Sexta, coluna
07/09/12 09:57Foram só duas voltas.
A F-1 não precisou de muito tempo para começar a assistir a uma das grandes histórias do ano -embora, àquela altura, talvez ninguém imaginasse que alcançaria tal dimensão de estupidez.
GP da Austrália, 18 de março, abertura da temporada. Na segunda volta, Maldonado e Grosjean bateram. O francês abandonou a prova ali. O venezuelano continuou, mas não terminou ileso: rodou sozinho e bateu forte na última volta.
Pronto. Estavam ali, apresentados, os trapalhões do Mundial. Que naquele momento eram vistos assim, sujeitos simplesmente estabanados. Mas que já se tornaram dois dos mais pavorosos estorvos de todos os tempos.
Porque o que Grosjean e Maldonado estão fazendo já extrapolou o “engraçado”, o “curioso”, o “folclórico”. Tornou-se “perigo de vida”, expressão não minha, mas proferida por seus colegas.
A coluna de hoje fala sobre os dois barbeiros da temporada. E reflete sobre a falta de ação da FIA nos dois casos.
A íntegra está aqui. Na Folha Digital e na Folha de papel, pág. D3.
O problema é a grana. Com a crise econômica equipes que precisam muito do patrocínio, acabaram criando pilotos “mimados” que acham pode fazer o que quiserem sem que sejam punidos. E não precisava a FIA ter de punir, as próprias equipes deveriam fazê-lo e não o fazem pelo motivo óbvio.
mais uma de Maldonado e Grosjean
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=W8a4JU4Pu-s
Por um metro e uns quebradinhos Alonso escapou da morte.
Um carro de F1 torna-se uma arma (que pode ser letal) nas mãos de gente como o Grosjean e, sobretudo, Maldonado.
Engraçado, a alguns anos atrás teve um cara chamado Yuji Ide (acho que se escreve assim) que teve sua carteira de piloto cassada por muito menos que esses dois “navalhas” já fizeram.
O histórico dos dois é péssimo, mas tenho que dizer que tô achando um pouco exagerado isso tudo com o Grosjean. O acidente foi bem grave, bem perigoso, no entanto o toque em si não; o problema é a velocidade dos carros e o tumulto normal das largadas. Além disso, houve muito exagero em punições ao Hamilton este ano em situações q ele estava disputando posição. Neste caso acho que caberia analisar que se nenhum dos pilotos na disputa tirou o pé e ocorreu um toque, problema é deles. Os acidentes, os toques fazem parte das corridas e das disputas da F1 e da forma que as punições estão sendo dadas vai acabar diminuindo aindas mais as poucas brigas que ainda tem.
Fábio, não li em lugar nenhum sobre a incidente envolvendo Schumacher e Vettel em Spa (quando aquele foi entrar nos boxes). Na corrida, disseram que ia ser analisado depois da prova. Sabe o que se sucedeu?
Não houve punição.
Abs