Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Sexta, coluna

Por Fábio Seixas
14/09/12 10:04

Caso Massa renove, serão 13 anos em que o principal piloto do país na F-1 esteve na posição de subserviência ao companheiro _não serão 14 por causa de 2008, cada vez mais com ares de incidente.
Daí a impressão de não ser coincidência: 13 anos são suficientes para transformar costumes, hábitos, culturas. O brasileiro que começou a ver F-1 neste século não sabe o que é ter alguém lá na ponta. Torcedores já se acostumaram. A vontade foi esquecida. E isso pode influenciar gerações de pilotos.
A atitude de Massa já é produto dessa fase. Ele via Barrichello. E os que o veem hoje acham “normal” o que acontece. É um ciclo.
Foi significativo que, 40 anos depois de Emerson conquistar o primeiro título do Brasil, Massa, na mesma Monza, tenha dado passagem ao companheiro. E o pior: foi totalmente justificado, sem crise. Foi “normal”.
Triste nova normalidade.

A coluna de hoje reflete sobre os últimos anos do Brasil na F-1 e a mensagem que essa postura transmite para o público e para os pilotos em formação. Desacostumamo-nos a vencer. Esquecemos como é. A “normalidade”, hoje, é outra.

A íntegra está aqui. Na Folha Digital e na Folha de papel, a coluna orna a pág. D3.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. debora comentou em 14/09/12 at 15:21

    Fabio foi simples, claro, correto e teve atitude de comentar isso! Concordo com você!Faltou atitude de Rubens e do Sr. Massa! Massa ainda tem uma chance de reverter essa situação! Que pena que ele não lê o seu blog…
    E espero que os futuros pilotos brasileiros mudem essa historia!

    Obs. muitos discordaram da atitude de Lewis em informar a sua torcida porque não foi bem na qualificação! Em mostrar o G R A F I C O Polemico. Isso se chama ter atitude! E respeito ao seu torcedor!
    Ele não foi palhaço do Alonso e muito menos vai ser do Button!

  2. Rafael comentou em 14/09/12 at 15:18

    Sempre leio e nunca comento, mas dessa vez… Matou a pau!

  3. F1 Fan comentou em 14/09/12 at 15:17

    Culpa dos preços elevados para iniciar no automobilismo, se compararmos com a década de 90 nosso kartismo está um lixo, Gastão foi campeão da formula A em 95 e na mesma formula A em 98 Carrapatoso foi campeão tendo como rival nada mais nada menos que Fernando Alonso… Hoje em dia apenas filhinhos de papai como Luiz Razia, que não ganhou um titulo de expressão no kartismo ou nas outras categorias de base, conseguem chegar a europa apenas por dinheiro… Felipe Nasr também não vai dar em nada, arrogância hereditária e falta de talento tb, só tem dinheiro… Esse é o cenário atual do automobilismo brasileiro, apenas os ricos conseguem andar, o talento não pode ser comprado… Excelentes pilotos brasileiros da promissora década de 90 não chegaram lá por falta de dinheiro, porém talento não faltava… Ruben Carrapatoso, André Nicastro, Sergio Jimenez, Danilo Dirani, entre outros… Vergonha na cara é o que falta para os dirigentes desse esporte tão fascinante…

  4. Azrael comentou em 14/09/12 at 15:00

    Parabéns Fábio, cada vez mais admiro sua maturidade, seu senso crítico e lucidez. Força Sempre!

  5. Carlos Roberto da Silva junior comentou em 14/09/12 at 14:54

    Amigo o Felipe Massa já está acostumado com essa situação de subalterno, e se ele ficar na Ferrari em 2013, será como subalterno não tem outra, o mais engraçado é ele dizer que Fernando Alonso foi seu maior adversário, na verdade Alonso nunca foi seu adversário, e se a gente fazer as contas aqui, desde de o começo da parceria com Alonso em 2010, o Massa fica no prejuízo total sem nenhuma Vitória ou Pole Position, e o que é pior ele fica a mais de 300 pontos atrás de Alonso, isso juntando toda a parceria desde 2010.

  6. Antonio comentou em 14/09/12 at 14:35

    Fabio, pior que isso é ver a transferencia de piloto para torcer, pois o Galvão ENALTECE o Alonso, como se fosse uma alternativa para gente torcer. A bem da verdade é que não consigo torcer por brasileiro, talvez por decepção pela falta de raça e arrojo que era habitual em Piquet e Senna. Por força do contrato a globo transmite a F1. mais que falta ERNEGIA FALTA.

  7. junioR - Tubarão SC comentou em 14/09/12 at 14:28

    Acredito que a crítica foi um pouco pesada, porem que Rubens/Felipe fizeram por merecer, não a duvidas …..

  8. Giuliano SPFC comentou em 14/09/12 at 14:02

    Acho que esse hiato se deve em grande parte a Ferrari, visto que Barrichelo e Massa passaram grande parte desses últimos 13 anos em Maranello, sabidamente a Ferrari privilegia e trabalha para o 1ºpiloto, coisa que Massa e Barrichelo nunca foram no time. Não tenho dúvidas de que se tivessem corrido em outro time como a Mclaren ou a Red Bull, que deixam os pilotos mais livres, teriam tidos mais chances de conquistar um campeonato.

  9. Fernando comentou em 14/09/12 at 13:55

    Mais rídiculo são as promessas que Massa tinha feito no passado dizendo que jamais repetiria o que o Rubinho fez. Bom, ele fez muito mais e agora fica de joelhos implorando contrato.
    O Rubinho pelo menos saiu de lá por conta própria, mesmo que depois de um bom tempo.

  10. LS comentou em 14/09/12 at 13:53

    Acho que você não tem noção da grandeza que é pilotar para a Ferrari na F1 por tanto tempo, dos 7 bilhões de pessoas no mundo, pelo menos 3 queriam estar no lugar dele. Por acaso acha melhor ir para a Marrusia, e ser o primeiro piloto? Melhor ainda, você está entre os 24 melhores repórteres do mundo da atualidade? Mais respeito pelos pilotos Brasileiros.

    • dodao comentou em 14/09/12 at 14:55

      tem que se respeitar que se da ao respeito, Felipe Massa e Rubens Barrichello desrespeitam a HONRA dos brasileiros a tempo entregando o jogo, e te digo mais é muito mais DIGNO ser um piloto da Marussia ou HRT do que fazer papel de PALHAÇO na FERRARI.
      É realmente uma pena que existam pilotos como esses que entregam o jogo por um contrato que vai dar alguns milhões no ano , mais que também vai dar uma grande DESONRA ao próprio e também ao País que eles representam. Agora tenha certeza de uma coisa os amantes de formula 1 e Brasileiros DIGNOS não fazem parte dessa sua estatística de 3 bilhões de pessoas.

    • Eduardo comentou em 14/09/12 at 23:13

      A grandeza de pilotar uma ferrari é comparada a grandeza de trabalhar numa empresa desonesta que passa dos limites da ética para atingir seus resultados

  11. Mauro comentou em 14/09/12 at 13:31

    Incrivél!!! Você definiu a maior verdade da atualidade na F1 para nós brasileiros…que saudades dos tempos em que ouvia o comercial da JPS…Aiyton, acelera o coração da gente!!!!

  12. Marcelo Cerri comentou em 14/09/12 at 13:11

    Acho que as pessoas não têm noção da grandeza que é estar na F1. Qualquer um que esteja lá, com raras exceções, já está no topo da carreira, já é um dos melhores do mundo. Temos que respeitá-los como profissionais e lembrar que são indivíduos, não países. Se ganham ou se perdem, nada temos a nos orgulhar ou envergonhar. Eu, como economista, iria correndo trabalhar para uma grande empresa que me oferecesse R$ 2 milhões por mês para ser auxiliar de um outro grande executivo. E me sentiria muito realizado profissionalmente por isso! Ora, eu queria ser um fracassado como o Massa e trabalhar naquilo que amo, na empresa mais cobiçada do mundo, morar em Mônaco… Seria o fracassado mais feliz do mundo!

    • Eduardo comentou em 14/09/12 at 23:09

      Que comparação estranha. Ajudar um executivo não é a mesma coisa que ajudar um piloto de F1 pois os executivo tem um interesse em comum que é o sucesso da empresa. Ja dois pilotos de F1 em interesses distintos que é ganhar o campeonato.
      O Massa tem todo o direito de ser um capacho rico mas não pode pedir que as pessoas aprovem.
      Não vejo grandeza nenhuma em pilotar um ferrari. Na verdade acho uma vergonha pelas atitudes que essa equipe ja tomou.
      Considero a Maclaren, a Lotus e a Red Bull equipes de muito mais valor do que essa ferrari sem nenhuma ética. Mesmo que eu fosse o primeiro piloto deles eu teria vergonha de fazer um piloto de capacho.

  13. Flávio Peixes comentou em 14/09/12 at 12:42

    Só esqueceu de citar Bruno Senna que paga para correr. Mais ridiculo ainda.

    • Rafael Mello comentou em 14/09/12 at 15:37

      Fala isso como se, pagar pra correr na F-1 fosse uma caracteristica apenas dos pilotos brasileiros.

      No minimo, 80% do grid atual, paga para ter seu assento em um cockpit… Isso parou de ser demérito a muito tempo…

      Porvavelmente nunca ouviu falar do Andre de Cesaris, até onde eu me recordo, um dos primeiros pilotos pagantes da F-1…

      • Flávio Peixes comentou em 15/09/12 at 8:51

        Andre de Cesaris muito mais piloto que Bruno Senna.

        • Flávio Peixes comentou em 15/09/12 at 8:52

          Bruno Senna IGUAL a Pedro Paulo Diniz…

  14. Eduardo comentou em 14/09/12 at 12:27

    Simples e claro, concordo com você Fábio, porém faço a mesma análise que fiz anteriormente, sabemos que nem o papel de 2 piloto para tirar pontos dos adversários o Massa foi eficiente em fazer, por isso que falo sua renovação dependerá do tilulo do Espanhol.

  15. Nando comentou em 14/09/12 at 12:23

    Concordo, mas ainda é uma decisão do Massa, quem o bancou em sua trajetória não fomos nós, ele faz o que quiser…

    No futebol, bem ou mal, os torcedores vão aos jogos, compram camisas, há uma interação maior e, portanto, uma pressão maior. Na F1 o que manda é o dinheiro, é um esporte sim, mas não em seu estado puro.

    A gente cobra porque pensa que é um esporte individual, mas não é bem assim. Admito que é frustrante, mas que poder eu tenho de cobrar o Massa? Podemos criticá-lo baseados em fatos porque mundo é livre… aí vai dele ter mais brio ou não.

    • Nando comentou em 14/09/12 at 12:31

      Só completando, quando o Alonso saiu da McLaren porque não sentiu que podia competir em seu máximo lá, ganhou meu respeito.

      Mas não sei se ele fez isso pelos espanhóis, fez porque é um cara que quer vencer, que tem sangue nos olhos…

      Como brasileiro, não “obrigo” ninguém a ser campeão, mas se é para o cara levantar a bandeira do país, que “se mate” na pista…

  16. Christian comentou em 14/09/12 at 12:16

    Belo texto, Fábio!

    A carreira de Massa está sendo “destruída” por dois fatores: o primeiro é ter como companheiro de equipe o melhor piloto da atualidade, Alonso. O segundo fator é pertencer a uma equipe tradicionalmente conhecida por privilegiar piloto um em detrimento de outro. A Ferrari é uma equipe que funciona ao melhor estilo “mafioso”, é assim que ela age. Ela atua dessa maneira, ninguém vai mudar isso.

    Por mais que alguns até “torçam” para que Felipe renove seu contrato com Maranello por mais um ano, eu defendo a não-renovação. Correr ao lado do melhor piloto numa equipe que privilegia apenas o melhor é assinar uma “carta de suicídio”, enterrar sua carreira, que foi tão promissora no passado e ser lembrado como um fraco sem capacidade de reagir.

    Se realmente Massa quiser sair da Formula 1 de maneira positiva (se isso ainda é possível), que saia da Ferrari. Lá não é mais seu lugar.

  17. Hudson Natal Ferrarin comentou em 14/09/12 at 12:11

    Concordo

  18. Rodney Longhi Mariano comentou em 14/09/12 at 11:56

    Fábio, desculpe o comentário à parte, mas não compreendo não haver uma única citação sobre o grande evento em Interlagos este sábado (amanhã) – as 6Horas de São Paulo- fazendo parte do campeonato de endurance da FIA e contando inclusive com os híbridos da Toyota e Audi onde teremos oportunidade de acompanhar os mesmos carros das 24 Horas de Le Mans; não é de grande importância para ser tão desprezado? Nem a Folha comenta…

    • Fábio Seixas comentou em 14/09/12 at 12:31

      Não tinha espaço na coluna. Mas você tem razão, é um baita evento.
      Abs

  19. andre comentou em 14/09/12 at 11:40

    Pra acabar com isso, só quando tivermos apenas 1 piloto por equipe e o fim do título de construtores, desde a época do Senna já tínhamos o Berger como seu segundo piloto, a F1 sempre foi assim.

    • David comentou em 14/09/12 at 13:22

      Da pra ver que vc fala sem conhecimento pois na época do Senna era diferente, a Mclaren nunca pediu pro Berger deixar o Senna passar, não precisava. Ela pediu sim pro Berger segurar os adversários o quanto pudesse e no Japão em 91 pra ele se mandar enquanto o Senna duelava com o Mansell. A Mclaren nunca proíbe seus pilotos de duelarem na pista, assim como a RedBull, Willians, Mercedes, Sauber, Toro Rosso, e por ai vai. A única que aleja a disputa entre seus pilotos é a Ferrari. Se é verdade que pode existir justificativa (discutível) para essas decisões, tb é verdade que isso não é esportivo!

      • Rafael Mello comentou em 14/09/12 at 15:39

        David, se voce acha que isso é um privilégio apenas da Ferrari e que o “eterno” Senna nunca usou deste tipo de recurso, lhe recomendo se informar sobre a história do Senna x Elio de Angelis na Lotus.

    • Rita comentou em 14/09/12 at 17:26

      Só tenho muito mais respeito pelo Berger, porque o cara tinha peito e falava aos quatro ventos que:sou segundo piloto do melhor piloto.
      Enquanto os nossos tem sempre aquele velho bla bla bla pneu/cinto/embreagem/equipe A e B/foi o vento a noroeste,a chuva/o sol. Mas fora estes motivos vou ganhar a proxima e vou ser campeão no prox. ano.
      Seria muito mais honroso dizer sou segundo piloto e to aqui p/ ajudar o cara x a ser campeão.Ponto.

  20. ricardo luise comentou em 14/09/12 at 11:39

    A molecada hj tem que ver os tapes do Piquet!! Ai vão saber como não é ser bundão no volante e fora

  21. Ricardo Leme comentou em 14/09/12 at 11:27

    É isso aí FG ! Concordo 100% com você. Faz bem lembrar o que o Senna sempre dizia sobre correr: ” A Fórmula 1 é um tempo perdido se não for para vencer” ou ainda melhor ” Brasileiro só aceita título se for de campeão. E eu sou brasileiro”. Abs, Leme.

  22. Fabio comentou em 14/09/12 at 11:22

    Incrível, durante a corrida pensei na mesma coisa. 40 anos depois que o Emerson abria as portas pro Brasil na F-1, alguém foi lá e passou a tranca em definitivo. Não acho que seja mais possível reverter isso, na cabeça do europeu, brasileiro vai ser 2° piloto pra sempre.

  23. Alisson comentou em 14/09/12 at 11:15

    Triste mesmo. Acredito que se a Ferrari fosse renovar com o Massa ja o teria feito, estão tentando motivá-lo a ajudar o Alonso a ser campeão, se o Felipe já soubesse que estaria fora dúvido muito que iria ajudar o time. Essa conversa de que estão esperando o Felipe se recuperar nem minha vovózinha acredita.

  24. F1 comentou em 14/09/12 at 11:12

    Espero que a Ferrari não renove com mercenário.

  25. CUZAO comentou em 14/09/12 at 11:11

    Massa e Rubinho são mercenários que venderam a honra de representar o Brazil no automobilismo por dinheiro apenas. A luta deles nunca foi para ser campeão e sim apenas de renovar o salário no fim do ano. Quem viu Senna e Piquet esta perdendo a vontad de ver F1.

  26. RUBONE comentou em 14/09/12 at 11:05

    A verdade é somente uma.Se o piloto foi contratado para ser mecanico do outro tudo bem.Mas um piloto que se valoriza tem que ter um contrato aonde ele tenha tudo para vencer e não ser um derrotado.Chega de palhaços na formula1.

  27. Marcelino Madruga comentou em 14/09/12 at 11:00

    Parabéns,Fábio! Bem colocado o seu ponto de vista.Triste,mais é verdade.No final,o que vale são os milhões de euros recebidos para ser um segundo piloto subserviente e dócil.Falta um piloto brasileiro de atitude em comando e rápido o suficiente para ser pretendido por equipes de ponta.Os jovens pilotos brasileiros que atualmente buscam chances em campeonatos mundo afora,deveriam rever corridas dos 3 grandes brasileiros,para tentar de alguma forma buscar inspiração e vontade de correr para chegar em primeiro,ou próximo do que o carro permitir.Saudosimo? Talvez.Cresci acompanhando a F 1 vencedora de Piquet e Senna.Ocorre hoje na Alemanha,após Schummy e Vettel,o boom que acontecia na década de 80 no Brasil.Acredito que Massa renovará com a Ferrari,pois existem interesses comeciais em jogo.A audiência vem caindo pelas tabelas…Em último caso,ele vai correrde Sauber,pois acredito que o alemão,não endossa Massa na Mercedes.

  28. Mauro comentou em 14/09/12 at 10:48

    Mas a conta desses pilotos subservientes, Massa, Barrichello está mais do que gorda. Cada um já ganhou dinheiro para suas próximas 10 gerações, ou mais. O duro mesmo, é ver e ouvir as desculpas mais espalhafatosas do universo. O difícil é ver esses que se dizem brasileiros tentando fazer outros brasileiros de idiotas. Mas afinal de contas, o que seria dos espertos sem os manés?

  29. Pedro comentou em 14/09/12 at 10:32

    Excelente!!!! Nada a acrescentar. Perfeita análise!

  30. Juliano comentou em 14/09/12 at 10:24

    PERFEITO! Abraço!

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).