Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Passando a régua

Por Fábio Seixas
17/09/12 10:04

Às vezes é bom desconectar do mundo. Passar alguns dias perto da família e longe do computador. E o batizado do sobrinho que mora fora do país parece ser um motivo mais do que razoável para isso…

Assim, segurei minha vontade e não fui para Interlagos no final de semana. Mas acompanhei pela TV boa parte das 6 Horas de São Paulo. Fiz o mesmo com a Indy e com a MotoGP.

O Toyota TS030 Hybrid, de Wurz e Lapierre, vencedor em Interlagos (Jorge Sá)


 

Sobre a etapa do Mundial de Endurace, aplausos para Emerson. Muitos aplausos. O público não foi grande coisa, e o amigo Flavio Gomes já escreveu bastante sobre isso no blog dele. É uma ótima tese: as pessoas já não curtem carros como antigamente.

Na Indy, não há como não se impressionar com a sina de Power. Se não existissem ovais, ele seria tricampeão da categoria. Como há, é tri-vice. Uma benzedeira talvez resolva. Ou não.

De qualquer forma, parabéns para Hunter-Reay. Por lá, vence o piloto mais completo, e foi ele que conseguiu o melhor equilíbrio entre os diferentes tipos de circuitos.

Outro que se deu mal foi Pedrosa. Pole em Misano, teve que sair dos boxes após uma largada abortada. Sua prova não durou muito: ainda na primeira volta, foi acertado por Barberá e teve de abandonar. Para completar, a vítória foi de Lorenzo, que abriu agora 38 pontos de vantagem.

(Talvez ele possa telefonar para Power e negociarem juntos um desconto na benzedeira.)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Daniel comentou em 18/09/12 at 23:02

    Fabio, e quanto a performance do Di Grassi, será que ele tem chance de correr nas 24h de Le Means ?

    • Fábio Seixas comentou em 19/09/12 at 9:06

      Acho que é um caminho bom…
      Abs

  2. Regis Br.Rock comentou em 18/09/12 at 14:54

    Caramba! O Power é tri-vice!

    E mesmo com esse terceiro vice consecutivo, será que ele ainda tem cabeça para disputar mais uma temporada na F Indy?

  3. MARCELO comentou em 18/09/12 at 9:26

    esse pessoa tá muito nervoso….já ouvir um cd chamado vices do circus of power????octanagem total—-nada a ver com o will power pois de vice eu conheço–vascaino…

  4. Nino comentou em 18/09/12 at 8:36

    Os problemas da largada do Pedrosa acabaram totalmente com o clima da Moto GP edição de San Marino. Com Lorenzo correndo sozinho, sobrou apenas ver um Rossi ve virando em uma desequilibrada Ducatti. Vê se sobrou alguma coisa: Hayden com mão quebrada, Stonner no estaleiro, Pedrosa fora, Cal CRUTCHLOW caiu!

  5. Carlos Roberto da Silva junior comentou em 17/09/12 at 20:40

    Ninguém no Brasil tem saco para ficar seis horas sentado na arquibancada assistindo uma corrida. O Will Power está me parecendo o Nigel Mansell da Indy com esse TRI-VICE, e com mais um VICE, ele ficará parecendo o Stirling Moss da Indy, e só vendo para crer.

    • Nino comentou em 18/09/12 at 13:06

      Estes carros protótipos tem um apelo visual fantásticos. São parecidos em boa medida aos de fórmula, entretanto a forma que são disputadas as corridas é desestimulante. Corridas longas ou longuíssimas, dois ou três pilotos, que apelo televisivo ou mercadológico pode existir?

  6. Thiago comentou em 17/09/12 at 20:10

    Fabio, fui a interlagos e levei minha esposa comigo. Gostamos MUITO. Tudo bem organizado, com livre circulacao pelo miolo do autodromo, exposicoes de carros… Um barato, muito legal mesmo. Achei que o publico ate que foi razoavel, porque afinal, aqui ninguem da a minima para Le mans. A cobertura da midia, na minha opiniao, fui insuficiente. O preco dos ingressos achei razoavel, 120 reais por uma arquibancada coberta, ficamos na maior molezinha vendo os carrosno S do Senna. Alias, os carros sao espetaculares. Os Audis nao fazem barulho nenhum!!! Enfim, gostei muito, e acho que, na proxima corrida, vai ter mais publico. Ao contrario do que pensa o Flavio Gomes, acho que os brasileiros ainda amam carros e corridas. Do meu lado tinham 4 caras que viajaram 8 horas do Parana só pra ver Le mans… No mais, se quiser, fiz alguns videos da corrida. Avisa ai que eu te mando ou posto em algum lugar. Abs

  7. Cassio comentou em 17/09/12 at 20:03

    A divulgação da corrida foi boa, mas ela aconteceu muito em cima da hora. Acho que na próxima edição é provável que tenha um público maior.

  8. Bruno Brito comentou em 17/09/12 at 19:33

    Fábio, o pessoal da BandSports comentou durante a transmissão da Indy que a equipe KV “preparou” um carro “fora do regulmento (mais rápido) para fisgar patrocinadores para Barrichello, durante a pré temporada, e que este fato inclusive, foi o motivo pelo qual Barrichello andou junto com Kanaan nos tempos? Vc acredita que poe ter havido isso?

    • Fábio Seixas comentou em 18/09/12 at 9:25

      Acredito. Isso é praxe do automobilismo.
      Abs

  9. Vitor Saiki Scarpinetti comentou em 17/09/12 at 16:49

    Eu fui a Interlagos (setor A) e não tenho do que me queixar, exceto talvez pelo preço das comidas. Arquibancada sem os babacas de plantão da F1, banheiros limpos, miolo liberado para circulação, brindes diversos da organização, stand da Audi, telão montado na reta e, pra fechar com chave de ouro, boné autografado pelo Tom Kristensen. Por 70 reais, achei mais do que justo.

  10. Marcelo comentou em 17/09/12 at 16:06

    O fato é que, como na F1, na Indy os brasileiros, por mais um ano, não disputaram o título. (Helio Castro Neves foi o que esteve mais perto). Será que o Barrichello vence alguma em 2013?

  11. Ricardo comentou em 17/09/12 at 15:49

    Fábio, e a Stock Car em Cascavel?

    • Fábio Seixas comentou em 17/09/12 at 16:01

      É, esqueci de comentar. Corrida boa, num ótimo traçado.
      Abs

  12. Massa comentou em 17/09/12 at 15:33

    Pô, tem gente falando que nem sabia do evento ou que não foi devidamente divulgado. Andou saindo na mídia umas 2 semanas antes. Essas pessoas deviam estar dormindo ou em outro planeta pois com todas as mídias e meios de comunicação existentes hoje o cara falar que nem sabia é piada. Até eu que moro no interiorzão de S.Paulo estava sabendo

  13. Geraldo Machado comentou em 17/09/12 at 14:39

    Acho que o Will Power torcia pro Buffalo Bills na infância…

  14. Ricardo Mondelo comentou em 17/09/12 at 14:10

    Nem sabia que teria corrida em Interlagos nesse final de semana!

  15. Lígia comentou em 17/09/12 at 13:26

    Talvez tenha faltado divulgação, talvez seja essa aura um pouco aristocrática que o automobilsmo trás consigo. Mas de fato, as pessoas tem perdido o gosto e a admiração por carros e pelo o que eles podem fazer. Numa era de souls, smarts, novosunos, a beleza da máquina foi relegada a nada. E a cultura de apatia na qual vivemos desde os anos 80, e que agora se faz mais nítida do que nunca, atingiu o esporte também.
    Como apaixonada por carros e profunda admiradora de automobilismo, acho muito triste.
    E ainda tem o fato praticamente não haver fomentação de automobilismo no Brasil.
    Abraços, Lígia.

  16. Maurício comentou em 17/09/12 at 13:09

    Não é possível que o Will Power ainda não tenha aprendido a andar em ovais.
    O cara fecha a curva daquele jeito e acha que não vai perder a traseira?

  17. Alex Xavier comentou em 17/09/12 at 12:56

    A quebra de rotina é saudavel para a mente até para a pessoa não entrar em um ciclo vicioso, se tornando escravo de sim mesmo entre outras coisas mais. E o fato é que os protótipos sempre foram a minha segunda preferência depois da Fórmula 1. Se eu fosse um piloto, de acordo com meus sonhos platônicos de adolescente, eu correria em protótipos depois de uma carreira na Fórmula 1 e na Indy. Mas imaginação de guri e blá blá blá… o fato é que Hunter-Reay está numa boa fase e está se mostrando um piloto muito bem estabilizado em relação a sua posição e ao seu desempenho e tudo mais na categoria. Ele está sólido. E não tenho acompanhado a motovelocidade, até porque não é o meu forte. Meu negócio é carro. Mas o nome do piloto que acertou o Pedrosa justifica o acidente.

    • Alex Xavier comentou em 17/09/12 at 12:57

      …”sim mesmo” é fd*@;PPP. Desculpa, mas não tenho redator.

    • Alex Xavier comentou em 17/09/12 at 14:06

      …Hunter-Reay mereceu ser campeão, assim como o Perez merece ser campeão no futuro, na falta de brasileiros.

  18. ANDRE DE ITU comentou em 17/09/12 at 12:35

    Fabio,voce não acha que o fracasso de publico das 6 horas de SP pode ser devido a corrida ter sido realizada num SABADO???hoje o sabado é praticamente considerado um dia util,conheço pouquissimas pessoas que se dão ao luxo de não ter que trabalhar as sabados,no minimo ate ao meio-dia.Particularmente no meu caso foi esse o motivo de não poder estar em interlagos,e conheço varias pesoas que se a corrida fosse em um DOMINGO estariam la.So para completar com um exemplo: todos os anos vou a interlagos assistir a F1 apenas no domingo,os meus ingressos de sexta e sabado nunca são utilizados.

    • Fábio Seixas comentou em 17/09/12 at 12:37

      Acho que não haveria muito mais gente se fosse num domingo…
      Abs

      • Alexandre V.Rodrigues comentou em 17/09/12 at 21:51

        Correto Fabio. Para lembrar, as 24 de Le Mans começam as 2 duas da tarde do sábado. Os organizadores deveriam fazer uma pesquisa junto ao publico para melhor entender o que aconteceu. Não fui porque não deu. Gostaria de ver os hibridos entrando silenciosamente nos pits, com o motor eletrico ativado.Abc

  19. Flávio Peixes comentou em 17/09/12 at 12:12

    Que história é essa de não postar nada por esses dias? Ah o pitstop de 9 minutos consome muita energia é isso?

    • gustavo comentou em 17/09/12 at 14:41

      Flavio

      Vc deve ser alguem da redação, ou algo parecido, nao eh possivel

      Confesso que ta ficando engraçado

  20. Aislan comentou em 17/09/12 at 12:11

    Olá Fabio,

    Saiu no Tazio, Sergio Perez na Maclaren. ? O que achas? é viável?

    • Fábio Seixas comentou em 17/09/12 at 12:13

      Não sei como é o contrato dele com a Ferrari. Mas eu já disse: se mandasse em alguma equipe grande, já teria contratado o mexicano.
      Abs

  21. Flávio comentou em 17/09/12 at 11:51

    Fábio,

    não está na hora do Power ir para a F1 e se livrar dos ovais?

    Em qual equipe ele seria bem-vindo?

    • Fábio Seixas comentou em 17/09/12 at 12:06

      Sinceramente, não sei…
      Abs

    • Thiago Maia comentou em 17/09/12 at 22:04

      Tbm fico com esta curiosidade de ve-lo na F1

      • Rafa comentou em 18/09/12 at 17:52

        Faria igual o Montoya, o da Matta e todos os outros…

  22. silvio comentou em 17/09/12 at 11:39

    Bom dia Fabio,bom vç estar de volta. Uma pena vç não ter postado nada sobre a Nascar. De preferencia a Tuck Siries, disputado no sabado e mais uma bela participação dos brasucas Piquet e Paludo no Oval de Iowa Speedway. Nelsinho terminou na sexta posição e poderia ter até brigado pela vitoria em virtude do bom ritimo que impos na corrida o tempo todo. Mas como se trata de Nascar, onde tudo pode acontecer…terminou em um bom sexto lugar. MPaludo fechou na decima posição e uma corrida bem consistente tambem. Mas o show foi do mais jovem piloto a vecer na Truck. R.Blase…o garoto é arrojo puro, e tudo deu certo pra ele nessa corrida de Iowa.

    Valeu…e vamos pra Cingapura né.

  23. José comentou em 17/09/12 at 11:12

    Power é o Moss moderno. Vendo-o, tenho mais certeza de que o britânico, famoso pelos seus quatro vices, não é um grande piloto, visto que é pré-requisito saber suportar à pressão. Aliás, foi engraçado, peguei a prova no final, e quando vi que o título do Power dependia do Tony, já pensei que o brasileiro iria decepcionar o companheiro. Quem comete um erro ridículo, sozinho, num oval, não merece ser campeão. Se quer apenas pistas mistas, então que vá para outra categoria, mas também não acho que tem braço para correr de F1.

  24. Victor M. Reis comentou em 17/09/12 at 11:04

    Pensei em ir em Interlagos assistir pelo um pedaço da corrida. Mas há de se concordar que R$70 num ingresso é um preço um tanto quanto nada convidativo para uma categoria totalmente nova por aqui, certo?

    • Albert comentou em 18/09/12 at 9:33

      Mas 500’tão pela F1 lá no fim da reta oposta é justo, né?

      70 reais é o que se gasta num jantar razoável (razoável, não é nem jantar TOP) em SP.
      70 reais pra ver pilotos top correndo por 6h com carros top, achei bem justo.

  25. Fernando comentou em 17/09/12 at 10:59

    Fábio, de rival número 1, segundo suas próprias palavras, ele agora virou amigo?

    Explique isso melhor para os seus fãs!

    Abraços.

    • Fábio Seixas comentou em 17/09/12 at 10:59

      Não tenho rivais. Sou absoluto.
      Abs

      • João Magalhães comentou em 17/09/12 at 11:13

        Hahahahahaha vc tbm tem um Cross Fox Fábio?? Brincadeira!

        PS: Não entendeu? Joga Cross Fox e “absoluta” no youtube e morra de vergonha alheia.

  26. João Papa comentou em 17/09/12 at 10:46

    O texto do seu tal amigo é de uma babaquice sem fim.
    Me atendo apenas à parte menos ignorante do que ele escreveu: não foi ninguém porque ninguém divulgou. Lady Gaga está vindo para o Brasil e terá anúncio em todos os jornais possíveis. Uma assessoria de imprensa pesada divulgando clipping pra todo mundo, pa bombar na mídia. Lady Gaga, que é a artista pop mais famosa do mundo, hoje, precisa de publicidade séria. Por que uma corrida que dura seis longas horas, de uma categoria que ninguém conhecesse, conseguiria se safar sem isso? Falta de bom senso querer que lote.

    • Marcos Cury comentou em 17/09/12 at 11:32

      Todos que gostam de automobilismo conhecem a categoria. Quem não gosta e não conhece, não tem de ir mesmo, vá procurar outra coisa pra fazer. E nos veículos de comunicação destinados ao automobilismo a divulgação foi plena desde o final do ano passado.

  27. henrique comentou em 17/09/12 at 10:45

    Alguém confirma se o Will Power é torcedor do Vasco?
    Fábio, você tem alguma novidade sobre o Rubinho mudar de equipe para 2013?

    • Fábio Seixas comentou em 17/09/12 at 10:50

      Acho que ele não acompanhar futebol. Sobre o Barrichello, sim, ele negocia com algumas equipes, mas sem novidades por ora.
      Abs

  28. Igor Magrini comentou em 17/09/12 at 10:25

    Bem que no último pit stop, o fábio disse que a taça estava nas maõs, mas por se tratar de will power, teria que haver reservas……….

  29. Emanuel comentou em 17/09/12 at 10:17

    Fábio, talvez você não possa fazer nada a respeito, mesmo assim, acho que vale avisar: hoje eu tive que fazer um cadastro na Folha pra acessar seu blog! Entendo que seja assim para notícias… mas para o seu blog? Achei bem ruim! Espero que seja só um problema e não uma nova restrição… Abraços!

    • André V. comentou em 17/09/12 at 10:32

      Instala um Adblock, inclua o filtro *paywall*… …esse é só UM dos métodos que funciona. A própria folha já avisa que é um paywall poroso (poroso = fácil de furar)

  30. RUBONE comentou em 17/09/12 at 10:16

    Fabio muito boa esse seu comentário.O Power é outro que nasceu para ser vice.O cara é muito bom mas na hora h deixa a desejar.Mas como todo o esporte nós temos que torcer e não se deixar que a violencia faça parte de nós.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).