Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Cingapura, 1º e 2º treinos livres

Por Fábio Seixas
21/09/12 12:46

E a Red Bull, heim? Quem diria?

Vettel, nos boxes de Cingapura, nesta sexta-feira (Edgar Su/Reuters)


 

Enfim, fica mais uma vez provado que é um erro esquecer do potencial de reação de Newey. A equipe sofreu um baque com a história do mapeamento do motor? Sem dúvida. Demorou para reagir? Sim, demorou. Mas parece que está de volta à briga.

Vettel foi o mais rápido nos dois primeiros treinos em Cingapura.

No primeiro, fez 1min50s566, 0s049 melhor do que Hamilton. Depois vieram Button, Alonso, Maldonado, Webber… Bruno foi o 11º, enquanto Massa ficou em 16º.

A sessão começou com asfalto úmido, mas todos terminaram o treino usando os slicks normalmente.

No segundo treino, com pista seca o tempo todo, Vettel cravou 1min48s340. Uma boa vantagem, de 0s311, para Button. Alonso foi o terceiro, seguido por Webber, Hamilton, Di Resta…

Massa ficou em nono. Bruno ficou em 17º, mas isso não foi o pior: terminou o treino no muro, algo que, digamos, não é muito bacana num momento de discutir o contrato.

Teremos a volta da Red Bull à disputa? Parece que sim.

Pode ser muito tarde para voltar a pensar em título. Mas não para tumultuar a disputa lá na frente. E isso sempre é bom…

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Murilo comentou em 21/09/12 at 19:37

    Ao meu ver a Red Bull não fez nada milagroso para voltar a ficar na frente.
    Apenas o carro casa bem com a pista.
    Cingapura é bem parecida com Valençia. Lá o Vettel barbarizou na corrida.
    Se o alternador não der pra tras, Vettel pode vencer.

    Mas e a chuva, cadê?
    Tava esperando um temporal mas não veio nada.
    Tomara que domingo venha a chuva!!

  2. Naufel comentou em 21/09/12 at 18:25

    E agora Fábio? Se o vettel for campeão, o futuro dirá que ganhou o o melhor carro e não o melhor polido?

    • Naufel comentou em 21/09/12 at 18:26

      Opôs…piloto!

    • Fábio Seixas comentou em 21/09/12 at 19:05

      Não entendi sua pergunta.
      Abs

      • Naufel comentou em 21/09/12 at 19:38

        Se o vettel for campeão no fim da temporada, será pelo fato de ter sido o melhor piloto ou por que a rbr é que achou o caminho? Sem carro ele tá andando atrás do Alonso, que mesmo sem o melhor carro está pilotando muito!!!!

        • Fábio Seixas comentou em 21/09/12 at 20:56

          Vettel está pilotando muito bem neste ano, mas não dá para comparar com o 2012 de Alonso. Até porque o carro do Alonso, hoje, já é melhor que o da Red Bull.
          Abs

          • F1F4N comentou em 21/09/12 at 20:59

            Discordo. Os carros estão em pé de igualdade. Para uns circuitos favorece Red Bull, outros McLaren, outros Ferrari. McLaren e Ferrari tem desempenho “parecido” em certos circuitos. Este ano está um pouco mais no braço do piloto.

  3. Alberto comentou em 21/09/12 at 17:12

    “O Bruno não anda bem porque o Bottas faz o primeiro treino” ha…ha…ha…ha!

    • Antonio M comentou em 21/09/12 at 20:24

      Pois é…..E parece ao contrário, que é o Bruno que corre apenas o primeiro treino e o Bottas que corre o “restante” , e isso depois de três temporadas na F1 ….

  4. Racing Fan comentou em 21/09/12 at 16:59

    Como já era previsto, Singapura é pista para RB e Mclaren. Alonso entrou no meio mais por conta de algum bluff, mas que dificilmente se repetirá em corrida. Na verdade foi sempre mais lento que um dos RB e um dos Mclaren. No practice 1 ficou atrás de 3 carros e ainda teve de se contentar com 0,9s de atraso para os dois primeiros. Os carros da Mclaren se adaptaram a este circuito melhor do que o esperado. Vettel também fez algum bluff. A Mclaren fez o serviço mais bem feito que os concorrentes. Button e Hamilton testaram updates, testaram diferentes afinações, etc. O Mclaren foi o mais rapido em dois dos 3 setores no practice 2. No practice 1 só tinha feito 1, o que mostra uma adaptação muito rápida do carro à pista realmente seca. Um bom treino para a Mclaren. Na minha opinião não se trata de uma volta da RB. Num circuito com velocidade média de 175kmh e com muitas curvas de 2ª, já era previsível que o RB tinha chances, mesmo que o carro seja um horror em vários aspectos técnicos. Ganhar é que vai ser mais difícil. O RB, mesmo neste circuito, corre no fio da navalha. Só a perfeição poderá levar o RB à vitória. 61 voltas é diferente de 20 a 30 voltas de um treino. Vai ser difícil. O RB tem problemas de super aquecimento, tanto de motor como de freios. Vettel e Webber vão tirar o pé e tentar o pódio. Esta deve ser a última chance para o RB ganhar uma corrida este ano. Alonso tem a situação mais complicada. Muito downforce e pouco motor. Neste circuito com tantas curvas de 2ª, existe a necessidade de uma forte aceleração na retoma de velocidade para se poder ser competitivo, e nessas condições o Ferrari perde para os outros. Nos treinos ainda se safa, mas em corrida, com tanque cheio, vai ser difícil acompanhar o bloco da frente. Se Alonso tentar a sério, vai ficar pelo caminho com problemas de motor e freio. O Lótus fez o que podia. Aos poucos vão percebendo que o carro é fraco, o projeto aerodinâmico tem limitações e que só se sustentava até aqui com um arrojo perigoso dos pilotos e ajustes meio suicidas. As travagens são muito fortes neste circuito e isto limita o arrojo dos pilotos e aí a realidade do carro fica a mostra. O Lótus é um projeto com pouco futuro na F1.

  5. Massa comentou em 21/09/12 at 16:53

    2013 sem pilotos brasileiros!!!!!!!!!! Alguém duvida?????????Aceito apostas!!!!!!!

    • Flávio Peixes comentou em 21/09/12 at 17:51

      Depende. Alonso campeão Massa renova contrato. Agora Alonso perde o título a Ferrari fica sem argumentos para manter Massa.

  6. Celso SP comentou em 21/09/12 at 16:50

    Eu vi uma parte do primeiro e do segundo treinos e me pareceu que RBR conseguiu esse tempo somente quando usaram pneus macios (ou super macios, sei lá) já no final do segundo treino. É verdade que todos os tempos apresentados foram nessas condições, mas até então acho que os dois carros azuis não figuravam entre os top 10.

    Amanhã, no pega-pra-capar, dá Hamilton. Button e Alonso.

  7. David comentou em 21/09/12 at 16:22

    Vettel e Alonso estavam se forçando, sim, mas Hamilton estava tranquilo, com mais peso no carro, com ótimo equlíbrio, inclusive em relação desgaste de penu. E teria ficado na ponta se não tivesse errado. Ninguem viu? Acho que ganha pole e a corrida.

    O que eu não entendo também é tudo mundo dando certeza que Alonso ganha. Acho que ele fica na frente só mais 2 ou 3 corridas, vão alcançar, ou Hamilton, ou Vettel. Porque Alonso não ganha mais nesse temporada.

  8. Lígia comentou em 21/09/12 at 16:17

    Vamos torcer para que seja a reação da Red Bull, e que, assim como em 2010, Vettel arranque em direção ao título,e o título da Ferrari!

  9. Tadeu comentou em 21/09/12 at 15:55

    Vi este comentário do SCHUMI que fez o Aírton rodar em Interlagos.
    Eu vi este treino e era nítido e muito nítido que eles tinham controle de tração, tenho algum conhecimento do que estou falando.

  10. china comentou em 21/09/12 at 15:41

    Na minha modesta opinião,arrisco o grid de amanhã:Vettel, Webber,Hamilton,Button,Alonso e Raikonnen.

  11. Mark/eng comentou em 21/09/12 at 15:00

    Massa uma vergonha, ou só ele andou com tanque cheio? kkkkk

  12. Marcelo comentou em 21/09/12 at 14:48

    A saga negativa do sobrinho continua nos treinos, esperar que amanhã tenha um dia melhor. O que adianta Bruno treinar no primeiro treino e jogar fora o segundo.

    Bruno errou duas vezes no segundo treino, primeiro passou por cima de duas zebras(tipo moto-cross). Depois em outro lance faltando ainda 55 min tocou no muro, rodou danificando o carro. Senna deu apenas 11 voltas. A diferença de tempo entre Maldonado e Bruno no primeiro treino foi brutal.

    Primeiro treino:
    05º-1:51.576 Maldonado, 20 voltas
    11º-1:52.629 Bruno, 25 voltas

    Segundo treino(tempos abaixo são no momento que Bruno bate no muro. Na hora da pixotada do sobrinho mostraram a cara do Bottas no boxes).

    05º-1:50.872 Maldonado, 13 voltas
    11º-1:51.452 Bruno,11 voltas

    Maldonado ainda melhorou seu tempo para 1:50.636 com 32 voltas. Bruno perdeu pelo menos 21 voltas com a batida, justo no segundo treino que é mais importante que o primeiro. No final, Maldonado terminou em 13º e Bruno em 17º.

  13. Douglas comentou em 21/09/12 at 14:47

    Muito ruim o Bruno, bem mais lento que o estabanado maldonado, só se mantém na pista e torcendo para outros quebrarem e assim ganhar 1 pontinho, digo muito ruim para o nível de uma F1 pq de certo me humilharia em qualquer esporte de velocidade.

  14. ANDRE DE ITU comentou em 21/09/12 at 14:42

    Fabio,o dominio no P1 e no P2 ja te deixou todo euforico? Fica tranquilo…amanhã o Hamilton ja coloca seu pupilo Vettel no seu devido lugar.GO GO GO McLAREN!!!

  15. Wender Higinotsumi comentou em 21/09/12 at 14:40

    Não sei, posso estar errado, mas a RedBull historicamente (desde que frequenta o pelotão da frente), sempre foi uma equipe mais voltada à pistas de media e baixa velocidade.

    Monza e Spa fogem completamente desse universo austriaco, por isso a criou-se uma falsa evidencia que a equipe estivesse “morta”. Basta comparar as maiores velocidades em ambos os GPs, em que a RBR mal aparecia entre os 15 carros mais rápidos

    Como essa parte final do campeonato, conta com mais circuitos do genero da RBR, acho que a equipe tem tudo pra bagunçar ainda mais o mundial.

  16. Flávio Peixes comentou em 21/09/12 at 14:29

    A continuidade do Massa depende do título do Alonso. Aí aparece um blogueiro e apresentador dizendo que Massa pode ir para Mercedes, só pode ser piada.

    • gustavo comentou em 21/09/12 at 17:26

      a parte comica = voce e seus posts
      a parte tragica = vc eh da especie humana, que vergonha q me dá

      • Flávio Peixes comentou em 21/09/12 at 17:58

        Volta pro pasto que é seu lugar.

    • william comentou em 21/09/12 at 17:44

      Amigo já imagino de quem seja o tal blog TJ. Já deixei de acompanhar há tempos o cara dá umas de pirado nos comentários rsrsrsrsrssr.

  17. Fernando Luiz comentou em 21/09/12 at 14:27

    Boa tarde
    Fabio,quais as chances do Razia estar no grid em 2013 ?

    • gustavo comentou em 21/09/12 at 17:26

      Fernando
      Vou me atrever a tomar a dianteira nessa resposta, a mesma ja foi dada inumeras vezes em posts anteriores

      Procura-la, seu preguiçoso duma figa

      ehehe abraços

    • Flávio Peixes comentou em 21/09/12 at 17:53

      Nulas. A não ser que aceite pilotar para HRT…

  18. Fernando Luiz comentou em 21/09/12 at 14:23

    fora MASSA seu pipoqueiro…..sera mais um espetaculo de ALONSO,ano que vem queria ver o Razia no grid ,esse sim não pipoca ou arruma desculpa para o erro ,veja o exemplo da ultima corrida de GP2 ,ele bateu o carro e assumiu o erro ,isso sim é piloto que presta ao contrario de outros .afffff….

  19. Fernando Luiz comentou em 21/09/12 at 14:19

    Boa tarde
    Todos sabemos que o melhor carro pe a ferrari ,nas corridas tem o melhor ritimo e o melhor e pior piloto do grid,então se tudo etiver dentro da normalidade Alonso vence de ponta a ponta e seu companheiro arruma uma diculpa para um erro ou falta de competitividade,sou brasileiro ,mais não sou burro ,tomara que um dia tenhamos orgulho de assistir F1 torcer..sera o NASR OU RAZIA ?

  20. Rafael comentou em 21/09/12 at 14:17

    O Alonso agradece. Vettel, Hamilton e Kimi trocando pontos é tudo o que o espanhol sonha neste momento.

  21. Lucio Dantas comentou em 21/09/12 at 14:10

    Apesar de torcer muito pelo Hamilton sei que quem vai lutar até o final com Alonso é o vettel e Alonso sabe disso ele sabe do que vettel é capaz veja 2010, vettel não comete erros ele não está na frente do campeonato devido quebras do carro espero que não quebre mais le é capaz de ganhar todas as corridas o vettel é muito fera e focado.

  22. Pereira comentou em 21/09/12 at 13:56

    “tumultuar a disputa lá na frente”
    Com frente, você se refere às posições na tabela ou à situação do campeonato nas últimas etapas?

    Se for o primeiro caso, isso só pode beneficiar Alonso, ao se alternar os vencedores de corridas.

    • Fábio Seixas comentou em 21/09/12 at 14:05

      É o primeiro caso.
      Abs

  23. Thiago Maia comentou em 21/09/12 at 13:50

    Engraçado também como a Mercedes, ano após ano, fica para trás durante a temporada. Sauber e Force India tão ai…

    Eu imaginava a Lotus um teco mais a frente tbm…

    E é complicado essa tal pressão, o Bruno somente tem 5 GPs durante toda a temporada q irá poderar fazer o treino livre inteiro, Cingapura uma delas, e me da com o carro no muro… Já não é um piloto extraordinario, mas trabalha bem e é esforçado. Se fica sem tempo pra trabalhar e por em pratica o esforço… complica…Mas a hora da onça beber agua começa amanhã.

  24. andre comentou em 21/09/12 at 13:43

    Se eu fosse apostar minhas fichas em quem vai ganhar diria que o Alonso ganha, ele sempre vai bem aí, tá certo que um ano teve uma ajudinha, mas acho que ele conhece algum atalho nesta pista, igual ao Maldonado em Barcelona.

  25. andre comentou em 21/09/12 at 13:41

    Sei não Fabio, não é Redbul que esconde o jogo nas sextas?? to achando que, desta vez como estão com o carro pior, jogaram para a torcida e para os patrocinadores.

  26. David Santos comentou em 21/09/12 at 13:34

    É! Mas o Hamilton no final do treino vinha pra bater o tempo do Vettel más errou no ultimo setor. A pole ficará entre o Vettel e o Hamilton. Más na corrida as Ferraris (leia-se Alonso) virão fortes.

  27. Renoir Bayer comentou em 21/09/12 at 13:31

    Lamento muito…… mas o Bruno Senna é muito fraco…. Eu assisto F1 desde os tempo de Piquet e este ano é o mais vergonhoso do Brasil para mim…..espero que amanhã o Massa e Senna melhorem seus tempos….esta duro de assistir o Bruno Senna…. Fez só uma corrida boa….. Na Hungria….caramba toma muito tempo do “Maldanado” e erra muito….. Sempre esta lamentado um erro aqui outro ali…..

  28. flavio comentou em 21/09/12 at 13:28

    puxa saco da Reed bull. Você e muito bairrista E UM PÉSSIMO Jornalista Fica a dica.

    • Fábio Seixas comentou em 21/09/12 at 14:06

      Só me explica por que puxar o saco da Red Bull me faz bairrista? Eu sou austríaco?

      • renatohk comentou em 21/09/12 at 14:50

        hahahha, é cada um…..
        até pra ser bolgueiro nesse país de pilantras, tem q se ter paciência…

      • Gustavo Guber comentou em 21/09/12 at 15:05

        Boa resposta Fabio, engraçado.

      • Daniel comentou em 21/09/12 at 15:43

        Espero que um comentário imbecil desses nao te faca esmorecer, Fábio. Teu trabalho merece respeito. Os números falam tudo, a Red Bull está forte e ponto. Vai ser muito legal esse final de campeonato com 3 equipes disputando ponto a ponto. Abrc.

      • Ricardo comentou em 21/09/12 at 15:54

        kkkkkkkkkkkkkkk, essa foi boa 😀 ! Tem gente q esquece de ligar o cérebro antes de escrever asneiras.

    • Antonio comentou em 21/09/12 at 14:56

      Deixa ele, flavio, um dia o fanatico alonsista vai saber que neste ano nao tem um carro que deu certo em todos os circuitos. Ou ele acho que o Maldonado ganhou por que a Willians tem o melhr carro. Ele ainda nao sabe que circunstancias ocorreram e o resultado da tabela do campeonato eh anormal.
      Um dia ele ficara na duvida para nao da tantas ratadas, assim, quase um Galvao Bueno. Ou ele eh tao bem informado que sabe de quanto cada equipe tinha de combustivel, qual esta escondendo o jogo etc. O Galvao, o Reginaldo e o Burti podem errar por causa do “ao vivo”, mas o camarada se precipita mesmo tendo tempo para pesquisar e checar informacoes.
      E olhas as perguntas que ele fez. Amador, viu, muito amador.
      E soberbo. Se o Leifer responsesse como ele responde, a Foia colocava na primeira pagina, mas como eh da casa, pode fazer o que quiser.

  29. fernando julio barbosa comentou em 21/09/12 at 13:27

    Boa tarde Fabio seixas, a volta da Red Bul e bom para o mundial, o titulo e possivel tanto pra Hamilto quanto pro Vettel, lembra de 2010, faltando 6 corridas o Vettel tirou a vantagem.

    • Flávio Peixes comentou em 21/09/12 at 14:35

      Mas o carro não tem tanto potencial como 2010. Naquele ano a Red Bull começou os difusores soprados.

  30. Bruno comentou em 21/09/12 at 12:55

    Senninha desse jeito tá caminhando a passos largos pra receber a Botta no fim do ano.

    • Flávio Peixes comentou em 21/09/12 at 14:33

      Senninha precisa de uns 5 anos de F1 para melhorar. Alguma equipe teria paciencia com ele?

    • Valteri comentou em 21/09/12 at 15:55

      Gostei do trocadilho rs. Infelizmente ele vai levar umas “botas” no traseiro. Vamos lá Hamilton, até tento, mas torcer para os brazucas tá difícil.

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).