Pílulas do Dia Seguinte
10/09/12 10:41Não é apenas a vantagem de 37 pontos para Hamilton que coloca uma das mãos de Alonso na taça do tri. A análise é mais profunda, o buraco é mais embaixo. Até ser acertado por Grosjean em Spa, o espanhol vinha numa sequência de 23 GPs pontuando. Tem a ver com sua capacidade de levar o carro até a linha de chegada, tem a ver com a alta confiabilidade da Ferrari. Terá que acontecer uma tragédia para que ele fique dois ou três GPs sem pontuar. E, ainda assim, um mesmo piloto teria que coletar esses pontos. Taí mais uma vantagem do espanhol: os pontos que sobram têm ficado, via de regra, dispersos pela concorrência. Ora é Hamilton, ora é Vettel, ora é Webber, ora é Button. Enfim, há vários motivos para acreditar no seu terceiro título. Cenário difícil de imaginar quatro ou cinco meses atrás;
Ainda no capítulo título mundial, acho que a McLaren belisca o de Construtores. A equipe inglesa está em franca ascensão, enquanto a Red Bull estacionou. E não é de hoje;
Revi várias vezes o incidente entre Alonso e Vettel. E muita gente aqui recordou de um lance muito parecido, lá mesmo em Monza, em 2011, em que foi o alemão que escapou da pista. Na ocasião, Alonso não foi punido. Os comissários acertaram. Desta vez, repito, erraram feio;
Senna pediu punição a Di Resta num caso parecido. Também revi a imagem e minha opinião é a mesma do incidente acima: lance de corrida. Não caberia punição;
Massa: “Foi um ótimo resultado pensando que o Fernando largou em décimo e chegou em terceiro. Eu saí em terceiro e terminei em quarto, porque não consegui segurar o Pérez. Era muito difícil. Mais um pouco e ele ganhava a corrida. Então, acho que foi ótimo para a equipe.” Sim, para a Ferrari ficou de bom tamanho. E o brasileiro realmente não tinha o que fazer: nem Alonso segurou o Pérez. Se continuar tomando pontos da concorrência como ontem, Massa pode ter chances de ficar na Ferrari. Mas o que ninguém sabe é o quanto Montezemolo quer esperar até definir a situação. Em Monza, ele deu mostras de que quer resolver rápido. Isso seria ruim para Massa;
Ainda sobre Massa, é compreensível o desejo dele de querer continuar na Ferrari. É mais que uma equipe, é um mito do automobilismo. Mas acho que a reflexão que ele precisa fazer é se vale a pena continuar por mais um ano, ofuscado por Alonso. E isso não é uma crítica ao brasileiro, embora eu já tenha feito tantos. É uma constatação. Qualquer piloto hoje ficaria em segundo plano dividindo a equipe com o espanhol, o melhor da atualidade;
Que pilotaço é o Perez. Se eu sou dirigente de uma equipe grande, qualquer uma, espero o cara na saída do paddock e ofereço um contrato;
Kubica voltou em alto estilo. Disputou neste final de semana o Ronde di Gomitolo Lana, um rali na Itália, e venceu. “Quero restabelecer meu estilo de pilotagem e ajudar meu braço a se recuperar melhor”, disse. Sim, o foco total dele é a F-1. Acho difícil, mas taí o Zanardi para jogar na nossa cara que nada é impossível.
Por causa desse mito, a carreira dos brasileiros na Ferrari foram destruídas. Primeiro Barrichello, depois foi o Nelsinho, que até hoje ninguém, nem ele mesmo falou claramente o verdadeiro motivo de toda aquela lambança e nem vai falar enquanto estiver correndo e agora o Massa, este que virou capacho do Alonso pois só serve pra figurante e nunca vai conseguir nada na Ferrari a não ser humilhação. Depois falam que dinheiro não compra felicidade, mas acho que para o Alonso sim. Quanto ao Perez, já não é de hoje que mostrou que é muito mais piloto que o Maldonado pois tem mais cabeça e não faz tanta burrice quanto o venezuelano que desta vez ficou bem calminho lá atrás.
Minha pergunta é como um talento como o do maloso pode se transformar nesse mala . Siceramente não sei.
Seixas, será que essa constante má classificação do Bruno não é devido a uma preferencia dele por preparar o carro para a corrida?
Fábio, pode ser que eu esteja utilizando um critério meio subjetivo, mas em 2011 o Alonso deixou o espaço de um carro para o Vettel, diferente do que aconteceu na corrida de ontem.
abs
Boa tarde fábio seixas, nao concordo com sua visoa sobre o mundail de pilotos, a vantagem esta em 37 pontos faltando 7 corridas um ou dois problema que a ferrari do alonso tiver muda tudo,nessa constante eu acredito na mclaren nos dois campeonatos
Discordo apenas quanto a PER e ALO. Não acho ALO o melhor da atualidade, faça-o dividir garagem com VET ou HAM e veremos…ocorre que hoje, MAS não é comparativo pra nenhum dos pilotos de ponta.
PER apenas usufruiu de um carro de qualidade aliado à estratégia correta em vista da sua posição de largada. Apenas isso, ele não é um pilotaço, sou mais ROS por exemplo.
Tomara que o Perez não vá para a Ferrari. Isso acabaria com a carreira de um piloto tão promissor como é o Perez. Acho isso por 2 motivos;
Primeiro: Como disse o Button, Alonso sabe como colocar todas as atenções da equipe em volta dele.
Segunda: Tradicionalmente, na Ferrari só um piloto para vencer e o segundo é o escudeiro.
Tomara que Perez vá para a McLaren, lá sim ele terá como disputar a vitória de igual pra igual, Hamilton vá para a Mercedes, isso dará muito animo tanto para a equipe como para ele.
Fabio, não adianta é muito cedo, para dizer com uma mão na taça, nem o proprio alonso acredita nisso ainda!São sete corridas em jogo que somam exatamente 175 ponto Muita coisa pode ocorrer. Supondo que Hamilton, Vettel , Kimi ganhem essa proxima! E o Alonso por algum motivo não pontue ou não chegue entre segundo, terceiro ou quarto. Ai eu quero ver! E detalhe vamos esperar para analisar na proxima corrida! Eu acredito que Hamilton vai levar essa também! Pode esperar!!!
Deus te ouça. Também torço por isso. Seria um flask back do malonso na maclarem.
Ver o mala perdendo do Hamiltom não tem preço.rsrsrsrsrs
Parte retirada do incrível texto do site http://www.moderfast.com.br sobre o GP da Itália:
“…Sim, concordamos que o brasileiro deveria abrir já que o parceiro está na briga pelo título e ele não tem chances nem de lutar pelo vice, mas se o Zaca fosse malandro o rádio da equipe do Cavallino Rampante gravaria o seguinte diálogo histórico:
(Massa) – Rob, coloca meu pai no rádio.
(Rob Smedley) – Como?
(Massa) – Vai porra, chama meu pai, caralho!
(Titônio) – Fala meu filho, tá tudo bem? Tá precisando de alguma coisa?
(Massa) – Tô sim, pai, presta atenção. Fala pra aquele velho filho da puta do Montezemolo que quero aumento. E quero que ele renove meu contrato até 2015. Entendeu pai?
(Titônio) – Como?
(Massa) – É isso aí pai, tá surdo? Vai precisar do Luciano Burti pra traduzir o rádio? Chega junto daquele carcamano reformado e manda ele assinar agora! E avisa que se não assinar meto o pé no freio na frente desse espanhol de merda e fodo a corrida dos dois, ok?
Mas óbvio isso não aconteceu e Fernandito passou fácil! Fim das esperanças de pódio de Zaca. Porém, mesmo sem o diálogo, há uma grande chance de sair da Itália com o contrato renovado (os bastidores já dão como certo).”
Além do site ser muito bom, os textos do pseudo chefe de equipe Domenicatso também são hilários. Vale a pena!
Você como comentarista é um brilhante torcedor. Não sei porque ainda perco meu tempo lendo seu blog de m…. Falar que que qualquer piloto ficaria em segundo plano dividindo a equipe com Alonso é, no mínimo, esquecer (ou relevar) o que o Hamilton – em início de carreira, diga-se de passagem – fez com esse espanhol… Reconheça: Alonso, Hamilton e Vetel estão no mesmo patamar, embora Alonso seja muito mais velho. E Hamilton e Vetel ainda tenham muito a crescer.
E você como leitor então…Ele disse dividir a equipe…LEIA se Ferrari, mané. Em 2007, o próprio Ron Dennis disse que o Alonso era o adversário deles. Então, acreditar que ele e Hamilton estavam em pé de igualdade lá…
Análise bem tranquila, Fábio. Não dá para fugir muito disso, não.
Apenas ressalto que a McLaren é disparado, hoje em dia, o melhor carro do grid.
Depoistam-se aí, a meu ver – além do óbvio talento de Hamilton – as esperanças de quem torce pelo negão.
Considerando que faltam 175 em disputa e que a vitória vale 25….humm…
Hoje seria como se – tirando o exemplo do futebol – Alonso estivesse “duas rodadas” na frente de Hamilton. O que pode acabr já na próxima corrida.
abs
Vale lembrar, porém, que os pontos só estavam ficando “dispersos pela concorrência” há algum tempo. Depois da vitória de Alonso na Alemanha, só deu McLaren. E se não fosse a batida do Grosjean em Spa e a falha de Button ontem, duas dobradinhas pareciam bem possíveis. Não só isso: depois que descobriram a questão do mapeamento do motor da Red Bull e a possibilidade de mexer na altura do carro entre a classificação e a corrida (a FIA descobriu que isso podia ser feito manualmente, quando o correto é só possibilitar que isso seja feito com uso de ferramentas, para evitar a mudança de configuração que dá uma vantagem imensa na qualificação) a Red Bull é uma sombra do que foi em outras corridas dessa temporada, e o Vettel, que muitos apontavam como novo “rei das poles”, já não larga da pole desde Valencia. Isto é, não só diminui-se consideravelmente a quantidade de gente “dividindo os pontos” como, pior ainda pra Alonso, a McLaren está com aquela cara de time dominante: não deu chance pra concorrência em três circuitos com características diametralmente opostas (Hungria vs. Spa/Monza). A não ser que a Ferrari acerte bem nos upgrades para Cingapura, não me parece que vai ser muito fácil.
Fabio, a Red Bull “morreu” a partir do momento em que a FIA alterou as regras de mapeamento de motor…. Concorda? Ou tem mais coisa aí por baixo dos panos que não sabemos…
Para mim o Massa tem que mostrar um bom trabalho esse final de ano para arrumar vaga em equipe boa o ano que vem… Esquece de Ferrari! Esse filme todo mundo já viu. Alonso campeão esse ano merecidamente…
Se o Kubica já consegue pilotar em ralli,na F-1 vai ficar bem mais fácil.O problema talvez seja descobrir o limite novamente,chegar lá rapidamente,mas do jeito que ele é “fominha”deve chegar no limite bem rápido…
Fábio, não sei se fui o único a perceber, mas não vi nenhum comentário sobre isso até agora em lugar algum.
Fato é que o Hamilton não comemorou nada! Fez a pole e desceu direto do carro para a balança, sem cumprimentar o público e/ou abraçar os mecânicos.
Ontem foi o mesmo. Limitou-se aos tchauzinhos de dentro do carro. Nada de festa.
Pergunto: sujeitinho mascarado ou um “recado” para a equipe?
Ambos. Quero ver ele ir mesmo para a Mercedes, e ter de desenvolver o carro.
Daniel, o Hamilton não comemorou mesmo a pole, depois nas entrevista ele estava mais feliz. Agora na corrida ele fez sacanagem ele saiu serio do carro, mas depois se jogou na torcida ( equipe) foi festa!É que a globo cortou bem na hora que esta indo comemorar com a equipe! Quando é o Hamilton é tudo rapido, parece que um acordo com o Massa! rsrsrsrs
aquele com a torcida era o peres, o galvão que mais uma vez viu e falou errado, ele disse que era o hamilton
A estratégia de Perez ontem fez a diferença. Ele saiu de pneus duros, que duravam mais. Logo, quando todos estavam de pneus em farelos, ele conseguia andar mais. Pôde parar mais tarde. E quando os outros estavam de compostos duros, colocou os macios, que são mais rápidos e com o carro mais leve, no fim da prova, voou e só não venceu a corrida por não ter mais voltas. Ele correu melhor que o Massa? Ele correu melhor que todos. Nem o Alonso conseguiu segurá-lo e foi ultrapassado com a mesma facilidade. Por sinal, Massa e Alonso chegaram muito perto um do outro. Se essa corrida for parâmetro para ameaçar Massa, então deveria ameaçar o Alonso também, visto que ambos foram ultrapassados pelo mexicano e com igual facilidade. A segunda melhor estratégia para mim seria duas paradas, saindo com pneus macios, colocando os duros na sequencia e terminando com macios, ou se não tivesse, fazendo os dois primeiros trechos de pneus duros e terminando com os macios. Acredito que a pior estratégia seria sair de macios, fazer uma só parada e terminar de pneus duros, como a maioria fez. Isso é comprovado. É só ver que os pilotos que saíram na frente e usaram essa tática chegaram atrás. Perez, que saiu em 12º, chegou em segundo. Hamilton usou a tática tradicional e só não perdeu a corrida por ter muita vantagem, mas se tivesse cinco voltas a mais, perderia.
Alexandre, ninguém dúvida que a estratégia de Perez foi boa (a melhor para a posição dele, sair do 12º lugar).
Mas não obrigatoriamente a melhor estratégia para todos.
Pois para sair com pneu duro era necessário fazer o Q3 com pneu duro e além disso a estratégia só é boa se ela funcionar nas 53 voltas da corrida.
Uma estratégia que para funcionar precise mais 5 voltas no total da corrida não é a melhor estratégia, principalmente para os primeiros 10 cujo objetivo é ganhar corrida.
Paulo: impecavel seu comentario. Eu vi muita gente repetindo esse mantra de “se a corrida tivesse mais 5 voltas…”, o q equivale dizer q era uma “estrategia perfeita para a corrida errada”. Alguns falaram por tolice, mas acho q outros queriam na verdade enfatizar a surpresa diante do desempenho extraordinario obtido com essa estrategia: se um piloto apenas promissor (melhor q o massa? sei la. Q o alonso? pergunta besta, ne?), guiando um carro apenas regular (certamente infererior a maclaren, ferrari, RBR, lotus e mercedes) sai da 12a posicao e chega a 2a, isso indica q a estrategia era mesmo excelente, mesmo em 53 voltas… e provavelmente teria valido sacrificar um pouco a posicao no Q3 pra ter um resultado assim: alguem q largasse de decimo pra frente usando essa estrategia provavelmente venceria a corrida. Poderiamos argumentar q a estrategia nao foi surpreendente, q os resultados simulados mostravam isso, mas a estrategia de sacrificar desempenho no Q3 pra ter uma performance melhor na corrida era muito arriscada (na verdade, frequentemente as equipes fazem essa opcao), mas tem pelo menos um caso q demonstra q a estrategia foi mesmo subestimada: alonso! ele nao tinha nada a perder se largasse com os compostos mais duros, se o computador indicasse q era a melhor opcao, pois teve problema no equipamento e admitiu q so saiu do box no Q3 pra tentar ganhar uma posicao de alguem q eventualmente nao saisse. Quero dizer: se a estrategia era a melhor pra alguem q largou em 12o, seria melhor ainda pra alguem q largaria em 10o (sem chances de tentar posicoes mais a frente no Q3). Conclusao: acho q as equipes vao pensar muito sobre como aperfeicoar seus modelos de progrnostico de desempenho.
Bom dia, Fábio !!!!!!!!!!!
Muito se fala se o Massa continua na Ferrari, mas eu não vi ninguém perguntar, para onde ele iria, se a Ferrari realmente o dispensar.
O que o Sr. Nicolas Todd está fazendo para coloca-lo em outro carro? Por favor vamos começar a perguntar para onde o Massa poderia ir e não continuar a ser 2 na Ferrari.
Um abraço.
Achei um video aqui http://www.youtube.com/watch?v=QMqiCVamh-s&feature=player_embedded
O pessoal tá questionando esta história do Kubica , até agora não apareceu uma foto se quer do evento. Que tá meio estranho esta história isso tá. Fábio vc acredita que tem chance desta história não ser verdade??
A história é verdadeira.
Abs
Perez na Ferrari seria um desperdício de
competência , deixando tudo para o Alonso
( seu pneu está mais gasto , …Alonso está
mais rapido etc… e tal )
perfeito Fábio,
me pareçe que houve evolução na pilotagem de Bruno, será que a faca se encaixou nos dentes?
Fábio, ficou sabendo algo sobre uma manifestação racista que o Lewis sofreu nesse domingo?
Lamentável que alguns tifosi são perfeitos idiotas.
Não, não fiquei sabendo. O que houve?
Eu vi aqui nesse site:
http://papayaorange.com.br/2012/09/ninguem-pode-nos-calar/
Abraço!
Se houve isso, é lamentável. E, sim, racismo é coisa de idiotas.
Abs
Fábio, na verdade há rumores de ofensas racistas. Escrevi o post por que acho que o assunto é grave demais, entretanto há divergências sobre como foi e mesmo algumas fontes negam o ocorrido.
Perfeita análise, principalmente quanto aos títulos: acho que teremos duas zebras, se olharmos a análise da pré-temporada. Alonso campeão é quase um milagre, se considerarmos o carro que era a Ferrari até a 6ª etapa e que correu praticamente sozinho até ontem, sem ajuda do companheiro; no de Construtores, a falta de confiabilidade da Red Bull começa a pesar – as quebras são muitas, e a McLaren tem andado melhor, inclusive na classificação. Impossível não vislumbrar uma virada, que há 3 corridas atrás parecia impossível.
o massa de alguns anos atraz era um piloto competetivo ,ganhava corrida e disputava titulos,hoje ele recebe criticas o tempo todo,muitas com razão ,outras nem tanto.O fato é q o Felipe quer ficar na ferrari pra provar q pode bater o Alonso e calar os criticos,acho q esse é o pensamento dele,se vai consequir já é outra história,por isso torço pra que ele renove seu contrato e consiga seus objetivos.
e o pinguço do kimmi já é terceiro, que legal saber do Kubica, está fazendo falta na F1, mais dificil de saber se o Kubica volta ou se o zanardi fez o impossivel, é entender a mclaren do Button, problemas no pescador de combustivel…???ahhhh…sai pra láaaaa…
Fábio,vc elogiou o Massa e o Perez,se vc tivesse o poder de decisão o q faria no caso da ferrari
Contrataria o Pérez ontem.
Abs
Até quando teremos que aguentar g. Bueno narrando, chega a ser ridiculo para a Globo, será que ninguém do alto escalão enxerga isso?
Abaixa o volume e ouve pela CBN. Só vai perder os bons comentários do Burti
ridiculo, mas vc ve! assim como muitos outros. Então, p q trocar? o dia q mudar isso, ai alto escalão pensará diferente.
Discordo. O alonso leva a prioridade na ferrari porque é assim que ele firmou contrato. Ele quer exclusividade. E isso independe se le é o melhor ou não. O 2007 na mclaren sem prioridade é uma prova disso. Quanto ao perez na ferrari, justamente por ser muito bom, não acha que é justamente a ferrari que ele tem que evitar? Ou será que o alonso vai deixar? ele mesmo disse que tem poder de decisão sobre o companheiro.
Calma aí Fábio, Perez demonstra muita inconstancia ainda. Ele levou sorte mas vi outras vezes ele ser dar mal com essas taticas. Como é equipe pequena passa desapercebido.
Outra inconstancia sua sobre Massa. Massa quer continuar na Ferrari porque se desvalorizou a tal ponto que nenhuma boa equipe o quer, esse é o motivo.
E o Massa …tá constante??? KKKKKKKKK Perez, Hulk, Sutil, Kubica com um braço só, Rosberg, Kova…qualquer um “toca” mais que o Massa!! Se tiver um pouco de orgulho, tem que pedir p/ sair , muito melhor do que ficar mais um ano tomando pau do espanhol!!
Concordo com a premissa, discordo da conclusao. A tabela as vezes engana, mas nesse caso, ela reflete bem a diferenca de consistencia e performance francamente a favor do mexicano, nessa temporada (ainda mais levando-se em conta, a inferioridade do equipamento; a corrida de ontem foi um ponto fora da curva, mesmo no inicio do campeonato, carro por carro a ferrari sempre esteve muito a frente da sauber). Entao, pode ser que o Perez seja “inconstante” em termos absolutos, e se o caso fosse o de dar pra ele o “alain prost award” de piloto mais regular do mundo, concordo q seria prematuro mas comparado com o massa, o cara tah um relogio nessa temporada. E essa eh a unica analise relevante no caso, pois a decisao eh entre contratar um piloto talvez inconstante (ainda, ateh porque, em evolucao) para o lugar de outro q tem apresentado – constantemente – um desempenho muito insatisfatorio. Convenhamos: nao eh uma decisao terrivelmente dificil.
Fábio, você não acha que é barbada o Perez na Ferrari já para o ano que vem? Talvez uma composição com a Sauber, melhor dizendo, uma troca de pilotos… Afinal lá é o berço do Felipe, o que acha?