Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pílulas do Dia Seguinte

Por Fábio Seixas
24/09/12 09:59

“É fundamental que consigamos dar a Fernando um carro melhor”, disse Domenicali, depois de Cingapura. E essa será a chave do campeonato. A equipe levou para o sudeste asiático uma nova asa traseira, esperança de tempos melhores. Um fiasco: foi abandonada na sexta-feira. Fato é que depois de uma evolução na primeira metade da temporada, a Ferrari parou. Confiar apenas nos abandonos dos outros e nos milagres de Alonso pode não ser suficiente. E a Ferrari já acendeu o sinal de alerta;

A tarefa de Alonso pode ser comparada à de Button em 2009. Naquela ocasião, o inglês perdeu a vantagem do carro no final da temporada e passou a administrar resultados. Com um frieza que às vezes irritava. Hoje, faltando seis etapas para o fim, Alonso tem 29 pontos sobre Vettel. Em 2009, à mesma altura do Mundial, Button tinha 18 sobre o vice, Barrichello, e 20,5 para Webber, o terceiro. Não venceu mais nenhuma corrida até o fim, mas levou o título assim mesmo, com vantagem de 11 pontos para o vice-campeão, Vettel;

E a McLaren? Tem um carro veloz, mas pouco confiável. “Não podemos mais abandonar corridas”, disse Whitmarsh. Falar é fácil…

Massa estava louco da vida com Bruno, mas foi diplomático nas declarações. “A regra é assim. É assim que funciona. Não aconteceu nada com o carro dele, nem com o meu, mas a regra diz que, se um carro se colocar ao seu lado, você não pode fechar”, disse. Bruno admitiu que errou: “Quando ele estava atrás de mim, fui para a esquerda para me defender. Pensei que ele ainda não tinha começado a me atacar, mas ele já tinha. Foi um mau julgamento meu”. Continuo achando o mesmo de ontem: foi um lance agressivo, sim, mas não vi excessos que justificassem tanto falatório. A F-1 _fãs, pilotos, dirigentes, comissários, jornalistas_ parece ter se esquecido que ultrapassagens às vezes são assim, apertadas, brigadas, acirradas;

Schumacher perdeu dez posições no grid do Japão pela impressionante batida em Vergne. Pediu desculpas ao piloto francês, à turma da Mercedes, aos torcedores. Deve estar envergonhadíssimo, irritado com o erro. Não sei não, mas acho que isso vai pesar no momento de decidir, no final do ano, se é hora de parar de vez; 

As duas melhores notícias do final de semana vieram da Pirelli. Primeiro, anunciando que vai mudar o esquema de cores em 2013, diferenciando melhor os pneus brancos (médios) dos prata (duros). Depois, com Hembery dizendo que cogita contratar Kubica como piloto de testes no ano que vem. Seria o tipo de negócio bom para todos. Para a Pirelli, que contaria com um baita piloto. Para Kubica, que voltaria ao volante de um F-1. E para a categoria, já que isso pode significar o início do regresso do polonês às corridas;

“A GP2 acabou para mim”. Assim, Razia fala sobre seu futuro. Sua ideia, sua unica ideia, é correr na F-1 no ano que vem. O baiano disputou 80 corridas em quatro temporadas na GP2. Foram cinco vitórias, uma pole e um vice-campeonato, conquistado neste ano. Não é um currículo impressionante, mas ele faz bem em tentar subir o degrau agora. Ou isso ou se consagrar como “piloto de GP2”. Mas não basta querer. É preciso haver vagas. E dinheiro. A Force India parece ser a melhor opção, e a equipe não o teria testado se não tivesse algum interesse. De qualquer forma, tudo vai depender do mercado. E as peças ainda não se movimentaram.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Jésus Júnior comentou em 26/09/12 at 12:48

    Alonso é, disparado, já o merecedor do título. Já é um dos melhores de todos os tempos.
    E olha que eu sou torcedor do Hamilton !

  2. Bruno Brito comentou em 26/09/12 at 7:58

    A diferença de Alonso para o segundo colocado no campeonato caiu 10pts nesta prova, se isso acontecer mais três vezes, ele perde a ponta, não tá tão fácil assim não, considerando que a Ferrari é hoje só a terceira melhor do grid (na lógica, quinto e sexto colocados)…

  3. sandro karam comentou em 25/09/12 at 13:39

    Vendo o tape da corrida ontem no sportv, o massa começou a ultrapassagem sobre o senna usando uma parte fora da área de pista e levando em conta a punição do webber ele também deveria ter sido punido

  4. Tcherno comentou em 25/09/12 at 11:15

    O mais interessante nesta temporada é o fato de que,apesar de Alonso estar hoje em vantagem e mostrar até aqui regularidade na pontuação,ninguém arrisca a afirmar que já está com título de campeão garantido.Pois,para ele ser campeão,precisa pelo menos ganhar mais uma corrida e manter regularidade, e seus concorrentes diretos não devem chegar em segundo.O que me parece improvável.Então,o que resta do campeonato será decidido na base da sorte,apenas na sorte.Não há nada garantido para Alonso,porque a sorte pode também mudar de endereço,ou seja, para Vettel ou Hamilton..

  5. Gabriel Cruz comentou em 25/09/12 at 10:37

    Alonso está com uma mão e meia na taça deste ano. Vettel e Hamilton vão tirar pontos um dos outros até o final do campeonato. O espanhol só precisa manter a regularidade, buscar sempre um pódio, quando possível. E isso a gente sabe que ele é mestre em fazer.

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).