Vettel vence, Alonso vibra
23/09/12 11:10“Sorte de campeão”, diria um. Sorte de tricampeão, emendaria eu.
O objeto das frases, claro, Alonso.
Mais uma vez ele não ganhou. Porém, mais uma vez, viu seu adversário direto no Mundial tendo problemas e abandonando. E assistiu a uma nova troca na vice-liderança do campeonato.
Assim, enquanto ninguém se estabelece na condição de perseguidor pelo título, o espanhol segue em seu velocidade de cruzeiro, rumando para mais um título.
A vitória em Cingapura foi de Vettel, sua segunda na temporada. Button foi o segundo. E Alonso completou o pódio.
Mas e Hamilton, que largou na pole, cheio de confiança e favoritismo? A explicação está logo abaixo…
Na largada, tudo limpo. Hamilton disparou na frente e Maldonado perdeu duas posições, para Vettel e Button.
O top 10 ao fim da primeira volta, Hamilton, Vettel, Button, Maldonado, Alonso, Di Resta, Webber, Grosjean, Rosberg e Schumacher. Bruno cruzou em 18º. Massa teve um furo no pneu traseiro esquerdo, caiu pra último e precisou passar pelos boxes.
Na quinta volta, Hamilton tinha 1s8 sobre Vettel. Mas o interesse de todo mundo era nos pneus. Enquanto a maioria do grid optou por largar com os supermacios, alguns poucos arriscaram os macios _mais resistentes.
Massa e Petrov, que pararam logo no começo, também aproveitaram para colocar os macios. E, na quarta volta, Massa cravou o melhor tempo até então, mostrando que aquela era a melhor opção.
Assim, não demorou para que a primeira janela de pits fosse aberta. Logo na nona volta, Webber parou e colocou os macios. Duas voltas depois, Vettel e Bruno pararam. E o brasileiro estava com um “probleminha” para sair dos boxes: sem a primeira marcha.
Na 12ª, Alonso, Schumacher e Ricciardo entraram. Na 13ª, Hamilton, Di Resta e Rosberg. Na seguinte, Raikkonen, Maldonado e Glock. Na 15ª, Button e Grosjean fizeram suas paradas.
Só na 19ª, Pérez e Hulkenbeg, que largaram com os macios, fizeram seus primeiros pits.
O resultado prático desses trocentos pit stops foi… Zero. Nada mudou. Hamilton continuou na ponta, seguido por Vettel, Button, Maldonado e Alonso. Some isso à falta de ultrapassagens na pista e a conclusão é que a corrida, àquela altura, estava uma enorme chatice.
Tanto que a maior emoção foi um abandono. Na 23ª volta, a TV mostrou Hamilton se arrastando, tentando desesperadamente trocar marchas, dando até umas porradas no volante pra ver se pegava no tranco… Não deu. Abandonou o GP de Cingapura.
Pelo rádio, a McLaren informou que foi quebra da caixa de câmbio. O inglês deixou o carro cabisbaixo, ciente de que estava dando adeus à vice-liderança do Mundial e a boa parte de suas chances de título.
E vale a pergunta: será que isso vai influenciar na sua decisão sobre 2013? A ver.
A liderança da prova caiu no colo de Vettel. Mas quem mais sorriu, imagino, foi Alonso. Não bastasse sua técnica exuberante, o espanhol está numa onda de sorte que é brincadeira…
Na 29ª volta, Webber abriu a segunda janela de pits lá na frente. Tirou os macios e colocou os supermacios.
Na 30ª, Maldonado, terceiro colocado, e Alonso, quarto, entraram nos boxes.
O venezuelano colocou os supermacios, mas Alonso manteve os macios. Cada um com sua aposta, e o espanhol louco para superar o adversário e beliscar o pódio.
A corrida, finalmente, melhorou. Na 33ª volta, Alonso partiu pra cima, colocou duas vezes o carro lado a lado com o do Maldonado, mas não conseguiu a manobra.
E veio então o safety-car, oferecimento Karthikeyan no muro.
Corre-corre pros boxes, todo mundo que não tinha feito o segundo pit aproveitando para trocar os pneus.
E lembra da sorte de Alonso? Pois é… Maldonado sofreu um problema hidráulico, precisou passar pelos boxes mais uma vez, despencou para décimo e logo depois abandonou. Assim, Alonso subiu para terceiro.
O safety car só saiu na 38ª volta.
O top 10 tinha Vettel, Button, Alonso, Di Resta, Hulkenberg, Webber, Pérez, Rosberg, Grosjean e Vergne.
E não demorou muito para um novo safety car. Ainda na volta da relagada, Schumacher veio como um torpedo na traseira de Vergne, uma lambança de dar gosto. Ambos abandonaram.
A nova relargada veio na 43ª volta. Com Bruno em nono, Massa em décimo e um duelo forte entre os dois, com direito a roda batendo. Após alguns momentos de tensão, o ferrarista conseguiu a ultrapassagem.
Mas veio um mimimi pra tentar estragar a brincadeira: a FIA colocou a disputa sob investigação, entendendo que Bruno teria sido agressivo demais na manobra.
Discordo. Discordo muito. Mas não sei porque ainda fico chocado com as frescuras da FIA… GP após GP, fica claro que os cartolas e comissários querem uma F-1 burocrática, chata, insípida. Uma pena.
(Não, não houve punição. Mas o simples fato de ter começado uma investigação diz muito sobre o atual estágio das coisas na FIA…)
Com tanto tempo de safety car na pista, a corrida foi encerrada pelo cronômetro, no limite de duas horas.
Vettel cruzou com 8s9 sobre Button, que teve 6s2 sobre Alonso.
Na sequência, Di Resta, Rosberg, Raikkonen, Grosjean, Massa _fez uma boa prova, até_, Ricciardo e Webber. Bruno abandonou a duas voltas do fim, reclamando de perda de potência do motor.
Com o resultado, Alonso foi a 194 pontos, contra 165 de Vettel. Sua folga na ponta, que era de 37 para Hamilton, agora é de 29 para o alemão. Mas falta um GP a menos para o fim.
Nada está garantido, mas me parece mais lógico apostar no tri de Alonso do que em qualquer outro resultado. Ou você apostaria em outro?
Fabio, uma coisa que percebi na largada que o carro do Hamilton não esta legal havia uma preocupaçao ali, até o Button estava conversando o Lewis e olhando para o carro.E detalhe foi o ultimos a encostar no grd de largada!.Você vai me achar louca, eu coloco tadas as minhas fichas no Hamilton nas seis ultimos GPS ele leva todas. Agora para ser o campeão vai depender da sorte e do resultados outros que estão a sua frente.
Eu aposto em outro sim e ele é o Sebastian Vettel. No fim todos, eu digo, TODOS saberão e entenderão quem de fato está por trás da vitória do ano, o tri.
Sou parceiro deste teu palpite, Vettel também quer este campeonato e se não fosse a pressão em monza a história seria outra hoje, ainda faltam 6 corridas ?
Como o proprio Fabio ja postou, esse Alonso e larrrrgo, os pontos estao se dividindo entre seus concorrentes e ele vai nadando de braçada sem precisar ganhar as corridas, o carro ferrarista e o menos veloz, mas tá bem mais confiável do que a concorrencia e isso tambem tá ajudando. O Massa fez uma grande corrida.
Olá,
O GP foi chato na maior parte e acho q o Alonso irá saber controlar pontuacao ate o final. Apenas lamento pelo Hamilton q se tivesse vencido com certeza iria deixar o espanhol preocupado. Outra coisa o Schummy deve esta com a vista cansada(presbiopia): é a idade pesando… mas é um otimo piloto nao ha duvida!
Infelizmente tenho que jogar a toalha, Alonsito já é o campeão! os outros estão inconstantes até pelos carros que tem esse ano, As Reds não tem rendido tanto em circuitos de alta e as Mac estão quebrando muito….
Eu disse aqui em outro post que este circuito é muito travado e por isso as Reds levariam vantagem, ai esta a minha previsão! rsrsrsrs
Também disse que está corrida junto com Monaco eram das mais chatas, ai está… Abs…
Alonso campeão, nada. Faltam 6 corridas, meu chapa!
Deus te ouça! rsrsrs
Boa-tarde, Galera.
Em relação ao campeonato acho que Lewis ainda tem chances, pois assim como Alonso, faz muito tempo que hamilton não comete erros (os abandonos e poucos pontos foram por causa de quebras/pneus furados ou grojean’s da vida). Cabe a equipe não vacilar como vem fazendo… mais que está bem dificil, isso esta.
Fábio, uma duvida, depois de 2 horas de corrida não tinha q ter + 1 volta?
quando o Vettel cruzou a linha apareceu rapidamente “2 laps remaining” mas ai apagaram pq viram que o vettel ja tinha freado e a confusão ia ser grande.
Da corrida, so ressaltar a sorte do Alonso mesmo, esse kra tem uma aura que não da pra explicar.
Abs.
A F1 ta muito chata, são categorias diferentes, mas quem quer ver emoção volta após volta , é assistir as corridas da MOTO GP, ali sim os pilotos são livres pra pilotar e mostrar todas suas habilidades, que na F1 estão contidas por uma bando de velhos que tem medo até de disputas em pista.
Sobre a disputa de posições entre Massa e Senna, tenho uma dúvida: naquele trecho da pista o “machão de cozinha” teria tentado a ultrapassagem caso o ultrapassado não estivesse sob o risco de perder o emprego?
Ou o fato de largar sempre atrás serve para mostrar que na corrida “nóis é nóis, mano”?
Comemorar 8° é soda.
MERCADO DE PILOTOS:
Acho que SCHUMACHER aposenta, senti ele muito abatido com ele próprio, após o acidente.
Acho que Bottas entra no lugar de B.SENNA, que fez até uma corrida razoável, mas no conjunto, MALDONADO tem sido melhor, além do apoio da PDVSA.
Acho que MASSA renova por mais um ano com a Ferrari.
Acho que HAMILTON fecha com a Mercedes, e que DI RESTA entra no seu lugar na McLaren.
Aposto nisso tambem!
duvido q o Hamilton largue este foguete da Mclaren pra pilotar uma fraca e inconstante Mercedes. Caso isto aconteça, eu acredito mais no Pérez na Mclaren , o segundo lugar em Monza vai pesar, o cara foi o “cara” naquela corrida.
Restam seis corridas, sempre torci para o espanhol, e convenhamos, Alonso está com uma mão na taça, se não fosse pelo “strike” provocado pelo Grosjean em Spa, creio que a vantagem dele seria muito maior…Alonso é muito consistente, possui um equilíbrio para ir em busca do seu tricampeonato!
Mas a corrida em si não teve lá grandes emoções!
Boa tarde Fabio Seixas e amigos? Bem,eu diria que foi uma corrida morna e normal para um circuito de dificil ultrapassagens. Mas deu para analisar algúns detalhes interesantes. Não se sabe de onde e os motivos,mas se o Hamilton e Maldonado não tratarem de se benzer…a coisa vai ficar cada vez mais feia para ele nas proximas corridas. Digo isso porque um[Hamilton] esta atravessado até hóje na goela de algúns brasucas [globais] por causa de 2008. Dois…Maldonado.Aff, a coisa ta gorda [olho] pra cima dele em decorrencia de ser o concorrente direto a permanecer na equipe Williams ano que vem em detrimento ao brasuca B.Senna. Quando não faz me##&*% em corrida…o carro e a equipe bagunçam a vida dele. Me parece que Alonso se armou muito bem contra esses olhores maliciosos. Fez a corrida que o carro permitia e ainda de lambuja a praga dos outros o ajudaram a subir ao podio [eita sorte de campeão ou tri,tanto faz] mais uma vez. Normal. O narrador e seu ajudante numero 1 R.Leme acham que Singapura é so 2008 e o Nelsinho Piquet é a bola da vez. [outra vez] Porque sera hein? Seria o fato do brasuca estar indo muito bem [obrigado] na dificil e competitiva categoria da Nascar? E é claro que esta aumentando muito o interesse pela categoria em territorio nacional. F.MepASSA quando n~eo tem Alonso por perto [pois esta la atraz] faz boas corridas. O problema é quando tem o bafo do espanhol no cangote. E claro né….algumas lambanças na frente o ajudam a resolver problemas que tem em pista. Bruno Senna e a sua torcida global são terriveis vindo la de traz…e os que estão a frente que se cuidem. pois a torcida para que se explodam é deveras de grande. E muitas das vezes da certo. E Bruno “quase” quase entra nos pontos pela porta dos fundos. Mas alguem la em cima botou as coisas no lugar a 2 voltas do fim. Ou sera a aquela [mais uma] baita navalhada e esfregada no muro que fez com que seu carro perdesse rendimento e a consequencia do abandono. O NARRADOR OFICIAL disse que ele [BSenna] quase raspou no muro…as imagens mostraram claramente que ele esfregou legal em um dos muros que podem e estar com belas assinaturas do piloto brasuca. E claro né…tambem quase entrou nos pontos por causa da ajuda dos pilotos que estavam a sua frente. Schumacher que o diga. Mas convenhamos que dias melhores ão de vir para nos brasileiros na categoria top do automobilismo mundial.
Você já leu alguma coisa sobre Semântica, sintaxe e concordância?
Não!!!
Silvio a razão de sua opinião está no simples fato da teoria do CAOS,i.é quanto
pior as suas privisões melhor. Hamilton tem que pensar no seu futuro sim, a melhora da Mac Laren ainda esta em divida, bom se o cara fez a pole pra corrida o que justifica e descontrole do
cambio será que ninguém percebeu? fato esta no segundo lugar Button. Maldonado está precisando e ter mais controle de suas emoções , corre, corre pra fazer vento e por insistencia dele em querer ser o primeiro piloto , exigindo da equipe um carro melhor do que do Bruno, foi pedido por ele por ter injetado maior U$ milhões , talento ele tem so que a forma de lapidar isto esta a desejar.
Bruno Senna , é um piloto muito bom sim
neste GP não cometeu erros , na disputa com F.Massa houve uma manobra sim de defesa de posição, se Massa tive mais paciencia não haveria necessidade de FIA botar em julgamento a manobra dos dois
não falam que Felipe e um piloto espetacular ? assim por assim tanto Bruno quanto Massa estão com 2013 duvidosos . Bruno tem o Voltaire na cola direto e Massa está em divida com a Ferrari e tem Dom Alanso como companheiro. A largada de Felipe em 13º traz o que todos viram no meio do pelotão fica complicado e foi para ultimo, como o motor é melhor rapido subiu posto e encontrou B.Senna na frente, aí começou a lambança. Observem em Monza Alonso se queixou no radio contra Vettel que tirou a boneca do asfalto drive tru a FIA ferrou Vettel aí parou jogo de Jean Todd , hoje a Fia colocou Senna em investigação , como não houve vantagem e nem visão clara dos fiscais , estes deixaram a corrida correr , infelismente houve pane mecanica assim com com Maldonado. O risco da corrida na rua é muito grande , os pilotos teem que chegar perto do muro em uma média de 190km/h , faça esta manobra 61 vexes e verá que não há como por um milésimo de segundo , a concentração fica comprometida então pare de achar que é
fácil porque não é. O Bruno Senna fez neste domingo uma bela prova de recuperação saiu de 22º e se posicionou em 10º até ter que abandonar por problema mecanico assim como Maldonado,entendeu parceiro
Fabio, acredito que o Lewis tem condiçoes de por a mão nessa taça também.Hoje a McLaren nas mão de Lewis é bem melhor deu para ver hoje! Como a RBR na mão Vettel! Se não der mais nenhum problema o Lewis ganha todas as corridas que falta e esperar o resultados dos outros a sua frente. E também vai precisa de um extra a Sorte. Que faltou hoje. Porque carro ele tem e piloto ele é! Agora o Button é segundo piloto mesmo! A McLaren seria muito louca de jogar fora um Lewis e ficar com o Button!
Você “esquece” de comentar que o Zacarias cortou diversas curvas por várias vezes e não foi punido… proteção da ferrari bem explícita
Fábio, você acha que essa foi a melhor corrida do Maldonado? (tirando a vitória dele na Espanha, é claro). Ou será que foi a da Austrália?
Uma das melhores. Pelo menos se livrou das confusões.
Abs
Dificil tirar esse título do Alonso mas não podemos tirar o Vettel da disputa, em 2010 a taça estava na mão do Alonso e o alemão levou a melhor. Em 2010 o Vettel chegou em terceiro na tabela e ganhou o título, não fosse as quebras do alternador o Vettel estaria na ponta da tabela.
concordo.
Seu comentário tem fundamento, mas comparando os três mais genais, admitindo (nos GP’s em que eles não terminaram) a posição de largada como a posição final, Sendo que o Hamilton Abandonou na Alemanha, Bélgica e Cingapura (largou em 7º, 7º e 1º respectivamente), Vettel Europa e Itália (1º e 5º) e Alonso Bélgica (5º) o campeonato estaria assim:
1º- Alonso: 204 Pontos
2º- Vettel: 200 Pontos
3º- Hamilton: 179 Pontos
Corrigindo: cometi um pequeno erro. Contabilizei os pontos do Hamilton de maneira do correta, mas esqueci de descontra os pontos do Vettel e o do Alonso. Explicando melhor, sem o abandono do Hamilton o Vettel teria siro 2º e não 1º e o Alonso 4ª e não 3º. Assim como se o Vettel tivesse terminado na Itália, Alonso seria o 11º e não o 10º. Por fim, se Alonso e Hamilton tivessem terminado na Bélgica, Vettel seria o 4ª e não o 2º. Dito isto, a tabela atualizada fica assim:
1º- Alonso: 200 Pontos
2º- Vettel: 187 Pontos
3º- Hamilton: 179 Pontos
Só ratificando que esta é uma tabela hipotética considerando, nos GP’s onde esses pilotos abandonaram, que a sua posição de largada seria a mesma de chegada.
Desta vez a estratégia do Massa colocando um composto super macio na volta 33/62, permitiu ganhar algumas posições na relargada e completar a prova sem ser pressionado pelos adversários, mesmo com o desgaste dos pneus nas últimas voltas/minutos.
DESTAQUE NEGATIVO DE SCHUMACHER…A PIADA DO ANO!!!
HEPTACAMPEÃO?? SÓ SE FOR DA MALANDRAGEM E DA BARBERAGEM…
Isso é para se ver que quando não tem carro maquiado e nem a FIA a seus favor e nem a equipe, ele é apenas um piloto mediano, só fez números e mais nada…
e quem foi o lambao do dia? Schumaaaaaaacher!!!!!!
Fabio,vc axa q se Massa tivesse colocado pneu macio em vez do supermacio poderia ter indo melhor no final da prova
E acho merecido ficar mesmo com o Alonso o titulo, já que é o melhor piloto, além de estar conduzindo com maestria o carro – que não é lá essas coisas – e o campeonato.
Lucio, concordo com você! Mas também acho que o Hamilton mereçe porque ele tá tendo que ganhar as corridas no braço, e hoje se não fosse a quebra do carro ele teria ganho dessa de uma forma bem disputada. Agora a vitoria do Vettel hoje foi até facil porque ele não tinha nenhum perigo o Button muito fraco!
Fábio, é isso mesmo.
Sou torcedor apaixonado pelo negão, mas não sou cego.
O conjunto Ferrari é o mais equilibrado. Tem um piloto fenomenal, daqueles capazes de tirar do carro mais do que ele pode dar, um carro que hoje em dia nem é sobra da carroça do começo do ano (muito mérito para Ferrari, aliás), e que, além de tudo, é confiável. Não dá defeito.
Hamilton ganhará outras corridas até o final do ano, Vettel idem, e assim, um vai tirando ponto do outro.
Hamilton deve estar inddignado, e com razão. A McLaren fez um bom carro, mas de que adianta se vira e mexe ele te deixa na mão?
Sua teoria, Fábio, é a de vários: McLaren é equipe de ponta, a única, exceto RBR e Ferrari, que de fato pode disputar um título mundial. Hamilton, portanto, deveria renovar.
Eu entendo, e pendo para concordar. Porém, não sei…Seria realmente péssimo ir para uma equipe sem tradição, mas com estrutura e gente competente, “construir” um título? Desafiador, sem dúvida, penso eu.
(sobre este tema, o qual já te perguntei antes, gostaria de saber se mudaste de opinião)
Para o pessoal que frequenta o espaço, algo a dizer: o sujeito tinha o carro mais rapido da pista, e ficou em segundo, pq…..”sabe economizar pneus”…rs
Button é mediano para fraco, esse papo de compara-o a Prost é pura pressão por reviver dias melhores na F1, sim ele ganhou um titulo, muito mais por merito de Ross e do carro da Honda do que dele mesmo… abs
Por que ele é mediano! Piloto é Hamilton , Alonso, Vetel ,Rai,,, olha acho que até o Maldonato , Sergio Peres ,,, teriam sido melhor que o Button!
Grande Fábio! Concordo com você, se algum tempo Alonso já estava com uma mão na taça, agora a outra mão já está sendo alçada para levar o Tri.
Abraços
Bruno Senna só fez cagada durante a semana, bateu 3 vezes no mesmo lugar jogando no lixo o treino de sexta e classificação no sábado. Na corrida foi EXTREMAMENTE SUJO jogando o carro em cima de Massa! Se Felipe não for puxar a orelha do sobrinho é porque é um baita BUNDÃO! Bruno uma corrida antes, GP de Monza saiu reto em uma chicane em disputa com Di Resta e voltou de forma perigosíssima na pista a frente de Webber, por pouco não causa um grave acidente, isso em um ponto de alta velocidade. Onde esta a FIA pra punir nessa hora?
Bundão é você que não coloca seu nome para fazer uma critica. Tem que por do Bottas, você é uma piada.
Ainda quer fazer criticas do retorno do Senna em Monza quando ele saiu da pista.
Ah é? E quantos milhões de “Andersons” existem no mundo, Doutor Corajoso?
A grande verdade é que o espanhol Fernando Alonso além de ser um piloto fantástico tem sorte de campeão. Ainda restam 06 corridas e muita coisa para acontecer. Hamilton apesar do abandono ainda vai dar muito trabalho e Vettel depois da segunda vitória volta sem dúvida para a disputa do título.
Fábio:
O que você achou do desempenho da Ferrari nas últimas corridas?
Bom. Mas a McLaren está melhor.
Abs
Me digam seria melhor ter um carro muito veloz numa corrida e na proxima abandonar por quebra ou ter um carro que seja veloz permitindo podios em todas as corridas e que nunca quebrasse.
Prova chatíssima. Mas hoje concordo que o Massa não foi mal não…
E como o Alonso tem sorte…..!!!
Bruno Senna só fez cagada durante a semana, bateu 3 vezes no mesmo lugar(Muro do Bruno Senna) aconteceu no treino de sexta e classificação no sábado, foi tudo para o lixo. Na corrida foi EXTREMAMENTE SUJO jogando o carro em cima de Massa! Se Felipe não for puxar a orelha do sobrinho é porque é um baita BUNDÃO! Bruno uma corrida antes, GP de Monza saiu reto em uma chicane em disputa com Di Resta e voltou de forma perigosíssima na pista a frente de Webber, por pouco não causa um grave acidente em um ponto de alta velocidade. Onde esta a FIA pra punir nessa hora?
mude de esporte, vá torcer por corridas dos ursinhos carinhosos
O que era pra ser um desastre acabou se tornando uma grande corrida de Massa não achou Fábio? Acha que com essa corrida ele se garante na equipe pro ano que vem?
Acho, ele foi bem. Mas isso não garante a renovação.
Abs
UMA PERGUNTA……QUANTAS VEZES O MASSA TROCOU OS PNEUS??????? ACHO QUE COM SAFETY CAR E AS QUEBRAS ELE CHEGOU UM POUCO NA FRENTE…..ELE ESTA DE FERRARI E NÃO TEM RITMO PARA BRIGAR COM FORCE INDIA…..ELE APRENDEU COM O SCHUMACHER E NÃO SABE POUPAR PNEUS……O ALEMÃO IDEM…..ESTÃO TOMANDO UM TEMPORAL DOS SEUS COMPANHEIROS…..A MINHA OPINIÃO…..ABS.
Eca só errei o vencedor por causa da droga de um cambio.
Prefiro ver Alonso vencer do que ver o irmão caçula da Eliana com seus “dedinhos”.