Pílulas do Dia Seguinte
10/09/12 10:41Não é apenas a vantagem de 37 pontos para Hamilton que coloca uma das mãos de Alonso na taça do tri. A análise é mais profunda, o buraco é mais embaixo. Até ser acertado por Grosjean em Spa, o espanhol vinha numa sequência de 23 GPs pontuando. Tem a ver com sua capacidade de levar o carro até a linha de chegada, tem a ver com a alta confiabilidade da Ferrari. Terá que acontecer uma tragédia para que ele fique dois ou três GPs sem pontuar. E, ainda assim, um mesmo piloto teria que coletar esses pontos. Taí mais uma vantagem do espanhol: os pontos que sobram têm ficado, via de regra, dispersos pela concorrência. Ora é Hamilton, ora é Vettel, ora é Webber, ora é Button. Enfim, há vários motivos para acreditar no seu terceiro título. Cenário difícil de imaginar quatro ou cinco meses atrás;
Ainda no capítulo título mundial, acho que a McLaren belisca o de Construtores. A equipe inglesa está em franca ascensão, enquanto a Red Bull estacionou. E não é de hoje;
Revi várias vezes o incidente entre Alonso e Vettel. E muita gente aqui recordou de um lance muito parecido, lá mesmo em Monza, em 2011, em que foi o alemão que escapou da pista. Na ocasião, Alonso não foi punido. Os comissários acertaram. Desta vez, repito, erraram feio;
Senna pediu punição a Di Resta num caso parecido. Também revi a imagem e minha opinião é a mesma do incidente acima: lance de corrida. Não caberia punição;
Massa: “Foi um ótimo resultado pensando que o Fernando largou em décimo e chegou em terceiro. Eu saí em terceiro e terminei em quarto, porque não consegui segurar o Pérez. Era muito difícil. Mais um pouco e ele ganhava a corrida. Então, acho que foi ótimo para a equipe.” Sim, para a Ferrari ficou de bom tamanho. E o brasileiro realmente não tinha o que fazer: nem Alonso segurou o Pérez. Se continuar tomando pontos da concorrência como ontem, Massa pode ter chances de ficar na Ferrari. Mas o que ninguém sabe é o quanto Montezemolo quer esperar até definir a situação. Em Monza, ele deu mostras de que quer resolver rápido. Isso seria ruim para Massa;
Ainda sobre Massa, é compreensível o desejo dele de querer continuar na Ferrari. É mais que uma equipe, é um mito do automobilismo. Mas acho que a reflexão que ele precisa fazer é se vale a pena continuar por mais um ano, ofuscado por Alonso. E isso não é uma crítica ao brasileiro, embora eu já tenha feito tantos. É uma constatação. Qualquer piloto hoje ficaria em segundo plano dividindo a equipe com o espanhol, o melhor da atualidade;
Que pilotaço é o Perez. Se eu sou dirigente de uma equipe grande, qualquer uma, espero o cara na saída do paddock e ofereço um contrato;
Kubica voltou em alto estilo. Disputou neste final de semana o Ronde di Gomitolo Lana, um rali na Itália, e venceu. “Quero restabelecer meu estilo de pilotagem e ajudar meu braço a se recuperar melhor”, disse. Sim, o foco total dele é a F-1. Acho difícil, mas taí o Zanardi para jogar na nossa cara que nada é impossível.
7×7 ainda é 49. e 49 ainda é mais que 37. Acredito no hamilton. Peres na Ferrari. Felipe na Mercedes.
Fábio não estou vendo a sua empolgação dos dois últimos anos proclamando o Vettel como um superpiloto. Vettel começou com um carro bom e não desenvolveu… o carro piorou. Alonso desenvolveu o carro ruim do começo do ano, ainda permanece com um carro abaixo dos primeiros e mesmo assim é líder disparado do campeonato. Na minha modesta opinião o Vettel é como o Barrichelo, só ganha se for num carro muito bom e ao longo do ano deteriora o carro. Alonso mostra cada vez mais que é o melhor de todos os tempo. Esta claro em 0:23s do video http://www.youtube.com/watch?v=6ejUFPjaVQQ na comparação ve-se claramente q vettel nao deixou espaço para um carro, alonso sim.
Concordo inteiramente com o seu comentário sobre o Massa: a questão não é simplesmente a Ferrari querer ficar com ele (de fato, nas ultimas 5 provas ele passou a ter um desempenho aceitavel), mas ele ver até que ponto vale ficar na Ferrari (correr ao lado do Alonso é ter a certeza de ser um eterno segundo piloto, sem chance real de voltar a se destacar). Para ele, a melhor opção seria uma troca simples com o Perez, já que a Sauber tem um bom carro (só resta saber se, sem o dinheiro da Telmex, o desenvolvimento do carro continuaria no mesmo ritmo…) e ele recuperaria a motivação de guiar, sabendo que pode novamente o piloto principal da equipe. Só não sei ele se reaproximou do Peter Sauber… De qualquer forma, continuar na Ferrari a essa altura da carreira é ter a certeza de que ele será um novo Rubinho…
Já para o Perez, a boa seria ir para McLaren ou Red Bull, que tradicionalmente são equipes que dão uma real igualdade de tratamento aos seus dois pilotos e permitem que ambos duelem, sem a predileção declarada que a Ferrari tem pelo seu primeiro piloto.
Abraço a todos
é a mclaren da o mesmo tratamento aos pilotos?…olha pro Button, começou a andar mais que o hamilton e o salafrario do Ron Dennis voltou a frequentar o padok, curiosamente o carro do Button não andou mais, estranho né?
Quando vamos deixar de ser bairristas e emocionais? Alguém acredita que o Alonso não passaria o Massa, com muita facilidade?
Ah! Massa se agarra a renovação com a Ferrari pois é sua única chance de pilotar numa equipe top. Numa média ele “desapareceria” logo. É um bom piloto, como a maioria da que estão na F1.
Alonso passaria de qq jeito…abriu 10 seg em 15 voltas…Massa não sabe cuidar dos pneus!!
Fábio, Perez tem se mostrado um pilotaço! Ir para a Ferrari (mesmo considerando a fase inicial de sua carreira de F1) e ser segundo piloto do Alonso na base do “faster than you” não seria prejudicial para sua carreira?
Massa era segundo piloto do Shummi que, já não era tão garoto assim.
Ao que me consta Fernando tem muitos anos pela frente, certo? Portanto, seria bom pro Sergio ir pra uma equipe e ficar assim por longos anos? Não corre o risco da sua pilotagem entrar em depressão como entrou a do Felipe? (convenhamos que o Massa não é nenhum gênio da F1, mas teve um ótimo momento onde quase foi campeão e foi o maior vencedor de corridas daquele ano, não fosse lambanças da Ferrari durante a temporada ele teria saído campeão, o que não é pouca coisa).
Vejo que, para pilotos que almejam alguma coisa nas suas carreiras, ser segundo piloto de um figurão jovem e disparadamente o melhor da categoria como é Alonso e como são as coisas dentro da Ferrari, não deve ser muito salutar. Serviu pro Irvine, não serviu pro Rubens e não tem servido pro Felipe. Serve pro Perez?
Abraço!
Fábio, só eu vibrei com a terceira colocação do Kimi Räikkönen no campeonato? rsrsrs Puxa vida, ninguém comentou! Abraço!
Alonso é o protegido da Ferrari porque ele é bom o suficiente pra merecer este posto. Garanto que ninguém reclamaria se o Massa fosse o piloto n. 1. Massa é relativamente mais fraco que Alonso e sua função, infelizmente, é ser um “escudeiro”. Ir pra outra equipe, mesmo com um carro inferior, lhe dará uma chance de se redimir como pessoa e como piloto.
“Dick Vigarista” Alonso já é campeão. e ontem,mais uma vez, fez jus ao apelido… um escândalo oque fizeram com Vettel. Quanto a Kubica, vi algumas fotos e ele está com sérios problemas de mobilidade no braço e mão direitos. parece que vão fazer outra cirurgia no cotovelo direito para melhorar a mobilidade. entretanto, com dificuldades e tudo, guiou bem um carro de rali, que, creio, seja bem mais pesado que um atual F1… então… por que não?
na epoca de piquet e senna , ja mais eles aceitariam ser o segundo piloto de uma equipe de fomula 1 ; por isso foram grandes campeos da historia da formula 1, massa e rubinho nao servem nen pra correr na stokcar brasil …, nao tem vaga pra eles rsrsrss. vamos fazer um protesto no grande premio do brasil fora massa !!! , vc nao é digno nen pra fala o nome Brasil
Tentei ser otimista, apostei até no Massa para a vitória. Acompanhei os tempos de volta ao vivo e ele SEMPRE era 3 décimos mais lento que todos no último setor… daí fica difícil 1.
Achei que estava polpando os pneus, mas detonou eles. Culpa do acerto dele e de sua pilotagem.
A Ferrari sabe disso.
E ainda dá azar.. no final de semana que consegue ir bem no treino e na corrida, o principal candidato a sua vaga dá um show! Assim fica difícil 2.
Mérito e honras mais uma vez para o espanhol… que corrida.
Fábio. Parabens pelo texto! por tudo que acontece dentro das pistas, fora dela e dentro do cockpit da ferrari do Alonso, realmente difícil essa cair fora do colo dele. Alonso é merecedor pelo talento que possui, justamente por isso, não devia ser tão favorecido, dentro da equipe e nas salas dos dirigentes da FIA e FOM, quem assiste tem QI e discernimento para diferenciar o esporte e o negócio, e toda vez que o negócio se faz valer mais alto dentro da pista, todos perdem! Mérito ao Perez ontem ter escolhido acertadamente a estratégia de deixar os pneus moles pro final com o carro mais leve, se tivesse feito algumas voltas mais cedo, ganhava a corrida! só não acho que o mexicano tenha muito mais braço que a média deste grid, este carro sauber é muito bom, só falta aquele algo mais que equipe grande tem para ser vencedora!abs
Pessoal não fique chateado com o Fabio Seixas, é só a opinião dele, não é a expressão da verdade e muito menos a realidade. Ele não levou em conta que a MacLaren ganhou os três ultimos GP’S e é a equipe que tem mais vitoria na temporada, para o FS isso é irrelevante. Mas é a opinião dele só isso.
E se Hamilton ganhar todas as corridas daqui para frente?Alonso e a Ferrari sabem perfeitamente que isso é possível.Talvez nem seja necessário ganhar todas.Então,meus amigos, vamos com calma.Essa mão que já está taça pode não ter ainda segurado bem o caneco:ou caneco está ainda quente,ou a mão está ainda trêmula.
Voce acredita em gnomo? Fada madrinha? Papai Noel? Sabe quando Hamilton vai ganhar todas? No dia em que o Sargento Garcia prender o Zorro.
Que comentário mais babaca esse seu.
E se Hamilton ganhar todas as corridas daqui para frente?Alonso e a Ferrari sabem perfeitamente que isso é possível.Então,meus amigos, vamos com calma.Essa mão que já está taça pode não ter ainda segurado bem o caneco:ou caneco está ainda quente,ou a mão está ainda trêmula.
Fabio,
Você acha que a palavra do Alonso tem forte influência na Ferrari? Será que o espanhol toparia dividir a equipe com um cara com potencial como o Perez? Não foi esse tipo de coisa que criou um desgaste em outras situações no passado?
Eu acho que sim, por acredito que o Pérez aceitaria ser segundo piloto, pelo momento da carreira.
Não concordo, Fábio. Não me parece muito ser do temperamento do mexicano baixar as calças pro Alonso. O Hamilton estava estreando na F1 e não deu mole. Mas claro, se assinar com a Ferrari com certeza terá no final do contrato um “p.s..: favor ceder a posição pro espanhol, sempre que possível”.
O Jonathan Noble talvez seja o cara mais bem informado sobre McLaren no mundo da F1… o cara aposta que o Massa estará em Woking muito em breve.
Se isso se concretizar eu vou acreditar que o Ron Dennis e o Paddy Lowe rasgam notas de 100 libras.
rasgam nada, ja estão reduzindo o salario do queridinho hamilton
Não precisa ter influencia, já esta em contrato que quem entrar vai estar a serviço dele, e nem acretido que Péres aceite ir para a Ferrari, ninguem pode ser tão inocente a ponto de pensar que vai superar o Alonso dentro da Ferrari, se eu fosse o Massa trocaria com Pérez, vai demorar menos tempo para a Sauber ganhar uma corrida que um segundo piloto da Ferrari possa se sobresair.
Como já escrevi antes,não adianta chorar e torcer mais para o PASSA. o ALONSO ´já é campeão com esse pontos.Somente peço ao Bruno não cair na do Passa e do Barrica e ficar querendo também reclamar.Não deve haver punições porque é um campeonato de Competição a não ser caso grave.Como até agora não houve então porque ser punido.Queremos ver um Bruno competitivo.
O Massa deveria ter hombridade e vergonha na cara e procurar um outro lugar para pilotar ano que vem, pois se sujeitar a certas coisas apenas para conseguir a permanência por mais um ano nessa equipe podre e corrupta da F1 que se chama Ferrari é brincadeira mesmo. Já está rico véi, agora vai procurar um lugar que seja feliz e tenha alguma possibilidade de vencer algum dia na F1 e recupere a sua reputação que está manchada com o povo brasileiro, como mesmo fez o Kimi, em que saiu e agora voltou por cima em uma equipe média, mas que pelo menos está sendo feliz e pilotando muito e talvez na sua melhor forma, pois sempre teve carros bons e agora está mostrando de verdade o seu verdadeiro potencial.
Cai na real. O Massa já passou da época de tentar se campeão de alguma coisa.
Agora o negocio é outro. De verdade vc. é tão ingênuo que acha que algum esportista se acha rico o bastante pra desprezar 10 milhões de euros de salário??
Penso o mesmo. Ta virando um capacho profissional com o talento que têm. Ta fraco de cabeça.
Não há nada que possa acontecer na F1 que vá resultar em punição para esse espanhol mala. Nada.
Por outro lado, qualquer piloto que se aproxime dela receberá com certeza uma punição exemplar.
Vide Grosjean na corrida anterior e o Vettel agora.
Apesar de culpado, duvido que aconteceria algo se a donzela não tivesse sido tocada.
Essa é a política da F1 atual.
E as declarações atuais do massa são dignas de pena. Esta se assumindo como o cara a ser montado.
Pena porque o cara tem talento. É uma baita piloto mas um esportista de última categoria.
Pra mim o Massa assinou o contrato com a Ferrari na frente de todo mundo ontem, quando deixou Alonso passar.
Vai ser mais uma ano de sofrimento, de resultados abaixo da média, enfim… acho que é o que podemos esperar do Massa.
Um piloto que mesmo depois de anos na F1 ainda não aprendeu a fechar a boca, outro dia comemorou a punição de Grosjean, mas esqueceu que ele mesmo esteve nesta posição no começo de sua carreira na F1, foi inclusive demitido por seu chefe e até chamado de barbeiro (depois Sauber teve que engolir o que disse).
Pra mim, tanto Alonso quanto Bruno forçaram a barra, os dois pilotos que estava a frente deles não poderiam imaginar que alguém seria idiota o suficiente pra tentar passar naqueles dois pontos por fora.
acho que todos nós, gostaríamos de ver o massa em uma grande equipe o ano que vem. mas convenhamos, este ano ele só vai ter chances de terminar a frente do alonso se existir um carro entre eles. mas como seria no ano que vem? eles iniciariam a temporada 2013 em igualdade de condiçôes ou será sempre assim?
Esse ano o massa ja começou a primeira corrida acertando o carro para o malonso.
Foi capacho desde a primeira corrida e está usando isso para fechar mais um no de contrato.
Com toda certeza será capacho o ano inteiro. Melhor esquecer o massa e torcer para os pilotos que podem competir.
Detalhe, com certeza nem o carro dele é igual ao do mala. Ele vai melhorar agora no final do ano porque o carro dele também receberá uma atenção maior visto que ja assumiu o papel de capacho e precisa tirar pontos das outras equipes de verdade.
Não estranhe se ele se enrroscar com o Hamilton.
pra se enroscar com o hamilton não precisa de nenhum artificio, é só ficar meio proximo, o resto o hamilton faz sozinho….rs, se for o caso leva uma mala preta pro maldonado e fica tudo resolvido
Olá Fábio, sempre acompanho e gosto muito do seu trabalho. Não entendo o Massa querer tanto ficar na Ferrari. Com o Alonso como prioridade em todas as corridas ele não vai ter chance nenhuma nunca. Se na primeira corrida de 2013 ele estiver em primeiro e Alonso em segundo ele será obrigado a deixar o Alonso ultrapassa-lo. Vai ser assim sempre. Penso que o melhor piloto para Felipe Massa ser companheiro é o Hamilton.
KKKKKKK….
não discordo do fato de que o perez seja um bom piloto,mas esse ano com esses pneus surgiram “bons” pilotos mais pelos resultados que alcançaram graças ao desgaste excessivo dos pneus.
Fábio,
Se a Ferrari não assinar com Massa, e o rumor do Hamilton na Mercedes acontecer, por exemplo, o que poderia gerar um enorme troca-troca de pilotos (envolvendo inclusive outros como Finlandês, o Perez, etc) que cadeiras você acredita estarem disponíveis para o piloto Brasileiro? McLaren? Mercedes? Force India? Lotus?
Abraço!
Ferrari: Alonso está chegando e pode usar a asa.
Massa: então, rapaziada, eu estava pensando sobre os termos da minha renovação de contrato…..
KKKK…muito bom, mas seria foda se o El Fódón ultrapassasse assim mesmo, com o massa deixando ou não, no fiinal da corrida não precisaria nem voltar pro box, ja vem guiando a ferrari pro Brasil, se quiser sair com alguma coisa
pois eu acho o allonso um bebe chorão que so ganha porque todo mundo trabalha para ele. até minha conta no santander eu ja encerrei.
Acho a mesma coisa e fiz exatamente o mesmo. Mas encerrei a conta pela incopetência do banco mesmo.
Triste ver todo mundo ajudando o mala e mais triste ainda ver o massa vibrando com a posição de capacho.
O Fábio disse tudo. Para mim ele esta levando desvantagem na ferrari.
Mas ainda boto fé na Maclarem
Que comentario desnecessario.
hahahahahaha…..
mas que bela forma de descontentamento hein fera??!
Aham, o Alonso não corre nada, só chora, e é a toa que tem 2 títulos mundiais e lidera este campeonato com sorte apenas… Aí você acorda e a única realidade é a conta encerrada no Santander, que pouco importa pra maioria aqui, acredito eu…
Alonso é um baita piloto. Mas que chora como poucos, isso não se pode negar. Nas poucas situações em que o companheiro estava na sua frente e não conseguia passar, se descabelava dentro do carro.
Mas é claro, o mérito é dele por mobilizar a equipe para seu benefício.
encerrei minha conta no santander porque está uma bosta trabalhar com esse banco mesmo, e isso não tem nada com ferrari e nem com o alonso
fábio ai eu pergunto, se em ambos os casos Alonso x Vettel em 2011 ou 2012, algum deles escapa da pista bate no muro e fica paraplégico a opinião dos “especialistas” seria a mesma?
Ou seria algo como ” eles são rivais, mas também são companheiros de trabalho, como profissionais tem de saber ate onde é o limite do risco da integridade do outro” e provavelmente iriam crucificar algum deles. A opinião varia de acordo com a consequencia?
Eu nao puniria, mas como a regra mudou, e todos sabiam disso, entao não cumpriu = punição ponto.
pra quem quiser comparar ai vai o link.
http://www.youtube.com/watch?v=6ejUFPjaVQQ
Você está falando sobre um cenário que não aconteceu.
Ah, tá… então não existe prevenção?
Esperemos alguém matar, ou deixar paralítico um para conter o ímpeto deles?
É sério isso?
Assim que você pensa?
Risco sempre há na F-1. O que eu penso é que não houve risco excessivo ali.
Abs
Estou como o Fábio. O problema não foi o risco mas sim o risco contra a donzela intocável.
Na verdade em 2011 o Alonso quando viu o vetel deixou espaço para ele e não jogou o vetel para fora ao contrário do que fez o vetel em 2012, está claro pelas imagens do video do Tite
Fabio,
O Schumacher não teria mais levar o Massa para a Mercedes?
Você acha mesmo que o alemão vai se aposentar?
Abs
** não tentaria levar o Massa para a Mercedes?
Sim, faria sentido, mas o Hamilton pode ter mais apelo à equipe.
Abs
Oi Fábio,
Pensei a mesma coisa que o Eduardo, e também acho que a Maclaren não vai deixar o Hamilton sair. Eu aposto que só estão pressionando para ele diminuir a pedida $$$$$.
O que você acha?
como diz o Odney Edson……
Sejamos prágmaticos: tb acho que o Massa não ganha nada, ficando mais um ano na Ferrari à sombra do Alonso.
Mas, se ele for para uma equipe média, qual a chance dele fazer sucesso? Duvido que seja maior do que ser 2º piloto de uma equipe de ponta, como é o caso dele atualmente. Em outras palavras, seria trocar seis por meia dúzia.
Magina, qualquer lugar é melhor do que como capacho do malonso.
A posição do massa é digna de pena para um piloto da qualidade dele.
Gostei mto da corrida de Monza e a estratégia da Sauber foi mto bacana e favoreceu ao Pérez que voa nas pistas.
Concordo com vc, ano que vem, ele precisa estar numa equipe grande, ele guia tão bem quanto aos pilotos que estão na ponta hoje.
Erra pouco, se houve algum erro (que eu não me lembro), o Maldonado estava no meio rsrsrsrs.
Boa corrida do Massa, achei o Senna um pouco afoito na corrida, errando nas freadas, reclamando de incidentes de corrida que só na cabeça dele caberia uma punição.
Um bom lugar para o Massa seria na Lotus ou Sauber.
Não só compreensivel, como necessario, Felipe precisa urgente mudar de ares, mas a essa altura do campeonato se não conseguir renovar seu contrato com a ferrari periga ficar sem carro… acho q a saída é ele permanecer la por mais 1 ano pelo menos, tentar fazer um bom campeonato (sim, ele tem condições de andar, se não na frente do Espanhol pelo menos proximo, é so lembrar do campeonato de 2010 quando até o GP da China a disputa era bastante igual entre os 2, depois dali q o caldo desandou) pra aí sim tentar vislumbrar uma vaga numa outra equipe de ponta… creio q Massa consiga assinar um contrato de pelo menos mais 1 ano com a ferrari.