Vettel vence, Alonso vibra
23/09/12 11:10“Sorte de campeão”, diria um. Sorte de tricampeão, emendaria eu.
O objeto das frases, claro, Alonso.
Mais uma vez ele não ganhou. Porém, mais uma vez, viu seu adversário direto no Mundial tendo problemas e abandonando. E assistiu a uma nova troca na vice-liderança do campeonato.
Assim, enquanto ninguém se estabelece na condição de perseguidor pelo título, o espanhol segue em seu velocidade de cruzeiro, rumando para mais um título.
A vitória em Cingapura foi de Vettel, sua segunda na temporada. Button foi o segundo. E Alonso completou o pódio.
Mas e Hamilton, que largou na pole, cheio de confiança e favoritismo? A explicação está logo abaixo…
Na largada, tudo limpo. Hamilton disparou na frente e Maldonado perdeu duas posições, para Vettel e Button.
O top 10 ao fim da primeira volta, Hamilton, Vettel, Button, Maldonado, Alonso, Di Resta, Webber, Grosjean, Rosberg e Schumacher. Bruno cruzou em 18º. Massa teve um furo no pneu traseiro esquerdo, caiu pra último e precisou passar pelos boxes.
Na quinta volta, Hamilton tinha 1s8 sobre Vettel. Mas o interesse de todo mundo era nos pneus. Enquanto a maioria do grid optou por largar com os supermacios, alguns poucos arriscaram os macios _mais resistentes.
Massa e Petrov, que pararam logo no começo, também aproveitaram para colocar os macios. E, na quarta volta, Massa cravou o melhor tempo até então, mostrando que aquela era a melhor opção.
Assim, não demorou para que a primeira janela de pits fosse aberta. Logo na nona volta, Webber parou e colocou os macios. Duas voltas depois, Vettel e Bruno pararam. E o brasileiro estava com um “probleminha” para sair dos boxes: sem a primeira marcha.
Na 12ª, Alonso, Schumacher e Ricciardo entraram. Na 13ª, Hamilton, Di Resta e Rosberg. Na seguinte, Raikkonen, Maldonado e Glock. Na 15ª, Button e Grosjean fizeram suas paradas.
Só na 19ª, Pérez e Hulkenbeg, que largaram com os macios, fizeram seus primeiros pits.
O resultado prático desses trocentos pit stops foi… Zero. Nada mudou. Hamilton continuou na ponta, seguido por Vettel, Button, Maldonado e Alonso. Some isso à falta de ultrapassagens na pista e a conclusão é que a corrida, àquela altura, estava uma enorme chatice.
Tanto que a maior emoção foi um abandono. Na 23ª volta, a TV mostrou Hamilton se arrastando, tentando desesperadamente trocar marchas, dando até umas porradas no volante pra ver se pegava no tranco… Não deu. Abandonou o GP de Cingapura.
Pelo rádio, a McLaren informou que foi quebra da caixa de câmbio. O inglês deixou o carro cabisbaixo, ciente de que estava dando adeus à vice-liderança do Mundial e a boa parte de suas chances de título.
E vale a pergunta: será que isso vai influenciar na sua decisão sobre 2013? A ver.
A liderança da prova caiu no colo de Vettel. Mas quem mais sorriu, imagino, foi Alonso. Não bastasse sua técnica exuberante, o espanhol está numa onda de sorte que é brincadeira…
Na 29ª volta, Webber abriu a segunda janela de pits lá na frente. Tirou os macios e colocou os supermacios.
Na 30ª, Maldonado, terceiro colocado, e Alonso, quarto, entraram nos boxes.
O venezuelano colocou os supermacios, mas Alonso manteve os macios. Cada um com sua aposta, e o espanhol louco para superar o adversário e beliscar o pódio.
A corrida, finalmente, melhorou. Na 33ª volta, Alonso partiu pra cima, colocou duas vezes o carro lado a lado com o do Maldonado, mas não conseguiu a manobra.
E veio então o safety-car, oferecimento Karthikeyan no muro.
Corre-corre pros boxes, todo mundo que não tinha feito o segundo pit aproveitando para trocar os pneus.
E lembra da sorte de Alonso? Pois é… Maldonado sofreu um problema hidráulico, precisou passar pelos boxes mais uma vez, despencou para décimo e logo depois abandonou. Assim, Alonso subiu para terceiro.
O safety car só saiu na 38ª volta.
O top 10 tinha Vettel, Button, Alonso, Di Resta, Hulkenberg, Webber, Pérez, Rosberg, Grosjean e Vergne.
E não demorou muito para um novo safety car. Ainda na volta da relagada, Schumacher veio como um torpedo na traseira de Vergne, uma lambança de dar gosto. Ambos abandonaram.
A nova relargada veio na 43ª volta. Com Bruno em nono, Massa em décimo e um duelo forte entre os dois, com direito a roda batendo. Após alguns momentos de tensão, o ferrarista conseguiu a ultrapassagem.
Mas veio um mimimi pra tentar estragar a brincadeira: a FIA colocou a disputa sob investigação, entendendo que Bruno teria sido agressivo demais na manobra.
Discordo. Discordo muito. Mas não sei porque ainda fico chocado com as frescuras da FIA… GP após GP, fica claro que os cartolas e comissários querem uma F-1 burocrática, chata, insípida. Uma pena.
(Não, não houve punição. Mas o simples fato de ter começado uma investigação diz muito sobre o atual estágio das coisas na FIA…)
Com tanto tempo de safety car na pista, a corrida foi encerrada pelo cronômetro, no limite de duas horas.
Vettel cruzou com 8s9 sobre Button, que teve 6s2 sobre Alonso.
Na sequência, Di Resta, Rosberg, Raikkonen, Grosjean, Massa _fez uma boa prova, até_, Ricciardo e Webber. Bruno abandonou a duas voltas do fim, reclamando de perda de potência do motor.
Com o resultado, Alonso foi a 194 pontos, contra 165 de Vettel. Sua folga na ponta, que era de 37 para Hamilton, agora é de 29 para o alemão. Mas falta um GP a menos para o fim.
Nada está garantido, mas me parece mais lógico apostar no tri de Alonso do que em qualquer outro resultado. Ou você apostaria em outro?
“Discordo. Discordo muito. Mas não sei porque ainda fico chocado com as frescuras da FIA… GP após GP, fica claro que os cartolas e comissários querem uma F-1 burocrática, chata, insípida. Uma pena.”
Discordo muito de você. Mas respeito sua opinião.
Tudo que pode ser feito para diminuir riscos tem que ser feito. Mesmo que seja após acidente, para tentar dar lição e não deixar que se repita.
Massa poderia ter voado pro rio que passa por lá.
Alonso, na Bélgica, poderia ter morrido. Por isso até achei branda de mais a punição para Groselha.
Descordo, corrida foi feita para homens, Pilotos, do mameira que esta nao da para assistir. O anom passado em monza o Alonso jogou o vetel para fora da pista e nao foi nem criticado.
Do jeito que esta e melhor da logo o titulo para a Ferrari, pois que e que patocinao as corridas?
Voce ja reparou que todas as corridas patrocinadas pelo Banco Santander tiveram problemas, e as Ferreri venceram.
Brincadeira.
Nunca achei que o Hamilton seria o adversário do Alonso, e sim o Vettel… e ele tem sim mais carro que o Alonso. Alonso é mais piloto, mas apostaria no Vettel.
Tem verdades que são simples e notórias:
1 – sempre que possível o Alonso vai ter sorte
2 – sempre que possível Massa vai ter azar
3 – Hamilton quase sempre brilhará na classificação
4 – Button quase sempre terá boa pontuação na corrida
5 – Se der a vitória no colo do Vettel com carro redondo (não precisa ser fantástico) ele trará até o fim e não cometerá erros
eu so discordo da ultima q o vettel nem sempre trouxe ate o fim ele no gp de canada no ano passado2011 ele na ultima volta pressionado pelo o button foi la e rodou e perdeu a prova na ultima volta mais no resto tudo q vc falou esta certo
Grande Vitor Silva. e Marcos. Excelentes comentários. Infelizmente a fórmula um hoje é de quem oferece mais dinheiro à equipe. É ele quem tem mais atenção, melhores equipamentos. Os dois brasileiros fizeram ótima corrida. Se tivessem igualdade de equipamentos e atenção, estariam lado a lado com os companheiros de equipe. Mas corrida a corrida vemos que não é assim. Às vezes dá até vontade de parar de assistir, mas como sou um fã inveterado desta categoria, o que posso fazer? Um último comentário. A globo ganhou (e muito) em qualidade com o Burti. Este entende o que fala. Comentários sempre pertinentes.
O que eu não concordo é o Massa ficar reclamando do Bruno.Foi uma corrida normal.Quanto a falar mal do Bruno sobre a corrida,todos sabemos que na formula 1 acontece de tudo. Porque o HamiltoL,Maldonado e outros pilotos não pontuaram.Será que todos são ruins ou bundões?.Reflitam antes de falarem mal dos outros.
É impressionante o quanto a torcida brasileira torce contra Fernando Alonso. Me parece mais o inconformismo do espanhol correr na mesma equipe que o limitado Felipe Massa e estar dando um banho no brasileiro. A cota de quebras e abandonos de Hamilton, Vettel e do próprio Alonso por motivos diferentes ocorreram em proporções diferentes. O carro da Mclarem é o mais rápido no momento, embora não seja o mais confiável. A Ferrari, embora não tenha o carro mais rápido tem o mais confiável. O espanhol tem uma capacidade impressionante de tirar o máximo do carro sem comprometer os importantes pontos que podem lhe levar ao tri. Será muito duro até o final, mas aposto no espanhol.
Se na semana passada o Alonso havia colocado uma mão na taça, dessa vez ele colocou a segunda, só falta levantá-la. Agora, essa história da FIA investigar cada ultrapassagem na F-1, tá mais chato do que jogo de ping-pong.
Geysa
Foi lamentável a quebra do Hamilton, mas o importante é que o cara é um vencedor e batalha pelas suas vitórias e não vai desistir de lutar pelo título.Galvão, Reginaldo Leme e Luciano Burti (Quem foi essa criatura na F1 alguém se lembra, nem eu ,nunca vai chegar aos pés do Hamilton, nunca será) são um bando de despeitados isso sim. O Hamilton em 2007 perdeu o campeonato, e no ano seguinte foi atrás do que queria e não ficou com síndrome de Raikkonen,como esses babacas(Eles tem síndrome de Hamilton).O campeonato ainda não acabou, ainda existe uma última curva em interlagos. 2007 que o diga (NA ÚUUULTIMA VOLTA) GO LEWIS estamos com você..E o Button heín TÁ LOCO,nem pra ameaçar o Vettel,vai poupar pneu assim lá não sei onde.
Corrigindo 2008
O circuito de Cingapura talvez seja e se não é de fato o cirucuito mais difícil da Formula 1 na atualidade. E suas provas são sempre muito tumultuadas, provavelmente pelo fato das muretas e a ausência de retas de escape na maioria dos lugares em que deveria ser preciso uma. O Bruno, apesar de seus problemas teve uma prova de superação no fim, mostrando que ele não é tão fácil assim de se ultrapassar, pelo menos quando ele está com um carro em perfeitas condições. E Felipe no fim tem mais potencial que eu imaginava e até que talvez ele imaginasse. Mas não sei se fica na Ferrari. E tinha que acontecer alguma coisa com os brasileiros! Quando eles estão bem, vão mal, quando eles estão mal, também vão mal. Bom. Tumulto de Cingapura passado e a vitória de Vettel colocou uma pimentinha no campeonato, mas continuo torcendo para o Alonso. Até porque a Fórmula um está precisando de um tri correndo lá. Já o Button tem aparecido mais agora. E o Hamilton coitado, dessa vez se azarou.
Fábio, discordo que Alonso esteja com sorte. Veja: ele parou de ganhar, e vitórias contam muitos, muitos pontos no atual sistema. Não importa quem seja o segundo colocado. O que importa é que a diferença de Alonso para o vice-lider, que era de 37 pontos, caiu para 29. Alonso perdeu 8 pontos em uma corrida. Isso é sorte? Faltando 6 provas, se ele continuar com a mesma “sorte”, na mesma balada, já era. Meu, com o atual sistema de pontos, que privilegia muito as vitórias, não há gordura suficiente para ganhar o título apenas com terceiros e quartos lugares. Ou Alonso volta a vencer ou dança – e parece que ele não tem carro para ganhar, ao contrário de Vettel e Hamilton. Mesmo que um tire pontos do outro, Button e Webber também podem tirar pontos de Alonso. Enfim, eu não apostaria no tri de Alonso, não. Se eu tivesse de apostar em um tri, apostaria no de Vettel.
Titus, relembra todas as corridas até aqui.Todas as posições em que Alonso treminou neste ano,teve uma ajudinha da sorte,senão terminaria a corrida mais atrás.Nesta última corrida,só terminou em terceiro por causa de Hamilton e Maldonado.Todos os pontos ganhos nesta temporada, todos foram assim.Ganhou duas corridas:primeiro,porque a Sauber impediu Parez;segundo,Vettel e Grojean tiveram que quebrar.Até na corrida em que Alonso ficou de fora,teve a sorte de levar Hamilton junto, e uma penalização de Vettel.Tem sorte melhor que isso?Agora,num ponto, concordo com vce:para Alonso faturar tri,precisa ganhar, pelo menos, mais uma corrida,e ter a sorte de não de quebrar também ,e ficar de fora em nenhuma das seis restantes.Por isso,a luta ainda aberta.
Tcherno, sempre haverá abandonos em corridas. O fato de Alonso sempre estar no lugar certo na hora certa, e tirar proveito dos abandonos, não é sorte e sim talento e estratégia. Se ele treinasse mal e largasse bem atrás, seria pouco beneficiado pelas quebras dos adversários. Veja o caso Massa: ele só vai ganhar se os dez primeiros abandonarem… Alonso, mesmo com um carro inferior, procura andar colado nos ponteiros, à espera de um erro ou quebra. Isso é tática. Para cumprir certar táticas é necessário talento, que o espanhol tem de sobra. Sem falar que a Ferrari tem um carro confiável, o que também não é sorte, mas competência.
É mas o Bruno apertou o Massa sim, pior que sem querer, pior que o Bruno é muito fraquinho mesmo.
Corrida interessante… me chamou atenção as aternancias de estratégias adotadas pelas equipes. Melhor desempenho em corridas do Massa desde 2008, independente da posição que chegou, guiou muito! o que ele fez ao controlar a ferrari na disputa com o Senna “B”, foi singular! Esse ano, vai ser marcado na história da F-1 por termos o campeão de pilotos com um carro bem pro gasto! Não sei o que acontece no bastidor da mclaren pra dar tudo errado! quanto ao Bruno, sinto que ele é um estranho no ninho da williams, sem respaldo nenhum, ta lá pelo sobrenome, e pela grana do Eiki, claramente ele precisa de mais kilometragem e sintonia com a equipe e nada da certo!
Em 2010 Vettel saiu de Cingapura, faltando 6 corridas na temporada, 31 pontos atras do líder… Bem verdade que esse campeonato tem circunstancias bem diferentes, mas ainda tem corrida pela frente!
Decepcionante a fritura dos brasileiros no post de ontem não ter tido uma contrapartida com um merecido elogio hoje. O Massa foi tocado na largada, despencou pra ultimo, e fez excelente corrida de recuperação, com direito a melhor manobra de todo o final de semana, a ultrapassagem em Bruno. Por falar em Bruno, apesar de suas chances de pontuar serem poucas quando do abandono (em função de um problema hidráulico, como Maldonado), este tb fez uma boa corrida. Ta, não é a geração de ouro do automobilismo brasileiro, mas se é certo critica-los quando a performance é decepcionante (como ontem), não custa elogiar quando estes têm seus dias de inspiração. A tv americana elogiou muito os dois durante a corrida, portanto não acho que seria ufanismo fazer o mesmo.
acho que nem um dos brasileiros merece estar na F1 no proximo ano, pois a F1 é um esporte competitivo e o argumento do MASSA ter que ajudar o companheiro (?) e dificil de engolir, quanto ao BRUNO falta talento.
Acho que quantificar o talento dos outros ainda mais sendo um mero amador espectador do esporte é uma falta de bhom senso. Aqui muitos destroem os brasileiros, que ao meu ver fizeram excelentes coridas, mesmo que o resultado final não foi lá grande coisa, eles forma muito bem na corrida. O Bruno precisa de quilômetros a mais, acho que ano que vem estará melhor, muito melhor
É, depois dessa é bem possível que o Hamilton vá para a Mercedes. Uma vergonha a quebra do carro. Por mais que a Ferrari tenha tido tido problemas de desempenho ao longo da temporada, O Alonso não abandonou nenhuma corrida no ano por falha no carro. Some-se à quebra de hoje, os erros nos pits na primeira metade da temporada, o atropelamento do Maldonado na última volta em Valência, e temos explicada a diferença de 52 pontos entre Alonso e Hamilton, a meu ver, irrecuparável.
Renato,na minha opinião,Hamilton deveria decidir isso só em Interlagos.
Hoje temos que enaltecer que o Massa fez uma baita de uma corrida.Mas de onde ele tirou esse acerto da noite pro dia,que seus pneus não aguentaram uma volta na classificação e fizeram 20 voltas na corrida,pega esse acerto aí dos pneus e leve pra outras provas.