Pílulas do Dia Seguinte
10/09/12 10:41Não é apenas a vantagem de 37 pontos para Hamilton que coloca uma das mãos de Alonso na taça do tri. A análise é mais profunda, o buraco é mais embaixo. Até ser acertado por Grosjean em Spa, o espanhol vinha numa sequência de 23 GPs pontuando. Tem a ver com sua capacidade de levar o carro até a linha de chegada, tem a ver com a alta confiabilidade da Ferrari. Terá que acontecer uma tragédia para que ele fique dois ou três GPs sem pontuar. E, ainda assim, um mesmo piloto teria que coletar esses pontos. Taí mais uma vantagem do espanhol: os pontos que sobram têm ficado, via de regra, dispersos pela concorrência. Ora é Hamilton, ora é Vettel, ora é Webber, ora é Button. Enfim, há vários motivos para acreditar no seu terceiro título. Cenário difícil de imaginar quatro ou cinco meses atrás;
Ainda no capítulo título mundial, acho que a McLaren belisca o de Construtores. A equipe inglesa está em franca ascensão, enquanto a Red Bull estacionou. E não é de hoje;
Revi várias vezes o incidente entre Alonso e Vettel. E muita gente aqui recordou de um lance muito parecido, lá mesmo em Monza, em 2011, em que foi o alemão que escapou da pista. Na ocasião, Alonso não foi punido. Os comissários acertaram. Desta vez, repito, erraram feio;
Senna pediu punição a Di Resta num caso parecido. Também revi a imagem e minha opinião é a mesma do incidente acima: lance de corrida. Não caberia punição;
Massa: “Foi um ótimo resultado pensando que o Fernando largou em décimo e chegou em terceiro. Eu saí em terceiro e terminei em quarto, porque não consegui segurar o Pérez. Era muito difícil. Mais um pouco e ele ganhava a corrida. Então, acho que foi ótimo para a equipe.” Sim, para a Ferrari ficou de bom tamanho. E o brasileiro realmente não tinha o que fazer: nem Alonso segurou o Pérez. Se continuar tomando pontos da concorrência como ontem, Massa pode ter chances de ficar na Ferrari. Mas o que ninguém sabe é o quanto Montezemolo quer esperar até definir a situação. Em Monza, ele deu mostras de que quer resolver rápido. Isso seria ruim para Massa;
Ainda sobre Massa, é compreensível o desejo dele de querer continuar na Ferrari. É mais que uma equipe, é um mito do automobilismo. Mas acho que a reflexão que ele precisa fazer é se vale a pena continuar por mais um ano, ofuscado por Alonso. E isso não é uma crítica ao brasileiro, embora eu já tenha feito tantos. É uma constatação. Qualquer piloto hoje ficaria em segundo plano dividindo a equipe com o espanhol, o melhor da atualidade;
Que pilotaço é o Perez. Se eu sou dirigente de uma equipe grande, qualquer uma, espero o cara na saída do paddock e ofereço um contrato;
Kubica voltou em alto estilo. Disputou neste final de semana o Ronde di Gomitolo Lana, um rali na Itália, e venceu. “Quero restabelecer meu estilo de pilotagem e ajudar meu braço a se recuperar melhor”, disse. Sim, o foco total dele é a F-1. Acho difícil, mas taí o Zanardi para jogar na nossa cara que nada é impossível.
Fábio, assim como no inicio do ano você estava errado ao excluir a ferrari da briga pelo título, o que agora é realidade, também errou em dizer que o Alonso está com a mão no tricampeonato. Na verdade, estão em jogo ainda 175 pontos sendo que menos de 40 separam o Alonso do hamilton, que é um cara que com a cabeça no lugar, e me parece que está, pode buscar essa diferença facilmente. Concordo com o Reginaldo leme, muito mais sagaz que você por sinal.
Mas aí tem três problemas. Primeiro, a confiabilidade da McLaren, que pode atrapalhar o inglês. Segundo, é que TALVEZ Hamilton terá a cabeça no lugar, enquanto Alonso parece nunca perder a cabeça e exibe uma auto-confiança impressionante. Terceiro, tem a RedBull na jogada, que pode roubar pontos de ambos.
Pereira, essa coisa de cabeça no lugar é coisa de Galvão Bueno, não se deixe levar o Hamilton é o melhor piloto da F1, vai se muito dificil tirar esse título do Inglês, até porque ele só depende dele.
Com certeza Massa já vislumbra uma aposentadoria sem título mundial na F1. Nesse caso o melhor mesmo é tentar continuar na Ferrari até a aposentadoria. Não é má idéia. E talvez até para a Ferrari pode ser uma boa, um segundo piloto assumido que jamais vai garfar pontos do primeiro, aquele que deve buscar o título.
Realmente acho q o asturiano vai vencer, porem eh cedo descartar o Hamilton. Por mais q se diga da regularidade, o mais legal do ESPORTE eh a imprevisibilidade q estamos cansado de ver…
E ainda o Miltinho tem o melhor carro e eh um baita piloto talvez ate do mesmo nivel, lembrando q elee foi o unico companheiro dele q realmente mostrou NA PISTA q ele n poderia ser primeiro piloto se ficassem juntos…
São poucos os fatores que ainda podem ajudar Massa a permanecer na Ferrari. O principal é que Alonso pode não querer abrir mão dessa paz reinante entre ele e o segundo piloto. Exemplo claro disso foi a corrida de domingo. Não sei se Perez vai concordar que os pneus precisam ser conservados, no mínimo. Outro fator é que Perez é um bom piloto, e mais nada. Nada demais mesmo. É um piloto cheio de altos e baixos, sem grande controle no pé direito quando é preciso. Já conta com alguns acidentes, alguns deles culpado direto. Numa corrida vai ao pódio, na seguinte comete erros primários. Não sei se é piloto a nível de uma Ferrari. Além do mais, há uma certa pressão na imprensa italiana há alguns anos por um piloto italiano. E Perez também pode não ter vontade de migrar para a equipe italiana. Valsechi poderia ser uma melhor opção e uma maior ameaça a Massa.
Fabio o seu comentário sobre a Ferrari tem sentido eles evoluiram muito.Eu sempre comentei isso! Mas acho que dessa vez quem acertou foi Reginaldo Leme. Eu acredito que o campeonato tá na mão da McLaren! E só depende dela não erra mais nada, principalmente com o Hamilton. Por quê? O que ele já viveu esse ano com a equipe!E o cara ainda tem três vitorias e 142 ponto. E o pessoal ainda fala que psicológico dele tá abalado… Só rsrsrsrs
Ola Fabio,acho que vai ser uma briga boa até o fim do campeonato agora não tem como negar o talento do Alonso s´só acho tambem que o Hamilton é um piloto que vai no limite tambem da freada bem diferente dos nossos Massa,Rubens B.,na minha opinião o Massa é um novo R.B que deixou os cifrões falarem mais alto e que venha para o bolso e deixem as freadas no limite para quem quiser prefiro acelerar meio pedal e ponto e depois invento alguma disculpa para galera o que importa realmente são os cifrões na conta.,por isso são questionados por suas condutas dentro e fora das pistas e com razão o que vc acha?
Faltam 7 (sete) corridas para o final do campeonato, são muitos pontos em disputa, colocar um favorito tudo bem! mas descartar concorrente que esta a menos de 40 pontos do lider é dar tiro no pé. o Fabio já deu um no inicio do ano com a Ferrari, será que ele esta tentando da outro?
Você também não entendeu a evolução da Ferrari ao longo do ano?
Copio e colo meu comentário já feito:
Mesmo se tratando de Fernando Alonso, ainda faltam 7 corridas.
Diferença de 37 pontos não é nada diante de 175 pontos em jogo, principalmente quando o segundo colocado é Hamilton ( excelente piloto, demonstrando força, pois ganhou 2 de 3 das útimas corridas) com um carro em pleno crescimento como a macklaren tem demonstrado.
Antonio comentou em 06/03/12 at 18:51
Calma gente!!! treino é treino, jogo é jogo, pra isso basta haver vitória nos GPs iniciais pra isso tudo mudar, Ferrari é Ferrari!!! sem esquecer que la tem Alonso.
Cara! Você tem problema?
Acho que não. Mas ou ele não gosta de você ou não gosta de ser contrariado. hehehehe
Seo Massa quiser tem vaga no lugar do Petrov, em outra tá difícil para ele…
Olá Fábio. 150 comentários até agora, somente em 1 texto. Sei lá como é q vc faz pra ler td. isso 🙂
Muito legal a entrevista do Emerson. Certeza q vc já deve ter lido. Concordo com ele quanto ao Massa. Se até no PS3 dá pra sentir o impacto de 1 troca de jg de pneus (devido ao grip), imagine na realidade e num carro de F1. Até o Schumi comentou no comeco do ano que correr nesses pneus é como andar sobre ovos. Nao estou criticando os pneus e nem a F1 desse ano. Só penso ser fato que alguns estilos de pilotagem sao beneficiados e outros prejudicados pelas regras atuais. O Massa, na minha opiniao, é um claro prejudicado. Mas este fato nao muda nada quando ao domínio geral do Alonso dentro da equipe. Sao assuntos distintos.
Pro Massa, nao vejo outra opcao senao trabalhar na adaptacao com o carro, melhorar a performance (o q já está acontecendo) e lutar ficar na Ferrari. Outra equipe de ponta nao vai contratar um piloto em baixa como ele; e com as dificuldades que ele vem enfrentando. As equipes de meio e final de grid estao optando por pagantes. Nao sobra espaco pra um piloto como o Massa. Torco por ele, apesar apesar de entender os tercedores brasileiros que se cansaram ou se frustaram.
Abracos
Eu acho que o Alonso é bom, mas não é tão melhor que Hamilton.
Fábio Seixas;
ontem à noite, o Reginaldo Leme disse exatemente o oposto que você: que apesar da vantagem, Alonso está preocupado porque a McLaren venceu as últimas corridas e está em franca ascenção. Ele acredita que está mais para o bi de Hamilton do que para o tri de Alonso.
O que você acha desta análise? (além de achar errada, é claro)
Em tempo: eu concordo com você. Acredito que Alonso consiga adminstrar a vantagem até o fim para ser tri, até porque a briga está feia entre 2- e 5- colocados, que vêm se alterando nas últimas corridas. Enquanto isso, a diferença de pontos do Alonso para o 2- colocado só tem feito aumentar.
É óbvio que respeito muito o Reginaldo, grande jornalista, grande profissional, grande exemplo, grande amigo.
Mas, neste caso, minha opinião é diferente. Acho que o Alonso já conseguiu uma “gordura” respeitável. E isso, somada à sua incrível regularidade na zona de pontos, parece-me suficiente para garantir-lhe o tricampeonato.
Abs
É incrivel como as opiniões mudam drasticamente, no inicio do ano o Fabio descartou totalmente a Ferrari e agora pra ele, ela é a franca atiradora. Agora eu pergunto quem esta errado?
A Ferrari evoluiu muito ao longo da temporada. Tanto que o próprio Alonso tratou aquela vitória da Malásia como uma enorme surpresa. Não me parece algo muito difícil de compreender…
Se alonso ganhar, será apenas mais um capitulo triste da F1…
se um cara com um carro inferior vencer o compeonato, é uma história triste, pode contar todo ano que não vou ligar pra sua tristeza.
Alonso = gênio, um dos maiores de todos os tempos, esse ano é o tri-campeonato.
Eu concordo com vc, acho ridículo o Galvão ficar torcendo para a assinatura com a Ferrari. Já ser companheiro de Alonso ofusca, ainda mais em uma equipe como a Ferrari. Se o Felipe assinar, eu vou torcer para o Alonso, pois vai ser banana nos quintos dos in…. Uma vez o Massa disse não me interessa correr para não ganhar, então tá fazendo o que na Ferrari? Que assinasse com Sauber ou com a Force India, pois não ia ganhar corrida tb, mas ao menos poderia ser reconhecido. Sinceramente, tenho pena de quem torce para o Massa. E sobre a Ferrari, acho ridículo dizer que isto é normal estas ordens. Se é normal, então tirem o título de ESPORTE, porque no esporte vence o melhor. A Mclaren e e Red Bul não fazem o jogo de equipe e já respondem a questão.
Alonsito, gênio de Las Asturias, É TRI!!!
???????????….