Hamilton, pole e ameaça a Alonso
22/09/12 11:15Depois de Monza, escrevi que Alonso passou uma mão na taça. Mantenho minha opinião.
Mas Hamilton está louco para a colocar sua mão ali também. E fazer dela um cabo-de-guerra até o fim do campeonato.
Há boas chances deste cenário acontecer.
Porque a McLaren é a grande força do momento, e Hamilton vive grande fase. Como ambos mostraram neste sábado.
Em Cingapura, a pole é de Hamilton. Com sobras.
O inglês cravou 1min46s362 no bloco decisivo do treino classificatório e não teve adversários.
O segundo colocado, vejam só, é Maldonado, a 0s442 _um fosso em se tratando de F-1. Vettel ficou em terceiro, a 0s543, seguido por Button.
A terceira fila terá Alonso e Di Resta. Logo atrás, Webber e Grosjean. E, fechando o top 10, Schumacher e Rosberg.
Os brasileiros… Bom, deixa pra lá. Daqui a pouco eu conto.
Uma noite que começou a ser desenhada no entardecer, no terceiro treino livre.
Porque, a exemplo do que fez nas duas sessões da sexta, Vettel liderou. Desta vez, com 1min47s947, único piloto a baixar do 1min48s. Mas Hamilton ficou em segundo, já mostrando que poderia aprontar. Depois vieram Alonso, Hulkenberg, Raikkonen, Massa, Di Resta, Rosberg, Bruno e Schumacher.
O treino oficial aconteceu com tempo bom, um noite linda, 28ºC no ar, 29ºC no asfalto.
No Q1, Massa brincou com o perigo. Não lançou mão dos supermacios e passou apenas em 16º, a 0s166 da zona de eliminação. Bruno, diga-se, passou raspando ainda mais, apesar dos pneus apropriados.
O melhor tempo foi de Grosjean,1min47s688. Di Resta ficou a 0s340, seguido por Raikkonen, Vettel, Hamilton, Webber, Ricciardo, Pérez, Button e Alonso.
Os cortados, Kobayashi, Petrov, Kovalainen, Glock, Pic, Karthikeyan e De la Rosa.
O Q2 começou agitado. E péssimo para Bruno. Depois de bater na sexta, ele achou o muro de novo neste sábado. Voltou aos boxes arrastando o carro, a suspensão traseira direita destruída. Fim de treino para ele.
“Foi menos que ontem, mas a classificação foi pro beleléu. Fico desapontado, porque aquela volta era bem boa”, disse Bruno à TV Globo, suavizando bem o que aconteceu.
Massa também não avançou. Ficou longe da turma do Q3, apenas em 13º. Vai ser difícil, assim, tomar pontos dos adversários de Alonso.
Para ambos, na situação que vivem, resultados calamitosos.
Além deles, foram cortados Hulkenberg, Raikkonen, Pérez _estes dois, surpreendentemente_, Ricciardo e Vergne.
“No último setor é onde você perde o grip do carro e isso aconteceu comigo o final de semana todo. Mas é uma corrida difícil, onde muita coisa acontece. Em Spa não larguei bem e fiz uma excelente corrida. Vamos tentar repetir aqui o que fizemos em Spa”, explicou Massa.
E veio o Q3, com Hamilton, Vettel, Webber, Grosjean, Alonso, Maldonado, Button, Di Resta, Schumacher e Rosbergb
Com vantagem para Vettel e a dupla da McLaren, que conseguiram economizar pneus nos outros blocos do treino e foram para o tudo ou nado com supermacios zerados. Todos os demais estavam com compostos usados.
Logo na primeira saída, Hamilton arrepiou. Fez o melhor tempo do final de semana, 1min46s362. Pronto, foi o suficiente. Ninguém chegou nem perto.
A McLaren venceu os três últimos GPs. E duas dessas vitórias foram com o campeão de 2008.
É o claro favorito, mas ele mesmo sabe que Cingapura é um circuito traiçoeiro, ainda mais com chance de chuva.
Por ora, curte uma marca bacana: foi sua 24ª pole. Com isso, iguala Piquet e Lauda e torna-se o nono piloto com mais poles na história da categoria.
Alonso? Deve estar coçando a cabeça, olhando pro lado, imaginando dias bem difíceis até a última volta de Interlagos…
Fabio, sensacional a volta do Hamilton que lhe conecedeu a PolePosition: reparou como ele dá um totó no tal muro? Parece que esse é o limite de Cingapura, algo como nem muito à terra, nem muito ao mar.
Enquanto isso, o paspalhão Brazuca n.1 nem se arrisca por ali, e o bem patrocinado paspalhão Brazuca n.2… Nelsinho deve ter ficado com inveja! Aquilo que é cacetar um muro em Cingapura (repetidamente) com classe!
Tempos difíceis estes em que, como você diz, gerações vão se acostumar com esse “é normal ser ultrapassado pelo colega de equipe”. É normal ir para o beleléu.
Grande abraço e cuidado aí com os hífens vs. underlines.
Treinaço de Lewis…
Vou apostar vendo só uns pedaços do treino aposto p/ o pódio:
Hamilton (claro se conseguir se salvar de Maldanado)/Buton/Alonso
Fabio, na entrevista, o Massa disse que o carro dele estava saindo de traseira e apresentava desgaste excessivo dos pneus e por isso foi mal. Pergunto: se o carro dele, dizem, é igual ao de Alonso, porque ele não utilizou o mesmo setup para andar melhor? Ou é problema de pilotagem mesmo?
e a galera ainda acha Maldonado e Grojean horriveis… e ainda acham que Rubinho faria melhor… afff e mais…que Massa eh prejudicado…. acorda Brasil!!!!
Assim que escrvei ontem, Hamilton está com carro muito equilibrado e está em alta forma. Só perde com falta mecanica, encontro infeliz com Maldonado, Grosjean ou Massa, ou até o mais provável, a loteria do safety car. Que vai ter.
Também escrevi que Alonso não ganha mais esse ano. Pelo menos não deve, mas como é sortudo… Mas vejo assim: Lotus já não parece mais como ameaça ao título dos pilotos. Ferrari está atrás de McLaren e Red Bull, provávelmente até o final da temporada. Se Hamilton e Vettel fizeram pódio, suas equipes já vão ter que colocar esses como seus pilotos principais, e Webber e Button como coadjudantes. Assim acho difícil mesmo Alonso não perder a sua avantagem na pontuação em duas ou três corridas. Mas certamente vai estar lá até o final.
Apesar de a RBR andar muito bem em Cingapura, não houve chances de baixar o tempo de Hamilton. Pelo contrário, ele destruiu seus adversários.
Parabéns a Maldonado! Ele tem sido muito criticado (com razão), tomou muitas punições, mas é um piloto extremamente rápido, muito veloz, isso nenhum crítico pode discordar. Acredito que não irá fazer besteiras, deve ter aprendido a lição, assim como Grosjean, mas o franco-suíco não tem a mesma velocidade do venezuelano.
Alonso deve estar muito preocupado. Sabe que não tem condições de vencer a corrida se não houver chuva ou algum acidente que o ponha em primeiro lugar (uma espécie de Cingacidente). Mas ainda acho que ele vai sair no lucro. É Alonso, não Massa.
Por falar em Massa, aproveito e incluo Bruno. Acho que nossa decepção e revolta contra estes dois vem em grande parte do fato de que, quer queira, quer não, nós torcemos por eles, mesmo que contra nossa vontade ou inconscientemente, seja lá o que for. Pelo menos comigo é assim: não gosto do desempenho deles, mas toda corrida é sempre igual, tô sempre de olho na largada e de alguma forma acabo torcendo pelos dois e me decepcionando ainda mais. Mas teimo em torcer. Ô, desgraça essa minha! Acho que acontece com vocês também, né?
Aproveito e deixo meu pitaco pra amanhã: Hamilton, Vettel e Button, com a possibilidade de Maldonado chegar ao pódio. Mas a vitória, essa está quase sacramentada, será de Hamilton. Um abraço a todos!
É muito difícil tirar este título do Alonso. Ele pode largar em “25º” que ainda chega entre os cinco primeiros, pois além da competência que ninguém discute, da sorte que sempre o acompanha, se for for preciso, ainda pode contar com uma “ajudazinha” da organização.
Hamilton é o favorito, se o Maldonado nao vislumbrar a 1 posiçao na 1 curva kkk
e o sobrinho hein…so falta falar ” eu…eu…eu nao consigo!!”
o massa…é bom deixar pra la
Poxa…hoje ´´deu zebra“ Os Brazucas não foram bem….estranho !!!
Boa tarde Fábio seixas, o mundial de pilotos termina nos Estados unidos.
Senna e Massa…Eita safrinha sem vergonha essa que o Brasil esta passando. Não foi o Massa que declarou uma vez que se tomasse 0,5 seg do companheiro largava tudo? Qaundo que ele vai p/ Stock?
é que você interpretou mal…se ele tomasse 0.5 s do comp. de equipe, ou seja, tirar do outro esse tempo, ficando à frente por pelo menos essa diferença, ele teria que parar de correr, ainda mais quando o outro é o choronso…abs.
Se eu fosse presidente da ferrari, contratava Grosjean e Maldonado…
Alonso tem realmente boa diferença de pontos e acredito que será campeão, pois os pontos estão distribuidos entre seus concorrentes, mas uma corrida sem pontuar aliada a uma vitória de Hamilton pode endurecer as coisas para Ferrari, no mais a temporada dos brasileiros é decepcionante, no ano que vem pelo andar do negócio, só teremos o Massa na F1 continuando como escudeiro de Alonso.
A situação não mudou para Bruno lalli, é uma pena o que aconteceu neste teste de hoje , numa boa volta lançada , tenta entrar na curva em alta , por um décimo de segundo poe sua volta a perder, isso não significa que Bruno não tenha capacidade, apenas deve trabalhar mais a sua concentração nas pistas e nestas
horas que precedem a corrida, não devemos analisar uma prova ou outra , apenas dar voz a razão . Bruno realizou varias corridas este ano onde disputou palmo a palmo com feras doautomobilismo um deles foi SCHUMACHER , heptacampeão mundial , e não aliviou por estar na frente dele , quer passar que passe , após venho a entrevista do hepta campeão chamando o Bruno de idiota.
Massa? Deve estar coçando a cabeça, olhando pro lado, imaginando dias bem difíceis fora da Ferrari se Alonso não for campeão….
Nossa, eu achei que o Vettel iria sobrar na polé, ele estava muito bem, na sexta e hj mais cedo, não sei se MacLaren escondeu o jogo ou se Vettel não foi bem na volta… Enfiam amanha tem mais!!
Nossa podem falar o que quiser do venezuelano, mas o Maldonado humilha o Bruno todo treino… o brasileiro parece juvenil sempre errando…
A culpa foi do muro!!! Agora é só os 06 que estão a frente quebrarem ou baterem que ele marca + 01 pontinho.
Em 2013, se tudo der certo, nada de brasucas na F-1. Vamos lá Finlância! Bottas e Kova no lugar dos pachecos.
Vettel vinha numa sequência de pequenos bluffs em todos os practices e perder a pole foi uma consequência natural destes bluffs. Para Hamilton bastou esperar que a verdade viesse e resolvesse a questão. Hamilton mostrou uma maturidade impressionante e uma técnica sem igual na atual F1. O piloto inglês faz mais rápido todos os 3 setores de forma categórica. Alonso fica a quase 1s de Hamilton, mostrando que esse Ferrari deve ter acabado para o campeonato. Falta motor para as exigências deste e dos próximos circuitos que faltam para o fim do campeonato. Na verdade a Ferrari nunca teve carro para este campeonato, mas algumas situações muito fora do padãro levaram Alonso a ainda estar no primeiro lugar da tabela de pilotos. Aos poucos vai caindo. Tudo indica que Alonso perca, só nesta corrida, perto de 15 pontos de vantagem. O mais provável até é que nem termine essa corrida. O Ferrari demonstra claras dificuldades em todos os aspectos técnicos. Não tem potência de motor para concorrer com Mercedes e Renault. Os updates aerodinâmicos só iriam piorar a situação do carro e isso realmente aconteceu. Uma situação mais do que prevista, já que o Ferrari é uma estrutura ultracomplexa construida a volta de um motor. Mudar isso nesta fase do campeonato iria piorar o que já era ruim. Pessimodonado se coloca em 2º. Assina a carta de demissão de Senna (o mais provável). Humilha a RB e Alonso, mas não passa de mais uma situação muito rara que não tem grande significado. A Lotus afunda-se tentando bluffs em sequencia industrial. Hoje foram os supermacios. Grosjean continua se arriscando demais travando muito para além do ponto correto. Para garoto propaganda é o ideal, mas para ser vencedor e ter uma carreira de sucesso é um erro colossal. Raikkonen já deve estar pensando porque voltou à F1 e já deve estar fazendo as malas. Os brasileiros seguem sua trajetoria na sua vida num mundo paralelo fora da realidade. Um piloto atualmente é quase um engenheiro de cockpit. Pensar que o braço resolve é uma inocência infantil. Cada corrida precisa ser preparada ao pormenor. A pista precisa ser estuda ao milimetro. Afinações variam de minuto para minuto. Correr Singapura com a cabeça ainda em Mônaco (em termos de afinações) vai levar Massa e Senna evidentemente ao desemprego. E na minha opinião merecidamente. Uma pena, mas esses erros os chefões da F1 não perdoam. Button tinha chances de fazer a dobradinha, mas falta um pouco mais de autoconfiança. O 2º piloto inglês da Mclaren tem tudo para se juntar a Hamilton durante a corrida e juntos fazerem uma dobradinha.
Alguns rápidos pitacos:
1 – Pelo visto não teremos brasileiros para torcer ano que vem. Cá para nós, na prática já não temos desde 1995.
2 – Button e Webber fazem o trabalho de segundo pilto que a Ferrari gostaria que Massa fizesse.
3 – Com a vitória valendo 25 pontos, e Hamilton sendo o piloto que é, o campeonato não está aberto…na verdade pende para ele!
Bora negão!!!
eu gosto e da desculpa que so o garrao da.
adeus ferrari Elki manda grana pro teu piloto
É vergonhoso ver os brasileiros na F1 este ano.
E tem gente, principalmente a Globo, torcendo para o Massa renovar… …Bruno, é muito fraco, sem comentários.
Torço pelo Hamiltom muito mais pelas atitudes desastrozas da Ferrari, do que pelo piloto inglês. Se o Hamilton for campeão, sei que todos os pontos foram conquistados por ele mesmo, já o Alonso… se ele for campeão por 02 pontos, por exemplo, só será campeão por causa dos 03 pontos “emprestados” pelo Massa em Monza… Sem tirar os méritos do Alonso, mas é por isso vou torcer pelo Hamilton…
Acho que a Maclaren lançou o boato no ar da transferência do Hamilton para a Mercedes para tirar a atenção das novas atualizações do carro…Eles estão sobrando…e muito….
Forza Felipe!!!
Fábio, faltou um parenteses sobre o Maldonado entre Ham e Vet, circuito de rua, primeiras curvas apertadas, acho que tem boas chances de uma largada no mínimo interessante, não acha?
O Massa mesmo nessa corrida não tendo concorrência direta do Perez (as Saubers estavam péssimas) consegue nivelar para baixo para ter a sombra do mexicano juntinha dele. A ferrari so renova com ele se não quiser brigar pelo titulo de construtores em 2013 também, pois em 2012 já eras. Termina em 3 ou se duvidar atras ate da lotus… O massa falou que em vai tentar repetir Spa? Esperar o Grosjean levar meio mundo?tirou diretamente 5 concorrentes diretamente na batida e o Koba que teve que ir para o box.
Pelo jeito, o Massa tá contando com o Grosjean de novo.
É…Fabio,como você mesmo disse no post anterior:“fica mais uma vez provado que é um erro esquecer do potencial de reação de Newey.´´Cade o potencial de reação? Estou cada vez mais convencido de que os carros da REDBULL tinham diversas irregularidades,e não eram APENAS no mapeamento do motor…
Pronto, agora só falta enterrar o caixão do Bruno Lalli. Pq fechado já está.
Voce tem condições de fazer melhor então faça
Talvez ainda se salve se aumentar o valor que arrecada com seus patrocínios…
Bizarro, mas sensacional…rs