o ritmo ainda mais, por isso tanto mimimi do piloto nas últimas corridas tentando marcar o máximo de pontos possíveis para o limite do carro, porque ele sabe que dias piores virão.
Racing Fan, quando percebi aquela demora no carro do Hamilton para o grid de Larga ,eu me lembrei da batida do Hamilton na qualificação! Por isso que ele até comenta em uma entrevista , “que a equipe fez um bom trabalho” Mas também vejo que a equipe falhou novamente, pois o hamilton poderia ter sido avisado que ele já era o pole, então com isso ele poderia ter abortado a segunda volta rapida!
Fabio eu revendo a corrida ontem na Sportv, percebi que após a saída do carro de segurança.
A diferença entre o Vettel e Button era menos de um segundo. E após duas voltas já tinha uma diferença de 2seg e foi aumentando seguidamente chegou 6s. Não foi muita coisa para um carro com esta a McLaren? Parece que só Hamilton consegue fazer o carro ser mais Rápido.. Ou Button naquele momento decidiu garantir o 2lugar…
Acho que não foi legal! E detalhe em uma entrevista ele já retira o Hamilton da briga com o titulo. Sendo que temos 150, onde tudo pode vira! E detalhe analisando melhor a Ferrari de Alonso, eles não tem mais carro para encostar-se à McLaren (Hamilton) e RBR (Vettel).
Eu acho que vai dar o que o Alonso falou! Se a sorte voltar ao lado de hamilton ele continuar sendo frio e focado em ganhar as corridas ele vai tirar o campeonato do Alonso! Isso acreditando que a McLaren não erre mais!
A temporada de 2012 havia se iniciado com um feito inédito, sete vencedores diferentes.
Foi quando que, a partir de então, Fernando Alonso quebrou a seqüência de vencedores diferentes, com a sua segunda vitória da temporada no GP da Europa. O espanhol chegou definitivamente na liderança do mundial. E depois disso, vez ou outra, aparece um rival diferente para rivalizar com Alonso na luta pelo título mundial.
Mesmo com uma Ferrari tecnicamente inferior a uma McLaren e RBR.
No início de temporada o time de Maranello estava em apuros. Temendo que a Ferrari enfrentaria mais um ano difícil em 2012…
– Oh, e agora? Quem poderá nos ajudar?
– Eu!
– É o Alonsito Colorado!!!
VRRR!!! Crash! Boom!
– O que aconteceu Alonsito?
– Foi o Nelsinho que bateu ali no muro…
E assim, este herói estava pronto para salvar a Ferrari no campeonato mundial.
GP da Belgica. Acidente na primeira curva. Vários carros estão envolvidos na batida. A Lotus de Romain Grosjean passa por cima da Ferrari quase atingindo o capacete de Alonsito.
– Você está bem Alonsito!?
– Palma, palma… Não priemos cânico!
– Ainda bem que está são e salvo! Mas, qual é o segredo de você ter tanta sorte assim?
– Todos os meus movimentos são friamente calculados.
–
–
– Ha, ha…
: (
Bom, se a Ferrari tentar evoluir esse carro ao extremo nessa altura do campeonato, ano que vem pode acontecer o que aconteceu em 2009, só lamentações.
O Alonso pode ser o melhor piloto, mas não acredito que ele seja campeão, pois ainda faltam seis corridas e diferente da Red Bull e McLaren, a Ferrari corre com um só carro e ainda tem as outras equipes que sempre ficam beliscando.
A única coisa que me impressionou na Ferrari nesta corrida foi a ultrapassagem do Coil ao X man da Willians. Agora em relação à pilotos brasileiros na F1 precisamos esperar que o outro X man substitua o Valsechi como primeiro piloto na DAMS, vença o campeonato de 2013 e entre para valer na F1 em 2014. Isso se Nasri não fizer na F1 o que fez este ano com Valsechi, que foi aceitar caladinho o papel de segundo piloto. Se Nasri vencer essa batalha pode ser o maior piloto brasileiro desde Senna (o Ayrton é claro). Essa batalha abateu Barrichelo, Massa, etc.
Em relação à temporada de 2009, não há como comparar com a atual.
Button pela pontuação nova, teria chegado naquele ano, faltando seis corridas para o final, com 195 pontos, contra 135 de Barrica e 113 do Alemãozinho.
Uma diferença equivalente a mais de duas vitórias na pontuação nova.
E na pontuação velha seria equivalente a uma vitória e um segundo lugar.
Alonso só está uma vitória e um oitavo na frente.
Se ele abandonar uma corrida e o estagiário de Schumacher ganhar, o que não é nada impossível tendo “Grossojean” e “Malguiado” no grid, o campeonato fica todo para a Red Bull.
O que Domenicalli diz só serve para consumo dos tiffosi. A verdade é que qualquer mudança por mais radical que seja, só conseguiria fazer o carro alguns décimos de segundo, se isso fosse possível neste Ferrari. A história das últimas 5 corridas mostra um Ferrari caindo muito de produção. O Ferrari foi mais lento em qualificação sistematicamente em todas as corridas. Hungria foi mais lenta que Mclaren, Lotus, Red Bull e ficou a menos de 0,1s de distancia do Willians. Na Belgica já entrou a Willians e a Sauber com tempos mais rápidos. A RB não foi por erros estratégicos, só. Na Italia por correr em casa até teve tempos melhores, mas em corrida a Sauber voltou a ser mais rápida, e os problemas técnicos da RB impediram uma percepção maior da queda continua da Ferrari. Em Singapura, a Willians volta a bater a Ferrari no qualifying, e em corrida não fosse o problema de Maldonado, este teria batido a Ferrari. A Force India andou muito perto do Ferrari na corrida, terminando apenas 4segundinhos de Alonso. A experiência de Alonso e a falta dela nos pilotos da Sauber, Willians e Force India tem permitido, é claro, que se perceba esse descalabro nos tempos do Ferrari. Neste momento, Mclaren, RB, Lotus, Willians, Sauber e Force India já são, em quase todas as condições de pista, mais rápidas que o Ferrari, e numa margem que vai de 0,3s a 1s!!!. Qualquer mudança no Ferrari só fará o carro encostar no limite inferior e ainda falta carro. É evidente a evolução no Willians, Sauber e Force India entre as pequenas. A tendência é a que este Ferrari comece a deixar de estar entre os 4 primeiros já na próxima corrida. Dificilmente Alonso não deixará de perder entre 10 a 15 pontos por corrida para o ou os vencedores de GP. O carro já se arrasta em pista. Ontem se aproximou de Maldonado, mostrou a frente do carro e encolheu-se à espera daquilo que chamam de sorte. Fez praticamente apenas 2 ultrapassagens. Uma a Perez e outra a Hulckenberg. Ambos com pneus para lá do fim de vida útil. É evidente que Alonso tem muito pouca chance de ser campeão.
Peraí pessoal!!!
O Bruno jogou o carro em cima do Massa.
Involutariamente, por isso não foi punido, mas jogou.
Disputar posição implica agora em bater pneu com pneu?
Isso aí é corrida de demolição.
Uma coisa é vc disputar a posição com garra e outra e jogar (eu disse jogar, bater, empurrar) seu carro em cima do carro do outro piloto.
Se for assim, então a manobra do Schumacher no Hill em 94 foi legal e do “sport”.
Afinal, agora vale tudo pra segurar. Jogar em cima, empurrar pra fora da pista, e, porque não, trancar a saida dos boxes para evitar que o companheiro seja ultrapassado pela concorrência nos pits.
Acho que o piloto poderia, sim, mudar de lugar mais de uma vez, poderia até usar a área de escape pra passar, se não cortasse caminho. Mas deliberadamente bater no outro carro, jogar o seu contra o do adversário ai já é demais.
Caro Fábio, assisto formula 1 desde á época do Piquet, ainda assisto porque gosto do esporte a motor, enfim: os caros estão se revesando em vitórias e o Alonso assistindo de camarote, pois, não tem o melhor carro; os brasileiros estão mais fracos do que choque de pilha!!
Fabio, o desempenho em corrida do Massa tem melhorado… isso é um fato nessa segunda metade d temporada.
Mas nem eu, nem vc, e aparentemente a Ferrari estão levando fé que ele vá tirar pontos dos outros pilotos para ajudar o Alonso.
Vc também tem essa sensação??? Eu simplesmente vejo assim a Ferrari admite que tem um carro inferior no momento, portanto Felipe não terá como ajudar Fernando.
Não sei não, mas mesmo com os abandonos os caras tem diminuido a diferença, acho que esse título está cada vez mais distante do espanhol…
Forte Abraço!
Fabio, o Rubens pode voltar?
Não, eu duvido.
Abs
Se o Azia conseguir alguma vaga na force india será pra terceiro piloto.
Talvez, se o Schumacher abandonar (acho meio dificil ele sair da F1 agora, por baixo, como piloto trapalhão e a moral no ralo) e o Paul di Resta ir pra Mercedes, pode ser que o Azia seja o piloto oficial em 2013 da FI.
A missão do Button em 2009 era bem mais fácil, 18 pontos eram muito mais do que 29 hoje. 18 pontos em 2009 eram 1 vitória e 1 segundo, 29 hoje são uma vitória e 1 oitavo, ou um segundo e um quarto (e ainda leva um a mais).
Fábio, muito bom o texto. Um dos que mais gostei dos que me lembro. O Razia é bom piloto, mais um que não é genial… ficamos mesmo muito mal acostumados! Não acho que seja melhor que o Nelsinho ou Barrica, mas quem sabe supere os demais. Precisamos aprender a torcer independentemente do número de vitórias. Não é assim no futebol? Quanto ao Schummi, sempre o vi mais como um Senna, perfeito na técnica (embora o Senna tivesse seu lado Barrica -ou Alonso; de tirar leite de pedra), mas agora tenho visto um lado Button que não tinha observado. Quando o carro está melhorzinho ele anda melhor que o Rosberg. Estável, regular, metódico. Obviamente não é mas o mesmo. Ainda está entre os 10 melhores (como Button), mas precisaria de um carro diferenciado para se destacar (coisa que aliás ninguém tem neste ano). Pena, seria épico vê-lo vencer mais 2 ou 3 corridas. Campeão então, daria um filem em hollywood.
Fábio e ja pensando na proxima corrida, suzuka se encaixa melhor pro estilo do carro ferrari ou da redbull?
Nao to considerando mclaren pq enfim, tem o melhor carro hoje mas ta fora da briga.
Grato pela resposta, abs.
Mas vale lembrar de que, quando Jenson Button se sagrou campeão mundia de F-1 em 2009, uma grande parte dos méritos se devem ao então chefe de equipe daquele ano, Ross Brawn.
Foi graças a ele e suas estratégias em corridas, que salvaram Jenson Button de perder um título já garantido na primeira metade do mundial.