Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Sid Watkins, 84

Por Fábio Seixas
13/09/12 09:33

Quem acompanha F-1 há algum tempo sabe da importância de Sid Watkins para o esporte a motor.

Não, não era piloto. Era médico, professor, defensor incansável da segurança nas pistas. Era um dos protagonistas do espetáculo.

Em novembro do ano passado, escrevi uma coluna sobre ele, que se aposentava de seu último cargo na FIA.

Reproduzo aqui, na íntegra, porque a ocasião merece…

*

De açougue a esporte, o homem que mudou a F-1

“Ele é um dos homens mais inteligentes que conheci. Não, não… É o mais inteligente.”

“Tem aquele humor britânico. Quando um piloto chegava se queixando de dor de barriga, receitava uísque.”

Inteligente, sarcástico e, desde ontem, aposentado.

Aos 83 anos, 33 na F-1, o neurocirurgião Sid Watkins deixou o último cargo que ocupava, no Instituto FIA.

As pistas já tinha deixado em 2004. Agora, despede-se do órgão que começou a criar em 1994, após as tragédias de Ratzenberger e Senna. Ah, sim: o autor das aspas que abrem a coluna trabalhou lado a lado com o dr. Sid por mais de 60 GPs.

É Alex Dias Ribeiro, piloto do carro médico da F-1 entre 1999 e 2001 e em pe-lo menos mais 13 edições do GP Brasil.

Instado a falar sobre o velho companheiro, conta que dois casos o marcaram.

O primeiro, o acidente na largada de Monza, em 2000. “Foram cinco carros, mas nenhum piloto se feriu. Na hora de ir embora, ouvimos um comissário desesperado, nos chamando. Um colega tinha sido atingido por uma roda.”

Aos 72, Sid não tinha mais energia para saltar guardrails e valas. Ficou na pista, orientando Gary Hartstein, então seu assistente, e Alex. Não deu. O bombeiro Paolo Ginslimberti morreu.

O segundo caso teve final feliz: a pancada de Burti em Spa, em 2001.

“Quando recobrou a consciência, ele começou a xingar todo mundo. O doutor olhou pra mim e disse que o Luciano ia ficar bem.”

Até sua chegada à F-1, em 1978, o médico ficava na torre de controle. Importou dos EUA o conceito do carro-ambulância. Tornou obrigatórios helicóptero nos circuitos e os crash-tests, cada vez mais rigorosos. E por aí vai…

Foram 11 mortes na F-1 dos anos 70. Agora, já são 17 anos sem pilotos mortos na categoria. Não é coincidência.

Ao doutor Sid, um grande obrigado, um forte abraço.

*

Sid morreu ontem, aos 84.

Encerro o post como encerrei a coluna, por não haver outra forma de despedida: “Ao doutor Sid, um grande obrigado, um forte abraço”.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. José comentou em 14/09/12 at 0:20

    Trabalhou enquanto a saúde permitiu, ou melhor, não, porque só alguém feliz com o que faz para se dedicar tanto e com tamanha qualidade. Que fique imortalizado na F1.

  2. Lucas comentou em 13/09/12 at 22:00

    Poxa, nao sabia nada a respeito ate ler o titulo do post. Fiquei torcendo pra que foce em comemoracao aos 84 anos dele, e nao em funcao da morte… Acompanho F1 tanto quanto possivel desde os anos 80, entao o Dr Watkins era figura marcante pra mim. Pena que ele e o Senna nao tenham ido pescar mais vezes. Perdemos um cara e tanto (mais um)

  3. Antonio Amorim comentou em 13/09/12 at 21:39

    Sinceramente e sem nenhum demérito à memória do Dr. Watkins : Morreu mais um palhaço do circo da F1. Ele nada mais era do que isso : apenas um palhaço neste circo .
    Ou será que os palhaços somos nós ?
    Pois ouvir o idiota do Galvão dizer que a F1 é um esporte coletivo e que o merda do Massa teria que abrir a porta para o outro idiota do Alonso passar é demais .
    Na boa , depois da corrida de Monza , nunca mais , nunca mais assisto uma corrida F1 . PS . Gostaria de informar que eu era um fã de F1 , independente se havia brasileiro na disputa . Isto para mim era secundário . Sempre gostei do esporte , mas agora se tornou uma palhaçada , e me recuso a fazer papel de palhaço .
    Abraço !

    • Marcos comentou em 14/09/12 at 9:49

      FALA MUITO!!! FALA MUITO!!!

    • José Carlos comentou em 14/09/12 at 18:07

      Se não queria fazer papel de palhaço, bicho, deveria ter ficado calado…

  4. Lucio comentou em 13/09/12 at 21:17

    O verdadeira “culpado” por 17 anos sem morte é um tal de Herman tilke (sei lá como escreve)!!
    Ele implantou a F1 ferrorama.

  5. Carlos Marcelo de Barros comentou em 13/09/12 at 20:08

    Como médico, não posso deixar de dizer que esse Senhor foi um grande exemplo a todos colegas!

  6. arara comentou em 13/09/12 at 19:59

    Fábio, sentimo-nos, um pouco, não tanto é verdade, como naquele domingo de 94 em Imola! Sua contribuição ao esporte a motor especialmente a F1, não tem parametro na história da categoria! Sdçs velho Sid, e, se encontrar por aí um rapaz, seu amigo, leve nosso abraço forte para ele!

  7. Felipe comentou em 13/09/12 at 18:09

    Fábio,você sabe qual foi a causa da morte?Eu gostaria de saber,por favor.Sid Watkins foi uma grande pessoa para o automobilismo internacional e essa perda é muito grande para aqueles que o conheceram.Excelente texto.Grato pela atenção

    • Fábio Seixas comentou em 14/09/12 at 9:39

      Ele não resistiu a um ataque cardíaco.
      Abs

      • Felipe comentou em 14/09/12 at 19:11

        Obrigado pela informação,Fábio

  8. Fluidoo comentou em 13/09/12 at 17:09

    Ô Lôco, meu! Um exemplo de cidadão, pai, irmão, médico, etc. Tanto no pessoal quanto no profissional!

  9. Carlos Roberto da Silva junior comentou em 13/09/12 at 16:55

    Valeu Senhor Sid Watkins, o Senhor não foi só um médico na F1, o Senhor foi também um ídolo universal admirado por todos nós no mundo do automobilismo. Muito Obrigado.

  10. Racing Fan comentou em 13/09/12 at 16:34

    O senhor Sid fará muita falta à F1. Espero que as ideias do doutor Sid continuem inspirando mais mudanças em favor da segurança de todos na F1. Com o Sr Sid a F1 deixou de ser um circo para ser um esporte. Coisas básicas que já poderiam existir muitos anos antes, só foram introduzidas graças ao Dr Sid. Um homem ímpar.

  11. Marcelo Bombardelli comentou em 13/09/12 at 16:09

    Ta ai… fiquei muito triste.

  12. Montezemolo comentou em 13/09/12 at 15:35

    Putz grila…que falta irá fazer o Dr. Sid! Esse sim, era uma celebridade. Saudades…!

  13. Ricardo Schrappe comentou em 13/09/12 at 12:58

    Quando ainda estava na McLaren, Senna foi convidado por Sid Watkins a largar a F1 e a ir pescar com ele. “Isso é muito perigoso”, teria dito Watkins a Senna.

    • Jeff Olegario comentou em 13/09/12 at 16:47

      A F-1 deverá homenagea-lo a altura na proxima corrida! lembraremos deste, toda vez que o Grojean resolva decolar novamente e poder dar entrevista sem maiores problemas!

    • marcelo comentou em 13/09/12 at 17:14

      Além disso, no dia do acidente de Senna, ele teria o encorajado a não correr, pois havia percebido que Senna estava emocionalmente afetado.

    • Mineirinho comentou em 13/09/12 at 18:02

      Willians

    • Alberto comentou em 13/09/12 at 18:08

      Ricardo,
      o Sid disse isso mas foi em outra ocasião
      “What else do you need to do? You have been world champion three times, you are obviously the quickest driver. Give it up and let’s go fishing.”
      Disse isso a Ayrton depois de dar a ele a notícia da morte de Ratzenberger

  14. WALBER comentou em 13/09/12 at 12:23

    várias verdades. grande ser humano, grande amigo e uma perda para a humanidade em sí.
    amigo particular de Senna, conselheiro e pai em momentos conturbados.
    vi videos, lí entrevistas e documentários sobre ele. e realmente sinto sua falta sem nunca ter conhecido pessoalmente.
    apenas um ser humano, de verdade, nesse combalido planeta.
    Meus pêsames à família.
    e dia triste para a F1.

  15. Rafael comentou em 13/09/12 at 12:21

    Se alguém na F1 deve ser imortalizado é esse cara. A F1 se tornou outra categoria em matéria de segurança, depois de assumir o cargo.

  16. souza comentou em 13/09/12 at 11:36

    um exemplo de ser humano

  17. Leandro comentou em 13/09/12 at 11:21

    Fabio, o Dr Sid escreveu algum livro contanto as historias da F1?? se conhecer algum indica ai pra gente…

    • Fábio Seixas comentou em 13/09/12 at 11:48

      Sim. “Life at the Limit: Triumph and Tragedy in Formula One”. É ótimo.
      Abs

      • João Paulo comentou em 13/09/12 at 21:17

        Existe tradução? não encontrei para comprar…abração

        • Fábio Seixas comentou em 14/09/12 at 9:35

          Acho que não.
          Abs

  18. Alberto comentou em 13/09/12 at 11:14

    Excelente post Fábio, o Dr Sid era um cara fora de série, muito legal e correto o que escreveu sobre ele.
    abraço

  19. Gustavo comentou em 13/09/12 at 10:55

    Grande sujeito.

  20. Matheus comentou em 13/09/12 at 10:11

    Merece todas homenagens do mundo!

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).