Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pit Stop #245

Por Fábio Seixas
12/09/12 10:41

O Pit Stop desta semana, excepcionalmente numa quarta-feira, fala bastante sobre Monza, mas principalmente sobre a situação da Ferrari. A tendência é que as negociações sobre o segundo piloto se arrastem até outubro.

É só clicar e ver…

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Marcelo comentou em 13/09/12 at 22:11

    Alonso tem uma grande vantagem em 2012, ele não tem um companheiro FORTE para lher tirar pontos, na verdade Massa virou empregado do espanhol.

    Não vou ficar metendo o pau em jogo de equipe, isso sempre existiu na F1 por décadas, só que Lewis e Vettel esse ano não tiveram essa mordomia de pegar um companheiro tão fraco. Webber e Button largaram e chegaram várias vezes a frente do companheiro. Vettel e Lewis tem que superar um problema a mais em cada prova, o mesmo pode se dizer de Button e Webber, mas eles estão praticamente fora da briga pelo título ninguém aposta neles. Se faltando quatro provas Webber e Button fizerem jogo de equipe tudo bem, mas Alonso já tem essa vantagem desde o GP de Monza, Massa não tira pontos e entrega, é muita coisa! Uma vez ou outra tudo bem o campeonato tem 20 provas, mas vai virar rotina isso na Ferrari até o final do ano.

    Alonso “massacrou” Felipe em tudo até SPA sem jogo de equipe, e quando Massa começa ir bem no GP da Itália tem que sair da frente em todas as provas? Espero que Monza seja a única vez!!!

    Nem adianta lembrar Schumacher na AUT/02, ele devolveu a vitória e os pontos perdidos no mesmo ano a Rubens no GP do USA! Será que um dia Alonso vai devolver aquela vitória perdia na ALE e essa posição em Monza ao Felipe? Muito difícil…

    Outro detalhe, Felipe entrega a posição ao espanhol, mas ao mesmo tempo fica tirando pontos de outros rivais de Alonso, ajuda duas vezes.

    Em Monza Felipe estava a frente de Kimi e Vettel, mas o alemão abandonou por quebra, mas o fato é que o espanhol esta levando várias vantagens com o jogo de equipe, isso com Lewis e Vettel não existe. Se Mclaren e RBR fizessem isso já em Cingapura, tudo bem, mas não é o caso. Na época de Schumacher a Ferrari chegou a fazer jogo de equipe, mas quantas vezes entre 1998 e 2000 Coulthard ajudou Hakkinen? E a disputa do título geralmente estava só entre Schumacher x Hakkinen. Em 99 foi a vez de Schumacher entregar vitória a Irvine, mas aí tudo bem a Mclaren já fazia isso sempre favorecendo Mikka.

    RBR e Vettel é de dar dó, a cartolagem-inglesa da FIA “ferrou” esse time antes mesmo da temporada começar proibindo o “escapamento soprado”.

    Já em 2012 quando o time mostrava evolução vencendo corridas proibiram o “mapeamento de motor”, ainda por cima, dos ponteiros só Vettel é punido por manobras na hora de atacar ou defender posições…ridículo. A Mclaren esta dominando de forma avassaladora, ninguém da FIA vai dar uma “olhadinha” como esse carro dominou de uma hora para outra. A nacionalidade da FIA, desse time e dos pilotos explica muita coisa!

    Vettel tem que cair fora da RBR, como equipe ela é muito competente mas não tem a força política da Mclaren e Ferrari. Tiraram a RBR da briga em 2012, a temporada esta sendo manipulada em favor da Mclaren e Ferrari, vimos isso em Monza.

    Nos anos 90 Williams e Mclaren chegaram a dominar a F1, tinha o mesmo Newey como projestista, naquela época ninguém era fiscalizado com tanto rigor. RBR esta pagando por ser austríaca, Vettel por ser alemão e Webber por ser australiano…o que a Inglaterra(FIA) ganha com eles sendo campeões?

    A Mclaren não vence um mundial de construtores desde 1998! Por outro lado, nos últimos 12 anos ela só fez um campeão, imagina o desespero do time e dos cartolas-ingleses pra melhorar a situação, não existe outro time inglês com melhor chance de fazer um campeão.

    A Mclaren teve disparado o melhor carro nas últimas três provas, se continuar dominando-livremente, o campeonato vai perder a graça. Mas a FIA esta fazendo de tudo pra briga ficar entre Alonso e Lewis. Ficaram com medo da “fábrica de bebidas” levar mais um título e deixar as poderosas outra vez sem nada! Vou torcer para Alonso ser campeão por dois motivos:

    1) Alonso é disparado o melhor piloto de 2012, em seguida pra mim vem Vettel!
    2) Faz tempo que um piloto não é tricampeão na F1, com Lewis isso não pode acontecer.

    Hamilton vai ter pouco trabalho na pista com esse carro, vimos isso nas últimas classificações e provas. Lewis pode até ser campeão, mas não vai ser o melhor piloto de 2012.

    A frente do inglês ainda coloco Vettel que não esta tendo vida fácil, mas com apenas uma vitória(tirando as quebras),vinha sendo extremamente regular, pena que o carro quebrou a a FIA pegou no pé. O alemão era para estar “grudado” com o espanhol na pontuação…

    Mclaren por tradição não faz jogo de equipe? Oras, Berger durante várias corridas entre 90 e 92 estava mais rápido que Senna, mas não ultrapassava pra não tirar pontos do brasileiro, isso também caracteriza jogo de equipe.

    Vários times manipulam as posições na Formula 1, isso é rotina, os links abaixo não mentem: Coulthard logo na primeira corrida em 1998(AUS) entrega a vitória a Mikka. Depois Coulthard apareceu com um papo-furado que tinha feito uma aposta com o companheiro…sei

    Uma corrida antes GP EUR 97, Coulthard tomou uma “dura” de R.Dennis ao demorar pra entregar a posição a Mikka. O chefão pegou o rádio e disparou: “David, aqui é R.Dennis, se vc não entregar a posição a Mikka nessa volta, esta despedido!”

    Procurando nos vídeos abaixo, Kovalainen x Hamilton também fizeram na cara dura em 08! Button pode não ter feito até agora, mas se Hamilton precisar já em Cingapura, ele vai fazer, quero ver ele encarar R.Dennis.

    Primeira corrida do ano, tenha dó Mclaren, onde foi parar a ética nesse dia:
    David Coulthard allows Mika Hakkinen-AUS 1998
    http://www.youtube.com/watch?v=aHd8n1D4wkM

    Williams e Mclaren fazenso jogão de equipes, Coulthard e Villeneuve entregam posições pra Mikka vencer:
    F1 1997 European GP: Hakkinen pass Coulthard and Villeneuve :
    http://www.youtube.com/watch?v=3RMX9NiBZd0&feature=related

    Líder D.Hill no Canadá entrega liderança a Prost em 93.
    http://www.youtube.com/watch?v=2HSAm0pZS04

    Líder D.Hill entrega liderança a Prost GP França 93:
    http://www.youtube.com/watch?v=sAP9Smmix3U&feature=plcp

    Williams admite ordem para Prost ser campeão em 93:
    http://www.youtube.com/watch?v=64nMDgrzkMo&feature=plcp

    Líder Coulthard entrega posição a D.Hill-GP PORTUGAL 1994:
    http://www.youtube.com/watch?v=yqY9_JSa5BU&feature=plcp

    Massa entrega posição para Heidfeld na Sauber, Germany 2002:
    http://www.youtube.com/watch?v=1ol0KTDmO54&feature=related

    Canada 85, Ferrari mostra placa “slow” e impede Johansson mais veloz de vencer:
    http://www.youtube.com/watch?v=sH6cNwEF5fY&feature=plcp

    Jordan team orders at Spa 1998, Ralf mais veloz é impedido de passar líder D.Hill:
    http://www.youtube.com/watch?v=ykI39M27y10&feature=related

    Formula 1 Team Orders(aqui uma festa de ordens em vários times) :
    http://www.youtube.com/watch?v=cMpkG7S1qgU&feature=related

    Justificando: BBC Jordan Coulthard on team orders:
    http://www.youtube.com/watch?v=1yP068g_wjE&feature=related

    F1 Team Orders Hockenheim 2008 Vs 2010:
    http://www.youtube.com/watch?v=g63ocC1KsV0&feature=related

    Video cancelado no tube, mas houve ordem pelo rádio:
    Red Bull’s team order to Webber ‘Maintain the Gap’ – Silverstone 2011:
    http://www.youtube.com/watch?v=ssi3Qyimbss&feature=related

    Alonso-Fisichella team orders in Turkey 2005:
    http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=Ia8d-oupdMs&NR=1

    Único jeito de escapar do jogo de equipe favorecendo o rival é ficar “grudado” no mesmo na pontuação, de preferencia bem proximo do líder do mundial, aí a equipe fica de mãos atadas. Foi isso que aconteceu com Mansell x Piquet 86/87 e Senna e Prost 88/89, mas aí o time vai rir a toa, esta dominando a temporada de cabo a rabo…

    • Antonio comentou em 14/09/12 at 10:53

      Fala muito mas nada diz, evasivo, evasivo e evasivo!!!

  2. Pietro Pecorari comentou em 13/09/12 at 18:30

    o Kubica ta bonito!

    http://www.youtube.com/watch?v=Q2bJqhj20dY&feature=related

  3. Eduardo comentou em 13/09/12 at 8:31

    Fábio,

    Que o Alonso tem capacidade e é o melhor piloto da F1 hoje não tem como contestar, mas olhando bem este ano de 2012 a sorte esta do lado dele (sorte de campeão), pois vi mais ele aproveitar dos erros e quebras dos outros pilotos, do que grandes triunfos, quanto a renovação do Massa estará ligada ao titulo do Alonso, se caso a Ferrari perder este titulo acho que o Massa sai, por motivos de não ter ajudado o companheiro. por isso eles insistem em aguardar até outubro.

    Abç e parabéns pelo blog

  4. Elton S comentou em 13/09/12 at 3:45

    F1 sem mimimi: Essa semana foi reprisado na BBC um documentário de 60 minutos entitulado: Grand Prix The Killer Years. Interessante em ver como os carros evoluíram naquela época e como a percepção de segurança era diferente dos dias de hoje.
    Disponível em:
    http://www.dailymotion.com/video/xmlzni_grand-prix-the-killer-years_auto?search_algo=2

    • Fábio Seixas comentou em 13/09/12 at 9:21

      A ESPN Brasil vem mostrando este filme. É mesmo sensacional.
      Abs

  5. Marcos comentou em 13/09/12 at 0:34

    é muita grana no Brasil envolvida…. os patrocinadores da Ferrari tem no Brasil seu melhor desempenho. Se o banco espanhol disser pra Ferrari pra nao tirar o Massa, pq precisa de um brasileiro, a Ferrari vai ficar quieta…. é preciso muito dinheiro para sustentar este negócio de F1…. Abraços

  6. Alisson comentou em 13/09/12 at 0:08

    Dinheiro é bom, muito bom, mas até que ponto paga o preço de ser humilhado mundialmente pela posição de segundo piloto. Renovar por mais um ano para continuar sendo a sombra do Alonso não tem sentido. O Massa teve sua chance de ser campeão e infelizmente não conseguiu. Chegou a hora de procurar novos ares.

  7. F1 Fan comentou em 13/09/12 at 0:08

    Amigo Fábio, quando perguntei ontém sobre o braço do Kubica estava me referindo se você teve alguma informação mais precisa vinda de algum colega mais próximo ao piloto… Vi os resultados, os vídeos e as fotos do rally no qual ele venceu… tive a impressão de muita falta de mobilidade no punho e nos dedos da mão direita… espero estar errado, admiro muito o polonês como piloto e espero que consiga se recuperar totalmente… Fica meu pedido para um post sobre essa nova fase da recuperação do Kubica, ok?

  8. Pedro comentou em 12/09/12 at 23:17

    Acredito que esta temporada sera marcante pelo fato que em 2013 se Luiz Razia nao arrumar uma vaga nao termos brazileiros na F1, infelizmente mas por justiça, se o Bruno nao reverter este quadro logo, ai ja era.

  9. Alex Xavier comentou em 12/09/12 at 22:52

    Ok. Acho que a partir da próxima corrida as coisas já vão se definir. Acredito que começará a ter mais distinção entre quem será os pilotos que realmente vão decidir o título. Inclusive quem vai para onde e como as coisas vão ficar para o ano que vem. É meio cedo ainda, mas está me parecendo que este ano vai dar Alonso. Mas, de vez enquando, as coisa mudam.

    • Alex Xavier comentou em 12/09/12 at 22:52

      (as coisas) afhuabhab…

  10. Racing Fan comentou em 12/09/12 at 21:34

    Errei no meu comentário. Meu raciocínio me traiu e fiz a conta do Hamilton com apenas 9 corridas. A média por corrida, que aparentemente não tem muito significado, do Hamilton ainda é inferior a de Alonso, mas isso se inverteu claramente e com folga nas ultimas 3 corridas. Na verdade os 3 abandonos ou 2 mostram que o Mclaren é até mais fiável que o Ferrari, quando vemos a pontuaçao destes na tabela de construtores. E a diferença anterior é mínima. Tudo indica a vitória de Hamilton no campeonato. Principalmente pelas caracteristicas de cada pista que ainda faltam. Alonso tem a mão na taça, mas Hamilton tem as duas mãos no volante do carro certo. Hoje Montezemolo disse que Perez é verde para a Ferrari. Pelo menos nesse caso o chefão da Scuderia mostra que entende do riscado. Só erra em dizer “ainda”, porque Perez nunca vai ficar maduro para uma grande equipe. Perez é um piloto médio sem grandes qualidades e muito instavel.

  11. Rafael Wüthrich comentou em 12/09/12 at 19:06

    Luoto: SId Watkins morre, aos 84 anos.

  12. Racing Fan comentou em 12/09/12 at 18:44

    Faltam 7 provas. 7×25 = 175pts. Alonso = 179 pts. Hamilton = 142 pts. Hamilton abandonou 3 provas, todas por culpas de outros. Alonso também abandonou uma por culpa de outros, é certo. A média de pontos por corrida terminada de Alonso é ligeiramente inferior a de Hamilton. Alonso 14,9 pt/corrida terminada. Hamilton 15,8 pt/ corrida terminada. Apesar da regularidade de Alonso, Hamilton tem melhor desempenho nas corridas. Nas últimas 3 corridas a Mclaren ganhou 3 seguidas. A Ferrari ainda nem sequer ganhou 2 seguidas. A Mclaren tem 5 vitorias. O carro é realmente o melhor e realmente foi o que mais evoluiu nesta fase do campeonato. Acho que deve dar Hamilton no campeonato de pilotos e Mclaren nos construtores.

  13. debora comentou em 12/09/12 at 18:34

    Fabio, gostei desse comentário que segue abaixo!

    Do Sr. Jose Carlos Costa

    Eu acredito que o Hamilton terá cabeça suficiente para ser o grande rival do Alonso e também não compreendo tantos elogios exaegrados para O Alonso,um grande Piloto,mas que corre numa equipe que proibe o seu Companheiro de vencer e transforma o campeonato numa disputa desigual,com um piloto que está na corrida para atrapalhar os seus adversários e ceder o lugar quando estiver na sua frente.Hamilton é o contra ponto dessa Fórmula 1 atual,um Piloto que corre apenas por si e suas vitórias não surgem das condições inconstantes do tempo,mas apenas do seu talento de pilotar e não conta com auxílio de Piloto secundário,que abre mão do seu direito de vencer,para auxiliar o seu companheiro,quem precisa desse tipo de ajuda não pode ser tão fenomenal.Muita gente questiona o estado emocional do Hamilton,mas é um piloto que tem como companheiro um Campeão mundial e mesmo assim está quase sempre na frente e constrói suas vitórias com determinação,carregando sua equipe nas costas

  14. fernando julio barbosa comentou em 12/09/12 at 17:06

    Boa tarde Fábio seixas, vc acha que Mercerdes e outras equipes com motores mecerdes, podem ajudar a Mclaren a ganhar o campeonato

  15. Paulo R. comentou em 12/09/12 at 16:18

    Acho que a Ferrari e o Massa já assinaram e tão escondendo o jogo para tirar a atenção de cima do Alonso, dando mais tranquilidade ainda pra ele.

  16. Frederico Dantas comentou em 12/09/12 at 15:53

    Fábio.

    Antigamente tinha para download na versão MP3. Acho que você explicou isso antes mas não me recordo bem. Não tem mais como disponibilizar neste formato, tem?

    • Fábio Seixas comentou em 13/09/12 at 9:22

      Não mais. Desculpa.
      Abs

  17. Arnaldo comentou em 12/09/12 at 15:36

    Boa tarde Fabio
    Tudo que vc falou sobre a Ferrari e renovação de Massa,ou a contratação de um novo piloto,esta demorando por conta da postura de Alonso que ja conversou com Domenicalli que não quer´problemas parecidos como o que aconteceu na Mclaren,isso colocou o staffi da Ferrari na parede ja que Montezemolo gostaria sim de contratar um novo piloto para o lugar de Massa,Alonso gostaria que Massa renovasse, para que o ano de 2013,seja um ano tranquilo,caso consiga conquistar o titulo de 2013,Alonso pensa seriamente em parar, isso ele comentou em uma radio na Espanha, é só conferir.
    Abraços.

  18. andre comentou em 12/09/12 at 15:16

    Fábio vc saberia qual a clausula do contrato do vetel que se ele usar pode sair da red bul antes de 2014??
    Estava pensando, se for de rendimento do carro, talvez ele possa passar a fazer corpo mole daqui para frente se tiver uma proposta melhor da ferrari, tendo em vista o que disse o montezemolo, e aí fabio achas que tem chance de isto acontecer???

    • Fábio Seixas comentou em 13/09/12 at 9:23

      Não, não sei.
      Abs

  19. china comentou em 12/09/12 at 14:45

    Hamilton é a grande força,sem contar que o Button resolveu andar também,então a Mclaren tem 2 prá derrubar o Alonso,que concordem,está sozinho…

  20. debora comentou em 12/09/12 at 14:45

    Fabio, com esse contrato do Massa vencendo!Será que ninguém procurou o Massa e o Massa não procurou outra equipe?

    Referente ajudar o Companheiro eu discordo!Não gosto do que Ferrari faz. E acredito que o Hamilton não vai sujar o seu campeonato com ajuda. Ele já falou quer vencer com seus próprios méritos!

    • Marcos comentou em 13/09/12 at 8:27

      Quanta inocência! O importante é ser campeão, ainda mais alguém competitivo como Hamilton. Se até Schumacher precisou de ajuda do Barrichello para vencer, acho que o Hamilton não se obstaria a uma ajudinha do Button. Lembrem-se do Raikkonen em 2007, o Massa cedeu a vitória em Interlagos e ele se sagrou o campeão, com ajuda, e nunca vi ninguém torar os méritos dele de Campeão Mundial. Pena que em 2008 o mesmo não ocorreu com o Massa. Talvez hoje ele seria mais respeitado pela crítica e pelos fãns do esporte a motor

  21. RUBONE comentou em 12/09/12 at 13:48

    Fabio,vendo o seu comentário vi que as diferenças entre pilotos não é tão grande assim.Quatro tem tudo para ser o campeão.Quanto as contratações de pilotos hoje está tudo se baseando não em capacidade mas o que leva patrocionio para as equipes,não deixemos nos iludir.

  22. Nando comentou em 12/09/12 at 13:37

    O Montezemollo disse que o Perez ainda é inexperiente para aguentar a pressão na Ferrai e que pensa no Vettel num futuro próximo, comparando-o com o Schumi.

    Ou seja, se o Massa preferir continuar na Ferrari do que tentar novos ares e mantiver seu desempenho atual, é provável que consiga mais 1 ano de contrato, com possibilidade de renovação, a depender da disponibilidade do Vettel.

    Alonso e Vettel na Ferrari seria fantástico… pois dificilmente haveria 2º piloto. Para o médio prazo – sem o Alonso -, talvez o Montezemollo pense em Vettel e Perez.

    Agora, uma dúvida que tenho é: se o Razia vencer a GP2, ele poderia tirar o lugar de algum dos atuais brasileiros na categoria?

  23. ASSIS comentou em 12/09/12 at 13:17

    FÁBIO,

    vc tem tempo máximo para apresentar o pit stop? Eu acho um programa curto. Poderia ter um tempo maior… Acho que antigamente a duração era maior, ou pelo menos passava a sensação de ser menos corrido.

    • Fábio Seixas comentou em 12/09/12 at 14:05

      Sim. Como o programa é exibido no app UOL Formula 1, não pode exceder 10 min. É o tempo máximo que a Apple Store suporta.
      Abs

      • Flávio Peixes comentou em 13/09/12 at 6:48

        Uma bela desculpa esfarrapada para justificar o fiasco do programa!

        • gustavo comentou em 13/09/12 at 10:08

          Oi Flavio, pela sua crítica, entendo que voce deve ter um programa de mais sucesso

          Por favor apresente-nos

          Abraços

          • Bruno comentou em 14/09/12 at 19:21

            Continuamos aguardando o seu programa.
            Ae, vacilão!

  24. Tcherno comentou em 12/09/12 at 13:17

    Alonso disse sobre Hamilton:”Antes de começar a temporada já havia dito que ele era o único capaz de ganhar sem ter o melhor carro. Os demais ganham se o carro vai bem”.
    Portanto,sejamos realistas como o próprio Alonso,a pedra no sapato se chama:Hamilton.Podem não torcer por ele,mas é o único capaz de dobrar o espanhol.

    • china comentou em 12/09/12 at 14:40

      Só ganham quando o carro vai bem ou quando o companheiro de equipe deixa passar??!!!!1

      • iguaçuano comentou em 12/09/12 at 18:58

        verdade!!!! RSRRSRSRS

  25. Neco comentou em 12/09/12 at 13:10

    Se faltam 7 etapas, um total de 175 pontos, pelo que a Maclaren vem demonstrando, é corrida de sobra para serem campeões, desde que Buton ajude, 3 a 4 dobradinhas nas próximas 3, 4 corridas fazem Hamilton não colar mas passar à frente de Alonso, e convenhamos, o carro da Maclaren em corrida está 0,2 a 0,3 à frente da freguesia.

  26. Douglas Piazzon comentou em 12/09/12 at 13:08

    Você acha que o Raikkonen nao pode ser campeão?

    • Fábio Seixas comentou em 12/09/12 at 14:04

      Acho que seria uma enorme, gigantesca zebra. Em tempo: ele ainda não ganhou um GP neste ano.
      Abs

      • Paulo breno comentou em 13/09/12 at 10:26

        Fabio,seria realmente show o Raikkonen campeao,ninguem fala dele mas aos poucos vem chegando!!!

    • china comentou em 13/09/12 at 0:44

      Seria o máximo ver esse grande campeão,ser campeão novamente.É um grande talento,tentando chegar lá,e sua pontuação considerando que a Lotus,é a “quarta força'”desse campeonato é impressionante.Raikonnen, você já merece algo mais,que só você é capaz de buscar…..

  27. Pedro Vieira comentou em 12/09/12 at 12:30

    Gosto muito do blog e do Pit Stop.
    Entretanto o player do Uol está muito inferior a outros do mercado.
    Existem outros blogs/portais do Uol que utilizam o Youtube. Por quê o Pit Stop não faz o mesmo?

  28. Aislan comentou em 12/09/12 at 12:21

    Boa Tarde Fabio,

    Da mesma forma que a RedBull renovou com Max Weber, acho que a Ferrari poderia fazer o mesmo com Massa. Assim garantirá boas condições para correr no próximo ano.

  29. Alfredo Aguiar, Orlando FL USA comentou em 12/09/12 at 11:51

    Poha fabio não dá ver nada

    • Fábio Seixas comentou em 12/09/12 at 11:56

      Aqui eu vejo.

  30. Ademar Mendonça comentou em 12/09/12 at 11:15

    Bom dia Fábio,

    A vitória da McLaren, assim como a pole, neste final de semana no GP da Itália, foi a 3ª consecutiva (e não apenas a 2ª). Eles ganharam e largaram na frente na Hungria, na Bélgica e na Itália.

    No total do ano, é a única equipe a ter vencido 5 vezes.

    A força do time inglês parece considerável, principalmente enquanto o Hamilton só depende dele mesmo para ganhar o título.

    • Paulo - AM comentou em 12/09/12 at 13:53

      É uma pena que o Hamilton tenha uma cabeça tão fraca. Eu associo a perda do título no seu ano de estréia à imaturidade, o que é até justificável, considerando ter sido seu primeiro ano. O problema é que nesse campo ele parece ter pouco evoluído, e até mesmo regredido em alguns pontos.

      • debora comentou em 12/09/12 at 14:19

        Paulo – AM , você é piscólogo ou paciente? Por que eu acho que voce entrou no Blog errado. Acredito que você esta com a cabeça fraca! Táhttp://drthiagodealmeida.blogspot.com.br/
        Boa sorte!

        • Maurício comentou em 12/09/12 at 17:47

          O Paulo tem um pouco de razão sim.
          Vejo poucas diferenças entre o Hamilton de 2012 e o estreante de 2007.
          Tem grande talento, mas em termos de evolução e amaduecimento pouca coisa mudou nesses seis anos.

        • Paulo - AM comentou em 12/09/12 at 18:38

          Cuidado, excesso de fanatismo faz mal. Só para constar, não tenho nada contra o inglês, que é um piloto muito rápido.

      • Tcherno comentou em 12/09/12 at 16:49

        Paulo,vce acompanha a F1,ou só vive escutando Galvão Bueno.O proprio Ron Denis admitiu que Hamilton perdeu o título no seu primeiro ano pela culpa da MacLaren.Quer que refresque sua memória:a vitória de Alonso em Mônaco em 2007(seria de Hamilton se não fosse a decisão da equipe);na China,a MacLaren fez Hamilton ficar mais tempo pista,quando o pneu já não aguentava mais.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).