Pílulas do Dia Seguinte
10/09/12 10:41Não é apenas a vantagem de 37 pontos para Hamilton que coloca uma das mãos de Alonso na taça do tri. A análise é mais profunda, o buraco é mais embaixo. Até ser acertado por Grosjean em Spa, o espanhol vinha numa sequência de 23 GPs pontuando. Tem a ver com sua capacidade de levar o carro até a linha de chegada, tem a ver com a alta confiabilidade da Ferrari. Terá que acontecer uma tragédia para que ele fique dois ou três GPs sem pontuar. E, ainda assim, um mesmo piloto teria que coletar esses pontos. Taí mais uma vantagem do espanhol: os pontos que sobram têm ficado, via de regra, dispersos pela concorrência. Ora é Hamilton, ora é Vettel, ora é Webber, ora é Button. Enfim, há vários motivos para acreditar no seu terceiro título. Cenário difícil de imaginar quatro ou cinco meses atrás;
Ainda no capítulo título mundial, acho que a McLaren belisca o de Construtores. A equipe inglesa está em franca ascensão, enquanto a Red Bull estacionou. E não é de hoje;
Revi várias vezes o incidente entre Alonso e Vettel. E muita gente aqui recordou de um lance muito parecido, lá mesmo em Monza, em 2011, em que foi o alemão que escapou da pista. Na ocasião, Alonso não foi punido. Os comissários acertaram. Desta vez, repito, erraram feio;
Senna pediu punição a Di Resta num caso parecido. Também revi a imagem e minha opinião é a mesma do incidente acima: lance de corrida. Não caberia punição;
Massa: “Foi um ótimo resultado pensando que o Fernando largou em décimo e chegou em terceiro. Eu saí em terceiro e terminei em quarto, porque não consegui segurar o Pérez. Era muito difícil. Mais um pouco e ele ganhava a corrida. Então, acho que foi ótimo para a equipe.” Sim, para a Ferrari ficou de bom tamanho. E o brasileiro realmente não tinha o que fazer: nem Alonso segurou o Pérez. Se continuar tomando pontos da concorrência como ontem, Massa pode ter chances de ficar na Ferrari. Mas o que ninguém sabe é o quanto Montezemolo quer esperar até definir a situação. Em Monza, ele deu mostras de que quer resolver rápido. Isso seria ruim para Massa;
Ainda sobre Massa, é compreensível o desejo dele de querer continuar na Ferrari. É mais que uma equipe, é um mito do automobilismo. Mas acho que a reflexão que ele precisa fazer é se vale a pena continuar por mais um ano, ofuscado por Alonso. E isso não é uma crítica ao brasileiro, embora eu já tenha feito tantos. É uma constatação. Qualquer piloto hoje ficaria em segundo plano dividindo a equipe com o espanhol, o melhor da atualidade;
Que pilotaço é o Perez. Se eu sou dirigente de uma equipe grande, qualquer uma, espero o cara na saída do paddock e ofereço um contrato;
Kubica voltou em alto estilo. Disputou neste final de semana o Ronde di Gomitolo Lana, um rali na Itália, e venceu. “Quero restabelecer meu estilo de pilotagem e ajudar meu braço a se recuperar melhor”, disse. Sim, o foco total dele é a F-1. Acho difícil, mas taí o Zanardi para jogar na nossa cara que nada é impossível.
Perez vai pra Ferrari em 2013 e Massa volta pra Sauber
Sabe o que eu admiro no inglês D.Hill Seixas, a paciência para esperar a sua vez! Em 1993 ninguém percebeu, D.Hill estava em um time inglês, dividindo a equipe com um piloto francês. Só que ele tinha que aceitar fazer jogo de equipe, para favorecer o companheiro!
D.Hill não saiu choramingando pra mídia disparando cobras e lagartos! E quando Prost saiu, sabe o que aconteceu? A Willimas não deu a chance a seu piloto da casa, contratou A.Senna…logo no primeiro treino Senna chamou o carro de PORCARIA, Hill nunca fez isso na Williams. Quem conhece Frank Williams sabe que ele trata seus carros como verdadeiros filhos, tanto que ele sempre valorizou mais seus carros que determinados pilotos. A Williams não se preocupou de perder Piquet, Mansell ou Prost. E com Senna seria a mesma coisa se tivesse algum problema, e todos sabem, 94 não ia ser um ano nada fácil ao brasileiro.
Abaixo D.Hill entrega duas vitórias ao francês(até tú Prost?), e olha que o tricampeão não teve um único rival em 1993 na luta pelo título. D.Hill para quem não sabe(críticos), em sua segunda temporada na F1, botou pressão em Prost em várias corridas. O problema de Hill, foram as ordens de equipe!
Líder D.Hill entrega liderança a Prost-GP Canadá 93.
http://www.youtube.com/watch?v=2HSAm0pZS04
Líder D.Hill entrega liderança a Prost GP França 93:
http://www.youtube.com/watch?v=sAP9Smmix3U&feature=plcp
Williams admite ordem para Prost ser campeão em 93:
http://www.youtube.com/watch?v=64nMDgrzkMo&feature=plcp
Sem esse jogo de equipe o placar antes do GP da Inglaterra ficaria Prost 49 x 38 Hill…dava para o inglês botar pressão no francês até o final do ano, pra ter uma idéia, Hill fez uma baita corrida no GP da Inglaterra, mas o carro quebrou quando liderava. Se a Williams desse a mesma atenção(carro de Hill quebrou três vezes contra uma de Prost), Hill poderia disputar o título com Prost nas 8 corridas restante.
E ele venceu três corridas seguidas ao final do ano assustando Prost(Rubinho só venceu um GP em seu primeiro ano de Ferrari), tanto que o francês sequer forçou muito em cima de Schumacher no GP de Portugal, um segundo lugar já bastaria para Prost ser campeão.
Nesse GP Galvão ainda disparou: “Esta certo o Prost, tem que ficar atrás do Schumacher, o alemão não vai entregar a vitória fácil. Tá certo o Prost em garantir o campeonato”
Observando todas as corridas em 1993, Hill poderia passar das cinco vitórias, e até pressionar Prost, mas a equipe do seu próprio país não permitiu. Não me lembro dos torcedores ingleses massacrarem a Williams ou Prost por isso…
Em 1994 D.Hill sequer era notado pela equipe, tudo era voltado para o primeiro piloto Senna. D.Hill em nenhum momento ficou com choradeira! Esperou sua vez no time, e ela acontece diante de uma grande drama em IMO, mas Hill não teve culpa nisso. Muito massacram Hill por não conseguir bater Schumacher em 94/95, mas o alemão era um piloto fora de série(diferente do caso de 2009, Button para muito era apenas mediano). Bom lembrar que, Prost antes de ser campeão também perdeu dois títulos em 83/84. Para depois ser campeão em 85 em cima de Alboreto, um título conquistado muito graças ao fantástico carro que era extremamente regular para a época.
Hill não foi campeão em 94/95 porque disputou com fera da mesma forma como aconteceu com Prost, em 96 pelo menos Hill fez o básico, bateu seu companheiro de equipe e foi campeão. Não estou comparando pilotos, apenas mostrando que Hill não era esse piloto ruim que a maioria falam. O inglês só teve quatro anos carro vencedor 93/94/95/96. Prost teve carro vencedor por vários anos: 81/82/83/84/85/86/88/89/90/93, isso também faz uma baita diferença. Hill em 97/98/99 já estava em time mediano nem tinha condições de vencer corridas, Prost sempre pilotou em times grandes: Renault, Mclaren, Ferrari e Williams. Disputou diretamente 8 títulos levando 4, Hill disputou 3 vezes e foi campeão uma vez. Lembrando que a Williams dispensou seu recém campeão inglês, pra contratar um…alemão para 1997. Como podem ver, na Inglaterra patriotismo é levado de outra forma, é outra mentalidade. Hill já tinha 4 anos de Williams, mas perdeu espaço para um canadense que ainda tinha pouca experiência na F1, mas com um carro muito superior acabou campeão, Hill poderia dar o troco em Schumacher em 97. O time de seu país não permitiu…
Rubinho foi muito burro, se ficasse CALADO na Ferrari até 2006, pegaria uma equipe no topo. Schumacher não foi campeão em 2006, mas fez uma coisa até mais importante que o próprio título, venceu 7 corridas colocando o time em alta(e sem o Rubinho na equipe em 06, provando que era ele quem fazia a diferença),a Ferrari estava pronta pra brigar pelos títulos de 07/08. Rubinho poderia ser até bicampeão se ficasse no time, era só ficar QUIETO e esperar sua chance. Com Schumacher se aposentando, Rubens tinha grandes chances de liderar o time em 07/08.
Raikkonen foi para a Ferrari e conquistou um baita título batendo Alonso, Lewis e toda Mclaren. Coulthard também passou o mesmo problema que Hill, o escocês correu por anos em equipe inglesa(Mclaren), nunca teve uma chance boa no time. E o pior, Coulthard sempre foi capacho de um finlandês! Um escocês em um time inglês, sendo capacho de um…finlandês. Mas isso já é outra longa história…
O que o Galvão falaria se a Fittipaldi hoje com piloto brasileiro, tivesse que fazer jogo de equipe pra favorecer o primeiro piloto que poderia ser…alemão?
O planeta com certeza ia rachar ao meio, pelo menos a choradeira dos pachecos iam vazar pelas rachaduras, ninguém ia morrer afogado!!!
Vamos parar de dar atenção a certos narradores, e aceitar a Formula 1 como ela é, ingleses e escoceses fazem isso e curtem a F1 sem ficar choramingando! E olha que a Grã-Bretanha só conseguiu dois títulos desde 1996.
Muito legal sua análise, parabéns.
Tirando o fato do Hill não ser tão bom assim o resto é verdade
Fabio, direto ao assunto: esse carro da Sauber é espetacular em salvar pneus….isso ja vinha ocorrendo nas ultimas 2 temporadas certo?
É bom, mas não espetacular.
Abs
“Kajuru não chora por futebol, muito menos por Formula 1”
Fala pra eles Kajuru…
“Galvão Bueno ganha mais de um milhão de reais por mês vendendo ilusões. O que fazem com o torcedor é um estupro mental, vendendo ilusões e vendendo mentiras”.
O vídeo abaixo é bem antigo, por isso atualizei os valores:
http://www.youtube.com/watch?v=xEXY0MybKw8&feature=related
ESSE VÍDEO ME LEMBROU A F1 QUE ACOMPANHO A 31 ANOS! GALVÃO POR 19 ANOS FEZ UMA BAITA PROPAGANDA-ENGANOSA TENTANDO COLOCAR BARRICHELLO ENTRE OS MAIORES FENÔMENOS DA F1. SE RUBINHO FOSSE TUDO ISSO QUE O GALVÃO FALOU, ELE TERIA PELO MENOS UNS 3 TÍTULOS NA F1. E FORA DA FERRARI, FORMANDO UM SUPER TIME SÓ PRA ELE!!! ISSO, PARTINDO EM CONDIÇÃO INFERIOR EXATAMENTE COMO KIMI ESTA TENTANDO FAZER HOJE NA LOTUS! RAROS CAMPEÕES TIVERAM ESSA CAPACIDADE NA ERA MODERNA NA F1, OS QUE EU VI FAZER E CONQUISTAR TÍTULOS FORAM: LAUDA, PROST, PIQUET, SCHUMACHER, ALONSO E VETTEL! TODOS TIVERAM GRANDES PROJETISTAS, MAS TAMBÉM OS MESMO DEPENDERAM DE GRANDES PILOTOS PRA EXTRAIR AO MÁXIMO SEJA NA PISTA OU AJUDANDO A DESENVOLVER O CARRO. EM 2009 RUBENS SEQUER FEZ O BÁSICO, BATER BUTTON NA LUTA PELO TÍTULO(MUITO PELO CONTRÁRIO, TOMOU UMA BAITA SURRA DO COMPANHEIRO). ATÉ 2008 O INGLÊS SÓ TINHA UMA ÚNICA VITÓRIA NA F1, RUBINHO NUNCA FOI NADA DISSO QUE O GALVÃO FALOU. ATÉ O MASSACRADO D.HILL CHEGOU AO TÍTULO EM 1996. PELO POUCO TEMPO QUE FICOU NA F1(7 TEMPORADAS COMPLETAS), D.HILL TEM CONQUISTA BEM EXPRESSIVAS, MUITO A FRENTE DO ULTRA-VALORIZADO BARRICHELLO…
Damon Hill:
Largadas,115
Títulos,1
Vitórias,22
Pódios,42
Pontos,360
Pole positions,20
Voltas mais rápidas,19
O que o pseudo-narrador deve estar achando do Rubinho na F.Indy? No geral, O brasileiro esta sendo mais uma vez um grande fiasco.
Levanta a mão quem já foi estuprado mentalmente pelo maravilhoso mundo de Galvão Bueno! Eu graças aos céus nunca caí nessa desgraça!
Esse é o problema do Fábio Seixas, incapaz de fazer uma crítica mais dura para Massa. Só foi feroz na crítica para o Rubinho que não faz parte de sua panelinha.
E, pneus novos, asa movel e os outros carros com os pneus quase que esfacelado. Bom aonde esta a genialidade do Perez? Alguem lembra do GP da Espanha de 1981? Gilles Villeneuve venceu a prova segurando uma fila de carros mais rapidos que o seu. Os 5 primeiros carros cruzaram a linha de chegada com uma diferenca do primeiro para o quinto na casa dos dois segundos. E, nao havia asa movel. Voces lembram a ultrapassagem de Nelson Piquet sobre Airton Senna no GP da Hungria de 1986? E, ainda nao havia asa movel. Pilotaco, o Perez? BLABLABLA!!!!!
O massa tem que, o mais rápido possível, mostrar um bom serviço para conseguir mudar para uma equipe de ponta no ano que vem envés de tentar ficar na ferrari.
Lembramos mais dos resultados do Sergio Perez na SAUBER, do Kimi na LOTUS, do Schumacher na MERCEDES, até do di Resta na FORCE INDIA… então repito: o que adianta o Massa ficar na Ferrari? Em termos de $$ ninguém tem nada a ver com isso; é uma decião dele. Mas esportivamente acho uma lástima.
Seixas, depois daquele baita susto em SPA, se o espanhol chegar ao tricampeonato será que ao final de 2013 ele se aposenta? Acho que ele fica só mais um ano pra curtir o prazer de pilotar como tricampeão, depois cai fora. Com o espanhol fora da Ferrari, não seria hora de Vettel ir para Maranello? Pelo menos nessa equipe não tem perseguição da FIA, é briga de cachorro grande. A RBR é uma ótima equipe, mas não tem inglês com grande influência no time, se tivesse não seria tão perseguida pelos cartolas ingleses da FIA…vc trabalha dentro do circo, tem muito puxão de tapete no meio, é o que estou vendo com o time austríaco com piloto alemão e australiano.
GP da Itália 2012, 80th podium for Fernando Alonso.
http://www.statsf1.com/en/statistiques/pilote/podium/nombre.aspx
Mais um pódio do espanhol Galvão vai ter um infarte…
Tá complicado para Alonso, a vantagem de 37 pontos não é suficiente a não ser que a Ferrari tenha condições de vencer corridas, mas o grande drama desse carro ainda é a classificação! Alonso precisa pelo menos se livrar da obrigação de vencer, se ele conseguir isso faltando 3 corridas, aí sim fica com uma mão no título.
Essa diferença entre o primeiro e segundo é o grande drama de Alonso, são 7 pontos. Basta três dobradinhas da Mclaren com Lewis vencendo e Alonso em terceiro, despenca a vantagem, são 30 pontos a menos.
Ainda tem a RBR de Vettel que pode ir bem, mas não a ponto de ameaçar as Mclarens. Vettel pode tirar pontos de Alonso, o mesmo pode fazer Kimi ou Perez. Por outro lado, com essa supremacia da Mclaren, quem pode atrapalhar Hamilton é justamente Jenson Button. Lewis não pode perder pontos para o companheiro de jeito nenhum, mas é impossível Hamilton chegar a frente de Button em todas as provas. Jenson vem de uma ótima recuperação e pode ter certeza, ele vai incomodar o companheiro em algumas provas. Essa quebra na Mclaren em Monza também é um alerta para Lewis, ele não pode abusar do equipamento, motores e câmbios tem limites no ano, se um carro quebrou é um alerta.
Alonso, Lewis e Button vão brigar por vitórias e pódios(Alonso estava forte em Monza, se não largasse tão atrás, podia ser até segundo, mas fica a dúvida se a Ferrari com o espanhol esta tão forte…Massa só vai fazer cócegas até o fim do ano, mas tendo oportunidade pode se “enroscar” com Lewis pelo caminho, coisa de corrida).
RBR no momento só tem carro para chegar aos pódios, pode sim atrapalhar Alonso brigando por um segundo, ou terceiro lugar. Pra entrar na briga pelo título Vettel vai ter que torcer por abandonos dos rivais, tá muito complicado. A FIA pegou muito no pé dessa equipe e do alemão, pra piorar é a RBR quem esta sofrendo com quebras(Vettel perdeu pelo menos uns 45 pontos com quebras e punições ridículas da FIA, podia estar liderando o mundial). A Mclaren esta dominando de todos os lados, mas não estou vendo a FIA sequer ir dar uma olhadinha em seus carros. Na FIA a maioria do alto escalão são de pessoas inglesas, Mclaren é inglesa…isso explica muita coisa. Caso da Ferrari todos sabem, ela tem forte influência política, vimos isso em Monza. Vettel e Webber só disputam na raça e competência, quando mostram…alguém vem e corta, manipularam o campeonato tecnicamente e esportivamente contra a RBR.
Pelo carro fantástico e pelo momento, esta fácil para Lewis tirar essa diferença de 37 pontos, ele só perde o campeonato pra ele mesmo! Estou vendo o inglês liderar o campeonato no máximo em 4 provas! O problema é que a temporada esta perdendo a graça, com um carro muito superior é fácil descontar a diferença. Lewis pode até ser o campeão, mas não vai ser o melhor piloto de 2012, o destaque disparado fica com Alonso! Em seguida, vem Vettel que só tem uma vitória, mas estava sempre na briga! Depois de Monza, fica complicado pensar em títúlo, a RBR não tem carro veloz e resistente…mas Vettel foi extremamente regular! Teve muitas provas que ele fez a diferença e não o carro, única corrida que ele estava vencendo na molesa era o da Europa onde quebrou. Raikkonen também esta em grande forma, mas corre por fora pelo título, esta lembrando o ano de 2007, vem como não quer nada…
Só faltava Kimi puxar o tapete da Mclaren(de novo), Ferrari e RBR em 2012…
Os brasileiros assumiram o papel de coadjuvante na F1 pela incompetência e braço duro. Mas o Massa, a Globo e a imprensa de F1 são os palhaços, melhor, os macunaímas na F1. Se contentam em deixar o espanhol passar, tal como Rubinho com o alemão. E acham que tudo isso vale a pena, não porque a alma não seja pequena, mas porque estar na Ferrari é viver um mito. Pelo amor de Deus… depois de Senna o Brasil não merecia esse bando de macunaímas. Vamos ver se o Perez deixará o espanhol passar como faz o Massa… Tenho certeza que fará como o Hamilton fez com o espanhol na Maclarem, pois em segundo e para fora da equipe. É isso…
Bem que eu tentei mas, definitivamente, não tem jeito. Siga em paz Fábio Seixas. Não vou mais perder meu tempo lendo o que voce escreve.
Simplesmente espetacular os comentários do racing fan. Não é de hoje que leio argumentos construtivos e realistas sobre o desempenho dos pilotos neste campeonato. Perco o interesse de expressar minha opinião, pois racing fan traz em todos os tópicos criados pelo Fábio Seixas uma síntese completa da f1.
Parabéns racing fan. Esteja sempre disposto ( a ) para colocar essas ideias neste espaço.
Bom Fábio, diante de tantos q opinaram contigo me senti na obrigação de colocar o ,eu ponto de vista. eu tambem vi e revi e achei que quando o Alonso ja’ tava com o carro de lado passando, Vettel começou a embarrigar deliberadamente sua curva, num trecho de tangente “suave”, e obriga o adversário ir pra fora da pista. Tanto e’ fato q reparem só q Vettel acompanha o carro da Ferrari até ele sair da pista ficando a poucos metros da linha branca, e na boa aquela curva da’ pra fazer mais por dentro e ser rápido igual, um traçado normal. Outra forma de analisar e’ que e’ uma curva na aceleração ainda do carrro, vc nao pode numa reta empurrar, numa curva muito menos, ja’ q mais imprudente ainda. O espanhol tinha ação e no minimo meio carro. Fechada de porta jogando para fora da pista, DT.. Parabéns aos Comissários.
Aposto na volta de Kubica. O cara tem só 28 anos. O problema físico pode ser compensado pela direção hidráulica dos F-1. Torço por ele.
Acredito que puniram corretamente o Vettel. Naquela “curva” usar todo o traçado é perder tempo, porque ficar por dentro é percorrer um caminho mais curto e não há desaceleração nela. Vettel propositadamente deixou escorregar o carro para tirar Alonso da pista. Se teve um lance no passado que quem fez igual não foi punido, não justifica que nesse ano não seja. Concordo com Montezemolo (a regra mudou) e Vettel foi muito agressivo. Essa punição exigiu que ele ficasse atrás de carros mais lentos depois do Drive Through o que pode ter levado ele a abandonar o GP. Se ele tivesse pista limpa, talvez pudesse ter economizado mais o motor e concluído a prova.
Já Di Resta aprontou com Senna também. Di Resta se posicionou por dentro e Senna por fora. Logo depois Di Resta vem para fora e joga o brasileiro para fora da pista. Aquela manobra foi tão irregular quanto a de Vettel.
Aí entra sim o discurso e crítica da Red Bull que puniram o Vettel porque era contra o Alonso e na Itália. Em uma manobra também irregular, Di Resta não foi punido. Sim, tem o lado político e tem o fato que Senna brigava pela +ou- 10º posição e Alonso pela 3º. Lembro de uma frase do Rubinho sobre a ausência de atuação dos comissários para punirem manobras anti-esportivas no pelotão intermediário e no fundo do grid. Como as câmeras filmam muito mais os pilotos da frente, eles não se esforçam tanto para investigar os outros carros.
É evidente que o comissário italiano, Emanuelle Pirro, favoreceu a Ferrari em Monza. O que deixa-me danado e cada vez mais antipatizado com o Alonso são os fricotes que ele dá quando não consegue passar um adversário. Quem não se lembra da sua queixa contra o Massa em Hockenheim, em 2010, quando não conseguia passá-lo? – “Isso é ridículo” – dizia o espanhol através do rádio, quando o brasileiro o segurava. Vettel, no ano passado, passou-o no braço do mesmo jeito, sem fazer teatrinho… Para mim, Vettel é mais piloto, e ainda tem chances de recuperação. Lembrando que, uma das vitórias do Alonso, em Valência, foi em virtude de um problema mecânico no carro do alemão.
Sobre as punições, a F1 está muito chata, cheia de não me toques. Acho que se aquele quarteto fantástico (Senna, Prost, Piquet e Mansell) estivem correndo agora, seriam mais punidos do que o Maldonado. Quem não se lembra das fechadas de porta que o Senna dava no Prost, saindo diversas vezes da tragetória, da briga intensa entre Piquet e Mansell? Eram disputas de colocar roda para fora da pista, passar na grama, na terra, na zebra, roda com roda etc. Lembram da tentativa de ultrapassagem do Mansell sobre o Berger em San Marino, 1990? E não teve nada de punição idiota. Na verdade, anda faltando bom senso por parte dos comissários!
O perez fez uma baita corrida, ele tem se mostrado regular, sempre fazendo boas corridas, mas eu sou mais fã do kaba-san, mesmo sendo menos constante é mais arrojado, é 8 ou 80, algo mais das antigas, mas que a sauber tá muito bem de piloto tá, e eu dono da ferrari levaria um dos dois e deixava o outro com pré contrato.
Só pra finalizar fábio o meu primeiro post, vc me respondeu
“Risco sempre há na F-1. O que eu penso é que não houve risco excessivo ali.”
Acredito que no caso do alonso, um assoalho batendo na brita a 300km/h fazendo a roda dianteira esquerda perder contato com o solo 3 ou 4 vezes foi um tanto quanto perigoso, não aconteceu uma tragédia talvez por maestria do alonso, mas é como eu falei e o amigo Max comentou, eu to falando de algo que não aconteceu, mas poderIA acontecer, ai é que entra a questão de se considerar a prevenção ou nao, punindo ou não.
Fábio, quem decide essas regras de defesa e punições? Os pilotos participam?
São os comissários, 3 por GP. Os pilotos não participam, mas há sempre um ex-piloto entre os comissários.
Abs
Olá Fábio, parabéns pelos seus comentários…achei um absurdo a punição ao Vettel, o Alonso iria passar até c/ certa facilidade mas não era ali o ponto de ultrapassagem, vejam o link abaixo onde em 2011 foi o inverso e nem por isso o espanhol foi punido ou “o apito amigo” já invadiu a F-1???
É a 1ª vez que vejo uma reclamação no rádio ter efeito mais rápido que o próprio carro de F-1… é lamentável p/ a F-1!!! Se ele ficar feliz em ser campeão assim então boa sorte, eu até estava torcendo devido sua competência nas pistas mas não nos bastidores, agora mudei de time literalmente, perder o Domingo de manhã p/ ver apito amigo em favor da Ferrari=Monza=Itália e ainda temos que aguentar o “babão do Gavião” falar que tá certo o Massa ceder p/ Espanhol, só mostra a falta de personalidade do nosso pilotinho…por isso que nunca foi campeão!!! Ou então corre pelo $$!!
Segue o link(é ridículo uma equipe como a Ferrari ter que ser favorecida há décadas p/ ser campeã e falo sendo descedente direto de italiano): http://www.youtube.com/watch?v=6ejUFPjaVQQ
Ninguém está vendo a ascensão do Kimi. O cara vai dar trabalho até o fim do campeonato. Seria muito legal se ele fosse campeão!
O Racing Fan aí embaixo deve estar falando de outro Alonso… não é possível!!! Rs.
Mesmo se tratando de Fernando Alonso, ainda faltam 7 corridas.
Diferença de 37 pontos não é nada diante de 175 pontos em jogo, principalmente quando o segundo colocado é Hamilton ( excelente piloto, demonstrando força, pois ganhou 2 de 3 das útimas corridas) com um carro em pleno crescimento como a macklaren tem demosntrado.
A cúpula da Ferrari deve empurrar a definição do segundo piloto com a barriga. Se eles optarem por outro já , correm o risco de não contarem mais com a assistencia Massa para o restante do campeonato , e Alonso iria correr sozinho.
Os comentários publicados são muito recorrentes e tendenciosa de desmerecer vincular a situação atual de ALONSO alegando que o espanhol é altamente beneficiado pela FIA e pela FERRARI. Torcer para os pilotos brasileiros é legítimo e natural, mas com isenção. Não há como ser líder de um campeonato tão equilibrado, pontuando em todas as corridas, com exceção da última onde foi literalmente jogado pra fora pelo Grosjean, não tendo talento. Os 37 pontos de vantagem sobre HAMILTON não vieram ao acaso. Precisamos aprender a respeitar o talento em detrimento do fanatismo. Felipe Massa, é um bom piloto, mas jamais alcançará o nível do espanhol, um fora de série, e sem sombra de dúvidas o melhor piloto da F1 na atualidade. O resto é conversa para boi dormir.
A vitória de Alonso neste campeonato é quase impossível. A regularidade por si só não vai fazer de Alonso campeão. Dificilmente Alonso será inclusive vice campeão. Os GPs vencidos por Alonso têm quase todos semelhanças de nível de detalhes técnicos. A exceção talvez seja o GP da Alemanha, mas aqui Alonso teve a oportunidade dada por características especiais do clima durante todo o fim de semana, o que baralhou a estratégia dos adversários. Em todas as outras pistas Alonso não teve a mínima de chance de vencer e passou a milhas disto. As pistas que aí vem, com exceção de Singapura, todas têm velocidades de ponta em várias retas desfavoráveis ao motor Ferrari. Para garantir alguns lugares proximos do pódio, a Ferrari terá de garantir algum arrasto em curvas rápidas, o que vai complicar ainda mais a vida a este Ferrari 2012 em reta. Outra vantagem do Ferrari em Hockenhein foi o fato de a pista ter pelo menos 4 curvas que são feitas em 2ª, e mesmo assim Button terminou a 6,9s de Alonso. Singapura teria alguma oportunidade a dar a Alonso por ter pelo menos 5 curvas de 2ª marcha, mas a pista tem mais pontos favoráveis à Mclaren e à (Vettel) RB do que à Ferrari. Depois de Singapura, todas as corridas têm velocidade de ponta acima dos 315kmh, e sem trechos de circuito claramente lentos como era Valencia. Essa configuração é uma desvantagem evidente para o Ferrari. Dificilmente o Ferrari vencerá alguma corrida daqui para a frente. Impossível não é, mas é muito difícil. Em todos os circuitos com estas características este ano, a Ferrari passou longe até mesmo do pódio. Outro problema para Alonso é a gestão dos motores. Apesar de a Ferrari ter estreado menos motores que a Mclaren, a equipe de Maranello já só tem 3 motores com baixa ou nenhuma quilometragem, até porque Alonso foi o piloto que mais voltas completou, isso é verdade, enquanto a Mclaren ainda tem uma margem de 5 motores nestas condições. Alonso vai ser obrigado a tirar o pé antes do fim da temporada. Se não fizer, os motores Ferrari o farão por ele obrigatoriamente. Chances quase zero de Alonso ser campeão. Talvez nem vice seja.
A regularidade do Alonso o vai fazer campeão. Vai jogar na retranca daqui pra frente, com seu zagueirão Felipão Massa.
Só posso dizer uma coisa de vc …VC É MALUCO…KKKKKKKKKKK….
Cara, nunca vi aqui tamanha lucidez e conhecimento, parabéns, podes substituir qualquer “comentarista”nacional sobre formula 1!
Interessante a sua analise. Vou guarda-la até o final do campeonato.
Racing. Após esta análise eu pergunto? E ai já apostou? Afinal Alonso aparece como favorito nos sites de aposta. Se não apostou você esta perdendo tempo!
Tu é um Maluco esse campeonato já era. É de Alonso, se você prestar atenção não fez a pole no sábado por um problema, e depois teve o carro avariado quando saiu da pista e mesmo assim foi ao 3º lugar saindo da 10º posição.
O Button quebrou!!! por isso ele chegou em terceiro. Agora vc imagine se o Massa tivesse a frente do Button.
O Felipe Massa está condicionado a guiar pela Ferrari, ele já não liga se está sendo dominado por Alonso, e se considera insubstituível na equipe, isso por pelo menos até 2013 em caso de renovação, e o que é pior ele está sem completo interesse em guiar para outra equipe, me parece que se há Ferrari mandar ele embora nessa temporada ou até em outra o que seria em 2013, sua carreira deve acabar por completo.
LUTO!!! A Ferrari precisa de marmelada para vencer?
Quando um piloto da mesma equipe está no topo e o seu parceiro está no fundo do poço, é natural ele facilitar numa disputa, agora nesse caso deste GP da Itália 2012, pelo menos eu acho que numa disputa normal o Alonso bateria o Massa no finalzinho da corrida, mas só que o Massa facilitou as coisas, no que é normal.
Penso exatamente o mesmo…coloquei até o link onde há comparação Vettel x Alonso de 2011 e 2012, ano passado o espanhol não foi punido na mesma manobra e mesmo ponto…é uma palhaçada a italiana!!
http://www.youtube.com/watch?v=6ejUFPjaVQQ
Tá parecendo o Galvão, tem o campeonato, e a colocação no campeonato de construtores vale dinheiro, e a Ferrari é uma equipe… , pode não parecer mas neste aspecto o esporte é coletivo e o Massa está se esforçando para permanecer nesta equipe…
Se foi “marmelada”, pq o Massa nao chegou “colado” no Alonso?