Hamilton, pole e festa na casa dos outros
08/09/12 10:17Atravessaram a tarantella: na terra da Ferrari, primeira fila para a McLaren.
Hamilton vai largar na ponta do GP da Itália, com Button na segunda colocação.
O tempo da pole, 1min24s010. O companheiro ficou a 0s123.
É a 23ª pole de Hamilton, que fica a apenas uma de Piquet e do top 10 da história.
Massa sai em terceiro, um resultado que guarda alguns significados pessoais importantes: é a primeira vez na temporada em que ele larga à frente de Alonso e é seu melhor grid desde o GP do Canadá de 2011, há 15 meses.
O duelo entre Alonso e as McLaren, que se insinuou durante a sexta e boa parte do sábado, acabou não acontecendo na hora decisiva. Por um motivo dos mais raros: erros do espanhol.
Se a expectativa para a tal briga já era grande após os dois primeiros treinos, aumentou ainda mais após a última sessão livre. Apenas 0s001 separou Hamilton, o mais veloz, de Alonso, o segundo colocado. Di Resta foi o terceiro, seguido por Massa, Button, Rosberg, Pérez… Bruno foi o 13º.
Além do alto grau de ansiedade, o treino oficial aconteceu com altas temperaturas: 28ºC no ar, 40ºC no asfalto.
No Q1, a batalha recomeçou. Alonso foi o melhor, com 1min24s175, 0s036 melhor do que Hamilton. Button foi o terceiro. Rosberg, o quarto. Na sequência, Di Resta, Massa, Vettel, Maldonado, Bruno…
Os cortados, Kovalainen, Petrov, Glock, Pic, Karthikeyan, De la Rosa e Hulkenberg _que teve problemas no início do treino e não marcou tempo.
No Q2, Button e Di Resta se intrometeram entre o espanhol e o Hamilton. Alonso fez 1min24s242. O campeão de 2009 ficou a 0s013. O escocês, a 0s103, vantagem de 0s049 para o campeão de 2008.
Avançaram, ainda, Massa, Rosberg, Schumacher, Kobayashi, Vettel e Raikkonen.
Os cortados, Webber, Maldonado, Pérez, Bruno, Ricciardo, D’Ambrosio e Vergne.
“Tudo normal. Faltou um pouquinho no carro, faltou um pouquinho na volta. A gente está mais competitivo com o pneu duro, amanhã vamos ver o que acontece”, disse Bruno, à Globo.
Veio o Q3. A hora do duelo final? Não, não foi bem assim.
Na primeira série de voltas, Hamilton voou e fez o melhor tempo do final de semana: 1min24s010. Alonso? Errou quando não podia, na chicane, e ficou só em quinto.
Hora de todo mundo voltar para os boxes, trocar pneus e partir para a última chance, para o tudo ou nada. Hamillton não melhorou, Alonso também não. Mas boa parte dos outros, sim, conseguiu marcas melhores.
Assim, Hamilton assegurou a pole e Alonso despencou para a décima posição.
Dá para Alonso amanhã? Pelo piloto que ele é, não dá para desprezar suas chances. Mas não precisa ser nenhum estudioso para jogar todo o favoritismo nos dois pilotos da McLaren.
(Aliás, vai ser curioso acompanhar se haverá uma disputa franca entre os dois ou se Hamilton, 16 pontos à frente no Mundial, terá prioridades da equipe _mesmo que disfarçada de um pacto de não agressão, daquele discurso de “não façam besteira”.)
CAMPEONATO DOS “PALPITEIROS”
TEMOS NOVO LÍDER NO CAMPEONATO
A) GP da Itália – 41 participantes (35+6[G]*)
Quem acertou o 1º = 20 pontos;
Quem acertou o 2º = 30 pontos;
Quem acertou o 3º = 35 pontos e
Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.
No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
* SIMBOLIZAÇÃO: [G] = Palpites indicados nos “posts” após o “grid”.
Vamos lá!
Resultado do GP da Itália:
1) Hamilton; 2) Perez e 3) Alonso
Pontuação dos “palpiteiros”:
1º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ), MauroMG, Matheus, João Arthur (Curitiba/PR), e Paulo AM (Manaus/AM) – todos com 65 pontos;
6º) Bruno – 40;
7º) Marcelo, Rafael Soares Pinto, Luciano Henriques (Santo André/SP), André de Itu (Itu/SP), Pablo, Daniel, Mileto Neto, Paulo Andriolo, Bruz, Marcelo Bombardelli, Luiz Caco, Ramiro Marote (Santos/SP), Mário Rodrigues[G], Tite[G], Rita[G] e Pietro Pecorari (Brescia/IT) – todos com 25;
23º) Douglas Celente (Campinas/SP) – 10;
24º) Saulo, Antonio Ribeiro, Gislene Passos, Paulo Breno, Celso SP (SP), Émerson Neves (Guarujá/SP), Thiago Pomkerner, Alex[G] e Iguaçuano[G] – todos com 5;
33º) Gabriel Legum, Pedro Tannus, Foister, Osvaldo Lucas Andrade, Railson Freitas, Tiago Nunes, Daniel de Menezes Pereira, Rogério Mondi e Eduardo Paganella – todos com 0 (zero).
Curiosidades:
TEMOS UM NOVO LÍDER!
E o pior para nós, “pitaqueiros” contumazes, é que esse líder é o dono do blog.
Estamos dando muita moleza e precisamos melhorar os nossos palpites.
Tá certo que ele tem dado muita sorte. Hoje, em Monza, se o Perez não ultrapassasse o Alonso a poucas voltas do final, ele ficaria com 30 pontinhos e olhe lá.
Desde quando começamos a brincadeira, em 2011, este é o GP que reuniu o segundo maior número de palpiteiros (41), perdendo apenas para o GP do Bahrein (ABR/2012), quando tivemos um total de 43 participantes, sendo 32 no “post” Último Palpite e 11 no Pós-Grid.
– No GP da Itália em 2011 tivemos 9 palpiteiros. Neste ano foram 35, já descontando os 6 que palpitaram no “post” pós grid. O crescimento foi de incríveis 289% sobre o ano anterior;
– Nos 13 primeiros GP’s de 2011, tivemos um total de 77 palpiteiros participando. Usando o mesmo comparativo, em 2012, atingimos 125 participantes, número 62% maior, eliminando dessa conta o pessoal que palpitou exclusivamente nos “posts” pós grid;
– 21 dos 41 palpiteiros (51%) acertaram o vencedor (Hamilton) do GP da Itália;
– Novamente ninguém (0%) acertou o 2º colocado (Perez). É a quinta vez que isso acontece no nosso campeonato/2012. As 4 vezes anteriores foram: Malásia (Perez), Bahrein (Räikkönen), Canadá (Grosjean) e Bélgica (Vettel);
– 6 palpiteiros (15%) acertaram o 3º colocado (Alonso).
B) Classificação Temporada 2012 – 13 GP’s disputados – (média de pontos)
1º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 28;
2º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 27;
3º) Bruz – 24;
4º) Matheus – 23;
5º) João Arthur (Curitiba/PR) – 19 (subiu 4 posições);
6º) Luiz Caco e Paulo Andriolo – 18;
8º) Celso SP (SP) – 16;
9º) Antonio Ribeiro e Ramiro Marote (Santos/SP) – 15;
11º) Mileto Neto e Paulo – AM (Manaus/AM) – 14;
13º) Gislene Passos, Pietro Pecorari (Brescia/IT) e Pablo – 12;
16º) Arthur Bodstein – 11;
17º) Émerson Neves (Guarujá/SP) e Rita – 10;
19º) André de Itu (Itu/SP) – 9;
20º) Fabiano, Racing Fan e Marcelo Bombardelli – 8;
23º) Tiago Nunes e Niko Duarte (Porto Alegre/RS) – 6;
25º) Zé e Mendes – 4;
27º) Juvenal Juvêncio e Dennis (Umuarama/PR) – 3;
29º) Rodrigo, Mayara Fernandes, Alexandre Turcato, Marcos e Cairo (Campinas/SP), – 2;
34º) Roberta Guimarães – 1.
C) OS 10 PRIMEIROS, POR PONTOS ABSOLUTOS:
1º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 365; (subiu 1 posição)
2º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 355 pontos; (caiu 1 posição)
3º) Bruz – 315; -1
4º) Matheus – 305;
5º) João Arthur (Curitiba/PR) – 245; (subiu 4 posições)
6º) Luiz Caco – 240; (caiu 1 posição)
7º) Paulo Andriolo – 235; (caiu 1 posição)
8º) Celso SP (SP) – 210;
9º) Antonio Ribeiro – 200;
10º) Ramiro Marote (Santos/SP) – 195;
ATENÇÃO:
Na Classificação Geral, seguindo a regra dos 25%, foram descartados todos os palpiteiros que indicaram apenas dois palpites nos 13 GP’s disputados.
Abraço a todos e até o GP de Cingapura, dia 23/9, às 9h00.
Até lá!
Meu palpite é:
1-Hamilton
2-Massa
3-Vettel
Assim escreveu o blogueiro Seixas: “Aliás, vai ser curioso acompanhar se haverá uma disputa franca entre os dois ou se Hamilton … terá prioridades da equipe”… O blogueiro só esqueceu de especular o que vai acontecer se o Alonso alcançar o Massa… Será que dessa vez o piloto espanhol precisará gritrar no rádio pedindo passagem… ???
Fábio, adoro seus comentários!!!! gosto da fórmula 1 narrada pelas suas lúcidas observações..Ah!! queria saber se você acredita que o rubinho consegue um bom patrocinador para bancar sua volta a F1..e qual equipe ainda está “vendendo” um lugar para 2013…abraços!!!!
Oi, Fabiana. Não acredito que Barrichello voltará para a F-1.
Abs
As duas Mclarens quebram, e o Massa finalmente, vence mais uma…
Sejamos realistas, Alonso é de longe o melhor piloto da F1, se aparecesse mais quatro ou cinco iguais , a F1 seria como antes, um show.
Ah vá ! Alonso errou ! Alonso é um gênio do esporte amigo, comparável a Senna e Prost.
Espero que na próxima temporada não tenha nenhum brasileiro no grid da F1…
O que impressiona no treino é o tempo do Massa. Talvez por falta de concorrência, porque na verdade o Ferrari não tinha carro para um tempo mais ou menos próximo ao tempo do Mclaren. Falta de adversários faz com que o Ferrari apareça nas primeiras filas de largada, além de algum bluff a mistura. O RB já se sabia que não tinha grandes chances neste circuito. Pelo menos em 3 pontos da pista a velocidade passa de 330kmh. Muito duro para esse RB que já no ano passado não tinha velocidade de ponta, este ano Newey detonou com a aerodinâmica do carro e tem que amargar ver o seu carro em 6º e Webber nem passar para a Q3. A Lotus parece que começa a acordar de um sonho impossível e a entrar num pesadelo real. O carro nunca foi competitível o suficiente para vencer corridas, muito menos com circuitos como o de Monza. A evolução do Mclaren foi muito bem planejada e executada, com lógica. Grande chance de a Mclaren ganhar todas as corridas que faltam. O motor Mercedes se afirma a cada dia que passa como o melhor e mais potente da F1. A Force India já merece há muito tempo um resultado de pódio. Alonso já sabe que não será campeão e tenta gerir o reinado provisório de maneira a que os danos de imagem não sejam desastrosos nem para ele nem para a Ferrari. Resultados muito caídos do céu fizeram com que Alonso esteja onde está na tabela de pontos, mas a realidade da falta de competitividade do Ferrari é cada vez mais evidente. A chance de um RB terminar a corrida são poucas, a não ser que Vettel e Webber aceitem um papel bem coadjuvante na corrida, ficando em posições modestas. A veloicidade é alta e a temperatura também. O RB de Vettel deve abandonar com sobreaquecimento. O Lotus deve ter o mesmo problema com o agravante de que pode ter problemas de sobreaquecimento dos freios também.
Alonso deixou Massa ultrapassá-lo na primeira tentativa de volta no Q3, provavelmente por defeito mecanico, tanto é que ficou a 6s de distancia do Massa. Foi para segunda tentativa e ainda assim não alcançou um tempo razoavel. O erro que foi mostrado de Alonso não o levaria a perder tantos segundos na volta de classificação. Não faça igual Galvão que afirmou que Massa foi superior em todas as fases do treino de classificação. Ele acha que somos cegos e surdos. Se Massa foi terceiro Alonso com certeza seria primeiro.
Fábio, acho que podemos esperar uma largada no mínimo interessante com Schumi ao lado de Massa!!!